quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Noticias do mercado: Patrício e os tubarões

Patrício foi actor principal na vitória na Madeira e desde então muitos têm sido os elogios à sua actuação. Essa foi tão notável como  algumas "conversões": não falta quem ainda há pouco duvidava do valor do n.º 1 do Sporting e agora exija que lhe seja atribuída a titularidade da selecção. O excesso e a precipitação parecem marcar, de forma constante, a carreira de sénior de Rui Patrício.

Foi de forma precipitada que Patrício foi lançado às feras, sendo obrigado a assumir a pesada camisola de guarda-redes do Sporting quando não estava preparado para tal. Não vale a pena recuar ao tão mal gerido "dossier Stojkovic" para lembrar que, por inabilidade, o Sporting quase perdeu 2 guarda-redes. Tivesse sido Tiago então chamado, fazendo Rui Patrício uma entrada planeada por etapas, e certamente que não teria que ter crescido à força, como aconteceu. Afinal é para estas eventualidades que os plantéis são dotados de guarda-redes mais velhos e experientes.

Patrício nem é tão mau como então se dizia nem justifica que se gastem para já todos os adjectivos. Antes de mais Patrício, que desde o ano passado vem evoluindo de forma assinalável, precisa de ser mais vezes o que foi na Madeira: decisivo. O tal guarda-redes que, na contabilidade final dos campeonatos, tem nas suas luvas pontos conquistados. Precisa disso para crescer, para se sentir mais seguro e para apagar uma imagem negativa da qual ele é o que menos responsabilidade tem. Nos momentos em que o banco se justificava, até para sua própria protecção, não lhe cabia a ele tomar a decisão ou recusar-se a jogar.

A estabilidade e serenidade que Patrício necessita também podem chegar pelos adeptos. Que bem devem usar de maior sensatez nas análises que fazem ao seu desempenho. Nem o 8 de antes nem o 80 de hoje.  A titularidade absoluta que lhe tem sido concedida, a par do lugar reservado nas convocatórias da selecção, é um atestado de qualidade de difícil contestação e que lhe deve ser creditado.

Patrício aparece hoje nos jornais como pretendido pelos tubarões da Premier League, mais propriamente 3 dos big-five: Arsenal, Chelsea e Manchester United. ( Dou tanta credibilidade a esta notícia como a que ontem referia que Nuno André Coelho estava a ser observado pelo Génova. Onde, nos treinos em Alcochete?) Vejo-a como resultante do mesmo destempero que falava acima, porque quando olho para os respectivos plantéis não vejo lugar para Patrício, neste momento da sua carreira.  E se  os plantéis de Arsenal e Chelsea ainda poderiam merecer análise, não vejo como aparece o nome do Manchester United, que ainda há pouco comprou o internacional dinamarquês Anders Lindegaard, de 26 anos.

O futuro parece ser de Patricio, mas a sua saída agora para qualquer um destes clubes significaria nos tempos mais próximos a ancoragem ao banco de suplentes. Mais não seria do que interromper de forma dramática a sua evolução, sendo por isso tão criminoso como pôr agora Hildebrand no seu lugar.

21 comentários:

  1. o engraçado no meio disto tudo é que o sporting nao joga nada, está a fazer uma má epoxca, mas andam todos atras dos jogadores do sporting( segundo os jornalistas)

    é o yannick, é o liedson, é o vuk, agora desde 2f também é o patricio

    ResponderEliminar
  2. e já me esquecia daquela do nac, espectaculo o genova, o plaermo, o catania e uns ingleses querem o moss..............ele deve de andar a treinar bem

    ResponderEliminar
  3. eu dizia já desde talvez os 1ºs dez jogos do Patricio que este seria o substituto natural do Van de Saar. Perdi a ideia quando foi contratado o Lindegaard, mas o rapaz tem futuro!
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  4. "...precisa de ser mais vezes o que foi na Madeira: decisivo. O tal guarda-redes que, na contabilidade final dos campeonatos, tem nas suas luvas pontos conquistados."

    Tinha escrito num ficheiro todas as intervenções, esta época, em que Patricio fez defesas que nos deram pontos e nos tiraram pontos. Apaguei esse ficheiro após este último jogo, porque acho que já não vale a pena contabilizar.

