Fui eu quem contratou Zapater
Costinha falou finalmente ontem porque de certa forma sentiu que a vitória de ontem foi épica. Talvez tenha sido. Mas é importante perceber porque o foi. E foi-o porque o Sporting estava encostado às cordas perante o 12º classificado da Liga, que joga precisamente um futebol à Paulo Sérgio. Quando entra Torsiglieri o Sporting faz o 2-0 na 1ª vez que consegue chegar à baliza do Marítimo na 2ª parte. Achar que há relação de causa e efeito entre uma coisa e outra e quase atribuir o "óscar da táctica" a um treinador que já tinha a jogar 3 médios de características defensivas e ainda lhe somou um terceiro central, e nem assim conseguiu segurar o jogo, é pelo menos legitimo duvidar que perceba de futebol. Mas mesmo que perceba, gosta pouco de futebol. Jogando assim é mais provável perder mais vezes do que ganhar.
Alguns pensarão que a razão pela qual falo tanto em Paulo Sérgio se deva a algum factor de ordem pessoal ou embirração pura e simples. Puro engano. Até porque, nas criticas que lhe dirijo, cinjo-me apenas à sua actuação como técnico de futebol, evitando sempre questões de natureza pessoal, embora não me faltasse nem vontade nem razões para o fazer. O que realmente me preocupa é ver adeptos defender que o Costinha e Paulo Sérgio com mais dinheiro poderiam ganhar mais vezes. Esse é perigo real que ameaça o Sporting. muito maior do que Costinha afirmar que "Paulo Sérgio está a fazer um excelente trabalho". É não perceber porque o Man. City, gasta milhões, mas dificilmente ganhará. É que no dia 26 de Março o Sporting vai para eleições e vai eleger um adepto e meu maior temor é que possamos eleger um adepto que pense assim. É que o Sporting já perdeu 2 épocas e não se pode arriscar a perder muitas mais. E com Paulo Sérgio arrisca-se a fazê-lo.
"Alguns pensarão que a razão pela qual falo tanto em Paulo Sérgio se deva a algum factor de ordem pessoal ou embirração pura e simples."
ResponderEliminarNada disso. Acho que falas tanto nele, porque simplesmente ele é mau treinador. PONTO.
Só faltou ao Costinha também vir gritar que "fui eu quem contratou o Valdes".
Se não é pessoal, parece, de sportinguistas destes não sei quem precisa. Não queres, já agora, criticar a decisão do mourinho de meter um médio puramente defensivo depois de marcar o 1-0 contra o Málaga? Ou contra esse não tens nada pessoal? Se calhar também não era treinador para o teu clube...é com cada uma
ResponderEliminarDangerfields,
ResponderEliminarObrigado. Já há algum tempo que não via o treinador do Sporting comparado ao Mourinho e é sempre refrescante.
Engraçado Mike...é que o Valdes veio rotulado de "amigo do Costinha", como tal iria ser mais um futuro flop...e afinal tem sido um dos melhores jogadores...por outro lado o Torsi, jogou 4 ou 5 jogos e já é um belo flop.
ResponderEliminarEu tambem já estou farto do PS, e ontem quando vi o a meter mais um central, fartei-me de insulta-lo, mas afinal ganhamos o jogo, se foi com sorte ou não é outra conversa, mas quando perdemos tambem não pomos em causa se foi pelo azar ou não.
Sinceramente tou é farto de ve-lo queimar o Saleiro, independentemente se acho ou não que ele tem valor para estar no nosso plantel, não é a jogar 3 minutos finais que vai mostrar algo, mas é assim que se queimam jogadores!
Lda
"É que no dia 26 de Março o Sporting vai para eleições e vai eleger um adepto e meu maior temor é que possamos eleger um adepto que pense assim".
Os sócios é que escolhem o futuro do nosso clube!!! E iremos ter a palavra no dia 26.
SL
Dangerfields,
ResponderEliminarA critica vai muito mais alem de meter mais um defesa. Estamos a falar de um treinador que é fraco a ler o jogo e que não é capaz de pôr a equipa a jogar bom futebol e para segurar um jogo com o Maritimo tem que ter 3 centrais, 2 laterais e mais 3 médios com caracteristicas defensivas.
Leão de Alvalade,
"O que realmente me preocupa é ver adeptos defender que o Costinha e Paulo Sérgio com mais dinheiro poderiam ganhar mais vezes."
Para o Paulo Sergio ser campeão era necessário ter o orçamento do porto.
