segunda-feira, 21 de março de 2011

O medo, a paciência e o protesto




Pontos prévios:

- Não existem candidaturas perfeitas. Se assim fosse, qualquer uma das outras candidaturas recenhocê-lo-ia e retirar-se-ia da corrida eleitoral uma vez que não teria qualquer hipótese, pois todos os sócios iriam votar nessa.

- Não me revejo completamente em nenhuma das candidaturas mas sei perfeitamente em quem não votarei. E uma das razões que me leva a excluir determinadas candidaturas, é que não posso votar em quem não respeita os Sportinguistas com opinião contrária à sua.

O medo

De há vários anos para cá, o medo tem estado sempre presente na vida do SCP, tendo o seu expoente máximo no já familiar "ou nós ou o caos". Porque qualquer outro é um aventureiro que se quer promover às custas do SCP, ao passo que quem nos tem liderado, não. Eles são a fina flor da gestão portuguesa e eles sim, têm a visão, competência e capacidade para nos conduzir à glória eterna. Está é a levar tempo...

Eles não necessitavam do SCP mas a visibilidade que lhes foi dada, os negócios que foram conseguidos e os salários que foram pagos, alguns deles pela 1ª vez na História do Clube - não é JEB? - deram muito jeito. Oh se deram.

Passado este tempo todo, onde é que eles nos levaram? Ao ponto mais baixo da nossa História.
São anos a fio de discursos derrotistas e castradores da paixão Sportinguista, onde a apologia da mediocridade e do conformismo, anda de mãos dadas com a subserviência ao fcp.

Paciência (falta dela)

Seria então de esperar que por esta altura, qualquer Sportinguista já não conseguisse sequer conceder qualquer margem de manobra ou confiança a quem tenha estado ligado a este trajecto. Claro que não.
Há sempre quem esteja ainda disposto a acreditar, que desta é que é. Só é pena não jogarmos no campeonato das reestruturações, porque ai, seríamos os candidatos mais fortes ao título.

A minha paciência para estes "gestores de topo" acabou-se há muito. Não estou disposto a dar-lhes nem mais um minuto à frente dos destinos do nosso Clube. Chega.

Chega de falta de ambição.
Chega de falta de respeito para com os Sportinguistas.
Chega de pensar pequeno.
Chega de ficarmos contentes com o 2º lugar, especialmente se o slb ficar atrás de nós.
Chega de aumentar o passivo.
Chega de delapidação de património.
Chega do decréscimo de qualidade do plantel de futebol.
Chega de desculpas.

Protesto

É por isso que nas próximas eleições, o meu voto quanto mais não seja, será de protesto.
Depois de anos a dar oportunidades a estes miseráveis que nos dirigem, porquê tanto receio e cautela em relação a um novo rumo e renovada fé para quem corporiza "mais do mesmo"?

Não bastam já as provas cabais de incompetência e incapacidade? Como é possível ainda acreditar-se que serão eles a reerguer-nos e que os seus "projectos" e re-estruturações, serão a resposta desta vez? Nunca a foram, porque é que seria diferente?

Qualquer candidatura que não esteja conotada com a continuidade, tem que provar por A + B que o seu programa é exequível, que as suas soluções funcionarão, mostrar o seu treinador, etc. etc.
Porque é que a exigência não é a mesma para com as candidaturas de GL e DF, por exemplo? O mesmo já se tinha passado com a de JEB e viu-se onde isso nos trouxe: a eleições passados menos de 2 anos.

GL limita-se a arranjar nomes sonantes do Universo leonino. E confrontarem-no com a questão da proveniência dos 100M€? Com as sucessivas contradições do seu discurso? Já
DF arranjou o Futre, defendeu-o com mais uma das suas tiradas típicas referindo que arranjar "Sportinguistas bacteriologicamente puros" é difícil, e treinador. O resto logo se vê.

Se falta dinheiro para acabar a época, de quem é a responsabilidade? Porque é que há quem ainda queira que os responsáveis por esta situação, continuem à frente dos destinos do Clube?

Neste momento, estou inclinado para votar Bruno de Carvalho. Não tem experiência? Que experiência tinham Roquette, Dias da Cunha, FSF, etc.? E o que é que interessa a experiência, se o histórico nos diz que é má?
BdC foi até ao momento, o único que cumpriu tudo o que disse, que se preocupou em apresentar aos sócios o seu programa e que tentou arranjar uma forma de financiamento diferente da de sempre.
Para além disso, não fez parte das Direcções do SCP. Parecendo que não, é um trunfo. O que diz muito do momento do Clube.

Está na altura de mudarmos. Mudarmos a sério. Porquê tanto medo?

85 comentários:

  1. Caro JVL,

    Revejo-me inteiramente no que escreveu.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo totalmente...há q pôr fora da esfera directiva, os bétinhos roqueteiros, q levaram o clube a esta situação.Há muito q havia decidido votar BC, e as suas acções até agora, só vieram reforçar a minha primeira opção.

    ResponderEliminar
  3. Mas ainda há dúvidas que o Bruno de Carvalho é a melhor opção? Que raio de confiança nos dá um presidente que contrata um treinador totalmente ligado ao Porto e que foi escolhido porque eliminou o Liverpool? O tal treinador que era um campeão e cuja nacionalidade era italiana, holandesa ou espanhola? E é o Domingos que vai aproveitar a Academia? Sinceramente...
    E alguém tem noção do que custaria às finanças do Sporting o desespero do Godinho em contratar todos estes ex-jogadores, muitos dos quais não fazem ideia das funções que vão desempenhar?
    Estas são só algumas das incongruências desta candidatura, em que todos falam, normalmente atacando Bruno de Carvalho, mas que de projecto para o Sporting, pouco ou nada explicam.
    Ainda tenho dúvidas que Bruno de Carvalho ganhe, principalmente pelo número de votos por sócio, mas, por favor, não podemos cometer sempre o mesmo erro.

    ResponderEliminar
  4. Bruno de Carvalho definiu 5 objectivos para estas eleições:

    1º- Apresentar a candidatura – FEITO
    2º - Apresentar os restantes elementos da estrutura directiva – FEITO
    3º - Apresentar e explicar o fundo de investimento para o clube – FEITO
    4º - Apresentar o treinador – FEITO
    5º Ganhar as eleições – FEITO?! Os sócios do Sporting têm a palavra.

    Para quem andou nestes últimos 15 anos a ser constantemente enganado com a politica do “nós ou o caos”, com treinadores de 3ª categoria, com empréstimos bancários ruinosos e sem proveitos desportivos, com programas eleitorais/projectos/ideias do tamanho de uma folha A4…ainda se queixa do quê em relação á candidatura do Bruno de Carvalho?!

    Existe uma oportunidade de mudar, teoricamente com ideias firmes e continuamos á espera do quê?! (Sim teoricamente pois na prática se se põe legitimamente em causa o projecto de BcD também se pode colocar em relação a qualquer outra candidatura com a agravante que desta poderei esperar coisas boas, dos outros que já lá estiveram sei bem que dali não virá nada de bom).
    Sinceramente qualquer que seja o próximo presidente do Sporting será também o meu e respeitarei. Mas sempre com a consciência tranquila que votei Bruno de Carvalho.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Vicky,

    Penso ser a primeira vez que aqui comenta e portanto, seja bem-vindo.

    Peyroteo,

    O meu voto irá para o BdC a menos que algo de muito grave aconteça daqui até Sábado.
    As contradições de GL são tão evidentes que só me fazem temer o pior. Por outras palavras, a continuação do caminho percorrido nos últimos ~2anos.

    Todos,

    Pedro Baltazar, esse grande Sportinguista, diz a propósito do dinheiro que ainda não recebeu por parte do SCP:

    "Não vou deixar esse assunto aberto a aventureiros como Bruno de Carvalho. Se eles ganharem, no dia seguinte vou buscar os meus M€ 5."

    http://www.ojogo.pt/27-80/artigo917611.asp

    ResponderEliminar
  6. Boas,

    concordo inteiramente no k escreveste.

    Ja ouvi dizer q o BC sera um impostor e tipo 1 vale azevedo, nao acredito pois ele falou e cumpriu nao inventou nada... nao prometeu... o k disse fez!

    Agora tb digo imaginem q ele e 1 VALe e azevedo e daki a um ano ou 2... descubrimos.
    (sera mt mau pk o clube n esta apto a mais erros), mas o k andaram a fazer esses meninos de gravata?
    o que andaram a fazer esses roquettes de meia tijela durante 15 anos?
    A diferença e q o Vale azevedo tinha a forma de artiste da Circo, enqt estes tem cara de Dr.s e de excelencias... mas sao a mm laia!

    Espero q Bruno continuo a fazer o k fez... e para mim ganhou omeu voto qd disse

    ´´po ano o sporting tem de ser campeao custe o k custar´´

    - sera q o sporting vai começar a ser mafioso e a cormprar Arbitros? (foda se finalmente jogamos o jogo pelo jogo)

    Força Sporting

    ResponderEliminar
  7. Totalmente de acordo.

