quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Noticias do mercado: finalmente uma boa noticia

Bom, na verdade é uma noticia meio boa. Refiro-me á renovação do contrato com Adrien. Contrariamente ao que parecem pensar a maior parte dos Sportinguistas, vejo em Adrien um dos melhores jogadores da sua geração e com categoria para ser, a médio prazo um jogador de referência na sua posição. Depois de perder mais 6 meses na sua afirmação, parece ter o bom-senso imperado, tendo o jogador visto interrompido o seu exílio em Israel, para ser emprestado à Académica. A minha insatisfação resulta do escasso prolongamento do contrato, indicador de que se desconfia do seu valor. Adrien encarregar-se-à de demonstrar que os temores são infundados. Assim ele tenha oportunidades reais para o fazer.

18 comentários:

  1. Acompanho o blog à alguns anos e respeito as suas opiniões.
    No caso do Adrien, um jogador que não se adapta a um campeonato como Israel não deve ser considerado como um jogador de futuro do sporting. Lembro que o ano passado teve várias oportunidades com PB e Carvalhal (a titular) e nunca consegui impor-se. À semelhança de outros que saíram da nossa formação nessa posição específica (ex: Custódio) falta altura e dinâmica de jogo ofensivo. Não é por dizermos que temos a melhor academia do mundo que tudo o que vem de lá é ouro. Ainda este ano, o Pereirinha não se impôs no Guimaraes. Lembro que o B Alves, R Carvalho, Fernando,H Almeida rodaram em vários clubes (inclusive no estrangeiro) e foram sempre titulares. Nós é que confundimos o potencial da academia com o potencial do jogador nos jogos estrategia futebol (FM). TEMOS DE SER MAIS AMBICIOSOS. O Saleiro não devia estar no sporting só porque é NOSSO, devia estar por ter qualidade...Que nunca demostrou no Setubal e Académica. O mesmo raciocinio com o ADRIEN

    ResponderEliminar
  2. Mas é claramente melhor do que o Zapater e o Maniche juntos...

    SL

    ResponderEliminar
  3. Nuno,

    O Daniel Carriço não jogava no Olhanense e o Ricardo Carvalho não jogava no Alverca, a comparação com o Custódio é absurda (sendo que esse nem sequer é da nossa formação, mas da do Vitória de Guimarães) e a tese de que a altura joga à bola conhece um dos seus maiores defensores no actual treinador do Sporting.

    Ah! E o Moutinho no ano passado também era muito pior que o Micael.

    Portanto, erros factuais à parte, as opiniões valem o que valem. E valem mais quando não contêm erros factuais.

    ResponderEliminar
  4. Adrien é daqueles jogadores que se nota que tem qualidade. Teve azar no tempo em que esteve no SCP porque a equipa estava desmotivada e não tinha um modelo de jogo muito bem montado.

    Acredito que nas circunstâncias certas, Adrien pode dar um grande contributo ao meio-campo do SCP, por exemplo, na posição de Maniche.

    Nuno,

    Quanto ao Pereirinha, nós vimos qualidade quando ele jogava com Paulo Bento. Mas reconheço que não é daqueles jogadores que encaixa bem em qualquer equipa e em qualquer modelo de jogo. No Guimarães parece-me desaproveitado.

    ResponderEliminar
  5. Nuno:

    A avaliação da carreira de um jogador não deve ser feita sem a devida contextualização do meio onde ela tem lugar. Há alguém nos últimos anos que se tenha destacado no Sporting, sejam jogadores consagrados ou promessas?

    A questão da altura faz algum sentido quando os nomeados aos melhores jogadores do mundo deste ano são todos mais baixos que o Adrien e 2 deles até são jogadores de meio-campo?

    Se a adaptação de um jogador a um campeonato estrangeiro já de si é um grande desafio enviar um jovem para uma realidade tão distante da nosso como é Israel não é tornar as coisas ainda mais difíceis?

    ResponderEliminar
  6. Por último a comparação que faz com a afirmação dos jogadores do Porto. As realidades não são comparáveis. O FCP, como já tinha dito aqui anteriormente tem uma politica de acompanhamento dos seus jogadores completamente diferente da do Sporting.

    E a grande diferença começa logo a estabelecer-se nas condições em que os empréstimos são realizados. Os jogadores são entregues a treinadores e/ou clubes com ligações ao FCP. São integrados em plantéis não para fazer número, como aconteceu ao Pereirinha em Guimarães, mas "com lugar em aberto" na equipa principal.

