1.ª volta acaba com vitória
Rui Patrício a luzir-se praticamente no primeiro lance do reinício da partida, segura a vantagem. Liedson responde por duas vezes, com remates de fora da área: fraco e à figura o primeiro, em força e ao lado o segundo. Entra Hélder Barbosa decorria o minuto 58, substituindo um apagado Moissoró. O Braga instala-se no meio campo do SCP, que parece não se importar com a situação… Aos 68 minutos nova defesa de Rui Patrício a um livre directo de Hugo Viana. Num raro contra-ataque, a bola ‘beija’ o poste (já cá faltava…) da baliza à guarda de Artur Morais. Na ausência de Postiga, foi o levezinho o autor da proeza que começa a tomar contornos de uma verdadeira saga… Outra saga, mais particular, mantinha Paulo César com Rui Patrício, que foi fazendo por evitar que o bracarense bisasse. O jogo corre para o fim sem grandes motivos de interesse, pachorrento, sem o SCP conseguir sair com perigo no contra-ataque, nem o Braga a causar calafrios à defensiva sportinguista., até que Paulo Sérgio resolveu injectar moral a Salomão e a Carlos Saleiro… Segundo o próprio (na flash interview), as entradas de Nuno André Coelho para os últimos 10 minutos e de Saleiro nos descontos, serviram para dar… centímetros. E garantir mais três pontos.
Ahhh… O publico esteve participativo, mas ainda não foi desta que se encontrou o espectador 5 milhões. Fica para a próxima actuação em Alvalade…
Permitam-me apenas acrescentar uma nota pessoal. Dedico esta minha crónica a uma das pessoas que contribuiu decisivamente para o meu sportinguismo e que faleceu na passada quarta-feira: obrigado tio Toni, por todos os bons momentos proporcionados. Entre outros, jamais esquecerei com quem vivi a gloriosa noite da conquista da Taça CERS em Hóquei em Patins, num pavilhão de Alvalade a abarrotar de entusiasmo.
Ficha de Jogo:
Sporting Clube de Portugal com Rui Patrício; João pereira, Daniel Carriço, Anderson Polga e Evaldo; Simon Vukcevic (Carlos Saleiro 90+2’), Zapater, André Santos e Jaime Valdés; Hélder Postiga (Diogo Salomão 8’; Nuno André Coelho 81’) e Liedson
Sporting Clube de Braga com Artur Morais; Miguel Garcia, Moisés, Paulão e Sílvio; Mossoró(Hélder Barbosa 59’), Vandinho, Hugo Viana (Leandro Salino 73’) e Alan; Paulo César e Lima (Meyong 59’)
Virgílio,
ResponderEliminarO Salomão tem muito potencial. Reage depressa aos acontecimentos. Ficou-me na retina um lançamento para o Vukcevic na 1ª parte em que a bola caso tivesse viajado um tudo ou nada mais lenta deixaria o montenegrino mais ou menos isolado. Nesse lance o Sporting sai muito rápido e o Salomão conduz a bola muito rápido. Olha e em menos de nada faz o passe: muito bom, rápido, instintivo. A própria execução do golo é puro instinto.
Pena Virgílio, podíamos na sequência da época passada ter feito um género de reset e ter partido para uma fase de construção qualquer: com o Adrien (mais uma vez pergunta-se: o que é que o Zapater faz que o luso-francês não faça?, e melhor), o Pereirinha, o Carriço, o Djaló, o João Pereira, um lateral-esquerdo qualquer que lá tivéssemos / tenhamos uma vez que dizem termos 2 ou 3 que não são inferiores ao Evaldo, o Rui Patrício, enfim todos ... todos lá juntos, um novo começo, com um treinador de perfil forte, formador, estrangeiro (sim, estrangeiro) e ajudados pela experiência do Moutinho, do Postiga, do Veloso, do Pedro Mendes ou do Liedson. Com o Vukcevic, e com o Izmailov off-issues, claro. Sem o Maniche, sem o Valdés (não porque seja mau jogador mas porque não seria preciso) e claro, com o Salomão. Sem o argentino, sem o Nuno André Coelho, sem o Hildebrand.
