domingo, 20 de março de 2011

Para o ano é que é!

Quem viu o Sporting "jogar" ontem em Alvalade, e ao fim e ao cabo ao longo das últimas 3 épocas, ( para manter 1 registo optimista) e ouve as promessas dos candidatos de que para o ano o Sporting "vai ser campeão", no mínimo tem razões para perguntar: campeão de quê?! Futsal ou campeão nacional de Atletismo, eventualmente. 

Entusiasmos à parte era bom que TODOS reflectíssemos  um pouco mais sobre o que se anda por aí a prometer. A leitura do artigo de Pedro Guerreiro mal de certeza que não fará:


PARA O ANO É QUE É
As eleições para a presidência do Sporting atingiram o momento Durão Barroso: todos sabem que o Sporting vai ser campeão, só não sabem é quando. Mas alguns até conseguem prometer (sem se comprometerem) que é já na próxima época. Prò ano é que é?

Os candidatos medraram como cogumelos e há-os de todos os tipos, dos que parecem institucionais aos que parecem chico-espertos. Todos acenam com carteiras de cheques, que provavelmente não estão visados, e com magistrais engenharias financeiras que resolvem e solvem o clube e o preparam para ganhar. 

Compreende-se o afã. Os sportinguistas têm razões para ter a autoestima nos mínimos, não ganham taças, perdem no campo com o Benfica e com o Porto há dois anos. O presidente que sai foi uma deceção e deixa o Sporting pior que encontrou: sem dinheiro, sem títulos, sem glória. O clube e a sua sociedade anónima desportiva representam hoje um dilema desportivo e um problema financeiro, e ambos parecem insolúveis. Daí que a disponibilidade para acreditar num discurso ferrenho e de cheques ao portador seja grande.

Este estado de necessidade não deve no entanto fazer das meras miragens grandes alucinações. Dizer que o Sporting vai ser campeão “já” é como prometer que a economia portuguesa para o ano vai crescer mais que a da Alemanha. Não é verosímil. Porque, como o país, também o Sporting precisa de fazer a sua “desalavancagem” antes de voltar a ter dinheiro para investir. 

A campanha para a presidência do Sporting está a ser um regalo para os franco-atiradores que trazem miríades com a validade de cheques carecas. Quem ganhar vai, provavelmente, ganhar sem “maioria absoluta” e ficará com poder abalável. Mais abalável será se prometer o que não vai cumprir. Nesse caso, estas eleições serão apenas intercalares.

22 comentários:

  1. o teu mal é leres essas porcarias. aí em cima não distribuem a dica da semana?

    ResponderEliminar
  2. O meu problema com as eleições não é o pessoal votar Bruno de Carvalho ou Godinho Lopes, ou mesmo Dias Ferreira. O meu problema são as pessoas que querem votar Baltazar ou Abrantes Mendes, duas figuras muito interessantes mas sem QUALQUER projecto de jeito para o SCP, sem qualquer ambição. O "projecto" de Baltazar é uma grande utopia, embora se veja que o homem sabe de finanças mais que todos os outros. Será que faria um bom presidente para a SAD? Fica a questão.

    ResponderEliminar
  3. Exclente blog, não conhecia.

    O Sporting ontem jogou mal mas dominou e merecia a vitória.

    Em relação á barra lateral, votei Bruno de Carvalho na sondagem

    Está a decorrer o concurso "Com 50 milhões eu fazia" em que você tem que fazer o seu plantel do Sporting para a próxima época atacar o titulo.

    O mais realista será o vencedor, concorra em:

    imperiofutebolistico.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Já se percebeu que Bruno Carvalho vai ser o próximo... Mas Van Basten ??!! Quando conhecer minimamente a lingua e o futebol português, já está a 8 pontos !!! Inácio lembras-te quem dizia isto??? Claro que lembras !

    ResponderEliminar
  5. @FernandoB Van Basten ou qualquer outro treinador terão desde o dia 27 ate ao fim da época para conhecerem o campeonato a equipa a língua e tudo mais.

    ResponderEliminar
  6. LdA:

    Pode ser difícil ganhar já o campeonato na próxima época, pois esta equipa está completamente em frangalhos... e Reconstrui-la será tarefa complicada. Mas com uma nova conjuntura, isto é: nova equipa técnica, novos dirigentes no SCP e no dept.º de futebol, novos jogadores, novo ‘elan’ entre a massa associativa e adepta leonina e nova fortuna (com Vítor Pereira incluído) não é impossível vencer... e acredito que voltem a dar mt mais luta.

    Afinal somos ou não somos 'eternos' candidatos? Se sim, teremos que iniciar cada época com a mesma ambição, mesmo se o favoritismo esteja (justamente) a ser atribuído aos nossos dois rivais. Com maior estabilidade e equipas bem apetrechadas / organizadas.