    Em apenas 2 jogos podia ter feito mais alguma coisa para nos safar de sofrer o golo e isso custou-nos a vitoria ou o empate. Em contraste, tinha apontado que, em 8 jogos salvou o clube de perder pontos (tendo segurado a vitoria ou mesmo o empate). Com este do Maritimo já ía em 9. Acho que já chega de contabilizar.

    ResponderEliminar
  5. helder

    eles contrataram o lindergaard, mas o van der sar vai abandonar no final da epoca, fica a sobrar uma vaga( kukzack, lindergaard e mais 1) a duvida é quem será esse, já se falou no de gea, nos alemaes ( adler e neuer), mas o problema +e que para substituir o schemeicheal o manchester andou 5 anos a queimar gr

    ResponderEliminar
  6. Riga/V-1-Boy,

    O ManUtd tem o Ben Amos, que é internacional pelas selecções jovens inglesas, e está emprestado ao Oldham quando chegou o Lindergaard. E ainda tem nas reservas Connor Devlin.

    ResponderEliminar
  7. Convém salientar aqui outro nome. O nome do treinador de GR do Sporting, que entrou na temporada passada, ainda com o Paulo Bento penso eu. É o Vitor Silvestre, 27 anos, desde que ele entrou a evolução do Patrício tem sido evidente.
    Mais uma vez se comprova que experiência não é igual a competência...

    ResponderEliminar
  8. Não terá entrado com o Carvalhal?
    Penso que o PB teve sempre o Ricardo Peres.

    ResponderEliminar
  9. Frederico,

    É possível, não tenho bem a certeza se o Ricardo Peres não saiu antes do Paulo Bento por causa daquele processo com o árbitro. De qualquer maneira, o Vitor Silvestre está no Sporting essencialmente desde essa altura, e mesmo com a mudança para o Paulo Sérgio ficou, esperemo que continue quando o Paulo Sérgio for embora...

    ResponderEliminar
  10. Sim.
    Ainda nunca percebi porque é que de cada vez que se muda de treinador temos que mudar toda a equipa!

    Um ou outro ainda vá, mas ainda para mais num cargo tão específico como o treinador de GR, não faz muito sentido...

    E se toda a gente acha que faz falta ter jogadores com vários anos de casa para passar os conhecimentos do que é ser do Sporting aos novos jogadores, também faz sentido ter alguém na equipa técnica que seja da casa para fazer o mesmo!

    ResponderEliminar
  11. JPDB,

    O Vitor Silvestre chegou com o Carvalhal e com o Lima, de quem era treinador de GR nos júniores, uma vez que a equipa de CC não possuía nenhum elemento nesta área específica de treino.

    ResponderEliminar
  12. Leão de Alvalade,

    Obrigado pela correcção!
    É engraçado (ou não) como uma equipa técnica aparentemente feita em cima do joelho, para tapar um vazio, tinha bem mais qualidade, do que a actual, que teve todo o tempo do mundo para treinar, testar, experimentar...

    ResponderEliminar
  13. JPDB,

    convém acrescentar que a equipa técnica actual é também maior e mais cara...

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Nem me lembrava que o Carvalhal tinha vindo acompanhado de um conjunto pequeno de adjuntos.

    Foi admirável verificar como se integrou bem na estrutura e o Lima se tornou decisivo no aconselhamento, pelo menos durante os jogos (em que era possível verificar que trocavam muitas impressões, dando a sensação de ser o seu principal adjunto).

    Sobre o tema do post, estou naturalmente de acordo. Ressalto um sensato comentário do Hugo Malcato de há dias, quando assinalou que a exibição do Rui Patrício não o tinha feito o melhor GR por oposição ao que era há 6 meses atrás. Continua a ter muito por onde progredir, não tanto na calma entre os postes mas na segurança, percepção e antecipação dos lances e, no mais difícil, na capacidade de reacção.

    O Rui é apenas mais um entre tantos exemplos de como é necessário estabelecer prioridades: trocar o bom pelo óptimo é mais difícil do que trocar o mau pelo mediano ou pelo bom. O ideal mesmo era trocar o mau pelo óptimo. Mas em qualquer circunstância, é necessário medir adequadamente as prioridades e isso raramente é feito.

    Lembro-me de discutirmos isso mesmo na temporada passada acerca da equipa, quando todos pediam uma sangria e uns poucos (como eu) pediam apenas a contratação de um defesa esquerdo decente (Desmarets, hoje em dia titular no Deportivo, apesar de nunca poder ser uma aposta de futuro).

