quarta-feira, 2 de março de 2011

Mostra-me como podia ter sido

Foi um golpe duro perder da forma como perdemos - sofrer um golo no momento imediatamente a seguir em que podia ter decidido a eliminatória - mas o que mais terá custado foi a pergunta que pairou no ar nos 90 minutos de jogo: onde andou este Sporting nos últimos 9 meses? Ou porque se deu tanto tempo à incompetência, por exemplo. A época miserável que nunca mais acaba não era uma inevitabilidade. 

Não foram precisos reforços mirabolantes para subir de produção, não foram precisos "pinheiros" para marcar a defesas maiores, foi apenas preciso um pouco de bom senso e uma leitura correcta das nossas possibilidades e das virtudes e  vulnerabilidades dos adversários.

Para os profissionais do Sporting, que viram, tal como nós adeptos, as suas expectativas completamente defraudadas que vai o meu apreço. Mais ainda hoje que tiveram que enfrentar 2 adversários poderosos: o SLB e o Jorge de Sousa, que fez o que pôde para desestabilizar a equipa num momento em que esta estava confortável no jogo.

24 comentários:

  1. É vergonhoso que este Benfica vença com um empurrão de um árbitro. Tem um futebol demasiado bom para prescindir disso.

    Realmente é vergonhoso o tempo que se perdeu com Paulo Sérgio. E por aqui também se vê que não preciso uma revolução. Simplesmente, já chega de incompetência.

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos fomos dignos da camisola que ostentamos!

    OBRIGADO, NÃO PELO RESULTADO, MAS POR NOS RESTITUÍRES UM POUCO DE DIGNIDADE


    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Leao Pensador,
    Vencidos dignos e coisa que nao existe. O Sporting hoje nao foi vencido. Venceu. Mostrou que tem muito mais capacidade. Mostrou que os seus jogadores sao muito melhores do que qualquer bardamerdas que custe a outros 7 ou 8 milhoes de euros. E este Sporting que importa recuperar, e e este Sporting que importa entregar a uma equipoa tecnica que lhe de bom uso. Se fizeremos isto as vitorias aparecerao naturalmente.

    Criminoso o tempo perdido pela accao dum merdas como o Bettencourt, Costinha ou o inutil do Paulo Sergio que nada mais fizeram do que empobrecer o Sporting. Tivessem hoje la ainda o Veloso, o Moutinho e outros e a capacidade seria ainda mais evidente.

    Nao sao precisas grandes equipas de consenso e Duques e Freitas e mercenarios deste tipo que so mamam a conta do Sporting.
    Basta aquilo que o post diz: bom senso e capacidade ao nivel de equipa tecnica. Se o Sporting elege o conjunto de inuteis que pega numa bandeira com o nome do Carlos Freitas para fingir que vai repor qualquer coisa com fundos entao o Sporting nao merece aquilo que de melhor tem.
    Evidente obrigado ao Jose Couceiro. La esta, por ter bom senso ... e por ser sportinguista ja agora, coisa que o outro merdas nem era.
    1.1 milhoes de euros para perder 1 ano.
    Ridiculo.

    ResponderEliminar
  4. Mas há milagres ? Não, só que Paulo Sérgio é um analfabeto funcional em termos futebolísticos.

    Positivo: Couceiro, Torsi, Patrício, Polga, André Santos, Valdez e Psotiga

    Mais ou Menos: Mati, JPereira

    Menos : Evaldo

    Parabéns aos Lampiões, ganharam a sua taça como gostam: roubadinha.

    ResponderEliminar
  5. Mais do que o comportamento da equipa gostei da forma como Couceiro falou à CS. E para mim há alguma coisa que falha na organização do Sporting. Eu vi na TV um pontapé na cabeça do Postiga quando este estava deitado no chão. Não há ninguem do Clube a ver e rever na TV os lances, para soprar ao treinador, de modo a que na conferencia de imprensa, os denunciasse?

    ResponderEliminar
  6. Confesso que já estive tentado a concordar com a ideia que perpassa por muitos sportinguistas que talvez seja necessário ter um presidente menos ético para voltarmos a ganhar. Mas depressa abandonei a ideia, se assim fosse não éramos diferentes dos "vigaristas" e dos "corruptos".
    Ainda que o resultado seja adverso, o facto de não nos enlamearmos nas esquinas da corrupção, por si só, já é um prémio. A luta passa por não sucumbir à tentação, ser competente, estar atento, falar sem medo, denunciar sempre, este é o modelo do Sporting.
    Obrigado, Couceiro. Honraste o nome do teu tio, hoje foste um Leão.

