Estava longe de imaginar, quando escrevi o post
"a insustentável leveza de Luís Duque", que as reacções à tomada de posição por parte do Sporting, que aí advogava, tivessem consequências imediatas como a escusa de João Ferreira em arbitrar o jogo com o Beira-Mar.
E tinha razões para assim pensar pois, ao contrário do que muita gente possa estar a pensar agora, e como a imprensa hoje quer fazer crer, não foi a conferência de imprensa dada pelo presidente Godinho Lopes que fomentou tão estranha reacção.
A decisão de João Ferreira já havia sido comunicada ontem, conforme hoje fez saber o seu presidente de corporação. E não podia nem deveria ser a supracitada conferência porque, além daquela ter decorrido em ambiente cordato, sem qualquer declaração inflamada,
o que foi defendido pelo Sporting vai de encontro ao que há muito pedem os árbitros: a profissionalização e uma série de melhores condições que habilitem a classe a melhores desempenhos.
O que pode ter levado então João Ferreira a tomar tal atitude? Ainda segundo o seu presidente de corporação, terão sido
as declarações proferidas durante a semana, após o conhecimento da sua nomeação. Acontece que durante a semana o que se soube foi obtido de forma oficiosa e anónima que, até prova do contrário, não constitui vínculo à instituição. Daí também me inclinar para a opinião do Presidente da AG, Eduardo Barroso: o capitão
"pode ser Ferreira" tem um enorme
peso na consciência.
Perante isto, ou seja perante esta "coisa nenhuma", (uma vez que o Sporting nada disse que se assemelhe a pressão), poderíamos indagar sobre os atributos pessoais de João Ferreira para exercício a sua difícil profissão de militar, mas deixo isso para a caserna. O mesmo não poderá fazer a Liga, sob quem está a tutela da arbitragem. Infelizmente no futebol português campeiam os exemplos de pressões sobre os árbitros - basta lembrar o que foram os 2 últimos campeonatos - ou até o achincalhamento da classe por quem a tritura em proveito próprio e de que as escutas não deixam esquecer.
Não fora sabermos bem o que a casa gasta e acrescentaria que, mais uma vez, a APAF foi tão expedita a levantar-se em defesa do seu associado. Associação que há dois anos, pelo menos, nunca comenta as nuvens de fumo que LFV lança para esconder fracassos. Ou que nunca teve uma palavra a dizer sobre a forma como
PdC e respectivos capos
manobraram como marionetas aqueles a quem cabia à APAF defender, soterrando os que, por carácter, não se vergaram ante a pressão e o nepotismo.
LdA:
ResponderEliminarO SCP não lhes dá o que eles realmente querem... "Cafés com leite", "fruta de dormir" e "chocolatinhos"... Parece q qd aqueles ingredientes faltam, faz-se a coisa "por outro lado"...
Profissionalização? Isso trás mts responsabilidades. Tá mazé quietinho...
Abraço.
O João Ladrão Ferreira já tinha o caldinho feito e preparava-se para fazer mais um arranjinhos aos amigos de Carnide,sim, pq este militar da confiança é lampião dos 7 costados.
ResponderEliminarMas como algumas (fortes) vozes se levantaram perante este escândalo,o Ladrão como já não podia fazer o seu fretezinho pois iriam dar mt nas vistas,preferiu fazer este filme ridículo.
Isto é apenas folclore para desviar as atenções das nomeações a dedo que se preparam para o resto da Liga,cabe ao SCP precaver-se qt antes.
É evidente que o João 'pode ser' Ferreira já estava preparadinho para, mais uma vez, nos dar um 'pezinho'. Esse, tal como o Olarápio, o 'Cornuto' Gomes e vários auxiliares aplicam sempre a regra que, na dúvida, a decisão é contra nós. Não são coincidências e parece-me que é mesmo peso na consciência e medo de andar nas bocas do mundo que fez com que ele tenha optado por não arbitrar o jogo.
ResponderEliminarMais curioso que a recusa deste árbitro é a reacção dos sujeitinhos da APAF, que eu gostaria muito que, agora que recuperaram a voz, recuperassem também a visão e a audição para falar sobre tantas situações muitíssimo mais chocantes (excelentes exemplos LdA).
Outra reacção curiosa foi a do Sr. Aguiar, que sofre de um grave problema de memória pois também nunca o vi falar quando se soube o que o seu padrinho dizia sobre os árbitros e a fruta que lhes dava ( http://www.futebolportugal.com/2011/08/jose-guilherme-aguiar-sao-extremamente-negativas-estas-afirmacoes-do-presidente-do-sporting/ ).
De facto, o futebol está doente.
Visto que os árbitros e a sua associação leem este blog, estranhamos que a APAF, que foi tão lesta a defender a posição do seu associado,neste caso em concreto, não tenha tido semelhante atitude em defesa de Carlos Xistra, quando na época passada foi tratado de forma grosseira, pelo Benfica e, inclusivé, por alguma C.Social, quase lhe arruinando a carreira, depois do jogo em Braga. Um jogo que até ajuizou de forma correcta os lances duvidosos. Será porque se tratava do Benfica? Ou será que Xistra não está associado naquela associação? É uma analise a merecer reflexão.
