sábado, 14 de novembro de 2009

Danos colaterais


Já importa pouco saber se Villas Boas era ou não o treinador ideal para o Sporting inverter a tendência da época e dos últimos anos até. Não faltarão teorias a suportar o fraco poder negocial do Sporting, a falta de competência ou, como no post anterior, a teoria da conspiração como decisivas nesta operação mal sucedida. O preocupante é que o tempo não pára e cada dia sem treinador é um dia perdido.

Dando como verdade o que se diz hoje, atribuindo o falhanço das negociações a um recuo de última hora do treinador, parece-me que o Sporting pouco tem a lamentar. A posição de técnico principal do clube exige competência técnica mas esta será insuficiente se não for sustentada por forte convicção. E quem muda de ideias de um dia para outro não a tem, induzido por terceiros tem muito menos do que isso.

Ninguém ficaria surpreendido se estivessemos em presença de um chito papal. Duma assentada debilitava a concorrência e constituiria uma importante reserva para a sucessão de Jesualdo. E não me espantaria que no final deixasse também cair Villas Boas por algo que lhe pareça melhor, caso este não se torne naquilo que muitos prevêem. O seu modus operandi está mais que identificado e documentado.

A falta de argumentos financeiros também merece ser considerada. A AAC defendeu os seus interesses dificultando a saída do seu treinador e a futuro contar-nos-á se, à semelhança do sucedido anteriormente, o caro até não seria barato. A nossa já quase mítica falta de liquidez é dissuasora para um técnico que queira impôr nova filosofia num plantel não escolhido por ele. Provavelmente para o desfecho deste fracasso foi a ocorrência simultânea de vários factores, estes e outros que mais adiante se conhecerão.

A notícia da permanência de Leonel Pontes revela que o futuro técnico não chega amanhã e isso para mim é até natural e, de certa forma, de saúdar. Se Villas Boas foi escolhido em função de um perfil desejado, convenhamos que não há muitos assim no mercado, com ou sem clube. A sua recusa ou impedimento obriga a repensar a estratégia e a redefinir objectivos. E ainda não há lojas discount com prateleiras de treinador. Se assim for não posso deixar de estar solidário e entender também as declarações de JEB. Sá Pinto ter-se-á empenhado pessoalmente, sofrendo o seu primeiro revés. JEB apesar do desconforto, não o deixou cair. Vistas a esta luz, as suas declarações foram as possíveis.

Mandaria o bom senso que negociações deste tipo fossem feitas de forma mais cuidada, para que os danos colaterais não fossem os que estão à vista de todos. Sabendo o que disse JEB por ocasião da saída de PB, do insucesso desta operação, que treinador quererá ser a nossa terceira escolha? Reparar os danos no nosso orgulho far-se-á com o tempo e com vitórias. Mas será mais difícil se, no seu curso, o tempo demonstrar de forma implacável, que, mais uma vez, perdemos uma boa oportunidade.

19 comentários:

  1. Concordo completamente com o post, só acrescentava um pormenor.

    Se JEB realmente acredita que este é o treinador para o Sporting, devia apostar nele e dar-lhe as condições necessárias (e possíveis) para ele treinar.(apesar de considerar um roubo o que a académica pede por ele, apenas estão a zelar pelos seus interesses)
    Assumia o risco e assim não vinha no futuro, independentemente do que acontecer, lamentar-se que só não conseguiu ou não fez pq não contratou quem achava que era melhor para o clube neste momento.

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  2. Manuel:
    Eu partilho da tua opinião. Fica por saber o que terá realmente feito abortar a negociação. A ser verdade que Villas Boas se recusou a atender o telefone a Sá Pinto, que até já se conheciam pessoalmente, leva-me a desconfiar que não foi o dinheiro o principal motivo.

    No entanto pergunto-me que boa fé negocial terá o presidente da Académica. Imagina que me queres comprar o meu carro (mau negócio, aviso já). Que adiante eu dizer que podemos negociar se o preço que te peço à cabeça dava para comprar uma frota inteira?

