domingo, 16 de janeiro de 2011

Esperança para voltar a acreditar

São já conhecidas as primeiras reacções à pouco surpreendente demissão de Bettencourt, dos adeptos aos corpos sociais. Estes reunir-se-ão em plenário na próxima terça-feira devendo ter lugar, no dia seguinte, o plenário do Conselho Leonino. Não creio que estejam reunidas condições para outra tomada de decisão que não a convocação de eleições. Aos corpos sociais não restará outra opção senão renunciar aos seus mandatos, permitindo o seu agendamento.

Como não é demais lembrar, por trás de José Bettencourt não "existia" ninguém e se o próprio presidente tinha a sua credibilidade minada, seria tudo menos recomendável cooptar para o seu lugar um desconhecido. Para reforçar o meu argumento questiono-me se alguém sabe, sem recorrer a cábulas, o nome dos vice-presidentes do Sporting... Qualquer que seja a solução a ser encontrada não poderá ser mais do que temporária, com vista a assegurar a gestão corrente do clube. 

Fica por definir qual seja o prazo mais indicado para que a A. G. eleitoral ocorra. O tempo para preparar o futuro - não apenas do futebol, mas de todo o clube - é escasso. Por outro lado, e apesar de não se poder considerar uma surpresa, não existe neste momento qualquer oposição organizada - ao contrário do que por aí se dizia - pelo que deve ser dado tempo e espaço para surja quem entenda poder oferecer soluções ao clube. 

No meu entender esse prazo não deveria exceder os 2 meses. As eleições ocorreriam em meados de Março ficando os novos dirigentes com apenas 3 meses para limparem as secretárias e preparem a época. O que é pouco se atendermos a que, como é bom de prever, uma nova geração de dirigentes chegará a Alvalade. 

Mesmo conhecedores de que os tempos são e continuarão difíceis, não nos resta outra alternativa , como adeptos, senão aguardar com serenidade os desenvolvimentos necessários, confiando que, como grande clube que é, o Sporting tem no seio gente de capacidade ímpar, independente do nome e da origem. 

Sei que não haverá passes de mágica capazes de nos transportar para o êxito enquanto piscamos os olhos. Para acreditar basta-me a esperança de ver preparar o futuro de forma metodicamente sustentada, com verdade, mobilizando os Sportinguistas. Algo que não tem sido feito nos últimos anos.

P.S.- Ao contrário do que diz Dias Ferreira o futuro deve pertencer aos candidatos possíveis. Por mais que não queira o presidente da AG representa no presente mais o passado do que o futuro que se deseja. E um bom serviço que prestaria ao clube seria recatar-se, ao invés de se expor desnecessariamente,como fará certamente amanhã na sua tribuna semanal.

P.P.S: Segue em anexo um comunicado da AAS sobre a demissão de Bettencourt. (clique para aumentar)

20 comentários:

  1. Tal como disse em Maio de 2009, aguardo por debate e consciencialização dos Sportinguistas.

    De igual modo, espero sinceramente que o próximo acto eleitoral seja de uma total transparência e não a frequente lavagem de roupa suja e burburinho que levará aos sportinguistas escolher pelo candidato "menos-mau".

    Os defensores da "linhagem" sentir-se-ão ofendidos nesta altura com o desfecho do mandato de JEB culpabilizando os descontentes (como se fosse possível estar satisfeito com o que se estava a passar) pelos fracassos do presidente agora demissionário. Por esta razão, creio que aquele que for o "herdeiro" vai partir na pole-position... caso se verifiquem mesmo as eleições desejadas.

    Já tivemos 3 ou 4 (ou mais) época mal preparadas, pelo que concordo com o LdA quando diz que há que dar tempo para poder trabalhar. Para também acabar com as margens para desculpas.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Eu defendo que deveria haver eleições em final de Fevereiro, para a nova direção ter mais tempo de preparação para a nova época.

    Gostava que Couceiro continuasse no clube, mas que Costinha e Paulo Sergio fossem embora para nunca mais voltar.

    Que se mostrem agora todos aqueles que criticaram JEB e todo o seu trabalho. Vamos ver se têm coragem para dar a cara e vir trabalhar para o SCP ou se preferem ficar escondidos a criticar.

