domingo, 30 de janeiro de 2011

A melhor aquisição deste Inverno

Paulo Sérgio tinha razão quando ontem afirmava, após a vergonhosa actuação conjunta da equipa que comanda e da equipa de arbitragem, que está muito fácil fazer mal ao Sporting. Mas na feira de horrores onde cada vez mais se mergulha o futebol do Sporting há que ver onde estão os piores mal-feitores. Pelo que resta da época o Sporting pode bem com os Catitas e com os Cosmes, mas o mesmo já se poderá afirmar de Paulo Sérgio, Costinha, Couceiro e obviamente da direcção demissionária, com Bettencourt à cabeça. O que esta gentinha está a fazer estes dias no Sporting propagar-se-à pelas próximas épocas no passivo e na falta de competitividade e constituirá uma âncora ao pescoço daqueles que venham a ser eleitos nos finais de Março.

Não é difícil de perceber o que está a acontecer neste momento em Alvalade. Bettencourt deve estar a pensar no que vai fazer daqui a um mês e por isso, tal como Pilatos, lava as mãos sobre o destino do Sporting. Paulo Sérgio, Costinha e surpreendentemente (ou não?) Couceiro comportam-se como uma besta no seu último estertor: sabem que não têm futuro e por isso não têm nada perder. Agarram-se como e onde se podem, destruindo tudo à sua volta, quem sabe haja alguma janela que se abra por onde possam sair para continuar as suas carreiras, que conhecem hoje o seu zénite irrepetível.

Que sentido faz, face à actual conjuntura, alterações significativas no plantel? Seria até uma discussão interessante se faz sentido aliviar a folha de pagamentos do ordenado de Liedson por 2 jovens promissores, mas não no momento em que vem aí uma direcção e seguramente que não com os nomes que estão em cima da mesa. O mesmo serve para a dispensa de Izmailov, que, com a saída óbvia de Costinha, não seria inevitável.

O mandato desta gente terminou e se as decisões ruinosas que hoje tomam podem até estar a coberto da lei, não encontram abrigo naquela que devia ser a postura ética. Por isso, não tenho dúvidas que a melhor aquisição neste mercado de inverno seria uma providência cautelar que impedisse este quadrunvirato de continuar a enterrar o futuro do Sporting.


8 comentários:

  1. Completamente de acordo com o texto LdA.

    Couceiro, que pensei ter capacidade para arrumar a casa, recuperando Izmailov e tratando de casos como o de Caneira, parece-me ser mais farinha do mesmo saco.

    O Sporting vai ficar muito mais pobre depois da saída desta Direcção, deste pseudo-treinador e destes dois Directores desportivos confirmando-se todos estes cenários de saídas e entradas.

    Baba?
    Djalma?
    Cristiano?
    Se é para deixar saír 2 dos melhores jogadores ods últimos anos (liedson e Izmailov), e contratar estes, mais vale apostar na prata da casa cambada de incompetentes.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  2. Não me parece que os ainda dirigentes do Sporting se comportem como quem sabendo que não existe futuro queimam tudo à volta. Não. O futuro existia e infelizmente existiam ainda - pelo menos - mais 2 anos e meio de futuro. Desse futuro, o presidente do Sporting decidiu - e bem - prescindir. Estão marcadas eleições e vamos embaralhar de novo. Não está ninguém agarrado a nada, desse modo.

    Dito isto, ponto por ponto:

    - Liedson, bom acto de gestão. Um jogador em fim de carreira inserido numa equipa cuja miserável classificação arrasta-se pelo 3º lugar sem que haja perspectiva de dele sair. Nem o Liedson tem muito mais a ganhar com o Sporting, nem este Sporting precisa do Liedson para coisa alguma, uma vez que as suas qualidades não encontram eco no rendimento global desta equipa, desta SAD, deste clube. Bom acto de gestão, se a contra-partida forem esses 2 milhões de euros que se fala. Sendo o Liedson um símbolo do Sporting nada impede que daqui a 2 ou 3 anos quando ele terminar a carreira possa existir uma nova qualquer ligação entre as partes. Não vejo como ela pode acontecer mas nada o impede. Há sempre tanto inútil dentro de uma estrutura que ele seria apenas mais um. Não que o Liedson seja um inútil, não o é, mas é alguém cuja utilidade fora do campo seria irrelevante, e desse modo inútil. Não a pessoa, mas a utilidade das suas características. No caso dele, características fora do campo.

