sexta-feira, 8 de outubro de 2010

As décadas do futebol leonino

JEB dixit: "A 2.ª melhor década de sempre no futebol"

Será?

Vejamos:


Década de '40 (40/41 a 49/50)

Os cinco violinos
5 títulos de campeão
4 Taças de Portugal
TOTAL – 9 TÍTULOS (não existia Supertaça, não existiam competições europeias)


Década de '50 (50/51 a 59/60)

1º jogo da Taça dos Campeões Europeus (SCP vs Partizan)

5 títulos de campeão
1 Taça de Portugal
TOTAL – 6 TÍTULOS (não existia Supertaça, arranque das competições europeias)



Década de '60 (60/61 a 69/70)

O cantinho do Morais

3 títulos de campeão
1 Taças de Portugal
(1 Taça das Taças)
TOTAL – 4 + 1 TÍTULOS (1 Taça das Taças; não existia Supertaça)



Década de '70 (70/71 a 79/80)

Hector 'chirola' Yazalde

2 títulos de campeão
4 Taças de Portugal
TOTAL – 6 TÍTULOS (0 Supertaças – apenas 1 edição)



Década de '80 (80/81 a 89/90)

Os 7 a 1 e o 'poker' do velho capitão

1 título de campeão
1 Taça de Portugal
(2 Supertaças)
TOTAL – 2 + 2 TÍTULOS (2 Supertaças)



Década de '90 (90/91 a 99/00)

Finalmente campeões!


1 título de campeão
1 Taça de Portugal
(2 Supertaças)
TOTAL – 2 + 2 TÍTULOS (2 Supertaças)


Década de '00 (00/01 a 09/10)

Famosa Porta 10-A no novo Estádio José Alvalade

1 título de campeão
3 Taças de Portugal
(3 Supertaças)
TOTAL – 4 + 3 TÍTULOS (3 Supertaças)



A minha análise:

1.º ponto - Excluí as décadas de '10, '20 e '30 porque a maioria das competições de futebol no nosso País tinham carácter regional.

2.º ponto - Para se fazer uma avaliação justa teria que se contar com as competições coincidentes em todas as décadas em apreciação (apesar disso contabilizei as Supertaças e a Taça das Taças, mas de forma diferenciada).

3.º ponto – Depois de apreciar os títulos conquistados pelo SCP em futebol ao longo de cada uma das ultimas 7 décadas, e tendo em consideração a citação transcrita no início do post, fica clarinho como a água (desde que pura e despoluída), que para JEB um campeonato tem o mesmo valor que uma Taça de Portugal ou, até, que uma Supertaça Cândido de Oliveira... Já agora: três Supertaças valem mais que a conquista duma competição europeia? Pelo visto e escutado na entrevista de ontem na RTP1, para JEB, sim.

4.º ponto – Considerando que a década de '40 é unanimemente considerada como aquela que, futebolisticamente falando, trouxe maior ‘riqueza’ ao SCP, diria que, pessoalmente, não trocava a época de '50, de '60 ou a de '70 pela '00... Mas isto sou eu. Resumindo: a década de ‘00 só supera as de '80 e '90, sendo que (há que ter muita atençãozinha) metade da década de ‘90 é já responsabilidade do vigente paradigma de gestão… do qual JEB é figura proeminente. Como é que é mesmo o dito popular? "Ninguém é bom Juiz em causa própria". Pois.
Million dollar question:
E então, JEB passa ou chumba na sua cadeira preferida do curso de presidente do Sporting: 'trivial pursuit leonino'?
Têm a palavra V.ªs Ex.cias.

39 comentários:

  1. virgílio,

    também achei piada ao modo como Bettencourt associou Paulo Bento a esta década.

    numa frase, o Paulo Bento dos segundos lugares, das taças e das supertaças passou a ser o Paulo Bento da segunda década com mais títulos na história do clube.

    faltou acrescentar que o único título de campeão nacional nesta década foi conquistado por Boloni, que também tem uma taça e uma supertaça

    ResponderEliminar
  2. Caro Virgilio.

