terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As voltas que o Sporting dá


O título por si só é uma referência à instabilidade que o Sporting vive e responsabilidade quanto à mesma será sempre inputada às mais diversas personalidades, consoante as ocasiões, opiniões e posições.

Não sei quem será a pessoa indicada para o Sporting mas consigo delinear um perfil que considero indicado e a consolidar esse perfil estará obviamente as ideias e a equipa por detrás de um rosto. No fundo foi isto que faltou a JEB a quem afirmei em 2009 que tinha simpatia pela pessoa - fervorosa sportinguista e experiência profissional - mas indevidamente acompanhada.

Depois da queda daquele que foi para mim um género de "Príncipe Herdeiro", começa agora a especulação e contra-informação em relação às personagens que se perfilam para a sucessão. Tal como em 2009, creio que uma suposta "Terceira Vaga" será o principal desejo dos sportinguistas, mesmo que não sejam capazes de o reconhecer. Resta porém entender, em que é que deve consistir essa "terceira vaga".

Serei incisivo e repetitivo as vezes que for necessário na afirmação que o Sporting precisa de ideias e de projectos e não de rostos e aparências. Não considero a "credibilidade junto da banca" uma necessidade mas sim uma contingência. Existindo a dependência face aos credores, há que criar condições para ganhar margem de manobra junto dos mesmos em vez de procurar mais argumentos para justificar a dependência de tais entidades.

Mas o Sporting dá voltas e voltas pelo que o que hoje é verdade, amanhã poderá já não ser. Tão depressa uma pessoa é candidata como logo de seguida surge num outro cargo numa lista. Tão depressa alguém é considerado um traidor vil e venenoso como logo depois é visto como uma solução pacificadora.

O Sporting precisa de soluções para os problemas que estão há muito identificados. Querer olhar apenas para alguns deles é como tapar o Sol com a peneira e deixar que outros tomem dimensões que se tornem incontroláveis.

O Sporting tem de virar-se para os seus adeptos e reconquistar a sua confiança e conseguir mobilizar as pessoas. As últimas eleições trouxeram um caudal de confiança à família sportinguista que depois foi fustigada com a angústia e sensação de traição e negar isto será meio caminho para não conseguir reconhecer a "crise" que se vive.

As expectativas elevaram-se mas cedo caíram por terra e a família ficou mais pobre com os diversos acontecimentos. Mas eu acredito que é possível dar a volta... Resta ser tolerante, interveniente e participativo, exigente e construtivo, sem acreditar em contos do vigário nem no canto da sereia.

Não existem milagres nem varinhas mágicas, nem dependência de "caganças" e bolas que batem no poste. Mais do que palavras bonitas e "clichés", o Sporting precisa de muito trabalho e reconquistar o respeito de todos os que o rodeiam.

EM FRENTE SPORTING!


15 comentários:

  1. Concordo em pleno com os dizeres deste post.

    Entretanto certa imprensa (são sempre os mesmos) já começou a intoxicar.
    Metem asco.

    O Sporting Clube de Portugal precisa urgentemente de um Projecto reestruturador.

    ResponderEliminar
  2. O Sporting, como qualquer outro clube, precisa de competência directiva.

    O negócio do Sporting não é vender sapatos, mas sim as modalidades desportivas de alta competição.

    É preciso directores que percebam do assunto, que conheçam os meandros do futebol, que saibam fazer bons negócios, contratar bons jogadores e técnicos e que tehnam uma visão estratégica para o clube.

    Não se pode investir em matéria duvidosa, não se pode estar subjugado a empresários, não se pode pautar pela medicridade de objectivos nem por experiências de laboratório.

    Se o projecto desportivo tivesse sido competente a crise do Sporting seria minorizada ou inexistente.

    O presidente foi-se e a quem se apresenta a factura dos milhões deitados à rua?

    E este treinador, algum sócio o vai tolerar ou será contestado como nunca? Parece-me que não terá paz para continuar agarrado ao lugar e que, seja quem fôr próximo presidente, está a prazo no Sporting.

    O Sporting precisa de competência, de esperteza, de ambição e de raça!

    ResponderEliminar
  3. "É preciso directores que percebam do assunto, que conheçam os meandros do futebol, que saibam fazer bons negócios, contratar bons jogadores e técnicos e que tehnam uma visão estratégica para o clube."

    De que modo conseguimos avaliar isto? Penso que no papel é fácil, na prática é mais complicado.

    ResponderEliminar
  4. Também acho que, Presidente que se preze, tem que cativar os adeptos do seu clube e não os tratar por terroristas independentemente das manifestações que estes façam debaixo de alteração emocional.

    JEB perdeu o seu estado de graça no dia em que assim mal-tratou os adeptos. Voltou a perdê-la quando chamou maçã podre a um fruto do seu pomar.