    Não se trata de rejeição ao Domingos ou Rijkaard. Trata-se da rejeição de todo um passado recente e o reconhecimento pelo único candidato - a par de Pedro Baltasar, acrescente-se - que se tem preocupado em falar para os Sportinguistas. Aparece ao lado das pessoas, chama-as a Alvalade, investe tempo e dinheiro e é o único que se preocupa em honrar e fazer por merecer aquilo que pede.

    Todos os outros nada fazem e nada dizem.
    Ou nada fazem e pouco dizem.

    Bruno de Carvalho tem o espírito, tem a força, e rodeou-se pessoas cujos méritos falam por si. O treinador é apenas mais uma prova disso mesmo. Bruno de Carvalho é também - a par de Dias Ferreira - o mais transparente e aquele cujas opções são dados adquiridos. Só lhe falta ganhar a eleição e começar a trabalhar.

    Dele temos também a quase certeza de que se alguma coisa correr mal, não ficará a ver navios à espera de milagres. O Sporting precisa novamente de uma Direcção desse tipo: atitude pró-activa e reactiva.

    Ter iniciativa, mas também reagir.
    Tudo o mais, é passividade. Mediocridade.
    E dessa já tivemos a suficiente, durante muito tempo.

    ResponderEliminar
  8. O grande Sportinguista Van Basten, porque se tivesse - agora já tem - Clube em Portugal esse seria o Sporting, por todos os motivos e mais alguns: universos de semelhanças entre reais Clubes como o Sporting ou o Ajax, Clubes que se dedicam a fazer e não a comprar, e Clubes com uma história futebolística associada ao bem-jogar, à alegria, à juventude.
    O competente campeão, humilde e Sportinguista Inácio.
    O inteligente, atento, sóbrio, muito competente e grande Sportinguista Virgílio.
    E outros, provavelmente.

    Com o Bruno de Carvalho serão estes quem representarão o Sporting nos domínios mais visíveis. Desde o jogo, ao treino, à política desportiva que oriente uma época ou épocas.
    Há quanto tempo não temos no Sporting gente ligada ao Futebol e ao Sporting a falar-nos?
    Demasiado.

    Não quero saber do que é que o jurista Rogério Alves, o banqueiro Ricciardi, o presidente do ACP e/ou outros pensam do Sporting. E não quero imaginar a quantidade de dinheiro que gente como o Carlos Freitas ganhou e quer ganhar novamente com entradas e saídas de jogadores do Sporting à dezena, por época.
    Já chega disto.

    ResponderEliminar
  9. Para aqueles que diziam que não sabiam quem era Bruno de Carvalho:
    http://www.porumsportingsemcomplexos.com/perfilCandidato.php

    S.L.

    ResponderEliminar
  10. JVL,

    Depois de ler a frase do Pedro Baltasar pergunto-me se ainda haverá gente com vontade de votar neste grande...

    Espero que logo no debate alguém interpele este senhor e lhe diga que de sportinguista não tem nada.

    Espero que BdC vença as eleições e no dia seguinte pague a PB os 5M que reclama, e inscreva o Carriço de imediato no Fundo.

    O Sporting somos nós!

    SL
    José

    ResponderEliminar
  11. JVL

    De acordo. Ruptura & mudança são necessárias para ontem.

    Apenas não concordo quando dizes que não te revês (completamente) em nenhuma candidatura.

    Posso dizer-te que me reverevejo totalmente com a candidatura de BdC.

    Com BdC, vejo mobilização, vejo aproximação de adeptos e sócios.

    Finalmente parece-me que temos um líder natural. Ao contrário de outros este tem um discurso positivo. Virado para os adeptos. Há quem goste de um Sporting dividido e ataques constantes. Este fala em paixão
    & conquistas.

    Temos medo do desconhecido? Relembro que já foram os anéis e os dedos. Querem apostar em quê mais.

    para finalizar. Vejo muita gente que dá o seu voto porque o treinador é X e não Y.

    Quero apenas lembrar que estamos a votar num presidente para liderar os destinos do nosso querido clube e não num treinador.

    ResponderEliminar
  12. MM,

    "Há quanto tempo não temos no Sporting gente ligada ao Futebol e ao Sporting a falar-nos?
    Demasiado."

    De acordo. E sabe sempre bem ver o entusiasmo gerado à volta da apresentação do Van Basten.


    Sporting até morrer,

    É chantagem do mais baixo nível. Espero que a ameaça que faz, seja concretizada independentemente de quem lhe ganhar as eleições. E ainda vem falar que perdeu dinheiro no SCP...

    The Cure,

    "Com BdC, vejo mobilização, vejo aproximação de adeptos e sócios."

    Vejo isso tudo também, caro amigo. O medo deveria estar no conhecido. Porque esse já sabemos o que (não) conseguem fazer.

    ResponderEliminar
  13. The Cure,
    Esse elemento é importantíssimo. Não é demagogia nem superficialidade: mobilização e reaproximação. E todos aqueles que se reaproximam estarão em condições de substituir o seu líder caso ele os desiluda, importa não esquecer.
    O Sporting de cara lavada, "sem complexos", sem medo e dono e senhor do seu destino reencontrar-se-á com os seus, e poderá então o clube mergulhar na selva leonina que nunca deixou de ser a sua. Porque apesar de ferido e assaltado pelos seus dirigentes um gigante leão nunca deixa de ser um leão. É um leão à espera, mas um leão. E quando o Sporting se reaproximar desta selva ocupará o lugar naquele que é por direito o seu trono, junto da sua família e prole: todos aqueles adeptos que ano após ano foram saíndo, por cansaço, desânimo, por estarem fartos, por não se reverem num Clube que teve a ousadia de enjaular a criatura Rainha de todas as coisas vivas.

    Bruno de Carvalho não representa apenas o regresso do Sporting ao núcleo desportivo que lhe dá vida. Representará também o regresso do Clube ao seu natural teatro de cultura, alto-espírito, altruismo e força social. Voltaremos a ver alegria em Alvalade, e o Sporting será sinónimo daquela decência que foi sempre a sua. Dentro do campo, a cultura do Sporting acasalará com a substância e essência criativa mas muito ciêntifica do Van Basten, e voltaremos a ver Sporting dentro do campo.

    Esta certeza pelo menos temos.
    O Sporting vai reencontrar-se com os seus.

    ResponderEliminar
  14. E a capacidade de uma candidatura vê-se também em pormenores como a apresentação do Van Basten. Escolher um pós-jogo, sendo a sede de candidatura na Alvaláxia, foi uma ideia brilhante, levou mais pessoas do que seria expectável em circunstâncias normais e criou um clima de euforia que cativou certamente mais sócios para o projecto de Bruno de Carvalho.
    E o Godinho que abra os olhos porque se acha que convence alguém com Hugos Almeidas, está bem enganado...

    ResponderEliminar
  15. Peyroteo,

    Mais do que ideia, é desejo, é vontade. Uma pessoa convicta e transparente sente a natural necessidade de mostrar aquilo que tem. Não basta ter acordo com o Van Basten, não basta o Van Basten dizer umas palavras para os jornais a dizer que sim. Não, ele trouxe o Van Basten a Alvalade e vestido com o cachecol do Sporting o mítico Holandês falou com os seus adeptos. Mesmo na perspectiva do Van Basten isto tem muita influência: ganha desde logo todo um respeito pelo Clube e vai dormir a pensar naquilo que tem de fazer para não desiludir toda aquela gente.

    Ser-se pró-activo é isso mesmo. Fazer as coisas acontecer. Mesmo que o Van Basten sentisse um impossível desejo de repensar a escolha que tomou, não pode já. Porque esteve lá ao pé das pessoas. Emocionou-se. É um Sportinguista. E levar-nos-á às vitórias. E mais do que vitórias, dar-nos-á estilo.

    "Conquistará o respeito dos jogadores leoninos e galvanizará Alvalade", diz quem o sabe.

    ResponderEliminar
  16. Concordo com quase a generalidade do post. Apenas me posiciono de forma diferente por já não ter dúvidas há muitos tempo.

    Votarei Bruno de Carvalho sem qualquer dúvida que será o melhor para o Sporting. Pelo que tráz de novo e pelo que vai fazer sair do Clube.

    Para quem tem dúvidas ou está indeciso, aconselho o visionamento do debate de hoje na RTPN às 22h. Ou entao leiam os inacreditáveis comentários de ditos "sportinguistas" como Carlos Barbosa ou Pedro Baltazar

    ResponderEliminar
  17. Excelente post JVL.

    Como já comentaram anteriormente, Bruno de Carvalho tem cumprido tudo o que disse, a sua candidatura ao início nem era levada a sério, mas com o seu carisma,personalidade e competência tem surpreendido muitos adeptos.

