quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Será que os Sportinguistas querem mesmo mudar de vida?

Dizer que o momento do Sporting é particularmente difícil e complexo é pleonástico. Todos o sabemos, independente do posicionamento pessoal que tenhamos sobre o que vem sucedendo no clube. A necessidade de mudança também me parece consensual. Já tenho dúvidas que todos tenhamos consciência da urgência dessa necessidade e dos resultados dramáticos que inevitavelmente ameaçarão o estatuto do Sporting como clube grande, porque continua a haver quem, de forma irrealista, o dê como dado tão adquirido como o sol que nasce todos os dias.

Urgente ou não é pelo menos uma base de entendimento a percepção de que temos que alterar processos para podermos aspirar a resultados melhores. Os associados do Sporting serão chamados em breve a pronunciar-se sobre o que querem que o clube seja no futuro bem próximo. Tendo imperado o bom-senso, o clube elegerá novos corpos sociais no dia 26 de Março que, sendo um sábado, permitirá certamente uma afluência em conformidade com a importância do momento e a grandeza do clube. O cenário de cooptação seria uma perda de tempo e um passo em falso.

Mas o cenário de eleições também encerra os seus perigos. Desde logo porque há que considerar a hipótese de ficarem desertas as candidaturas, o que cavaria ainda mais o fosso de indefinição em que vivemos. Mas também aqui temos uma palavra a dizer. Pessoalmente estou convicto que a importância e a gravidade da situação em que mergulhamos também fará soar as campainhas de alarme junto dos que se sentem capazes de oferecer soluções para uma inversão sustentada de rumo.

Neste contexto há erros muito comuns e já praticados em situações semelhantes às que hoje vivemos e que, ao invés de chamar os melhores, afasta-os, deixando campo aberto aos aventureiros e irresponsáveis que, nada tendo a perder, tudo o que vier é ganho. Nunca é demais lembrar a importância do nome Sporting para quem quer tirar partido da exposição mediática: Sousa Cintra, Dias da Cunha; Filipe Soares Franco eram já empresários de referência mas foi a sua associação ao nome Sporting que os tornou conhecidos dos portugueses. Ao contrário do que acontecia antes dessa exposição, Cintra, por exemplo, era já o "rei das águas" mas poucos o conheciam como tal.

Desses erros há pelo menos 3 fáceis de identificar. (i)O primeiro dos quais é a propensão que os Sportinguistas têm para acreditar em candidatos providenciais e em candidatos infalíveis. Alguém que faça todo o trabalho que as suas funções implicam e se possível poupe a maçada aos sócios de ainda terem que escrutinar a sua acção. Muitos dos problemas de que o Sporting hoje enferma não se teriam instalado se, ao invés da cega complacência com tudo o que nos diziam, fossemos vigilantes, exigentes e actuantes. Como temos aprendido a duras penas, esse tipo de candidato não existe, mesmo que a sua vida empresarial ou profissional tenha sido recheada de sucessos. A competência não se transmite de forma genética ou por contágio como a gripe ou a tosse convulsa, bastando frequentar as mesmas salas ou respirar o mesmo ar.

(ii) Além de confiarem cegamente na divina providência os Sportinguistas acreditam nas vagas de fundo para convencer candidatos que o não querem ser. Terá sido assim com Bettencourt, com os resultados que hoje se conhecem e, associado erro identificado no parágrafo anterior, o que se quer fazer agora com João Rocha Jr. Saber-se desejado é um conforto para quem quer avançar mas não dá nem retira o que é essencial para dar o passo decisivo: convicção. Sem ela nenhum candidato se tornará num bom presidente.

(iii) Por fim a facilidade com que se apodam os que pretendem avançar. Abutre é uma das mais simpáticas e useiras classificações. Que, como dizia acima, não afasta os indesejados, antes sim os que, na hora de contabilizar as perdas profissionais, pessoais e familiares que o exercício do(s) cargo(s) nos corpos sociais implicam ainda têm que somar os insultos.

O Sporting não está em condições de afastar os que, entre si, tenham capacidade coragem e vontade de  enfrentar uma empreitada que antes de trazer fama e proveito provocará muitas insónias e cabelos brancos e que implicará sacrifício pessoal, profissional e até familiar.