Mike,
ResponderEliminarsó que o FCP, que tem o orçamento que tem, preferiu pagar menos pelo Vilas Boas...
Dangerfields,
ResponderEliminarSuponho que o Sporting precise de todos os Sportinguistas, sempre precisou e talvez hoje mais ainda do que nunca na sua história.
Seria muito mais fácil vir aqui regozijar-me com uma vitória de 3-0 mas, face ao que vi ontem e em particular às reacções que vi hoje não posso deixar de manifestar a minha opinião, por entender que existe um perigo real de a vitória camuflar o que realmente foi o jogo.
Não escrevo para que concordem comigo, para ser simpático, popular ou conveniente. Digo o que penso e penso apenas pela minha cabeça.
Embora por vezes não me falte vontade e quiçá razão, o que não faço é colocar em dúvida o Sportinguismo dos que não concordam comigo.
PLF
ResponderEliminarpeguei no melhor exemplo possível. Alguém mais conhecido que ele por por autocarros a frente da baliza e ganhar os jogos? Se resulta, siga. Um bom exemplo é sempre um bom exemplo, não interessa a afinidade da comparação. Não me interessa nivelar por baixo, sinceramente, já que tanto se fala na "banalização do scp".
Mike:
Vamos a ver, Marquinhos passou ao lado do jogo, com a entrada do Kleber o Maritimo passou de um ataque de fogachos e duas lebres a correr na zona central nas costas dos defesas para um ataque com uma referência central e dois jogadores mais abertos nos corredores. Com a entrada do Torsi, passámos a ter marcações individuais aos 3 atacantes do maritimo em vez de termos o kleber a cair ali no "permeio" do carriço e do polga e djalma e baba no permeio dos centrais aos respectivos laterais. Resultado: melhor acompanhamento do ataque do maritimo, menos espaço para cada jogador, maior intensidade na pressão, e anulou-se facilmente aquela "tremideira". Resultado 2: JoaoPereira e Evaldo mais soltos e com menos responsabilidades defensivas a poderem integrar-se melhor no ataque (mais o JPereira, até). Resultado 3: Valdés a regressar ao centro e a trabalhar directamente com liedson.
Desde o inicio que com estes 3 médios eu lamentei o facto de o Valdes ter que ficar agarrado à linha, mas uma coisa é certa, perdemos criatividade e ganhámos intensidade no pressing. Linha defensiva bem mais alta que o normal.
Continua a não me agradar: 1) o pontapé para a frente; 2) o liedson, que apesar de trabalhar imenso o jogo todo, está constantemente a mandar vir; 3) a distância entre os jogadores mais adiantados do meio campo jogarem demasiado longe do vuk e do valdés.
Dangerfields,
ResponderEliminarA sua comparação é absurda por várias razões, o que é uma pena porque a mim dá-me trabalho. Mas o facto de ser absurdo a vários níveis (não apenas um) diz um pouco da bola que vou bater agora. Sinceramente, não o deveria fazer.
O 1º ponto absurdo é a comparação que faz entre a substituição do Granero pelo Lass com a do Vukcevic pelo Torsiglieri. Preciso de dizer mais alguma coisa?
O 2º ponto absurdo é achar que isto é algo que "resulta". Não é. Aliás, a probabilidade era que o Sporting ainda sofresse mais, por várias razões: por incapacidade de se esticar até ao último terço, por incapacidade de conservar a bola, por ter na esquerda dois jogadores tecnicamente muito fracos, etc. E tanto não resulta como em Coimbra o Sporting, com o mesmo tempo de tracção atrás, não empatou o jogo por milagre (ah não, foi o Patrício outra vez...).
E isso leva-nos ao 3º ponto absurdo que é pegar num resultado e achar que se justifica retrospectivamente. Esse foi o ponto efectuado pelo LdA, que não criticou a substituição ou a opção táctica (e este é o 4º ponto absurdo), mas que alguém pudesse fazer uma relação causal entre a substituição e o 2º golo do Sporting (que matou o jogo).
O 5º ponto absurdo é que, tendo até caracterizado bem o estilo de jogo do Marítimo, teria também de caracterizar a suprema imbecilidade do Pedro Martins e a sua total impreparação técnica e táctica para o lugar que ocupa. Um Sporting com as suas linhas recuadas e sem jogadores capazes de invadir o meio-campo ofensivo, suplicava o fim do jogo directo e implorava o princípio de uma tentativa de jogar futebol - sobretudo pelo centro - para explorar os espaços entre os centrais e os laterais. O que aconteceria então? Pois...