    Matemática também não é o meu ponto forte, mas se algum extra-terreste tivesse chegado nos últimos 15 meses a este planeta e frequentasse a blogesfera leonina (sinónimo de ter bon gosto)pensaria que antes de José Roquete o clube seria constantemente campeão e que depois dele foi sempre mau.
    Mas os números não mentem nos últimos 50 anos fomos campeões 8 vezes, com muita pena minha só 8 vezes como eu gostaria de ter sido muitas mais vezes. Mas não...

    ResponderEliminar
  3. Caro Cristiano Moreira:

    Prepare-se para nos proximos 50 não ser nenhuma!

    ResponderEliminar
  4. pois... o problema é que os lambuças, contabilizam nesta decada de sucesso, segundo eles, os tão valorizados 2º lugares...
    Quantas vezes ouvimos, por exemplo o Rui Oliveira e Costa no Trio de Ataque, a dizer "mais vale dois 2º lugares, do que um 1º lugar e um 3º lugar"...
    Até parece que o 2º lugar já dá direito a taça...
    Enfim...

    ResponderEliminar
  5. CosmicCosmo,
    Cruzes canhoto, calma amigo, pessimismo sim, mas não tanto...

    ResponderEliminar
  6. Então e se fizessemos uma pergunta similiar a um qualquer portista em 1980?

    O que diria ele?

    E o que diz actualmente?

    QUE RAIO DE MENTALIDADE!!!

    AMBICIONEM!!!

    ResponderEliminar
  7. Virgílio,
    A única maneira de desmontar-se essa ideia sem que ela seja completamente falsa é se de alguma forma o presidente do Sporting ou o Soares Franco (o 2º introduziu-a, o 1º ontem repetiu-a) nas suas mentes estiverem apenas a reportar-se ao Sporting que eles viram/conhecem.
    É possível. No meu caso, do Sporting que eu vi/conheço, esta década não foi a 2º mais vitoriosa de sempre do clube mas, a 1ª.
    Nos seus casos, será a 2ª, atrás da década de 70.
    É a única forma, considerar apenas o que eles viram. O Sporting de 1964 (e restante década de 60, à frente e para trás) que destruiu e desfez o Manchester United em cacos para ganhar a Taça das Taças e estabelecer 3 recordes ainda vigentes no futebol europeu e, o Sporting que ganhou (apenas) 3 campeonatos e (apenas) 1 Taça de Portugal ao mesmo tempo que José Eduardo Bettencourt - nascido em 1960 - desenvolvia as suas capacidades motoras e intelectuais (aprender a andar, aprender a ler e tudo isso) não está certamente considerado nessas contas, porque como é óbvio - e como diz o Virgílio - a década de 60 sozinha mete as taças do Paulo Bento e o 2001/02 do Boloni numa estante bastante secundária do escaparate que o presidente do Sporting quer (pelos vistos) que ignoremos.
    Ou seja, a noção da "2ª melhor década de sempre" é verdadeira se considerarmos o Sporting que eles viram (com a década de 70 em 1º e esta último em 2º) mas, se excluirmos a de 60.
    É possível também, concedo. Para alguém que vai de férias na semana em que o Sporting se desloca ao Dragão e recebe os analfabetos em Alvalade 3 dias depois admito que tudo seja possível.

    Esqueçamos Szabo, os Violinos e o tetra de 50.
    A Taça das Taças e os 3 campeonatos de 60.
    E os 2 campeonatos e 4 taças de Portugal de 70.

    Destas 3 décadas só 1 é que vale, para que a sua década seja a 2ª melhor de sempre da vida do clube e ... numa perspectiva sempre de querermos retirar-lhe (injustamente) méritos, porque se virmos a coisa com mais algum tempo e atenção ainda chegamos à conclusão que não foi a 2ª melhor de sempre mas, a melhor.
    De longe. A melhor sem dúvidas algumas.
    E iniciemos já a construção do 3º museu, não vão os 2 que temos ser curtos para tanto título ganho pelo Eduardo nos últimos 11 anos.

    ResponderEliminar
  8. A mim parece-me a pior 3ª decada de sempre...

    Eu que não sou matemático.

    SL

    André Gonçalves

    ResponderEliminar
  9. Pois é Virgílio. Pelos vistos é a 2ª melhor mas com as condicionantes que o MM refere.

    A vontade de elogiar o Paulo Bento é tanta que depois desprezam-se décadas bem mais proveitosas.