    Por essa razão, Godinho Lopes e Pedro Baltazar não pouparam ataques, para descredibilizar este candidato, que tem respondido, através de competência (repito) e trabalho, ao apresentar estrutura directiva, fundo de investimento (ao lado dos investidores), e um treinador, com o perfil que ambicionava, tendo em conta o seu PROJECTO; sim o único a apresentar um projecto credível e coerente para todas as áreas e modalidades do Sporting Clube de Portugal.

    Por todas estas razões, dia 26, votarei em Bruno de Carvalho, por uma mudança radical...de mentalidade!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  18. MM

    Bem corrigido.

    É mesmo "reaproximação". Todos juntos não temos rival à altura.

    ResponderEliminar
  19. MM,

    "Mesmo na perspectiva do Van Basten isto tem muita influência: ganha desde logo todo um respeito pelo Clube e vai dormir a pensar naquilo que tem de fazer para não desiludir toda aquela gente."

    Exactamente. Terá sido impossível ao Van Basten ficar indiferente ao que sucedeu no Sábado, onde assistiu a uma pequena amostra do poder do Clube.

    MRL,

    Eu não tenho dúvidas em quem vou votar, apenas não me revejo totalmente na lista de Bruno de Carvalho, devido à escolha de Eduardo Barroso.

    leão.mundial,

    Obrigado pelas palavras. Há quanto tempo não tínhamos alguém a cumprir o prometido? E, como já mencionaram anteriormente, tudo isto pela calada!
    Enquanto uns repetem até à exaustão que vão blindar o Clube, outros mostram como é possível não haver fugas de informação.

    Todos,

    Se realmente se confirmar a vitória de BdC, como desejo, dar-me-á um gozo extraordinário ver a lista de GL, uma amálgama de ódios e compadrios, engolir um tremendo sapo. Que Sábado marque a expulsão dos vendilhões do Templo!

    ResponderEliminar
  20. Sobre o Presidente Bruno de Carvalho, não tenho receios da sua capacidade. Não se pode adivinhar o futuro mas não senti nenhumas declarações ou acções comprometedoras da sua falta de capacidade em algum nível em liderar o SCP.

    Mas apesar de ser o candidato em quem votarei, sairei receoso em relação ao resto da equipa pertencente à candidatura.

    Acho o Inácio muito fraquinho como técnico de futebol. O Sportinguismo dele não serve de nada quando tiver de falar e decidir.
    Sendo ele o director técnico para o futebol do Sporting fico arrepiado. Até porque já disse algumas asneiradas que pretende implementar. Os corpos técnicos nas camadas jovens, por exemplo.

    Sobre Van Basten também tenho uma opinião muito muito reservada. Este técnico falhou redondamente no seu curto trajecto como técnico. Não consigo entender a sua escolha. Se foi pelo que Cruyff uma vez disse, acho isso uma palermice. Cruyff tanto o avalisou na sua contratação pelo Ajax como o deixou cair no fim da época pelos maus resultados.

    Não percebo mesmo como se lembraram deste treinador. Já me cheira a Inácio. Onde é que Van Basten introduziu bom futebol? Onde é que Van Basten teve sucesso como treinador, onde onde é que não falhou como treinador? Com a selecção holandesa arranjou conflitos com imensos jogadores, só espero que saiba ser um bom gestor de homens pq há sempre jogadores complicados na sua personalidade. E com autoritarismos e sem sensibilidade, pode-se perder um excelente jogador e um grande activo.

    Na selecção Holandesa viu-se a enorme melhoria depois de Van Basten sair. Isto assusta-me. No Ajax, não passou do 3ºlugar numa época em que o futebol do Ajax foi sempre muito fraco. Isto assusta-me.

    Ter um bom presidente é fundamental. Ter os ideais Sportinguistas de novo elevados é urgentíssimo. Ter a massa adepta no estádio é imperativo.

    Mas é preciso muita competência no futebol, porque se falha o futebol, falha tudo. Tudo mesmo!
    E já não há margem para falhar.

    Vou votar BC mas com imensas reservas em relação ao futuro do futebol do Sporting.Muitas mesmo!

    ResponderEliminar
  21. "Carlos Barbosa acusa candidatura de Bruno de Carvalho de manipular sondagem"

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=253581

    logo à noite o debate vair ser quente vai

    ResponderEliminar
  22. Pedia a quem conhecer sócios antigos e indecisos ( ou não), que mostrasse este texto:

    http://www.sportingapoio.com/para-quem-ainda-tem-duvidas-por-marta-aragao-pinto/comment-page-1/#comment-22695

    Temos que dar uma oportunidade àquele que nos inspira mais confiança, que nos acende a chama há muito apagada!

    Vamos todos votar no renascimento do nosso clube.
    FORÇA BRUNO!!

    S.L.

    ResponderEliminar
  23. Preferia mil vezes o Domingos!

    Não por ter eliminado o Liverpoll. Mas sim por tudo o que já fez, desde a Académica até à eliminação do Liverpoll. Na época passada lutou até à ultima jornada, contra uma equipa muito superior, jogou um excelente futebol e só não foi campeão porque os túneis funcionaram. Para esta época perdeu a estrutura toda da defesa, perdeu os melhores jogadores, lutou contra um balão que se encheu demasiado e que vazou de frustação pela época passada, a juntar a isto a perda de jogadores, a má época de alguns, mas lutou, está a subir, já eliminou grandes da Europa, não só o Liverpoll e no campeonato pode ficar a 1 ponto do terceiro lugar se ganhar os jogos em atraso. A equipa joga bem, tem cultura táctica e ataca em qualquer estádio. E não estamos a falar de um grande clube. tenho quase a certeza que se fosse para os corruptos faria um excelente campeonato podendo muito provavelmente ser campeão.

    Ligações aos corruptos? Mas que mania de fantasmas!! Afinal o Domingos vinha para o Sporting e não ia dar o máximo para ser campeão? Ou ia espiar o Sporting? Espiar o quê, a incompetência instaurada, a marca dos lençois das camas da Academia, ia roubar a lista de reforços, ou a lista de jogadores jovens a contratar? Isso é tudo uma palermice porque as coisas podem e devem ser feitas protegendo sempre os interesses do Clube. O Domingos ia dar tudo sem reservas. Afinal os corruptos não tiveram treinadores lampiões e até Sportinguistas? foi por isso que revelaram os seus segredos ou as suas estratégias de futuro? O Inácio também não tem ligações aos corruptos? O Inácio também não lhes fez uns bons elogios e não lhes mostrou fidelidade há uns tempos atrás??


    Como disse, votarei BC, mas a escolha do treinador deixa-me apreensivo. Se fosse Domingos ficava muito confiante!

    ResponderEliminar
  24. O que eu sei é que nos queixamos tanto de não ter um ponta-de-lança como deve ser, que o Postiga não presta, que o Saleiro não presta e o Bruno de Carvalho vai logo buscar o Van Basten para lhes fazer concorrencia.

    lol

    ResponderEliminar
  25. Eu gostava é de saber onde esta confirmado que é o Domingos o treinador de Godinho Lopes.

    Eu do Dias Ferreira sei que é o Rijkaard que já assumiu o compromisso publicamente.

    O do Baltazar é o Zico.

    E o do Bruno é o Van Basten.


    Agora o treinador do Godinho só ele sabe...e tenho sérias dúvidas que seja o Domingos(há muito que esta reservado por quem toda a gente sabe mas finge desconhecer).


    E quanto as sondagens,esperem esta semana pelos trunfos do Dias Ferreira.Lá vai haver muitos indecisos novamente!

    E este não é como alguns que prometem o impossível(Garay,Drenthe,Hugo Almeida...).

    ResponderEliminar
  26. Concordo com o post, mas este mesmo post cairia que nem uma luva ha dois atras. Tinhamos o JEB (continuidade) e o PPC (tiro no escuro), hoje temos noção que o JEB foi um flop, mas o que seria se tivessemos la o PPC.

    Vejo no BdC uma boa aposta, mas não o vejo com o salvador que vem montado no seu cavalo branco!

    E sinceramente, acho que deu um tiro no pé ao escolher o Van Basten.

    SL

    ResponderEliminar
  27. JVL:

    Obviamente BdC (mas, igualmente, com reservas). Continua a separar-nos o… Tello. ;)

    Se for possível faço questão (é uma honra) de ir votar a teu lado e depois disso bebermos um par de bejecas juntos, com a sensação do dever cumprido. Até lá.

    MM:

    “O inteligente, atento, sóbrio, muito competente e grande Sportinguista Virgílio.”

    Ena… Mt obrigado. :P

    ResponderEliminar
  28. Dezperado,

    Concordo a 100% com o que escreveste. É esse o meu sentimento!

    ResponderEliminar
  29. Pedro,

    e se o Domingos fizer o mesmo que o Villas
    Boas?

    O Bruno pode não ser o Salvador montado no cavalo branco, mas fala a linguagem dos sportinguistas e não a dos executivos engravatados que não querem saber de ti nem de ninguém, a não ser dos bolsos cheios.

    S.L.

