terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uma Década... "Modalidades"

Terminou a primeira década do século XXI e o “ANortedeAlvalade” dedicará os próximos dias a fazer o balanço da actividade desportiva centrada nas 2 grandes áreas do clube: as modalidades e o futebol. Começamos hoje pelas modalidades, num texto em que contamos com a preciosa ajuda de um amigo “desta casa”, e que nós, para todos os efeitos consideramos um homem da casa, o Juvenal Carvalho. Alguém que conhece bem o meio, pela dedicação como fervoroso adepto e pelo desempenho de funções de dirigente.

Leão de Alvalade

Embora longe de registos como das décadas de 70 e 80, a década que agora finda guardará também uma série de bons registos no que toca ao ecletismo leonino.

Daquelas que são consideradas as modalidades de “competição” no Sporting, o atletismo voltou a ser a que alcançou melhores resultados. Depois das conquistas do gémeos Castro, Francis Obikwelu, Naide Gomes e Rui Silva elevaram o nome do Sporting e de Portugal em diversas competições nacionais e internacionais e lideraram a nossa equipa em excelentes participações na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

No ténis de mesa, e apesar da concorrência de equipas como São Roque e Estrela da Amadora, os leões alcançaram 5 títulos nacionais entre 2001 e 2010, assumindo cada vez maior destaque no panorama da modalidade no nosso país.

Pioneiros no futsal, o Sporting já andava e conquistava títulos na modalidade, muito antes de outros clubes aparecerem. A natureza do desporto – invariavelmente ligada ao futebol – faz desta modalidade uma das mais atractivas e competitivas em Portugal. 4 Títulos na última década, presença na inauguração da principal competição europeia e cedência de diversos atletas presentes nos excelentes resultados da Selecção Nacional, são apenas alguns dos pontos a anotar desta secção leonina cujo trabalho continua a alimentar os sonhos e expectativas dos sportinguistas.

O início da década trouxe também o título nacional de andebol para o Sporting, quinze anos após a última conquista, correspondendo a um justo prémio para uma das melhores gerações que passou pelo clube nos últimos tempos. A finalizar, a primeira conquista numa competição europeia por parte de uma equipa nacional. Pelo meio, o litígio Liga – Federação proporcionou ao SCP duas vitórias na Divisão de Elite, mas também pairou pelo ar a hipótese da secção deixar de competir.

Noutros desportos de menor visibilidade mas igualmente com forte tradição no nosso clube como ginástica, natação e bilhar também registaram-se nobres feitos, deixando um merecido destaque para as duas medalhas de prata alcançadas pela secção de Bilhar na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

O controlo orçamental por parte do clube aumentou o número de secções geridas de modo autónomo dentro do Sporting e com isso, aumentou também a oferta disponível. Surgiram novas modalidades como o automobilismo, futebol de praia, corfebol ou até mesmo paintball. Contudo, algumas destas experiências deixaram más recordações como o caso da equipa de hóquei que regressou à I Divisão e depois abandonou a competição ou então a equipa de ciclismo que teve uma fugaz aparição nas estradas nacionais.

Em jeito de resumo - e cometendo as naturais injustiças para com outras pessoas em nomeações como a que faço agora - apontaria as seguintes figuras como referências da última década:

Atleta - João Benedito
Dirigente - Eng.º Gilberto Borges
Equipa - Andebol (2000/2001)

Alimento a esperança de ver o afastamento de determinados fantasmas em torno das modalidades. Muitos ainda acreditam que as modalidades “amadoras” asfixiam o futebol profissional e retiram-lhe competitividade, sem no entanto avaliar a capacidade que estas têm de atenuar um sem fim de erros cometidos em termos de futebol. Pequenos pormenores como a contratação de João Silva para o Triatlo, João Pina para o Judo ou mesmo o excelente trabalho sustentado que vem sendo realizado no Hóquei em Patins encherão de orgulho os demais sportinguistas e devem ser tidos como exemplo no desporto leonino.

Para o fim deixei propositadamente o tema do Novo Pavilhão. Não devem existir dúvidas que o fim da “Nave de Alvalade” contribuiu para uma certa travessia do deserto por parte das nossas modalidades que se sentiram órfãs do seu clube e sobretudo dos seus adeptos. Mais recentemente, temos assistido a uma nova vaga de comunicação e destaque às modalidades que não deixa de ser descoordenada face ao afastamento provocado pelo motor do desporto sportinguista, o Futebol. Apesar disso, entramos na nova década com a esperança de ver um novo pavilhão edificado junto ao Estádio José Alvalade e aguardamos pacientemente pela oportunidade de acompanhar longas sessões desportivas, com equipas competitivas e valorizadoras do nome do Sporting Clube de Portugal, para no final do dia podermos dirigir-nos ao nosso lugar no Estádio e acompanhar a equipa de futebol profissional.

