segunda-feira, 5 de julho de 2010

A pior Academia do Mundo

Moutinho é agora apenas mais um numa lista demasiado longa para o meu orgulho leonino, onde figuram já Futre, Figo, Simão, Quaresma, Hugo Viana, Carlos Martins, Nani, dos que me lembro no imediato. Não é necessário fazer nenhuma sondagem porque todos os que frequentamos Alvalade sabemos que nenhum destes jogadores teve uma relação pacífica com os adeptos. Ou ao contrário, foram os adeptos a relacionar-se mal com eles, pelas razões mais diversas. A saída de Alvalade e os seus percursos posteriores, com passagens por clubes rivais, abriram feridas no seio dos adeptos difíceis de sarar, de tal forma que é hoje comum ouvir dizer-se que formamos grandes jogadores, mas homens menores, no que ao carácter diz respeito. É também cada vez mais frequente ouvir-se dizer que os jogadores da formação se comportam como meninos mimados.

Nunca concordei com esta caracterização, que me parece profundamente injusta para quem produz do melhor que se faz no Sporting. Para ser verdade, e tendo em conta o elevado número de jogadores com “defeito grave de fabrico”, isso equivaleria a afirmar que o Sporting não só falha a formar o carácter dos seus jogadores como escolhe os piores. Falta já pouco para comparar a Academia com uma casa de correcção, ou uma escola de mercenários de futebol. O que seria uma grave injustiça para homens como Aurélio Pereira e sua equipa, porque estaríamos acusá-los de serem péssimos avaliadores de carácter. Ora isso é desmentido pelas carreiras brilhantes, uma mais que outras, dos jogadores da formação e pelo elevado valor que o mercado lhes atribui. Ronaldo é hoje a transferência mais cara de sempre e, nas actuais circunstâncias, duvido que o seu regresso e consequentes actuações não fosse também objecto de contestação. 

A formação do Sporting, que hoje é corporizada pela Academia, é  talvez a nossa maior bandeira no que ao futebol diz respeito e rivalizará, ou até suplantará, em termos mediáticos os feitos de Lopes, Mamede e outros. Cumpre a sua função primordial que é formar profissionais de futebol e é por isso que é procurada hoje por miúdos de todo o mundo. O nosso problema não é a formação, antes sim toda a organização do futebol profissional onde eles desaguam, cuja mediocridade está bem espelhada nas decisões absurdas e resultados sofríveis. Ao contrário da formação, não há uma referência de liderança com conhecimento e por isso o estranho seria que onde vemos percursos erráticos e ziguezagueantes estivessem decisões estruturantes. Os nossos rivais estão uns passos à frente. O FCPorto tem a sua estrutura montada há muito, alicerçada numa teia tentacular que lhe permitiu a hegemonia do futebol português. O SLBenfica, que pensava que resolvia metendo dinheiro nos problemas, solucionou a questão com Jesus.  

À formação não cabe formar Sportinguistas, para isso estamos cá nós. A menos que se pretenda transformar a Academia num Gulag, capaz de formatar as consciências dos jogadores. Ou também podemos tentar sarar as feridas no nosso orgulho aumentando os temas do folclore leonino, com os anões, noddy´s, simulões e peseteros. Mas os jogadores devem ser vistos como profissionais que querem triunfar e os nossos jogadores da formação são dos melhores habilitados para o efeito. Enquanto não lhes oferecermos um projecto vencedor, capaz de competir com os melhores, onde as suas qualidades possam ser potenciadas, eles continuarão a preferir outras paragens, porque, ao contrário de outros, têm mercado. Que não são escolhidas em função das suas preferências clubistas (Moutinho não é portista, como não era Quaresma, p.ex.) mas em função da possibilidade de triunfar.

Mas, ao contrário do dono da galinha dos ovos de ouro, nós vamos acabar por matar a nossa, não pela ganância, mas apenas porque não somos capazes de reconhecer o seu valor  e dos ovos que produz. Cabe-nos a nós sócios e adeptos perceber isso, sob pena de vermos posto em causa um modelo capaz de nos assegurar a sustentabilidade quer financeira quer desportiva do clube que amamos.  Enquanto não resolvermos esta equação vamos continuar a olhar para Alcochete como a pior Academia do Mundo, porque só produz qualidade para fortalecer os nossos adversários.

ACTUALIZAÇÃO: Conclusões a tirar da conferência de imprensa:

   1. O Sporting vendeu uma maçã pôdre por 11 milhões de euros mais um fruto ainda desconhecido, o que não pode, nestes termos, deixado de ser considerado um grande negócio;
   2. A teoria que a Academia forma maus homens tornou-se oficial, nas palavras de Costinha;
   3. Grande parte dos motivos invocados pela direcção para a venda de Moutinho já estavam hoje na comunicação social, o que leva a crer que a bufaria continua, mas tem agora a versão oficial;

60 comentários:

  1. Subscrevo inteiramente e há muito que digo isto!

    Mas como sou sempre mandado calar por inteligencias de peito feito que passam a vida a ufanar-se com a excelente academia e o enorme motivo de orgulho que é...

    O mais engraçado é que nós só damos valor aos miudos quando eles brilham noutro lado. Nani foi enxovalhado, assobiado e insultado de leão ao peito, Varela não jogava nada, CR foi um bom encaixe (ah, grande Bettencourt, até arranjaste uma historia rebuscada que ele só tinha uma época de contrato, quando na realidade tinha duas, uma firme e a outra de opção a exercer pelo Clube. Alias, ele até queria ficar numa primeira fase e ofereceu um contrato que o Sporting não aceitou, mas há que branquear os factos...) e nem importava o que ele podia ter dado em mais um ou dois anos de leão ao peito (um campeonato?), Simão era vulgar e enganámos o Barcelona, Quaresma idem, Moutinho é fraco, Patricio é um frangueiro, Djaló é tosco, Pereirinha é fraco da cabeça, Veloso é gordo e não joga nada and so on...Até Figo era assobiado e não jogava nada (há quem não tenha memória e é pena)!