    Eu, como o Algoncalves, acho que esta é a 3ª pior década das mencionadas no post. Se calhar, devia agradecer os 2º lugares mas assim como não há campeões de Inverno, não os considero como títulos.

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa, mas nao da para ignorar este post.

    Nao se apontar o dedo dizendo que se esta a assobiar para o lado e a iludir os socios e depois escrever um post destes.

    Primeiro, ele nao explicou o criterio que usou. Por exemplo aqui esta-se a contar os anos 00 como o ultimo ano da decada, e ele deve estar a contar com o primeiro. os numeros mudam logo muitissimo

    Depois, o que aqui nao esta escrito e que nas decadas de 60 e 70 tivemos 2 quintos lugares e que na decada de 80 tivemos 3 quartos lugares seguidos. Coisa que nao aconteceu na ultima decada.

    Enfim, formalismos a parte, o fundo da questao e que as nossas 2 melhores decadas foram 40 e 50 e que tudo o que vem para a frente foi uma rotunda mediocridade.

    Os senhores que dizem que foi o roquete, o franco ou o jeb a enterrar o sporting sao tao bons como aqueles que fazem de conta que nada se esta a passar.

    E melhor que vejamos a real dimensao do problema, porque se nao nunca poderemos sair dele...

    Peço desculpa pela sinceridade, mas tambem ja começo a ficar farto destas demagogias baratas que estao a enterrar o nosso clube ha 50 anos (nao e ha 15, e ha 50!)

    ResponderEliminar
  11. “ele nao explicou o criterio que usou”

    Pois é, Rui. E desde qd é que JEB explica os critérios que aplica?

    “Por exemplo aqui esta-se a contar os anos 00 como o ultimo ano da decada, e ele deve estar a contar com o primeiro. os numeros mudam logo muitíssimo”

    Meu caro amigo, quer queira quer não queria as décadas iniciam-se no ano 1 e acabam no ano 0. É que sabe, ao contrário de JEB eu aplico critérios… Ainda por cima completa e absolutamente OBJECTIVOS! É uma questão aritmética… Olhe, não quero acreditar que o SCP está como está, pq os seus líderes nem o ramo matemático mais simples dominam! Apesar de que às vezes parece-se que as contas por eles apresentadas são mais de ‘sumir’ do que de somar…


    Outra coisa, queixa-se de que o SCP está a ser enterrado há cinquenta anos… Então explique lá, o pq de tanta preocupação e como é que “os números mudam muitissímo” em função da década iniciar no ano 00 ou no ano 01?

    Por fim, deixo-lhe um conselho: não perca tanto tempo com lugares abaixo do primeiro… Number one, that’s all it matters!


    SL

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. O desenho do "caixote de lixo" é um perigo.
    Um perigo que dá algum trabalho.
    Rui (pondo de parte uma divisão que pessoalmente faço entre José Roquette e os sucessores em matéria de governo, não vou escrever essa parte novamente) a questão foi lançada pelo próprio, a pedido de ninguém. Foi ele quem decidiu ontem evidenciar os méritos da sua década em jeito de comparação com as décadas dos seus predecessores, mentirosamente.

    Dos 22 títulos que o Sporting tem:

    1922/23,
    1933/34, 1935/36, 1937/38,
    1940/41, 1943/44, 1946/47, 1947/48, 1948/49,
    1950/51, 1951/52, 1952/53, 1953/54, 1957/58,
    1961/62, 1965/66, 1969/70,
    1973/74, 1979/80,
    1981/82,
    1999/00,
    2001/02.

    E das 15 taças de Portugal que o Sporting também tem:

    1940/41, 1944/45, 1945/46, 1947/48,
    1953/54,
    1962/63,
    1970/71, 1972/73, 1973/74, 1977/78,
    1981/82,
    1994/95,
    2001/02, 2006/07 e 2007/08.

