quinta-feira, 1 de outubro de 2009

11 Indomáveis masoquistas

“Onze?”
- Desculpa Abel, dez.
- “Dez?” diz o Tonel, “Então e os suplentes?”
- Tens razão pá, treze.

Treze indomáveis masoquistas estiveram agora com uns amigos, vindos da Alemanha, a lavrar o relvado de Alvalade, pelo aspecto final o serviço ficou bem feito. É verdade que podia ter ficado melhor, mas havia um objecto estranho a saltitar e a ser pontapeado pela rapaziada que incomodou muito ambas as equipas.

Por uma qualquer razão que desconheço, o estranho objecto caiu cedo dentro da armação de ferro com redes, facto que provocou grande alegria nos lavradores que vestiam de verde e branco, se estou bem recordado parecia um golo “à Rui Patricio” pontapé do meio da rua, ressalto milagroso num adversário, guarda redes enganado e estava feita a história do jogo.

Durante o resto do tempo tivemos a assistir a um dos exercicios favoritos praticados na Academia Sporting, reza assim nos compêndios para treino de futebol, o jogador de verde em posse de bola deve ser pressionado por três adversários (neste caso de colete preto e vermelho), perante o olhar atento dos seus imóveis companheiros, caso o portador da bola, por artes aprendidas no seu tempo de juvenil, consiga libertar-se dos adversários deve passar o mais rapidamente possivel para um seu companheiro (não deve ser dificil porque ele está imóvel, mas...) que de imediato tem de exibir um olhar de pânico porque vai ter de fazer o mesmo exercicio e se falhar paga o lanche a todos os iniciados.

Quando o portador da bola a perde para o adversário (90% das vezes, para alegria da pequenada) devem os jogadores de verde, esperar calmamente que estes a devolvam, ou, após um compasso de espera, recorrer à corrida desenfreada atrás do adversário dizendo “Vais falhar, vais falhar!”, o exercicio recomeça quando a barra ou o Patricio defendem o remate do adversário.

P.S.- Não concordo de todo com assobios a jogadores que vão entrar/sair, ou em falhas individuais sejam frangos, perdas de bola ou golos de baliza aberta. Agora quando a equipa como um todo não funciona, quando se exibe ao nível de amadores, não tenho qualquer problema com a manifestação de insatisfação do estádio.

23 comentários:

  1. P.S. - O grupo que acompanha a guitarra e as violas são os Belle Chase Hotel.

    P.S.2 - Vou passar o fim de semana com o meu especialista de relvados, aguardem o post.
    LMGM | Homepage | 10.01.09 - 11:28 pm | #

    Sabem quando dizia, no post abaixo, que ainda havia de ler quem dissesse, que foi a 1ªx que ganhámos a 1 equipa alemã? Pois é, não falhei. (sl)
    jvl | Homepage | 10.01.09 - 11:34 pm | #

    temo que a curto prazo,vamos levar um massacre como o de munique,nao tenho duvidas
    bola-9 | 10.01.09 - 11:37 pm | #

    em mais de 16 jogos,JVL
    bola-9 | 10.01.09 - 11:41 pm | #

    Bom post parabéns

    Em relação ao jogo, medonho....
    @leo@ | 10.01.09 - 11:56 pm | #

    Grande post,

    mais palavras para que?
    Algoncalves | 10.02.09 - 1:26 am | #

    Este texto merecia um maior destaque mediático. Diz tudo com uma criatividade deveras interessante.
    Quanto aos assobios, sou contra também, apenas devem ser usados em jogos onde a falta de atitude é gritante. Foi o caso!

    Saudações Leoninas
    (http://sportingunido.blogspot.com)
    Gonçalo Cardoso | Homepage | 10.02.09 - 1:36 am | #

    Quando a nossa equipa perde o que deveria ser vulgar, a raça, torna-se uma equipa de futebol vulgar com jogadores vulgares que demonstram um apatia deveras invulgar.

