domingo, 16 de janeiro de 2011

O fim de uma era, ou quantas vidas tem o roquetismo?

José Eduardo Bettencourt bateu com a porta, mas, para os interesses do clube, já o fez com mais de um ano de atraso. Como presidente aquilo que de melhor se pode dizer, e que caracteriza de forma sintética a sua passagem pela cadeira presidencial, é que foi sempre de menos. Quase sempre, e na maior parte das circunstâncias, sempre que a sua acção era necessária, JEB deixava evidente não estar preparado para a função. O que, como a história certamente lembrará, constituirá uma das maiores desilusões do universo Sportinguista: ao acabar de ser eleito todos pensavam estarem reunidas as condições para um nova e mais estável etapa no Sporting, esperança que o presidente demissionário não foi capaz de justificar.

Bettencourt sai tão mal como entrou, prestando um mau serviço ao clube. Não o podia fazer sem desminar o campo a quem o substituirá, mesmo que interinamente. É inqualificável que bata com a porta deixando no cargo um treinador incompetente e um director desportivo que nunca esteve à altura do cargo. Foi na escolha de ambos que começou o principio do fim de José Eduardo Bettencourt. E eles sabem-o. Vendo partir JEB e permanecendo no cargo que ocupam, diz muito do seu carácter. Todos sabemos do que estão à espera , Paulo Sérgio (quem o conheceu em Guimarães certamente não está nada surpreendido nem com o seu falhanço desportivo nem com o seu carácter) e sus muchachos em particular: de alguém que assine o cheque.
Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos se ontem foi o principio do fim de uma era ou se à retirada de cena de Bettencourt se seguirá mais alguma movimentação estratégica no sentido de assegurar a continuidade da dinastia.

39 comentários:

  1. LdA

    JEB cumpriu a missão para que foi contratado: acabar com o que FSF não tinha conseguido acabar; deixar o Sporting Clube de Portugal sem dinheiro e sem patrimonio.

    A missão está completa. Agora quem vier que se agarre à (miseravel) relva de Alvalade, único patrimonio do Sporting Clube de Portugal.

    Uma ressalva: apesar de quando acossado dizer muitos disparates, quando lúcido tentou puxar os adeptos para o Clube.

    E por muito que não se goste da pessoa que é Presidente do Clube, não são admissiveis os insultos em coro que se ouviram ontem em Alvalade contra o Presidente do Sporting, e já nem foi a primeira vez.

    ResponderEliminar
  2. O que nao e admissivel e deixarmos as coisas chegarem a este ponto. Agora que ja tudo esta entregue e empenhado, JEB aproveita a primeira derrota e sai como fazem os ratos - e o primeiro a abandonar o navio.

    Veremos duas coisas:
    1- Quantas vidas tem o Roquettismo (como pergunta e muito bem o titulo deste post)
    2- Quantas vezes os Sportinguistas se deixarao enganar (pelos elogios funebres que leio na blogosfera aquele que foi seguramente o pior Presidente dos ultimos 30 anos nao tenho bem a certeza)

    ResponderEliminar
  3. Temos que ver as coisas pelo lado positivo, quem vier só pode fazer melhor, porque o que os últimos fizeram foi muito mau mesmo.

    JEB fora do SCP, nem como sócio o quero, o que fez foi delapidar o clube.

    ResponderEliminar
  4. Uma saída ou fim de relação deixa sempre vestígios de mágoa, porque apesar de tudo era o Presidente do Sporting. Um pouco à semelhança do fenómeno verificado aquando da saída do Paulo Bento, incomparavelmente menos, mas da mesma espécie. Mesmo para os que já não podiam com ele(s), a alguns de nós, causa alguma pena vermos as imagens em que ele ontem anuncia a demissão entregue.

    Resta saber o que significará ela. Não sabemos.
    Não sabemos nada aliás. Por isso coisas avulsas:
    O tempo e forma da saída podem ser vistos como errado e errada porque não passaria pela cabeça de ninguém, como o post diz, um presidente demitir-se deixando para trás 2 ou 3 altos subordinados seus perfeitamente identificados consigo próprio e também eles responsáveis pelo miserável estado do futebol do Sporting, isto sobre a forma. Ainda sobre a forma, faze-lo 5 minutos depois de uma derrota no campo relacionando a sua demissão com um resultado ou conjunto de resultados negativo(s) da sua equipa de futebol. Isto é pior do que amadorismo por tratar-se do cargo de presidente. Ainda na forma, anunciar a demissão e nada mais dizer, deixando-nos sem saber o que vai ou não vai acontecer.

