sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O caso João Ferreira ou quando as máscaras caem

Estava longe de imaginar, quando escrevi o post "a insustentável leveza de Luís Duque", que as reacções à tomada de posição por parte do Sporting, que aí advogava,  tivessem consequências imediatas como a escusa de João Ferreira em arbitrar o jogo com o Beira-Mar.

E tinha razões para assim pensar pois, ao contrário do que muita gente possa estar a pensar agora, e como a imprensa hoje quer fazer crer, não foi a conferência de imprensa dada pelo presidente Godinho Lopes que fomentou tão estranha reacção. A decisão de João Ferreira já havia sido comunicada ontem, conforme hoje fez saber o seu presidente de corporação. E não podia nem deveria ser a supracitada conferência porque, além daquela ter decorrido em ambiente cordato, sem qualquer declaração inflamada, o que foi defendido pelo Sporting vai de encontro ao que há muito pedem os árbitros: a profissionalização e uma série de melhores condições que habilitem a classe a melhores desempenhos.

O que pode ter levado então João Ferreira a tomar tal atitude? Ainda segundo o seu presidente de corporação, terão sido as declarações proferidas durante a semana, após o conhecimento da sua nomeação. Acontece que durante a semana o que se soube foi obtido de forma oficiosa e anónima que, até prova do contrário, não constitui vínculo à instituição. Daí também me inclinar para a opinião do Presidente da AG, Eduardo Barroso: o capitão "pode ser Ferreira" tem um enorme peso na consciência.

Perante isto, ou seja perante esta "coisa nenhuma", (uma vez que o Sporting nada disse que se assemelhe a pressão), poderíamos indagar sobre os atributos pessoais de João Ferreira para exercício a sua difícil profissão de militar, mas deixo isso para a caserna. O mesmo não poderá fazer a Liga, sob quem está a tutela da arbitragem. Infelizmente no futebol português campeiam os exemplos de pressões sobre os árbitros - basta lembrar o que foram os 2 últimos campeonatos - ou até o achincalhamento da classe por quem a tritura em proveito próprio e de que as escutas não deixam esquecer.

Não fora sabermos bem o que a casa gasta e acrescentaria que, mais uma vez, a APAF foi tão expedita a levantar-se em defesa do seu associado. Associação que há dois anos, pelo menos, nunca comenta as nuvens de fumo que LFV lança para esconder fracassos. Ou que nunca teve uma palavra a dizer sobre a forma como PdC e respectivos capos manobraram como marionetas aqueles a quem cabia à APAF defender, soterrando os que, por carácter,  não se vergaram ante a pressão e o nepotismo.

14 comentários:

  1. LdA:

    O SCP não lhes dá o que eles realmente querem... "Cafés com leite", "fruta de dormir" e "chocolatinhos"... Parece q qd aqueles ingredientes faltam, faz-se a coisa "por outro lado"...

    Profissionalização? Isso trás mts responsabilidades. Tá mazé quietinho...


    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O João Ladrão Ferreira já tinha o caldinho feito e preparava-se para fazer mais um arranjinhos aos amigos de Carnide,sim, pq este militar da confiança é lampião dos 7 costados.
    Mas como algumas (fortes) vozes se levantaram perante este escândalo,o Ladrão como já não podia fazer o seu fretezinho pois iriam dar mt nas vistas,preferiu fazer este filme ridículo.
    Isto é apenas folclore para desviar as atenções das nomeações a dedo que se preparam para o resto da Liga,cabe ao SCP precaver-se qt antes.

    ResponderEliminar
  3. É evidente que o João 'pode ser' Ferreira já estava preparadinho para, mais uma vez, nos dar um 'pezinho'. Esse, tal como o Olarápio, o 'Cornuto' Gomes e vários auxiliares aplicam sempre a regra que, na dúvida, a decisão é contra nós. Não são coincidências e parece-me que é mesmo peso na consciência e medo de andar nas bocas do mundo que fez com que ele tenha optado por não arbitrar o jogo.

    Mais curioso que a recusa deste árbitro é a reacção dos sujeitinhos da APAF, que eu gostaria muito que, agora que recuperaram a voz, recuperassem também a visão e a audição para falar sobre tantas situações muitíssimo mais chocantes (excelentes exemplos LdA).

    Outra reacção curiosa foi a do Sr. Aguiar, que sofre de um grave problema de memória pois também nunca o vi falar quando se soube o que o seu padrinho dizia sobre os árbitros e a fruta que lhes dava ( http://www.futebolportugal.com/2011/08/jose-guilherme-aguiar-sao-extremamente-negativas-estas-afirmacoes-do-presidente-do-sporting/ ).

    De facto, o futebol está doente.

    ResponderEliminar
  4. Visto que os árbitros e a sua associação leem este blog, estranhamos que a APAF, que foi tão lesta a defender a posição do seu associado,neste caso em concreto, não tenha tido semelhante atitude em defesa de Carlos Xistra, quando na época passada foi tratado de forma grosseira, pelo Benfica e, inclusivé, por alguma C.Social, quase lhe arruinando a carreira, depois do jogo em Braga. Um jogo que até ajuizou de forma correcta os lances duvidosos. Será porque se tratava do Benfica? Ou será que Xistra não está associado naquela associação? É uma analise a merecer reflexão.
    JJR

    ResponderEliminar
  5. Vamos então ficar atentos aos jogos e clubes que João Ferreira se sente confortável para arbitrar: já que é obvio que não voltará a dirigir jogos nossos. Sei bem onde ele se sente como um peixe na água.
    Esta recusa de João Ferreira só pode significar o fim da sua carreira como árbitro. Porque se não aguenta a pressão de situações adversas, não pode ter esta profissão. E se isto não é de hoje tem andado a fazer fretes a quem?