    Tudo contabilizado, o Sporting do novo milénio apenas vence a 2 Sporting anteriores a si, e fá-lo quando 1 desses Sporting que vence foi já por si governado em metade do tempo (1994/95 a 1999/00).
    Si = Sporting 3G, Sporting do século XXI, que nasceu antes do século XXI. Isto não é crítica fácil, é apenas falar de algo que o próprio presidente do Sporting adiantou.
    Se contabilizássemos tudo (como devíamos), este Sporting é muito simplesmente o pior de sempre, o menos ganhador de sempre. Bettencourt primeiro - e pretendendo sugerir que os sportinguistas perdem-se na crítica fácil ignorando aquilo que faz de nós o mais "rico" clube português de sempre - afirma que não valorizamos o que temos, para logo a seguir pretender comparar-se (ganhando) àqueles que justamente nos deram aquilo que temos.
    Que não foi seguramente ele.

    Imagino o que não terá sentido João Rocha a ouvir aquilo. Desgosto e injustiça provavelmente, alguma irritação, possivelmente.

    ResponderEliminar
  14. Kova: Aquilo que une JEB ao PB é paixão. Temos que aprender a relativizar as afirmações que ele emite sobre o seu ‘foreverzinho’...

    Cristiano: E não te fartas de uma média tão ruim como a que apontas? Olha que esta malta que nos ‘governa’ há década e meia não a está a inverter, antes pelo contrário.

    Cosmic: não me faças angustiar pelo futuro do meu leãozinho! :)

    n-sardas: “problema é que os lambuças, contabilizam nesta decada de sucesso, segundo eles, os tão valorizados 2º lugares”. É enervante, não é?

    FCS: acho que há gente a mais q não dá com o ‘clique’ da ambição!

    Algoncalves, JVL: Para mim tb é a terceira pior de SEMPRE. E na segunda pior de sempre (década de ’90) são co-responsáveis.


    MM: "E iniciemos já a construção do 3º museu, não vão os 2 que temos ser curtos para tanto título ganho pelo Eduardo nos últimos 11 anos."

    LOL

    Acredita que não é só JEB e FSF que apresenta este argumento falacioso. Como tinha a noção da sua falsidade, resolvi fazer uma pesquisazita (bastou ser superficial) para confirmar e desmontar pela base mais este 'delírio' roqueteiro...


    SL para todos. Agora vou ver o PB dar uma coça nos dinamarqueses!

    ResponderEliminar
  15. rui,

    "Primeiro, ele nao explicou o criterio que usou."

    O critério do Virgílio foi a conquista de campeonatos, taças de Portugal, supertaças e Taça das Taças, ou seja, títulos! Há algo mais que interesse, ainda por cima quando ele falava do trabalho do treinador, dizendo que era a 2ª melhor década da nossa História?

    Cansado que aceitem a mediocridade.

    ResponderEliminar
  16. Virgilio,

    Já sabemos que tudo vale para esconder ou disfarçar a realidade.

    ResponderEliminar
  17. Virgilio, muda porque houve 2 titulos em anos 0 de decadas. Se os contar como o primeiro da decada fica assim (campeonatos + taça)

    40s (5+4)
    50s (5+1)
    60s (2+1)
    70s (2+4)
    80s (2+1)
    90s (0+1)
    00s (2+3)

    Outra coisa que para mim nao e igual e lutar com o guimaraes pelo 4lugar ou lutar com o Porto pelo 1lugar. Para mim, 5lugar nao e 2lugar e chegar a final nao e o mesmo que chegar aos oitavos de final.

    Mas se calhar sou eu que estou a aceitar a mediocridade!!

    Eu nao estou a defender o Jeb e e obvio que o argumento dele nao colhe. Mas isto que esta aqui escrito e ter tantas palas como o jeb, so que em vez de estarem viradas para um lado, estao viradas para a esquerda.

    A historia do sporting e esta mesmo senhores, quer gostem ou nao:

    ha 50 anos que somos mediocres e se quisermos de mudar o destino e isso que temos de começar por perceber...

    e a minha opiniao e por aqui me fico, SL a todos!

    ResponderEliminar
  18. Rui:

    Tu manipulas o início das décadas (definido à séculos) consoante o teu desejo e eu é que tenho palas e sou um demagogo barato...

    OK, estamos conversados.

    SL

    ResponderEliminar
  19. Décadas melhores, décadas piores? Não dou para esse peditório!

