sábado, 16 de outubro de 2010

Que o "Big Mal" do Sporting fosse sempre assim

Malcom Allisson chegou ao Sporting no verão de 1981. Com ele chegavam também ao clube Meszaros, Oliveira, Nogueira e Virgílio. Das camadas jovens ascendiam Carlos Xavier e Mário Jorge.

O Sporting de então era um clube muito diferente do de hoje. No final da época desportiva de 1981, o Sporting tinha-se sagrado campeão nacional de andebol e vencia a Taça das Taças de hóquei em patins ao bater o Oviedo por 7-2, após prolongamento. Seria a base da equipa leonina que constituiria a selecção nacional que, meses depois se sagraria campeã mundial em Barcelos ainda com António Ramalhete (gr), Vítor Rosado, Sobrinho e Chana, treinados por  Rendeiro e Livramento. Já em Fevereiro de 1982 sagrar-nos-íamos campeões europeus de corta-mato e renovaríamos em Braga o título nacional na mesma modalidade.

O Sporting começaria a época com um empate difícil ante um Belenenses de Artur Jorge. Mas o Sporting embalaria de seguida com 5 vitórias consecutivas, terminando invicto a primeira volta e praticando o melhor futebol do campeonato. A equipa de então ainda é hoje a referência na minha memória do futebol à Sporting. Verdadeiros craques como Meszaros, Eurico, Carlos Xavier, Manuel Fernandes, Oliveira e Jordão, secundados por jogadores de bom nível como Ademar, Inácio e Freire suportados por verdadeiros carregadores de piano como Nogueira, Zezinho e Virgílio. Seria esta equipa a primeira a sair de Portugal para vencer uma equipa em Inglaterra, mais propriamente o Southampton, numa exibição memorável de Oliveira. De tal forma impressionado estava que, nesse ano, não descansei enquanto não consegui umas sapatilhas Le Coq Sportif, a marca que equipava então o Sporting. Acreditem que não era tão fácil como nos dias de hoje.




A época seria encerrada de forma apoteótica com goleada ao SCBraga de Quinito que, nas meias-finais, havia afastado o SLB. Nesse jogo Manuel Fernandes despiria a camisola, depois de receber a Taça de Portugal das mãos do então presidente da Républica, para a oferecer a João Rocha, que o presidente merecia tudo.

Apesar de uma caminhada triunfal no campeonato, que comandou quase sempre do principio ao fim, os últimos jogos foram feitos em perda de fulgor, dizia-se então com intromissões na liderança técnica por parte de Oliveira, tido então com o treinador em exercício no relvado e incompatibilizado com Jordão. Nas jornadas 25 e 26 o Sporting empata em casa com o U. Leiria, repetindo o mesmo resultado em Guimarães. Porém, na jornada 28, a duas do final, vamos ao Estoril vencer por 3-0 garantindo em definitivo o título nacional.Coincidência funesta a morte de Big Mal precisamente no fim-de-semana que voltamos ao campo da Amoreira?

Mas havia já alguma areia na engrenagem da relação de Big Mal com João Rocha. O pretexto seria a vida desregrada de Malcom, fascinado pela beleza latina das portuguesas e pela forma ávida como procurava saber o que estava no fundo de uma garrafa de uísque. Faria assim jus a uma das suas desconcertantes tiradas: “só os treinadores a sério é que são despedidos”. Provavelemnte um maior erro de João Rocha, que já estava de olho no “certinho” Josef Venglos, mais fácil de entender para a rígida mentalidade portuguesa, sempre com dificuldades de entender o que foge do óbvio. Depois de despedir o treinador que lhe havia dado a dobradinha o Sporting abria o ciclo da grande seca.

Big Mal deixou saudades, juntamente com o igualmente desconcertante Roger Spry, muitos anos à frente no cristalizado futebol nacional. Tantas como as que hoje tenho do Sporting de então. Um clube vibrante, que arrastava atrás de si multidões em qualquer das muitas modalidades que então representavam o Sporting.

27 comentários:

  1. E hoje o clube não arrasta multidões porque os criticos passam os dias a deitarem e a destruirem o clube e as multidões fartam-se..Só mesmo aqueles que amam é que ainda não desistiram..Se antes eram os segundos lugares e as tacinhas de portugal e as supertaças que serviam de bota abaixo actualmente são os fatinhos do costinha e outras coisas mais..Nada serve ganhar pois as criticas irão continuar e se algum presidente ou treinador ou director desportivo quiser fazer um bom trabalho não terá tempo e nem descanso porque os botas abaixos irão destruir e desbilizar esse trabalho..Nunca ninguém irá cumprir o mandato..Basta recuar alguns anos para vermos que é isto do bota abaixo que não arrasta multidões..Tenho exemplos...de sócios que não faltavam aos jogos e hoje fartaram-se do boataabaixismo que anda no nosso clube..

