terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Epístola de Liedson aos corintianos: "O Corinthians é a minha casa"

Ontem tive alguma dificuldade em explicar porque achava Liedson um bom jogador, dentro das suas características peculiares, um jogador que marcou uma época, que ganhou um lugar na história do Sporting ,mas que não lhe reconhecia carisma para ser um símbolo do Sporting.  Sei que estas palavras chocam muita gente, em particular neste momento em que o Levezinho está a fazer as malas para o Brasil. Mas é assim que o vejo desde os primeiros episódios que lançaram a dúvida sobre quem era o verdadeiro Liedson e como ele via o Sporting, cujos adeptos o idolatravam.

Hoje o baiano deu-me uma preciosa ajuda. Ainda como jogador do Sporting o 31 prefere falar aos corintianos, esquecendo os Sportinguistas que ainda choram a sua saída. Mais estranho ainda é Liedson designar o Corinthians como a sua casa, onde passou apenas 1 ano, tendo jogado apenas 14 jogos e marcado 10 golos, quando o Sporting lhe deu abrigo durante 7 épocas e meia e onde marcou 180 golos.

Por estas e por outras no passado é que eu dizia no post atrás: o que exijo aos jogadores é que sejam profissionais. Para porta-estandartes e defesa do Sporting estão os adeptos. Que hoje têm razões acrescidas para se sentirem tristes.

23 comentários:

  1. copiado da pagina do lance que tens link no teu texto:
    "Os outros 600 mil euros (R$ 1,38 milhão) foram desconsiderados pelo clube português, pois era o valor de uma dívida com o atacante, referente a salários e luvas atrasados"
    Ainda achas mesmo que é de levar a mal? Deu tudo o que tinha pelo Sporting, havia dividas pendentes e nao o viste com merdas... o resto são palavras de circunstancia, nem sequer comprovadas...
    por mim, é simbolo dos ultimos 20 anos, e nitidamente so se foi embora porque a direcção assim nao o considerava...
    talvez 1 dia o mérito seja o mais importante no Sporting, em vez de muitas outras merdas!

    ResponderEliminar
  2. Isso são palavras de circunstancia...cai sempre bem para onde o jogador vai.Não é novidade.
    Em relação ao atrasos aquilo que sei é que era referentes a prémios e não salários.
    Liedson sempre se empenhou e era um lutador,mas já não era o que RESOLVIA como o fez ate 2008.
    Obg Liedson.

    ResponderEliminar
  3. Nao sei a quem o Liedson proferiu essas palavras mas certamente terão sido à imprensa brasileira. Apenas foram reproduzidas na imprensa portuguesa. Se tivessem sido ditas algumas palavras à imprensa portuguesa certamente teriam sido em relação ao Sporting. Por isso vejo com naturalidade ele dizer isso.

    Além disso, se é do Corinthians é natural que diga que é a sua casa. Se algum verdadeiro Sportinguista jogar apenas uma época no Sporting e sair para o estrangeiro, ao voltar dirá exactamente o mesmo, penso eu.

    Não o idolatrei porque teve episódios sombrios mas admirei-o porque tinha uma atitude e uma mentalidade dentro de campo muito positiva. Além disso tinha muita qualidade e ajudou-nos muito em triunfos contra os porcos. Lembram-se de os mandar calarem-se em pleno galinheiro? Essa foto, essa imagem é eterna!

    Não critico muito este acto de gestão, mesmo concordando que estes dirigentes a prazo terem pouca legitimidade em tomarem decisões. Mas era um jogador em curva descendente da carreira e que tinha um ordenado elevado. Além disso era talvez a última oportunidade de rentabilizar algum do investimento.

    Contudo nao deixa de ser muito reductor a capacidade do Sporting em motivar bons jogadores. E muito preocupante a programação das vendas e contratações e da prospecção e conhecimento do mercado. Parece que foi tudo muito mal preparado porque, pelos vistos, quiseram mesmo substituir o jogador mas apenas atacaram um alvo.

    Parece-me que Kléber é claramente um bom jogador. Além do mais tem apenas 20 anos. De carácter já deixou algo a desejar mas o que vale mesmo é dentro de campo. Agora surgem notícias que o Marátimo quer comprar o seu passe e terá de dar 2,5 milhões. Estranho muito que tenha essa verba e deixa-me a dúvida se o Sporting não estará por detrás..