    Não consigo perceber como é que esta miudagem, jogando num clube de topo como o Sporting, se apresenta em campo triste e sem motivação para nos mostrar que merece o nosso apoio.

    Não há ninguém que agite o nosso Sporting?

    Post fantástico!

    SL
    PjDinis | 10.02.09 - 2:14 am | #


    PJ Dinis, Gonçalo Cardoso,

    apatia, raça, combatividade?

    Em quantos jogos esta temporada fez uma exibição de qualidade, em que conseguiu trocar a bola com velocidade entre os seus jogadores, criar oportunidades de golo, etc.?

    O Paços de Ferreira vive da raça e combatividade de jogadores que não podem mais. O Sporting não.

    É absolutamente inadmissível que o treinador do Sporting se tenha reportado (i) à importância da Liga Europa e (ii) a uma desajustada exigência dos adeptos face ao histórico do clube, para depois (iii) explicar que não sabe porque a equipa jogou(a) tão mal.

    Hoje em dia PB não percebe que se praticasse futebol desta qualidade no Vitória de Guimarães, no SCBraga ou no Marítimo, era igualmente assobiado.

    Futebol não é castigo. E como tal, cada vez menos pessoas vão ao estádio.

    Raça, querer, combatividade?

    E que tal qualidade na movimentação colectiva?

    Como o Jorge Baptista disse na SIC Notícias após o jogo, "este futebol é mau demais para ser verdade". E o Tonel também. A culpa estará mesmo nos jogadores?
    PLF | Homepage | 10.02.09 - 8:51 am | #

    ResponderEliminar
  2. Estamos em reformulação. Abandonaremos o haloscan. estes foram os comentários feitos a este post.

    Esta crónica está brutal.
    LT | Homepage | 10.01.09 - 11:01 pm |

    Só não foi um longo bocejo porque nos remetemos a defender o resultado no fim e com isso passámos por calafrios, e porque, ao querer fazer 2 coisas ao mesmo tempo, enganei-me e perdi uma porrada de ficheiros quando apaguei a directoria errada...
    jvl | Homepage | 10.01.09 - 11:04 pm | #

    LMGM:

    Está visto que temos q nos dedicar à musica. É que de futebol, estamos conversados...

    Eu sei, pode parecer redundante (eufemismo para chato), mas é assim mesmo: mais um bom post de quinta-feira(aqui em baixo). Começa a ser um classico do 'ANorte'. O ultimo video é bem como o JVL diz: à Portishead!

    Ora, sendo eu um fã incondicional da banda de Bristol, foi, sem qlq dúvida, um fecho de ouro num post já de si mt bom.

    Qt ao jogo desta noite e sem me alongar muito, sempre diria que os jogadores do SCP produziram um futebol digno dos seus actuais dirigentes... Amadorismo puro e duro!


    Abraço.
    Virgilio | Homepage | 10.01.09 - 11:07 pm | #

    LMGM:
    Concordo em absoluto com o que dizes. Mais, sendo eu bastante critico de PB estou à vontade para dizer que a culpa não pode ser apenas dele. Como bem dizes os jogadores têm, com ou sem treinador, de cumprir funções básicas como criar linhas de passe ou posicionar-se correctamente para a recuperar.

    Olha, estamos bem entregues!!! É o que digo por agora porque acho que de pouco me adianta dizer o que me vai na alma. Venha o jogo com o Belenenses e sobretudo as 3 semanas sem campeonato. Viva a música!

    As quintas são mesmo um grande dia, não?
    leaodealvalade | Homepage | 10.01.09 - 11:18 pm | #

    As quartas, se não fossem as quartas não havia quintas para ninguém!

    ResponderEliminar
  3. LMGM,

    Estou como tu. Não gosto de assobios durante o jogo.

    Mas eu estive lá... E sofri... Muito...