    ResponderEliminar
  3. Releve-se mais uma vez o amadorismo com sistematicamente conduzimos estas coisas. O ónus não pode recair em Sá Pinto. Ele apena era amigo, ou conhecido, do treinador da Académica, e isso por si só não desbloquearia as negociações junto do presidente da Académica, com quem o acordo deveria ser alcançado.
    O ónus também não pode ser colocado no André. Se ele é portista, se o clube dele tem muitíssimo mais recursos, mais expressão, mais visibilidade, mais influência, maior facilidade para ganhar, que o nosso triste Sporting, porquê vir meter-se nesta panela de pressão, numa altura destas?
    Poderá ser o ónus colocado em presidente Simões. Não, porquanto este não envolveu crimes relativos a venda de terrenos, um cargo de vereador na CM Coimbra, e peculato. presidente Simões apenas se arvorou de líder desta associação e tentou defender a sua dama, exigindo contrapartida financeira pela sua libertação imediata. OK ele não estava a vender o Cappelo. Certo, certo, mas fez aquilo que lhe compete e para que foi eleito, apesar de já ter o ninho feito atrás da orelha...
    O ónus também não pode ser colocado em PC. Terá aparentemente feito o que sempre fez com grande mestria. Foi à pessoa certa, de forma célere e decidida e bloqueou o negócio, porventura sem as contrapartidas que a Académica nos exigiu. Alguma coisa os estudantes receberão. Ou não. O certo é que a sua voz e o seu poder sentiu-se uma vez mais. It's not fair!! Pois mas não é crime, e... é o futebol português.
    O ónus não pode ser colocado em Bettencourt! "Olhe que pode Dr., olhe que pode Dr.." Na medida em que deixou transpirar o alvo, e não o soube segurar quando teve oportunidade. Mais a mais sabendo que este falhanço debilitaria e muito segundas escolhas. Claro, sem falar no momento crucial em que esta equipa de farrapos se encontra.
    Se Sá Pinto lhe franqueou o acesso, se o negócio nos era favorável, ele não podia perdê-lo. Nunca! Foi "comido" quem nem um patinho.

    Durante anos ouvíamos os nossos dizerem que eram sérios e impolutos.

    Durante anos ouvímos estórias que o carnide lava dinheiro, por isso tanta fartura, que o PC é corrupto.

    Confesso que ter por presidente, um indíviduo, prepotente, convencido, autoritário, populista, o gestor dos gestores em termos de gestão de empresas que necessitem de ser geridas, aspirante a tirano, perseguidor de sócios "menores", mas que leva um bigode de todo o tamanho de um ex-vereadorzeco sujo da CM Coimbra...

    Acho que preferia lá ter um corrupto e que lavássemos dinheiro.

    SL

    PS: Se o André não fosse bom, acham que o PC faria o que fez?
    PS2: Acho contudo todo este enredo, demasiado erudito, demasiadamente grego, propício igualmente a uma reviravolta rocambulesca.

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade:

    Acho que há 2 possíveis leituras para o não atender o telefone:
    1- "cortou-se" porque viu que não era o melhor projecto para ele, e ae quis meter nessa situação. (com ou sem promessas cá do norte)
    2- Não quis fazer à má fila, considerando que já sabia que não havia entendimento entre os clubes. Aí não há nada a apontar, pois é um homem íntegro.(ao contrário dos milhafres)

    Em relação à boa fé do presidente da académica....concordo contigo e acho que não há nenhuma. É mais um que só vê € à frente e, se calhar mais à frente e noutras condições vende-se por cêntimos!
    O que eu espero é que quando for apresentado o treinador, JEB assuma a aposta, tente unir os Sportinguistas e que não haja fantasmas de Vilas boas ou outros para distabilizar o trabalho de quem vier!

    ResponderEliminar
  5. cenademaceiros:

    "Acho que preferia lá ter um corrupto e que lavássemos dinheiro."

    Atribuo essa frase ao orgulho ferido. Não precisamos vender a alma ao diabo para ser melhor sucedidos, basta-nos ser competentes.