    ResponderEliminar
  30. O meu comentário serve para ti, Dezperado.

    ResponderEliminar
  31. pedro,

    O Van Basten não ganhou nada mas o que ganhou Domingos?
    O Van Basten acabou em 3º lugar no campeonato mas foi o melhor ataque, portanto dificilmente não teremos um futebol de ataque. Caiu no Euro para a Rússia, que era orientada apenas pelo melhor técnico holandês e por muitos apontada como favorita à conquista do Europeu.

    O Domingos...bem para começar é um ex-jogador portista que nos lixou várias vezes. Em 2º lugar, rejeitou o SCP ao sair do Tenerife, voltando para o clube que o tinha escorraçado anos antes. Em 3º lugar, nos clubes que orientou, teve sempre grandes dificuldades em revoltar-se contra o fcp quando foi prejudicado, sendo o melhor exemplo o caso no Leiria.
    Quando protestamos da subserviência em relação ao fcp, ir buscar o Domingos, pelo que está descrito anteriormente, não abona muito a favor.


    Dezperado,

    O salvador é o presidente do Braga. O Bruno de Carvalho é o candidato que apoio nestas eleições. :P

    O BdC não irá resolver os problemas do SCP num passe de mágica mas estou muito mais disposto a conceder-lhe uma oportunidade do que a perpetuar esta cambada de parasitas que por lá proliferam.

    Virgílio,

    Com todo o gosto!

    ResponderEliminar
  32. Não se foquem apenas no nome de treinador. Não iremos votar para eleger um treinador mas sim um presidente.

    ResponderEliminar
  33. Só um àparte JVL,

    Concordo com muito do que dizes mas:

    Em 2º lugar, rejeitou o SCP ao sair do Tenerife, voltando para o clube que o tinha escorraçado anos antes.

    Não era isso que gostávamos que tivesse acontecido, para o nosso lado, com outros jogadores? (na altura claro) Simão,Quaresma, Viana etc...

    ResponderEliminar
  34. JVL,

    Concordo com a generalidade do post excepto num último ponto que tem a ver com o protesto. Não me parece que as urnas sejam o local adequado para o efeito, sob pena de em vez de o protesto ter os destinatários que devia acabar por ser contra o próprio Sporting.

    Vou dar um exemplo radical: o que teria sido do Brasil se o voto de protesto no Tiririca tivesse sido maioritário?

    Obviamente que BdC não é o Tiririca, felizmente. Mas, infelizmente, eu não sou capaz de deixar levar pelo entusiasmo - que o Sporting precisa - à volta da sua candidatura e tenho até muita pena, porque de mágoas ando eu cheio.

    Mas, ao contrário do que entendes, pessoalmente não considero que BdC cumpriu todas as suas promessas até agora. Na questão do fundo não basta viajar até Moscovo e deixar-se fotografar com 3 russos e dar 1 conferência de imprensa para se assegurar que há 1 fundo. Parecem-me serem mais que justificadas as dúvidas sobre este meio que é crucial em toda a estratégia de BDC.

    BdC prometeu 1 grande treinador e trouxe 1 treinador grande, que não é bem a mesma coisa. Tal como disse aqui,

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/03/um-treinador-para-o-sporting.html

    a contratação de um treinador é fulcral num clube de futebol e a escolha do treinador é provavelmente a decisão mais arriscada num clube de futebol pela importância que o cargo tem no seu sucesso. O sucesso do próximo presidente vai jogar-se muito no momento em que escolher o técnico.

    E é nas escolhas que um líder faz que se revela e BdC que tem um discurso forte e mobilizador quando sai da retórica para o concreto tem feito escolhas que variam entre o PÉSSIMO: Eduardo Barroso, o MAU: Inácio (ainda não vi a candidatura desmentir os nomes de Mateus, Sougou e Rodriguez...) e o DUVIDOSO: Van Basten (trabalho interessante na selecção, apesar de muito conflituoso, e à la PS no Ajax).
    Também não consigo perceber se existe uma verdadeira estrutura por detrás de BdC, para lá de Inácio, no que me parece ser a candidatura mais fraca nesse aspecto, gravitando tudo à volta de um homem providencial que está longe de ser o que preconizo para o meu clube.

    Tudo isto dito parece-me um enorme cheque em branco que se está a passar a BdC o que me remete para a conversa que ontem tinha com um Sportinguista que, partilhando das minhas dúvidas me dizia: “se os Sportinguistas se enganarem na escolha além de o clube correr um enorme risco acabam por passar uma licença vitalícia ao Roquetismo, porque então aí eles aparecerão em força legitimando o medo e a ideia que ou são eles ou a desgraça”. Aí sim há razões para ter medo.

    ResponderEliminar
  35. Leão no Porto,

    "Não era isso que gostávamos que tivesse acontecido, para o nosso lado, com outros jogadores? (na altura claro) Simão,Quaresma, Viana etc..."

    Era mas aqui sou egoísta: o que queria que acontecesse no nosso caso, não gosto que aconteça para os outros clubes. E o Quaresma não veio porque o SCP não quis. Ele esteve à espera até à última. O Viana não veio porque o Costinha não quis.

    LdA,

    Não chega ir a Moscovo mas sendo assim o que chega então? E em relação ao Godinho Lopes, que fez ele até ao momento para merecer sequer o benefício da dúvida? É que o BdC merece o meu. Certamente não será o Pedro Baltazar, que chantageia hoje com os 5M€, que o merecerá igualmente.

    Já eu discordo: as urnas são "O" local para demonstrarmos que não queremos continuar neste caminho.

    Não vejo porque é que o Van Basten é um treinador grande e o Domingos não levanta interrogações. O Domingos?! Até parece que estamos a falar de um treinador conceituado! Até sob o Rijkaard se lançam dúvidas. Independentemente do treinador escolhido, por qualquer uma das candidaturas, haveriam sempre dúvidas.
    Se é o O'Neill é porque é da escola inglesa e conseuqência lógica, tacticamente é fraco; se fosse o Laudrup seria porque não tinha treinado um grande ou porque treinava há pouco tempo; etc etc etc.
    O que muitos queriam era o Hiddink ou o Mourinho mas esquecem-se que é impossível.


    “se os Sportinguistas se enganarem na escolha além de o clube correr um enorme risco acabam por passar uma licença vitalícia ao Roquetismo, porque então aí eles aparecerão em força legitimando o medo e a ideia que ou são eles ou a desgraça”.

    Novamente o medo. Sem se saber o que acontecerá, já se fazem suposições e traçam cenários futuros do pior cenário possível. A título de curiosidade, fizeram o mesmo para as outras candidaturas?

    Que dizer de uma lista que nem sequer sabe a puta da nacionalidade do treinador? Que tem um vice-presidente a apelidar Sportinguistas de burros? Ou de outra que acha que o futsal é uma modalidade a extinguir, estando completamente alheado da vida do Clube?
    Quanto nos custa este tratamento depreciativo por parte de quem nos representa?

    O que eu sei, é que não quero mais do mesmo. E prefiro correr um risco agora do que continuar neste lento estertor, a assistir ao definhamento do meu Clube.

    ResponderEliminar
  36. leao de alvalade

    nestes ultimos dias li uma entrevista do inacio onde lhe falaram nesses jogadores e ele disse que era mentira e que nao tinha falado com jogador nenhum( e o mateus nunca seria a custo zero porque tem contrato até 2012)

    discordo quando diz que o van basten no ajax foi à lá paulo sergio.

    foram o melhor ataque do campeonato, estavam em primeiro e em janeiro perderam o melhor jogador( huntelar) para o real madrid e o jogoador que o substituiu acabou por nao conseguir manter o registo que o outro levava.

    nao acabaram muito longe dos primeiros: o az de van gaal que foi campeao e ficou a 2 pontos do twente do mc laren que o sporting eliminou na epoca seguinte na pré da champions e ficou á frente do psv por exemplo.

    e se nao me engano o ajax a ultima vez que foi campeao foi em 2003 ou 2004 ainda com van der vaart, sneijder e ibraimovic.

    na selecçao foi eliminado no tal jogo com portugal no mundial 2006 e no euro 2008 limpou a qualificaçao só com vitorias e perdeu nos quartos de final com a russia do hiddink , isto depois de passar num grupo com italia e frança só com vitorias.

    dizem que tem mau feitio, que teve comfilitos com os jogadores, eu acho que isso demonstra é pulso firme e nao olhar a nomes

    ResponderEliminar
  37. JVL, as urnas são o sitio indicado para escolher o futuro do Sporting não seguramente para protestar.

    Aqui tenho eu (e muitos de nós) protestado ao longo dos últimos anos. O tempo suficiente para saberes de que lado estou em relação ao passado recente do clube.

    As eleições representam sempre um risco, e estas em particular, pelo estado em que está o clube. Mas as candidaturas não começam e acabam em GL e BdC e não acho que seja sensato assumir um risco tão grande só porque se está cheio dos que lá têm estado.