    Há quase 50 anos que acompanho o Sporting, e nunca senti no Clube uma tão grande desagregação e tão pouco entusiasmo. Podíamos não ganhar no futebol mas tínhamos equipas que lutavam até ao fim. Tínhamos Lopes e Agostinho, Bessones e Chanas, Mamede e Livramento, Migueis Maias e Nelsons Serras que arrastavam os adeptos atrás de si,compensando quando não havia vitórias no futebol.


    Sei que a vida está diferente temos muito mais desporto nas TV’s, é muito mais cómodo ver um joguinho de futebol bem sentado, com umas jolas ao lado, e 325 repetições, do que ir para o Estádio apanhar frio ou calor, sol ou chuva. E depois ver, na TV, futebol entusiasmante como é por exemplo o futebol inglês, em contraponto com jogos em que uma equipa coloca 11 jogadores dentro da sua área, faz anti-jogo desde o 1º minuto espreitando numa jogada de contra pé obter um golito, e ler nos jornais do dia seguinte que foi uma grande exibição com uma colocação táctica aprimorada, e que a única equipa que tentou ganhar o jogo, não joga nada e está em crise.

    Dantes os nossos ídolos eram os Carlos Gomes, os Damas, os Yazaldes. Agora quem são os ídolos dos jovens: Messi, Drogba, Fabregas, Pilro, etc. Efeitos da globalização…que só vem penalizar os clubes portugueses não ganhadores.

    Actualmente se queremos ter entusiasmo no estádio temos de ter equipas ganhadoras, que empolguem os adeptos e que faça que eles tenham alegria em ir a Alvalade, e a partir daí, de certeza, passará a haver décadas muito mais ganhadoras

    ResponderEliminar
  20. O problema não é se a decada passada foi a 1ª ou 2ª ou 3ª melhor ou pior, o problema é este: APENAS UM TITULO DE CAMPEÃO!!! Isso é que é triste. Agora andar a contar Super taças????? P'lamor de deus, acordem pá!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Eu também não caíu em argumentos falacciosos e não menosprezando as taças de Portugal e Supertaças, que como é obvio gosto de ganhá-las, trocava 3 delas por um titulo de campeão nacional. Mas independente de contarmos as décadas apartir do 0 ou do 1, uma verdade que me deixou triste é que desde que o JEB nasceu, fomos apenas 8 vezes campeões, e desde que eu nasci, 4 (e duas delas comemorei de chupeta na boca).

    Mas mais importante que isso...é conseguirmos fazer uma decada melhor que todas as outras...era bom sinal, era sinal que estavamos a ganhar muito...seja com o JEB, PPC ou a Maria José Valério a presidente.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. 8:

    De acordo.

    A questão que aqui se coloca tem mais a ver com os argumentos falsos que se utilizam para enganar o Povo. Ver o próprio presidente do Sporting, fazer dos sportinguistas parvos, com mais esta escabrosa atoarda, magoa e não deve passar em claro.


    Abraço.

    ---


    Dezperado:

    "Mas independente de contarmos as décadas a partir do 0 ou do 1"

    A ver se explico pela ultima vez: o inicio das décadas não se contam em função dos gostos pessoais de cada um. A década começa no ano 1. Ponto final. Não há cá escolhas, é assim mesmo. Quem não gosta que proponha que se altere a aritmética... Pode ser que ainda algum sportinguista ganhe um prémio 'Fields'... e enriqueça a década do JEB com mais um título...


    Desde que nasceste só foste campeão 4 vezes... e pelo andar DESTA 'camineta' não me parece lá mt viável que se altere consideravelmente esse número.

    SL

    ResponderEliminar
  24. Virgílio, como tudo na vida, existe sempre o ano 0. Para simplificar, tu não nasces com 1 ano. O primeiro ano de uma década começa no 0. 1920: quanto tiver perfeito 12 meses, terás concluído o primeiro ano da década de 30.

    ResponderEliminar
  25. Ó Ana vai lá ver no calendário e aponta-me o ano 0 (zero) se fizeres o obséquio... Como sou amigo vou poupar-te tempo: não existe. Existe o ano 1 A.C e o ano 1 D.C.

    Ora se década tem dez anos, a primeira década da Era D.C. tem que começar em 1 D.C. e acabar em 10 D.C., certo? Certo... (Já a ultima década da Era A.C. começa em 10 A.C. e acaba em 1 A.C.)