    Hoje parece-me indiscutível que a equipa que tínhamos no princípio da época passada, com a inclusão do Desmarets (e sem qualquer dos reforços de Inverno) e talvez do André Santos (que por incúria não podia regressar) e devida exclusão do Caicedo e do Angulo, seria mais forte do que a actual.

    Quantos milhões se teriam poupado e quanto valor teria permanecido?

    Pelo menos o suficiente para pagar um treinador (futuramente) campeão...

    ResponderEliminar
  15. PLF,

    Não deixa de ser curioso como no Sporting algo é mal feito mas acaba até por resultar.

    Todos percebemos que a contratação de Hildebrand visava encostar o Patrício. Tivesse o alemão chegado mais cedo e teria sido isso que provavelmente teria sucedido. Quando o alemão chegou já era mais difícil fazê-lo mas podia ser feito e aqui deve estar uma das melhores decisões de PS no clube.

    Estou convencido que este ano acabará por ser um ano importante na afirmação de Patrício, sobretudo para a indispensável auto-confiança. Um guarda-redes não pode ter como peso extra a desconfiança sobre si mesmo e a que lhe chega das bancadas. Entretanto o Sporting deitou à rua dinheiro que lhe fazia falta.


    Quanto ao CC, tenho hoje ainda menos dúvidas que foi um erro tê-lo desperdiçado. Ainda hoje não consigo perceber como, uma vez perdido AVB, não foi visto como a solução natural.

    ResponderEliminar
  16. PLF,

    Continuando no tema dos GR, tenho acompanhado o trajecto do RBaptista e parece-me que o Sporting pode ter nele, no Golas e no Patricio a solução para a baliza nos próximos 8/10 anos.

    Lamento que Golas não seja promovido a uma equipa de outras ambições neste mercado de inverno. Confesso que não tinha ficado com grande impressão dele nos poucos jogos que lhe vi fazer nos júniores. Entretanto, na pré-época pareceu-me melhor preparado e até mais magro.

    ResponderEliminar
  17. Todos,

    http://www.lpfp.pt/noticias/Pages/Declara%C3%A7%C3%A3odoConselhodePresidentes.aspx

    O ponto 4 é algo que seria optimo voltar ao nosso clube.

    ResponderEliminar
  18. Riga,

    Será que andam todos atrás dos jogadores do Sporting porque eles são baratos?

    SL
    José

    ResponderEliminar
  19. nao sei se é por isso

    mas o manchester andou 5 anos a queimar gr por ir á procura dos baratos.

    hoje o record insiste na cena com um tipo do manchester a dizer que vao precisar de 1 gr na proxima epoca

    ResponderEliminar
  20. LdA e PLF,

    Aos vossos comentários, ainda acrescentava algo que li noutro blog: "Imaginem este Patrício com uma defesa forte como a que o mediano Baía teve durante anos no Porto".

    Não devem existir dúvidas que a carreira de Patrício foi prejudicada por 2 aspectos: Caso Stoijkovic e a companhia que tinha à sua frente. O primeiro fez surgir os grandes defensores do sérvio que ao mesmo tempo odeiam o jovem Rui. Quanto ao segundo, nas primeiras épocas vimos muitos erros cometidos por Polga e Tonel a serem imputados à inexperiência de Rui.

    Quando Carriço chegou à equipa titular, começámos a ver Patrício com outra capacidade de comunicação e comando da defesa. Pelo simples facto de Carriço o ver como um par... Hoje em dia, Patrício em ascensão e Polga em decadência (embora mais regular) permitem outro cenário.

    Quanto a Hildebrand, desconhecemos o seu papel no seio desta equipa. Provavelmente, muitos desejaram a tal "sangria" mas também era notório que Patrício precisava (precisa ainda?) de "competição" pelo lugar - tal como muitas outras posições no plantel. Algo que Tiago e Ricardo Batista não garantiam.

    ResponderEliminar
  21. mas nao estou a tirar valor ao patricio, mas acho que ele ir já para um clube como o manchester que vai entrar num processo de susbtituir o gr e quem for o escolhido ou encaixa de imediato ou vai ser queimado e o patricio ainda é novo. mais uns anos e quando chegar aquela altura em que os gr chegeum ao ponto de maturaçao, ai sim acredito que seja o gr para um grande clube8 quer dizer já o é num grande clube)

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (4) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (6) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (2) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)