    Fraquíssimos dirigentes mas também fraquíssimos socios que estão sempre prontos para atirar a primeira pedra aos jogadores da casa dão nisto...

    ResponderEliminar
  2. Oh LdA...tu deliras largo!!

    ResponderEliminar
  3. João:
    Eu deliro porque penso. Já tu o que fazes? Ou são demasiadas linhas para a tua compreensão?

    ResponderEliminar
  4. Pensar pensas, a questão é se pensas em verde...duvido.

    ResponderEliminar
  5. JG:
    De facto falta também o Varela.

    Por todos os exemplos que dás, e que todos nós testemunhamos em Alvalade, eu digo que se o Ronaldo voltasse era bem capaz de lhe acontecer pior.

    Todos apontam falhas às jogadores da Academia mas quantos jogadores de carreira feita ou promissora falharam também em Alvalade? É só consultar a lista:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/07/providencia-cautelar.html

    ResponderEliminar
  6. João:
    não dou lições de Sportinguismo a ninguém, mas recebo-as com frequência de muitos, ao lado de quem me sinto pequeno e por vezes nem sequer concordo.

    Mas não é seguramente dos que não são capazes de articular uma ideia após a leitura num post e se limitam a ofender quem o escreveu.

    E estou certo que adeptos que não se questionam e tudo admitem, na base do "é preciso é apoiar" é que são maioritários mas também os responsáveis pela situação em que estamos. Como dizia ontem os Sportinguistas têm hoje o clube que querem.

    ResponderEliminar
  7. Articular uma ideia? LOL...és cómico,junta-se o circo.
    Mas tu articulas alguma coisa para dizeres para outros o fazerem? Passas a vida a criticar o clube,para ti o SCP são só defeitos,os teus posts são sempre iguais...muda de clube se o SCP é/está assim tão mal.
    Para dizer apenas mal temos o Rui Santos...(na volta és o alter ego dele...)
    Com adeptos como tu nem precisamos de inimigos.
    Olha...baza com o Moutinho.

    ResponderEliminar
  8. LDA:

    Tenho por norma concordado muitas vezes com o que costumas escrever mas neste processo Moutinho não sou da mesma opinião que tu. Eu sou um dos que concorda com esta venda e já anda a espera dela desde o dia que este atrasado mental veio a publico dizer que festejou os 6-3, eu chorei neste jogo, não admito nem aceito que o capitão do meu Sporting venha dizer a publico que o festejou, é uma ofensa e uma falta de respeito para comigo que sou seu patrão, sim porque para mim NÓS SOCIOS DO SPORTING SOMOS O SPORTING PORTANTO DIRECÇÕES, EQUIPAS TECNICAS E JOGADORES SÃO NOSSOS FUNCIONARIOS.

    Pertenci a claques do nosso clube e nunca me viram cantar para os jogadores a excepção dos golos marcados ao carnide mas isto por motivos obvios, assim como nunca disse nem nunca vou dizer sobre nenhum jogador que não se pode vender e que é mante-los a todo o custo.

    SÓ FAZ FALTA QUEM CÁ ESTÁ E QUEM CÁ QUER ESTAR!

    O SPORTING é muito mais que isto e representa muito mais que isto que estes miudos da Academia acham que ele representa.
    Apos ver a conferencia de imprensa pela primeira vez desde que tomou posse gostei de ouvir o JEB a falar mas gostei mais ainda quando ouvi o Costinha dizer: "É uma critica que tenho a fazer a esta instituição, não BASTA FORMAR JOGADORES, TAMBEM É PRECISO FORMA-LOS COMO HOMENS" E tem razão porque este menino que acabou de sair, como pessoa não vale nada. Nunca nos respeitou, nunca mostrou orgulho na camisola que vestia e nunca será um VERDADEIRO capitão á SPORTING!

    Para mim já vai com duas epocas de atraso e so tenho pena é que de facto como se diz por ai e começo a achar que é mesmo verdade é que ele tenha andado a envenenar o nosso balneario durante este tempo.

    SPORTING AOS VERDADEIROS SPORTINGUISTAS E A QUEM GOSTA DO SPORTING!

    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  9. LdA,

    E que tal fazer um post a agradecer ao Pinto da Costa? Ele foi tão correcto...

    ResponderEliminar
  10. "Mas os jogadores devem ser vistos como profissionais que querem triunfar e os nossos jogadores da formação são dos melhores habilitados para o efeito. Enquanto não lhes oferecermos um projecto vencedor, capaz de competir com os melhores, onde as suas qualidades possam ser potenciadas, eles continuarão a preferir outras paragens, porque, ao contrário de outros, têm mercado."

    Que lhe aumentassem o ordenado como eles querem e iamos ver o porquê de eles se irem embora....eles só pensam em $$$$$.

    Engraçado, pelo que se vai lendo, o Moutinho afinal foi 100% profissional e esteve a altura de um grande capitão leonino.....haja paciencia. Criticam a direcção e esquecem-se do respeito que os jogadores deveriam ter perante o clube que lhes deu casa durante largos anos!!!

    ResponderEliminar
  11. Hugo Duarte:
    Moutinho não é capitão por minha vontade e teria deixado de o ser quando disse que queria para o Everton. Mas tem todo o direito de comemorar os 6-3 como adepto benfiquista, quando era ainda um miúdo. Se o fizesse com a camisola do Sporting seria outra coisa. Como jogador do Sporting em campo sempre foi dos mais aplicados, dos de maio rendimento e é isso que exijo a um profissional do Sporting. Infelizmente jogar no Sporting apenas Sportinguistas já não deve acontecer desde o tempo da formação do clube.