    ResponderEliminar
  7. 10A,
    Sempre que as imagens do jogo focavam o Couceiro nao me conseguia "deslembrar" dele por acaso, do Peyroteo, por via dos 1-4 na ultima jornada do Campeonato de 49 na Lixeira que deram o titulo e a Taca Seculo ao Sporting. Precisavamos de ganhar por 3 de diferenca e o Peyroteo rebentou-os com 4.
    E por isso que eu gosto de ver sportinguistas a frente dos varios destinos do Sporting. Nao e fundamental ao nivel de treinadores mas quando acontece: da gosto, da prazer. Tudo fica melhor, porque sabemos que sao todos dos nossos.

    ResponderEliminar
  8. Realmente nada ajuda... Mais uma vez uns perdem nos descontos... Já outros ganham precisamente nas mesmas circunstâncias. É demais...

    Há que admitir que benfica está confiante, pratica bom futebol, está mais forte que nós, animicamente, fisicamente, em organização e, sobretudo no factor sorte. Sorte no jogo e 'sorte' com os árbitros.

    A primeira parte teve uma decisão determinante que promoveu um antes e um depois Jorge Sousa. No aspecto disciplinar já se vinham notando diferenças de tratamento, mas aquele V E R G O N H O S O penalty, qd o benfica mais precisou e do qual resultaria o canto que lhes permitiu empatar, foi um empurrão decisivo e marcante para o resto do jogo.

    Perdemos nos descontos, mas, com o astral cósmico que acompanham, neste momento, benfica e Sporting, dúvido que ultrapassassemos o "trauma" dos penalties...

    O final do jogo permitiu assistir a uma comunhão equipa - adeptos como há muito não se notava, e isso é a demonstração cabal de que nós, sabemos reconhecer e atribuir (apesar do resultado negativo) o aplauso sp e qd a equipa do SCP merece. Viu-se brio nos jogadores, viu-se estratégia do Coiceiro, em suma, viu-se um futebol com sentido e até alguma qualidade em vários momentos da partida.


    Uma palavra final para José Coiceiro. Não tem nada a ver com esta exibição e sim com a coragem que teve em acumular o cargo de técnico ao de Director Geral. Não dúvido que o fez em prol do Clube, pq pessoalmente teria (e terá) sempre mt mais a perder do que a ganhar ao assumir-se enquanto técnico principal do SCP. E esse mérito há que reconhecer-lhe. Fica registado.

    Hoje sinto-me triste, porque o SCP perdeu, e smp que perde esse é sp o meu sentimento predominante. Mas não me sinto revoltado como quase sempre que se esgotavam os noventa minutos miseráveis que o futebol do SCP produzia a cada jogo.

    ResponderEliminar
  9. MM,
    Quando eu falo às vezes nos Deuses do futebol, tem muita a ver com o imaginário mítico do nosso clube, Francisco Stromp, os Cinco Violinos, Carvalho, Morais, Damas, Yazalde e tantos outros. No nosso Olimpo eles torcem por nós :)

    Virgílio,
    Hoje já não se viu só "corram, rapazes, corram", viu-se futebol e isso foi muito refrescante, foi mesmo bom. Teria sido muito bom se o árbitro não tivesse viciado os dados e os "encornados" não tivessem a sorte do jogo.

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvida, 10A! :)

    E ainda não falei nas lesões (mais uma vez musculares) do Daniel Carriço, o capitão e logo no inicio do jogo, e do João Pereira.

    Nem do lance que o 8 aqui acima tão bem referiu, em que um porco, um javardo imundo, pontapeia um homem que se encontrava indefeso e estendido no chão, passando mais uma vez impune, já que o zarolho 'encornado' do apito, fez, mais uma vez, vista rossa. Mas pronto, é para não ser só cabeça grossa e lampiónica, a visão está exactamente igual... É como diz o meu filho: "cabeça grande, poucos miolos" hehehehe.

    ResponderEliminar
  11. Apenas um comentário para aqueles que vibram com as vitórias morais: Se todos os que ao longo de um Século construíram o SPORTING ficassem felizes com estes resultados (como vcs ficam)... hoje éramos o Oriental ou o Atlético!!! Não há nenhum mérito especial no jogo de hoje...tem havido é um vergonhoso demérito em todos os outros...

    ResponderEliminar
  12. tz,

    Aqui ninguém está feliz.

    "
    [Virgílio]
    Hoje sinto-me triste, porque o SCP perdeu, e smp que perde esse é sp o meu sentimento predominante. Mas não me sinto revoltado como quase sempre que se esgotavam os noventa minutos miseráveis que o futebol do SCP produzia a cada jogo."

    ResponderEliminar
  13. Ó tz? Alô, somebody home?