    Péssimo trato para com os adeptos do Sporting.
    Apesar de hoje ser domingo esperemos que venha dizer qualquer (muita) coisa sobre aquilo que se vai passar.

    Outras coisas avulsas:

    - Onde fica o José Couceiro? Isto porque caso haja eleições ninguém duvida que quem quer que as vença irá desfazer-se desta equipa técnica e possivelmente deste director desportivo. As suas saídas são portanto quase certas. Quase certa para o Costinha. Certa para o Paulo Sérgio. Sobre o Costinha, não sei se ele já disse ou se já lhe perguntaram alguma coisa mas consigo imaginá-lo abandonar o cargo por sua iniciativa. Teremos de esperar para ver.
    José Couceiro, não sabemos.
    - Caso não existam eleições então gramaremos com eles durante mais tempo, ambos, Costinha e Paulo Sérgio, possivelmente até ao fim da época e então aí as opções sobre o que fazer com os 2 ficam dependentes da figura do regime que herdar o trono. Neste cenário, mesmo que saiam ambos, o problema como é óbvio não fica resolvido.
    - Espero que caso existam eleições tenhamos todos inteligência suficiente para escolher o caminho certo. Não é complicado. Se soubermos aquilo que definitivamente não queremos (mais) já será um bom 1º passo numa direcção melhor, e diferente. Aqui o melhor requer mesmo que seja diferente.
    - Espero também que as pessoas certas apareçam em definitivo, e que sejam tão certas que não exista qualquer espaço para que organizações como a AAS ou claques tenham papel determinante no desfecho do caso.

    Só mesmo uma nota final: alguém eleito com 90% em Julho ou Agosto de 2009 e que sai em Janeiro de 2011 é um excelente atestado que é passado ao clube que somos. Em qualquer outro dos outros 2 principais rivais isto seria impossível, porque lá seria fácil conter o descontentamento.

    E já agora uma coisa mais e na linha do que diz o Petinga: não consigo seja lá por que perspectiva for compreender os ecos de insatisfação pela resolução da 1ª metade do problema do Sporting (faltando resolver ainda a 2ª).
    Do que terão saudades?, os insatisfeitos, entre-adeptos.
    Incompreensível.

    ResponderEliminar
  5. Agora é o tempo de NÓS agirmos.

    É passar do computador para o outro lado.
    Porque os abutres vão atacar.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro,
    da fotografia às palavras seleccionadas para a ocasião o post certo que a ocasião impõe.

    Resta agora aguardar com serenidade as tais "cenas dos próximos capítulos.

    PS: completamente de acordo em relação ao que diz sobre o carácter do treinador. Tivesse ele vergonha na cara...

    ResponderEliminar
  7. Ala que já vais tarde!

    Excelente friso o da foto...

    ResponderEliminar
  8. Em termos futebolísticos, se houvesse um pingo de vergonha, seriedade e honestidade, hoje, Paulo Sérgio (e seus afins), Costinha e Couceiro já não trabalhavam no Sporting.

    Mas eles sabem que este será o último grande trabalho da carreira deles.

    Num mundo perfeito, amanhã o treino já era dado pelo Lima, Luis e Dias e (talvez) o Litos.
    objectivo:
    - impor um modelo de jogo coerente com a ambição do Sporting
    - modelo e sistema adaptado às qualidades e formação técnica dos jogadores do plantel e Academia e emprestados
    - valorização (pessoal, técnica e profissional) dos jogadores

    ResponderEliminar
  9. LdA,

    Na minha humilde opinião, a situação irá melhorar quando as escolhas se basearem em ideias e não nas caras das pessoas.

    No balanço de um mandato inteiro, acaba por ser curioso ver pessoas a culparem os adeptos e os sportinguistas pelo cenário a que se chegou. JEB alimentou este ambiente com ruído e más decisões. O seu sportinguismo não se questiona mas o seu mandato sim e muito...