    ResponderEliminar
  4. Embora prefira ganhar e jogar mal do q jogar bem e perder, a exibição de ontem foi tão má q até me sentia mal a ver jogar aqueles 11 meninos atrás da bola. Foi um jogo de suplício em q só pedia para acabar depressa. A jogar assim temo q qq dia vamos ser goleados. Não será altura de PB sair? Pq a equipa n rende, se mantém 1 estrutura base de 4 anos? Sou um defensor de PB mas parece-me q neste momento n tem condições de dar a volta a este triste ciclo e por isso mudar agora antes q seja tarde de mais!

    ResponderEliminar
  5. Já é tarde de mais mudar PB, não acredito que consigamos atingir mais do que o 3º/4º lugar, que de resto, vai de encontro àquilo que o Presidente pediu, ou seja, estávamos cansados do 2º. Como mts de vós, apenas temo ser goleado...e não queria q fosse o benfas...
    SL,
    Mário

    ResponderEliminar
  6. Hugo, como dizemos em relação à arbitragem tem de existir bom senso, não gosto nada desta ideia de que quem vai ao estádio tem de levar um livrinho de regras de comportamento. A massa adepta de Alvalade já deu provas mais que suficientes de generosidade, de cerrar fileiras em horas más. Os casos atipicos e pontuais de "ódios de estimação" que são assobiados logo que entram em campo são condenáveis, mas no global, se o grupo que está em campo for solidário, dilui-se.

    A bancada não pode estar inibida de reagir, para o bem e para o mal, não é para isso que se compra o bilhete.

    Anónimo, fala daquele que foi o ponto que menos gostei e que tentei ilustrar no post. A ideia com que fiquei foi que a equipa não queria a bola, preferia sofrer e correr atrás dela do que ter posse, e isto numa equipa que tem executantes de grande qualidade é grave. Os jogadores terminaram o jogo fisica e psicologicamente arrasados sem necessidade nenhuma.

    ResponderEliminar
  7. Vamos todos apoiar o nosso SPORTING no domingo..A equipa precisa de apoio e não de assobios..Eu sei que todos queremos ver um grande espetaculo de futebol mas eu prefiro mais as vitórias reais do que as morais..Não fui ontem mas vou lá estar no domingo

    ResponderEliminar
  8. Também sou de opinião que mudar agora tudo só nos irá atrasar mais ainda..Só se a nossa equipa começar a perder que não é o caso..Só perdemos com o braga em casa que para mim foi mau ..Perder no porto é normal pois as grandes equipas da europa também perdem...Também assobio pois custa-me ver aquela miséria de espetáculo mas quando se marca um gol ninguém me cala e pulo e grito pois quero ganhar sempre.Passem a palavra para todos enchermos o estádio no domingo..Eu ia a uma excursão ao norte do país nestes três dias mas já anulei e o dinheiro que ia gastar nestes trés dias dá para ir já amanhã para lx e passar o fds em alvalade pois gosto mais do SPORTING do que passear..

    ResponderEliminar
  9. Agora se percebe melhor a inacreditavel certeza dada pela agremiação corrupta à Euroarea na aprovação da urbanização, que suportou então uma negociação de milhões.
    Não háverá matéria suficiente para investigação?

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/10/sera-consumacao-de-um-acto-de-trafico.html

    ResponderEliminar
  10. Renato,

    percebe-se quando diz que mudar "tudo" pode ter efeitos perversos.

    Mas deixe-me perguntar-lhe: não é preciso uma mudança?

    E que mudança é que se perspectiva?

    Será que não valeria a pena mudar "alguma coisa"?

    PB, entre acusações aos jogadores sobre a sua eventual desvalorização dos jogos da Liga Europa, disse não saber porque o Sporting joga tão mal. Não seria esta a 1ª coisa a mudar: perceber porque o Sporting joga mal?

    E a 2ª coisa a mudar não seria perceber que o público (qualquer seja) não gosta deste tipo de futebol?