    Mas sobre o Moutinho já falei o que chegue, e não gostaria de desviar a atenção do tema principal do post que é muito mais importante do que este caso isolado.

    Por isso também acho que as palavras de Costinha sobre a formação são um grave desrespeito por quem lá trabalha e não está ligado ao Sporting há 6 meses por uma revelação epifânica tardia. O que sabe ele sobre a formação do Sporting, quantas horas do seu trabalho dedicou a perceber o seu funcionamento.

    Tenho pena que poucos se apercebam do mal que episódios como este podem fazer mal ao Sporting. Fosse eu a dizê-lo e cá teria que aturar os joões a dizer que só digo mal do Sporting. O Costinha que tem responsabilidades acrescidas é que está certo.

    FCS.
    Acho que JEB vai condecorá-lo com um leão de ouro e em troca recebe um dragão de ouro pelos serviços prestados. Até nisso este negócio nunca poderia ter existido. Está aberto o precedente: qualquer gajo que ameace não vestir mais a camisola do clube vende-se a um dos rivais.

    Com o inimigo só se senta à mesa por 3 razões: para capitular, para exigir a rendição ou para fazer as pazes. Qual te parece que tem sido a posição do Sporting perante o FCP?

    ResponderEliminar
  12. Lda.
    Não concordo com a frase que a teoria do jogador bom/homem mau se tenha tornado oficial. Não "li" essa generalização na frase do Costinha. E embora concorde que não é transformando os academistas em alunos de uma madrassa de Sportinguismo que evitaremos esse problema recorrente, é criando e mantendo uma estrutura sólida, competente e duradoura composta por verdadeiros Sportinguistas.

    É que a questão fundamental está na falta de experiência e conhecimento do mundo de futebol por parte de quem nos dirige. Falta-lhes a manha de quem já vive há muito tempo neste ambiente e que contactando directamente com os jogadores percebe quem tem à frente, tipinhos duvidosos ou Homens, sabendo como agir para com eles em função dessa análise. Sendo certo que entre esses tipinhos duvidosos há óptimos jogadores, mas nesse capítulo não há muitos pdc que consigam extrair o melhor deles e os consigam controlar.
    O último grande homem que tivemos no clube com verdadeira experiência do mundo do futebol foi o Sr. Manolo Vidal, mas não surgem muitos assim e até terem a experiência dele demora tempo.

    ResponderEliminar
  13. LdA, obviamente que Costinha, pela posição que tem e pelo pouco tempo de clube que leva, não pode ser tão incisivo como tu e colocar em causa todo um modelo que lhe antecede. Por isso mesmo optou pela velha dicotomia jogador vs homem, mas acho que ele, no fundo, pretende chegar onde tu chegaste.

    Mas sobretudo temos que ser mais moderados neste processo de autoflagelação. O Sporting é muito mais do que Futre, Simão ou Moutinho. Portanto, antes de prosseguir, um bocado de ORGULHO, porra!

    E agora que tudo se passou, vamos ser frios na análise do terramoto:

    1) O que manda são os resultados. Só a história dirá se foi um bom ou um mau negócio. Pelo menos temos a certeza que há acção e que houve uma decisão de alto risco, o que não é mau atendendo à inacção que caracterizou o nosso clube nos últimos anos. Ninguém ficou na história por esperar que as coisas boas caiam do céu. Por outro lado esta transferência reforça ainda mais a dependência desta presidência dos resultados. Até o capitão venderam. Não há mais desculpas. Temos todos os argumentos para, daqui a um ano, pedir uma demissão ou sustentar uma continuidade.

    2) Moutinho é um escroque. Não há dúvidas acerca disso. E preparem-se. Daqui a uns tempos dará umas entrevistas a uns jornais dizendo que o Sporting é isto e aquilo, que o Porto é que tem mentalidade de campeão, etc. Faz parte do negócio. Faz parte da essência do jogador. Não sou hipócrita. Desejo-lhe, obviamente, as maiores infelicidades na sua carreira desportiva.

    3) Que atitude poderia tomar o Sporting perante um cenário destes?

    a) Processo disciplinar. Correcto, mas após a aplicação da pena o que se iria fazer até 2014? Encostá-lo? Sim, ele continuaria a ganhar o mesmo. O que é que o Sporting ganhava com isto?

    b) Dispensa. Correcto, mas mesmo que houvesse lugar a uma qualquer indemnização pelas palavras proferidas ou por qualquer outra coisa, seria ouro sobre azul para Moutinho e Pinto da Costa. Dinheirinho para indemnizações não deve faltar...

    c) Vender o jogador.

    4) Claramente o valor de mercado de Moutinho estava aquém de 22,5M€. 15M€ seria nesta altura uma perspectiva muito boa. Se o vendessemos a um clube estrangeiro entre 10M€ e 15M€ seria perfeitamente normal, o problema foi vendê-lo a um rival. Mas havia outro? Pelos vistos não... Mas até aqui nem tudo é mau, pelo menos descapitalizamos o adversário. Reparem que se o Moutinho for um flop no Porto, os dirigentes do Sporting serão uns génios. Caso contrário, caso ele se valorize e seja vendido por 20M€ (não acredito que possa valer mais do que isso) o Sporting ainda arrecada mais 5M€, o que a juntar aos 10M€ de agora dá os tais 15M€. Neste cenário o lucro do Porto seria apenas de 5M€. É claro que há o rendimento desportivo pelo meio, mas sejamos claros, o gajo queria era dinheiro e já não tinha as mínimas condições para jogar no Sporting. Ele que mame nas tetas do Pintinho.