    ResponderEliminar
  38. JVL,Luz verde

    Se leram bem tudo o que escrevi, podem verificar que vou votar em BdC.

    Disse que considerava BdC uma pessoa preparada para assumir a presidência do SCP

    Vejo-o como alguém capaz de unir os Sportinguistas e portador dos ideais do Clube. Foi o que eu escrevi.

    Quanto ao treinador, disse a minha opinião porque considero o Van Basten um enorme risco e o Domingos não. E não vejo acredito que Domingos viesse boicotar o que fosse no seu próprio trabalho. Ele é portista mas penso que é e quer ser um bom profissional.

    Não considero uma boa aposta, a que ele fez com Van basten, só isso. E assusta-me muito ter o Inácio a pensar o futebol do Sporting. Sinceramente e sem papas na língua, digo que acho o Inácio um otário a pensar futebol.

    E se falaram (JVL) da fidelidade de Domingos ao porto, também o Inácio se pode beliscar nesse sentido pq já assumiu publicamente uma paixão por eles.

    Repito, BdC é o candidato que apoio, principalmente pelos ideais que transmite e porque acho-o capaz de gerir o Clube. Mas as escolhas para o futebol deixam-me apreensivo.

    E como disse também, nao se pode falhar mais.

    ResponderEliminar
  39. luz verde:

    "O Bruno pode não ser o Salvador montado no cavalo branco, mas fala a linguagem dos sportinguistas e não a dos executivos engravatados que não querem saber de ti nem de ninguém, a não ser dos bolsos cheios."

    O PPC tambem falava a linguagem que nós queriamos ouvir...e hoje é o que se vê.

    Não estou com isto a dizer que o BdC é um novo PPC...tanto pode ser como não.

    Mas vejo que muitos que defendem hoje "cegamente" o BdC(apesar de perceber o desespero pela mudança) , são os mesmos que defenderam até às ultimas o PPC.

    Inacio como vice-presidente, Van Basten como treinador...será que se fossem de outra lista, tinham a aceitação que se vê??? E nem falo do Eduardo Barroso, porque tachos ha em todas as listas!

    SL

    ResponderEliminar
  40. riga,

    Acabou a 12 pontos do Az e a 1 do Twente sendo o melhor ataque da prova com 77 ou 73 golos (salvo erro). Vi há pouco no zerozero e estou a dizer o nº de golos de cor.

    LdA,

    Estas eleições representam a escolha do futuro do SCP e serão ao mesmo tempo, caso seja BdC o vencedor, um protesto pelo caminho percorrido até aqui. Parece-me que acerca disto não haverão dúvidas.

    Não acho que haja risco maior para o futuro do Clube do que continuar a ter como dirigentes, "restos" de Roquettismo. A desmobilização, desinteresse, apatia e conformismo tem crescido de época para época e não vejo maneira de alterar isto confiando em quem a originou.
    Depois de 16 anos entregues a "gestores de topo", chega. Estou disposto, como já disse, a dar a oportunidade a outro. Aproveitando o lema do Tiririca "pior que está, não fica".

    ResponderEliminar
  41. Resumidamente,

    BdC é o candidato com o qual me identifico. Sinto nele um espírito Leonino como antigamente, sinto mais verdade e sinto mais capacidade de querer o melhor para o Sporting mas sem hipotecar tudo.

    Mas assusta-me as escolhas que fez para o futebol que é o coração do Clube. Sem o futebol ficamos quase a zeros, por mais que tenhamos carinho e amor pelas modalidades.

    Até porque é com o futebol que o Clube sobrevive financeiramente.

    Acho que é preciso ter os pés no chão e nao fazer deste candidato o salvador da pátria. É preciso equilíbrio e é preciso ponderar bem tudo.

    Está em causa muita coisa.

    ResponderEliminar
  42. pedro,

    A diferença entre o Inácio e o Domingos é que um é Sportinguista, apesar do afecto que tem pelo fcp e o outro é portista, apenas e só.

    Dezperado,

    Revês-te na lista do GL ou do DF?

    ResponderEliminar
  43. LdA

    Cheque em branco será para qualquer candidatura. BdC tem sido o mais focado porque é um desconhecido e quiçá um novo vale & azevedo. Daí o medo.

    O Inácio (o tal que ninguém gosta) falou em scouting falando alguns nomes entre os quais de André Cruz & Beto. GL já os tem. Além de copiar outros pontos do programa que não vale a pena agora comentar.

    BdC foi buscar o treinador possível e com prestígio. Hiddink, Lippi, Vaan Gaal seria um pouco utópico. Trouxe Van Basten. E com ele prestígio. É um tiro no escuro bem sei. Domingos não seria diferente.

    Por falar em estrutura. O futebol será trabalhado por Inácio, Virgílio e José Couceiro. E pela última entrvista de Inácio ainda existem lugares a serem preenchidos.

    Duque e Freitas, por exemplo, já não me inspiram confiança nenhuma. Não basta dizer aos quatro ventos "eu tenho duque e freitas" – revela que não percebe muito do assunto.

    Futre? (...)

    E agora brincando um pouquinho. Nem que seja o Tiririca amigo. Pior do que está não fica.

    ps – Abrantes Mendes seria alguém que gostaria de ver ligado ao Sporting. Já que é um claro outsider. Tem boas idéias e um grande apaixonado pelo clube.

    "Na questão do fundo não basta viajar até Moscovo e deixar-se fotografar com 3 russos e dar 1 conferência de imprensa para se assegurar que há 1 fundo. Parecem-me serem mais que justificadas as dúvidas sobre este meio que é crucial em toda a estratégia de BDC."

    o que achas então que BdC deveria ter feito?

    abraço

    ResponderEliminar
  44. Leão de Alvalade,

    Vou apenas fixar-me nesta tua frase, já que estes comentários andam demasiado depressa para o que consigo acompanhar.

    "Mas, ao contrário do que entendes, pessoalmente não considero que BdC cumpriu todas as suas promessas até agora. Na questão do fundo não basta viajar até Moscovo e deixar-se fotografar com 3 russos e dar 1 conferência de imprensa para se assegurar que há 1 fundo. Parecem-me serem mais que justificadas as dúvidas sobre este meio que é crucial em toda a estratégia de BDC."

    Queres dizer com isto que BdC não provou que o fundo existe? Portanto, 3 pessoas com nome e reputação a nível mundial, iriam expor o seu nome se fosse falso?

    ResponderEliminar
  45. jvl

    a distancia para o az eu nao sabia, mas tambem nessa epoca, o az nao deu hipoteses a ninguem, acho que seriam campeoes na mesma( nessa epoca via semanalmente no eurosport o resulmo da jornada), mesmo com o huntellar a ficar lá até ao fim da epoca( se nao me engano foi nessa epoca ou por ai que apareceu o suarez e com a saida do huntellar apareceu um de jong que pouco ou nada jogou na primeira fase da epoca que marcou 11 ou 12 golos,mas nao chegou, ate porque o pl que eles foram buscar nao fez grande coisa)

    ResponderEliminar
  46. JVL,

    Relativamente ao Domingos isso é demagógico.

    Se o Sporting tiver que jogar com o Ajax o Van Basten vai querer que ganhe quem o Ajax ou Sporting, se ele for treinador?

    Ainda há pouco tempo ouvi o Inácio tecer grandes elogios ao FCP, dizendo mal do Sporting, ( o Futre nunca seria ninguém se lá tivesse continuado, p.ex. )

    E nunca ouvi o Inácio assumir como é que o FCP ganhou os campeonatos enquanto lá esteve quer como jogador quer como treinador adjunto e principal.

    Eu tenho a certeza se o Inácio for eleito com o BdC também vai querer ganhar, o meu problema com ele nem com nenhum profissional não é por aí, mas sim com o que ele pode representar para o Sporting.

    ResponderEliminar
  47. LdA,

    Será? É que o Domingos ao serviço da União da Leiria já se deixou comprometer, na questão do penalty.

    Domingos? Não, obrigado.

    ResponderEliminar
  48. The Cure,

    Como disse ao JVL as eleições representam sempre um risco, e estas em particular, pelo estado em que está o clube. Mas as candidaturas não começam e acabam em GL e BdC e não acho que seja sensato assumir um risco tão grande só porque se está cheio dos que lá têm estado. No meu entender tem havido o assento tónico no protesto e menos na análise.

    Van Basten é um antigo jogador com prestigio mas está longe de o ser como treinador, aí tem tudo para provar, o que em si nem é o maior problema. Tenho sérias dúvidas que tenha sido escolhido pelo perfil mas sim como trunfo eleitoral, como quase todas as escolhas de Bdc.

    Na questão do fundo, - respondendo tb ao Mike - este faz-se com dinheiro e regras aprovadas pelas entidades competentes não com fotografias e conferências de imprensa.

    ResponderEliminar
  49. jvl

    Não me revejo em nenhuma lista, mas como acho que votar em branco seria uma estupidez, porque se todos quisessem protestar dessa maneira, iriamos ficar com uma comissão de gestão, irei votar no DF, apesar de detestar o Futre.