    Depois é só ir somando de 10 em 10 até chegar a 1906... Enfim, como dizia o outro: "é fazer a conta"...


    Eh pá, agora, se não gostas das regras, tens bom remédio: vai queixar-te aos matemáticos do Papa Gregório XIII que criaram e definiram o calendário gregoriano, também conhecido por calendário ocidental, baseado nestes pressupostos. Convém referir que este é o calendário adoptado há cinco séculos no nosso País e na grande maioria dos restantes países do mundo.

    Ooops, não podes queixar-te, uma vez que os gajos já estão todos transformados em pó e cinzas?... Paciência, pode ser que tenhas sorte e ainda se arranje alguma ossada intacta.

    Ah... E não precisas de agradecer, estou sempre disponível para esclarecer.

    ResponderEliminar
  26. Boas,

    JEB deveria era fazer uma análise à sua brilhante liderança e ver até onde esta nos levou...e onde promete levar-nos!

    Mas se falamos de décadas convém lembrar que a pior época de sempre do Sporting (antes do JEB Presidente), ocorreu em 2002/03 ao ficarmos em 4º lugar a 27 pontos.

    O JEB Presidente bateu essa mesma marca o ano passado com novo 4º lugar a 28 pontos.

    Curioso que sejam marcas na mesma década que o homem refere como a segunda melhor da nossa história...

    Analisando cada década, só podemos mesmo concluir que quem nos dirige não tem qualquer ambição, preferindo segundos lugares a lugares de campeão.

    O momento que atravessamos (que corresponde aos 14 meses de governação de JEB), apenas têm comparação com o final dos anos 80, e início dos 90 em que ficavamos invariavelmente arredados dos títulos muito cedo (o célebre Natal dos sportinguistas).

    A JEB pergunto apenas se 1 título de campeão e 4 segundos lugares são para ele o suficiente, e se para ele o que interessa é vencer taças e supertaças esquecendo aquilo que todos realmente qeuremos = SER CAMPEÕES!


    38/39 - 2º a 1 ponto
    39/40 - 2º a 2 pontos

    40/41 - CAMPEÃO
    41/42 - 2º a 4 pontos
    42/43 - 2º a 5 pontos
    43/44 - CAMPEÃO
    44/45 - 2º a 3 pontos
    45/46 - 3º a 6 pontos
    46/47 - CAMPEÃO
    47/48 - CAMPEÃO
    48/49 - CAMPEÃO
    49/50 - 2º a 6 pontos

    50/51 - CAMPEÃO
    51/52 - CAMPEÃO
    52/53 - CAMPEÃO
    53/54 - CAMPEÃO
    54/55 - 3º a 2 pontos
    55/56 - 4º a 7 pontos
    56/57 - 4º a 10 pontos
    57/58 - CAMPEÃO
    58/59 - 4º a 10 pontos
    59/60 - 2º a 2 pontos

    60/61 - 2º a 4 pontos
    61/62 - CAMPEÃO
    62/63 - 3º a 10 pontos
    63/64 - 3º a 12 pontos
    64/65 - 5º a 11 pontos
    65/66 - CAMPEÃO
    66/67 - 4º a 13 pontos
    67/68 - 2º a 4 pontos
    68/69 - 5º a 9 pontos
    69/70 - CAMPEÃO

    70/71 - 2º a 3 pontos
    71/72 - 3º a 12 pontos
    72/73 - 5º a 21 pontos
    73/74 - CAMPEÃO
    74/75 - 3º a 6 pontos
    75/76 - 5º a a 12 pontos
    76/77 - 2º a 9 pontos
    77/78 - 3º a 9 pontos
    78/79 - 3º a 8 pontos
    79/80 - CAMPEÃO

    80/81 - 3º a 13 pontos
    81/82 - CAMPEÃO
    82/83 - 3º a 9 pontos
    83/84 - 3º a 10 pontos
    84/85 - 2º a 8 pontos
    85/86 - 3º a 3 pontos
    86/87 - 4º a 10 pontos
    87/88 - 4º a 19 pontos
    88/89 - 4º a 18 pontos
    89/90 - 3º a 13 pontos

