segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Primeiro nós


A dinâmica que se irá sentir à medida que nos acercamos das eleições vai aproximar alguns sportinguistas do clube, e vai afastar outros. É o que normalmente acontece em eleições, sejam estas de clubes desportivos, de associações ou de instituições e cargos políticos. Debater o Sporting de hoje é uma tarefa desgastante e não é qualquer um que se predispõe a tal. A altura é de debates fundamentais e de escolhas decisivas, e não vou entrar aqui em especulações acerca de cenários e de hipóteses. Mas venho alertar para uma circunstância que julgo ser uma das principais consequências dos últimos anos de gestão, comunicação e actuação dos dirigentes do Sporting: hoje, os sportinguistas estão virados uns contra os outros.

O argumento "em casa onde não há pão (...)" não é suficiente para justificar a deriva agressiva "de cima para baixo" que se verificou ao longo dos últimos anos. As palavras de Costinha a seguir à nossa última vitória, segundo as quais essa vitória desagradou "a algumas pessoas", são apenas o último exemplo de um triste rol de eventos que marca indelevelmente o mandato de Bettencourt. E isto é tanto mais grave quanto se alastra a muitos outros adeptos, que já festejam cada golo com um sentimento de revolta contra um "alvo" indefinido, mas que aparentemente mora algures sob as palas de Alvalade. Sempre houve adeptos pessimistas, ressabiados, de mal com a vida, de mal com todos os jogadores, daqueles sportinguistas que mal o jogo se inicia já estão a vaticinar desgraça. Felizmente, sempre houve também aqueles que acreditam sempre, e que não se deixam contagiar. O problema, porém, reside na tensão que hoje existe entre estas duas formas de pensar, que, no fundo, não passam apenas de duas das formas de pensar existentes entre 3 ou 4 milhões de adeptos.

Pensando assim, é de facto ainda mais lamentável que Costinha se vire contra "algumas pessoas", apenas algumas, num universo de milhões. Mas Costinha sabe que não está sozinho, e nos cronistas do Jornal SPORTING, por exemplo, encontra respaldo para esta postura. Costinha, Maniche, Bettencourt, pessoas que têm o FCPorto como referência reverencial, procuraram imitar Pinto da Costa na busca permanente de um adversário para espiar as frustrações colectivas. Enganaram-se foi na escolha do alvo, e hoje estamos todos uns contra os outros, quando deveríamos estar todos juntos contra todos os outros. Ou seja: criámos uma situação ainda pior do que a ridícula e lamentável retórica maniaco-depressiva anti-desportiva entre FCPorto e Benfica.

Por isto tudo, e porque há muito Sporting para além dos bancos (sabiam disto?...), o próximo presidente e a próxima direcção terão de pacificar o universo leonino, e deverão fazer disso uma prioridade absoluta. Como diz um amigo, a "nossa família é sagrada" - façamos disso uma realidade.

10 comentários:

  1. Bruno Martins,

    Concordo consigo sobretudo quando diz que "o próximo presidente e a próxima direcção terão de pacificar o universo leonino, e deverão fazer disso uma prioridade absoluta".

    Na minha opinião, JEB começou a meter os pés pelas mãos precisamente quando insensatamente atacou e ameaçou sócios, enquanto fazia as honras da casa ao padrinho do norte e almoçava com o padrinho do sul.

    O futebol não é um negócio qualquer com empresas concorrentes, é uma área que vive de intensas paixões que arrastam as pessoas numa cadência quase tribal, se o nosso "chefe" nos ataca enquanto compactua com os "chefes" das outras tribos, isso é entendido como uma traição, criando cisões e discórdia.

    As eleições poderão ser um toque a reunir, poderão agregar a tribo, poderão fazer o leão rugir de novo. Mas dependerá muitíssimo de quem vier a liderar e integrar as listas, dependerá também do seu Sportinguismo, da sua lucidez, sagacidade e inteligência.

    Como disse um dia Mel Brooks: "Hope for the Best. Expect the worst. Life is a play. We're unrehearsed."

    ResponderEliminar
  2. Gosto do post e concordo com algumas coisas mas acho que hoje no dia do fecho do mercado ninguém estará muito interessado na sua discussão.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo,

    aqui no "ANorte" nunca estivemos muito preocupados com as audiências e em comentar rumores. Assim que haja confirmações não faltarão tempo e oportunidades para postar e comentar.