    ResponderEliminar
  10. Leão,

    gostava de o ver no Sporting. Vi um bom trabalho em Portimão e Estoril. Repara, não pode ser o cabeça de cartaz. Vejo isto como uma Junta de Salvação a quem reconheço competência, seriedade, ambição e capacidade técnica para liderar uma equipa que jogue futebol, para controlar e ganhar (o que deveria ser o Sporting).

    E esta equipa técnica podia bem ficar para a próxima época ou preparar/auxiliar/fazer parte da próxima equipa técnica que gostava de ver liderada por:
    - Luis Enrique
    - Pochettino
    - Co Adriaanse

    Mas também sei que no actual estado das coisas, temos que começar de bem mais debaixo.

    O Litos foi empurrado pela máfia para fora do Portimonense. A ida de Azenha para Portimão é mais uma peça da teia onde estão (ou estavam) Domingos, Jorge Costa, Tulipa, etc.

    ResponderEliminar
  11. infelizmente derrotas como estas temos tido muitas portanto é dificil de compreender esta saída sem dar justificações, á papo-seco! Não será coincidência a mais coincidir exactamente com a concretização do plano de reestruturação financeira? Já prestei o serviço á banca portanto vou-me embora...sem mais nem porquê. Lindo serviço! Obrigado!!! Pecou por tardia!!!

    ResponderEliminar
  12. “O Fim do reinado das maracas”

    Ainda há quem aprecie e manifeste pena e, imagine-se, até saudades, disto:

    ESTABILIDADE: 4 directores desportivos em 18 meses. A saber: Pedro ‘low profile’ ‘Barbosa, Salema ‘gordo’ Garção (interinamente), Ricardo ‘peras’ Sá Pinto e, a cereja no topo do bolo, Xico ‘ministro’ Costa; 3 treinadores e meio nos mesmos 18 meses: Paulo ‘forever’ Bento, Carlos ‘desenrasca’ Carvalhal e, a cereja no topo do bolo, o Paulo ‘CALHAU das festas bravas’ Sérgio, aka PBII. O meio treinador resulta da aposta desfeita, com contrato-promessa assinado pelo meio, com André “Cenoura” Vilas Boas…

    ESTRATÉGIA: a subserviência ao poder corrupto do norte, um ‘lambe–cusismo’ nojento que nos envergonha, diminui e até ofende. A completa ausência de politica de contratações zigue-zagueante ora não temos um tusto, nem para mandar cantar um cego, ora cá vão 11M€ no mercado de Inverno… com a grande maioria das notas deitadas ao vento…

    DISCURSO: Bom, aqui nem vale a pena bater no ceguinho, neste caso ‘ceguinho, é no duplo sentido de ser uma triste figura a comunicar e de não perceber um boi de futebol. Sinto-me aliviado ao vê-lo sair pela porta mais esconsa de Alvalade. Aquele sentimento de vergonha e sofrimento que tanto me incomodava sempre que JEB se manifestava em publico, acabou!

    GESTÃO FINANCEIRA: Ruinosa. O SCP empobreceu. Após 18 meses hipotecou o restante património (do pouco que ainda lhe restava), o passivo continua uma incógnita, mas sempre nos píncaros dos números e a enésima reestruturação financeira está completa, não ao fim do tempo que ele prometeu em campanha, mas sim na véspera de abandonar o navio à deriva, dezoito meses depois, com muitos truques pelo caminho… Ora isto, deve querer dizer algo, digo eu… Resta saber com que resultados, se inconsequentes, como todos os anteriores, ou se irá ter algum efeito benéfico (para o SCP) no futuro. Certo, certo é que se já estávamos dependentes de BES e BCP, agora, após o reinado das marcas, do disparate elevado aos índices da demência e do, espero eu, último dos ‘gestores bancários de topo’, estamos mesmo de cócoras e mão estendida para aquelas instituições bancárias…

    GESTÃO DESPORTIVA: Palavras para quê... Basta assitir aos jogos semana após semana... e às coisas sem sentido que se sucedem no futebol profissional.

    A doença continua grave, apenas se extirpou o foco originário de células doentes, falta ver até que ponto as metástases permitem a total recuperação do paciente… E o tempo que tal recuperação levará.

    Uma coisa é certa, se não se atacar o problema já, e arranjar novo paradigma terapêutico, o futuro apresenta-se ainda mais complicado. Daí que hoje, pelo menos hoje, suspiro para que domingo, dia 16 de Janeiro de 2011, seja o primeiro dia do início do fim da dinastia Roquette. Venha sangue novo, com novas e válidas ideias, com enorme dose de coragem, muita vontade e maior saber e senso comum. Será isto possível? Oxalá.

    VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  13. Hugo,
    estou de acordo contigo. É bom lembrar os mais distraídos que a ideia de candidatura de JEB se baseou no "PB forever".

    Cantinho:
    Eu vi o Portimonense jogar várias vezes e o que vi justificou plenamente a saída de Litos. Que tenha sido substituído por outro incompetente não abona em favor de quem tomou a decisão.

    Sem querer dar lições a ninguém, parece-me que a questão da substituição do incompetente PS não é tão prioritária como a de JEB. Afinal a época já estava perdida antes de começar. Não quero é começar a perder a próxima já de se seguida. Basta olhar para o que aconteceu há um ano para perceber que isso é perfeitamente possível!

    ResponderEliminar
  14. "José Eduardo Bettencourt bateu com a porta, mas, para os interesses do clube, já o fez com mais de um ano de atraso"

    LdA:

    Nunca devia era ter entrado! Foi lá para dentro fazer um frete. Está feito. Adeus e não voltes nunca mais.


    ----

    8:

    "Uma ressalva: apesar de quando acossado dizer muitos disparates, quando lúcido tentou puxar os adeptos para o Clube."

    Por cada atitude correcta tinha mts outras inadmissíveis... Assim ng resiste ao 'chamamento'


    "E por muito que não se goste da pessoa que é Presidente do Clube, não são admissiveis os insultos em coro que se ouviram ontem em Alvalade contra o Presidente do Sporting, e já nem foi a primeira vez"


    No seguimento da outra frase....E o Presidente do SCP insultar sócio e adeptos não será mt menos admissível? Semeiam-se ventos, colhem-se tempestades. JEB tum um gritante falta de senso comum, impressionante é ver como aquela pessoa ganhou fama de gestor de recursos humano... Com tamanha falta de tacto, tolerância e inteligência nas relações e comunicação inter-pessoais.

    ResponderEliminar
  15. Só me dá vontade de rir.

    Depois do modo infantil como o nosso ex-presidente se demite vir o actual treinador dizer que fica no clube até o quererem é das coisas mais anedóticas que já se viram. Concerteza que mais piadas como esta virão porque isto parece uma saga interminável até à unica saida que o nosso clube terá:

    A refundação do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  16. Leão,

    "Sem querer dar lições a ninguém, parece-me que a questão da substituição do incompetente PS não é tão prioritária como a de JEB"

    Também para mim isso é prioridade. Por isso é que comecei o meu comentário com "Em termos futebolísticos".

    O outro comentário foi em resposta à tua pergunta, claramente direccionada para o futebol e equipa técnica.

    ResponderEliminar
  17. MM,

    "Espero que caso existam eleições..."
    Era só o que faltava que não se fizessem eleições, neste cenário. Não aceito coopetações. Se isso acontecer podes ter a certeza que me reuno com outros sócios e arranjamos assinaturas para forçar eleições.

    Todos,

    Dito isto, não concordo com a demissão de JEB. Acho que é cobarde abandonar o barco agora que temos todos os assuntos desbloqueados. Falo dos terrenos e do acordo com a camara, pavilhão, reestruturação financeira, etc....
    Ele tinha era que demitir Paulo Sergio, por mais que custe a indemnização.
    Não quero ter este treinador incompetente mais 1s à frente do meu clube.

    No final do jogo, estava a ouvir a Radio Renascença e o comentador dizia: "A equipa não dá mais, mas a culpa não é do treinador, é da dinâmica."
    Fiquei estupefacto ao ouvir isto. Então e quem
    é que incute a dinâmica na equipa?
    O que é que será que o Paulo Sergio fez para gostarem assim tanto dele?

