quarta-feira, 23 de março de 2011

Ecos do debate ontem no DN/OJogo

Prosseguiu ontem a campanha eleitoral com mais um debate, desta vez com patrocínio do DN/OJogo, que inclusivé foi transmitido em streaming nas páginas online desses jornais. As perguntas, as respostas e as frases mais marcantes é que agora disponibilizo, até porque, há hora que ocorreu o debate, poucos devem ter conseguido presenciá-lo.




46 comentários:

  1. Meus amigos a história do Sporting é muito simples:

    Sousa Sintra abandonou o cargo e Santana Lopes fez-se ao poleiro uns meses servindo de ponte para o Roquette. Este chega ao clube e aplica o seu famoso “projecto Roquette” que implicava o recorrer á banca por parte do Sporting para resolver os seus problemas financeiros. Entretanto Roquette abandona o barco e surge internamente Dias da cunha que passado alguns anos também sai do clube. Entretanto o projecto Roquette correu mal e o Sporting ficou com a corda na garganta e a banca á porta a exigir garantias de pagamento da divida. Para garantir esse mesmo pagamento a banca começou a influenciar as escolhas das direcções com homens de confiança que assegurassem o pagamento. Dai começaram a surgir as marionetas da banca. Primeiro Soares Franco, depois Bettencourt e agora Godinho Lopes.
    Se alguém votar na lista A estará a contribuir para que a banca reforce a sua vassalagem ao Sporting pois esta lista pretende reforçar o plantel com mais empréstimo bancário, enterrando cada vez mais o clube á banca.
    Votar na lista C é contrapor com tudo isto, chamando investimento estrangeiro que funcione como um parceiro de negocio e não como um credor. E é isso que a banca não quer. Investimento estrangeiro. Quer que o Sporting continue a pedir-lhes emprestado e assim continuar a pagar juros altíssimos.

    Próximo Sábado não se deixem enganar…Lista C é a solução contra esta mediocridade vergonhosa e lastimável entre o Sporting e banca.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Na passada 5ª feira publiquei aqui um artigo sobre o fundo de BdC, "O fundo é russo mas não é para "loiros"" um dos temas centrais desta campanha eleitoral. Um Sportinguista que vive em Barcelona e com quem tenho o prazer de falar sobre o Sporting, cujo nick é @imago_route, tentou contribuir para o debate, colocando um comentário seu, não tendo sido bem sucedido. Uma vez que este post acaba por andar à volta do mesmo tema, coloco o seu comentário enviado por e-mail:

    "Leao de Alvalade,



    Creio que as tuas reservas à candidatura de Bruno de Carvalho se referem a 2 pontos fundamentais: a discrepancia na questao do treinador e o desconhecimento sobre a estrutura ou movimento de fundo que o acompanha. A questao do fundo vem mais adiante.


    No que respeita à escolha do treinador, pessoalmente nao acho que seja a melhor escolha mas, uma vez confrontado com os restantes nomes em cima da mesa, nao é uma opçao fraca. Este criterio, aliás, está na base da avaliaçao que possamos fazer de qualquer lista: trata-se de escolher entre as candidaturas e propostas existentes, ou escolher nao escolher nenhuma delas, mas qualquer projecto terá que ser esgrimido em comparaçao com os restantes.


    Assim, na questao do treinador, a promessa de um treinador ofensivo, agressivo e com prestígio, foi cumprida. Os prós da escolha, diría, sao a cultura de vitória de um campeao, ese pendor ofensivo e intensidade, a disciplina e o elan mediático e desportivo em relaçao ao mercado. Os pontos negativos sao, de facto, a falta de anos de experiencia no banco, a falta de títulos e (uma questao que estranhamente nao vi colocada a fundo) a sua própria condiçao física. O Van Basten vive com uma dor crónica que já assumiu que o condiciona fisicamente. Acresce outro contra que é o facto de, no caso de ganhar a candidatura do Bruno de Carvalho, o Van Basten ter pela frente um clima de hostilidade institucional importante por parte de uma conjunto de figuras privadas de poder numa instituiçao com bastantes (demasiados) contornos feudais.


    Preferia um treinador que aliasse os pros enunciados acima com a experiência e os títulos, apesar de nao me ocorrerem muitos nomes, mas parece-me um treinador com um perfil pessoal e desportivo mais adequado ao momento do clube do que o Rijkaard ou o Zico e um choque cultural, metodológico e mediático mais forte que a aposta no Domingos.


    Sobre a lista, não tenho a mesma sensação de tudo gravitar em torno do candidatos: o trabalho na estrutura do futebol aparente incluirá um conselho técnico (creio que era este o nome, mas posso estar enganado - vai haver, isso sim 2 vice-presidências para o futebol, para além de toda a estrutura técnica) e ultimamente vemos um envolvimento cada vez maior de outras figuras da lista na campanha, como é o caso do candidato a presidente do Conselho Fiscal na resposta de hoje às declarações da candidatura do Godinho Lopes.