    Os salários dos jogadores são suportados em função da sua utilização de forma gradual. Utilização acima de 50% garante o pagamento integral por parte do FCP o que desde logo garante pelo menos a titularidade: 45m iniciais + pelo menos um minuto na 2ª parte.

    O FCP contacta mensalmente com os jogadores.

    O Sporting não faz nada disso.

    ResponderEliminar
  7. PLV

    A opinião é um dom de todos. A opinião reflecte os valores, a educação e a inteligência de cada um. Não classifique a opinião dos outros porque por vezes está a dar uma imagem de pouca inteligência, má educação e poucos valores. Mas vamos a factos:
    Na época de 2000/2001, em 30 jogos no campeonato nacional, o RICARDO CARVALHO no Alverca fez 29 a titular (com apenas 1 expulsão)e um jogo como suplente.
    Em relação ao Carriço tenho uma ideia muito própria. Tem qualidade mas não é um lider nem o patrão da defesa. Alguém que está no SCP desde os 12 anos deveria ter essa reponsabilidade e força. Ou então ganhar esse respeito e força noutros clubes. O PIqué também não era titular na anterior equipa (mas era o MU), mas aos 23 anos é o esteio da Barça e da Espanha. Tal como o Pepe, o Ricardo Carcalgo e o Bruno Alves. O David Luis esteve muito tempo até se afirmar no Benfica.
    Em relação à altura, os defensores desta ideologia estão em todos o lado: Mourinho, Guardiola, Del Bosque. Não duvido que o Adrien tenha mais qualidade e seja melhor jogador de bola que o Busquets, mas a eficácia e a eficiência do 1.89m numa posição especifica de cortar o jogo do adversário (também pelo jogo aereo) é o principal objectivo dessa posição.Se o Adrien se impor na Académica pode ser que seja uma solução, mas preferia que essa vaga fosse ocupada pelo Renato Neto (experiência noutro campeonato, titular em muitos jogos e com 3 golos marcados). Valorizem o que há para valorizar, não o que tem de ser porque tem de ser (o FCP faz deste lema a sua força...O Vieirinha e o Bruno Gama são excelentes jogadores mas não o suficiente para fazerem a diferença, caso contrário o percurso do BG não seria POrto, Setubal e Rio Ave).

    Mike,

    Para bem do SCP, espero que o Pereirinha tenha sucesso. Teve muitas oportunidades no SCP e bons jogos mas falta a sua afirmação sobre o que é (defesa ou médio) não o está a ajudar (o Fábio Coentrão só quando se fixou a defesa é que todos o começaram a levar a sério. Até lá, todos reconheciam potencial mas nada de extraordinário).

    Leão de Alvalade
    A mesma avaliação que fazes na contextualização da carreira de um jogador também devia ser feita na avaliação de um jogador vs a sua posição do terreno. Na minha avaliação, coloco o Adrien como 6 e não como 7/8/10. Aí considero que a altura faz diferença. O Xavi e o Iniesta são jogadores de meio campo de construção mas que têm um excelente posicionamento defensivo. Alias o Xavi também fez a posição 6 muito tempo, mas quase todos os treinadores do Barça preferiam meter o rafael Marquez ou Touré porque sabiam que Deco, Ronaldinhos e outros não defendiam.

    A adaptação a países e realidades diferentes não devia ser um problema para o Adrien (veio de França). Trabalhar em pais estrangeiros é dificil (também já trabalhei fora durante algum tempo), mas de certeza que existem países mais dificeis do que Israel...A bélgica tem um clima mais frio e com um campeonato mais competitivo do que Israel, mas parece que não é problema para outros jogadores. Portugal é um país muito diferente da Argentina e a exigência dos sócios de um clube como o SCP é enorme...Que tal darmos ao Torsiglieri? Também só tem 23 anos e é a primeira experiencia internacional.

    ResponderEliminar
  8. Nuno,

    Israel está longe de ser uma referência futebolística está mais longe do padrão de vida ocidental a que estamos habituados e é um país problemático do ponto de vista social.

    Comparativamente e do ponto de vista futebolistico seria o mesmo que um médico fazer o seu estágio num país asiático ou num país europeu.

    ResponderEliminar
  9. Nuno,

    Na minha opinião, jogadores como o Pereirinha e o Adrien estão claramente "queimados" por parte dos adeptos face à vontade de sangue e desespero em relação aos jogadores "consagrados".

    Uns melhores, outros piores e com mais ou menos rodagem, não devem existir dúvidas que são jogadores com qualidades e valências. Nem toda a gente pode ser um super desequilibrador...