    ResponderEliminar
  4. ou seja nem os 2 milhões o sporting factura.

    para mim o Liedson nunca foi mais que um mero jogador, não passou disso. O Acosta marcou-me muito mais!

    mais, considero normal a marca dele, 7 anos no sporting, sendo sempre titular indiscutível, 180 golos parece me bem...

    ResponderEliminar
  5. a mim nao me chocam nada,veio para Portugal para lutar por titulos,sai com o clube a lutar para sobreviver a cada jogo.penso que se nos socios e adeptos estamos descontentes tambem os jogadores devem estar.

    http://vivesporting.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. o equivalente a mais de 4,5 salários em atraso. é uma vergonha, e eu que sou Sportinguista de todo o meu coração, nao sei se perdoaria tal a uma direcçao. porque o Sporting nao é um jogador, certamente, mas muito menos será uma direcçao! especialmente esta que falha compromissos, até com aquele que é o jogador mais idolatrado dos ultimos anos, com resultados à vista. É triste.

    ResponderEliminar
  7. LdA:

    Foram sete anos e meio a dar o litro em todos os jogos. SETE E MEIO e TODOS!...

    Não serão umas palavrinhas menos ou mais avisadas e que, no presente caso, visavam apenas agradar aos adeptos do seu futuro clube, que beliscam esses sete anos e meio e o esforço a que nunca virou a cara sempre que vestiu a camisola mais linda do mundo. Eu admirava o Liedson precisamente por isso, a atitude permanente, o nunca virar a cara à luta. Dentro do relavado o Liedson dava tudo o que tinha e ainda lhe sobrava mais um pouco para oferecer. Os golos eram um complemento, derivado da sua posição, do seu sentido de oportunidade instintivo e da sua qualidade de finalizador.

    Apenas quero acrescentar isto: tomara eu ter mais, vá lá, meia duzia de Liedsons (em termos de atitude e qualidade) no presente plantel. Temos jogadores abnegados mas com uma qualidade mt aquém para as necessidades do SCP... Temos jogadores de mt qualidade, mas com atitude aquém... Que reunam as duas qualidades em simultâneo vejo por lá muito poucos... e mais meia duzia de Liedsons seria uma ajuda enorme, enorme...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. "Quando os meus empresários me confirmaram que estava tudo acertado, não consegui segurar a emoção. O Corinthians é a minha casa. Não vejo a hora de reencontrar a Fiel [claque do Corinthians]», disse o antigo jogador do Sporting em declarações ao LanceNet
    esse dinhero foi a condicão para ele renovar, e que não tinham sido pagas porque clube está sem dinheiro, dahh

    ResponderEliminar
  9. Meus caros,

    Compreendo que o Levezinho não é qualquer um mas isso serve nos 2 sentidos. Na consideração que temos com ele e na que ele nos deve.

    Não me parece apropriado que Liedson profira as declarações que proferiu quando ainda veste a camisola do Sporting e nem o facto de serem proferidas ao Lance.net serve de atenuante.

    Estamos no sec. XXI, na era da comunicação global, o que se diz aqui ouve-se no Brasil e vice-versa.

    Não me parece que o facto de o clube lhe dever dinheiro, facto que era mais ou menos conhecido de todos, sirva de justificação. A responsabilidade cai inteirinha sobre a cabeça de quem dirige o Sporting e aí todos somos um pouco credores, tal como ele.

    Se os jogadores se podem queixar do clube por este não lhes proporcionar o respaldo necessário para que as suas carreiras progridam tanto como o seu potencial deixaria supor, não se devem esquecer que os adeptos sentem tanta ou mais frustração do que eles e eles podem sempre escolher novos projectos e nós ou Sporting ou nada, certo?

    ResponderEliminar
  10. "Na consideração que temos com ele e na que ele nos deve."

    Lda, repito a ideia que já em tempos aqui deixei:

    A consideração que eu quero de um jogador de futebol do SCP (seja ele qual for) é dentro do campo. Suor, qualidade, garra, esforço, passes magnificos, fintas mágicas e golos decisivos. Palavras leva-as o vento. As boas e as más.

    E, já agora, as palminhas nos finais do jogo tb as dispenso bem...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Batam no homem como bateram no Moutinho, levam as jóias, os anéis e os dedos. Fartamo-nos de cascar no SCP, nos jogadores, nos treinadores, caramba a malta nunca está contente.
    O Moutinho não está a vingar no FCP? Acham que o Liedson não serve? Vamos ter mts bons.... vai ser o Saleiro e companhia que vão marcar golos até mais não....