    90/91 - 3º a 13 pontos
    91/92 - 4º a 12 pontos
    92/93 - 3º a 9 pontos
    93/94 - 3º a 13 pontos
    94/95 - 2º a 7 pontos
    95/96 - 3º a 17 pontos
    96/97 - 3º a 13 pontos
    97/98 - 4º a 21 pontos
    98/99 - 4º a 16 pontos
    99/00 - CAMPEÃO

    00/01 - 3º a 15 pontos
    01/02 - CAMPEÃO
    02/03 - 3º a 27 pontos
    03/04 - 3º a 9 pontos
    04/05 - 3º a 4 pontos
    05/06 - 2º a 7 pontos
    06/07 - 2º a 1 ponto
    07/08 - 2º a 14 pontos
    08/09 - 2º a 4 pontos
    09/10 - 4º a 28 pontos

    SL
    José

    ResponderEliminar
  27. ana,

    "Virgílio, como tudo na vida, existe sempre o ano 0. Para simplificar, tu não nasces com 1 ano."

    LOLOLOL Agora fizeste ainda pior que o SCP, é que nem no poste acertaste, foi mesmo ao lado!

    3-0 para o Virgílio. Um jogo de sentido único, que poderá ainda ver o resultado avolumar-se. Para tal basta aparecerem aqui mais pessoas a dizer que existe o ano 0. :D

    ResponderEliminar
  28. olha outro. ok, então a década de 20 acaba no ano 30. O ano 1920 não pertence à década de 20. é isso? quando fazes 18 anos, na verdade tens 17, é isso?
    estão bem um para o outro. e não me venham para cá com o gregório.

    ResponderEliminar
  29. ok, fui-me informar, e realmente o idiota do homem começou a coisa toda no ano 1. Mea culpa. Nunca tinha dado por ela. Para mim, década de 20 e anos 20 começam no ano 20 e acabam no 29. anos 30, década de 30, começam no 30. Falei de acordo com a lógica, que, como o homem era burro, não foi tida nem achada. OK, ganharam. A razão está do vosso lado no que à contagem das décadas diz respeito. Continuem lá com as goleadas e as trocas de piropos entre os dois, se vos faz tão felizes gozarem com a ignorância alheia. Eu, quando quero esclarecer alguém, faço-o com vontade de ajudar, de esclarecer, como aliás tentei fazer com o sr. Virgílio quando falei no ano zero. Acho que não havia necessidade da resposta sobranceira e em tom de gozo. Mas, pronto, cada um é como cada qual.

    ResponderEliminar
  30. Bonita discussao essa das datas...

    E ser CAMPEAO é para quando, mesmo???

    ResponderEliminar
  31. ana,

    Quando brinco, sou sobranceiro, quando falo a sério, é porque não tenho sentido de humor. Nunca estás satisfeita. Não é questão de ser cada um como cada qual, acho que tu é que já lês tudo que aqui te dizem de maneira enviesada.

    ResponderEliminar
  32. Ana:

    Fica-te bem reconheceres o teu erro. Parabéns. É revelador de coragem, humildade e inteligência. Foi pena teres insistido quando, já era nítido, que não tinhas razão. Mas compreendo que por vezes o nosso orgulho prega-nos partidas.

    Sabes, às vezes saímos com ela fisgada para caçar e depois… acabamos caçados. Como diz o outro: “Acontece”.

    Não me conheces de parte nenhuma pelo que desvalorizo a parte em que me acusas de sobranceiro, já o tom de gozo foi o mais adequado face às tuas intervenções. É que eu reajo em função do tom com que me abordam.

    Eu não gozo com a ignorância dos outros, isso seria cruel e de certa forma injusto, já que nem todos temos as mesmas oportunidades ou predisposição para aprender. Nem sequer considero que o desconhecimento da contagem das décadas seja caso para acusar alguém de ignorante, já que não é assunto relevante e por isso o seu desconhecimento tb não é grave. O que acontece é que tu és useira e vezeira em contrariar e em emitir opiniões desprovidas de justiça e, desculpa que te diga, por vezes até com algum preconceito à mistura para com certos editores que publicam posts no ‘ANorte’, qd esses posts, de alguma maneira, não te agradam. Até provocações destituidas de qualquer sentido já emitiste. E isso, injustiças, como deves calcular são difíceis de aceitar e calar.