Gosto de dar o exemplo do Barcelona no que muitas vezes sou acusado de irrealismo. (Os Sportinguistas sempre muito ufanos em proclamar aos 4 ventos o ilustre palmarés do clube, esquecendo-se que na década de 80 ombreávamos em conquistas com os catalães. Pelo meio perdemos a postura pioneira e talvez não seja mau olhar para os que agora melhor fazem.) O clube catalão viveu mais de 20 anos sob a dinastia de Josep Lluis Nuñez (1978-2000) e do seu delfim Juan Gaspart (2000-2003) que se veria obrigado a resignar em favor de Enric Reina. Perante os sinais de abastardamento e declínio os sócios do clube catalão não hesitaram em fazer um corte radical com o passado, escolhendo para presidente um jovem advogado mas desconhecido. E apesar de, sob a sua presidência o Barcelona ter conhecido o período mais profícuo da sua história centenária, perante os rumores de descontrolo financeiro, Joan Laporta seria preterido em favor de Sandro Rosel, que de imediato sujeitou o clube a uma auditoria externa dolorosa mas clarificadora, apesar da polémica interna que suscitou. Neste entretanto o Barcelona continua a ganhar.

Têm a palavra os Sportinguistas. Se queremos mesmo mudar de vida temos que mudar a forma de viver. Repetir os mesmo erros trará apenas os mesmos resultados.

13 comentários:

  1. "Neste entretanto o Barcelona continua a ganhar."

    E tem um passivo gigantesco. Só que eles geram receitas ao contrario de nós.

    Optimo post Leão. Estou muito espectante em relação aos candidatos e os projectos que apresentarão. MAs ficarei desiludido se aparecerem menos de 3 listas.

    ResponderEliminar
  2. Boas Tardes Leão.
    Tenho um link no meu blog para o teu sitio.
    Se puderes coloca também o meu blog leonino no teu site…
    http://www.cortinaverde.blogspot.com
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Alguma vez os Sportinguistas não quiseram mudar de vida?

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho uma proposta a fazer:

    Presidente: Leão de Alvalade
    Director Geral: Hugo Malcato
    Director Futebol: PLF
    Treinador: Lima

    LOL

    ResponderEliminar
  5. LMGM

    Que me lembre, há cerca de ano e meio, 90% não quiseram...

    ResponderEliminar
  6. Excelentíssimo post!

    tenho uma discordância: abutres é a designação certa porque há muitos anos que sugaram tudo no Sporting só falta o cadáver. LOL

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Adicionei o seu projecto na nossa lista de favoritos.

    Se puder fazer o mesmo, agradecemos a simpatia.

    http://visaodemercado.blogspot.com/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Eu Sportinguista quero mudar de vida. Se não surgirem candidatos, ou existir um "monopólio de consensos" (como tem sido usual) cabe a cada sócio votar em branco, uma vez que não se trata de eleger a direcção menos má, mas uma boa. Por mim e o meu voto não vale assim tanto, votarei apenas num bom projecto, não em pessoas. Mas quando digo bom, digo - coerente e ambicioso. Para querer melhorar é preciso subir a fasquia, e o estado do clube tem mesmo de melhorar.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Os sportinguistas não sei, mas este sportinguista em particular quer 'mudar de vida' e muito...

    Once again: mais importante que o nome que encabeça uma lista, é o seu projecto, são as suas ideias, a equipa que a constitui. Neste ultimo aspecto convém tentar perceber até que ponto apesenta coesão, vontade, motivação e elementos conhecedores dos respectivos 'metiers'...

    Olha-se para a lista de JEB e veja-se a sua (in)acção. Se há coisa pior que JEB é, sem ponta de dúvida, a sua lista que nunca ruge, apenas MIA ('Missing In Action')...

    Gde Abraço!

    ResponderEliminar
  11. adicionem dcfutebolclube.blogspot.com

    nos ja adicionamos o vosso

    ResponderEliminar
  12. Hmmm....estou a ver que aqui ninguem partilha do meu sentido de humor...lol

    Virgilio,

    O projecto é importante, pois claro. Tal como o nome que o segue. Não quero um presidente que apresente um projecto ambicioso para ser campeão e depois me apresente o Luis Campos como treinador.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)