O 6º ponto absurdo é comparar as equipas que o Mourinho tem tido - geralmente com jogadores muito rápidos e fortes com espaço - com os que o Sporting ficou depois de sair o Vukcevic (Valdés e Liedson). O 7º ponto absurdo é procurar comparar a qualidade do desdobramento ofensivo das equipas do Mourinho com as do Paulo Sérgio.
Mas por último, e decididamente o mais grave de todos, é a total incapacidade de compreender para que serve a posse de bola.
O Mourinho é o melhor mas eu não vejo o Guardiola a meter o autocarro à frente da baliza. Pois...
Concordo que o Paulo Sérgio não tem competência para estar à frente do Sporting. Concordo que a substituição do Torsi foi errada, contudo resulta porque trata-se de um central que ganha as bolas todas pelo ar e tem muito melhores pés que os restantes, pese contudo alguma atrapalhação que espero que seja devido à sua idade e falta de ritmo, pois parece-me melhor que os restantes centrais, e quem sabe se começando a jogar habitualmente não temos uma surpresa como o Zapater e começamos a ter menos calafrios e a criar perigo nas bolas paradas?
ResponderEliminarTambém me parece um perigo pensar que o nosso plantel é fraco e que não temos condições para lutar com os nossos rivais e que o treinador não tem culpa disso. Temos que ver o quão o Porto está melhor que o ano passado com um plantel idêntico e que está longe de ser perfeito, e também ver as melhorias no Benfica com a entrada do Jesus, para percebermos que o treinador não é tão pouco importante assim.
Por fim, considero que seja normal, o PS e o Costinha defenderem-se mutuamente, dado que com as eleições correm sérios riscos de saírem do Sporting.
Homer,
ResponderEliminar"...dado que com as eleições correm sérios riscos de saírem do Sporting."
Em vez de dizer "serios riscos" devias dizer "certeza". É que um candidato que apresente estes 2 como fazendo parte da sua equipa, não vencerá as eleições, com certeza.
Mike Portugal,
ResponderEliminarSérios riscos por causa da situação do Costinha, enquanto o Paulo Sérgio é um dado adquirido que sai do Sporting, tendo já várias personalidades ligadas ao Sporting vindo a público afirmar que não é treinador para o Sporting. O Costinha não tenho a certeza, não levanta tanta discórdia, embora também seja minha convicção que vai sair e julgo que a dele também dada a última intervenção.
Dezperado,
ResponderEliminar"Os sócios é que escolhem o futuro do nosso clube!!! E iremos ter a palavra no dia 26."
Olha e porquê que isso não me deixa nada tranquilo? É que - e foi isso que eu deixei no post - pode muito bem acontecer que seja eleito um que pense que fazer o que o Paulo Sérgio fez ontem até nos pode levar a ganhar tantas vezes como precisaríamos para ser melhores, já nem digo campeões.
Alguém que se lembre que um treinador que ganha 5 jogos fora seguidos pode conseguir fazer a mesma coisa em casa e com isso se esqueça que o Sporting não faz porque joga "à Paços de Ferreira" e por isso tem tantas dificuldades em fazer valer os seus argumentos quando tem que assumir e impor o jogo.
E que é por isso que temos apenas 3 vitórias em casa, todas elas pela margem mínima, algumas delas de legalidade duvidosa e pelo menos 2 in extremis.
Olha e ainda menos tranquilo fico quando me lembro que os sócios elegeram há menos de 2 anos uma direcção que, com a sua demissão, acabou de se confessar incompetente para por o Sporting em melhor caminho.
Lda
ResponderEliminarNão faço essa especulação sobre possiveis candidatos com possiveis treinadores. Espero que apareçam muitos e crediveis para termos por onde escolher.
Ha dois anos elegemos um presidente que falhou na sua principal missão, o futebol.
Mas a democracia tem destas coisas, nem sempre ganha aquele que nós queremos ou desejamos!
SL
Dezperado, ele não falhou na sua principal missão, o futebol não era a sua principal missão, teve de a assumir é verdade, mas após construir uma nova equipa... foi-se embora.
ResponderEliminarO similar seria darem agora ao Paulo Sérgio, o tal pinheiro, e ele na primeira semana de Fevereiro demitir-se. Não era mau, mas era estúpido.