    ResponderEliminar
  6. Manuel:

    As 2 leituras possíveis não abonam muito em favor do caracter de AVB. Qual é o problema de assumir de viva foz que o projecto não lhe interessa.?

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Leão de Alvalade:

    Se for esse o caso e a estória estiver bem contada... acho que além de não haver problema nenhum, e deveria tê-lo feito.
    Mas só se for esse o caso e a estória estiver bem contada, pois continuo a achar que as notícias que tem aparecido são muito redutoras e especulativas.
    O que interessa é que no fim de contas é o Sporting que se está a afundar cada vez mais...

    ResponderEliminar
  8. Às 16 horas o acordo estava feito. Pedro Roma ia ser, inclusive, o treinador dos GR's. Zé Nando ainda estava na dúvida. O Sporting, para além do dinheiro, ia ceder jogadores em Janeiro.
    Villas-Boas pretendia ter Tiero no SCP, também em Janeiro (e o que ele tem jogado, no seu devido lugar!!!).
    Às 16:10 h o presidente Simões fez abortar o negócio!
    Em breve saberemos o porquê... embora já todos o saibamos!

    ResponderEliminar
  9. LdA

    Eu quero é gaaanhar, eu quero é ter jogadores e equipas como as que tínhamos quando me tornei Sporting, eu quero vitórias, nem que sejam das morais, eu quero tudo, menos esta mediocridade balofa. Até corruptos que lavem dinheiro no clube!

    SL

    ResponderEliminar
  10. E no próximo ano, vamos ter de novo JEB na Tribuna de Honra do Dragão e esta temporada vamos ainda ver PC na TRibuna de Honra de Alvalade...

    Pior que tudo o resto é o que as especulações em torno da recusa de AVB (muitas delas falsas provavelmente) vão fazer à já muito abalada auto-estima dos jogadores do Sporting...

    ResponderEliminar
  11. Será que a notícia está mesmo correcta? Digo isto porque foi o próprio Sá Pinto que disse que não passava por ele a escolha de jogadores, logo não passará também directamente a escolha do treinador. Pode ter tentado ajudar falando com VB mas não me parece que a responsabilidade pelo fracasso seja dele.
    Sabem uma coisa? Até fiquei feliz que VB não tivesse vindo para o Sporting, há qualquer coisa nele que não me agrada, comentei isso com o meu marido quando o vi na TV a dizer que tinha pedido à Académica para ouvir o Sporting. Faltava-lhe qualquer coisa, é uma sensação parecida à que tenho com as pessoas que não me olham nos olhos...desconfio logo.
    Será que no universo dos ex-jogadores sportinguistas não há nenhum com curso de treinador que, mesmo com pouco currículo, possa pegar na equipa e levá-la até final da época?
    Parece-me ser o mais importante, resolver de imediato esta situação e tentar salvar o que resta e pensar depois nas épocas que se aproximam.

    ResponderEliminar
  12. LdA:

    Para mim não é nenhum drama o falhanço na contratação de AVB. Se ele não quis ou não o deixaram, é indiferente. A verdade é q, neste momento, quem perde é ele. Perde a oportunidade de, garantidamente, treinar um dos três grandes de Portugal e um dos maiores clubes da Europa e do mundo, qd tem apenas 32 anos e escassa experiência… Vai para o Porto? Então não era o Paciência? Ou o ‘Bicho’? Vamos ver… Actualmente está em ultimo, quem garante que não desce de divisão?

    O SCP deixa para trás uma aposta que tinha tanto de ousada como de arriscada. E nc se saberá se fica a perder ou a ganhar ao falhar esta contratação.

    Resumindo, há mais treinadores competentes que clubes com a grandeza e história do SCP, logo, perde AVL mt mais que eventualmente perde o SCP.


    Já a história da permanência (não será antes repescagem?) de Leonel Pontes revela é que não havia plano B, como aliás já é habitual. JEB estava fiado na contratação de AVB e mais uma vez precipitou-se... Será isso de saudar? Não me parece. Primeiro assegura futura equipa técnica, depois dispensa a anterior.