    5) Por fim, ao contrário do que muitos disseram, e acho que isto é importante para o nosso orgulho, esta situação não é inédita no futebol português. Parece que houve uma amnésia colectiva, mas o JVP quando foi dispensado pelo SLB em 2000, tinha 28 anos, era capitão de equipa e titular da selecção. Para nossa felicidade veio para o Sporting. Já repararam que o Sporting poderia ter feito exactamente o mesmo? Bastava dispensar Moutinho e deixava de ser inédito... Não foi melhor ficar com os 10M€ vindos directamente de um rival??? E são os lampiões que gozam connosco???

    O povo quando cria os ditados por alguma razão é. Sei que é uma frase muito batida, mas realmente só faz falta quem cá está.

    Não vai ser certamente um abutre ou um mercenário a colocarem o meu sportinguismo em causa. Era o que faltava.

    Deixem-se portanto de tretas e ignorem as provocações de tripas e lampiões. Se dependessemos deles já há muito que estavamos mortos e enterrados.

    Vamos mas é continuar a apoiar o NOSSO Sporting!

    ResponderEliminar
  14. Lda,
    a sua desonestidade intelectual não tem limite. Comparar o caso do Moutinho com o do CR7 e dos outros é pura demagogia. Algum dos outros por acaso teve atitude semelhante à deste anormal do Moutinho?

    Haja paciência!!!

    ResponderEliminar
  15. hipericão I:
    Não sei o que dizer da tua iliteracia

    ResponderEliminar
  16. Para os que agora dizem que Moutinho devia ser encostado até ao fim do contrato lembro o que pela blogesfera foi escrito em relação ao guarda redes Sérvio e ao seu afastamento do grupo dizia-se então que o presidente era um incompetente por não saber valorizar o activo do clube e que era estúpido castigar assim o atleta, bastou o presidente fazer com Moutinho o que era reclamado para o guarda redes que voltava a fazer mal, preso por ter cão e por não ter, Exige-se pelo menos um pouco de coerência nas criticas para que possam ser minimamente levadas a sério.

    ResponderEliminar
  17. Berde e Branco:
    Já falei o suficiente sobre a questão Moutinho, a minha posição ficou nos posts anteriores e nada tenho a acrescentar. Este post é muito mais do que a questão Moutinho.

    ResponderEliminar
  18. Cristiano Moreira,

    alguém sugeria vender o Stojkovic ao FCPorto?

    Haja inteligência nas críticas aos críticos!

    ResponderEliminar
  19. 10A:
    Isso é precisamente o que eu acho e digo-o no post: "não há uma referência de liderança com conhecimento e por isso o estranho seria que onde vemos percursos erráticos e ziguezagueantes estivessem decisões estruturantes. Os nossos rivais estão uns passos à frente. O FCPorto tem a sua estrutura montada há muito, alicerçada numa teia tentacular que lhe permitiu a hegemonia do futebol português. O SLBenfica, que pensava que resolvia metendo dinheiro nos problemas, solucionou a questão com Jesus."

    ResponderEliminar
  20. Caro PLF´
    Sugere então para defender os interesses do clube o ideal seria "encostar" Moutinho até ao final do contreato?
    Peço desculpa pela minha falta de inteligência!

    ResponderEliminar
  21. Obviamente que a solução era encostar o Moutinho pelo tempo necessário!

    E rapidamente se arranjava colocação para o jogador, de certeza antes do arranque dos varios campeonatos europeus!!

    Admitia perfeitamente perder 2,3,4,5 milhões nesse processo, agora assim NUNCA!!!!

    Ah e obviamente que os interesses do Clube ficavam salvaguardos a long prazo com A NÂO ABERTURA DESTE PRECEDENTE!!!!!

    ResponderEliminar
  22. FCS,
    Defende que a solução seria encostar o jogador depois colocava-se o jogador mesmo perdendo 2,3,4,5 milhões e o problema ficava resolvido e não abria nenhum precedente.

    Os jogadores, consigo à frente do sporting pereceberiam que para sair do clube bastava fazerem uma birra e ameaçar que iam para um concorrente directo que o senhor os encostava durante um periodo curto de tempo e depois os venderia nem que para isso o clube perdesse 5 milhões.

    Peço desculpa mas nem a contabilidade da mercearia lhe confiava.

    ResponderEliminar
  23. O Sporting está transformado num clube de cornos mansos que são enrabados pelo Bufista da Costa e ainda acham que fizeram um grande negócio.

    ResponderEliminar
  24. Cristiano Moreira,

    E assim quantos milhões de perderam? E a Honra e a Dignidade do Clube?

    Não acredito que até Setembro não se conseguisse colocar o Moutinho, num qualquer clube inglês!!!

    Nesse período de tempo, os outros jogadores do Sporting, seniores e não só veriam, o Moutinho a dar muitas voltas ao relvado.

    Mas isto é tão ridiculo.... conhece muitas mais situações como esta pelo mundo fora?

    "Os jogadores, consigo à frente do sporting pereceberiam que para sair do clube bastava fazerem uma birra e ameaçar que iam para um concorrente directo que o senhor os encostava durante um periodo curto de tempo e depois os venderia nem que para isso o clube perdesse 5 milhões"

    Os jogadores, assim perceberam que para sair do clube basta fazerem uma birra e imeditamente obtêm o que pretendem!! Pelo o caminho o clube é enxovalhado em plena praça pública!

    ResponderEliminar
  25. Cristiano,

    e só há duas soluções na vida para tudo?

    Acredite no que lhe digo: desde o início que o interesse do Costinha era vender para patrocinar a sua revolução. Começou pelo Izmailov, que não quis sair e foi por aí adiante.

    Peço desculpa aos editores deste blog pela intervenção, que prometo ser absolutamente excepcional, mas chocou-me a comparação efectuada entre o Moutinho (onze anos no clube, mais jovem capitão de sempre, para cima de 250 jogos) e do Stojkovic (14 jogos pelo clube).