    ResponderEliminar
  3. (Continuação)

    Sobre a questao do fundo, há uma coisa que acho fundamental e que distingue o Bruno de Carvalho dos restantes candidatos, até agora: a demonstraçao pública de responsabilidade em relaçao ao que defende. É certo que nao basta ir à Rússia para que apareça um fundo de 50 milhoes, mas também é certo que se o fundo nao aparecer, todos os sportinguistas poderao dizer “Bruno, mentiste, enganaste-nos”, coisa que faz a diferença no clube habituado a diluir responsabilidades em operaçoes de engenharia financeira e reestruturaçoes corporativas pouco transparentes. É importante que haja um candidato a arriscar a sua própria credibilidade, a encontrar soluçoes fora dos circuitos habituais e a comprometer agentes exteriores ao establishment do clube em soluçoes para o clube. A vinda de Marco Van Basten para mim vai além da questao da euforia: diferencia-o como candidato no sentido em que tens um treinador a envolver-se na campanha e a dar a cara pelo seu projecto.


    A preocupaçao que citas no final é correcta mas parte de um principio perigoso: que o Roquetismo é o sportinguismo “por defeito” e que tudo o demais sao alternativas aventureiras que, falhando, dao razao ao Roquetismo. Nunca fui um crítico aberto do Roquetismo, sobretudo por falta de capacidade para assimilar dados e organizar uma opiniao suficientemente consistente que me permitisse atacá-lo sem reservas. Agora, o que acho condenável é a presunçao de superioridade sobre as demais candidaturas e a projecçao desta supremacia que coloca muitos sportinguistas a achar que, ou se eleva muito a fasquia, ou entao mais vale deixar para quem sabe.


    É muito possível que qualquer outra candidatura ganadora sem ser a de Godinho Lopes fracasse nos seus objectivos. Mas o Roquetismo só regressa em força legitimando a ideia de que sao ou eles ou a desgraça se os sportinguistas assim o entenderem, e nao podemos ser paternalistas ao ponto de pensar que é inevitável que isso aconteça, por conservadorismo ou passividade dos restantes.


    Daí voltar ao que te tinha dito à tarde: há um risco enorme mas nao tao grande como o de nao arriscar. Até pode correr mal, mas pelo menos terá havido um projecto votado pelo conteúdo numa circunstancia que requeria uma resposta muito diferente por parte de todos.


    E pronto, vamos falando. Isto sao só ideias pouco alinhadas, da minha parte. Peço desculpa pela ortografia e por eventuais redundancias em relaçao a comentarios posteriores ao mesmo comentario e ao próprio post.


    Saudaçoes leoninas,


    Tiago

    ResponderEliminar
  4. Debate em directo na TSF

    http://www.tsf.pt/PaginaInicial/EmDirecto.aspx

    ResponderEliminar
  5. O Godinho não dá uma para a caixa. Impressionante!

    ResponderEliminar
  6. Os membros da lista de GL são pródigos em intervenções disparatadas.
    Agora é novamente PPC na "Bola":


    - Aponta-lhe críticas, mas Bruno de Carvalho tem ganho alguma força...

    - Trata-se de um fenómeno que foi antecipado por mim e por José Eduardo Bettencourt numa conversa após as eleições, no sentido de que o Sporting se encontrava no ponto, mesmo do ponto de vista da massa adepta, para aparecer um indivíduo com discurso populista, com fraca estrutura atrás de si e com 50 milhões de rigorosamente nada. Mas com um discurso articulado e verbalizando bem, podia colher junto dos adeptos, que estão fustigados e tristes pelas fracas prestações da sucessivas direcções dos últimos anos. Um discurso demagogo e populista, acompanhados por uma articulação frásica e estudada por psicólogos, que o acompanham, faz com que se assistam a estes fenómenos. E os resultados negativos da equipa também o têm ajudado. Mas a solução não pode passar por colocar o nosso querido clube nas mãos não sei de quem. Já na história do Sporting e de um clube rival apareceram indivíduos com este tipo de demagogia e falsos recursos, com uma mão cheia de nada, e acabaram por colher simpatias...


    É bom ver esta amizade entre JEB e PPC.

    Falar de JEB e a seguir dizer que BdC tem um discurso populista e demagogo é algo que não soa bem Sr. PPC.

    Antes colocar o nosso clube nas mãos não sei de quem do que as colocar nas mãos de um sei bem quem como tu meu caro.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  7. "Agora, o que acho condenável é a presunçao de superioridade sobre as demais candidaturas e a projecçao desta supremacia que coloca muitos sportinguistas a achar que, ou se eleva muito a fasquia, ou entao mais vale deixar para quem sabe.


    É muito possível que qualquer outra candidatura ganadora sem ser a de Godinho Lopes fracasse nos seus objectivos. Mas o Roquetismo só regressa em força legitimando a ideia de que sao ou eles ou a desgraça se os sportinguistas assim o entenderem, e nao podemos ser paternalistas ao ponto de pensar que é inevitável que isso aconteça, por conservadorismo ou passividade dos restantes."