    Em ultimo caso, apesar de não gostar da expressão "voto util", se tiver equilibrado entre BdC e GL...irei votar no BdC.

    SL

    ResponderEliminar
  50. jvl

    Sei que o Domingos tem uma costela tripeira, mas se for um bom profissional, isso ficará para trás. Não estou a ver, hipoteticamente falando, ele perder para o fcp só porque é tripeiro.

    Confiava mais em Domingos do que em Van Basten para fazer um bom trabalho em Alvalade, por diversas razões, mas é apenas a minha opinião.

    Se ele se chamasse "Sunday" em vez de Domingos, se calhar já era mais do nosso agrado.

    SL

    ResponderEliminar
  51. LdA,

    "Na questão do fundo, - respondendo tb ao Mike - este faz-se com dinheiro e regras aprovadas pelas entidades competentes não com fotografias e conferências de imprensa."

    Quanto ao fundo, pelo que fui lendo blogosfera fora, não há necessidade de aprovação da CMVM. Se assim for, como parece ser, a aprovação da CMVM não se coloca.


    Dezperado,

    Já quando Paulo Bento saiu, a minha opinião era a de que deveríamos ir buscar um treinador estrangeiro com provas dadas. Esperemos que as provas dadas (títulos) sejam conquistados ao serviço do SCP.
    Tirando a candidatura de GL, que ainda nem apresentou o treinador, todas as outras parecem partilhar da minha opinião.

    ResponderEliminar
  52. LdA,

    Efectivamente o Inacio não desmentiu Sougou, Mateus e Rodriguez, quem desmentiu foi o BdC.

    Desmentiu o interesse e ainda foi mais longe disse que não queria coxinhos e marrecos.

    E imputar o interesse desses jogadores a Inacio é injusto, na medida que foi mais uma atordoada dos jornais, pois só assim se explica como se pode estar interessado a custo 0 quando o jogador ainda tem contrato com o clube.

    E só essa situação de o jogador não estar a custo 0 é o desmentido em si.

    ResponderEliminar
  53. Chega a ser ridículo como defendem com unhas e dentes o tipo que baixa a cabeça para não ver o que se passa em campo...

    Domingos este que não tem pré acordo com qualquer candidato.

    Quando o virem noutro clube irão continuar com essa defesa?


    Aguardem por novidades do Dias Ferreira,ainda tem uma palavra a dizer nestas eleições.

    ResponderEliminar
  54. Gosto das diferentes escolhas de treinadores, principalmente a fome de titulos que possam ter. Todos devem reconhecer que o campeonato nacional é um passaporte relativamente fácil para a montra Champions e isso alicia treinadores.

    Os grandes nomes são personalidades, cuja ambição e vaidade não precisa de maiores estimulos, eles querem ganhar sempre, e são um grupo restrito e caro.

    Prefiro um jovem lobo (Domingos ou Van Basten) ou um treinador ambicioso que precise de relançar a carreira (Rijkard e Zico).

    Por aqui estou descansado. Em termos de estrutura de futebol (não técnica) começam os meus problemas. De longe prefiro os homens de Godinho, mas até estes andam numa histeria de nomes perfeitamente estupida.

    Parece-me que todos têm apreciado o trabalho de Couceiro o que é um bom sinal, um sinal que a anunciada revolução pode ser de "cravos".

    No plano financeiro, outro novelo, não duvido da capacidade das listas de Godinho e Baltazar, na necessidade de gerir o presente e apostar no futuro. Já todas as outras são perfeitas incognitas, somente Carvalho apresenta uma solução para compras, mas nada apresenta para sustentar esse investimento, nem para atacar o presente. Caso muitos credores façam o mesmo que Baltazar promete vamos viver momentos complicados nos próximos meses, que serão um bom teste às capacidades de Bruno Carvalho. Espero que os seus homens sejam de boa cepa.

    Dias Ferreira, que tem ganho o seu espaço precisa de dar um golpe de asa nesta semana ou morre agarrado à sua escolha. Deitou tudo a perder com Futre e daqui não sai.
    Mesmo assim nunca seria a minha escolha, por razões mais pessoais que racionais.

    Aguardo com expectativa o debate de hoje...

    P.S. - Bom post Jvl, ninguém tem bolinhas de cristal para advinhar o futuro, são as nossas convicções por mais ténues que sejam que determinam o nosso voto. Vejo que já tens uma decisão.

    Boa sorte para ti, para a lista em que acreditas e para o nosso sucesso dia 27 seja lá quem seja o eleito.

    ResponderEliminar
  55. LdA

    Os nomes apresentados por Godinho Lopes têm perfil? Sá Pinto, Nélson, Vidigal, Manuel Fernandes, Beto...Vão fazer o quê, já agora? Parece que nem eles sabem. Quanto custam ao clube só para angariar mais uns votos?
    O Godinho Lopes não tem projecto, foi buscar uns nomes (Duque/Freitas), achando que isso basta para ser campeão novamente. Não chega. Precisa, por exemplo, de deixar de ser subserviente com o Porto. Precisa de dizer uma coisa num dia e mantê-la no seguinte. Agora até já diz que o Domingos era a opção desde início...Estas pessoas esquecem-se que os adeptos não têm memória curta (muito menos para o que foi dito poucos dias antes).
    A estratégia da lista A passa apenas por descredibilizar Bruno Carvalho. E já ninguém devia ir nessa conversa. Se mostrassem algum projecto para o clube teriam mais votos mas foi uma lista constituída em cima do joelho e que continua a crescer em número de pessoas a poucos dias da votação. Ou seja, nada foi pensado.

    ResponderEliminar
  56. Marcelo,

    Não vi essas declarações nos jornais por isso fiz a menção.


    JVL,
    a informação que me chegou relativamente ao fundo vai no sentido contrário e deve ter tanto valor como a que se lê na blogosfera.

    Relativamente ao Domingos não tenho dúvidas que se fosse ele a ser apresentado por BdC no passado sábado a apoteose era idêntica, talvez maior. Vale o que vale.

    Por sinal eu gosto desse entusiasmo, acho que o Sporting precisa de sair deste marasmo, mas esse entusiasmo não tem continuidade sem resultados. É com esses que o verdadeiro entusiasmo surgirá, porque se os resultados não surgirem os gritos serão de revolta e provavelmente dos mesmos.

    Esta candidatura suscita-me muitas dúvidas e não me sinto seguro em entregar-lhe o meu voto. Se estas eleições fossem apenas entre 2 candidaturas percebia a tendência, mas não é assim.

    E é aqui que não consigo perceber os sportinguistas, se fizermos 1 paralelismo com o que se passou há 2 anos. Havia muito menos promessas, muito menos falibilidade, havia 1 programa muito melhor estruturado e o resultado foi o que se conhece hoje.

    ResponderEliminar
  57. LMGM,

    Boa sorte para o SCP, independentemente da lista que ganhar. Apenas as suas vitórias nos poderão unir.

    Peyroteo,

    Não têm memória curta? Olha que o Freitas já é bom...

    ResponderEliminar
  58. LdA,

    Quanto a fundos, espero para ver. Não são a minha área mas pelo que li, parece não ser necessário. Como não sou da área, vou tentando recolher informação.

    Não acredito que o Domingos gerasse a euforia que o Van Basten gerou. Primeiro porque está conotado com o fcp; 2º porque como jogador nunca atingiu o estatuto do holandês.

    Estas eleições acabaram por reduzir-se a duas candidaturas. Duvido que o SAM entre nestas contas e o DF ou saca de um Ás de trunfo a sério ou então não entra para o totobola.

    ResponderEliminar
  59. Peyroteo, se conhecesses um pouco do historial deste blogue não me farias essas perguntas como tentativa de me confrontar. Aliás alguns dos artigos sobre Godinho Lopes e a sua candidatura estão bem à vista de todos, não custa ler antes de comentar.

    ResponderEliminar
  60. Admito que não li todos os artigos anteriores. Pareceu-me, por alguns comentários, que estavas a criticar a candidatura do Bruno de Carvalho, fazendo um pouco a defesa do Godinho Lopes. Como muita gente, caí no erro de limitar estas eleições a duas candidaturas. É que a candidatura de Godinho Lopes tira-me um pouco do sério e sinceramente não compreendo como podem votar nele.

    ResponderEliminar
  61. Mais do que Van Basten, será a qualidade dos reforços que ditará o potencial para sermos campeões.

    Um reparo nas candidaturas.
    Ninguém fala do Canal Sporting TV, projecto fundamental para apoiar, motivar e divulgsr o clube.

    Força BdC.

    ResponderEliminar
  62. Ed,

    A unica coisa que ouvi da Sporting TV foi de BdC numa sessão de esclarecimento ao ser perguntado sobre isso disse que vai analisar o estudo feito, mas que pensa ser positivo e que se o estudo economico interessar o canal é para avançar com a premissa que a Sporting SGPS tem de ser detentora de 100% do canal.

