São já conhecidas as primeiras reacções à pouco surpreendente demissão de Bettencourt, dos adeptos aos corpos sociais. Estes reunir-se-ão em plenário na próxima terça-feira devendo ter lugar, no dia seguinte, o plenário do Conselho Leonino. Não creio que estejam reunidas condições para outra tomada de decisão que não a convocação de eleições. Aos corpos sociais não restará outra opção senão renunciar aos seus mandatos, permitindo o seu agendamento.
Como não é demais lembrar, por trás de José Bettencourt não "existia" ninguém e se o próprio presidente tinha a sua credibilidade minada, seria tudo menos recomendável cooptar para o seu lugar um desconhecido. Para reforçar o meu argumento questiono-me se alguém sabe, sem recorrer a cábulas, o nome dos vice-presidentes do Sporting... Qualquer que seja a solução a ser encontrada não poderá ser mais do que temporária, com vista a assegurar a gestão corrente do clube.
Fica por definir qual seja o prazo mais indicado para que a A. G. eleitoral ocorra. O tempo para preparar o futuro - não apenas do futebol, mas de todo o clube - é escasso. Por outro lado, e apesar de não se poder considerar uma surpresa, não existe neste momento qualquer oposição organizada - ao contrário do que por aí se dizia - pelo que deve ser dado tempo e espaço para surja quem entenda poder oferecer soluções ao clube.
No meu entender esse prazo não deveria exceder os 2 meses. As eleições ocorreriam em meados de Março ficando os novos dirigentes com apenas 3 meses para limparem as secretárias e preparem a época. O que é pouco se atendermos a que, como é bom de prever, uma nova geração de dirigentes chegará a Alvalade.
Mesmo conhecedores de que os tempos são e continuarão difíceis, não nos resta outra alternativa , como adeptos, senão aguardar com serenidade os desenvolvimentos necessários, confiando que, como grande clube que é, o Sporting tem no seio gente de capacidade ímpar, independente do nome e da origem.
Sei que não haverá passes de mágica capazes de nos transportar para o êxito enquanto piscamos os olhos. Para acreditar basta-me a esperança de ver preparar o futuro de forma metodicamente sustentada, com verdade, mobilizando os Sportinguistas. Algo que não tem sido feito nos últimos anos.
P.S.-
Ao contrário do que diz Dias Ferreira o futuro deve pertencer aos candidatos possíveis. Por mais que não queira o presidente da AG representa no presente mais o passado do que o futuro que se deseja. E um bom serviço que prestaria ao clube seria recatar-se, ao invés de se expor desnecessariamente,como fará certamente amanhã na sua tribuna semanal.
P.P.S: Segue em anexo um comunicado da AAS sobre a demissão de Bettencourt. (clique para aumentar)
Tal como disse em Maio de 2009, aguardo por debate e consciencialização dos Sportinguistas.
ResponderEliminarDe igual modo, espero sinceramente que o próximo acto eleitoral seja de uma total transparência e não a frequente lavagem de roupa suja e burburinho que levará aos sportinguistas escolher pelo candidato "menos-mau".
Os defensores da "linhagem" sentir-se-ão ofendidos nesta altura com o desfecho do mandato de JEB culpabilizando os descontentes (como se fosse possível estar satisfeito com o que se estava a passar) pelos fracassos do presidente agora demissionário. Por esta razão, creio que aquele que for o "herdeiro" vai partir na pole-position... caso se verifiquem mesmo as eleições desejadas.
Já tivemos 3 ou 4 (ou mais) época mal preparadas, pelo que concordo com o LdA quando diz que há que dar tempo para poder trabalhar. Para também acabar com as margens para desculpas.
SL
Eu defendo que deveria haver eleições em final de Fevereiro, para a nova direção ter mais tempo de preparação para a nova época.
ResponderEliminarGostava que Couceiro continuasse no clube, mas que Costinha e Paulo Sergio fossem embora para nunca mais voltar.
Que se mostrem agora todos aqueles que criticaram JEB e todo o seu trabalho. Vamos ver se têm coragem para dar a cara e vir trabalhar para o SCP ou se preferem ficar escondidos a criticar.