    Não apenas o que representavam para o clube e para o património emocional sportinguista é totalmente diferente, a solução preconizada também era totalmente diferente. É pretender comparar o incomparável.

    ResponderEliminar
  26. Oh FCS desculpe lá...mas alguma vez este monte de merd@ do João Mortinho tem estatuto ou importância para colocar em causa a Dignidade e Honra do Sporting Clube de Portugal?
    Acho que se está a dar demasiada conversa sobre que não vale a ponta de um chavo. O JEB já explicou os contornos do negócio e o pq de o fazer...confesso que tb gostava de ver Mortinho na bancada até 2014,mas 11M são mt bem vindos.

    ResponderEliminar
  27. PLF:
    Para mim é da casa e por isso sempre bem-vindo, uma mais-valia para a discussão que aqui se pretende.

    ResponderEliminar
  28. João,

    E você acredita no JEB? Tem feito força? Continue...

    ResponderEliminar
  29. LdA,
    Precisamente por isso é que sempre achei que o Capitão Manel faz muita falta no clube. Em ninguém como nele se reúnem uma larguíssima experiência do mundo do futebol, a sabedoria de quem ganhou vários títulos e o verdadeiro Sportinguismo. Tive imensa pena que na sua última passagem por Alvalade fosse tão maltratado.

    ResponderEliminar
  30. Cascavel:
    Cada um fala por si e do que sabe.

    ResponderEliminar
  31. Caro FCS,
    Não considero que o clube tivesse perdido honra e dignidade muito menos que esteja a ser enxovalhado na praça pública mas isto é a minha opnião que vale o que vale, ou seja, muito pouco.
    Considero que quem esteve mal, foi o jogador, este sim com pouca dignidade e nenhuma honra, sou sócio do Sporting não votei JEB e acredite que me custa ver Moutinho no Porto por muitas razãoes e a mais importante é que resido na cidade invicta como perceberá não tem sido fácil.
    Acredito que não foi fácil também para a direcção do nosso clube tomar esta decisão, mas acredito que quem toma decisões tem que as tomar em nome do Sporting e não em nome pessoal.
    O importante era tomar uma posição que fortalecesse o Sporting, acho que a saída de Moutinho era inevitável não temos que nos preocupar se o Porto ficou mais forte ou não temos que todos juntos fazer com que o nosso clube seja mais forte e dar condições aos novos jogadores que sejam mais fortes para que consigamos um grande campeonato.

    ResponderEliminar
  32. Caro PLF,

    Não percebi como resolveria o problema eu dou a minha opnião com frontalidade e sem estar ao serviço de minguém, respeito todas as opniões desde que bem fundamentadas e sem fundamentalismos e acima de tudo com elevação.

    ResponderEliminar
  33. Caro Cristiano Moreira,

    Se amanhã o Veloso ou Izmailov fizerem birrinha e baterem com os pézinhos no chão para se irem embora, o que sugere que se faça?

    ResponderEliminar
  34. Sim senhor... grande negócio que o de cabelo branco fez com quem o deixou de mão estendida...
    E assim a maçã podre vai jogar para o clube da fruta. Perfeito.

    Mas será que o JEB consegue enganar alguém? Ou será que ele é assim tão ingénuo para acreditar no que diz??
    A ser verdade que o joão moutinho forçou a saída, não me digam que ele nunca ouviu falar nessa estratégia dos clubes corruptos para baixar o preço?!? Ou o jantar que aconteceu entre o moutinho e o peido da costa há mais de um ano foi coincidência?
    Ele jamais podia sair para um clube português, principalmente se era para sair por metade da cláusula!
    Ou então amanhã é o veloso a forçar a saída e acaba por ser vendido a preço de saldo porque não se quer jogadores contrariados.

    E o costinha? Mas quem é ele afinal?
    Quer dizer, o liedson teve uma "pega" com o sá pinto, e este ultimo teve que sair, apesar dos seus anos de sporting.
    O costinha teve uma "pega" com o moutinho, e é o moutinho que sai, quando foi o costinha que ali chegou de pára quedas.
    Além disso, o treinador inicialmente escolhido era o vilas boas, onde está ele agora?
    O peido da costa nunca escondeu a sua admiração pelo moutinho, pois bastou o costinha ser director desportivo para satisfazê-lo. E com a não chamada do moutinho à selecção a coisa ficou mais fácil. Mas isto tudo devem ser só coincidências...

    Uma coisa é parvamente dizer-se que se quer imitar o modelo dos futebol corrupto do porto, outra coisa é passar de submissos dos corruptos para sodomizados pelos corruptos.

    ResponderEliminar
  35. Sr FCS...está a dizer que JEB e Costinha mentiram e inventaram tudo o que foi dito na conferência de imprensa?

    ResponderEliminar
  36. Carissimo FCS,
    Depois da época desatrosa que o nosso clube teve na última época, algo tem que ser feito para que tal não se repita e o primeiro passo é ter um grande balneário com homens de H grande, quero acreditar que não existam mais jogadores no nosso plantél com tamanha falta de carácter mas se tal acontecer e respondendo à sua pergunta o Sporting deve vender pelo melhor preço possível e no futuro ser mais criterioso quanto à formação dos jovens da academia ou às aquisições que faz.

    ResponderEliminar
  37. Carissimo Cristiano Moreira

    Alice no País da Maravilhas?

    ResponderEliminar
  38. Sr João,

    Estou a dizer que o JEB e Costinha não me merecem credibilidade.

    ResponderEliminar
  39. So tenho a dizer uma coisa:

    JÁ SE ESTÁ A DAR DEMASIADA IMPORTANCIA E ESTE PALHAÇO DO MOUTINHO!

    Vai para onde quis ir e deixa o universo Leonino revoltado e em guerras internas, acho que sim, continuem a achar mal vasos de merda como estes serem vendidos e acima de tudo continuem a criticar quem quis correr com este esterco.