ResponderEliminarJJR
Vamos então ficar atentos aos jogos e clubes que João Ferreira se sente confortável para arbitrar: já que é obvio que não voltará a dirigir jogos nossos. Sei bem onde ele se sente como um peixe na água.
ResponderEliminarEsta recusa de João Ferreira só pode significar o fim da sua carreira como árbitro. Porque se não aguenta a pressão de situações adversas, não pode ter esta profissão. E se isto não é de hoje tem andado a fazer fretes a quem?
http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/bois-negros-e-porcos-pretos.html
Isto só lá vai com uma agressão física de um desconhecido qualquer a seguir a mais uma roubalheira ao Sporting. Podia era começar com um vandalismo ao carro do Xistra numa madrugada qualquer.
ResponderEliminarE se aparecer um qualquer acto de vandalismo a seguir as roubalheiras que calham ao Sporting. Vão ver que se resolve isto em 3 tempos.
Podem me dizer que violência não leva a nada, eu digo o contrario, as medidas hoje anunciadas é que não levam a nada. Esta gente só conhece a pressão como forma de mudar hábitos.
Dou por mim a pensar, como é possível que o árbitro Xistra tenha tido nota muito inferior aos seus fiscais de linha? Quando os erros decisivos no resultado derivaram dos mesmos! Isto é um absurdo! O arbitro nomeado para o próximo jogo do Sporting pediu excusa! E vai mais tarde arbitrar outros jogos? O Sporting foi o único clube (à anos)boicotado por um árbitro (Paulo Costa do Porto)o que é que aconteceu à sua "carreira", NADA! Tem até o irmão como árbitro da Liga...Acordem Sportinguistas!
ResponderEliminarEu "Postei" às 23h 40m como anónimo. Mas não concordo nada com o anónimo anterior de recorrer à violência,isso é um absurdo! Um dos principais responsáveis pela fraca(para não dizer outras verdades)prestação da arbitragem é Vitor Pereira pelas suas nomeações e os árbitros em geral, na minha opinião, pelo seu corporativismo! Acordem sportinguistas. OldLionKing. S.Leoninas.
ResponderEliminarSempre quero ver o resultado disto tudo...o árbitro que o substituir vai entrar em campo condicionado...e vai fazer tudo para "vingar" o seu colega injustiçado pelos sportinguistas. Vai uma apostinha?
ResponderEliminarDina:
ResponderEliminar"o árbitro que o substituir vai entrar em campo condicionado...e vai fazer tudo para "vingar" o seu colega injustiçado pelos Sportinguistas."
No problem. Os elementos da corporação entram sempre dispostos a vingar qualquer coisa contra o Sporting. Não vai haver diferenças. Só precisamos de jogar o dobro dos nossos adversários.
A única coisa que gostaria de dizer é obrigado João! Do fundo do coração, obrigado!
ResponderEliminarSerá que também consegues convencer os teus amiguinhos Duarte, Olarápio e Paixão a fazer o mesmo?
É que já que não é possível um clube excluir um árbitro ou um assistente dava muito jeito que fossem vocês por vossa iniciativa a fazer isso.
Não sei se sabem mas um jogo de futebol não precisa de um árbitro para se realizar, basta na vossa ausência a escolha de um personagem da bancada que aceite desempenhar o vosso papel.
É uma pena que esse senhor/senhora não receba o mesmo que vos pagam a cada fim de semana, mas isso é outra história!
Admiro o queixinhas do Duarte a dizer que em Alvalade há muita pressão, quando deve ser o único estádio do mundo onde ele sai ileso após agredir um membro de uma equipa técnica.
Não sou uma pessoa violenta, muito longe disso, mas no último jogo em Alvalade se fosse roupeiro do Sporting essa criatura de nome Duarte tinha saído de Alvalade pior que proença do colombo.
Há assuntos que só se resolvem comuma boa cabeçada!
Mais uma vez, obrigado João por assumires que não és capaz de ser isento, vai lá para os jogos do teu clube espalhar magia, para nós qualquer espectador é suficiente para assinalar penaltis como os últimos do fcp!
E talvez até validem golos legais!
Não fico nada incomodado com o pedido de excusa por parte do shôr capitão!
ResponderEliminarAcho piada é a APAF ser tão lesta a demonstrar a sua solidariedade mas quando foi a altura de colocar árbitros na jarra, nada ter dito.
Agradecia também um esclarecimento acerca da final da Taça Lucílio Baptista, onde nos explicassem de forma clara e sem margem para dúvidas, o porquê de terem assinalado um penalty ao Pedro Silva quando a bola bateu no peito e ele estava fora da área. Nessa altura, o gato comeu-lhes a língua, não foi?
Portanto PQP!!!
Como diz o LMGM, é preciso uma lata descomunal para o idiota do Duarte Gomes dizer que em Alvalade a pressão é muita. Eu imagino o que aconteceria se ele tivesse feito o mesmo que fez em Alvalade, em estádios como o da Luz ou Dragão.
Que o Duarte Gomes, Olegário e Bruno Paixão sigam este bom exemplo, é o que espero.
Quer dizer que o ferreira pode se recusar apitar um jogo? Por essa ordem de ideias o Sporting pode vetar arbitros nao é? é que nao pode devia poder...
ResponderEliminarPelas verdades que acima escreveu e que eu concordo em absoluto, fiz a publicação do seu texto no meu cantinho.
ResponderEliminarSL