    Mais uma vez teve que reagir à pressa (ao invés de prevenir) e lá teve que pedir ao Leonel para fazer o FAVOR de treinar o SCP por mais uns tempinhos... Queria ver se este se negava a reocupar o cacifo que instantes antes tinha esvaziado... Valeu-lhe (a JEB) q estava a lidar com gente que ainda possui valores.

    O que transparece, cada vez mais, é que andamos ao sabor da maré. E isso é que custa a aceitar ou entender.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Virgilio:
    Não saúdo a continuidade de Pontes. O que saúdo, se foi intencional, foi a definição de um perfil de um técnico e ter procurado a sua contratação. A permanência de Pontes é a consequência do desfecho negativo. Tendo em conta que também não me pareça existir alguém com um perfil semelhante a AVB é natural a espera.

    Não creio que fosse possível estar a negociar com 2 treinadores ao mesmo tempo. A desfecho negativo também não vejo como um drama. Embora fosse preferível que houvesse maior descrição, especialmente agora que parecia haver alguma acalmia em torno de uma aposta que sendo de risco trazia bons presságios. Este tipo de rejeição acaba por ter efeitos profundamente na auto-estima dos Sportinguistas como muito bem salienta o nosso amigo JG.

    Dina:
    Nãp vejo ninguém com esse perfil, para lá de Manuel Fernandes. E para os homens da casa a paciência é sempre pouca.

    ResponderEliminar
  14. 1 - Atender um telefonema durante um treino não me parece normal, nunca vi nenhum treinador fazer isso. Será que se eu ligar hoje pelas 20.30 para o Queiroz também posso vir dizer que ele só não regressa ao Sporting porque não atende o telefone?

    2 - Se AVB não tivesse interesse em trabalhar no Sporting não tinha pedido para a Académica ouvir o Sporting. Compreendo que não queira rescindir um contrato acabado de assinar.

    3 - Nada me surpreende no Presidente da Académica.

    4 - Esta tinta toda e minutos de promoção, por um treinador com três jogos? 1 milhão de euros? Era uma aposta de risco, não era uma loucura.

    5 - Siga para bingo.

    ResponderEliminar
  15. que impaciência meus senhores. Depois de andarmos a contar os tostões para contratar algum jogador, queriam agora oferecer 1 milhão de euros por um treinador com 4 jogos da primeira liga no CV, quando se tudo correr de feição pode vir no fim do ano à borla ? Que gestão ruinosa seria esta ?. Por outro lado não venham com as habituais ameaças de porto e Benfica . querem ver que para o ano o Porto vai ter como treinador o P.Bento , O VB, o Domingos e o J Costa. Que quarteto !
    vamos pensar em nós e principalmente na unidade dos sócios nesta altura. Ainda não vi aqui ninguém falar que quando o Sporting quer um jogador ou treinador em Portugal os clubes abrem a boca desmesuradamente , para depois os venderem ao preço da chuva ao Benfica ou ao Porto. e porquê ? Porque provavelmente nós não alinhamos em negócios com dinheiro por baixo da mesa ou com tráfico de influências desportivas ! É isso que querem ? Um clube de mafiosos ? Por outro lado enquanto estivermos em guerrilha interna , não conseguiremos ter a força necessária para virarmos a nossa força e desprezo para aqueles que nos afrontam ou provocam ! e aí cuidem-se senhores dirigentes de Académicas , Nacionais , Leirias ou setubais. porque um leão não esquece...
    Calma , União e Memória meus senhores
    Porque ganha quem acredita mais e durante mais tempo

    ResponderEliminar
  16. LdA:

    Mantenho tudo o que escrevi sobre a 'situação LP' mas, realmente, interpretei mal o teu saúdo do post, pois referes-te ao futuro técnico. Qd cheguei ao fim da leitura do post tinha ficado com a ideia errada. Mea culpa.

    Está aqui a frase:

    "A notícia da permanência de Leonel Pontes revela que o futuro técnico não chega amanhã e isso para mim é até natural e, de certa forma, de saúdar"

    Hasta! :)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)