quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O senhor que se segue


Depois de uma pré-época repleta de incertezas no que diz respeito ao reforço da equipa de futebol profissional, os adeptos sportinguistas vivem agora em sobressalto na expectativa em relação a quem será o próximo treinador do Sporting. Depois de um ciclo - eu diria mesmo um reinado - de quatro anos com Paulo Bento à frente do clube, o senhor que vier não terá certamente uma tarefa fácil.

Que tipo de exposição e responsabilidade irá ter o próximo treinador? Paulo Bento habituou-nos a dar a cara a todo o momento e às vezes restava a ideia que ele não conseguiria concentrar-se no seu papel no seio do clube, ou seja, treinar a equipa. Por isso, tal como já constei por entre diversos artigos de opinião que tive oportunidade de ler, concordo com a ideia de que é fundamental definir de forma clara e objectiva a estrutura de futebol seja com Sá Pinto, Freitas Lobo, Carlos Freitas ou qualquer outro, desde que seja assegurada a devida comunicação entre a Direcção e o balneário bem como a uma competente intervenção no mercado e sobretudo a protecção da equipa face a diversas variáveis exógenas, desde arbitragens até comunicação social.

Quanto ao próximo treinador, ficaria agradado com a possibilidade de um técnico estrangeiro com algum nome no futebol internacional. Se existirem efectivamente comportamentos pouco profissionais e fraco empenho no seio da equipa, ninguém melhor do que uma "raposa velha" para voltar a colocar alguns jogadores na linha. No entanto, reconheço que possam existir treinadores portugueses com esta capacidade. Um técnico jovem, dinâmico e com novos métodos também tem os seus pontos fortes mas o Sporting não pode ser mais uma vez a rampa de lançamento da carreira de alguém.

A herança é difícil e a sucessão complicada. Por um lado, as pessoas esperam melhorias, ainda existem pessoas insatisfeitas com a partida de Paulo Bento e as pressões são já comuns. Espero sinceramente que o próximo treinador consiga lidar com tudo isso e que a direcção lhe consiga dar o devido apoio.

A ele competirá treinar a equipa e colocar os jogadores a jogar futebol...

15 comentários:

  1. À partida, eu preferiria um treinador estrangeiro. Não acho que seja propriamente necessário "conhecer o futebol português", como tantas vezes se defende. Será o nosso futebol tão diferente dos outros? Eu valorizaria mais um treinador estrangeiro, que viesse sem vícios, sem ideias pré-concebidas, que nem sequer ponderasse pôr o Miguel a lateral esquerdo, o Vukcevic colado à esquerda ou o substituir o Matias pelo Pereirinha quando é preciso ganhar um jogo. Há coisas que vamos tolerando porque nos habituámos a ver semana após semana, mas que nem por isso deixam de ser aberrações.
    Além disso, acho que deve vir alguém que no balneário seja totalmente incontestado. A turma de amigos e PauloBento-dependentes que se foi criando nos últimos anos não deve transitar para esta nova fase. E, infeliz e lamentavelmente, concordo com a ideia de que o treinador deve ser o mais bem pago do grupo - nada de haver jogadores que ganham mais do que o treinador, que sejam mais velhos do que ele, etc. Numa secção de futebol em que tudo mudou, este tipo de hierarquia deve ser mantida para que, desde início, não haja maus vícios.

    ResponderEliminar
  2. "...ainda existem pessoas insatisfeitas com a partida de Paulo Bento..."

    Eu penso algo muito pior, há pouca gente satisfeita com a saida de Paulo Bento, existem muitos sim a pensar que seria inevitável a sua saída mas as razões são, "Porque tem que se fazer qualquer coisa." ou "É isso que normalmente se faz."

    Este peso vai cair em cima dos ombros do próximo treinador a comparação vai ser terrivel. Provavelmente procurava um treinador de transição que vai por vários factores chegar ao fim do ano queimado mas com estrutura e estatuto para aguentar.

    Alguém da velha guarda um Aragones lusitano, arriscar com um jovem só em inicio de época ou lá para Abril.

    ResponderEliminar
  3. Hugo,

    Como sabes, também eu prefiro que seja um treinador estrangeiro e experiente, para poder suportar a pressão que os adeptos e o presidente já colocaram. Os primeiros, devido à inexistência de futebol e vitórias convincentes; o segundo pelo discurso recheado de erros aquando da partida de Paulo Bento.