    Que venha o próximo Presidente com mais carisma, mais competência desportiva e mais jogo de cintura para tornear dificuldades de comunicação com os adeptos e todos os corpos sociais do clube.

    Rugidos de expectativa

    ResponderEliminar
  5. Hugo,

    Concordo que no papel é mais fácil.

    Mas o que quis dizer é que o Sporting não pode ter directores que não estejam identificados com o futebol.

    Não é imperativo que o presidente perceba muito de futebol mas tem de ter na estrutura directiva gente capaz e conhecedora do que é o futebol.

    E isto também passa por investir bem em vez de andar a tapar buracos remendos.

    Já chega de experiências e de maus negócios. Nestes anos todos os Sportinguistas deixaram-se levar por estas políticas das experiências, das apostas e do baixo custo. Afinal só perdemos dinheiro e desinvestimos os activos.

    Afinal, se a teoria é crescer, se a teoria é não agravar os passivos, se a teoria é ter um gestão sustentável, então que negócios são estes que só nos dão prejuízo?

    Estas políticas não servem!!!
    É preciso qualidade mínima, nos jogadores e nos técnicos!
    Que treinador é este? Mas não estamos a desvalorizar tudo com este treinador? Não estamos a perder dinheiro?

    É preciso que os directores percebam de futebol. Que tenham experiência no meio, que tenham esperteza contra as podridões do futebol, que tenham raça de Leão!

    Não podemos ter mais experiências, nem ingenuidades nem sermos palhaços de empresários!

    Que negócio foi aquele o do Moutinho?? Alguém respondeu por ele? O cabrão foi embora com os salários no bolso! E o negócio do Veloso? E o custo do maniche? E o trapalhão do central argentino? e o despachanço do Tonel? e todos os casos, izma, Caneira, etc. Mas que directores são estes???

    Que merda de treinador é este??

    É preciso competência, experiência, esperteza e raça Leonina!

    ResponderEliminar
  6. Sobre a questão do perfil não me parece que seja indispensável ser um expert em futebol, seja para o presidente, seja para os restantes membros dos corpos sociais, contrariamente à grande parte das opiniões que vejo expressas.

    O que me parece indispensável a quem ocupe a cadeira presidencial é que seja um bom decisor, que é quem, na maioria das decisões, acerta.

    Para isso precisa, na maioria das ocasiões de usar apenas de bom senso, que é coisa que de forma evidente faltou a JEB e aos seus antecessores.

    O bom senso impediria JEB de se atar a um Paulo Bento Forever, à degradante conferência de imprensa de despedida do treinador, aos 6 meses que se perderam na estruturação da época em curso, aos episódios Carvalhal, AVB, Moutinho, etc, assim com impediriam a escolha de PS, o livre transito ao Costinha ou os insultos aos sócios em plena campanha de angariação de associados.

    É evidente que só o bom-senso não chegará ao novo presidente do Sporting, será preciso também rasgo, seria bom que tivesse génio e a sorte é indispensável.

    Mas para que o mandato de JEB tivesse chegado ao fim pudesse ser considerado "normal" bastaria ter tido bom-senso.

    ResponderEliminar
  7. Pedro,

    Concordo e partilho o mesmo tipo de preocupações.

    O que eu pretendi dizer foi que por vezes as aparências enganam, ou seja, aquele que menos parece perceber, poderá ser aquele que melhor se adequa e melhor sabe fazer.

    Basta lembrarmos-nos que JEB foi eleito com o baptismo da experiência do título anterior e conhecimento desportivo e tal não se verificou.

    ResponderEliminar
  8. Tite disse...
    JEB perdeu o seu estado de graça no dia em que assim mal-tratou os adeptos. Voltou a perdê-la quando chamou maçã podre a um fruto do seu pomar.
    ------------------------------------------

    Ora nem mais.

    O mais grave para mim foi muita gente ter ido na sua conversa. A divisão começou logo aí.

    Ainda hoje leio alguns adeptos que admitem "atacar" todo e qualquer novo presidente.

    Eu não entro na conversa que JEB andava mal acompanhado.

    Já andei a ler por essa blogosfera leonina fora e muitos já têm pena de JEB (típico português) e que lhe foi feita a cama.

    JEB foi incompetente. Ponto. Estão mais que enumeradas as razões.

    Paninhos quentes agora não são necessários. Este homem "morreu" para muita gente quando insulta um sócio/adepto.

    Um motorista de pesados tem que ter peito para as adversidades.

    Não acredito que a choradeira Paulo bento forever - tenha sido por más companhias.

    Tentativa de banir sócios e chamá-los de terroristas - tenha sido as más influencias.

    A tentativa de agressão a um adepto talvez tenha sido um espírito maligno que o influenciou.

    A novela Villas-Boas/Carvalhal deve ter sido por más influencias também.