    Acho perfeitamente compreensível e até saudável um discurso ambicioso. Prometer lutar pelo título e não afirmar, desde já, que “vai ser muito difícil”, “é um desiderato longínquo” ou outros discursos do género. Chega de tanto conformismo… É com discursos desses que se pretende aglutinar e motivar a massa associativa e adepta do SCP? è dessa forma que vão fazer os adeptos regressar ao Estádio? Acho que não e já está no tempo de acabar com tanto miserabilismo. Claro que o discurso terá que ter correspondência no 'terreno', mas a esta distância não o podemos afirmar... nem que sim, nem que não terá correspondência prática

    Qt aos Pedros Guerreiros de ‘rascords’ ‘asbolhas’ e ‘osnojos’, entre afirmações com nexo e outras comparações descabidas, fico sem perceber, por exemplo e mt sinceramente, tanta preocupação com o numero de candidatos a presidente do nosso SCP… Quer-me parecer que será mais a dor de cotovelo a falar… Se calhar andava menos preocupadinhos se não aparecesse ninguém…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Virgílio,
    Nem mais. É tão fácil topar uma galinha à distância. Os seus discursos imbecis, a sua forma imbecil de olhar os problemas. A chamada dor de corno. O que esse imbecil tem pena é que estes 2 anos de Sporting não tenham sido nem pouco mais ou menos iguais aos 3 de Vale e Azevedo, ou aos 9 de 11 de Luis Filipe Vieira.

    "Sem dinheiro, sem títulos, sem glória."
    Palerma (falar em dinheiro), ignorante (falar em títulos), anormaleco com falta de espelhos em casa (falar em glória).
    É uma galinha, só pode. Em qualquer país decente um jornalista que escrevesse isso sobre um dos principais Clubes desse mesmo país, estava no olho da rua no dia seguinte.

    ResponderEliminar
  8. MM,
    O que Pedro Guerreiro diz parece-me mais ou menos indesmentível: JEB deixou o clube pior do que encontrou e o ambiente que se vive à volta destas eleições tem precisamente a ver com isso.

    Provavelmente estamos a viver um dos piores momentos que as gerações mais novas de Sportinguistas se lembram, JEB não deixou nem dinheiro, nem títulos, nem glória e decepcionou todos quanto acreditaram nele.

    Não vejo que se possa falar em "palerma" ao fazer-se essa constatação sem nos chamar a todos palermas também.

    ResponderEliminar
  9. Virgílio,

    Uma coisa é um discurso ambicioso outra são promessas miríficas que já ouvi fazer nesta campanha. Nenhum líder de qualquer dos clubes grandes pode prometer ser campeão no próximo ou em nenhum ano, e isso nem o PdC fazia quando controlava de forma descarada tudo o que era árbitro, CD, CJ, etc etc.

    Um discurso não pode ser ambicioso sem ser sério e ser sério é prometer um Sporting a lutar pelo título que, é bom lembra, não acontece desde 2007.

    Prometer o que se sabe se se pode cumprir ou não além de não ser sério é semear ilusões que, se as promessas ficarem no prego, depressa se transformam em desalento, e amargura.

    Não são as promessas que fazem voltar os Sportinguistas ao estádio, isso tem que ser para começar voltar a jogar à Sporting e claro, os títulos.

    Lembro-me de esta época ter visto com os meus olhos muita gente em Alvalade nas pré-eliminatórias da Liga Europa, e de seguida em Paços de Ferreira, como já havia acontecido em anos anteriores, na mesma altura da época.

    Nesta altura e com uma equipa completamente desestruturada, sem mecanismos colectivos, quem pegar nela vai começar do zero e por isso vai precisar de paciência (não é piada...) de todos nós e sobretudo de perseverança porque não vamos partir da mesma base que os adversários.

    O realismo nunca me impediu de ser ambicioso, já as ilusões sim.

    Quanto ao facto do autor ser do Record, na verdade ele é director do Jornal de Negócios tem uma coluna de opinião no Record, jornal do mesmo grupo. As suas opiniões costumam vir despidas da emoção clubista, , a contrário de outros colunistas que não conseguem esconder a camisola por baixo da camisa.

    Julgo que o seu artigo vale pelo seu conteúdo, independentemente da sua origem. Seria igualmente válida para mim, porque me revejo em muito do que foi dito, se fosse escrito por um benfiquista ou portista.

    PS: Podes, se te quiseres dar ao trablho de fazer a comparação com outro artigo que também me parece pertinente:

    http://www.record.xl.pt/opiniao/cronistas/abrir%20o%20jogo/interior.aspx?content_id=687444

    ABraço

    ResponderEliminar
  10. FernandoB e Homer,

    Há de facto tempo para diversas coisas, mas o fundamental é a capacidade do técnico em dotar a equipa de mecanismos colectivos que permitam ganhar os jogos ao grosso das equipas do nosso campeonato, em particular nos jogos em casa, frente aos autocarros.