Ao Sporting falta muita coisa, o dinheiro será uma delas, a competência em contratar outra, mas continuo a dizer que não acredito que fosse possivel melhor classificação talvez menor distância pontual para os nossos adversários.
Mike, para se ser campeão não é preciso o orçamento do porto, é preciso o fcporto inteiro. É que quando falham o Hulk ou o Falcão aquilo treme por todos os lados.
LMGM,
ResponderEliminarO Sporting está a 8 pontos do 2º lugar quando tem apenas 3 vitórias em Alvalade.
Vamos em que jornada? 16ª ou 17ª.
8 jogos caseiros são 24 pontos. É claro que seria possível uma classificação muito melhor. Seria possível e seria exigível porque ao fim do dia aquilo que o PLF começou por dizer será sempre verdade: o Sporting tem um orçamento superior a 80% das equipas do seu campeonato. Esse orçamento superior a 80% dos seus adversários equivale a ter melhores jogadores e melhor equipa que esses adversários.
As causas para o Sporting estar à 17ª jornada completamente arredado dos 2 primeiros lugares não podem portanto ser de ordem de plantel ou dinheiro. O Sporting joga em Portugal, não joga em Espanha ou Inglaterra ou Itália onde existem algumas 8 ou 9 equipas todas elas de imenso valor.
O Mourinho disse-o certa vez e disse-o muito bem: para ser-se campeão em Portugal não é preciso muito. Não é preciso sequer ser-se ou ter-se um Mourinho. Às vezes basta um Inácio, e algum contexto vantajoso. E outras vezes basta um Jardel. Em quase todas as vezes, basta organização, mínimo arrumo, mínima orientação e mínima competência dentro da estrutura, e mínima competência técnica no campo de treinos e banco.
Basta isto. E algum dinheiro só.
Não muito. Não mesmo.
Mas mais importante do que Paulos Sérgios e trincos e 3ºs centrais seria começar a haver sinais do que aí vem, ou do que aí deveria vir: uma separação clara entre este Sporting e um outro que se alinhasse para suceder-lhe, em eleições.
ResponderEliminarE até agora não há sinais alguns, pelo menos a julgar pelos diários e pela blogoesfera. Parece que segue tudo como dantes onde até o Costinha aparece a falar do Sporting do futuro, como se esse futuro passasse por ele.
Fui aos Barreiros e o que vi foi um mau jogo de futebol.Nem sempre a emoção e uma vitória fazem um bom jogo de futebol.
ResponderEliminarA 1a parte é deprimente e só isso devia deixar os Sportinguistas inconformados.
A 2a parte do Sporting foi tambem algo de confrangedor perante um Marítimo que, estando nitidamente por cima do adversário, falta-lhe muita arte e inteligência a jogar à bola.
Isto penso que todos viram, mesmo na TV.
Mas quero tb deixar aqui o testemunho do que senti nos adeptos adversários em relação ao Sporting. Apesar da derrota da sua equipa, os maritimistas pouco ou nada ficaram impressionados com o Sporting. Aliás, já antes do jogo, as opiniões sobre o nosso clube são custosas de ouvir. O descrédito dos dirigentes, das políticas e da qualidade do futebol são generalizadas.O treinador é ridicularizado!
Nada ou pouco me admira perante o que temos mostrado.
Quanto ao argentino torsi, eu também sou da opinião que não vale nada. Veremos se depois, mais adaptado, melhora e mostra alguma coisa. Mas não aposto nada nesse jogador. Caso se verifique que é um falhanço total veremos depois quem assume os 3 milhões gastos e veremos se os adeptos que lhe depositam esperanças são capazes de pedir responsabilidades em defesa do SCP.
Méritos individuais são bombas de fumo, mais nada. Olhemos para o saldo geral do clube, o ponto de vista desportivo, e os resultados são por nós conhecidos: maus.
ResponderEliminarLMGM
ResponderEliminarNão sei se me exprimi bem, quando disse principal missão referindo-me ao futebol, fiz o apenas porque o futebol (na minha opiniao como é obvio) é o barómetro que faz com que um presidente seja visto como bom ou mau.
Como disse anteriormente, o JEB falhou no futebol, mas sou da opinião (não precisas de me dar um tiro Lda...eheheh) que fez coisas boas, mas não são visiveis para os adeptos.
Como é obvio não foi por perder com o paços, até porque se andar o filme para trás, parece que cada vez, faz mais sentido o timing que escolheu. Contratou um homem para o futebol, fechou a reestruturação com os bancos e apresentou a demissão!