    Este foi só mais um caso. Repara que no teu primeiro comentário não só puseste em causa um FACTO (não uma opinião) que escrevi, sem teres ponta de razão para isso, como o fizeste de uma forma diria que um pouco deselegante. Querias apenas esclarecer? Talvez. Até posso conceder que fosse realmente essa e apenas essa, a tua intenção, mas olha deixa-me que te pergunte: conheces a estória do Pedro e do lobo? Às tantas, já ng te acredita…

    Ana, não leves a mal, mas senti necessidade de explicar-te a minha posição.

    SL!

    ResponderEliminar
  33. Virgílio, eu não levo a mal que me expliquem as coisas. Agora, explica-me lá qual foi o tom "deselegante" com que te "abordei". Eu, sim, estava a tentar esclarecer, partindo de um pressuposto errado, sim, mas com a melhor das intenções. Com a continuação dos teus comentários, esses sim em tom de gozo e sobranceria, a que se juntou mais tarde o jvl (embora em relação a este não percebo o porquê do lol quando lhe perguntei se tinha nascido com um ano), não quis bater mais na mesma tecla e fui-me informar. Agora, se fazes favor, relês o meu primeiro comentário e apontas onde está o tom deselegante. Volto cá para ler a resposta, o sublinhado, o copy paste.
    Entretanto, só mais um esclarecimento: eu só insisto em coisas em que esteja convencida de que tenho razão. Posso não a ter. No entanto, quando a dúvida me assalta, informo-me. Foi o que fiz. Sou teimosa e impulsiva e faço muita m**** sem pensar antes. Sai. Acabou. Mas se me apercebo de que agi mal, gosto de pedir desculpa e reconhecer o disparate. Já aqui e noutros lados tiveste exemplos. Gosto de pensar que, apesar dos defeitos, sou justa.
    E agora vai lá ver o primeiro comentário que fiz e aponta-me onde fui deselegante, se faz favor. Se quiseres, claro. Não vejo nada de anormal, além de que, como disse, o fiz com a melhor das intenções. Se achares por bem depois reconheceres que também tu já me lês enviesado...

    ResponderEliminar
  34. Já agora,

    http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/2010/10/10/coerencia/

    ResponderEliminar
  35. ana:
    Só falta propor um voto de louvor por o presidente da AG cumprir as suas obrigações, como é marcar AG´s em locais adequados para acolher os sócios. Já da data não digo o mesmo: a meio da semana.

    ResponderEliminar
  36. "Virgílio, como tudo na vida, existe sempre o ano 0. Para simplificar, tu não nasces com 1 ano"

    Ana, convenhamos que este "tu não nasces com um ano" era desnecessário... não achas?

    "Se achares por bem depois reconheceres que também tu já me lês enviesado..."

    Talvez, talvez... Admito. Talvez por causa disto que te disse antes: "...conheces a estória do Pedro e do lobo? Às tantas, já ng te acredita…" acrescento, agora, nas tuas boas intenções.

    Mas como conheço bem os 'impulsivos', principalmente os de signo carneiros (não fora eu ambos) e sei que por vezes fazemos mt m****, admito que possa ter-me precipitado ctg desta vez...

    Peace, ok?

    Bom resto de domingo.

    ResponderEliminar
  37. Anos 0 à parte, quem falou bem foi mesmo o Rui: "ha 50 anos que somos mediocres e se quisermos de mudar o destino e isso que temos de começar por perceber..."

    8 campeonatos em 50 anos. 8.

    Relativamente às memórias que tenho dos presidentes, até João Rocha, para muitos considerado uma dos melhores presidentes foi assobiado. Amado de Freitas nem contou para o totbola. Esquecem-se do que diziamos do Jorge Gonçalves? Ou das suspeições que lançámos sobre os juros cobrados pelo Sousa Cintra? Santana Lopes e a horrivel quota suplementar? Enfim...

    ResponderEliminar
  38. ana,

    "(embora em relação a este não percebo o porquê do lol quando lhe perguntei se tinha nascido com um ano)"

    Não só não me colocaste qualquer pergunta acerca disto, como foi em resposta ao Virgílio que afirmaste isso.
    Brinquei com a situação mas descansa que evitarei fazê-lo contigo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)