    ResponderEliminar
  10. Nuno,

    Eu vejo o Pereirinha mais como lateral do que médio, mas percebo o que queres dizer. E quanto ao Torsiglieri, tenho uma opinião muito propria sobre ele. Do que vi, gostei da movimentação, da rapidez e da leitura. Eu defendo que ele é que deveria ser titular ao lado do Carriço.

    ResponderEliminar
  11. Leão,

    A Russia também tem outras características mas nada impede outros de terem sucesso (ou não). Israel não está assim tão longe do padrão de vida ocidental. Aliás, em algumas cidades é mais cosmopolita do que muitas cidades europeias e a nível social sem barreiras. Apenas se nota mais medidas de segurança (para entrares num bloco de escritório tens de ser revistado). Comparando com a Turquia é um paraiso.

    Não sou médico, mas se fosse exercia aqui ou na China de igual modo. POdia salvar mais ou menos, pode aprender mais ou menos, mas estava concentrado em trabalhar e dar o melhor. De certeza que isso que o Adrien fez, mas não o suficiente para ser titular. Não conseguiu ser diferente do que era no SCP, um suplente.Alias, provou que mais vale desistir do que lutar para ser titular. O renato Neto tem 19 anos.E tem já 2 mudanças de país.

    ResponderEliminar
  12. Mike

    Concordo contigo em relação ao Torsiglieri. Alias, considero que poderá dar ao SCP mais opções na marcação de bolas paradas.POde ser que com novo treinador tenha mais opçõs.

    FORÇA TORSI

    ResponderEliminar
  13. Hugo,

    Jogadores como o Pereirinha e Adrien estão a ser queimados porque NÓS não sabemos fazer uma correcta gestão das expectativas.

    Tem qualidade e até podem fazer a diferença no futuro, mas não podem ser encarados como SOLUÇÕES. Esse tem sido o estigma do SCP nos últimos anos, ou seja, pensar que por virem da melhor academia, por serem do SCP, por termos bons exemplos de mais valias desportivas e financeiras vindas da formação isso é o suficiente para serem jogadores do Sporting.

    Eu não queria um SCP à imagem do FCP, mas queria que os jogadores percebessem que para estarem no Sporting tem de merecer. Ou seja, tem de mostrar que são bons e ter a humildade de reconhecer todos os que lá estão são bons e demostraram todos os dias que são os melhores. ISSO É UMA EQUIPA COMPETITIVA, é isso que dá motivação e orgulho de ir trabalhar todos os dias. Os melhores clubes e alguns treinadores fazem isso.

    Em jeito de brincadeira em com os meus amigos digo que NÓS sócios não somos leões mas sim pigmaleões, ou seja, tentamos criar o que nós acreditamos. Quantas e quantas vezes ouvi no estádio que o Pereirinha tinha todas as condições de ser um novo Simão ao o Saleiro ser o novo Jardel.

    Mas é por causa disso que eu amo o SCP.
    Acreditamos sempre.

    ResponderEliminar
  14. Nuno,

    A culpa aí não é dos jogadores - ou da sua qualidade - como deu a entender no seu primeiro comentário.

    Há todo um contexto a analisar no rendimento dos atletas. Entre esses aspectos podemos analisar os companheiros de equipa, as expectativas que lhe são colocadas ou as indicações dos treinadores.

    Sinceramente, acho o Adrien um excelente jogador a quem foram cortadas etapas de desenvolvimento - sobretudo por ter estado 3 anos praticamente parado. Quando chegou à titularidade, cometeu erros por tentar fazer algo que mais ninguém fazia.

    Com isto, ganhou um determinado rótulo que eu pessoalmente considero injusto.

    ResponderEliminar
  15. Hugo

    Concordo com a sua opinião. Um atleta, uma pessoa, os eus comportamentos e performance são o resultado de tudo o que o rodeia.

    Agora um bom jogador é bom em qualquer lado. O André Santos já o ano passado mostrava ser importante e valioso no U.Leiria.

    Espero que o Adrien também mostre o seu valor na Académica para depois se afirmar no SCP. MAs para isso tem de ser melhor do que foi até agora.

    Muito sinceramente questiono o nível de preparação da "nossa" academia(e dos bancos BCP e BES) .
    Questiono a ambição de jogadores com 19/20/21 anos, com possibilidade de mostrarem as suas competências e o seu valor num dos principais clubes português e que tem alguma visibilidade lá fora, muitos dos jogadores que falámos aqui (Pereirinha, Adrien, Saleiro..)não demostram que estão preparados para essa exposição. Desde o Nani e do JMoutinho (e com a excepção do ASantos) que não vejo a ambiçaõ de correr, fazer melhor e diferente.
    Mais uma vez (não quero pegar no exemplo do FCP) em Dezembro ganharam mais um reforço (JAMES Rodriguez), um miudo com 19 anos que veio da Argentina mas é Colombiano.
    Não é preciso ter academia para lançar e valorizar jogadores jovens. É preciso saber e ter sorte. E é preciso demonstrar aos jogadores que têem essa sorte.