    Concordo em absoluto.

    ResponderEliminar
  8. PPC tem feito tudo para perder o capital de simpatia que tinha granjeado. Espero que repita o resultado da eleição anterior.

    ResponderEliminar
  9. Sporting até morrer:

    "- O Sporting se encontrava no ponto, mesmo do ponto de vista da massa adepta, para aparecer um indivíduo com discurso populista, com fraca estrutura atrás de si e com 50 milhões de rigorosamente nada. Mas com um discurso articulado e verbalizando bem, podia colher junto dos adeptos, que estão fustigados e tristes pelas fracas prestações da sucessivas direcções dos últimos anos. Um discurso demagogo e populista, acompanhados por uma articulação frásica e estudada por psicólogos, que o acompanham, faz com que se assistam a estes fenómenos. E os resultados negativos da equipa também o têm ajudado. Mas a solução não pode passar por colocar o nosso querido clube nas mãos não sei de quem. Já na história do Sporting e de um clube rival apareceram indivíduos com este tipo de demagogia e falsos recursos, com uma mão cheia de nada, e acabaram por colher simpatias..."

    Acho que a análise até faz todo o sentido, em particular nestas eleições. Eu vivi um período muito parecido quando Amado de Freitas abandonou e nas eleições apareceu Jorge Gonçalves, com a história que é hoje conhecida de todos, mesmo pelos que não a viveram.

    ResponderEliminar
  10. Está a ser um debate bem mais civilizado do que os anteriores. O Abrantes Mendes está em grande.

    ResponderEliminar
  11. Esta gente atira-se ao Fundo do BdC com tudo.

    Acho que o BdC deveria apresentar o CV e cadastro dos Investidores.

    O Fundo é meramente uma ferramenta financeira, não haverá mais nada de importante a questionar o BdC e o seu programa !???

    Os programas dos outros candidatos já vimos que nem vale a pena serem questionados.

    SL,

    ResponderEliminar
  12. Sérgio,

    O fundo é uma questão central em toda a estratégia de BdC e é a sua fragilidade, que é aproveitada pelos concorrentes como ele aproveita a questão da "continuidade" com o GL.

    E embora toda a gente o dê como adquirido eu também continuo a ter muitas dúvidas sobre o assunto. Acho até curioso que tenham posto a circular o artigo do Milhazes quando deu jeito e quando ele se demarcou já se esqueceram do que ele disse a seguir.

    Milhazes que, quando lhe perguntaram se os investidores eram credíveis, disse apenas que eram influentes. Isso ouvi eu ninguém me contou.

    Eu próprio perguntei ao Milhazes como é que o principal garante do fundo, o antigo presidente do comité olímpico no sábado desmentia a participação e segunda aparece nas fotografias, e ele respondeu-me que ele lhe tinha dito que no sábado não sabia mesmo de nada.

    Eu pergunto-me como é que alguém que vai participar num fundo de 50 milhões se decide de domingo para segunda...

    Cada um acredita no que quiser...

    ResponderEliminar
  13. Com isto esqueci-me.

    LdA -> Tiago Excelente post

    "á um risco enorme mas nao tao grande como o de nao arriscar."

    Na minha opinião se o risco é votar em BdC é um risco que eu estou na disposição de assumir.

    SL,

    ResponderEliminar
  14. LdA,

    Também li as declarações do José Milhazes e tb achei um tiro no pé a ref. do BdC às mesmas no debate da RTPN, algo que o DF aproveitou habilmente para atacar BdC ontem no debate do DN/O JOGO.

    Voltando às declarações do Milhazes ele também disse que não via dificuldade nenhuma em estes 3 russos angariarem os 50M€ para o fundo, mais ele até acrescentou que caso o valor fosse maior também não seria um problema para eles.

    Mas enfim somos capazes de escrutinar tudo o que possa ter haver com este fundo "FROM RUSSIA WITH €€€" já as outras candidaturas nada precisam de apresentar relativamente ás questões financeiras.