Aproveito ainda para deixar alguns agradecimentos em particular a diversas figuras ligadas ao Sporting e que em muito têm contribuído para o meu crescente interesse pelas modalidades leoninas. Assim, uma palavra de apreço para os seguintes leões:

- Nuno Ramos e Alexandre Ribeiro do "Armazém Leonino"
- Alfredo Pinheiro, Atleta e Técnico do Andebol do Sporting ao longo de 3 décadas.
- Eng.º Gilberto Borges, Director da Secção de Hóquei em Patins
- Pedro Miguel Moura, um dos melhores mesa-tenistas nacionais de todos os tempos
- Henrique Salgado, fervoroso adepto e coleccionador
- Juvenal Carvalho, companheiro de grandes "batalhas"

EM FRENTE SPORTING!

20 comentários:

  1. Os meus agradecimentos amigo Hugo.
    As melhores saudações leoninas
    Pedro Miguel Moura

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Hugo. Excelente texto. Nós Sportinguistas mereciamos mais, mas, a esperança é verde... Que este ano de 2011 seja mais Verde e Branco. (Felicidades caro amigo)
    Um Abraço
    Nuno Ramos

    ResponderEliminar
  3. Hugo e Juvenal:
    Em primeiro lugar agradeço-vos a disponibilidade. E depois a paixão contagiante pelos nossos "parentes pobres" mas que paradoxalmente em grande medida a construir o grande Sporting de hoje.

    Depois agradeço também ao Pedro Moura e ao Nuno Ramos a deslocação ao "ANorte" para comentar, o que muito nos honra. Cada um na sua actividade e com o seu historial muito fizeram pelo nosso clube.

    Uma palavra especial para o Pedro Moura que como atleta inúmeras vezes campeão com a nossa camisola personifica uma legião de Sportinguistas como nós mas que, além de adeptos, disponibilizaram o seu talento e a sua dedicação ao clube. Quase sempre sem o reconhecimento colectivo merecido, muito próximo do anonimato, pela simples vontade de ser útil.

    Eu sou um Sportinguista do futebol e embora sempre tivesse gostado das mais diversas modalidades nem sempre lhe atribuí a importância devida que elas têm para o clube. Hoje, depois de vários anos a observar o fenómeno, não tenho dúvidas que sem elas o Sporting o Sporting seria uma instituição muito mais pequenina e parecida com as demais.

    Quem como eu assistiu à pujança que exibimos dos finais dos anos 70 e durante os anos 80 do sec. passado, percebe que o que vivemos esta década é uma simples amostra. Não só porque o clube desinvestiu mas também porque o mundo mudou e muito.

    Com todas as vicissitudes as modalidades são hoje a área onde o Sporting continua mais perto de continuar a alimentar-se de glória. Muito porque se trabalha bem, se tomam boas decisões e porque se junta a isso a paixão pelo clube. E isso faz toda a diferença.

    Nas escolhas das minhas referências a minha hesitação foram entre a Naíde (pelo palmarés) e o Benedito. No restante sigo-te.
    SL

    ResponderEliminar
  4. Grande post Hugo...

    Concordo inteiramente com a referencia da decada...o grande Benedito.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Votos de um bom ano para todos. Parabéns por não esquecerem as modalidades.

    ResponderEliminar
  6. Hugo

    em relação ao atleta da década (estou com o LdA) – claramente a minha escolha vai para a Naide Gomes. Embora a tua opção não seja nada descabida.

    Graças a Deus continuamos a trabalhar bem nas modalidades. Talvez porque haja poucos pezudos e com grande amor pela causa.

    Quero também deixar meu singelo obrigado ao grande Pedro Moura.

    No dia em que o grande Sporting chegar novamente a elite do hóquei em patins, esse dia será dos mais felizes da minha vida.

    Abraço

    The LC

    ResponderEliminar
  7. Hugo:

    Mts parabéns. Realmente a colaboração / convívio que vens recolhendo de tão boa companhia, contribuiu bastante para conseguires ser o gde leão que és e deixar aqui, mais uma vez, este testemunho num texto que, apesar de conciso, como não podia deixar de ser dado o facto de proceder ao balanço de uma década, a todos nos orgulha e a todos nos deixa convictos da importância do ecletismo do SCP. No atletismo continuamos gigantes, no andebol entramos muito bem na década e acabamos ainda melhor com a conquista de um galardão internacional, feito único no SCP e no nosso País. No futsal, ganhámos títulos regularmente e batemos sempre o pé até ao fim pela sua conquista. Nem sempre se alcançam, mas luta-se bravamente por manter a nossa liderança nesta modalidade e enriquecer o já muito apreciável palmarés.