Fala-se da possibilidade do presidente do ACP, Carlos Barbosa, poder concorrer. Não desgosto da personalidade e tem experiencia em dirigir um clube, com sucesso. Vamos ver é se tem um projecto. Também gostava de ver alguma lista aproveitar o projecto que o José Eduardo falou com JEB em Dezembro.
Mike:
ResponderEliminarO Barbosa porquê se não se lhe conhece nenhuma ideia para o clube?
O que disse Jose Eduardo que mereça reflexão?
Não é melhor ouvir primeiro as ideias em vez de discutir nomes, ou não aprendemos nada com o passado recente?
Por isso é que eu disse: "Vamos ver é se tem um projecto".
ResponderEliminarNão sei o que disse José Eduardo, mas sabe-se que ele apresentou um projecto para o futebol. É esse projecto que queria conhecer.
O Sporting é muito grande. ENORME.
ResponderEliminarAssim, terá que ter um presidente:
- Que acabe com o discurso miserabilista
- Que combata sem medo os nossos rivais e a comunicação social
- Que denuncie as arbitragens
- Que aposte na formação e só se compre jogadores que façam a diferença
- Que o projecto Canal Sporting não se perca
- Que o novo pavilhão não pare
- Que motive os nossos adeptos e sobretudo capte os jovens
Mas atenção, se não formos todos unidos, dificilmente algum presidente terá sucesso.
claramente Dias Ferreira nunca seria uma boa opçao.Precisamos dum "Sousa Cintra" com racionalidade financeira para salvar o clube.
ResponderEliminarhttp://vivesporting.blogspot.com/
Apesar de ser contra o meu gosto o Sporting para voltar ao topo do futebol português, precisa de branquear e libertar Manuel Godinho (o dos robalos de Vara) para vir para presidente do Sporting.
ResponderEliminarPrograma:
Um director para o futebol que ponha treinador e jogadores na linha.
Caixas de robalos e maços de notas para Vítor Pereira e seus muchachos.
Apartamentos no Algarve ou no Brasil para futuro substituto de Madail e mais um ou dois senhores da FPF.
Uns carritos topo de gama para meia dúzia de observadores dos árbitros.
Uns trocos para os jornaleiros desportivos.
Um grupo de apoio, formado por actuais colegas dele para conversarem com algum arbitro que se tenha equivocado em desfavor do Sporting, e para alguns jornaleiros ou comentadores que pretendam ser isentos.
Não é o estilo do Sporting, mas para combater a concorrência temos de lutar com armas iguais.
Não me deixa de ocorrer o sentimento de que o fantoche JEB foi pressionado a saltar do barco, num repente, quando não existe oposição organizada. Isso permitirá a subida ao poder de um outro fantoche, através de eleições ou por cooptação.
ResponderEliminarUm reparo apenas sugerido pelo comentário de Ed: o grande problema do Sporting (podemos dizer dos portugueses?) é irem atrás de palavras fáceis (como se dizer mal das arbitragens fosse mesmo relevante) e menosprezarem construção de um projecto pensado, com pés e cabeça, e sem os populismos do costume. Para isso tinhamos JEB.
(Caro LdA, convido-o para a nossa residência actual, no http://robertofutre.blogspot.com, pode apagar o monos da bola e por este na barra lateral, se assim o entender! SL)
8,
ResponderEliminarPor associação livre, lembrei-me: se todos estivéssemos dispostos a tomar um kompensam depois das vitórias obtidas assim, não sei se não poderemos pagar as quotas em atraso ao autor da frase "Por cada leão que cair outro se levantará". Poucos conhecerão o mundo do futebol português tão bem como ele...
Agora a sério, será que desta vez temos direito a escolher um projecto estruturalmente forte, bem liderado por gente competente, ou teremos de nos cingir a escolher o mal menor tendo em conta a pinta do "chofer"?
ResponderEliminarO clube não aguenta mais aventureiros e o clima (económico) não está para brincadeiras.
Avizinham-se tempos em que temos de esperar pelo melhor e ser muito, muito cuidadosos.