    Ou andas na primária e ainda estás a tempo de aprender a ler e a interpretar textos, ou és um caso perdido de ileteracia...

    Sabes o que significa alguém sentir-se triste?

    Estar triste = contrário de estar feliz.

    Eh pá, digamos que é assim um bocado ao jeito da Lili Caneças... "estar vivo é o contrário de estar morto"... Pode ser que com este exemplo lá chegues...

    ResponderEliminar
  14. Hoje merecíamos mais. Sem o empurrão do boi preto, traríamos a vitoria para casa.

    SL

    ResponderEliminar
  15. Oh (Caro) Virgilio:

    Primeiro alguma elevação na abordagem valoriza sempre a mesma (não me recordo de lhe ter criado qualquer tipo de intimidade, nem prévia diálise)!!

    Em segundo e último lugar o meu comentário está direccionado :
    "Apenas um comentário para aqueles que vibram com as vitórias morais:"
    REPITO:
    "Apenas um comentário para aqueles que vibram com as vitórias morais:"

    Se não é o seu caso...poupe os tinteiros e descanse um pouco o cortex...

    Se, porventura, restar alguma dúvida:
    "Apenas um comentário para aqueles que vibram com as vitórias morais:"

    ResponderEliminar
  16. Ó Tz...

    Então faz lá o favor de citar qual dos autores dos cometários anteriores ao teu, é que são destinários do 'recadinho' que aqui viste deixar...

    Agradeço o obséquio... Mas sigo o teu conselho: vou descansar o cortex (e o resto do cérebro) pq amanhã tb é dia... e terei tempo para ler as inumeras citações que, estou certo, tu deixarás a seguir.

    ResponderEliminar
  17. 10A,
    Muito do Sporting e isso mesmo. Eu tambem nao consigo viver o Sporting de outra forma. E claro amo o Oceano, o Sa Pinto, o Acosta, o Balakov, mas ha sempre uma zona qualquer bem acima dessa que faz tudo o resto perder importancia: simbologia. O Verde, o Leao, a Camisola, Equipas Famosas, Sportinguistas - jogadores e treinadores - ja idos mas que nunca foram, e muitos deles que apenas conheco de ... de nada em boa verdade, conhecimento da historia do Clube apenas. E como vermos fotografias de equipas dos anos 50, dos 5 Violinos com o Szabo e quando ao mesmo tempo sabemos tudo o que eles fizeram ao servico do Sporting, olhamos para as fotografias e para os rostos e e como se os conhecessemos. Imortalidade. Reconhecimento eterno. Por exemplo nao sei nada sobre o Szabo exceptuando o que ganhou, 4 ou 5 declaracoes famosas que pronunciou e a sua foto com os 5 Violinos mas, o sabermos que foi um individuo que viveu e morreu - literalmente - dentro do Sporting, no lar do seu Estadio, e qualquer coisa de fenomenal.
    Sem qualquer exagero: tenho a certeza que nao existe nenhum Clube em Portugal com a riqueza historica do nosso. Nao existe. E muito tambem porque somos os que reuniram mais equipas, mais modalidades, mais atletas, mais titulos, mais tudo. O Sporting e muito isso. Nao sei se tem nome. Ecletismo nao sera porque esta forma de vida Sportinguista e quase doutrinaria, parece regra. Nao imaginamos um Sporting que nao esse. Exige-se, e exigimos a nos proprios tambem. Desconheco o nome para isto mas o Sporting tem disso para dar e vender.

    Sagrado. No Sporting existe a nocao de sagrado.
    O tributo e genuino. Os simbolos podem ser usados mas nao sao desrespeitados. Porque todos eles sao muito maiores do que nos.

    ResponderEliminar
  18. Eu se fosse adepto do Sporting, iria gostar de saber porque é que os jogadores do Sporting não jogam com a raça que jogaram hoje contra o meu Benfica, nos restantes jogos até agora realizados...??? Porque se jogaram assim apenas por ser contra o Benfica, então são maus profissionais e têm estado a prejudicar o Sporting...!!!

    ResponderEliminar
  19. Este resultado e esta exibição não é nada, pois contra equipas grandes todos jogam bem, agora vamos ver se conseguimos contra o Beira-Mar jogar metade do que jogamos ontem e se isso acontecer, levar a tribunal quem contratou o Paulo Sérgio e o manteve tanto tempo no cargo, acho que os podemos processar por gestão danosa.

    Acabe-se de vez com incompetentes no SCP responsabilize-se quem se tem de responsabilizar.