    ResponderEliminar
  2. o josé tem razão, eu não vou ao estádio por causa de comentários idiotas como o dele...

    agora a serio, gostava de saber o que distingue o sportinguista que ama o clube daquele que não ama... gostava de saber se o jose vai ao estádio ou se já desistiu e se foi à AG

    ResponderEliminar
  3. o josé já viu que há um bota abaixo diário feito aqui neste blogue há muitos anos..desde o dia que numa final no jamor contra o belém viu um dez por cento a recolher assinaturas para convocar uma assembleia para derrubar o soares franco e o PB mesmo tendo ficado em segundo que não desiste de ir ao estádio..O josé perguntou ao tal senhor 10 por cento se ia ver o jogo da final e ele disse que ia ver mas em casa na tv..São estes senhores 10 por cento que não respeitam os mandatos de quem ganha e tudo fazem para destabilizar e destruir o nome do clube..Tudo serve para criticar como até os fatinhos do costinha..Mas o josé é ridiculo e faz comentários idiotas porque os outros dez por cento são inteligentes..

    ResponderEliminar
  4. Tenho que concordar contigo José, é o bota-abaixismo que afasta os sócios.

    Em 1982 contratavam-se boas equipas técnicas, jogava-se bom futebol, as modalidades eram pujantes e vencedoras.

    Hoje, ao fim de década e meia de tanto se afastar do que melhor se fazia, não temos o basquete, o hóquei é autónomo, e o futebol, com apostas em técnicos de valor por comprovar, grande número de sócios afastou-se.

    Não tenho dúvidas que, resumidamente, foi assim que se "botou abaixo" o Sporting.

    E digo isto fazendo um esforço monumental para não te responder como te andas a esforçar por merecer.

    ResponderEliminar
  5. Divulguem a ideia se acharem que vale a pena:

    http://pelomeusportingcp.blogspot.com/2010/10/homenagem-malcolm-allison.html

    SL

    ResponderEliminar
  6. Eu só quero que me respeitem pois nunca ofendi ninguém e nunca chamei ridiculo a ninguém, não custa nada respeitar quem defende o clube com unhas e dentes dos ataques diários e botas abaixos partidos daqui deste blogue..Já frequento este blogue há algum tempo e respeito mandatos de pessoas que ganham nas urnas..Não é a destruir directores desportivos e treinadores e presidentes que lá vamos..este bota abaixo já vém desde do tempo do peseiro e dias da cunha...

    ResponderEliminar
  7. Ó caro José,

    Eu não sou dos ex-10%, e apoiei JEB nas eleições.

    Acha que são os ex-10% (actuais 40%) os responsáveis:

    - Pela redução todos os anos das assistências no estádio, chegando em alguns jogos a números dignos de equipas do meio da tabela?

    - Pelo afastamento das pessoas em relação a tudo o que se relaciona com o Sporting, por estarem fartas de 15 anos de Roquetismo?

    - Pelo passivo aumentar constantemente até aos 400 milhões e ninguém assumir ou explicar a razão de certos negócios tão ruinosos para o Sporting?
    A conversa de JEB sobre as auditorias na recente AG foi simplesmente uma palhaçada...mais uma.

    - Por não termos um pavilhão para as modalidades, uma promessa com mais de 10 anos e que todos continuamos a aguardar pelo seu cumprimento?

    - Por tão depressa ver JEB a almoçar com o corrupto Orelhas, como logo a seguir o ver no camarote ao logo do mais que corrupto Pinto da Costa?

    - Por dizermos que queremos ter um modelo à Porto para o nosso futebol?
    Deus nos livre disso, pois significa tudo aquilo que o Sporting é contra!

    - Por não termos uma gestão digna da grandeza do Sporting, com uma política bem definida nos grandes valores pelos quais o Sporting sempre lutou (transparência, justiça, independência de orgãos, etc), e bem pelo contrário andarmos a apoiar Vitor Pereira (de quem falamos mal), Fernando Gomes (que sabemos pertencer ao clube dos corruptos), e de futuro Fernando Seara (que pertence ao outro clube de corruptos)?
    Não temos cabeça e gente com perfil suficiente para apresentarmos os nossos próprios candidatos, ou apoiarmos candidatos independentes sem ligação aos corruptos?

    Por isto tudo somado (incompetência, amadorismo, laxismo e subserviência), associado ao constante rugir para dentro e miar para fora, me leva a concluir que os ex-10% nunca destruirão o Sporting...os ex-90% já se estão a encarregar disso há largos anos!

    SL
    José

    ResponderEliminar
  8. jose o que distingue o sportinguista que recolhe assinaturas de ti? a tua opinião?