    SL

    ResponderEliminar
  15. A questão torna-se cada vez mais premente à medida que se aproxima a hora de votar. Hoje fui pagar as quotas mas ainda não decidi em absoluto o sentido do meu voto que será concerteza entregue mas não sem bastantes reservas a um destes dois candidatos.
    Tentei objectivizar ao máximo a minha escolha através do exercício aqui melhor explicado
    ( http://www.pelomeusportingcp.blogspot.com/ ), no entanto ainda assim o coração e cabeça degladiam-se. Aliás, mais do que o coração é o estômago que me lança alguns alertas na hora de pensar em votar em BdC pois há sempre aquele receio de que tudo isto não passa de uma coisa boa de mais para ser verdade, e a vida está cheia de oportunidade perdidas por que nos acobardamos por vezes muito para lá daquilo que o nosso próprio instinto de sobreviência exige, e assim vivemos conformados uma vida cinzenta sem chama nem glória. Mas como bem refere o nosso amigo leão de Barcelona ao menos BdC está a dar a cara e a arriscar de tal forma a sua reputação e ( diria no limite )os seus "dentes" que se no dia a seguir a ser eleito - caso tal venha a acontecer- os 50M não aparecerem não ficará concerteza pedra sobre pedra. E a este total "atravessamento" por parte do candidato acrescento ainda a figura de Augusto Inácio que quero acreditar ser uma pessoa credível e que não se iria meterem aventureirismo sem saber que tudo isto não passaria de um embuste. Ainda assim tudo é possível, e é nessa crença que tenho como plano "B" votar em Dias Ferreira apenas e só porque acho que não se vai aproveitar do clube e teve a coragem de arriscar dar um enorme salto qualitativo em termos de equipa técnica. E mesmo o caso de Futre pode representar uma quebra com o passado em termos de deixarmos de uma vez por todas de discutir ad nauseam o sportinguismo de todo e qualquer nome que se nos apresente. Sei que isto pode chocar alguns mas para mim é hora de mandar estes fantasmas para tra´sa das costas e começara a olhar efectivamente para aquilo que é importante e que nos permitirá voltar a ser um grande clube.

    SL

    ResponderEliminar
  16. Aqui d'El Rei caso o fundo de 50 milhões não apareça.

    É melhor ninguém votar no Bruno de Carvalho ou no Dias Ferreira. Não-voto esse que significa um voto em Godinho Lopes mas isso é irrelevante: importante mesmo é estarmos de bem connosco próprios para lá mais adiante no caso de correr mal podermos pensar que não tivemos nada que ver com o assunto. Importante não é o clube, mas sim a nossa própria individualidade.

    Ninguém está satisfeito com aquilo que tem.
    Mas não se vota em ninguém porque as opções / alternativas são ou muito más - Dias Ferreira - ou, duvidosas - Bruno de Carvalho.

    Godinho Lopes vence a eleição. O Ricciardi empresta mais 40 milhões de euros. O Carlos Freitas e o Luís Duque pegam nesses 40 milhões de euros e tirando 10 para varrer meio plantel usam os restantes 30 para estoirar em merda. O Sporting fica a dever mais 40 milhões de euros e daqui a ano e meio encomenda ao Nobre Guedes mais uma reestruturação financeira.

    Fica o Sporting a ganhar e claro, ninguém dirá "a culpa foi tua porque tu nem sequer votaste". A votação em consciência apenas serve para acusar os que votaram Bruno de Carvalho, serve para isso e serve para lá mais ainda adiante espalhar-se um bocadinho de moral, porque fica sempre bem.

    Ninguém vote.
    Só para o caso de não haver 50 milhões alguns.

    ResponderEliminar
  17. LdA & Sergio

    Para mim BdC não deu nenhum tiro no pé ao citar Milhazes.

    Como é lógico o José Milhazes não põe a mão no fogo por ninguém.

    Ele simplesmente diz que realmente existem investidores prontos a investir no Sporting (passe a repetição), são pessoas influentes e com capacidade de colocar muito dinheiro no Sporting. (os tais famigerados 50 milhões)

    E agora Milhazes diz isto também:

    "Porém, não posso dar credibilidade ou garantias de que tudo se realize, pois nada depende de mim"

    "Eu já disse que, sendo adepto do Varzim Sport Clube, não pretendo influir na escolha dos sportinguistas, até porque esse não é trabalho de jornalista.

    "Por isso, volto a repetir: eu assisti ao anúncio do fundo russo, às propostas que foram feitas e comuniquei isso, mas não posso passar atestados de credibilidade a ninguém."

    Milhazes não quer confirmar nada como é lógico.
    Fez apenas o seu papel de jornalista. São influentes e estão dispostos a investir.

    ResponderEliminar
  18. Leão de Santa Engrácia,
    Não sei que dúvidas podem existir: o Inácio está feito com os Russos também. Está tudo maquinado já. O Inácio e o Daniel Sampaio. O Daniel Sampaio confessou inclusive ao seu irmão que saiu-lhes a sorte grande. Jorge Sampaio perante o cenário esfregou as mãos de contente e riram-se muito, de forma maquiavélica, com o Inácio, e o Bruno de Carvalho, enquanto assobiavam o hino Russo.

    ResponderEliminar
  19. MM, não esperava isso de ti, ou melhor esperava muito melhor do que isso.

    ResponderEliminar
  20. Leão de Alvalade,
    O que disse não teve como alvo o post. Nem te teve como alvo. Disse-o aqui porque é aqui que me sinto bem. E disse-o em consideração a todos aqueles que vêem no Dias Ferreira um incapaz e no Bruno de Carvalho um sujeito duvidoso.