    ResponderEliminar
  20. Não haverá lugar para Couceiro na próxima equipa directiva do SCP?
    Como dirigente, treinador, assessor, seja lá o que for?
    Couceiro e um grande sportinguista, é da "família", e fez em dois dias o que outros não fizeram em 8 meses.
    Disse o que precisava ser dito na conferência de imprensa.
    É conhecedor dos bastidores.
    Tem de ficar no SCP.
    Não se cometa o mesmo erro que se cometeu o ano passado ao dispensar o Carvalhal para ir buscar a espécie de treinador que nos enterrou durante 8 meses.

    ResponderEliminar
  21. Foi preciso um treinador superior ao Paulo Sérgio, e com isto não digo que seja bom, para vermos algum rigor, organização e concentração. Como foi possível deixar aquele incompetente tanto tempo no posto? Aliás a pergunta que se deve colocar, e que tem sido feita aqui recorrentemente, é como é que é possível ir buscar o Paulo Sérgio para treinador do SCP.

    Em relação ao jogo, dá gosto ver o Matías jogar. O Postiga é um jogador inteligente pena que tinha como companheiros de ataque os dois gajos mais burros do plantel.
    O que é que se passa com o Evaldo? Cada vez pior.

    Quanto ao penalty: acho que o problema é que este só é marcado ao SCP. Porque o Polga, ainda o lance não tinha começado e já estava a fazer uma gravata ao Javi.

    Fisicamente quebrámos e isso foi notório em ambas as partes.

    Que desperdício de temporada...

    ResponderEliminar
  22. Muitos meses depois, voltei a ver aquelas lindas camisolas a jogar futebol.
    Não sei se foi do tempo, da relva, do treinador, dos jogadores ou do (FDP) árbitro, mas ontem enervei-me novamente a ver a bola... voltei a soltar o melhor do vernáculo português...
    E esse meu estado de espírito teve a ver com a melhoria substancial na nossa qualidade de jogo, obviamente potenciada pela escabrosa actuação do Sr. Sousa.

    Não fiquei contente, obviamente. Perder com os galináceos, ainda por cima no último minuto, deu-me a volta ao sono... mas finalmente voltei a ver o meu (nosso) Sporting a jogar FUTEBOL, e aquela chama que se tinha vindo a apagar dentro de mim, ganhou nova força.
    Estou triste, mas esperançado, e é por isso que no Domingo, faça chuva ou faça sol, lá estarei em Alvalade para apoiar.

    SL

    ResponderEliminar
  23. Jvl, foram as minhas palavras no fim do jogo, via sms para um amigo, que desperdicio...

    Couceiro, esteve bem também "no lado negro do jogo", na primeira diferença de critério na marcação de faltas saltou para o quarto árbitro a perguntar o que se passava, não fossem pensar que anda tudo distraido.

    Deu ordem firme à equipa para se calar assim que saiu o primeiro amarelo por palavras, ninguém deu mais um piu, nem o JPereira... e os bois ficaram sem armas para trabalhar.

    Não consigo entender como Javi chega ao fim do jogo, gostava que aos jogadores do Sporting fosse possivel jogar assim sem sanção.

    Jogo carregado de atitude, com lampejos de qualidade, mas sem as rotinas do adversário que joga de olhos fechados.

    Tudo aquilo que de positivo fizeram não chegou para vencer ontem, mas chega e sobra para os próximos jogos até final. São a feijões? É verdade, mas quem não conquistou o direito a comer bife do lombo, tem de lutar com esse ardor por feijões.

    Nunca mais acaba esta temporada.

    ResponderEliminar
  24. Caros sportinguistas:
    O meu Benfica teve sorte. Teve a sorte de ter Roberto na baliza a fazer das suas e a sorte de falhar um penalti, por sinal, muito bem assinalado. Não tivesse tido essa sorte toda, sabe-se lá o desfecho que o jogo poderia ter tido. A arbitragem foi mediocre, como aliás é costume em qualquer derby em Portugal, mas não foi tendênciosa. O jogo foi feio e mal disputado (apesar de haver quem ache que foi um jogo bem conseguido), muito em virtude da evidente fadiga de ambas equipas e podia ter pendido para qualquer um dos lados.
    Agora, não me venham aqui dizer que o Sporting perdeu porque o Sr. Jorge de Sousa beneficiou o Benfica que é totalmente falso e só vos fica mal. O Sporting perdeu porque o Benfica marcou mais golos.
    Em Alvalade o Benfica venceu irrepreensívelmente e o Sporting teve sorte de não ter sido humilhado. Foi uma tremenda vergonha. Ontem foram dignos vencidos, jogaram taco-a-taco e perderam um jogo que, como já disse, até podiam ter ganho... Mas perderam, e perderam no relvado contra um também digno vencedor... faltou-vos sorte.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)