    ResponderEliminar
  4. Bruno

    Costinha que está “lá dentro” devia saber bem o que estava a dizer e para quem eram dirigidas as palavras. Todos conhecemos o suficiente do meio para sabermos os interesses subterrâneos que se movem no mundo do futebol. Aliás ainda estou para perceber a razão do ódio de estimação que a blogosfera leonina tem para com o Costinha. Enquanto o Sporting não conseguir calar definitivamente os ratos de porão, que andam lá dentro e cá fora, a fazerem a cabeça aos Sportinguistas e a venderem veneno contra o Clube, não conseguiremos levantar a cabeça.

    Kleber

    Alguém acredita que o fcp que já tem o jogador seguro para a próxima época, iria abrir mão dele no último dia da janela de transferências? Quem inventou e quem pagou esta noticia? Amanhã lá vão aparecer grandes parangonas que mais uma vez o Sporting perdeu para o fcp um grande jogador.

    Enquanto não conseguirmos ser serenos e pensarmos que só com o esforço de todos (unidos) o Sporting voltará ao seu lugar natural, nada feito.

    ResponderEliminar
  5. Quem inventou e quem pagou esta noticia?

    No maisfutebol:

    "Carlos Pereira, presidente do Marítimo, confirmou ao Maisfutebol que existe acordo entre os dois clubes para as transferências de Djalma e Kléber."

    O «Galo» é o clube detentor do passe do atleta (a empresa Traffic tem uma percentagem minoritária), e deve apresentar ao Sporting as condições exigidas até às 15 horas (de Lisboa). Essa foi a garantia dada ao nosso jornal por Alexandre Kakil, presidente do clube brasileiro, sem querer revelar mais pormenores.

    ResponderEliminar
  6. “Sempre houve adeptos pessimistas, ressabiados, de mal com a vida, de mal com todos os jogadores, daqueles sportinguistas que mal o jogo se inicia já estão a vaticinar desgraça. Felizmente, sempre houve também aqueles que acreditam sempre, e que não se deixam contagiar”


    Bruno:

    Mais uma vez deparamo-nos com uma situação onde se cumpre a velha premissa de que no meio é que mora a virtude. É esse campo, o grande centrão (não confundir com o termo político-partidário) é que tem de ser conquistado pelo futuro líder leonino, seja ele quem for. Com esse 'centrão' leonino unido em torno do clube (e da sua liderança), não restam quaisquer dúvidas que estará o SCP mt melhor preparado para enfrentar o difícil futuro que se nos apresenta, pq mais respaldado no sportinguismo dos deus fiéis sócios e adeptos.

    É preciso é que quem vier assumir a liderança tenha noção dos graves erros cometidos nos últimos anos pelos que o precederam no cargo (comunicacionais sim, mas tb estratégicos e de gestão desportiva / financeira) e atalhe caminho.

    PELO SPORTING, SEMPRE!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  7. LdA

    Quem inventou e quem pagou esta noticia?

    Não sabes o que é o jornalismo em Portugal?

    Se Kleber é tão bom como dizem gostava que viesse. Mas um jogador que se “sabe” que está comprometido há muito com o fcp viria tão rapidamente para Alvalade? Quando chegou ao Funchal, esta manhã, Kleber não sabia de nada…

    E é das 15:00 até às 18:00 que se negoceia um jogador, se dão garantias e se liberta um passe?

    ResponderEliminar
  8. Alguém sabe uma maneira rápida de se chegar ao site do Sporting?

    No meu computador as notícias chegam muito atrasadas. Já tudo o que é jornal e blogue confirma a saída de Liedson através da comunicação do Sporting à CMVM e aqui no meu pc, no site do Sporting, ainda não chegou. Só pode ser do meu pc estar a ficar velho e lento…

    ResponderEliminar
  9. 8, devem querer fazer o anúncio por atacado, quem sai e quem entra...

    ResponderEliminar
  10. LMGM

    Mas para quando o site do Sporting dar as noticias referentes ao Sporting em 1ª mão?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (12) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (93) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (3) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)