    Uma palavra de apreço para a minha segunda modalidade preferida, logo após o futebol: o hóquei em patins e, em especial, ao Sr. Eng.º Gilberto Borges pelo magnífico trabalho que tem feito em prol duma modalidade tão querida no SCP e em Portugal. O projecto de formação que se concretizou com o regresso esta época à competição sénior, é digno de um registo à parte e bem demonstrativo de que com força, empenho, muito querer e maior saber, a falta de recursos financeiros e logísticos são um... pormenor… e não o factor decisivo...


    Gde abraço e bem-haja a todos os que dignificaram e continuam a honrar o SCP nas modalidades: atletas, dirigentes, treinadores e todos os sócios / adeptos que as apoiam e suportam com entusiasmo.

    SL

    ResponderEliminar
  8. LDA,

    Primeiro que tudo quero dizer-te que muito me lisonjeia o facto de demonstrares essa consideração por mim, o que vindo de uma pessoa como tu, que tão apaixonadamente vive o clube e ainda por cima em território "inimigo", ainda mais me agrada. Podes mesmo considerar-me um amigo desta "casa" e alguém que estará sempre disposto a falar de Sporting e não só contigo, como é óbvio.
    Quanto ao texto do Hugo que ele me proporcionou uma leitura anterior só vos posso dizer: é à Hugo Malcato. Grandioso!!!
    O "puto" Hugo é para mim um potencial dirigente do nosso Clube. Um conhecimento relativamente recente mas que me enche de alegria. Confidencio mesmo que foi para mim das melhores "vitórias" no nosso Sporting chegar à amizade com o Hugo Malcato.
    Como ele gosta de dizer: EM FRENTE SPORTING!

    ResponderEliminar
  9. Apesar da modalidade mais seguida ser o futebol, muito do palmarés e glória atingida pelo SCP reside nas modalidades.

    Queria apenas destacar esta frase, por ser um ponto de vista que partilhamos:

    "Muitos ainda acreditam que as modalidades “amadoras” asfixiam o futebol profissional e retiram-lhe competitividade, sem no entanto avaliar a capacidade que estas têm de atenuar um sem fim de erros cometidos em termos de futebol."

    Esquecem-se também da importância que as mesmas têm no que diz respeito a fomentar a paixão pelo SCP pelo Mundo fora.

    Espero que com a construção do pavilhão, consigamos ter uma década ainda mais recheada no que às modalidades diz respeito. E que sejamos capazes de alcançar brevemente o tão ambicionado título no andebol.

    Entre a Naide e o Benedito eu faria assim:

    Figura Masculina: Benedito
    Figura Feminina: Naide

    E ficamos todos contentes ;)

    ECLETISMO SEMPRE!!!

    ResponderEliminar
  10. Tal como disse, isolar uma ou duas pessoas de todas as outras é sempre uma tarefa injusta. Como todos sabem, sou uma pessoa sobretudo ligada ao Andebol e já admiti que recentemente tive a oportunidade de conhecer 3 figuras que marcaram a minha paixão pelo desporto: Carlos Ferreira, Manuel Brito e Ricardo Andorinho.

    A minha escolha pelo João Benedito extravasa o panorama desportivo. Estamos perante uma pessoa que serviu o Sporting profissionalmente e cujo discurso galvaniza os adeptos. Um verdadeiro símbolo em minha opinião, na linha de outras figuras do passado.

    A vivência no meio das modalidades permitiu-me conhecer e privar com as pessoas relacionadas às diversas modalidades e aperceber-me da realidade, competência e dedicação existente no nosso clube e saber que pequenos pormenores conseguem fazer grandes diferenças.

    Naturalmente, não podia deixar de agradecer a muitas pessoas que me ensinaram muito sobre o nosso clube. Se hoje pesquiso bastante, deve-se ao que muitos deles me transmitiram.

    ResponderEliminar
  11. Hugo

    Falar do ecletismo do Sporting, hoje em dia, é tremendamente difícil. O adjectivo que sempre foi como que o ex-libris do Clube ao longo de muitas décadas, levou uma machadada, que se pretendia mortal, com a subida ao trono da Dinastia Roquettiana, ou A Economicista, em 1995. Portanto para uma análise da década tem se fazer a análise de década e meia.