    ResponderEliminar
  18. A questão do treinador foi mais um exemplo da politica ziguezagueante, sem rumo, sem planeamento, sem inteligência, sem nada de JEB. Dps do 'PB forever' (tinhas o assunto arrumado para o mandato, não era ó Zé Eduardo?), vê-se econfrontado com um imprevisto que teria que resolver... Vejamos como o faz: falha (pela 1.ª vez AVL) e contrata, meio às escondidas e de forma envergonhada, CC por... 6 meses. Falha AVL (ela 2.ª vez) por, diz-se,contratar dirigentes, para a SAD e Comunicação, à revelia do futuro treinador. Posto isto, contrata por 2 anos (DOIS) um gajo que o mais relevante que tinha enquanto treinador era o facto de usar boné nas conferencias de imprensa do clube que ontem lhe roubou 6 pontos para a Liga Zon-Sagres... Com a agravente do gasto de 600 mil € qd terminava contrato dois meses dps nm clube em que falha estripitosamente o acesso às competições europeias... Isto num clube sem dinheiro e que por essa razão falhou a contratação de AVL meses antes à académica. Há nisto algum fio condutor, alguma coerência?

    Agora quem vier que resolva mais este imbróglio. Ao tempo que se percebeu que PS não se dimitirá. Ele não prescinde nem do mediatismo que o cargo lhe dá (apesar da incompetência pura e dura que se lhe vai associando) e, fundamentalmente, não precinde do carcanhol que terá para receber, ou cumprindo o contrato ou através da indminização. Ou julgam que o calhau (futebolisticamente falando) é desprovido de esperteza saloia?

    ResponderEliminar
  19. "O que é que será que o Paulo Sergio fez para gostarem assim tanto dele?"

    Mike, vê se percebes isto: 'eles' não gostam de PS, gostam é que o SCP tenha gente reles aos comandos... Seja a trinar, seja a dirigir.

    ResponderEliminar
  20. Acabou um ciclo de ano e meio profundamente negativo de JEB naquilo que é a área mais sensível do nosso Clube: o Futebol.
    Não apreciei nada o estilo nem o momento de abandonar o barco. Registei isso com profundo desagrado.
    EStou céptico mas confiante em que apareçam candidaturas credíveis para levar a bom porto este grande navio que é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
    Estarei atento e ouvirei com a mesma atenção todas as candidaturas que aparecerem. Sendo que desta feita os votos a que tenho direito, e que são 10, serão mais pensados e dados com a razão em vez de pôr o coração a funcionar.
    Ponho até mesmo a possibilidade de nem me deslocar para votar, o que aconteceria pela primeira vez mesmo que algumas tenha sido em branco durante a "ditadura roquettista".
    Levanta-te Sporting!!!

    ResponderEliminar
  21. Já por diversas vezes o tinha dito. Enquanto jeb por lá continuar nós nada iríamos ganhar. Era uma questão de tempo, que durou 1 ano a ser resolvido.

    Espero que este seja o momento de se fechar um ciclo terrível que durou 15 anos de dinastia roquetista em Alvalade e que a partir da próxima temporada possamos ter na direcção alguém que saiba respeitar os valores desta instituição e que contra tudo e contra todos lute sempre contra aqueles que nos quiserem o mal. A começar pelo bimbo da bosta que a norte nos tem controlado ao longo destes últimos anos.

    João Rocha JR?! Parece-me bem, vou estar atento. Só espero que todos os sócios estejam atentos nas próximas eleições pois cair na mesma asneira duas vezes era estupidez a mais…e roquetismo nunca mais!

    P.s. Independentemente daquele que for o nosso próximo presidente, acho fundamental que o mesmo faça uma auditoria externa ao clube. Pois com o suposto fim da geração roquetista cheira-me que ainda haverão alguns que irão passar uns dias á prisão.

    P.s.1 JEB é um grande sportinguista mas como dirigente foi o pior que por lá passou. Só espero que a sua gestão ruinosa não seja irreversível para o nosso e para o bem dele.

    SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

    ResponderEliminar
  22. Virgílio

    Ninguém pode respeitar um clube em que os seus elementos não se respeitam a si próprios.

    Como é que nos podem respeitar quando uma boa parte do estádio em coro mandava o Presidente do Clube para o caralho.

    Penso que foi isto que levou JEB a demitir-se.

    ResponderEliminar
  23. Desilusão JEB... Vamos ver quem vai se chegar à frente!

    ResponderEliminar
  24. "Ninguém pode respeitar um clube em que os seus elementos não se respeitam a si próprios"

    Completamente de acordo. JEB ao insultar sócios e adeptos do SCP, inclusivamente tentou agredir fisicamente, deveria ter-se demitido. Olha os meses de sofrimento que se tinham poupado...

