segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A lista do policia e dos ladrões

Quando resolvi criar este blogue estabeleci um compromisso pessoal de manter afastado deste espaço temas externos ao Sporting e que poderiam constituir motivos de fractura entre os Sportinguistas., como questões religiosas, políticas ou mesmo versando assuntos públicos envolvendo Sportinguistas mas que não diziam directamente respeito ao Sporting.

Podemos discordar  no diagnóstico das causas mas não discordaremos ao assentir que o Sporting está sobejamente dividido para precisar de acessórios que ainda produzam maior fragmentação. E afinal o Sporting sempre foi um instituição aglutinadora das mais diversas correntes, sensibilidades e origens. Foram essas as duas principais razões desse meu comprometimento pessoal. Apesar de assim poder parecer à primeira vista a quem lê o titulo, não é agora que o vou quebrar.

Como é óbvio para quem me lê, este artigo refere-se à apresentação hoje feita da candidatura de Godinho Lopes à presidência do Sporting. Dita de consenso, alberga no seu seio um notável número de notáveis, mesclando gente nova, quer em idade quer no dirigismo do clube.  Fica por explicar que consensos que se geraram na nação Sportinguista, quando estas serão as eleições que provavelmente envolverão o maior número de candidaturas. Mas esta é sem dúvida a primeira candidatura para levar a sério porque, ao contrário das restantes, (i) apresenta listas praticamente fechadas com todos os seus constituintes e (ii) tem no seu elenco elementos que estiveram ligados aos últimos órgãos sociais do clube, beneficiando por isso de uma exposição junto dos associados que os seus concorrentes vão ter que escalar.

Talvez o Sporting precise mesmo do consenso que a lista hoje apresentada reclama. Eu não sou um dos que assim pensa. Como anteriormente aqui afirmei, o Sporting precisa mais de uma ruptura com o passado e não apenas o recente. Ruptura essa que não pode ser apenas feita com pessoas diferentes mas sobretudo com ideias diferentes. Ruptura que quebre os laços com os interesses particulares, com o imobilismo e com a auto-comiseração que se instalou no Sporting.  Que só vi parcialmente em Bruno Carvalho, Zeferino Boal e nada em Dias Ferreira, ao chamar até si quem já escreveu o suficiente na história do clube. Vi mais um Sporting virado para o passado e algum dele de muito duvidoso Sportinguismo. E que se me afigura difícil de conseguir por uns corpos sociais constituídos por uma amalgama que junta no mesmo lado gente que, pelo seu passado, é responsável pela actual situação do clube e outros que se tornaram conhecidos pelas sua luta contra os procedimentos que a ela conduziram. Parece-me tão difícil como fazer do circulo um quadrado.

Paulo Pereira Cristóvão foi há sensivelmente 2 anos o rosto de uma vontade de ruptura que não foi sufragada pelos sócios. Alguns dos que o apoiaram viam nele o policia que o Sporting precisava para por fim ao desregramento em que há muito se vivia em Alvalade. Como vai ele conviver com gente que roubou muito do presente que hoje não temos e que nos ameaça o futuro é uma das minhas interrogações. Mas o que me intriga e, porque não dizê-lo, repugna em tudo isto é que alguns deles apareçam hoje montados nos seus cavalos brancos, de armaduras polidas, sem nunca terem sido obrigados a prestar contas sobre o que tornou o que era o Sporting de há 15 anos no que é hoje o Sporting. Seja pelo estádio, pelas operações imobiliárias ruinosas, ou pelos milhões hoje inscritos no passivo na compra de jogadores que serviram muito mais para promoção pessoal do que em proveito do clube.

28 comentários:

  1. Esse era bem avisado...criar um movimento anti-godinho lopes...

    ResponderEliminar
  2. Godinho é provavelmente o candidato que irá ganhar as eleições. Mas não posso deixar de dizer que ganhará com os votos de muitos sócios mal informados, com idades que merecem respeito, mas de alguma forma pouco preocupados com a visão e a mudança que o clube precisa.

    É esta "massa" decisora que não liga pevas a programas, inovação ou projectos, que colocará no clube uma presidência de "junta de salvação" (faço minhas as palavras de outro candidato) e não uma equipa coesa inspirada por um líder carismático.

    Temo só de ouvir certos rumores que falam na possibilidade de ter o ex-técnico do Beira Mar a suceder a Paulo Sérgio. Godinho Lopes será a cópia "rasca" do mandato de Bettencourt. Luis Duque e Freitas terão alguma experiência dentro do clube, mas não serão "águas" que já passaram?

    Mesmo sem conhecer o programa (algo me diz que será de fraca inspiração ou novidade) arrisco dizer que não tendo um candidato que apoie neste momento, já tenho um que decidi desapoiar.