    ResponderEliminar
  63. "Mas as candidaturas não começam e acabam em GL e BdC e não acho que seja sensato assumir um risco tão grande só porque se está cheio dos que lá têm estado"

    Amigo, LdA.

    É verdade que não começaram só com esses dois candidatos, mas tu sabes muito bem que acabarão com um desses dois como vencedor...

    Continuo sem perceber o teu actual sentido de voto. Vais votar? Se sim, arrisca e manifesta qual a lista que te merece maior confiança (ou menor desconfiança, pronto). O que é que perdes? 10 Minutos a explicar o teu sentido de voto? Concordando-se ou não, será sempre uma opinião respeitável.

    BdC já se sabe que não conta com a tua confiança.

    Pelo que te conheço e pelo histórico da tua opinião, GL tb não creio que seja o teu eleito.

    Sobram 3.

    Continuo a achar que o teu grau de exigência e desconfiança para com BdC é superior aos dos outros... Um exemplo: Se o Fundo de BdC te merece tanta desconfiança, não querendo colocar em causa esse teu sentimento, pergunto-te: então e o dos restantes, que nem se sabe quais serão as condições ou os investidores?

    ---

    A todos:

    Deixo o seguinte pensamento: independentemente de quem ganhar, seria bom para o SCP que os candidatos vencidos disponibilizassem ao futuro presidente de todos nós as soluções que preconizam. Isto se sentirem verdadeiro amor pelo SCP. o clube necessita da ajuda de todos para se reerguer!... Depois se o novo Presidente do CD as adoptar ou não, já é da sua inteira responsabilidade.

    Mais uma achega: Pq é que os símbolos como Oceano que apoia DF, p.e., não podem regressar ao SCP, memso se o candidato que apoiam não venha a ser eleito?


    SL!

    ResponderEliminar
  64. Al, Ed:

    "CM - Canal de televisão?
    Sim. Mostrem-me o estudo e de certeza, são três milhões de sportinguistas, já com a condicionante que a empresa que a fica a dominar é a SGPS, que é detida a 100 por cento pelo Sporting.
    CM - E parceiros para a TV?
    Será fácil, para um canal que pode ter três milhões de espectadores."


    Extracto da entrevista de BdC ao CM...

    SL

    ResponderEliminar
  65. Virgílio,

    Nao chegou a altura para dizer em quem voto, provavelmente di-lo-ei aqui, em forma de post, na próxima 4ª feira, se a minha vida assim o permitir.

    Nem tenho que dizer em quem voto, como muito bem o sabes. Neste post do JVL limitei-me a dar conta do meu sentimento em relação à candidatura de BdC e julgo que deixei alguns elementos para reflexão.

    E agora meio a brincar meio a sério dir-te-ia que lembrando-me eu do histórico dos comentários do Ed - julgo tratar-se do mesmo leitor que de vez em quando aqui vem, se não for as minhas desculpas - que era aquilo que se pode dizer o mais empedernido dos defensores de JEB e companhia, e vendo-o agora a dizer "força BdC" mais me convenço que não estou a raciocinar nada mal... :-)

    ResponderEliminar
  66. Bem, este debate tem sido uma peixeirada à moda antiga. Até agora falou-se ZERO em ideias. Já sinto pena do Godinho Lopes, toda a gente casca no homem.

    ResponderEliminar
  67. “4 plasmas e 7 satélites lá em casa”

    looool

    ResponderEliminar
  68. Mike,
    Eu tenho pena é que ninguém diga uma coisa muito óbvia que o Dias Ferreira há pouco disse: o Sporting é um clube desportivo, de futebol.

    "Desportivo", "Futebol".
    Quem é o Godinho Lopes? O que é que um boneco daqueles que não dá uma para a caixa faz ali?

    ResponderEliminar
  69. A dos plasmas foi a melhor frase da noite. Parti-me a rir. Quase tão boa como a do Baltazar na 1ª entrevista: "Os centrais são bons, estão é mal montados".

    looool

    ResponderEliminar
  70. Caríssimos,
    A escolha do Van Basten, as dúvidas sobre o fundo e este debate de hoje foram aquilo que me faltava para decidir em que lista votar para a direcção. Eu votarei Dias Ferreira (apesar do Futre).

    ResponderEliminar
  71. Pá, o momento LOL foi a figura do PB mesmo no finalzinho qd subitamente se calou e ficou para ali, aparvalhado sem saber o que dizer... se calhar pq ng o interrompeu... se calhar pq estava armado em expert da comunicação e começou à procura da câmara activa...

    Resumo do debate: Enfim, em novidades foi um rotundo Zero. Foi acalorado (ou apeixeirado?) com SAM a ser o unico a ser respeitados pelos 4 restantes candidatos. Talvez pq não precisa de levantar a voz para se fazer respeitar, tal a mensagem cheia de bom senso e ponderação que faz passar.

    Mais uma vez o DF soube capitalizar bons momentos televisivos, com pontos altos, principalmente a ‘atacar’, cheio de humor, o GL. Alguns exemplos:

    “Eu sou burro e sou sócio do Automóvel Clube de Portugal”

    “Ó Sr. Eng.º, Isto não é um clube para construir estádios…”

    “Você não tem perfil para isto…"

    "...convidou-me a mim para representar o SCP, qd tem gente que diz ser experimentada no assunto?”

    etc, etc...


    O BdC envolveu-se demasiado em picardias com GL e PB, qd não precisava de o fazer. Podia capitalizar os ataques que sofreu defendendo-se com argumentos simples e óbvios e evitar contra-ataques que só davam em bate-boca de um lado e do outro. Principalmente pq PB cometeu novamente o erro colossal de entrar em ataques pessoais, que só o mancham a ele próprio. Confirma-se: PB é mesmo o mais fraquinho de todos.

    GL, socorre-se constantemente de LD e CF... E foi, mais uma vez, apanhado pelos outros em várias contradições. Ele é mt respeitador, mas os vários elementos da sua lista são uns talibãs de primeira. Chegou a ser ridiculamente aconselhado a aconselhar os membros da sua lista a terem outra ‘moderação’... Como? Se ele se reduz perante esses tais membros? Pergunto-me eu...

    SL

    ResponderEliminar
  72. O debate teve um vencedor claro: Dias Ferreira. Atacou forte e de maneira certeira o GL, não antagonizou nem BdC nem PB e com SAM foi sempre uma conversa de amigos, tu para cá e tu para lá.

    SAM foi o mais ponderado e a voz da razão. Pena que não tenha aprofundado o seu projecto para o SCP. Tenho a impressão que teria sido um excelente moderador do debate.

    BdC teve algumas boas intervenções mas deixou-se envolver em demasia com as provocações de GL e principalmente, PB. Boa tirada a dos 5M€, confrontando PB com o que tinha dito hoje.

    PB não me parece que tenha o que é necessário para ser Presidente do SCP mas neste aspecto ninguém bate GL.
    As contradições continuaram, afinal o fundo já é bom mas não é para agora e investidores também são bem-vindos. Depois a questão das declarações despropositadas e desadequadas de membros da sua lista.

    Dias Ferreira a ser o único a interrogar GL acerca da origem dos tais 100M€. O moderador do debate deveria ter colocado esta questão, assim como ter interpelado PB acerca da "chantagem" que tinha feito com os 5M€.

    Não ganhando BdC, e como SAM não tem a mínima hipótese, chego à conclusão que ganhe DF. E custar-me-á muito vê-lo como Presidente do SCP mas antes DF que GL.

    ResponderEliminar
  73. JVL

    excelente resumo do debate amigo.

    apenas quero acrescentar o visível nervosismo de GL e PB.

    ResponderEliminar
  74. O GL então foi uma coisa por demais. Nota-se que não tem estofo para estas andanças e talvez tivesse sido melhor não ter feito a declaração que fez logo no início do debate.

    Uma parte do debate que lhe correu particularmente mal foi a questão do fosso entre a Direcção e os adeptos, aproveitada bastante bem por DF, atacando-o de duas formas: o fosso no estádio e o existente entre a Direcção e os adeptos e sócios que foi iniciado por ele e pelas Direcções das quais fez parte.

    ResponderEliminar
  75. Absolutamente de acordo com o post do 10A às 00:09!

    Tenho estado bastante atento a toda esta campanha,e até Sábado estava muito inclinado para a lista do BdC. Se à partida a questão do fundo "russo" me levantava algumas reticências, e elas mantêm-se, não seria isso um factor suficiente para não votar na lista de BdC. Mas vendo BdC anunciar Van (Absoluto Flop) Bostan para treinador e tendo plena consciência de que é ABSOLUTAMENTE VITAL o sucesso desportivo do futebol sénior do Sporting, vital para a sua subsistência, vital para a sua militância, vital economicamente na alavancagem de receitas que nos façam sair do fosso, etc, tomei a decisão de votar em DF (mesmo achando que Domingos seria MUITO MELHOR opção que Rijkaard).