    Daqui a uns meses falamos outra vez.

    Eu, estou agradecido ao Liedson, era para mim o que me fazia ir ao estádio, o jogador q luta do primeiro ao último minuto, mete qq defesa em sentido, marcou golos para todos os gostos. Podia não gostar da sua personalidade e acredito que ele nunca quis ficar no SCP para sempre, o que é normal, afinal de contas ele é brasileiro e tem todo o direito de voltar para a sua terra natal.
    Foi melhor do que ir para o FCP ou SLB, ou preferem isso? Eu até simpatizo com o Corinthians, muitos colegas meus brasileiros do corinthians nutrem também o mesmo sentimento pelo SCP. Por mim está bom, só tenho é pena porque ainda nos faz falta.

    Mas casquem...é isso que os nossos rivais querem que andemos sempre às turras e nunca mais atinemos entre nós.

    SL.

    ResponderEliminar
  12. Mário Martins

    Aconselho a leitura mais atenta do texto. O seu comentário é completamente desajustado face ao que escrevi.

    ResponderEliminar
  13. LdA,

    Tens direito à tua opinião sobre o Liedson, que felizmente não é a mesma que a maioria dos sportinguistas têm sobre ele.

    Teve alguns episódios menos felizes mas deixou sempre tudo em campo, marcou que se fartou, RESOLVEU muitas vezes como compete a um grande avançado do Sporting Clube de Portugal.
    Vai deixar muita saudade.

    Sexta-feira lá estarei para me despedir dele, eu que nem lá queria meter os pés pelo dia, hora e importãncia que este jogo e época estão a ter para mim.
    Mas pelo Liedson, eu vou.
    E vou para agradecer as muitas alegrias que me proporcionou, e os muitos saltos que me obrigou a dar para comemorar os seus golos.

    Deixo aqui as palavras de quem, melhor que eu, poe descrever bm o Liedson:

    “O Liedson é a maior referência do Sporting desde o meu tempo. é um grande ponta-de-lança, um jogador que basta vermos em acção apenas uma ou duas vezes para nos apercebermos da sua qualidade. O clube anda carente de figuras e precisava de alguém como ele. Ele é um artista e, como eu gosto de arte, só o posso admirar”.
    - Manuel Fernandes

    SL
    José

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Estou contigo. Existem jogadores, profissionais, ídolos e símbolos. Consoante a história e os comportamentos, saber-se-á qual o devido lugar.

    E dou um exemplo: Pedro Barbosa. Um jogador capaz de feitos fantásticos, capitão de equipa, bicampeão, etc. Gostei dele? Não!

    SL

    ResponderEliminar
  15. Não vou chorar a saída de Liedson porque não tenho memória curta!
    Cartões amarelos ridículos para evitar jogos de grandes decisões...atrasos na vinda das férias...e sei que é uma cobra de balneário...Agradeço-lhe por tudo o que fez por nós, mas não choro a sua saída...O nosso problema era que o jogador, apesar de acabado, continuava a ser o melhor avançado...
    SL

    ResponderEliminar
  16. O levezinho sempre foi um rato de area.
    Deu muito ao Sporting, é verdade.
    Mas o Sporting não lhe deu também imenso??
    Tudo na vida tem o seu tempo e o problema é nós Sportinguistas nos agarrarmos aos melhores idolos, como desesperados.
    O problema é a organização a liderança ou melhor a falta dela.
    Tudo deve ter renovação.
    Eu, nunca daria 2 milhões ao Liedson (com ordenado de 120 mil) para renovar por mais dois anos, como o Bettencourt deu há ano e meio.
    Razões: jogador com 32 anos com um joelho que a qualquer altura pode avariar, e que com o bolso super cheio passou a ser um mandão birrente, sempre a criticar se não lhe davam a bola. Ao mesmo tempo o que deu ele ao Sporting neste ultimo ano e meio.
    A partir do momento que recebeu 2 milhões para renovar deixou de ser o mesmo, golos poucos, boas combinações nunca foi o forte.
    Dirão muitos, dava tudo fartava-se de correr e ajudar a defesa. Eu respondo, não é esse o papel do atacante. Se o atacante se esgota a correr, não tem capacidade física para nos últimos 5, 10, ou 15 minutos finais de jogo fazer o sprint necessário para ganhar uma bola e decidir um jogo.

    Liedson, obrigado e vai com Deus.

    Mais do que dinheiro o Sporting precisa de liderança.