    Quem influenciou JEB a colocar Salema Garção a team manager. (tivemos mais team managers que craques de futebol – é obra!)

    Quem influenciou JEB a dar uma entrevista dizendo que o Sporting não é um clube ganhador e pretendia implementar um modelo semelhante ao fc porto.

    Agora temos que levar com o Paulo sergio, costinha e a restante estrutura. Estrutura essa que está mais agarrada que uma lapa. Cooptação deve ser a primeira palavra do dicionário.

    Vale sempre a pena lembrar que este ilustre sportinguista(não duvido) ou simplesmente mal acompanhado foi eleito com 90% dos votos.

    Malditos influenciadores! Quem tramou Roger JEB?

    LdA & Hugo

    Como dizem e bem basta ter bom senso

    Temos agora uma oportunidade única & histórica de nos reerguermos - Aproveitemos então.

    Força Sporting!

    ResponderEliminar
  9. "Penso que no papel é fácil, na prática é mais complicado."

    Pegando no teu comentário Hugo, é obvio que todos temos mais ou menos um perfil do que esperamos do novo presidente. Mas para isso é necessário que apareçam candidatos, quantos mais melhor.

    Tenho consciencia que não irá aparecer nenhum candidato que me encha 100% o perfil que eu desenho, mas espero que apareçam candidatos crediveis que se enquadrem mais ou menos nas ideias de cada sócio. Sinceramente não acredito muito em projectos, estratégias e programas eleitorais (valem o que valem na teoria, e qualquer um consegue fazer um projecto cor-de-rosa), prefiro avaliá-los por quem são, quem os vai rodear, e com quem vão trabalhar!

    Vamos esperar, para ver.

    SL

    ResponderEliminar
  10. Dezperado,

    Naturalmente que a apresentação de ideais em catadupa por si só não são um sinal de qualidade.

    Importa ver todo o "bolo" tal como referes. Para mim, desde de que se vá além das aparências, já será uma vitória e um passo em frente.

    SL

    ResponderEliminar
  11. Hugo:

    Amigo, como sabes subscrevo a tua posição.

    LdA e the cure (comentário na mouche, caríssimo):

    Mais uma vez em sintonia: "Bom Senso" ou "senso comum" é exactamente isso o que venho afirmando que tem faltado. Porra pá, assistimos a erros tão crassos, que só quem não possui uma dose minima de bom senso os teria cometido... Coisas básicas, incompreensíveis. JEB teve atitudes que mais pareciam ser cometidas por um imberbe e inexperiente teenager à procura de afirmação...


    Depois, se ao bom senso o novo líder do SCP, conseguisse agregar uma boa equipa, essencialmente coesa e leal, juntamente com umas 'poucas' qualidades pesoais, o tal génio, o tal carisma e a indispensável sorte, seria ouro sobre... verde! :)

    SCP SEMPRE!

    Abraço a tds.

    ResponderEliminar
  12. "prefiro avaliá-los por quem são, quem os vai rodear, e com quem vão trabalhar!"

    E se surgirem equipas formadas com pessoas que não conheces? Afinal somos mais de 50 mil sócios e não deves conhecer todos.

    É que nas eleições passadas o voto nos que já se conheciam depois no que deu...

    ResponderEliminar
  13. Meus amigos,

    Podemos ficar horas a fio discutir perfis e projectos para o Sporting.

    Mas os sócios gostam é de votar em caras conhecidas. Aqueles que já lá andam há mais de uma década.

    Depois ainda falam em 3ª via.

    Alguém vota em PPC, este Rui Silva do Trofense, o Souto, por exemplo.

    A malta quer é nomes e caras conhecidas. Os projectos não interessam para nada.

    Foi assim que este último venceu. Sem projecto sem ir a debates, nada.

    Vejam bem que basta ser o filho de um ex- grande presidente para haver alguma excitação.

    Assim não vamos lá.

    ps - aguardo com alguma curiosidade o que josé eduardo tem para apresentar dia 31 dw janeiro.

    ResponderEliminar
  14. Lda

    Se surgir um candidato que não conheces de lado nenhum, com um projecto cor de rosa, tu votas nele só por causa do excelente programa eleitoral que ele te apresenta?

    The Cure

    Concordo quando dizes que os sócios tendem em votar em caras conhecidas, mas sinceramente não somos só nós, e domingo quando formos eleger o presidente do nosso país, irá acontecer a mesma coisa.

    Mas na minha opinião, por serem caras conhecidas, não acho que seja um contra à partida, mas quando falo de caras conhecidas, não falo apenas daquelas que vemos semanalmente nas tvs ou nos jornais a opinarem.

    SL

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (16) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (19) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (2) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (13) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (94) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (72) Batota (19) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (9) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (68) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (89) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (28) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (5) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (22) Slimani (11) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (2) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)