    Acho também que antes de se partir para a contratação do treinador, se deve definir rigorosamente, as áreas de competência que irá ter cada interveniente no departamento de futebol. Devido à ausência da Direcção, Paulo Bento fez de tudo, faltando apenas presidir o Clube.

    Bruno,

    Completamente de acordo com o "conhecer o futebol português". É que nem sequer a questão da "fruta e café com leite" é um exclusivo luso. Além disso, ou muito me engano ou um treinador não é pago apenas para estar 2 horas por dia a treinar. Não é propriamente um funcionário público :P ;)

    LMGM,

    Tinha que se fazer qualquer coisa para melhorar e não apenas fazer por fazer. Agora a última parte está a cargo da Direcção. Digo-te que alguns dos nomes me causam bastante apreensão.
    E fazer por fazer - substituir fazer por trazer - já tivemos o Angulo e Caicedo este ano.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o post, e a minha opinião também pende para um treinador estrangeiro. Por tudo o que foi escrito. Um treinador com curriculum, já com alguns anos disto. E digo estrangeiro, para começar do zero, sem vicios e sem ter estado muito a par deste vendaval que andamos à 4 meses.

    Muito se tem falado no André Villas Boas, e pelos dois jogos que vi da Académica, parece-me bom, mas não são dois jogos bons que fazem um treinador bom. Acho que pode ter um grande futuro, mas neste altura complicada do Sporting, não me parece correcto, nem aconselhavel estar a dar um tiro no escuro. Até porque iria ter sempre o peso do PB por detrás e acho que ainda deve ser verdinho em aguentar a pressão de estar no melhor clube do mundo.

    Eu sou daqueles que o LMGM referiu, sempre apoiei o PB, como já aqui referi anteriormente, mas ja estava farto do futebol miseravel que andavamos a praticar. Pensei que ficasse mais feliz no dia que ele se demitiu...o que não aconteceu. Mas também temos de ter consciencia que o PB já saiu, fechou-se um ciclo. Se for um treinador com algum renome internacional acho que vai ser mais facil esquecer o PB, agora se for o Manuel Cajuda como se fala por aí, epá então se calhar mais valia o PB. Resumindo, agora temos mais é que apoiar o novo treinador, gostando ou não do PB, gostando ou não do treinador que virá por aí.

    SL

    SL

    ResponderEliminar
  5. A herança é difícl e a sucessão complicada

    Esta frase diz tudo...seja qual for o treinador vai ter uma tarefa ingrata e terá que ser uma pessoa de forte personalidade que imponha o seu estilo e as suas regras rapidamente.
    Desde que consiga colocar a equipa a jogar futebol e não só a dar pontapés numa bola como tem acontecido nos últimos tempos, qualquer um serve, seja português ou não.

    ResponderEliminar
  6. Um estrangeiro com experiencia e ambição, q ponha a equipa a jogar futebol e seja capaz de motivar 1 grupo q está de rastos! Para mim o nome ideal seria Dick Advocat. Para Director de Futebol, alguem com conhecimento de mercado e bons contactos e ao mesmo tempo com experiencia de balneário e gestão de plantel. Nesta linha o ideal seria Luís Duque. Agora resta-nos aguardar serenamente por decisões e apoiar seja quem for escolhido, para podermos sair rápidamente desta situação de resultados e exibições mt fracas
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  7. Na minha opinião, e atendendo a que o trabalho de adaptação mútua (treinador/jogadores) vai ser moroso, faço votos que escolham bem para que o arranque da próxima temporada seja uma lufada de ar fresco na equipa e nas esperanças renovadas dos adeptos que são os melhores do mundo mas desesperam se algo não for mudado para melhor.

    Rugidos de esperança

    ResponderEliminar
  8. AUDITORIA JÁ! PODEM FUGIR MAS NÃO SE VÃO CONSEGUIR ESCONDER!!!!

    http://estesportingfornever.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Esta gente irrita !!!

    Que raio de checklist esta gente tem ... !!!