    Chama-se Godinho Lopes e a sua candidatura nada acrescentará ao péssimo mandato de JEB.

    ResponderEliminar
  3. Um tipo com a história que tem, ter a lata de vir dizer que o Sporting tem património porque tem uma bomba de gasolina, para mim nem coberto de ouro, nem com o Mourinho!

    Tenham vergonha!!

    ResponderEliminar
  4. Muito mal vai o SCP quando uma candidatura deste calibre, é reconhecida por muitos como favorita.
    É incrivel a desfaçatez com que estas pessoas se apresentam, passando-nos a todos um verdadeiro atestado de estupidez. A forma como começaram é indiciadora do que para aí vem: a utilização de informação não disponivel a todos os outros candidatos, telemovel dos sócios (eu também recebi um sms convidando para apresentação desta lista hoje) é ilegal e mostra que todos os meios serão utilizados para vencerem. O SCP está a morrer, e serão os sócios, não tenho dúvida disto, que darão o tiro final, ao elegerem este grupinho de malfeitores.

    ResponderEliminar
  5. Já o tinha dito aqui...Bem rentinhos..

    COMEÇOU HOJE A REPOSIÇÃO DE UM FILME JÁ VISTO - OS SUSPEITOS DO COSTUME

    http://www.conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Este Varandas é o mesmo da Centuria Leonina?

    O tal blog que foi totalmente apagado?

    ResponderEliminar
  7. LdA:

    Por maior que seja a indefinição que paira sobre algumas de outras candidaturas, este GL, com aquela mixórdia de equipa, e sem uma única ideia nova é que JAMAIS receberá os meus votos.

    Aliás, o facto de GL mostrar tanta preocupação em apresentar já a sua lista, com variadíssimos nomes conhecidos nos vários meandros onde se conquistam votos, inclusivamente nomes conhecidos da blogosfera, e a nula preocupação em apresentar um programa ou, vá lá, um conjunto de ideias indicativas de como pretende retirar o SCP da péssima situação em que se encontra, diz logo tudo.

    Muito tempo perdido a cozinharem-se nomes, mt pouco tempo ganho a preparar-se o futuro (para não dizer nulo). Mais do mesmo: mt manipulação de bastidores, mt negociação de nomes e tendências. Que a mts quer agradar, sendonque o mais certo é acabar por desagradar a quase todos. Onde é que eu já vi isto? Isto, é mais do mesmo, ou seja, nada. Uma espécie de up-grade ao JEB: GL = JEB.2.

    A única ideia / solução que avançou foi a apresentação de mais uma ... REESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA!!!! Aí está a nova / velha solução...(Parecem uns viciados em reestruturações). Eh pá, sinceramente, isto até parece que estes gajos andam a gozar com a nossa cara... Mas, pensando melhor, vejamos, se as pessoas são as mesmas, pq 'carga de água' haveríamos nós de esperar soluções diferentes? E mantendo-se as mesmas 'soluções' o q é q nos leva a acreditar que desta vez é que sim senhor, o GL nos vai retirar do charco, qd nem FSF, nem JEB o conseguiram? Apenas pioraram a já difícil situação que ‘herdaram’ do DdC e do Rocket man original?

    Agora os novos 'salvadores' são Luís Duque -Carlos Freitas? A dupla-maravilha! Mas não foi Duque um dos responsáveis pela despesismo exacerbado em contratações de jogadores conceituados, sim senhor, mas enormemente caros e em final de carrira, impossibilitando que pudéssemos recperar o investimento realizado com tais jogadores? Politica essa que comprometeu o futuro do SCP? E não foi o Freitas, o tal que em 10 contratações protagonizadas, acertava 1 ou 2? Ele há, realmente coisas fantásticas...

    Mt mais haveria para comentar, mas amanhã é dia de dar ao cabedal.


    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. FCS:

    Sim é o JPV. E o Pedro da Cunha Ferreira tb está na lista do 'consenso'. O PCF fazia parte do 'Ser Sporting' e ultimamente tb da Centúria Leonina.

    Não posso dizer que esteja completamente espantado, pq no SCP já pcs coisas me espantam, mas algo desiludido não escondo que fiquei.

    Apesar das opiniões ultimamente desfavoráveis para com JEB, publicadas na CL (mais uma vez foi-se abaixo em tempos decisivo... Coincidência?), a verdade é q JPV já o tinha apoiado em Junho/09, de modo que a surpresa nem será mt, já o PCF e o PPC...

    ResponderEliminar
  9. Virgílio,

    E o que dizer dos ataques que já se vêm por aí de "cobradores" outros candidatos?

    E o direito de antena que o GL teve hoje direito no mesmo espaço onde outro era interrompido a cada 30 segundos?

    Parece também que o lugar de presidente do conselho fiscal tem dono. É do BES!