    Por isso, e pela importância que o sucesso desportivo do nosso futebol sénior tem na vida do clube - temos que ser campeões rapidamente -, prefiro Futre como Director Desportivo a Van Bostan com Treinador!

    ResponderEliminar
  76. Meus amigos:

    Pelas reações digo já que o vencedor do debate, sem ter feito puto para isso, foi GL!

    Dividem-se os votos dos insatisfeitos por BdC, Df e até SAM.

    GL mantem os irredutíveis da continuidade, que são mts.

    PB... Bom PB nem conta. O que ele realmente quer é assegurar os SEUS 5 KILOS. Tão depressa diz que mete dinheiro do bolso dele como, logo a seguir, diz que tira... Parece um puto mimado a brincar ao sportinguismo. Aliás, meninos mimados parece ser a sua companhia preferida, a ter em conta o que se afirma de mts dos elementos da sua lista.

    Mas a culpa de isto 'virar' é só da inexperiencia e falta de sangue frio (que no primeiro debate até demonstrou) do BdC. Caiu na armadilha da confrontação barata, perdeu lucidez e objectividade... Foi pena, pq poderia ter decidido hj a eleição. Faltou-lhe calma e a inteligência que vinha revelando para dar esse passo decisivo.

    Amanhã, tem uma entrevista a solo na tv. Pode ser que consiga fazer um 'damage control' e recuperar alguns votos ou convencer uns indecisos. Veremos.

    ResponderEliminar
  77. 10A & Jorge Carvalho

    Não me levem a mal, mas fico um pouco apreensivo quando vejo alguém mudar um voto (ou decidir-se) num debate que não foi mais que um lavar de roupa suja. Fraquíssimo e pouco esclarecedor.

    Atenção que falo independentemente da direção do voto

    Se o voto é decidido em debates SAM é de longe o melhor. E de goleada.

    O mesmo serve para os treinadores. Todos nós queremos o Lippi ou o Mourinho. Mas como todos sabem a vida de um treinador num clube é sempre uma incógnita (por diversos factores). Tanto pode durar três meses como três anos. Daí achar que nos preocupamos pouco com o essencial.

    O meu único receio é ver tanta gente dividida e ainda nos calha um GL como presidente.

    Um abraço

    Virgílio

    O vencedor da noite foi claramente Dias Ferreira.

    A frase da noite é mesmo esta:

    "Eu sou burro e sou sócio do Automóvel Clube de Portugal"

    Não sei onde viste essas reações, mas GL não esteve nada bem. Até elogiou o fundo de BdC. Ah, e com ele teremos uma auditoria. Imagine-se.

    Não passa de mensagens programadas. Nada do que vem daquele homem tem sentimento. É tudo programado. E Dias Ferreira como é lógico aproveitou e bem para desmascará-lo. Como já acima citaste e muito bem.

    Já agora qual o canal que irá dar essa entrevista?

    ResponderEliminar
  78. The Cure:

    21:00h. Novamente na RTPn.

    Eu não disse que o GL esteve bem. Disse mesmo que beneficiou do debate sem ter "feito puto para isso".

    Como vês aqui msm nesta cx de comentáios, DF capitalizou duas intenções de votos (10A e Jorge Carvalho), roubando-os a BdC... São estas as reações que notei pela blogosfera. Mais gente se decidiu ontem ou por DF ou mesmo por SAM. Pelo menos deram indicações nesse sentido. São posições ainda pc cimentadas e reversíveis? Sim , talvez, mas ontem o BdC deixou escapar votos que se encaminhavam na sua direcção. veremos se os consegue recuperar. Já quem afirmava preferir GL antes do debate, continua a preferi-lo depois. Dai dizer que a dispersão de votos pelos outros candidatos beneficie, acima de todos os outros, o GL.

    ---

    LdA:

    Evidentemente que não tens de dizer em quem votas! Mas posso 'picar-te', ou não? hehehe...


    Qt ao exemplo do Ed… Não percebi... queres dizer com isso que BdC é que é o gajo da continuidade pq o Ed apoiava JEB e agora BdC?! :S Eh pá, desenvolve lá melhor essa teoria, é que estando eu na iminencia de votar no BdC, não me agrada nada ficar conotado com o seguidor de JEB e um 'empedernido' continuista... LIVRA! :)

    Curiosamente, sobres os fundos, não diseste nem uma palavra. Fiquei sem resposta. Tb estás no teu direito, claro.

    O que reafirmo é o seguinte: tomemos o exemplo de DF. DF diz que tb tem investidores. Não os identifica, não diz como irão os supostos investidores investir (passo a redundância) no SCP, não diz nada. Será que merece menor desconfiança que o tal Fundo do BdC? Enfim, se calhar tds nos concentramos no Fundo do BdC porque dos outros não podemos avaliar rigorosamente nada: nem se é favorável nem se é desfavorável...

    Abraço a ambos.

    ResponderEliminar
  79. Virgílio,

    No outro dia falava aqui sobre o BdC e o seu fundo e dizia isto:

    BdC de Carvalho tem-se assumido como o arauto da ruptura contra a continuidade e com isso capitalizado muitos pontos. Se não me surpreende que muitos dos que durante muitos anos defenderam o final da “dinastia roquette” estejam hoje ao seu lado, já o mesmo não digo dos que esperaram até final para verem o que já há muito era evidente. Aliás o próprio BdC há menos de 2 anos votou em Bettencourt, o que diz muito da sua capacidade de previsão e análise, que são características que distinguem os líderes. Por isso quando ouço muitos que há pouco tempo apoiavam ainda Bettencourt e hoje rasgam as vestes quando ouvem falar em continuidade vejo uma espécie de manobra de diversão que faça por os olhos em terceiro para ninguém se aperceba da figura de néscios que andaram a fazer durante este tempo todo. Que credibilidade têm hoje os que defendem hoje a auditoria quando no passado a ignoraram ou a ela se opuseram? Provavelmente a mesma que os que hoje protestam contra a incúria das centrais nucleares no Japão, se até ao dia do sismo nunca as tinham visto? É tão irracional defender hoje uma ruptura qualquer como defender e caucionar pelo voto o que se vinha fazendo até Bettencourt se demitir!

    O Ed encaixa-se perfeitamente neste perfil como aliás muitos outros. Sem bem que não é o teu caso.

    O que a mim me conforta é saber que não estarei do mesmo lado que todos os Ed´s deste mundo na hora de votar nestas eleições, embora tenha todo o gosto de podemos estar juntos no estádio a puxar pelo clube que tanto gostamos.

    ResponderEliminar
  80. Passou-me a questão dos fundos mas o debate de ontem foi claro nesse aspecto e vi apenas 2 posições sérias sobre o assunto:

    PB é o seu próprio fundo e SAM sabe que não há milagres nem muita liquidez no mercado para grandes avarias e que o problema não é dever-se dinheiro à banca o problema é acumular a incompetência com a falta de transparência e a promiscuidade. Há gente que não se percebe se está a trabalhar para o clube, se para os credores se para ambos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  81. Virgílio,

    "Será que merece menor desconfiança que o tal Fundo do BdC? Enfim, se calhar tds nos concentramos no Fundo do BdC porque dos outros não podemos avaliar rigorosamente nada: nem se é favorável nem se é desfavorável.."

    Apenas se fala nisso porque foi o único a explicar o que pretendia fazer. DF fala em investidores, que os tem, mas ninguém lhe perguntou quem são, quanto irão investir, qual a sua proveniência, quantos investidores serão, etc.
    Ontem o PB dizia que queria investidores geograficamente mais perto e disse ao DF que com DF a Presidente, admitia investidores e deixava lá os 5M€. Curiosamente, também ontem, especulava-se que os investidores do DF eram de Macau e outro país que não me recordo agora. Mais perto? Só se os russos forem de Vladivostok!

    Já o GL tem 100M€, não explica onde os vai buscar, apesar de se suspeitar, não diz como os irá aplicar, não diz nada de nada!!! Como é possível haver tanta gente disposta a confiar em alguém que não tem uma ideia para o SCP, que concorda com tudo o que os outros defendem mas ao início era de opinião contrária e está perto de bater o recorde mundial de contradições?!

    ResponderEliminar
  82. The Cure

    Se ler bem o meu post, verá que eu digo que mudei de intenção de voto não após, mas antes (Sábado) do debate! E sim, neste momento é muito importante escolher uma candidatura com programa/projecto para o Sporting, mas É VITAL ter um bom treinador, pelas razões que adiantei no meu post anterior.

    jvl postou atrás que "Não se foquem apenas no nome de treinador. Não iremos votar para eleger um treinador mas sim um presidente." - Gostava muito que fosse assim, mas infelizmente não somos um clube ganhador e isso tem-nos levado onde estamos hoje. E com mais ou menos fundo ou banco-dependência, o sucesso desportivo é o nosso único caminho para a salvação. Foi e é essa a interpretação de DF, com a qual estou inteiramente de acordo!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)