    A ver se consigo explicar-me. Os insultos têm que ser análisados em ambos os sentidos. Há mais uma variante a analisar: a responsabilidade dos actos de um presidente não são iguais às de um adepto, ou conjunto de adeptos. Assim sendo, o insulto seja qual for a origem é m acto negativo, mas, para mim, é mt mais grave o presidente insultar o clube (não somos nós, sócios e adeptos leoninos, que somos o SCP?) do que um sócio ou adepto, isolado ou em grupo, insultar o presidente do clube...

    Gde abraço.

    ResponderEliminar
  25. Esta demissao so peca por tardia,mas nestas circustancias foi um acto de cobardia,primeiro punha a escumalha que trouxe para o clube fora e depois apresentava a demissao,de nada adianta ao clube que ele saia e deixe o pomar contaminado por maças podres que ele plantou.

    SL

    http://vivesporting.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. Foi embora e já foi tarde!!

    Cobardemente abandonou o barco quando as coisas deram mais o torto.

    É um beto incompetente e sem convicções! Um grande presidente, competente e com raça nunca abandonaria o Sporting!

    Só espero que o cretino treinador esteja muito perto de ser corrido. Aquele treinador de 3a divisão teima em se armar em treinador e está agarrado ao osso que nem um cão!

    Já nao o suporto ouvir, mudo de canal em cada discurso antes e depois dos jogos, aquele ar de especialista a "pensar" em pé durante os jogos é ridículo.

    Andam os sócios a pagar cotas e a deslocarem-se a Alvalade para aquele camelo andar a brincar com o grande Sporting. É o maior otário que já passou em Alvalade.

    Espero bem que seja o próximo a sair e que seja corrido, que o convidem a demitir-se já que o cabrão não percebe que também fodeu aquela merda toda!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  27. Pelo modo como as coisas decorrem no nosso clube, tenho a certeza que os "senhores do costume" vão continuar a ter a última palavra para "nomear" a nova marioneta que os sócios vão "eleger".

    Depois falamos...

    ResponderEliminar
  28. Tite

    Será que os sócios ainda não abriram os olhos?

    ResponderEliminar
  29. Que sejam dias de muito empenho, sportinguismo e dedicação sincera ao clube. É tempo. Viva o Sporting! Bem-hajam todos os que possam contribuir de forma mais próxima para o levantar do nosso grande amor.

    ResponderEliminar
  30. Agora tudo vai ficar bem!

    Antes o mal era o paulo bento, saiu tudo ficou melhor, agora é o JEB, também saiu vamos ficar também melhor!

    ResponderEliminar
  31. Paulo Sérgio deixou bem visível o seu carácter no modo como escolheu o modo e o timing da sua "negociação" com o Sporting. É um treinador incompetente, mas acima de tudo é um homem sem carácter. E assim continuará agarrado ao cargo de treinador do vosso clube, até o empurrarem ou até surgir um clube que lhe pague mais. Lamento, por vocês, mas não é nada que não tenhamos escrito vezes sem conta naquela altura.

    ResponderEliminar
  32. Mike,
    Há 2 formas de cooptação. E a acontecer pode acontecer por 1 de 2 formas:
    A menos provável, ninguém fora da esfera do projecto Roquette avançar e apresentar-se a eleições. Não tenho a certeza mas salvo erro quando Dias da Cunha subiu à presidência do Sporting ninguém se apresentou no 1º acto eleitoral pós esse momento. Posso estar enganado, não tenho presente.
    A outra mais provável, a acontecer o cenário, é obviamente a que há 2 anos elegeu Bettencourt. Eleições onde apareça um nome deste Sporting que seja tão mais "forte" que os outros que, automaticamente conduza todo aquele enorme e maioritário menos atento / informado / preocupado grupo de sócios a nele votar sem saber muito bem porquê.
    São assim que funcionam eleições, infelizmente.