    ResponderEliminar
  11. Mike Portugal, essa dos projectos é boa. Ora analisa bem o que todos REALMENTE propõem e vê lá se não se equivalem entre eles.

    ResponderEliminar
  12. Leao de Alvalade,

    Ha formas e formas de dizer-se uma mesma coisa. Depende da forma. Depende de quem o diz. Depende do espirito de como se diz.
    Um anormal que diz isto,
    "Os sportinguistas têm razões para ter a autoestima nos mínimos, não ganham taças, perdem no campo com o Benfica e com o Porto há dois anos", esta a sugerir que a auto-estima dos sportinguistas depende da conquista de Tacas.
    Um anormal que diz isto,
    "O clube e a sua sociedade anónima desportiva representam hoje um dilema desportivo e um problema financeiro, e ambos parecem insolúveis.", mais nao esta a expressar o desejo de que o "problema" do Sproting (entre aspas porque sao varios) nao tem solucao, e que portanto o Sporting esta condenado. E o desejo do anormal, nao e nada mais do que isso.

    "Dizer que o Sporting vai ser campeão “já” é como prometer que a economia portuguesa para o ano vai crescer mais que a da Alemanha. Não é verosímil", dizer isto e uma imbecilidade porque o Sporting nao e tao complicado quanto um pais ou uma nacao, nem o Futebol e tao complicado quanto uma economia. Ha milhentos exemplos de barcos que se endireitam em menos de nada. O Sporting foi campeao em 1999 depois de ter terminado o 1998 em 4'o lugar. E o Carnide o ano passado foi campeao depois de ter terminado o ano anterior mais uma vez em 3'o e humilhado num grupo da Liga Europa em que fez 1 ponto e 1 golo. Jose Mourinho e bi-campeao e ganha 2 provas europeias no Porto comecando do 0, com uma equipa quase totalmente nova, um plantel quase totalmente novo. Sao 3 exempos, como ha muitos.
    "A campanha para a presidência do Sporting está a ser um regalo para os franco-atiradores que trazem miríades com a validade de cheques carecas", cheques carecas? Mas este badameco pensa que o Sporting e um clube como o dele em que 2 ou 3 vigaristas seguidos ocupam a cadeira de presidente do seu clube de merda sem que a nacao de incapazes veja o que esta na sua frente? De quem sao os cheques carecas?

    Leao de Alvalade o espirito deste texto e clarinho. Uma galinha absurda a dizer disparates.
    E isso que e.

    ResponderEliminar
  13. E para alem do mais eu nao ouvi ninguem dizer que "para o ano e que e". Este triste diz isto para tentar achincalhar o Sporting pegando numa frase que quase durante 2 decadas os jornais e os adeptos rivais do Sporting soltavam repetidamente, "para o ano e que e".

    Canditatos que parecem chico-espertos.
    Onde? Eu nao vejo nenhum. Um unico.

    Clube sem gloria?
    E como a historia da Belenizacao. O Sporting so no Futebol tem 22 titulos nacionais, 15 tacas de Portugal, 1 comepticao europeia ganha e fala-se em Belenizacao assim sem mais-nem-menos? Eu gosto muito do Belenenses mas cada coisa no seu lugar.

    Leao de Alvalade se calhar e por isto que qualquer coisinha que seja novidade e logo entrendida como perigo. Muitos sportinguistas estao tao habituados a sentir-se miseraveis que qualquer luz os cega, no lugar de ilumina-los.

    ResponderEliminar
  14. MM

    É única coisa que sabem fazer,dizer mal e criticar.

    ResponderEliminar
  15. LdA:

    Sem saber a quem te referes em concreto (ou o Pedro Guerreiro), e em que contexto foram proferidas tais afirmações, ainda assim, arriscaria dizer que no meio de um discurso inflamado, um (futuro?) dirigente / presidente do SCP proferir as palavrinhas mágicas "Vamos ser campeões" não deverá ser interpretado (eu pelo menos não o interpreto) como uma promessa. É mais, isso sim, a manifestação de um desejo, e da vontade férrea de atingir o título mais almejado por nós.