    E a 3ª coisa a mudar, percebendo que os que está a ser treinado não está a resultar em qualidade colectiva, não serão os próprios métodos de treino? E como se mudam os métodos de treino?

    E a 4ª coisa a ponderar é a seguinte: é de hoje que é preciso mudar alguma coisa? Ou é de há muito? É que se não for de hoje, há que verificar se (i) no passado se tentou mudar e, caso se descubra que efectivamente se tentou mudar, se (ii) de quem é a responsabilidade se as tentativas para melhorar não se traduziram em resultados práticos - ou seja, melhorias do ponto de vista colectivo - aliás, parecendo que a cada jogo as coisas pioram.

    O que tem de deixar de uma vez por todas de existir no Sporting é esta bipolaridade absurda. Dizer que a equipa não joga nada é a constatação de um facto. O diagnóstico das causas é mais complexo. Mas se a equipa joga cada vez pior, então dificilmente se poderá considerar que a culpa reside exclusivamente nos executantes - pois esses, ao longo dos anos em que vão acumulando experiência - deveriam fazer o sentido inverso e não é isso que se verifica.

    Ontem do PB ouvi duas coisas: a 1ª, no flash interview, um desagrado que não se coaduna com quem tem de assumir responsabilidades. Assumir que a responsabilidade da equipa jogar mal é dele é uma constatação de um facto igual à de que o Sporting joga mal. Ninguém (ainda, infelizmente) lhe tirou o pelouro de fazer - com a sua equipa técnica - que os 11 homens escalados para estar dentro de campo saibam jogar colectivamente. Mas tudo o restante é inadmissível, entre os remoques aos adeptos e as referências à grandeza do Sporting.

    Grandes foram o T13 e o AS6. Assobios? Não afectam. O jogo? Jogámos mal e não podemos continuar assim.

    ResponderEliminar
  11. LdA, roubaram-me o meu comentário.

    PS: PLF, o bancada nova acabou?

    ResponderEliminar
  12. Metralha,

    claro que não! (desculpem o off topic)

    (Vou agora 3 semanas para a Argentina em missão de observação e as últimas 2 semanas têm sido muito complicadas em termos de trabalho, pelo que não tenho tido tempo para postar.. É mais fácil reagir. :-))

    ResponderEliminar
  13. Quando aqui entrei parecia o cão do anúncio do IKEA..."será que me enganei na casa??"
    Vou ficar à espera da conclusão das obras mas para já gostei do que vi.
    Quanto ao jogo de ontem...estou a fazer os possíveis para me esquecer do que vi e ouvi.
    Qualquer dia até a minha cadela estranha que em dias de jogo estejamos todos tão sossegadinhos cá em casa.

    ResponderEliminar
  14. Já agora, porque se deve dar relevância a acontecimentos marcantes:

    "Além de ter estabelecido um novo máximo negativo em 2009/10, a receção ao germânico Hertha Berlim passa a constituir igualmente a pior assistência em jogos europeus e desde que Paulo Bento é o treinador do Sporting, ou seja, desde outubro de 2005, há quatro anos."

    in Record

    ResponderEliminar
  15. Tenho que dar o barço a torcer..Entre um bom espetáculo e uma vitória são todso de opinião do bom espetáculo..Pelo que vi ontem só estavam 16.000 adeptos e para os outros 20.000 regressarem é preciso espetaculo em alvalade. Ainda hoje comentei com um grande sportinguista que me disse que prefere ver um grande espetáculo nem que tenha que perder..Por isso como eu só gosto de ganhar nem que seja com um golo marcado com a mão e por isso tenho que dar razão aqueles que gostam de ver um bom jogo de futebol..Agora não me esqueço que fui do tempo de grandes espetaculos de futebol em alvalade mas no fim saia triste porque vinha com a derrota encravada na garganta..Lembro-me de um treinador que dava espetáculos de futebol em alvalade e que perdia muita vez..O JOSIC e lembro-me de ver em alvalade um jogo de grande qualidade de futebol da parte do SPORTING e no fim sairmos derrotados pelo boavista..Nunca me esqueço desse dia..Todos gabaram a grande jogatana do SPORTING apesar de ter perdido..