    ResponderEliminar
  9. Leão de Alvalade,
    Numa conversa a meio do Nigéria - Dinamarca de 1998 disse-me alguém (não-sportinguista) que o melhor golo que alguma vez havia visto na vida fora marcado pelo António Oliveira em Alvalade nesta época 1981/82. Pela descrição que fez do golo há-de ter sido uma coisa parecida (na execução) com o do Van Basten na final do Europeu de 1988. A alguém aqui faz soar algo (?), um golo tão brutal que levasse alguém a dizer que tinha sido o melhor de sempre visto em futebol? Tive sempre curiosidade de ver imagens do golo, mas não posso, porque nem sei que golo é.
    Recordo ter lido em tempos uma entrevista do Malcolm Allison onde ele dizia, entre outras coisas, que treinar essa famosa linha avançada era ter de gerir 2 gigantes egos que por vezes colidiam um com o outro (Oliveira e Jordão), sendo o Manuel Fernandes o mais envergonhado dos 3 e o único que ao treinador nunca dava problemas. Isto diz muito sobre o Manuel Fernandes. O que eu amava poder ter vivido os seus Sporting´s. Afirmou também nessa entrevista que o Manuel Fernandes era o seu Van Basten ...
    Que elogio do tamanho de 3 mundos. Deve ter sido de facto bem especial esse Sporting.

    Ontem à noite ocorria-me algo que o Leão de Alvalade agora aqui diz: a partir de quando deixou o Sporting de ambicionar ter os melhores? Os melhores treinadores e os melhores jogadores. Porque é que de há muito tempo para cá isto deixou de acontecer? É muito triste, e mais triste se torna quando o Sporting para ter os melhores jogadores nem precisava de comprar muitos, porque a grande maioria já os vai formando.
    Hoje em dia o Futebol atingiu um nível tão estreito e reles que a coisa globalizada chamada consumo que nos permite ver tudo o que se passa em todo o sítio ao mesmo tempo habituou-nos enquanto público a separar o bom do mau de uma forma completamente simplista, pondo do lado dos bons aqueles que são muito bons, e do lado dos maus tudo o resto:
    O Mourinho e o Guardiola são bons, e quase todos os outros não parcebem nada do assunto.
    Qual teria sido por exemplo a dificuldade do Sporting em Outubro do ano passado ou em Julho último ter garantido o concurso do Co Adriaanse? E quem diz o Co Adriaanse diz tantos outros que não tendo os currículos do Mourinho ou os atributos do Guardiola são no entanto bons treinadores, treinadores que já ganharam e que são os melhores dos seus campeonatos, estando portanto a milhas de distância de um treinador que por mais qualidades que tenha é um perfeito desconhecido ainda a construir um início de carreira, como o Paulo Sérgio.
    É muito estranho e perturbador que assim seja. Os dirigentes do Sporting não percebem que em futebol não é preciso descobrir a pólvora, "basta" fazer e construir grupos com senso, coisas que façam sentido. Nunca nos levará a lado algum esta gente, sendo o nível das suas decisões tão assustador que quase obriga que as consideremos propositadas.

    Esta cultura de relaxe está já bastante enraizada entre os adeptos do Sporting, é impossível que não esteja. Só assim se explica que 70 ou 75% dos adeptos do Sporting tenham considerado normal e aceitável o clube despachar em menos de nada 2 dos melhores - Moutinho e Veloso - para dali a um tempo ir comprar para as suas posições jogadores de um nível claramente inferior aos seus. Isto aconteceu há muito pouco tempo.
    Como diria / disse / diz o PLF: "de erro histórico em erro histórico vai-se construindo o futuro do Sporting".
    Não há milagres.

    ResponderEliminar
  10. José,

    Não ofendes ninguém???

    É pá, ridículo é o mínimo que se pode chamar às tuas considerações!!

    Ofendes e não é pouco pois vir para aqui dizer que o Sporting está como está por causa dos que criticam é uma ofensa das grandes!

    Não és mais nem menos sportinguista dos que criticam e não vais mais ao estádio do que eu vou apesar de saber que vou ver uma desgraça de futebol.

    Esse discurso de coitadinho que és ofendido por te chamarem ridículo já enjoa, já me dá nauseas. Desde o nosso presidente até às bases dos que estão contentes a apoiam o rumo do clube, todos vêm com esse discurso idiota

    É uma vergonha a mediocridade que vocês defendem!!

    É preciso muita pachorra para perder tempo com comentários dos teus.

    É demais evidente a falta de capacidade e competência de quem nos dirige. Há uns dias se dizia aqui que se perdeu um bom vice e se ganhou um péssimo presidente. Bem, eu acho que isto é um bom elogio, o melhorzinho que se arranja e já com muita boa vontade.