10A
ResponderEliminarEsse vai ser o sucessor do Bimbo da Costa. Só se o irmão não deixar, e aí acredito que por revanche resolva vir para o Sporting só para fazer guerra ao mano. E até pode convencer o sobrinho, esse sim Sportinguista, a vir também.
10A
ResponderEliminarTambém a sério: Ou aparece uma surpresa (que terá que ser muito grande) ou não acredito num futuro próximo auspicioso ao nosso Clube.
Caro LdA
ResponderEliminarVejo 2 cenários: Ou (mais)uma cooptação vergonhosa; ou então um envergonhado pré-processo eleitoral conduzido por um dos históricos e maiores cancros do nosso clube: Dias Ferreira.
Mas para mim a grande questão das próximas eleições e que continua a ser A PRIORIDADE é uma AUDITORIA EXTERNA E INDEPENDENTE. E é precisamente essa medida incontornável que mais uma vez a Dinastia Roquettista e Pós-Roquettista Corrupta vai tentar evitar, cu$te o que cu$tar!
p.s. GRANDE RUI SANTOS esta noite! O coração de leão falou mais alto do que a independência de jornalista desportivo!
Espero que a demissão de JEB não seja singular e que se reflicta a toda a direcção.
ResponderEliminarEspero que o novo presidente do clube seja escolhido de forma democrática, pelos sócios e não pela banca pois se isso acontecer, peço também á banca para pagar as minhas cotas porque não sou sócio de uma empresa desportiva mas antes de uma instituição desportiva da qual acho que o Sporting ainda seja.
Espero que independentemente do presidente que for escolhido, este rompa com a dinastia roquetista que tomou conta do clube nos últimos 15 anos e faça uma auditoria externa ao clube. Será que todos aqueles que abandonaram o barco nos últimos 15 anos o fizeram de consciência tranquila?! AUDITORIA EXTERNA JÁ!!!
Espero que o meu Sporting volte rapidamente a ser grande, tão grande como os maiores da Europa.
VIVA O SPORTING CLUBE PORTUGAL e todos aqueles que servem o Sporting e não se servem dele.
ESTAMOS VIVOS.
Espero que as eleições sejam marcadas o mais rapido possivel. Espero que apareçam candidatos credidiveis. Mas primeiro que tudo, espero que apareçam candidatos...só assim podemos ter eleições.
ResponderEliminarPela quantidade de "notáveis" que vinham a publico falar, veremos quantos se vão chegar à frente no momento próprio.
Aguardemos
SL
Dezperado:
ResponderEliminar"Pela quantidade de "notáveis" que vinham a publico falar, veremos quantos se vão chegar à frente no momento próprio."
Qualquer Sportinguista, notável ou não, tem o direito de se pronunciar sobre a vida do clube sem que isso constitua uma obrigação de se candidatar ao que quer que seja.
E nos últimos tempos não faltavam razões para preocupações e chamadas de atenção públicas para a família Sportinguista.
Leão,
ResponderEliminar"Qualquer Sportinguista, notável ou não, tem o direito de se pronunciar sobre a vida do clube sem que isso constitua uma obrigação de se candidatar ao que quer que seja."
Correcto. Mas não tem o direito de aproveitar todas as derrotas para o fazer. Isso é querer dar nas vistas e, portanto, agora têm a oportunidade de dar nas vistas candidatando-se. Vamos ver a coragem.
Mike Portugal:
ResponderEliminarPois, e se tivessem ficado calados agora perguntavas onde estava ele quando, etc, etc.
Estamos no sec. xxi e já é tempo de se reconhecer o direito à liberdade de expressão.
Lda
ResponderEliminarTenho-te como uma pessoa inteligiente, tu percebes bem o que estou a dizer.
Este é o momento certo, para aqueles que vinham a publico falar mal, se chegarem á frente, e mostrarem que podem fazer melhor. Falar é facil, e todos nós temos esse direito, veremos agora quem se chega à frente! Até acrescento, veremos se alguem se chega à frente...e sinceramente espero que sim!
SL
Leão,
ResponderEliminarNem 8 nem 80. Não é ficar SEMPRE calado, nem vir SEMPRE falar a cada derrota.