    PARA MIM É PIOR QUE O SUINÃO!

    ResponderEliminar
  40. Caro FCS,
    Não sei se é a Alice no país das maravilhas, sou sportinguista, não mais que você acredito, mas recuso-me por sistemna a estar no contra, irrita-me que digam mal dos meus, não acredito que os nossos tenham mais defeitos que os outros e gostava que a época começasse com empolgamento dos nossos adeptos e sócios e depois no momento próprio, no local certo, conforme as coisas corram as pessoas se manifestem e elejam os nossos representantes com total transparência, os mandatos são para cumprir e acredite quando outras pessoas estiverem a frente dos destinos do nosso clube terão da minha parte a solidariedade e o respeito que merecem porque acima de tudo são sportinguistas como nós e acima de tudo pessoas de bem.
    Um abraço e acredite que nada mais me move a não ser o meu sportinguismo e espero que com estas discussões ajudemos a fazer um sportig cada vez maior.

    ResponderEliminar
  41. Alguém mente nesta história toda para si certo? Chegue-se á frente e diga quem.

    ResponderEliminar
  42. Caro Cristiano,

    Fazemos o seguinte... vamos dar de barato que o Moutinho até o mau da fita.

    Volto a colocar a questão:

    Se amanhã o Veloso ou Izmailov fizerem birrinha e baterem com os pézinhos no chão para se irem embora, o que sugere que se faça?

    É que convem não esquecer que estamos a falar de jogadores de futebol, muitas vezes de miúdos que são aliciados por empresarios sem escrupulos e por muitos milhões.

    Como é que o Sporting pode dar o flanco assim e pensar que a solução é esperar que agora só haja Homens de grande elevação no seio do plantel.... acha mesmo que essa é a solução?

    Isto acontece noutros clubes???

    Como tive oportunidade de dizer ontem, eu não confundo o Sporting com os dirigentes.



    Sr João,

    O essencial é que todo o processo foi mal conduzido!!!

    ResponderEliminar
  43. FCS,
    Já lhe respondi a essa questão mas fico contente que tivesse escrito isto e vou cita-lo "Fazemos o seguinte... vamos dar de barato que o Moutinho até o mau da fita."
    No Sporting só deve jogar quem o faça com esforço e dedicação para que a glória esteja ali ao virar da esquina, não se preocupe se ele vai jogar muito ou pouco no porto, apelo para que não dispersemos mais energias com este caso e nos foquemnos no que realmente importa, uma grande equipa a jogar bom futebol se isto acontecer com a nossa ajuda estaremos muito mais perto do que realmente desejámos, um grande Sporting.

    Gostei deste pequeno debate se assim o desejar será sempre um prazer recebe-lo no meu pequeno blog, sportinguista: http://www.31etal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  44. Se foi mal conduzido diga-nos o que faria.
    As duas hipoteses que estavam em cima da mesa depois do extremar posições do Moutinho era ou vender ou ficar na bancada até 2014,confesso que ambas me agradavam.
    A Direcção optou por mandar embora uma personagem podre,que não queria dentro do balneário e receber 10 milhões de euros mais um central "à Porto" que até até se saber que ia para o SCP era promissor e o futuro Ricardo Carvalho,agora afinal o jogador é vulgar e o SCP é que ficou a perder, mais uma pérola da nossa Com.Social.
    A única critica que faço embora não seja esta direcção responsável na altura foi não o vender logo em 2008 qd a careca ficou à mostra...

    ResponderEliminar
  45. O problema não está na qualidade do recrutamento dos jovens atletas, mas sim do acompanhamento que lhes é dado a partir da altura em que começam a ganhar autonomia.


    Talvez os negócios entre Sporting e Porto não se fiquem por aqui.

    Mais um atleta azul e branco a caminho de Alvalade?

    (agradecemos a oportunidade que nos dão de publicitar um novo espaço sobre o nosso Sporting)

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  46. Caro LDA:
    Parabéns por mais uma excelente reflexão sobre o nosso clube que merecia pelo menos maior consideração por alguns para-quedistas que aqui caem. Além da imagem acéfala que transmitem não estão à altura da discussão de ideias.

    Uma vez que estou sem tempo, e pedindo antecipadamente desculpa pelo plágio, ponho aqui o que acabei de ler no Record e que sintetiza o que me parece importante discutir neste caso:

    Está consumada a mais mediática transferência dos últimos anos no mercado interno. A mais mediática e, simultaneamente, a mais estranha e inexplicável. João Moutinho deixou o Sporting e assinou pelo rival FC Porto a troco de 11 miseráveis milhões de euros e ainda o passe de um suplente da equipa dos dragões, Nuno André Coelho.

    O negócio para os homens da Invicta é perfeito. Depois de terem ficado - quando e como quiseram - com o treinador pretendido em Alvalade, garantem agora por tuta e meia uma alternativa credível a Raul Meireles, de malas aviadas para Inglaterra por uma verba que certamente não fará Pinto da Costa corar de vergonha.

    Ao aceitarem firmar este acordo, os dirigentes do Sporting não só avalizaram um mau negócio como faltaram ao respeito ao próprio clube e, principalmente, aos seus sócios e adeptos.

    Vendem o capitão, o símbolo, a bandeira. Enfim, a alma. Tudo de uma vez e a baixo preço.

    Já que o orgulho leonino parece contar pouco para José Eduardo Bettencourt e Costinha, pode sempre fazer-se um outro tipo de exercício, talvez bem mais familiar para quem está no futebol a contabilizar ativos e passivos ou em constantes movimentações no mercado de transferências. Onze milhões de euros permitem adquirir quantos jogadores e de que estatuto? A soma de um João Pereira e de um Pongolle vale esta humilhação?