    ResponderEliminar
  17. Pedro,
    É isso.

    Jogador com demasiado peso no orçamento do Sporting para a importância prática que tinha. Não por sua culpa, mas por culpa do meio em que estava inserido. Um emblema do Sporting. 7 anos e meio e completa dedicação dentro do campo. Venha algum fazer 1/3 do que ele fez e por mim pode chegar atrasado o triplo das vezes.
    Sai do Sporting vai para o Corinthians, um dos melhores clubes brasileiros, seu país natal, seu clube do coração, dizem. Vai jogar num estádio que leva mais de 60 000 pessoas e vai portanto ... regressar a casa.

    Que tragédia proferida. Chamem a polícia. Não para prender o Liedson, o Leão de Alvalade ou para nos prender a todos mas, para mais uma vez passarmos por traumatizados. Porque é isso que nos habituámos a ser, ou é isso aquilo que fizeram de nós. Traumatizados não aos olhos dos outros - como se lê por aí - mas aos nossos, porque é sempre muito mais importante cultivar amor próprio do que esperar que alguém no-lo ofereça. "Somos gozados por todos" e "todos se riem de nós". Quem? Pequeninos analfabetos e tecidos podres com muita dificuldade em passar de Leiria para baixo. Mas pior, nós próprios achamo-nos um conjunto de traumatizados, e isto é imensamente mais grave.

    Isto, quando a oportunidade até está do nosso lado.

    Analisa-se muito. Vê-se bom e mau em tudo, porque claro está, a perfeição existe. A perfeição aqui é só uma: arranjar melhor, ou pelo menos igual. O foco não tem de estar no Liedson nem em nós, mas sim, nos atrasados mentais que governam o Sporting. Têm de arranjar melhor. Se o Lisandro há 2 anos fosse do Sporting o Sporting teria que fazer o que os sonsos e anjinhos lá em cima fizeram: ir buscar um Falcão. É só isto. Fale-se nisto, digo eu. Mas mesmo falar sobre isto é vão porque eles estão de saída, felizmente.

    Não existe paz de espírito. Isto é como um país que não tem ponta por onde se lhe pegue passar a vida em análise. Assim, é impossível estar-se bem e, como o 8 diz, isto até faz mal à saúde. Ainda bem que saiu, porque era dos melhores. Merecia melhor.
    Deixou gratas recordações.
    Portou-se sempre bem naquela que era a sua principal obrigação e nunca envergonhou o Sporting.

    Tudo o mais, está de saída. Teremos oportunidade de castigar quem fez mal ao Sporting. Isto é o importante. O castigo certo é uma forte expressão de voto que afirme um desejo de mudança. Falta pouco. E depois de Março a Agosto existe tempo mais do que suficiente para arrumar a superfície: equipa principal de futebol. Em 1, 2, 3, 4, 5 ou 10 anos, ir arrumando tudo o resto.
    O desafio é este, não encontrar falhas no Liedson nem chorar coisa alguma.

    Nas coisas práticas, é por exemplo muito mais danoso para o Sporting perder o Saleiro ou o Adrien do que perder o Liedson.
    Mas pronto, choremos. Eu choro convosco.
    O Sporting é sem dúvida meu, também, e assim mesmo que cantemos a música errada sempre podemos faze-lo com afino.
    Deprimidos, mas em coro ... e não me julguem mal porque eu também me sinto deprimido. Mas quando me sinto deprimido sinto sempre muito pouca vontade de chorar. Entre um horroroso 8 e um despreocupado 80 estará uma solução prática que resolverá o problema. O problema é que não temos quem a procure, isso é verdade sim, por isso sim, talvez tenham razão.
    Choremos, muito.

    Não nos esqueçamos é de interromper o funeral no dia 26. Para ir lá votar.

    ResponderEliminar
  18. LdA...estou contigo. Aliás por vários comentários que aqui fui deixando já devias saber isso.

    ResponderEliminar
  19. Parem com a cena do Liedson, tudo o que se escreve agora serve apenas para nos destabilizar, mais nada, não tem outro sentido, pergunto-me se alguns que escrevem aqui serão de facto sportinguistas, o Liedson é um dos maiores goleadores da história do SPORTING, não se esqueçam disso. Não se trata de chorar a saída do Levezinho ( sim , trata-se disso, este gajo dava.nos golos, golos bonitos , de levantar o estádio, e agora ? )
    Ah , ok, temos lá o Saleiro, é nosso, e jamais direi mal dele porque é nosso, da nossa formação , mas não tem a mesma aptidão do Liedson. Sim, temos lá o Postiga... mas... eu até gosto dele mas... e os golos ?!