SL
Já tinha escrito aqui, depois de um jogo para a liga europa em que muitos elogiaram o torsi, que o argentino não valia nada.
ResponderEliminarjá vi que muitos mudaram de opinião e muitos outros mudarão também.
Não vale nada e fico espantado com o que conseguem ver naquele jogador. Quando dizem que é rápido, penso que o meu meo estará com problemas de ligação e por isso lento, quando dizem que tem um bom pé esquerdo, penso que o meo deve ter tremido a imagem e por isso vejo um tosco a dar coices na bola. E de resto vejo um jogador às aranhas dentro de campo que apensar de ter jogado pouco já entalou o sufeciente para nos tirar uns pontinhos.
É verdade que é treinado por um camelo mas um bom jogador sabe estar dentro de campo, quem tem pés não engana muito menos em jogos ao vivo e a rapidez deste argentino deixa-me em pânico mesmo com equipas do fim da tabela.
chego á conclusão que a mediocridade é tanta, a merda de jogadores tem sido tão grande, que alguns Sportinguistas já não sabem o que é um bom jogador de futebol, daqueles que não enganam ninguém, daqueles que nos fazem ir ao estádio, daqueles que nos dão garantias de lutar pelo título nacional. Isso e ter um treinador a orientar a equipa porque estas experiências de ter uma equipa profissional sem técnico só para poupar dinheiro é péssimo em termos desportivos e talvez mesmo pior ainda em termos económicos.
É pá, acordem e deixem-se de medicridades!
SL
Pedro,
ResponderEliminar"chego á conclusão que a mediocridade é tanta, a merda de jogadores tem sido tão grande, que alguns Sportinguistas já não sabem o que é um bom jogador de futebol, daqueles que não enganam ninguém, daqueles que nos fazem ir ao estádio, daqueles que nos dão garantias de lutar pelo título nacional. Isso e ter um treinador a orientar a equipa porque estas experiências de ter uma equipa profissional sem técnico só para poupar dinheiro é péssimo em termos desportivos e talvez mesmo pior ainda em termos económicos"
Nem mais, Em Cheio!
Caros,
ResponderEliminarTorsi será bom rapaz, é alto e tem bom pé esquerdo, não teve tempo de se adaptar, mas já mostrou que lhe falta muita coisa essencial num central: posicionamento, antecipação, capacidade de decidir. Não será um central de grande nível e por isso não vale o dinheiro que custou, e que não foi pouco. Mas discutir isto é um fait-divers.
Relevante é constatar a total incapacidade de Costinha para o cargo que lhe deram. Já sabíamos que não tinha cultura de Sporting, e nunca lhe ouvimos uma ideia substantiva. Foi um belo jogador, mas também já constatámos que não sabe muito sobre futebol: na escolha de um treinador cujo conceito de futebol é ao nível da 2a liga, na escolha de jogadores que não são nem mais-valias nem valorizáveis. Nem falo da má gestão que daí transparece: afinal o gestor era JEB e esse, felizmente, já lá vai. Agora veio mostrar também que não tem personalidade. Quem nunca falou nos momentos negros, não tem nenhuma moral para falar quando o panorama se desanuvia um nadinha.
Mais semana menos semana perdemos outra vez, não parece que tenhamos como fugir a isso, e lá virá PS dizer que lutámos, Carriço dizer que temos de levantar a cabeça, enfim. Costinha não piará.
Felizmente, espero, o futuro do Sporting não passará por esta gente.
MTP
Enquanto continuamos mergulhados nesta crise directiva profunda, os avermelhados e os corruptos lá continuam na vida deles cada vez mais “juntos” e cada vez mais distantes de todos os outros.
ResponderEliminarO caso mais recente tem a ver com a aprovação dos estatutos federativos e consequente eleição dos novos órgãos sociais que faz emergir novos galos para o poleiro a começar pelo Seabra, passando pelo Madail e acabando por alguém que aparecerá ligado ao Porto.
Mais uma vez é lamentável que o Sporting seja posto aparte desta “guerra” levando-nos a ficar muito mais próximo dos “pequenos” e mais longe dos “grandes”.
Se a nova direcção não se impor, daqui a muito pouco tempo, serão apenas dois os grandes do futebol português e o Sporting não estará incluído.
Brunus,
ResponderEliminarPor isso escrevi isto há dias:
http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/01/as-eleicoes-e-o-respeito-pelo-sporting.html