    E digo novamente: ninguém vote. Não há certezas de nada por isso ninguém vote. É melhor e assim até evitamos que o Sporting feche a porta, sério aviso do muito sério Godinho Lopes.

    Mas não se esqueçam, não votar é também um voto. Não há cá essa coisa de abstenção, porque isso não existe. Os não-votos darão a eleição a alguém. Aliviarão consciências mas terão repercussão no clube.

    ResponderEliminar
  21. Podemos concordar umas vezes e discordar outras, é impossível estarmos sempre de acordo e até pode ser que nunca estejamos.

    Acho de muito mau tom prescindir da contra-argumentação e de seguida, caricaturando o que escrevi, ridicularizar o que escrevi, tentando atribuir-me motivações egocêntricas que não tenho, muito menos de pregador de moral e quem vota em BdC, ou eventualmente em DF, é que se sacrifica em favor do clube.

    A minha opinião sobre DF é bem mais consistente do que sobre BdC, até pelo historial de cada um. Não é uma coisa que nasceu agora, deriva do que lhe observei nos anos todos, não me esquecendo do papel que teve no tempo de Jorge Gonçalves, a quem fez a vida negra, sendo (julgo não incorrer em erro) vice de uma direcção muito parecida com a que agora se demitiu. Exactamente a que preparou o caminho a Gonçalves...

    Ok, o Bruno de Carvalho é o salvador, ele é o alfa e omega

    ResponderEliminar
  22. MM

    O meu receio são os indecisos que estão a inclinar-se para o Dias Ferreira. E com isso temo uma vitória clássica de Godinho Lopes.

    Dias Ferreira e Futre já estão a prometer as unhas para o leão (ouvi hoje na TSF) e estou com a sensação que vamos ter mais do mesmo.

    Um abraço

    (atenção que até estimo muito o Senhor Dias ferreira. Mas não é por gritar mais alto que os outros que vence os debates)

    ResponderEliminar
  23. Bom parece que depois dos milhões, dos treinadores e das velhas glórias, os próximos dias vão ser dedicados aos futuros jogadores (as unhas meu deus as unhas).

    Será que alguém vai anunciar o Liedson?...

    ResponderEliminar
  24. o Liedson não digo mas o Elmander e o Klose já ouvi. O primeiro acho muito dificil mas mt bom, o segundo em condições normais deve valer para aí uns 20 golos/ano.

    ResponderEliminar
  25. LdA,

    Até posso estar completamente errado (eu e muitos outros que dia 26 pretendemos votar BdC), e este vir a ser um mau presidente mas a verdade é que não concordo nada com a tua frase onde está implícita a comparação do BdC a Jorge Gonçalves.

    Não tenho 20 aninhos, tenho quase o dobro e também vivi esses tempo de JG.

    As épocas não são comparáveis (a comunicação não fluía como actualmente, os candidatos não eram escrutinados da forma como o estão a ser nesta campanha).
    Era normal aparecer um Jorge Gonçalves naquele tempo.

    Nesta campanha apareceu um Braz da Silva que rapidamente desapareceu, talvez fruto do que digo no parágrafo anterior.

    Comparar alguém que já tem provas dadas dentro do Sporting como BdC com outro alguém que não se conhecia de lado nenhum (Jorge Gonçalves), apenas vem confirmar a parcialidade com que tens escrito sobre BdC.
    Podes desmentir mas é a verdade e não sou o primeiro a dizer que analisas mais BdC que todos os outros.
    Procupas-te mais com as ideias de BdC do que com todos os outros.

    Mesmo que os outros sejam a continuidade.
    Mesmo que os outros tenham um discurso muito sportinguista mas vazio de ideias.
    Mesmo que os outros sejam como PPC e invertam o seu caminho na ordem dos 180º

    Temos pontos de vista completamente diferentes sobre BdC.

    Eu prefiro apoiar BdC pois considero esta uma oportunidade de ouro para o Sporting depois de quase duas décadas de morte lenta.

    O LdA prefere ficar no seu canto.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  26. MM,

    Começo a desconfiar que não leste devidamente aquilo que escrevi.

    Mas para que não fiquem dúvidas convido-te a passar lá no meu "tasco" para leres com mais detalhe aquilo que seguidamente te direi de forma resumida e clara:

    1. eu vou votar;
    2. o meu voto irá para BdC ou Dias Ferreira;
    3. Tenho o direito de escolher o candidato que melhor me aprouver;
    4. da mesma forma que tenho o direito de expressar reservas em relação a qualquer candidatura, mesmo naquela a quem atribuir o meu voto;
    5. Atravesso-me com o nome das minhas escolhas por respeito para com os leitores do meu blog, pois seria concerteza mais confortável refugiar-me no silêncio para no dia 27 continuar a mandar mísseis em todas as direcções como se não fosse nada comigo.

    Perante isto que mais queres que te diga ?

    Queres que me imole pelo fogo em nome da candidatura de BdC ? Não posso.