    A imagem de João Moutinho não sai, obviamente, valorizada. Mas os anseios do jogador só são bem sucedidos por falta de autoridade de uma hierarquia, que, por exemplo, não teve as mesmas contemplações para com Izmailov, protagonista de episódios que hoje fazem lembrar brincadeiras de jardim-escola se os compararmos com os atos do capitão de equipa.

    Em qualquer outro clube grande, Moutinho ficaria a treinar-se na Academia. À espera que um qualquer clube estrangeiro viesse resolver o problema...

    ResponderEliminar
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  48. Leão de Alvalade,

    Estou 100% de acordo com o post.
    Só queria fazer uma ressalva à última frase. Acredito que a "bufaria" ainda continua em Alvalade. De qualquer modo, parece-me que neste caso quem andou a contar as histórias todas foi alguém do FCP. Como os dirigentes do Sporting tiveram que se justificar com os do FCP para quererem a transferência, obviamente os do FCP sabiam das histórias todas. Como isto vir tudo a público servia para pressionar o Sporting, parece-me que a bufaria veio do FCP...

    Esta negociata teve o condão de nos fazer ver qual o nível de inteligência que os dirigentes do Sporting acham que os Sportinguistas têm:
    -NAC era um desejo antigo do PauloSérgio...
    -o São Pinto da Costa, só negociou porque o Sporting quis...

    ResponderEliminar
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  50. O Moutinho a ficar no SCP até 2014 ia criar ainda mais problemas,desde logo que não o podiamos impedir que tivesse acesso ao balneário e a treinos,e deixem-se dessa de treinar à parte pois vinha logo uma rescisão por justa causa invocado discriminação e impedimento de funções para o qual está contratado,e com o estado da nossa justiça nunca se sabe...
    O SCP optou por deixar sair um jogador que anda há 2 anos a fazer de tudo para sair.

    ResponderEliminar
  51. LdA

    Excelente texto. Tenho pena de nao ter passado por aqui com mais frequencia no rescaldo desta hecatombe no nosso clube. Apesar de haver muito quem se regozije (como tu previste e bem), qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que deixar sair o Capitao de equipa e maior Simbolo do clube (por muito que o queiram negar... essa e a dura realidade) para o maior rival desportivo dos ultimos 30 anos e, no minimo, calamitoso.

    Varias coisas a reter:

    1- O Sporting tem muita dificuldade em oferecer planos de carreira adequados aos seus jogadores da formacao

    2- O Sporting nao percebe como gerir tensoes no seio de um plantel e criou um precedente gravissimo, que se presta (e apresta?) a ser explorado muito em breve por Veloso, Izmailov e talvez ate Carrico

    3- Afastar-se da sua matriz de formacao (como Costinha parece professar) e perigosissimo para um clube cuja viabilidade economica depende crucialmente da dita formacao de jogadores

    4- Como o Douglas bem apontou no Cacifo, Costinha e JEB parecem oblivios ao facto de que o FCP aliciou um jogador sob contrato do nosso clube, indo mesmo ao limite de dizer que Pinto da Costa teve um comportamento correcto neste negocio. Ou seja, a nefasta e sinistra alianca que so nos tem prejudicado e para manter

    5- Costinha e JEB parecem compreender do que gosta a populaca: o anuncio da reabilitacao de Vukcevic foi encomendado por medida e nao tenho duvidas que durante esta semana surgira uma ou mesmo mais contratacoes para o povo ver e aplaudir (sobretudo se forem jogadores de 30 ou mais anos, porque destes meninos copos-de-leite estao eles fartos!...).

    Saudacoes Leoninas

    ResponderEliminar
  52. A miserável conduta do Moutinho qualifica-o a ele, não aos colegas, muito menos à Academia. Ninguém desqualifica a Academia por causa do Moutinho. Já alguns têm compreensão para com o Moutinho por causa de ele provir da Academia. As pessoas têm de ser julgadas pelos seus actos, não pela sua proveniência. Não é compreensível que o Moutinho mantivesse contactos com um rival do Sporting, tendo contrato com o nosso clube, e ainda por cima sendo capitão de equipa. Pior que tudo, os colegas sabiam o que se passava. Por acaso isto é desculpável? Alguém pode calcular o prejuízo desportivo para o clube desta conduta anti-profissional, que foi um dos motivos para o descalabro das últimas décadas? Há ali demasiadas condutas anti-profissionais e depois os mocinhos que não se admirem de não terem mercado. Não se importam com a classificação do clube, não se importam em ser goleados na Europa e pensam que a sua reputação passa por isso sem mácula? Os outros clubes também vêm a falta de empenho, a superficialidade. E depois, mesmo que os mocinhos queiram forçar o Sporting a vendê-los para fora, poucos clubes estrangeiros estariam dispostos a fazer o que o porco fez, porque querem manter boas relações com o Sporting. Para além de ficaram mal impressionados com algumas atitudes de alguns "produtos" da nossa formação, sabem que o Sporting tem uma boa formação e não querem ficar de relações cortadas com o Sporting por causa de algum jogador sem carácter que se lhes ofereça. É por isso que mais ninguém quis o Moutinho senão o porco, que, mais pretender o jogador, quer é pôr o Sporting em baixo, minar o trabalho dos dirigentes e desmoralizar os sportinguistas.

    ResponderEliminar
  53. Estes post que o leão de alvalade escreve aqui no norte de alvalade são fotocópias daquilo que os meus colegas me dizem..Não sei porquê todos eles e são muitos têm a mesma opinião daquilo que eu costumo ler aqui.Com isto não estou a criticar pois todos temos direitos a ter uma opinião e mais ainda não estou a dizer que o leão de alvalade não seja mais sportinguista que eu.Por isso ainda somos um país livre e acho muito lindo nem todos termos a mesmas ideias mas haver sempre respeitinho pelas opiniões dos outros..Para mim o mais importante é o clube estar sempre acima das pessoas

    ResponderEliminar
  54. O jogador podia ficar até 2014 a treinar-se normalmente e qd chegasse a 5ª feira...ia para a bancada.Sim era um hipotese e era um belo castigo.Mas e o veneno destilado pelo balneário?