    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/bois-negros-e-porcos-pretos.html

    ResponderEliminar
  6. Isto só lá vai com uma agressão física de um desconhecido qualquer a seguir a mais uma roubalheira ao Sporting. Podia era começar com um vandalismo ao carro do Xistra numa madrugada qualquer.

    E se aparecer um qualquer acto de vandalismo a seguir as roubalheiras que calham ao Sporting. Vão ver que se resolve isto em 3 tempos.

    Podem me dizer que violência não leva a nada, eu digo o contrario, as medidas hoje anunciadas é que não levam a nada. Esta gente só conhece a pressão como forma de mudar hábitos.

    ResponderEliminar
  7. Dou por mim a pensar, como é possível que o árbitro Xistra tenha tido nota muito inferior aos seus fiscais de linha? Quando os erros decisivos no resultado derivaram dos mesmos! Isto é um absurdo! O arbitro nomeado para o próximo jogo do Sporting pediu excusa! E vai mais tarde arbitrar outros jogos? O Sporting foi o único clube (à anos)boicotado por um árbitro (Paulo Costa do Porto)o que é que aconteceu à sua "carreira", NADA! Tem até o irmão como árbitro da Liga...Acordem Sportinguistas!

    ResponderEliminar
  8. Eu "Postei" às 23h 40m como anónimo. Mas não concordo nada com o anónimo anterior de recorrer à violência,isso é um absurdo! Um dos principais responsáveis pela fraca(para não dizer outras verdades)prestação da arbitragem é Vitor Pereira pelas suas nomeações e os árbitros em geral, na minha opinião, pelo seu corporativismo! Acordem sportinguistas. OldLionKing. S.Leoninas.

    ResponderEliminar
  9. Sempre quero ver o resultado disto tudo...o árbitro que o substituir vai entrar em campo condicionado...e vai fazer tudo para "vingar" o seu colega injustiçado pelos sportinguistas. Vai uma apostinha?

    ResponderEliminar
  10. Dina:


    "o árbitro que o substituir vai entrar em campo condicionado...e vai fazer tudo para "vingar" o seu colega injustiçado pelos Sportinguistas."

    No problem. Os elementos da corporação entram sempre dispostos a vingar qualquer coisa contra o Sporting. Não vai haver diferenças. Só precisamos de jogar o dobro dos nossos adversários.

    ResponderEliminar
  11. A única coisa que gostaria de dizer é obrigado João! Do fundo do coração, obrigado!

    Será que também consegues convencer os teus amiguinhos Duarte, Olarápio e Paixão a fazer o mesmo?

    É que já que não é possível um clube excluir um árbitro ou um assistente dava muito jeito que fossem vocês por vossa iniciativa a fazer isso.

    Não sei se sabem mas um jogo de futebol não precisa de um árbitro para se realizar, basta na vossa ausência a escolha de um personagem da bancada que aceite desempenhar o vosso papel.

    É uma pena que esse senhor/senhora não receba o mesmo que vos pagam a cada fim de semana, mas isso é outra história!

    Admiro o queixinhas do Duarte a dizer que em Alvalade há muita pressão, quando deve ser o único estádio do mundo onde ele sai ileso após agredir um membro de uma equipa técnica.

    Não sou uma pessoa violenta, muito longe disso, mas no último jogo em Alvalade se fosse roupeiro do Sporting essa criatura de nome Duarte tinha saído de Alvalade pior que proença do colombo.

    Há assuntos que só se resolvem comuma boa cabeçada!

    Mais uma vez, obrigado João por assumires que não és capaz de ser isento, vai lá para os jogos do teu clube espalhar magia, para nós qualquer espectador é suficiente para assinalar penaltis como os últimos do fcp!

    E talvez até validem golos legais!

    ResponderEliminar
  12. Não fico nada incomodado com o pedido de excusa por parte do shôr capitão!

    Acho piada é a APAF ser tão lesta a demonstrar a sua solidariedade mas quando foi a altura de colocar árbitros na jarra, nada ter dito.

    Agradecia também um esclarecimento acerca da final da Taça Lucílio Baptista, onde nos explicassem de forma clara e sem margem para dúvidas, o porquê de terem assinalado um penalty ao Pedro Silva quando a bola bateu no peito e ele estava fora da área. Nessa altura, o gato comeu-lhes a língua, não foi?

    Portanto PQP!!!

    Como diz o LMGM, é preciso uma lata descomunal para o idiota do Duarte Gomes dizer que em Alvalade a pressão é muita. Eu imagino o que aconteceria se ele tivesse feito o mesmo que fez em Alvalade, em estádios como o da Luz ou Dragão.

    Que o Duarte Gomes, Olegário e Bruno Paixão sigam este bom exemplo, é o que espero.

    ResponderEliminar
  13. Quer dizer que o ferreira pode se recusar apitar um jogo? Por essa ordem de ideias o Sporting pode vetar arbitros nao é? é que nao pode devia poder...

    ResponderEliminar
  14. Pelas verdades que acima escreveu e que eu concordo em absoluto, fiz a publicação do seu texto no meu cantinho.
    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)