    Será isso condenável? Não me parece... Acho isso saudável. Acho motivador. Não acho ilusório, pq tds nós sabemos bem a distância, em termos qualificativos, que neste momento nos separa de fcp e slb. Só se enche de ilusões quem andar completamente alucinado ou fora da realidade. Mas essa demonstração de vontade faz bem a uma coisa: à alma leonina. Pessoalmente, já estou fartinho de ver, ouvir ou ler os nossos dirigentes afirmar que “vamos vender cara a derrota”, só para citar um exemplo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Qt ao Pedro Guerreiro (PG) sei bem quem é (mt solicitado pela Tv, como comentador politico / económico) e até admitindo poder estar a ser injusto com ele, apenas baseado no facto de escrever sobre futebol (um assunto que não domina, ou domina mt pouco), questiono-me o pq de alguém fora do seu meio se permita arriscar prognósticos tão pessimistas sobre o futuro dum grande clube. Mas pronto, tb já é moda bater no SCP a torto e a direito e, pelos vistos, o PG não resistiu. Hoje é mais fácil prever a desgraça que a retoma. O facto de concordar com outros artigos dele, não me obriga a concordar com este. Repara que no meu primeiro comentário disse que o artigo até tinha alguns pontos com nexo, mas (e este mas é um gde MAS) tem lá pelo meio afirmações que me parecem críticas gratuitas (ataca a honorabilidade dos candidatos, p. e.. Conhece-los donde?), mesmo descabidas e mt longe de serem factuais. O MM deu alguns exemplos que corroboro. Analisando as entrelinhas poderia dizer que o Pedro Guerreiro sente-se incomodado com coisas que não o deveriam incomodar. Isto se estivesse a ser sério e imparcial.
    Lendo o link que colocaste para outro artigo dele, mais me convenço de que PG esteve infeliz neste. No último parágrafo ele cola o sucesso desportivo com a qualidade da gestão dos dirigentes dos nossos clubes rivais (a única diferença de slb esteve na contratação de JJ… um único acto de gestão que fez toda a diferença). Ora, o que garante ao PG que a partir de dia 27 o SCP não passa tb a ser gerido de forma mais eficiente? Afinal é isso que nos faz correr, é essa esperança que nos leva a regressar a Alvalade no próximo sábado mesmo percorrendo centenas de Kms, certo? A não ser que para PG seja certa a desgraça do SCP, independentemente do candidato vencedor… Será que sabe mais do que insinua? Não me parece.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  17. Uma ultima pergunta:

    Pq é que é irrealista pensar que o SCP pode ser já campeão para o ano? (é dificil? É e mt. è impossível? Não.)

    Recorrendo à história. Nos anos 70 andamos numa montanha russa classificativa em que de 5.º passávamos a 1.º no ano seguinte...

    ResponderEliminar
  18. Virgílio, o que é irrealista é prometer que se vai ser campeão, não é irrealista acreditar que é possível.

    Entre uma coisa e outra vai 1 grande diferença.

    PS: Para que fique claro as promessas de titulo para o ano foram feitas pelo BdC, ouvi eu , ninguém me contou e pelo LD, da candidatura de GL na Bola, citado pelo próprio BdC, também à minha frente.

    Confesso que nos últimos dias tenho estado impedido de seguir com muita atenção a campanha e os seus ecos na imprensa, para lá do que vejo na net, não sei se mais alguém a terá feito.

    ResponderEliminar
  19. Acreditar muito ao ponto de dizer que vamos ser campeões faz parte da crença e da paixão.

    Mas para isso é preciso ter confiança inabalável nos elementos, na equipa, técnica e jogadores que temos ou teremos.

    Quem acredita que com Van basten vamos/poderemos muito ser campeões estará confiante e quererá contagiar todos com esse sentimento

    O mesmo acontecerá em relação a outros nomes.

    Eu não me encho de confiança co Van Basten. Encho-me muito mais com Domingos.

    Não me encho de confiança com o Inácio, nem pró ano nem depois. Mais depressa com o Carlos Freitas.

    Enfim, acho que passa um pouco por aqui. De qualquer forma nao vejo grande mal em dizer que se vai ser campeão apesar de perceber que é um pouco demagógico e irreal.

    É paixão e é uma confiança motivada por uma circunstância eleitoralista e de perspectiva de grandes melhorias nas estruturas técnicas do futebol profissional.

    Em relação às eleições, não sou apoiante da candidatura de GL mas, perante o treinador e director desportivo da candidatura de BC não me entusiasmo nada com o sucesso do futebol, antes pelo contrário, deixa-me algo preocupado.

    ResponderEliminar
  20. Leão de Alvalade,

    Já tinha dito isso dos programas serem muito parecidos em vários posts. O do Baltazar é significativamente diferente, especialmente na forma como ele quer o clube a funcionar e como quer usar o dinheiro. Não consigo mesmo concordar com o programa dele.

    Sobre os treinadores, sinceramente, estou mais receio de Van Basten (e até é do candidato em que vou votar), mas fico descansado se Godinho Lopes ou Dias Ferreira ganharem (só pelo treinador, atenção).

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)