    Até 1995 melhor ou pior geridas, com mais ou menos vitórias finais, as mais importantes modalidades no panorama desportivo nacional, quase sempre tiveram a gloriosa camisola verde e branca a disputar os títulos até ao fim. E essas modalidades enchiam recintos e levavam o Sporting a locais onde o futebol não chegava, ao vivo. A implementação do Sporting no todo nacional deve-se muito às modalidades.
    .
    Depois da sangria de 1995, e de se “vender” que as modalidades que ficavam eram para se apostar forte, sinceramente queria mais de algumas delas, e aqui, sinceramente, esperava muito mais do Andebol. Felizmente, embora com alguns tropeções pouco entendíveis, parece que neste momento está no bom caminho. Pelo oposto penso que neste momento o nosso atletismo, que sempre nos deu tanto orgulho, vai numa queda acelerada. Desejo ardentemente que esteja enganado a este respeito.

    Também sei que actualmente é muito difícil ter equipas vencedoras. Todos sabemos que os orçamentos das principais equipas das modalidades mais visíveis estavam altamente inflacionados, e que por detrás dos clubes ou apareciam Câmaras Municipais, ou Governos Regionais, ou empresas importantes nas suas regiões, a alimentarem os respectivos cofres. Além, claro, dos outros dois grandes que por força da carolice, e da paixão cega, de alguns dos seus endinheirados adeptos, vão garantindo os euros para entrarem na luta pelos títulos. Vai-se notando agora o abaixamento de capacidades de alguns clubes, porque com a falta de dinheiro nos municípios, e na sociedade os suportes financeiros estão em queda.

    Apesar de muitas vezes não estar de acordo com JEB, acredito nele, e nos seus homens para as modalidades, e espero dele o melhor apoio possível às modalidades, bem como, e será a sua grande obra, a construção do Pavilhão.

    Para mim, neste momento, o meu grande orgulho de Sportinguista, está no extraordinário trabalho do Eng. Gilberto Borges e da sua família hoquista. É um trabalho profundo, de futuro, arranjando os seus dinheiros num esforço próprio e sem pedinchices aos dirigentes do Clube, onde apenas pedem o direito a usar os nossos símbolos. As bases estão lançadas e espero daqui a duas épocas, na 1ª divisão, sejam brilhantes.

    Concordo contigo nas tuas escolhas dos Nortenhos Verdes, simplesmente trocava a data de 2000/2001 para 2009/2010, e apenas pelo significado da vitória europeia. E era um bocado mais machista: nomeava também A Atleta, que nem preciso de dizer o nome.

    Parabéns pelo teu post

    ResponderEliminar
  12. JVL

    Resolveste bem a questão

    Hugo

    Eu bem tive a sensação que a tua escolha pelo Benedito passava por outros factores. A Naide pelos seus feitos seguramente seria a atleta eleita.

    Mas como disse anteriormente o JVL resolveu bem. – JVL resolve :)

    ps - Nunca é demais parabenizar o Eng. Gilberto Borges pelo seu grande trabalho (o sonho está muito perto)

    ResponderEliminar
  13. 8

    Sem saudosismos, até porque és um Homem sempre na actualidade tanto social como clubisticamente, porque não pensares na ideia de fazer um post sobre tempos grandiosos e trazer-nos tantas e tão boas recordações?
    Seria interessante degustar esses tempos imemoriais através da tua prosa.


    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Quanto ao Engº Gilberto Borges, que fez "estremecer" aquela sala dos "Desafios do Ecletismo" no Congresso de 2009, apenas uma palavra: FANTÁSTICO. O meu muito obrigado pelo seu sportinguismo e essencialmente pelo altruísmo. Mais como ele e seriamos ainda maiores.

    ResponderEliminar
  15. Juvenal

    Não sei se reparaste: para estar ao nivel do post do Hugo, tive de ir vestir a camisola.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Boa noite!
    Texto grandioso.
    Hugo, obrigado por tudo... a colaboração na colecção (a pérola polaca, é algo distinto), as fotos no Vistoso, a referência simpática (sou um grão de areia, junto aos nomes que elencaste)...
    ...tb estava na onda que o 8 caçou... 00/01 foi o regresso do Campeão... 009/010, a glória única!

    Naide, a Sra Campeã! Carmo Tavares, a Capitã!!

    JBenedito; aqueles 30 ou 40 segundos, em terra de índios, no flash interview, aquando do último título de campeão, dizem tudo... Dr. João, Leão de Prata, é muito mais que um atleta e capitão...