    ResponderEliminar
  16. E falta dizer que Adrien nunca jogou onde devia.

    Aliás, fez um jogo (meia parte e depois jogou os últimos 10 minutos a defesa esquerdo... - para vermos o treinador que temos ao comando da selecção nacional) logo na primeira pré-época, e foi o que foi... Depois, não sei porquê, meteram-no a jogar numa posição onde ele deixou de poder fazer o que faz melhor, que é jogar à bola.

    E fez também um no restelo, ao lado do rochemback. E também foi o que se viu...

    ResponderEliminar
  17. Só não consigo entender o porquê de emprestarmos o jogador à Académica...o clube que há um ano atrás não deixou o André Villas Boas vir para noso treinador.

    Como é que dirigentes sem memória poderiam liderar decentemente este clube centenário???

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários são de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 2010-2011 (1) 2016 (1) 8 (4) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (15) Académica-SCP (1) adeptos (94) Adrien (18) AdT (1) adversários (82) AFLisboa (2) AG (19) Alan Ruiz (1) Alexander Ellis (1) alma leonina (59) ambição (10) andebol (34) André Geraldes (2) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (4) antevisão (41) APAF (11) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (85) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (5) arbitragem (92) Associação de Basquetebol (6) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (6) auditoria (4) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (3) Bastidores (70) Batota (18) Battaglia (1) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Bruno Carvalho (100) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (7) Bruno Martins (20) Bryan Ruiz (3) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos europeus atletismo (2) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (6) CD Liga (3) Cedric (7) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (9) clássicos (8) Coates (4) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (65) Comunicação Social (21) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (2) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) Cristiano Ronaldo (1) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (42) Derby 2016/17 (1) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (28) disciplina (6) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (1) Doyen (4) Duarte Gomes (2) Ecletismo (60) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) eleições (19) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (3) entrevistas (63) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) EquipaB (17) equipamentos (12) Eric Dier (8) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (6) Estórias do futebol português (4) estratégia desportiva (102) Estrutura (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) fcp (12) FCPorto (9) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (24) fiorentina (1) Football Leaks (2) Formação (88) FPF (14) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (9) futebol feminino (1) futebol formação (1) futebol internacional (1) Futre (1) Futre és um palhaço (4) futsal (23) futsal 10/11 (1) futuro (8) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (27) Gamebox (2) Gauld (5) Gelson (1) Gent (1) geração academia (1) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (2) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (7) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (1) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (5) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (3) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (1) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jorge Jesus (44) Jorge Mendes (3) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) JPDB (1) Jubas (1) judo (6) Juniores (7) JVL (105) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga 14/15 (35) Liga de Clubes (12) liga dos campeões (12) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (3) Liga Europa (33) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (1) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luís Martins (1) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (7) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Meli (1) Memória (10) mentiras (1) mercado (41) Meszaros (1) Miguel Lopes (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (25) modelo (3) Moniz Pereira (7) Montero (7) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (3) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (1) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (3) Nuno Saraiva (2) Nuno Valente (1) o (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (3) orçamento clube 15/16 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) património (2) patrocínios (5) Paulinho (1) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (11) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Madeira Rodrigues (3) Pedro Mendes (4) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peyroteo (2) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (2) PMAG (3) Podence (1) Polga (5) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) post conjunto (5) Postiga (7) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) prémio (1) prémios stromp (1) presidente (4) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quo vadis Sporting? (1) Rabiu Ibrahim (2) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (17) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (11) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (1) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (5) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (2) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (6) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (25) Salema (1) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (38) seleccionador nacional (5) Semedo (1) SerSporting (1) Shikabala (2) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (4) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (21) Slimani (11) Soares Franco (1) sócios (16) Sócrates (1) Solar do Norte (14) Sondagens (1) sorteio (3) Sousa Cintra (1) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporting Clube de Paris (1) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Sunil Chhetri (1) Supertaça (3) sustentabilidade financeira (40) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (2) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (90) treino (4) treinos em Alvalade (1) troféu 5 violinos (5) TV Sporting (5) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (4) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (7) video-arbitro (5) Villas Boas (8) Viola (1) Virgílio (98) Virgílio1 (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (7) Vox Pop (2) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)