    - Izmailov, acto deplorável de gestão, fosse ele tido por esta ou qualquer outra direcção. Estivesse ela demissionária ou não. Nem sabia tão pouco que ele está dispensado. Não é mais jogador do Sporting? Enfim. Mais um a somar a tantos. A tantos de Costinha e Bettencourt, e a tantos de Pedro Barbosa e Soares Franco, e a tantos de Carlos Freitas e Dias da Cunha.

    - Cristiano, "nomes em cima da mesa", ou nomes já confirmados. Não conheço o jogador por isso seria à partida precipitado desconsiderá-lo. Que tenha tido o seu período relevante numa equipa do meio da tabela, Paços ou qualquer outra, não significa coisa nenhuma. Tantos belíssimos jogadores nunca saíram de equipas mais pequenas e tantos que foram sendo sempre muito melhores do que muitos que passaram pelos plantéis dos 3 grandes, e que significou isso? Apenas cegueira e incompetência dos 3 grandes. Jogadores muito próximos - literalmente - do Sporting, baseados em Lisboa: o excelente Wilson, o bom Tuck, o muito bom José Pedro, quantos anos andaram por aí a ser dos melhores sem que nunca ninguém lhes tivesse chamado? Peter Rufai bem mais a Sul, Velic, Djurdjevic, Edmilson (Guimarães), olhem - hoje - o Sereno, o Artur - há muito muito tempo - que foi para o Porto já em fim de carreira, Lula. Jesus, ano nível dos treinadores. Basílio, mais ou menos, era bom, tão bom quanto muitos que o Sporting foi tendo e que vieram dos 4 cantos do mundo. Carlos Fernandes, Fernando Mendes, o excelente Bilro, e outros, tantos outros.
    Portanto ter vindo do Paços - embora chegado da Grécia - nada significa. Ou se conhece o jogador e se vê que é mau, ou o elemento de origem por si só diz muito pouco.

    Voltando ao Liedson, fechando-se este período de transferências só no fim da época ele poderia sair, e no fim da época não sabemos se o Corinthians estaria ainda interessado. Foi um bom acto, e o Liedson merece-o, regressar a um clube que gosta muito, ainda por cima.

    Esta direcção mexer-se, tomar decisões fracas, nada disso é surpreendente. Tomaram-nas sempre, fosse há 1 ano ou fosse hoje. Ele não se demitiu por achar-se incompetentes. Demitiu-se porque lhe apeteceu, talvez, porque se fartou. O Costinha ainda há dias falava no futuro do Sporting ... eles têm lá noção do que fazem, porque isso nada do que fazem é com espírito malvado ou com requintes de "queimar tudo à volta". São incompetentes, devem muito à inteligência, à racionalidade e ao bom senso. Só isso ...

    ResponderEliminar
  3. Mero exercício teórico para provar que a origem nada diz. E que até um misto de meio-da-tabela com Rádio Televisão Portuguesa poderia ser uma base muito boa. Não digo vencedora, mas boa, de futuro:

    Peter Rufai

    Bilro
    Wilson
    Van der Gaag
    Fernando Mendes
    Castanheira
    José Pedro
    Ricardo Fernandes, o do Boloni.
    Djurdjevic
    Karoglan
    Romeu nas costas de,
    Yekini.

    Treinador: Paco Fortes, ou o Jesus do Felgueiras e do Estrela, aquele de há 20 anos atrás, que pouco mais era do que o Toni, aquele que há 3 ou 4 anos era também ele treinador do Estrela da Amadora.

    Director desportivo: Freitas Lobo.

    Presidente: Vitor Espadachinha.

    Esta equipa com origens 100% domésticas - não estaria hoje a 13 pontos do Porto do Villas Boas. Poderia estar a 12, mas a 13 não estaria, não teria perdido em Sófia e não teria sido eliminada da Taça pelo Setúbal ...

    ResponderEliminar
  4. LdA estas a ser injusto, há que ter orgulho nesta estrutura. Em Inglaterra quando há um processo de venda de clube ou uma direcção demissionaria todos os negocios ficam congelados. Não se pode comprar nem vender quem quer que seja. Que legitimidade têm estes directores ou direcção para tomar decisões a prazo? E se as tomam porque não a mais evidente? Mudar de treinador.....

    SL

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  5. Agora e que esta direção está a tomar as decisões acertadas, despachem o liedson e o marat(pena) amanhã vai lhes ser dada razão.

    ResponderEliminar


  6. Concordo com o post apesar de achar que ele não tem em conta um factor muito importante: talvez o tal quadrunvirato saiba mais do que nós sabemos e tenha como garantida a sua continuidade. Veremos.

    Abraço com muita estima

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)