    Enfim.... tudo isto cheira mal, tudo isto mete nojo.

    ResponderEliminar
  10. Eu gostaria de saber como é que o senhor Bruno Carvalho julga que vai governar o Sporting se nem a sua vida pessoal governa. Acumulam-se nos tribunais processos de empresas que esse senhor abriu e depois fechou. Sao muitos os clientes que se queixam de que até a montar cozinhas era incompetente. Nao basta deixar crescer a barba e falar de forma pausada quando na verdade nao passa de mais um que simplesmente nao paga o que deve e nao tem qualquer idoneidade para avalizar o que quer que seja. Tenha juízo e pague-nos senhor Bruno.

    ResponderEliminar
  11. E as sondagens nas TV's que consideram GL, apenas hj candidato oficial, e esquecem-se do primeiro a oficializar a candidatura, p.e ?

    Já entramos no espirito da Coisa... Parece que voltamos a Abril / Maio de 2009... O que deu de frosques mesmo assim ainda foi entrvistado na TVI... Já outros não têm a mesma sorte.

    Viva a Contra-informação. Os nossos amigos da CS vão-se esforçar em promover os interesses do SCP. Da mesma maneira, aliás, como o costumam fazer quotidianamente.

    ResponderEliminar
  12. Aí está o gajo!

    Deve ser jornalista do rascord a soldo...

    ResponderEliminar
  13. Aconselho leitura dos generalistas... Nesses nunca li nada sobre o BdC... Já sobre o GL e o LD, p.e., não posso dizer o mesmo. E olhe que a coisa metia assim um bocadinho de NOJO

    ResponderEliminar
  14. Realmente Virgílio, Leão de Alvalade ...
    É triste.
    Verdão,
    É revoltante também, subscrevo: tamanha facilidade em atribuir-se favoritismo a este boneco. A aceitação de favoritismo é a confirmação do estado atrofiado em que se encontra a relação Sócios / Adeptos com o Clube, e é em si um pequeno empurrão que é dado, embora não pareça. Esperemos pelo dia 26. Espero que nesse dia os sócios do Sporting pratiquem - votando - a merecida punição que deve castigar esta lista, em resultado daquele que foi / é o passado recente / presente do Sporting. A todos os níveis.
    Esta lista e o boneco que a encabeça representam este passado. E este presente. E merecem ser punidos, ainda que nunca sejam julgados ...

    Por fim, compreendo, ou julgo que consigo compreender, toda a substância de algumas afirmações que há 1 ano e 1/2 o JL foi desenvolvendo por 2 ou 3 sítios diferentes.
    Muito triste, também, esta compreensão.

    Os adeptos que se façam sócios. E votem. 1 voto é imenso e pode valer bem mais do que 19, 22 ou 25 caso seja multiplicado pela imensa representação popular que beneficia o Sporting em praticamente todo território português. E que esta eleição não fique à mercê - uma vez mais - de uns quantos sócios de Lisboa e arredores.
    Se a maioria se expressar nas urnas a ruptura acontecerá, porque não acredito que a maioria dos adeptos do Sporting não pretenda essa ruptura. E acredito que a maioria saberá identificar os elementos que definitivamente não representam essa ruptura.

    Acredito, porque é fácil de acreditar. É muitas vezes o mais fácil de tudo ...

    Recordo-me bem das discussões de há ano e meio, e tal como o Virgílio diz, não há surpresas. Não se trata de negativismo. Não há mesmo surpresas, e o Sporting não aparece hoje no estado em que está por acaso.

    ResponderEliminar
  15. Ordaz*, perdão. Sobre o favoritismo.

    ResponderEliminar
  16. Tive a oportunidade de falar calmamente com Bruno Carvalho, apos o recente Sporting-Benfica, juntamente com outras pessoas do Movimento Sporting Sporting Sempre e confesso que fiquei agradavelmente surpreendido. Principalmente pelo conhecimento que revelou sobre o Clube e pela firmeza de algumas soluções apontadas. Apesar de não estar sintonizado a 100% com ele e de alguns pontos não me terem deixado totalmente satisfeito, confesso que me pareceu uma boa solução e ter mais pontos fortes que fracos. Alias, a perfeição não existe...

    ResponderEliminar
  17. Quanto ao "Cobradores do Bruno" mais acima, a unica coisa que posso dizer é que é muito feio lançar algumas coisas feias para o ar a coberto do anonimato. Eu chamo-me José Gomes, sou o socio 7325 do Sporting. E voce, que se esconde cobardemente atras do anonimato, tem nome?

    ResponderEliminar
  18. Bruno de Carvalho tem o meu voto. E não tendo a base de dados do Sporting, os meus amigos sócios já receberam um email meu a explicar as várias candidaturas. Cada um faz o que está ao seu alcance.
    Mais do mesmo não!!!
    O Sporting já parece a noite de fim de ano do "2001". Revivalismos de playlists já gastas e de péssima qualidade.