    É pedir a cabeça do treinador - OK
    É pedir a cabeça do Director Desportivo - OK
    É pedir a cabeça de toda a administração da SAD - Saiu MRT NOK
    É pedir a cabeça do Presidente - Stand By

    Agora é pedir AUDITORIAS.... !?!?!?

    Em que é que isto beneficia o SCP no actual momento ... eu pergunto quais são as soluções que pretendem arranjar com toda esta confusão !!!

    Estamos aqui sossegados a falar do futuro treinador do nosso clube ... estou cansado desta conversa eu agora não quero saber de PASSIVOS ACTIVOS contas CONSOLIDADAS ....

    Eu agora pretendo alguma paz de forma a digerir a escolha do novo treinador que será o meu treinador seja ele quem for.

    SL de leão cansado mas não vencido !!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Ontem já era tarde, sem a menor dúvida! As pessoas têm que se capacitar que têm que responder pelos seus actos sejam bons ou maus e nos ultimos anos o que temos assistido é a uma crescente degradação da gestão no nosso clube mas como temos a mania que é só boa gente e que não fazem nada por mal, tudo se desculpa! COMIGO ESSA TEORIA NÃO COLA!

    ResponderEliminar
  11. Sérgio e Nuno,

    Nada a dizer acerca do post? Sérgio esse comentário era apropriado no post do sportingfornever. Nuno vocês vão continuar apenas e só a publicitar o vosso blog ou fazem tenções de um dia, comentar o post onde fazem publicidade?

    ResponderEliminar
  12. jvl,

    Tens razão.

    Prefiro um técnico jovem com vontade de se afirmar, gostei muito da sugstão do LMGM (Costinha).

    Não creio que um técnico estrangeiro num campeonato a partida desconhecido numa equipa em que temos 99% dos jogadores em baixo rendimento sem confiança pudesse fazer alguma diferença.

    Sangue novo seria a minha aposta !!!

    SL

    ResponderEliminar
  13. Sérgio, não pensei no Costinha para treinador mas sim para uma função directiva tipo Torcato/Vidal um dupla Sá Pinto/Costinha a blindar o balneário e a definir a disciplina do clube era ouro sobre verde.

    O nome do cargo não me interessa, Director/Secretério/Responsável tanto se me faz, acho é que há pouco futebol (leia-se gente do futebol) em Alvalade, Costinha foi um globethroter com sucesso tem de certeza chaves para abrir várias portas e deve cheirar problemas à légua.

    ResponderEliminar
  14. LMGM,

    Tinha ficado com essa impressão :).

    Costinha sempre foi profissional por onde passou, e nunca negou o seu Sportinguismo.

    SL,

    ResponderEliminar
  15. Hugo:
    Bom post.

    No futebol há poucas garantias. Tudo indica que o novo técnico receberá uma pesada herança, um clube divido pela partida de um treinador que deixou marcas. Mas se, no entanto, o novo tecnico começasse a ganhar e conseguisse subir os níveis de confiança, resultados e exibições tudo seria muito mais fácil.

    Parece-me fazer pouco sentido pedir ao novo treinador que faça mais do que treinar e orientar a equipa, deixando as tarefas restantes para quem de direito. Que sentido faz estar a contratar um cozinheiro e perguntar-lhe se sabe podar ou é bom mecânico?

    Não me parece que haja treinador português livre que mereça a hipotese de treinar o nosso clube. Por isso também me inclino por um estrangeiro. E aí a minha inclinação divide-se. Se por um lado gostaria de ver um nome grande e prestigiado, que fizesse subir a auto-estima dos Sportinguistas, por outro lado prefiro um jovem lobo à procura de afirmação, irreverente. Parece-me incontornável o dominio da comunicação, pelo que terá que ser alguém que fale pelo menos espanhol.

    Se Aragonez me parece o tal homem tarimbado e o futebol de fino toque que pôs a equipa espanhola a jogar seja uma miragem apelativa, temo pela motivação ao esbarrar nos nossos problemas. Um jovem tecnico como Laudrup, com um passado respeitado como jogador, tão importante num clube de formação, poderia ser uma boa aposta.

    Não tenho dúvidas que o melhor tecnico seria o que começasse a ganhar já. Porque de resto somos um clube como os outros: está tudo bem quando se ganha e ao contrário quando se perde.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)