    O pior é que com isto, o meu clube vai-se arrastando e perdendo tudo o que foi, tornando-se numa espécie de nada frustrante e angustiante. É ver as asneiradas que o presidente diz, as idiotices dos paineleiros que o defendem na tv, as mediocridades no futebol e os milhões deitados fóra para comprar velhos sem qualidade.

    E ainda temos de aturar os comentários a dizer que a culpa é dos críticos. É pá dás-me vómitos!

    Já não há paciência que aguente. É de louvar a postura de muitos que aqui estão, na forma elegante e calma como respondem. Mas eu não tenho mais pachorra para estes idiotas ofendidos!

    ResponderEliminar
  11. Impressionante a quantidade de gente no estádio. Como é possível falar-se em falta de apoio. É praticamente tudo o que tem existido, só.

    ResponderEliminar
  12. E é uma ofensa também falar destas idiotices num post dedicado ao grande Malcom Allisson!!

    Lembro-me muito bem da equipa que me fazia vibrar e me enchia de orgulho por ser adepto do grande Sporting.

    É impossível comparar. Eram só vedetas de grande classe e hoje em dia não há uma no plantel que se possa equiparar.

    O treinador era vibrante e entusiasmante. Jogávamos futebol como uma verdadeira equipa. Havia tudo o que não há hoje em dia.

    E além disto tudo, as saudades do velho Alvalade são profundas. A equipa enchia o estádio e nessa altura o Sporting efervescia pujança por todo o lado!

    Era um delírio! Havia garra, havia paixão e havia muita ambição! O público, juntamente com a equipa, lutava vibrantemente do princípio ao fim!

    Aquilo era o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  13. Ainda há quem diga que o Liedson só sabe finalizar ...

    ResponderEliminar
  14. E hoje a culpa será de quem?

    Só pode ser do campo obviamente!!

    Um campo assim não permite desenvolver na plenitude o excelente futebol dos comandados do mister Paulo Sérgio!

    Façam força!!! O Clic tá quase.

    ResponderEliminar
  15. 3 em menos de 4 minutos, com a última a dar golo.
    "Liedson ainda resolve", os bons jogadores fazem isso muita vez.

    ResponderEliminar
  16. Grande tiro, o espírito Stromp fez-se sentir.

    ResponderEliminar
  17. Para os últimos 6 minutos eu lançaria o Nuno André Coelho, Torseglieri e Zapater para dentro do campo, nos lugares do Salomão, Liedson e Matías. Num 6-3-1 curto disposto com:

    Hildebrand
    Abel
    Polga
    Nuno André Coelho
    Torseglieri
    Carriço
    Evaldo

    Zapater
    André Santos
    Postiga em missão de contenção

    Valdés solto na dianteira

    Patrício / Tiago
    João Pereira / Miguel Garcia
    Tonel / Nuno Reis
    Daniel Carriço / Caneira
    Evaldo / André Marques
    Miguel Veloso / Custódio
    João Moutinho / André Santos
    Matías Fernandez / Salomão
    Carlos Martins / Diogo Rosado
    Postiga / Saleiro
    Levezinho / Yannick

    O Sporting sem grande esforço, sem grande brilhantismo e com menos 40 milhões de euros podia ter hoje esta equipa e estar a cilindrar o Estoril com um "poker" do Luciano Bebé.

    ResponderEliminar
  18. Jose,

    Não ofendes ninguém mas vens até aqui, num post de homenagem ao Malcolm Allison, do qual não dizes absolutamente NADA!!!, dizer que a culpa do SCP estar como está é do "bota-abaixismo", já depois de teres metido política ao barulho e tentando colar aos editores deste blog uma tendência.
    Depois, mudas de opinião como quem muda de camisa. Ora estás a favor de X, ora contra. Agora dizes esta pérola:

    "não custa nada respeitar quem defende o clube com unhas e dentes dos ataques diários e botas abaixos partidos daqui deste blogue..Já frequento este blogue há algum tempo e respeito mandatos de pessoas que ganham nas urnas..Não é a destruir directores desportivos e treinadores e presidentes que lá vamos..este bota abaixo já vém desde do tempo do peseiro e dias da cunha..."

    Não só nos acusas de não defender o clube com unhas e dentes, como dizes que não respeitamos o mandato de quem ganhou nas urnas acabando, com classe, que destruímos DD e treinadores.
    Isto é respeitar-nos? Não é ofender quem aqui escreve!?!?

    Sabes, a paciência é cada vez mais curta. O nosso treinador pediu um "pinheiro", eu estou quase a mandar-te para o carvalho.

    ResponderEliminar
  19. Ao tempo que não seguia um jogo pelo relato. Saudades, nenhumas :P

    ResponderEliminar
  20. Não vimos prolongamento e penalties, pena.

    ResponderEliminar
  21. Vou estender roupa e fazer café, e depois venho aqui falar um bocadinho sobre a exibição do André Santos.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)