    No benfica Sporting e no Glasgow Rangers, como é que vai ser ??
    Vamos GANHAR, nem que seja com os piores, mas são nossos, são os nossos, e esses não podemos deixar de apoiar.

    Mantenho a minha ,se se proporcionar, assiom que o Liedson sair de campo, saímos todos do estádio. Não se trata de chorar a saída do Levezinho, não é só isso, mas é uma forma de protesto perante a conjuntura actual !!

    Mais uma vez abraços ou saudações leoninas do sócio nº15 240, LEÃO DE PRATA.

    ResponderEliminar
  20. Atentem no golo do NOSSO LEVEZINHO contra o Paços do p.s. GANDA GOLO !!!!!! Imaginem o gajo com a camisola do Barça, ou do Chelsea, ou do Milão, ou do Mtd. Não vamos ver isto tão depressa !! Talvez para o ano que vem ( época desportiva ), mas sabe-se lá !!!

    ResponderEliminar
  21. Paulo,
    Vamos sim. Vemos isso todos as semanas. Jogadores do Sporting a jogar pelo Barça, Chelsea ou Milão. Ou Manchester. O que mais vemos é isso em boa verdade ...

    Pegando nos ecos da blogoesfera o que terá causado mais tristeza:
    - Saída do Moutinho e do Veloso?
    - Ou a do Levezinho?
    A segunda sem dúvida. A primeira da primeira causou choque e desencadeou revolta. Tristeza, nem por isso. A segunda da primeira foi como se nada fosse. Passou quase desapercebida, até porque na altura toda a gente conhecia muito bem o Zapater e tínhamos ganho 8 milhões de euros mais um jogador que ia seguramente valorizar-se para o dobro ou o triplo dos 2 milhões subtraídos à transferência total.

    Isto fala sobre a nossa capacidade de racionalizar. Fala mal, como é óbvio, porque pelo muito que há por onde pegar para rogar pragas aos dirigentes do Sporting o caso Liedson não faz de certeza parte dessa lista. Outros bem mais graves existem.

    Paulo, com o Rangers teremos muito apoio quando lá formos jogar. Teremos os nossos e mais uns quantos milhões que vão torcer por nós e também vestem de verde-e-branco. No campo, somos superiores, sem o Liedson. Somos superiores no conjunto de jogadores que temos. E no resto também, talvez.
    Com o Benfica, é fazer o melhor possível. Jogar a meia-final e de lá sair com a dignidade intacta. O Sporting não é favorito e portanto temos tempo para preparar mais esse golpe que vamos certamente encaixar.

    Leão de Alvalade,
    Peço-lhe desculpas caso os meus comentários tenham feito perceber alguma crítica. Não foi o caso. A crítica foi sobre o modo geral como em tantos sítios se reagiu à saída do Liedson, como se tivesse acabado o mundo. Foi o somatório e nada em exclusivo por aqui escrito. Cansa tudo isto. Tanta tragédia, e mais uma vez e como o 8 muito bem disse, tem feito mal à saúde consumir Sporting. Aqui.
    Aqui = fóruns virtuais. Que são os únicos que existem o que torna obrigatória a sua consulta.

    Brás da Silva é candidato.
    Muito bom. Há uma alternativa assumida já, e francamente o simples facto de ser um rosto novo e desconhecido torna-a bem-vinda. Vamos lá leões, levantai-vos. Levantai-vos fortes e dignos. Isto não é sobre nós, mas sim sobre o Clube.
    Paulo Reixa, levanta-te leão. Deves estar dormindo mas levanta-te. São 04:31 mas levanta-te. É um bom exercício, experimentem um dia: meter o despertador para as 04:35, acordar e cantar uma música do Sporting assim baixinho, ao ouvido das vossas amadas que dorme. E no fim da música, cantar outra. E outra, e depois outra, até o sono regressar. Quando acordarem umas horas depois sentirão bem presentes os vestígios desse momento. Sentirão como que uma Leveza verdade, indescritível, como se Roterdão nos pertencesse. E pertenceu, pertenceu de facto.

    Perguntem ao Jesualdo que ele dir-vos-á.

    ResponderEliminar
  22. MM,

    Já li algures que para Braz da Silva "o contrato de Paulo Sérgio é para cumprir". Se isto for verdade, bye bye maria ivone.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)