Uma casa arrumadinha a fazer sentido.
Não custaria nada, basta algum (muito pouco) bom senso, nada mais.
Podíamos ter um plantel quase todo ele jovem um pouco à semelhança da fartura de potencial que tínhamos em 1998, pese embora essa não fosse da casa: Quiroga, Duscher, Delfim, Leandro, Simão, Heinze, e mais 1 ou 2 que tinham potencial, podiam ter dado certo, como o Kmet ou o Giménez, uma vez que eram internacionais. Não faríamos piores resultados, o orçamento seria menor, não se teria gasto o que se gastou em contratações disparatadas ou dispensáveis e seríamos todos o suficientemente inteligentes para perdoar 3ºs lugares, assim sentíssemos que estávamos a construir qualquer coisa de muito bom.
André Santos claro, muito bom, excelente.
ResponderEliminarSóbrio, tranquilo, atento, sabedor, possuidor de técnica quanto baste para fazer muito bem o lugar.
E o Saleiro claro, que será mais um caso perdido ao que tudo indica, infelizmente ...
MM:
ResponderEliminarMt bom jogo de Rui Patrício tb, mt sereno... e André Santos, a ganhar confiança. Valdés, enquanto dura (menos influente na 2.ª parte), joga mt mais no centro que nas alas. O João Pereira é que esteve mt apagado, pelo menos para aquilo que nos habituou. E Vuk menos egoista mas tb menos explosivo. E com falhas de concentração posicionais. Liedsos o combatente do costume e a servir os companheiros: autor de vários passes perigosos, nem tds bem aproveitados.
A primeira parte teve bons momentos, mas a segunda parte foi quase intragável, não foi? Não goste de ver o SCP assim tão 'expectante', mt menos a jogar em casa...
Abraço.
E até ao 2º golo foi pior, na 1ª parte.
ResponderEliminarO domínio do Braga na 1ª parte foi maior e os golos sofridos não os fizeram tremer. Depois do 2-1 sim, o jogo ficou mais nivelado. Daí até final foi esse jogo intragável que falas.
Mas o Braga entrou a mandar, completamente. Só ganhámos porque fizemos 2 golos, mais nada, porque de resto dependemos do Rui Patrício para manter a vantagem. Rui Patrício e algum desacerto do Braga na hora de ser incisivo.
O Sporting foi criando perigo aqui e acolá. Em 90 minutos não deve ter feito mais do 5 ou 6 jogadas que mereçam aplauso.
Fez-me lembrar o jogo com o Porto.
1ª parte expectante mas a marcar.
2ª parte equilibrada e feia.
Mas nesta 1ª parte o Braga foi superior.
Na 1ª parte da recepção ao Porto, o Porto não foi superior.
Já o Sporting pareceu o mesmo em ambos os jogos.
Valeu pelos 3 pontos. Não sei se é muito diferente ficar em 3º ou em 4º (implicações com a Liga Europa do próximo ano) e mantivemos a distância para o 2º, mesmo que ele ganhe o seu jogo, e quando ainda vamos recebe-lo no nosso estádio.
Mantém-se uma qualquer ilusão de luta, embora na prática saibamos que o Carnide do Jesus joga mais do que o Sporting do Paulo Sérgio.
Abraço Virgílio.
Virgílio:
ResponderEliminarO melhor do jogo foi o golo de Salomão (fantástico!) e o resultado. Quanto ao resto o Sporting reflecte no campo a mentalidade de quem o orienta: pequenino. Como me dizia ontem uma Sportinguista cada vez mais desinteressada o Braga do ano passado comia vivo este Sporting de Paulo Sérgio.
Ainda há quem diga que as mulheres não percebem de futebol...
Foi um jogo de suor e de facto valeu pela segunda parte.
