quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A soma de todos os medos


Atravessamos tempos conturbados e onde qualquer previsão que seja feita por melhor que seja a sua fundamentação histórica e analítica corre o risco de falhar. Esta imprevisibilidade afecta todos os sectores da sociedade quer nacionais, quer internacionais. No futebol a silly season a que estamos habituados está invulgarmente activa e cheia de movimento nos planteis dos principais clubes nacionais.


Esta pujança financeira é também ela mais uma imprevisibilidade que nos saiu em sortes e que eventualmente só será esclarecida (e paga…) daqui a alguns anos. Até os jornais que lideram normalmente os ratings do folclore das hipotéticas contratações, parecem estar espantados com a velocidade a que entram e saem jogadores dos principais planteis e já pouco opinam sobre entradas e saídas. Felizmente o futebol a sério está à porta para ocupar as primeiras páginas com profecias de desgraça ou loas de invencibilidade.


Tenho visto várias vezes explorado o exercício de fazer a nossa melhor equipa com o plantel que agora dispomos (e do qual Carlos Freitas não põe a mão no fogo que esteja fechado…) a saber:


Plantel 2011/2012

Guarda Redes: Rui Patrício, Marcelo, Tiago

Defesas Direitos: João Pereira e Arias

Defesas Esquerdos: Evaldo e Turan

Defesas Centrais: Onyewu, Rodriguez, Polga e Carriço

Médios defensivos: Rinaudo e André Santos

Alas/Extremos: Izmailov, Carrillo, Jeffren, Capel e Pereirinha

Médios centro/nº10: Matias Fernandez, Schaars, André Martins e Luis Aguiar

Avançados: Postiga, Wolfswinkel, Rubio, Bojinov e Yannick


Proponho-me a fazer o exercício contrário. Qual é a pior equipa que conseguimos retirar deste plantel? A minha primeira dificuldade é avaliar os jogadores de que desconheço o valor (Arias, Turan, Capel, Carrillo e Bojinov) outra é que táctica utilizar. Para dar alguma coerência vou manter o 4-1-3-2 que Domingos tem apresentado e nesse sistema montaria a equipa assim:

Tiago

João Pereira, Carriço, Polga, Evaldo

André Santos

Pereirinha, André Martins Yannick

Postiga e Bojinov

Seria este na minha opinião o nosso pior onze (o que não equivale a dizer um mau onze). A primeira constatação que faço é – Epá, tanto português na equipa principal! – não vão ser tempos fáceis para Paulo Bento agora que o Sporting também se decidiu a comprar jogadores em barda para a sua equipa principal.


A segunda constatação é que definitivamente temos um problema nas laterais defensivas, os jogadores que escolho são os habituais (e previsíveis) titulares, por mais milhões que lá enterremos não conseguimos qualidade indiscutível. Do lado direito eu apostaria sem hesitar no Pereirinha mas, e do lado esquerdo? Não encontro melhor solução que Evaldo.


O meio campo poderia ser uma agradável surpresa pois tem o “ferro” da Academia Sporting e poderia surpreender muita gente pela dinâmica que o seu conhecimento de longos anos oferece. Já no ataque há de novo uma imensa incógnita, escolho Postiga não por ser mau jogador mas porque é um mau finalizador e em futebol não há sucesso sem golos, Bojinov apenas o coloco por desconhecimento. Fica contudo a questão sobre se os seus concorrentes serão realmente melhores que esta dupla.


A minha conclusão final acaba por ser positiva, porque se isto é o pior que podemos apresentar, para vencer Rio Aves e Navais chega e sobra. No fundo só podemos melhorar e muito!

14 comentários:

  1. Gostei! Parabens pelo post...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Desculpa-me a injustiça, mas apenas vou comentar o último parágrafo.

    No dois últimos anos também tínhamos equipa para vencer Rio Aves & Navais e foi o que vimos...

    Claro que este ano temos um técnico mais competente e um banco com mais alternativas.

    Por isso espero, e acredito, que chegue para fazer melhor figura.


    João

    ResponderEliminar
  3. João, não é injustiça nenhuma, cada um comenta ou contra-argumenta o que quiser.

    Julgo que qualquer plantel do Sporting ao longo da sua história teve qualidade para vencer Rio Aves e Navais, o facto é que são esses jogos de decidem campeonatos, nos tropeções que se vão dando contra essas equipas.

    Se os três grandes cumprirem as suas obrigações os campeonatos eram decididos nos jogos entre eles, ou seja não existiam diferenças pontuais superiores a 12 pontos, os finalistas das taças eram dois deles e estavam sempre presentes nos quartos de final da competição europeia onde fossem inseridos.