    Fala-se da possibilidade do presidente do ACP, Carlos Barbosa, poder concorrer. Não desgosto da personalidade e tem experiencia em dirigir um clube, com sucesso. Vamos ver é se tem um projecto. Também gostava de ver alguma lista aproveitar o projecto que o José Eduardo falou com JEB em Dezembro.

    ResponderEliminar
  3. Mike:

    O Barbosa porquê se não se lhe conhece nenhuma ideia para o clube?

    O que disse Jose Eduardo que mereça reflexão?

    Não é melhor ouvir primeiro as ideias em vez de discutir nomes, ou não aprendemos nada com o passado recente?

    ResponderEliminar
  4. Por isso é que eu disse: "Vamos ver é se tem um projecto".

    Não sei o que disse José Eduardo, mas sabe-se que ele apresentou um projecto para o futebol. É esse projecto que queria conhecer.

    ResponderEliminar
  5. O Sporting é muito grande. ENORME.

    Assim, terá que ter um presidente:

    - Que acabe com o discurso miserabilista
    - Que combata sem medo os nossos rivais e a comunicação social
    - Que denuncie as arbitragens
    - Que aposte na formação e só se compre jogadores que façam a diferença
    - Que o projecto Canal Sporting não se perca
    - Que o novo pavilhão não pare
    - Que motive os nossos adeptos e sobretudo capte os jovens

    Mas atenção, se não formos todos unidos, dificilmente algum presidente terá sucesso.

    ResponderEliminar
  6. claramente Dias Ferreira nunca seria uma boa opçao.Precisamos dum "Sousa Cintra" com racionalidade financeira para salvar o clube.

    http://vivesporting.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Apesar de ser contra o meu gosto o Sporting para voltar ao topo do futebol português, precisa de branquear e libertar Manuel Godinho (o dos robalos de Vara) para vir para presidente do Sporting.

    Programa:

    Um director para o futebol que ponha treinador e jogadores na linha.

    Caixas de robalos e maços de notas para Vítor Pereira e seus muchachos.

    Apartamentos no Algarve ou no Brasil para futuro substituto de Madail e mais um ou dois senhores da FPF.

    Uns carritos topo de gama para meia dúzia de observadores dos árbitros.

    Uns trocos para os jornaleiros desportivos.

    Um grupo de apoio, formado por actuais colegas dele para conversarem com algum arbitro que se tenha equivocado em desfavor do Sporting, e para alguns jornaleiros ou comentadores que pretendam ser isentos.

    Não é o estilo do Sporting, mas para combater a concorrência temos de lutar com armas iguais.

    ResponderEliminar
  8. Não me deixa de ocorrer o sentimento de que o fantoche JEB foi pressionado a saltar do barco, num repente, quando não existe oposição organizada. Isso permitirá a subida ao poder de um outro fantoche, através de eleições ou por cooptação.
    Um reparo apenas sugerido pelo comentário de Ed: o grande problema do Sporting (podemos dizer dos portugueses?) é irem atrás de palavras fáceis (como se dizer mal das arbitragens fosse mesmo relevante) e menosprezarem construção de um projecto pensado, com pés e cabeça, e sem os populismos do costume. Para isso tinhamos JEB.

    (Caro LdA, convido-o para a nossa residência actual, no http://robertofutre.blogspot.com, pode apagar o monos da bola e por este na barra lateral, se assim o entender! SL)

    ResponderEliminar
  9. 8,
    Por associação livre, lembrei-me: se todos estivéssemos dispostos a tomar um kompensam depois das vitórias obtidas assim, não sei se não poderemos pagar as quotas em atraso ao autor da frase "Por cada leão que cair outro se levantará". Poucos conhecerão o mundo do futebol português tão bem como ele...

    ResponderEliminar
  10. Agora a sério, será que desta vez temos direito a escolher um projecto estruturalmente forte, bem liderado por gente competente, ou teremos de nos cingir a escolher o mal menor tendo em conta a pinta do "chofer"?
    O clube não aguenta mais aventureiros e o clima (económico) não está para brincadeiras.
    Avizinham-se tempos em que temos de esperar pelo melhor e ser muito, muito cuidadosos.