ResponderEliminarNaturalmente, vai haver quem se queixe da vaga de lesões etc mas para mim, é triste ver uma segunda parte quase inteira onde a táctica era colocar a bola no Patrício e este chutava para o Liedson. Ao mesmo tempo, tivemos um ou dois lances com a equipa do Braga toda desposicionada e os jogadores do Sporting simplesmente não tiveram pernas para partir para o ataque. Parecíamos uma equipa de rugby a tentar subir umas quantas linhas e pouco mais.
Quanto a destaques, aponto primeiro o Rui Patrício que apesar de mal numa série de lançamentos com o pé mas fez 3 ou 4 defesas importantes. Depois, o André Santos voltou a ser pau para toda a obra (onde já vi isto antes?) vigiando o Alan e sempre disponível nas dobras. Por fim, o meu grande destaque vai para um jogador que nem é daqueles que eu venere apesar de reconhecer o seu lugar na nossa história: Liedson. Fez algo que já o vimos fazer inúmeras vezes mas tendo em conta que foi quase uma parte inteira sozinho a lutar pela bola no meio de torres como o Moisés e o Paulão.
Também tomei registo de algumas intervenções interessantes por parte do Zapater - na maioria das vezes em lances sem bola.
Três pontos! Venham os próximos!
Perdão, quis dizer que valeu pela primeira parte
ResponderEliminarCumpriu-se o que eu previa. Já só falta o benfica perder pontos. Tal como disse no comentario do post anterior, o Salomão mostra a sua inteligencia (invulgar para um miudo daquela idade) de posicionamento. Ele destaca-se não só pela tecnica que possui.
ResponderEliminarAh é verdade, já me esquecia. Paulo Sergio, és uma merda que está a estragar um jogador bom como o Saleiro.
ResponderEliminarJá mandei o PS à merda à mt tempo. Mas se eu fosse o Saleiro já lhe tinha dado 2 cabeçadas no meio dos olhos.
ResponderEliminarQuanto tempo vamos ter que aguentar esta merda? E a conferência de imprensa?
LdA:
ResponderEliminarÉ bem verdade que há mts mulheres a perceber de futebol, para além de eventualmente trazerem outra visão, mais sensível e que nos escapa, mas não é necessáro ser 'expert' para perceber a flagrante diferença do SCB da passada para a época actual!
Abraço!
Alguém me consegue explicar porque é que o Sporting defende os cantos com os jogadores todos na área?
ResponderEliminarSó num ou dois na primeira parte é que tivémos um jogador fora da àrea, mas mesmo assim estava na meia lua....
Podia ter sido Mike, mas nao foi infelizmente.
ResponderEliminarElas tropecarao contudo. Uma das caracteristicas das galinhas e essa: andam sempre muito freneticas de bico para o ar aos saltinhos feito comadres ate marrarem com uma parede qualquer, assim bem de frente.
Se as recebermos em Alvalade a 3 ou menos pontos de distancia ...
... seremos campeoes?
Sera que ainda vamos a tempo?
Lol, calma Julian Kmet, muita calma.
Eu e que o treinei ...
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=5bxpb7fOyc0
Eu e o Jesualdo.
De notar também que, apesar do futebol da equipa continuar feioso, estamos a ganhar mais consistentemente. Nos ultimos 7 jogos do campeonato, ganhamos todos, excepto com o porto e o guimaraes.
ResponderEliminarBoa dia. Um outro assunto... alguem sabe se vao disponibilizar bilhetes para o jogo no Ibrox Stadium contra o Rangers? Tipicamente existem bilhetes concedidos para venda no clube visitante, mas na linha online no Sporting nao dispoem de qualquer informacao... sendo um sportinguista residente no estrangeiro gostaria de ir ver este jogo, o site do rangers apenas disponibiliza bilhetes para os membros do clube...
ResponderEliminarPaulo,
ResponderEliminarEnvie-me os seus dados sff que tentarei ajuda-lo.
hugo.malcato@gmail.com