    ResponderEliminar
  55. Meus caros sportinguistas,

    deixemo-nos de lamentações e de gastar mais tempo à volta de quem nao merece...

    deixem o andré martins e o andré santos mostrarem que a academia continua a formar bons jogadores e, mais importante, afinal também forma bons homens...vai uma aposta que o andré martins vai ser a revelação do nosso sporting, nesta época? (já nem me refiro ao andré santos, porque esse provou em Leiria que é uma certeza..)

    deixem a equipa desenvolver o seu trabalho e apreciem o seu rendimento, não percam mais tempo com um assunto que já está mais do que esmiuçado...

    Saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  56. Afortunadamente, fui apanhado com mais esta bomba num fim-de-semana familiar e sem qualquer ligação à internet disponível… Assim, só agora, mais calmo, é que posso pronunciar-me. E a minha opinião é a seguinte:

    Pró C#$%)&% com o JEBARDO! F=$” D| P?=« do MONTINHO de m€§£da!

    Ooops, afinal a azia ainda é muita e os seus efeitos, que julgava atenuados pelo factor tempo, bem superiores ao que supunha. Não vou colocar-me ao lado nem de quem vendeu, nem de quem quis e forçou a saída. De um lado existiu (pele enésima vez) falta de capacidade em evitar ou resolver a contento mais um problema. Do outro, alguém que reincidiu num comportamento vil e fundamentado exclusivamente em interesses pessoais e financeiros. Alguém que, para ser sincero, não me desilude, porque há muito que o comportamento de tal personagem me tinha retirado as ilusões…

    O que eu acho incrível e me entristece é perceber como ainda existe tanta gente que vai na cantiga destes bandidos, desta ralé de dirigentes sem um pingo de orgulho próprio e que se verga sempre que tem que enfrentar uma luta olhos os olhos e directa perante os rivais. Para além do SCP formar bons jogadores, as lavagens cerebrais em massa é a outra grande imagem de marca do nosso clube, mais precisamente dos seus moderníssimos dirigentes … Não haja margem para quaisquer dúvidas, nalguma outra coisa teriam que ser eficazes…Ou isso ou o publico alvo é demasiado ‘crente’… Quando, julgava eu, vinha assistir a uma manifestação geral de descontentamento pela blogosfera verde afora, deparo-me com uma equação fifty-fifty (mais uma vez) nas opiniões dos sócios e adeptos sportinguistas. Não está em causa o jogador a, b ou c, e se era ou não um bom capitão, está em causa o ORGULHO, que ficou indubitavelmente ferido.

    Falo no acto simbólico deste episódio, e tudo o que isso implica para além do aspecto financeiro da ‘transacção’ (diga-se de passagem que o pilim resultante da ‘operação’ foi fraquinho e ainda não se sabe como se processará o pagamento de menos de metade do valor da clausula de rescisão do ‘activo alienado’). Falo de todos os contornos em que se deu e que jamais deveriam ser permitidos. Falo, ainda, de contratar um capitão da equipa rival, um dos seus jogadores mais influentes e mediáticos, e no que isso significa em termos de motivação de uns e humilhação de outros.

    O mal não reside na vontade do Montinho deixar o SCP. O mal reside em tal lhe ter sido permitido e logo para o clube daqueles filhos-duma-grande-meretriz que fazem tudo o que lhes dá na real gana no que concerne ao Sporting Clube de Portugal e que têm os nossos dirigentes actuais debaixo da sua pata opressora… A esmagar de uma forma permanente, reiterada, o orgulho da nação leonina.

    Podem chamar todos os nomes possíveis e imaginários ao Montinho, mas eu vejo as coisas da seguinte maneira: os jogadores de futebol observam, classificam, analisam os seus treinadores e dirigentes. Como qualquer um de nós, nas suas empresas e nos seus postos de trabalho, o faz diariamente relativamente aos seus superiores hierárquicos. Ora, reparem agora para quem nos lidera e digam-me se aquela caricatura de gente, com as suas palavras, actos e gestão, mostra coerência, convence ou motiva alguém…

    Cont...

    ResponderEliminar
  57. (Cont)

    Imagine-se que um qualquer profissional que se encontra vinculado laboralmente a uma empresa liderada por mentecaptos, nos quais não se revê absolutamente nem nas decisões estapafúrdias que continuamente tomam, imagine-se de seguida, que lhe aparece uma empresa rival interessada, com gente comprovadamente capaz e que lhe oferece melhores condições… O que fazer? Mesmo se no princípio exista um eventual dilema por trocar a empresa que apostou nele, formou e lançou no mercado, se a situação e os sinais que os seus actuais superiores hierárquicos / dirigentes (que até já nem são os mesmo do início da sua relação profissional) teimam em dar, denegrindo a própria empresa e a sua imagem, a decisão final será fácil de adivinhar.

    Foi isso que o Montinho fez… Amor à camisola, gratidão? Há muito que demonstrou não possuir. Aliás, quando a mensagem que os nossos dirigentes tanto defendem e passam para a ‘clientela’ à exaustão é a do futebol ser cada vez mais um negócio, é pois, muito natural, que os seus funcionários sejam igualmente SÁDicos e absorvam tal ideia.

    Cá se fazem… Cá se pagam.

    ResponderEliminar
  58. Virgilio:
    Não sei qual foi a água que bebeste no bendito fim-de-semana, mas que deve ser abençoada lá isso é. :)

    Estou a mudar de canal para deixar de ver mais uma enorme prestação do nosso PMAG.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)