    Aquilo que pretendo destacar é que o nosso pior deve chegar e sobrar para ter resultados convincentes a nível nacional e isso equivale a terminar a época com um resultado igual ou superior a 68 pontos, sendo que quem quer ser campeão tem de conquistar mais de 70 pontos.

    ResponderEliminar
  4. LMGM,

    O exercício é interessante e mostra que, ao nível da qualidade das alternativas o Sporting tem boas hipóteses de ter melhorado o seu plantel. E digo isto porque o 11 que considera ser as "segundas escolhas" faz uma equipa a sério, e não forma um conjunto de jogadores desgarrado sem ideia do que é um colectivo.

    O pior 11 da temporada passada seria:

    Hildebrand; Abel, NAC, Torsiglieri, Grimi; Pedro Mendes, Zapater; Vukcevic, Matias, Salomão; Saleiro.

    (escolhi pelo número de jogos efectuados e o Cédric pela sua estranha condição de "não opção" durante toda a temporada). Seria um 11 com muitos jogadores que não sabem mandar um pontapé na bola e quase nenhum com bom sentido colectivo. Por isso o upgrade é claro.

    Veja bem que no seu "pior 11" até colocamos o 2º melhor central a jogar em Portugal e capitão de equipa do Sporting...

    O capitão... pois exactamente! É por isso que se tornou o mais recente alvo. Se há a "maldição do 7", também há a maldição da braçadeira...

    PLF

    ResponderEliminar
  5. Duvido muito que essa equipa desse para ganhar a rio aves e outros que tais assim à babuje...o ano passado foi o que se viu e ainda tinhas Matias, liedson, valdes e foi o que se viu.

    Só se fosse com o factor moral juntamente com o factor domingos

    SL

    ResponderEliminar
  6. LMGM,

    Concordo com o sentido geral do post mas como treinador de bancada faria a pior equipa de forma diferente.

    Não considero que haja uma grande diferença de qualidade de entre os centrais pelo pouco que vi até agora. O que me parece é que todos possuem os seus defeitos e qualidades (obviamente!) e que a escolha se fará sobretudo em função do modelo de jogo e aqui e acolá em função de uma característica especifica de um adversário.

    Não me surpreenderia que André Santos venha a ser opção em muitas ocasiões e Pereirinha face à indisponibilidade de Matias, Izmailov e Aguiar venha a jogar de inicio em Cádiz e é uma opção séria para jogar mais vezes, se bem que nem sempre na mesma posição.

    Bojinov seria o número 9 não tivesse no estaleiro. Pelo seu percurso julgo que estaria à frente do Wolfsvinkel.

    ResponderEliminar
  7. LMGM

    Naval? Só se for para uma das Taças. Naval é da Liga Orangina. Coimbra e Figueira sempre foram tão rivais. Mencionaste a Naval só para gozar?

    Todos somos treinadores de bancada. Mesmo para escolher os “piores”. Eu como não sou treinador de futebol, e sou democrata, dei uma volta pela blogosfera Sportinguista e retirei este onze como o que tem mais ódios de estimação:

    Patrício

    Pereirinha, Polga, Onyewu e Evaldo

    Djaló, L Aguiar e André Martins (com o lugar em risco se Izmailov não jogar bem rapidamente)

    Wolfswinkel, Postiga e Bojinov

    Mas como “cada cabeça, sua sentença” ninguém pode levar a mal os adeptos leoninos que exprimem os seus sentimentos, sejam justos ou não.

    Já não aceito tanto que um profissional, possivelmente para continuar com “boa imprensa” seleccione um GR que não joga há um ano, outro que é suplente e que este ano ainda nem teve baliza, e um PdL que há dois anos deixou de ser jogador de futebol, sendo apenas um cromo para as fotos. Mas depois do Santos convocar Pelé para a final do Mundial de Clubes, já nada me admira.

    ResponderEliminar
  8. LdA, há várias posições onde as diferenças de qualidade são ínfimas, mas como um vulgar treinador tinha de fazer as minhas escolhas e ... viver com elas. Espero deste grupo algumas surpresas, jogadores a quem damos menor valor hoje e no num meio competitivo salutar conquistem um lugar de destaque.

    Faço essa referência com os jogadores que escolhi para o meio campo, a sua cumplicidade de "meninos da Academia" pode gerar algumas surpresas. O André Martins p.ex. está a fazer por isso, ninguém lhe vai oferecer um lugar mas ele está apostado em lutar por ele.

    Com a altura que ele tem e os conceitos de obrigatoriedade de argumentos físicos ou melhor morfológicos de uns quantos iluminados deve andar a lutar por um lugar desde os iniciados. É uma óptima forja para construir carácter.