    Dois aspectos no entanto a considerar:
    - Não existe esse nome forte neste (deste, ainda) Sporting. Ele simplesmente não existe. Bettencourt caiu-nos imediatamente nas graças porque era um nome associado a boa gestão desportiva, ao campeonato de 2001/02, à tal vaga de "novo-dirigismo" do Sporting que tanto aplauso recebia de tudo e todos. Dentro e fora do Sporting. Comunicação social e suas influências naquilo que são as percepções retidas pela grande maioria de pessoas, leia-se.
    Há ainda um outro nome que podia gerar um efeito semelhante ao de Bettencourt e esse nome é Miguel Ribeiro Telles claro. É o único, e esse de certeza que não se quer meter na novela que aí vem. Exceptuando Miguel R. Telles, qualquer outro nome deste Sporting soar-nos-á a estranho e pouco familiar e portanto, nunca gerará o tal efeito imediato na (repito) esmagadora maioria daqueles menos consumidores de informação e menos atentos ao detalhe das coisas.
    E isto é bom claro.
    - Segundo ponto e perfeitamente óbvio, vimos de 2 anos tão tão maus que é difícil alguém ficar-lhes indiferente portanto, pode ser mesmo agora o momento em que se vira definitivamente a página. Esperemos que sim.

    ResponderEliminar
  33. Ha aqui dois pontos fulcrais.

    1- Quem ainda consegue ficar triste com a saida de JEB, feita nestes moldes e claramente com a sensacao de "trabalhinho feito" aka VMOC's, Academia e SCS na SAD, deve ter bebido alguma coisa. Por alguma razao PPC e a AAS aludem repetidamente ao facto de "nao estarem surpresos" com esta demissao, nesta altura.

    2- O problema do futebol do Sporting passa muito por Paulo Sergio. Mas imaginar que quem escolheu Paulo Bento forever, Carlos Carvalhal e Paulo Sergio seria capaz de encontrar um melhor substituto e utopia.
    O problema do SPORTING era o seu Presidente. Devemos sempre ter em consideracao que, se Paulo Sergio fosse treinador do Porto, nao estaria hoje seguramente a 13-16 pontos do 1o lugar...

    SL
    Viva o SPORTING!
    Esta na altura de recuperarmos o que resta do nosso clube!!

    ResponderEliminar
  34. O treinador do Sporting disse este sábado, depois da derrota frente ao Paços de Ferreira, que não está nas suas ideias deixar o comando dos leões.

    "Continuarem sempre enquanto me quiserem cá. Não vou desistir", disse Paulo Sérgio em conferência de imprensa, ainda antes de o presidente do clube comunicar que deixará o cargo.

    Já na flash-interview da TVI Paulo Sérgio tinha considerado normal que os adeptos se manifestassem com assobios após a derrota.

    palavras para quê, é um artista português

    ResponderEliminar
  35. TheCure,
    A bem ou mal ele saira. E impossivel que continue no Sporting. Essa certeza temo-la. Costinha, veremos. Nao e tao liquido, ambora seja tambem provavel.
    Petinga,
    Esse fenomeno e das coisas mais extraordinarias que existem. Como e que existem pessoas a manifestar tristeza e pesar pela demissao do demissionario presidente do Sporting, passe a repeticao. Nao sao apenas pseudo informados revisores da Carris ou da CP a manifesta-lo, nao, sao um conjunto de adeptos cuja opiniao vemos sendo manifestada que encaram o episodio de ontem como uma tragedia que se abateu no Sporting. Insano.

    A esses, e se algum desses conseguir responder (nao consegue) pergunta-se muito simplesmente: vao ter saudades do que? O que e que aconteceu no Sporting nos ultimos 2 ou 3 anos que vos levara a sentir saudades?

    Passou o domingo quase todo e nem uma palavra dos responsaveis sobre aquilo que podemos esperar nos dias ou semanas proximas. Nem na hora da saida tem tino para fazer as coisas como deve ser como se custasse alguma ter esperado pelo dia de amanha para anunciar a demissao e explicar em 10 minutos o que se seguiria.
    Lamentavel.

    ResponderEliminar
  36. MM, o Presidente apresentou a demissão, a Direcção não. Já foi anunciada reunião dos orgãos sociais para a próxima terça, seguida de reunião do Conselho Leonino.

    Para já, foi apenas o fim da linha de José Eduardo Bettencourt. Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  37. O P.Sérgio a sair agora...quem entra? Quem pega nesta equipa onde 70% são cepos?
    JEB tinha um plano,passar a Academia para a SAD.
    Fê-lo...tá feito.

    ResponderEliminar
  38. Quando se trata de uma trupe que se encontra agarrada a um clube para sugar o que resta dele, incorrendo em comportamentos puníveis por lei (fraude, acima de tudo), é óbvio que a trupe do Roquete continuará a tentar manter a cadeira do poder sob o seu jugo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)