    SL

    ResponderEliminar
  27. Sporting até morrer,

    Não prefiro ficar no meu canto para, e citando tirar o "Sporting depois de quase duas décadas de morte lenta."

    Dentro das minhas possibilidades há pelo menos o registo de mais de dois anos deste blogue onde pode ver que não acordei há 15 dias.

    Depois não aceito esse maniqueísmo que se instalou que julga que apenas BdC o pode conseguir, quando existem mais 4 listas de Sportinguistas em jogo. Se assim acha lute pelo que lhe parece ser o certo.

    Isto é em si mesmo a verdadeira continuidade do que tem vigorado, agora com contornos opostos: eles são o caos e o BdCo salvador!

    Eu estou se não estou nos antípodas ando lá perto. Não ficarei de lado mas seguramente que não legitimarei o que não parece bom nem o que não me deixa tranquilo para o futuro do clube.

    ResponderEliminar
  28. MM,

    "o Inácio está feito com os Russos também. Está tudo maquinado já. O Inácio e o Daniel Sampaio."

    Esta frase é tua.

    A minha foi, "acrescento ainda a figura de Augusto Inácio que quero acreditar ser uma pessoa credível e que não se iria meterem aventureirismo sem saber que tudo isto não passaria de um embuste ".

    Não sei portanto onde é que vês algum ataque à integridade de Inácio. Eu bem pelo contrário vejo nisto um elogio à sua pessoa e á seriedade e carácter que lhe reconheço.

    SL

    ResponderEliminar
  29. Entendo o que diz o Leão de Alvalade: por vezes sem nos darmos conta esquecemo-nos que os extremos se tocam, e se não aceito o discurso do "eu ou o caos" de GL e seus pares também não vejo em BdC o "Messias" como alguns parecem querer acreditar. BdC tem valor, e há algumas afirmações que faz que apenas posso entender em clima de campanha eleitoral pois caso sejo eleito espero dele responsabilidade, trabalho e realismo uma vez que só assim voltaremos a reerguer o clube.

    SL

    ResponderEliminar
  30. Não entendo o porque de não se assumir o voto em Godinho Lopes.

    Compreendo que a campanha nos últimos tempos não tem corrido bem a este candidato,afinal já foi apanhado a mentir mais que uma vez.

    Primeiro no caso do treinador que já se percebeu que não existe qualquer acordo com Domingos Paciência como já dois candidatos distintos deram a entender.Alias se calhar estou a ser injusto,a verdade é que da boca da lista do Godinho Lopes nunca viram ninguém dizer que o Domingos estava certo,a comunicação social ajudou a vender o bluff e eles colaram se a ele.

    Depois andou a caluniar outros candidatos,calúnia esta que ontem teve de inclusive pedir desculpa a Dias Ferreira pela mesma(um momento vergonhoso e desnecessário,mas tem sido este o nível pautado por esta lista).

    Embora cada um vota em quem quer(só acho de bom gosto a assumir e não andar com rodeios desnecessários)mete me impressão como é que pessoas podem se podem se rever numa candidatura que tem elementos como Carlos Freitas e Luís Duque.O seu sucesso e competência parece que para a maioria é inequívoco,no entanto é estranho que quem tanto criticou e disse mal do passado do clube que nos levou ao estado em que estamos consigam elogiar estas pessoas...talvez se deva a desconhecimento da realidade do clube(nesse caso compreensível).

    Eu sempre assumi o meu voto em Dias Ferreira nunca tive vergonha do meu candidato ou escolha(para o bem ou para o mal),mesmo quando este era um verdadeiro outsider em comparação as listas do Engenheiro Godinho Lopes e o Dr Bruno de Carvalho.

    Mas bem avisei para não subestimarem esta candidatura pois haveria algumas surpresas.

    A maior delas vai ser dia 26

    ResponderEliminar
  31. LdA,

    Lamento discordar mais uma vez mas apenas reconheço haver mais 2 listas de verdadeiros sportinguistas a concorrer (SAM e DF), com todos os defeitos e virtudes que lhes conhecemos.

    Se podem vencer?
    Não me parece, daí dizer que BdC é o único que nos pode evitar a continuidade.

    Se reparar, aquilo que apelida de maniqueísmo ("eu ou o caos"), está igualmente no discurso de SAM e DF.

    Efeitos de uma campanha que endureceu nos últimos tempos por culpa do outros dois que de sportinguista têm pouco...

    SL
    José

    ResponderEliminar
  32. Jalex,

    Lá vens tu outra vez comentar sem o mínimo de sentido face ao que aqui tenho escrito. Como isso já configura uma provocação e falta de respeito, quanto mais não seja pela insistência - a comprovação que o pior cego é o que não quer ver - pelo que não me resta outra senão a partir de agora ignorá-lo.

    ResponderEliminar
  33. Leão de verdade


    Como se costuma dizer...enfia a carapuça quem que quer.