    ResponderEliminar
  19. Ah, espero bem que aparecam também os cobradores do Duque e do Godinho... temo que o blog vá abaixo por causa de ultrapassar a largura de banda disponivel...

    ResponderEliminar
  20. A relativa surpresa que existe na constituição da lista do GL é mesmo a inclusão do PPC. Não chega a ser uma desilusão porque já nada me espanta mas é curioso que quem tanto se bateu contra estes dirigentes, aceite fazer parte de uma lista que mais não é, que uma amálgama de indivíduos conotados com o passado recente e alguns reciclados.
    Quanto ao JPV, alguém se surpreende? Alguém que tenha acompanhado aquele blog, que desaparece de tempos em tempos "para o bem do SCP" - LOOOOOOOOOOL - se surpreenderá por vê-lo na lista de GL? Não acredito.

    Como diz o Virgílio, estes incompetentes são viciados em reestruturações financeiras. É até não haver mais nada para reestruturar. Depois temos o Carlos Freitas, que passou de incompetente a profundo conhecedor do mercado. Os Sportinguistas não têm memória.

    ResponderEliminar
  21. Ontem ficou claro que vamos ter mais uma reestruturação financeira e com base no unico patrimonio que resta ao Sporting: o Estádio.

    ResponderEliminar
  22. Um nojo esta lista. Espero (ansiosamente) para ver o que sairá da lista e programa de Pedro Baltazar.

    ResponderEliminar
  23. Para mim é desnecessário andar a denegrir a imagem de qualquer candidato. Para mim temos é que olhar para os programas, para as pessoas e decidir. Eu, nesta altura, se não aparecer mais nenhum candidato, vou votar em Godinho Lopes, sobretudo porque tem o Luís Duque para mandar no futebol.

    ResponderEliminar
  24. Alexandre, bem-vindo ao "NortedeAlvalade".

    ResponderEliminar
  25. Boas,

    Sou dos que considero que esta lista sairá vencedora das próximas eleições. Poucas dúvidas tenho nesta minha opinião.

    Isto porque o sistema de votação do Clube privilegia uns em detrimento de outros e não abrange o verdadeiro universo Leonino.

    A participação dos sócios do Sporting é sempre e será novamente muitíssimo reduzida e os votantes, na sua maioria, votarão a favor desta lista.

    Infelizmente para mim, porque parece-me claramente que teremos mais do mesmo, um Sporting sem chama e sem garra, com projectos sem visão de futuro onde se gastarão novamente milhões sem critério, onde estaremos novamente subjugados a interesses e a prémios alheios. Para mim, continuará a faltar competência!

    Mas, à parte deste futuro, custa-me para já outras questões. Sobre os candidatos e sobre os gestores que nos últimos anos têm lapidado o clube, são aqui e noutros blogues levantadas questões muito pertinentes, muitas delas fundamentadas, contudo parece que estes assuntos morrem na blogosfera.

    Porque não chegam estas dúvidas, estas questões, estas vergonhas, à imprensa nacional? Porque não se interroga os candidatos e os gestores de forma a responderem a estas questões?

    Porque é que estes assuntos fundamentais ficam-se pela discussão nestes espaços que, na verdade, são fechados à maioria dos adeptos e dos sócios?

    Vejo aqui pessoas informadas, vejo aqui Sportinguistas esclarecidos, conhecedores de muitas questões, com acesso a muita informação, entendidos de futebol e do Clube e com relações que permitiriam levar ao confronto de muitas questões fundamentais.

    Penso que não é preciso terem aspirações a cargos de dirigismo para levarem mais longe o Amor pelo Sporting.

    Assim quase tudo fica por aqui, escondido e perdido, e depois quando se ouve um candidato na televisão, sentimo-nos incomodados pelo entrevistador não questionar o que realmente interessa.

    Acho que seria determinante para o futuro do Sporting que estas questões fossem levantadas e debatidas em público.

    SL

    ResponderEliminar
  26. Aprecio muito este blog.
    Fico espantado com os candidatos que desfilam...
    Fico espantado, com os filhos de quase todos os candidatos, não dizerem ao Pai " tem juizo! ".
    Uma coisa !
    Não seria possivel, uma união de 20 ou 30 blogs VERDES, sérios, bons, que os há, e forçar alguém, a candidatar-se, correr com lesmas, abutres e outra bicharada, e criar uma Direcção para Leões ???

    ResponderEliminar
  27. FernandoB, obrigado e sê bem-vindo ao "ANortedeAlvalade" onde contas com alguns vizinhos. :)

    ResponderEliminar
  28. Como é que o Mauras aparece nesta lista, depois de anos a criticar o status quo?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)