    ResponderEliminar
  9. 8, não me esqueço de ver o Sporting eliminado em Alvalade exactamente numa eliminatória da taça pela Naval quando todo o favoritismo era nosso.

    Escolhi os nomes não pelos clubes ou sua divisão mas por durante muitos anos termos a sina de ser surpreendidos quando menos se espera por uma qualquer Naval.

    Há algo que aprendi no desporto, o meu adversário pode ser muito inferior a mim mas entra em campo com um desejo idêntico, ganhar. Não menosprezo adversários mas para se ser maior há que afirmar essa condição em campo.

    ResponderEliminar
  10. Para finalizar, Coimbra e Figueira rivais? Em quê? Há pouco das duas cidades que possa ser comparável de modo a existir uma rivalidade, no fundo são muito mais um complemento entre si porque aquilo que uma tem de forte na outra é inexistente ou irrelevante.

    Mesmo a nível desportivo o Ginásio Figueirense é para mim muito mais importante que qualquer clube de futebol, esse nascem e morrem todos os dias.

    ResponderEliminar
  11. PLF,

    Os centrais foram outro problema para escolher, primeiro porque pouco conheço de Onyewo, depois porque há qualidade suficiente em Carriço e Polga para não serem "os piores" de nenhum plantel, mas tinha de escolher dois e estes estão "queimados" pelo vox populi e como disse Mourinho em tempos sobre Ricardo "Um mau estado mental atrai erros".

    ResponderEliminar
  12. LMGM

    No “meu tempo” meninos e meninas de Coimbra e da Figueira não “colavam”. Grandes guerras…E ainda menos o pessoal da AAC e do Ginásio, em basquete. Assim como os escalões inferiores do futebol da AAC e da Naval. Também sei que quem desdenha quer comprar.

    Também me lembro dessa derrota com a Naval que tinha um cego de 12 dedos como treinador.

    ResponderEliminar
  13. LMGM,

    o "meu" problema é quando esse "mau estado mental" é dos adeptos (justificadamente ou não) e não dos próprios jogadores.

    Se tivesse de escolher actualmente um 11 para o Sporting, escolheria sensivelmente aquele que colocou como sendo o pior. O que não deixa de ser curioso. Isto porque me faz uma tremenda confusão escolher o desconhecido sobre o conhecido. Oxalá o Capel seja melhor que o Yannick, era bom sinal. Mas até vê-lo jogar a sério, não saberei.

    Porque para tantos desses jogadores, os "outros" sempre foram muito melhores. E os outros tiveram cara e nome com muita frequência: Salomão, Vukcevic, Torsiglieri, Hildebrand... como não jogavam, eram sempre muito melhores do que os que jogavam.

    O que me leva tristemente a concluir que, para muitos adeptos do Sporting, jogar - que deveria ser sinal de se ser melhor do que o colega de equipa que fica na bancada - é uma cruz que um jogador carrega e que, em vez de o valorizar, desvaloriza-o. É apenas uma das muitas perplexidades que tenho com os sportinguistas.

    Agora... o que para mim era importante - e foi o que o LMGM fez - era tentar não considerar os ódios de estimação tão partilhados como uns jogadores abjectos que não teriam lugar na 1ª divisão. Ou seja, que o sportinguismo se construa sem ser pela negação ou pela rejeição. Porque isso é que é chocante e vemos repetidas vezes, por alguns tetraplégicos das ideias, que são absolutamente incapazes de manifestar uma opinião (qualquer seja) sem deixar de denegrir os anões copinhos de leite de fraldas.

    Espera aí... já não são os anões copinhos de leite, porque esses foram mostrar a sua qualidade para outros clubes...

    Agora são os anões protegidos que fizeram deles o que nunca foram (leia-se que o "fizeram" foram os treinadores que os puseram a jogar em vez dos magníficos artistas da bola que estão na cabeça de cada um).

    Isto não é a minha luta. E é uma conversa que me confesso sentir todos os dias cada vez mais isolado. É que simplesmente não consigo compreender como alguém escolhe o que não conhece (Turan) sobre o que conhece.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. 8, sou um assumido coimbrinha com todos os defeitos pejorativos que essa designação pode ter, mas em relação à Figueira da Foz não sou um visitante de veraneio (ou de casino...), trabalho bastante naquela cidade durante todo o ano.

    Desportivamente bebi a cultura daquela cidade e do que era praticar desporto noutras épocas, deste Homem:

    http://www.ginasiofigueirense.com/personalidades/jose_rolinho_sopas.htm

    Apenas registo respeito, saudade e o momento inesquecível de ouvir o relato da inauguração do Estádio José de Alvalade em 1956 contado por quem fez parte da festa.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)