    E quer ma parecer que você foi o único que a enfiou.

    Seja fiel as suas convicções!Não tenha medo de assumir a sua intenção de voto!Ninguém vai pensar pior de si por causa disso.

    Estas insinuações as restantes listas e rodeios constantes é que lhe mancham bastante a imagem idónea que tenta passar.

    ResponderEliminar
  34. Correcção:

    Leão de Alvalade...não foi brincadeira foi mesmo engano.

    ResponderEliminar
  35. Sporting até morrer:

    Não aceito essa dos verdadeiros Sportinguistas. Aceito apenas Sportinguistas com visões diferentes.

    Durante os últimos anos ouvimos isso sempre que alguém não concordava com o que então parecia ser também o único caminho viável. Maus Sportinguistas, Terroristas, filhos de mãe incógnita, etc.

    Para quem ainda lá não está parece-me um mau começo.

    ResponderEliminar
  36. Para mim, desde que não ganhe o GL, é uma vitória.
    Consigo perceber as mais valias e as reservas a cada um dos candidatos, também tenho preferências. O que eu espero é que os votos não se dispersem entre BDC e DF e no fim ganhe GL.....

    ResponderEliminar
  37. Leão de Santa Engrácia,
    Li bem. Peguei nas tuas palavras por isso mesmo, porque li-as bem e o comentário que fiz foi na sequência do anterior. Revejo-me nesses pontos todos e partilho dessa visão por inteiro.
    The Cure,
    É possível. Também julgo que é um cenário mais do que possível: uma vitória da Lista A com menos votos do que a C e D somadas.
    Não existem messias, "o caos ou a salvação" não existe. Mas o caos sozinho existe: é aquilo que o Sporting hoje vive. E esse caos vai a votos. Foi apenas isto que procurei dizer, de forma bastante errada, mas isso só.
    Não sei se o Bruno de Carvalho ou o Dias Ferreira resolverão os problemas do Sporting. Mas sei quem é que de certeza não os resolverá e infelizmente não é possível votar-se naquilo que não existe. Podemos não votar mas mesmo esse acto terá uma consequência porque ele só penaliza os "candidatos a algo". Godinho Lopes não é "candidato a algo". É aquele que ficará no lugar que já é seu: porque tem consigo aqueles que já lá estão.

    Godinho Lopes por todos os motivos e mais alguns é irrelevante. Mas a troop que o acompanha não é. Essa troop não quer governar o Sporting, porque já o governa.
    Leão de Alvalade, aproveito e peço-te desculpas aqui também. Só isso.

    ResponderEliminar
  38. Leão no Porto

    Não se preocupe!Dias Ferreira nestes últimos dias só tem vindo a roubar eleitorado a Godinho Lopes.

    Quem inicialmente se revia nesta candidatura de certeza absoluta que não iria votar alguma vez no Dr Bruno de Carvalho.

    Dia 26 vai haver uma grande surpresa,uma será pela negativa(ou positiva dependendo da perspectiva) que será um candidato que era dado como favorito e vai sofrer uma humilhante derrota.

    As pessoas não são burras como alguém disse nestas eleições,e de certeza que tiveram atentas as estas eleições.E a politica de destruição e humilhação deste clube vai receber uma mensagem clara.

    Doa a quem doer.

    ResponderEliminar
  39. Quanto a algum receio em votar em BdC ele resulta de um exercício de reflexão por mim feito e não porque GL grita histericamente que ele se trata de um novo Vale e Azevedo, porque se tivesse um mínimo de decoro deveria era reconhecer que infelizmente os Vales e Azevedos já passaram por Alvalde há muito e que levaram todos os anéis e mesmo alguns dedos.
    Sobrarão ainda algumas unhas do leão ? Vamos ver o que é que o Dias Ferreira tem a dizer a propósito :)

    ResponderEliminar
  40. "Sérgio Abrantes Mendes, candidato à presidência do Sporting, estabeleceu um pré-acordo com o treinador brasileiro Dunga, no sentido deste assumir o comando técnico da equipa principal do Sporting para a próxima temporada, caso seja eleito presidente do clube.

    Os contactos com Dunga decorrem há já alguns dias, tendo terça-feira ficado firmados os princípios básicos de um futuro contrato que será concluído logo que Abrantes Mendes assuma a liderança do Sporting.

    Refira-se que a aposta em Dunga se baseia em critérios de competência, sendo sobejamente conhecidas as suas características de treinador guerreiro, disciplinador e motivador, qualidades que o futuro presidente leonino, Abrantes Mendes, sempre referenciou como fundamentais para o exercício daquela função.

    Dunga, conhecido pela sua brilhante carreira como futebolista, desempenhou até há pouco o papel de seleccionador do Brasil, ao comando da qual conquistou a Copa América de 2007, a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim'2008 e a Copa das Confederações de 2009, tendo ainda levado a selecção canarinha ao Campeonato do Mundo da África do Sul.