    ResponderEliminar
  11. 10A

    Esse vai ser o sucessor do Bimbo da Costa. Só se o irmão não deixar, e aí acredito que por revanche resolva vir para o Sporting só para fazer guerra ao mano. E até pode convencer o sobrinho, esse sim Sportinguista, a vir também.

    ResponderEliminar
  12. 10A

    Também a sério: Ou aparece uma surpresa (que terá que ser muito grande) ou não acredito num futuro próximo auspicioso ao nosso Clube.

    ResponderEliminar
  13. Caro LdA

    Vejo 2 cenários: Ou (mais)uma cooptação vergonhosa; ou então um envergonhado pré-processo eleitoral conduzido por um dos históricos e maiores cancros do nosso clube: Dias Ferreira.

    Mas para mim a grande questão das próximas eleições e que continua a ser A PRIORIDADE é uma AUDITORIA EXTERNA E INDEPENDENTE. E é precisamente essa medida incontornável que mais uma vez a Dinastia Roquettista e Pós-Roquettista Corrupta vai tentar evitar, cu$te o que cu$tar!

    p.s. GRANDE RUI SANTOS esta noite! O coração de leão falou mais alto do que a independência de jornalista desportivo!

    ResponderEliminar
  14. Espero que a demissão de JEB não seja singular e que se reflicta a toda a direcção.

    Espero que o novo presidente do clube seja escolhido de forma democrática, pelos sócios e não pela banca pois se isso acontecer, peço também á banca para pagar as minhas cotas porque não sou sócio de uma empresa desportiva mas antes de uma instituição desportiva da qual acho que o Sporting ainda seja.

    Espero que independentemente do presidente que for escolhido, este rompa com a dinastia roquetista que tomou conta do clube nos últimos 15 anos e faça uma auditoria externa ao clube. Será que todos aqueles que abandonaram o barco nos últimos 15 anos o fizeram de consciência tranquila?! AUDITORIA EXTERNA JÁ!!!

    Espero que o meu Sporting volte rapidamente a ser grande, tão grande como os maiores da Europa.

    VIVA O SPORTING CLUBE PORTUGAL e todos aqueles que servem o Sporting e não se servem dele.

    ESTAMOS VIVOS.

    ResponderEliminar
  15. Espero que as eleições sejam marcadas o mais rapido possivel. Espero que apareçam candidatos credidiveis. Mas primeiro que tudo, espero que apareçam candidatos...só assim podemos ter eleições.

    Pela quantidade de "notáveis" que vinham a publico falar, veremos quantos se vão chegar à frente no momento próprio.

    Aguardemos

    SL

    ResponderEliminar
  16. Dezperado:

    "Pela quantidade de "notáveis" que vinham a publico falar, veremos quantos se vão chegar à frente no momento próprio."

    Qualquer Sportinguista, notável ou não, tem o direito de se pronunciar sobre a vida do clube sem que isso constitua uma obrigação de se candidatar ao que quer que seja.

    E nos últimos tempos não faltavam razões para preocupações e chamadas de atenção públicas para a família Sportinguista.

    ResponderEliminar
  17. Leão,

    "Qualquer Sportinguista, notável ou não, tem o direito de se pronunciar sobre a vida do clube sem que isso constitua uma obrigação de se candidatar ao que quer que seja."

    Correcto. Mas não tem o direito de aproveitar todas as derrotas para o fazer. Isso é querer dar nas vistas e, portanto, agora têm a oportunidade de dar nas vistas candidatando-se. Vamos ver a coragem.

    ResponderEliminar
  18. Mike Portugal:

    Pois, e se tivessem ficado calados agora perguntavas onde estava ele quando, etc, etc.

    Estamos no sec. xxi e já é tempo de se reconhecer o direito à liberdade de expressão.

    ResponderEliminar
  19. Lda

    Tenho-te como uma pessoa inteligiente, tu percebes bem o que estou a dizer.

    Este é o momento certo, para aqueles que vinham a publico falar mal, se chegarem á frente, e mostrarem que podem fazer melhor. Falar é facil, e todos nós temos esse direito, veremos agora quem se chega à frente! Até acrescento, veremos se alguem se chega à frente...e sinceramente espero que sim!

    SL

    ResponderEliminar
  20. Leão,

    Nem 8 nem 80. Não é ficar SEMPRE calado, nem vir SEMPRE falar a cada derrota.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)