    ResponderEliminar
  16. eu a pensar que não tinha havido jogo pior do que o Twente em casa.

    Depois lembrei-me que foi o unico que fui ao estádio, ou seja, sem repetições, sem os planos do batatal, sem a cara de panico do Patricio o tempo deve demorar a passar como o caraças.

    Parabéns aos 16.000 resistentes, lembrem-se que contra o Twente eram 37.000...
    Metralha | 10.02.09 - 11:28 am | #

    Caro Metralha, quando o meu caro fez o comentário eu já tinha feito o copy-paste como pode ver pelas horas. Não podendo ter evitado, pelo menos ficou remediado.
    SL

    ResponderEliminar
  17. PLF:
    Já andava para fazer a pergunta e assim aproveito a boleia do Metralha para lhe dar conta que anda a fazer falta. Bem sei que o entusiasmo não deve ser muito, uma vez que, ao contrário do que alguns pensam, dá muito mais gozo escrever sobre grandes exibições do que sobre, como dizer, "isto".
    SL

    ResponderEliminar
  18. LdA,

    se há razão pela qual não tenho postado, ela encontra-se por aqui... A propósito, o novo layout está óptimo, embora precise de algum tempo de adaptação dos leitores. Perfeito perfeito era se se pudesse ver que foram efectuados novos comentários aos posts na página de abertura.

    E pode ser que volte da Argentina com uns craques debaixo de observação. :-)

    ResponderEliminar
  19. PLF, não precisa de um assistente? :)

    ResponderEliminar
  20. Já agora, queria apenas dizer que "meia hora de conversa antes do treino" diz-me muito pouco sobre o que se quer mudar.

    Ou o PB perguntou aos jogadores a sua opinião sobre como melhorar, ou então pareceu-me um exercício estéril. Na medida em que o próprio não sabe porque o Sporting joga tão mal, não terá sido seguramente recriminação pela deficiente movimentação colectiva.

    Se foi para dizer "acreditem em vocês próprios e no vosso futebol" (que referiu ontem ser um dos problemas), então ainda mais estéril. A confiança trabalha-se e não é seguramente com discursos de motivação. Está claro que as vitórias não trouxeram tranquilidade aos jogadores. E essa intranquilidade NUNCA veio de fora.

    Que tal mudar o que se faz nos treinos?

    Aliás, seguindo a própria sugestão do JEB. Se calhar com mais uns treinos isto vai lá.

    Numa coisa o PB tem razão. A continuar assim, a época vai ser bem longa...


    Metralha,

    Não descarto encontrar um(a) assistente durante a missão de observação.

    ResponderEliminar
  21. Acabo de ler o jornal o JOGO e deparo-me com isto:

    "Grimi - Estou perto dos 100%"

    Medo...

    Depois temos que:

    "O Sporting definiu já o preço dos bilhetes para a recepção de domingo ao Belenenses. Os ingressos para os associados leoninos variam entre os \0 e os 25 euros, enquanto os restantes adeptos terão de desembolsar um pouco mais: 15 a 35 euros. Os leões regressam hoje, pelas 10h30 horas, ao trabalho para preparar o jogo da sétima jornada da Liga. "

    (assumo que será entre os 10 e 25€ para sócios)

    Com este futebol e estes preços, quantos estarão no estádio? Ao menos é às 18h de Domingo.

    ResponderEliminar
  22. PLF,

    Foi exactamente isso que eu referi no meu comentário. O Sporting apresenta já de si um futebol miserável, então quando não se entrega sequer ao jogo, revela-se uma equipa ao nível dessas que mencionou.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)