    Este brasileiro de ascendência italiana e germância, foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009."

    ResponderEliminar
  41. eão de Stª Engrácia

    Essa história do Vale e Azevedo é somente mais uma calúnia desrespeitosa e reles,um pouco igual a mentira indecente que o Dias Ferreira foi alvo ontem.

    Não me revejo em Bruno Carvalho devido a algumas propostas que propõem(nada a ver com o fundo que não duvido que exista financiamento).

    Acho é que existe uma ironia triste nisto tudo.Toda á gente ataca este candidato mas ninguém põem em causa o financiamento de Godinho Lopes?Candidato este que a boca cheia promete 100 milhões de euros para o clube.

    Porque razão esta forma de financiamento não foi escrutinada como as outras?Viu se artigos,posts em blogs etc acerca de fundos e pouco se se viu escrito sobre isto.

    Dinheiro este que já se percebeu muito bem que vem de empréstimos bancários.Ou seja tanto se criticou no passado o aumento estrondoso do passivo e a solução desta lista não é mais que o aumentar a números verdadeiramente grotescos.

    Não percebo também como se critica as boas intenções e calunia se as candidaturas do Dr Bruno de Carvalho ou do Dr Dias Ferreira quando existe uma lista que contém nomes como Carlos Freitas ou Luís Duque.

    Anteriores dirigentes que parece que só foram sinal de competência e seriedade no Clube!Algo que não podia ser mais falso!

    Luís Duque para os mais esquecidos foi o responsável pelo descalabro financeiro na Sad(ele e Bettencourt)e a sua saída do clube deveu se isso.Deixou o clube de rastos e bateu com a porta!

    E Carlos Freitas o melhor director desportivo do planeta e arredores!Parece que só sabe falar em Liedson,o que é natural se não teria de falar das dezenas de jogadores que vieram para o clube não por serem atletas de qualidade mas sim negócios vantajosos a nível de comissões pessoais.

    E é isto que me faz muita confusão!Se há lista que tem telhados de vidro é esta,e no entanto todos os dias é ver-los a fazer acusações baixas e reles e a por a credibilidade das restantes candidaturas em causa(porque a deles é só rosas!).

    A última parece que foi a compra de uma certa claque para fazer mais trabalho sujo...


    Mas as pessoas não são burras como acusou um membro desta lista os sócios do clube !E dia 26 a mensagem a isto tudo vai ser clara!Doa a quem doer!

    ResponderEliminar
  42. O nosso site já faz propaganda a tentar desacreditar o candidato BdC ... esta gente "credível" é um somar de atitudes dignas de um qualquer Vale de Azevedo.

    O nosso site publicou um comunicado em que desmente que o candidato BdC tenha algum sido membro dessa claque.

    Esquisito que me lembre li recentemente isto:

    Link da entrevista dada ao Site Academia de Talentos

    "É verdade que nos seus tempos de jovem o Dr. Bruno de Carvalho dormia nos aeroportos à espera da equipa de futebol e ajudava nas coreografias da Torcida Verde levando tarjas e estandartes para o Estádio?

    Sim, é verdade."

    http://www.academia-de-talentos.com/artigo/2011/3/20/entrevista-com-bruno-de-carvalho

    ResponderEliminar
  43. E por este tipo de coisas que estou cada vez mais inclinado a votar BdC.

    Chega, estou farto! Será um risco mas continuar nisto de certeza que não é a solução!

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecomunicadojuveleo_230311_73765.asp

    ResponderEliminar
  44. LdA

    Parecem-me desajustadas as comparações. Quer do Bigodes com BdC quer, sobretudo, de Amado de Freitas com o Presidente que tem estado desde há uns tempos no clube.

    Não vou entrar sequer em comparações de perfil, estratégias, tiques, etc. Mas naquele tempo de facto o Sporting tinha muito a perder. Tinha um patrimínio fabuloso, era o 2º clube português com mais títulos, só tinha de corrido o primeiro terço do jejum...Hoje o Sporting não tem nada disso. Tem um passivo do tamanho do mundo, tem activos que valem meia dúzia de patacos e tem um estádio que é da banca. Mais nada!

    O máximo que um novo bigodes faria era por-nos a jogar com juniores, o que diga-se, dada a qualidade patenteada pelos seniores nos últimos anos, era capaz de dar para o mesmo.

    P.S. Não sei se seriam juniores. O presidente que lá esteve alienou os passes de uma boa parte deles.

    SL

    ResponderEliminar
  45. Para quem ainda lá não está????????

    Meu caro, sou apenas um simples sócio e apoiante de BdC, não estou em nenhuma lista como quer insinuar.

    Esse comentário foi típico vindo de si que parece lidar mal com quem não concorda consigo.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  46. Sporting até morrer,

    Obviamente que não era a si que me referia mas sim a BdC.

    No entanto ainda bem que percebeu mal, fiquei pelo menos a perceber o que pensa de mim.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)