    Da minha parte, ver nestes comentários, tanto "título"; 8, Pedro Miguel, Juvenal... no banco, na mesa, no campo, toda esta malta, já deu dezenas, centenas, de galardões ao Clube...
    ...tal como disse num outro local de culto leonino: para mim, Sporting é Vida!!!!

    ResponderEliminar
  17. Caro Hugo,
    Parabéns por este balanço e por teres coberto bem o que se passou de mais relevante nas modalidades ao longo desta época. Como tiveste a aprovação dos teus pares, considera-te aprovado! Eu só posso subscrever tudo o que foi dito.

    A ideia que tinha relativamente às modalidades (genericamente falando) tem vindo a confirmar-se ao longo dos tempos: são realidades em que se faz mais com menos, onde o Clube e a camisola ainda são factores de motivação adicional e em que muita gente trabalha na sombra, longe dos holofotes. Conhecer a realidade das modalidades é um requisito incontornável para aferir a experiência do sportinguismo na sua plenitude. Pude / pudémos confirmar tudo isto em Julho no Solar do Norte numa Tertúlia dedicada precisamente às modalidades, onde estiveram Júlío Santos, Gilberto Borges, Juvenal Carvalho, Hugo Malcato, LdA e outros sportinguistas e/ou atletas. O sentimento é outro, sem dúvida - e está mais próximo do ideal dos fundadores.

    A perspectiva do pavilhão é uma janela de esperança que se abre nesta nova década. Aguardemos para ver concretizar esse sonho de tanta gente. Deixo apenas uma palavra final em relação ao hóquei: acompanho o the Cure, o 8 e tantos outros no entusiasmo pelo trabalho de toda a secção. É um exemplo plenamente demonstrativo de tudo o que as modalidades, em maior ou menor grau, implicam e geram. Parabéns ao Eng. Gilberto Borges, ao Quim Zé, aos jovens atletas e todos os outros envolvidos neste renascimento. É um grande orgulho.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  18. Hugo Malcato, Leão de Alvalade, Juvenal Carvalho, o Excelentíssimo Pai da Leoa - pessoa que me habituei a ler com prazer num outro espaço porque não há quase nada do que diga que não se relacione com o Ecletismo do Sporting, e difusão dos seus resultados (quase sempre na hora) - e fazendo eco daquilo que todos os outros para cima disseram:

    É por isso que este blogue é especial, e só não o vê quem não quer. Por tudo aqui ser (bem) tratado, por nada ser deixado ao acaso, por discutir-se o Sporting em toda a sua extensão. Enquanto sportinguista e enquanto vosso leitor, obrigado por isso. Vós falam do Sporting, outros discutem newsletters e contribuem para uma ignorante chacota que mais não faz do que atingir os próprios, por ser ignorante e pouco exacta.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  19. "Alimento a esperança de ver o afastamento de determinados fantasmas em torno das modalidades. Muitos ainda acreditam que as modalidades “amadoras” asfixiam o futebol profissional e retiram-lhe competitividade, sem no entanto avaliar a capacidade que estas têm de atenuar um sem fim de erros cometidos em termos de futebol."

    A direcção de Pedro Santana Lopes ficará sempre com a mancha de dois erros crassos, a quota suplementar e o fim do Hóquei em Patins, Basquetebol e Vóleibol. Não que seja insensivel aos argumentos que levaram a essa decisão, não sou, mas só conceberia a extinção de modalidades se o dia seguinte fosse dedicado ao seu resurgimento com tal pujança que mais nenhuma direcção tivesse de voltar a ter este assunto na mesa.

    Este pensamento não retira responsabilidade aos Sportinguistas e principalmente aos seus sócios, conforme está a provar o brilhante precurso do Hóquei, basta um grupo de sócios unidos por uma vontade férrea para o sonho se tornar realidade.

    ResponderEliminar
  20. Aleluia que existe alguém dentro do Sporting que não se esquece do ecletismo e das modalidades ditas amado que o compoem.

    Não é só a falta do pavilhão que me deixa triste mas sim o não reativar modalidades como o Ciclismo, Basquetebol e Voleibol que tanto deram ao clube no passado.

    Quem não se lembra do antigo pavilhão de Alvalade onde aos fins de semana encontrava-se sempre cheio com os adeptos assistirem a estas modalidades e ao mesmo tempo dar apoio e comrto aos seus atletas, e era de borla todos os jogos.

    Quanto às escolhas e apesar de gostar muito da Naíde e do Benedito, a minha escolha vai para o Gilberto Borges pela sua vontade e insistência de fazer voltar o Hoquei Patins ao activo e até agora com bons resultados.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)