sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Sporting precisa de mais e merece melhor

Tristeza e desolação
Tristeza e desolação são os sentimentos que acompanham a escrita deste post. Triste porque o Sporting de ontem jogou de forma triste, espalhando tristeza e até apreensão. Desolado por me sentir desmentido pelos acontecimentos. Não porque pensasse após a vitória com a Juventus se estendia uma auto-estrada para o êxito , mas por então vislumbrar progressos nítidos em relação ao passado recente, demonstrando trabalho feito e ideias bem definidas. Não pensei é que a equipa pudesse retroceder tanto como o fez ontem e fico sem perceber as suas verdadeiras causas. Falta de confiança que se instalou pelos resultados negativos, especialmente pelo traumático jogo de apresentação e pela fraca capacidade concretizadora, quebra física (os índices físicos são mais evidentes com deficit de confiança) erros tácticos, má gestão dos recursos? Provavelmente um pouco de tudo.

Perceber Domingos
Convém antes de mais perceber Domingos. Há quem não perceba a utilização de tantos jogadores “do ano passado” e ele explicou o facto de forma bem clara, na conferência que antecedeu o jogo: "Procuro o melhor, os que me dão mais confiança e que possam responder à exigência defensiva. As minhas opções por vezes recaem nos que estão há mais tempo no futebol português e mais identificados.” Para começar não podia ser de outra forma, seria um autêntico hara-kiri jogar com um 11 completamente novo, treinando apenas um mês. Além de que, pelo que se tem visto, há nomes do ano passado que farão seguramente muitos jogos, justificadamente. Há quem não perceba a utilização de Djaló e Postiga. Mas Capel parece precisar de mais tempo para não se tornar, na voz dos adeptos, um novo Farnerud, ou um Djaló andaluz. Wolsfwinkel não lhe dará para já grandes garantias, Rúbio não tem que assumir tanta responsabilidade. E, como ontem se viu, Izmailov e Matias, em que se depositam sempre grandes esperanças, estão ainda “anémicos”. Schaars é demasiado curto, até para quem tem o poder de fogo que ele detém, podendo ser uma mais-valia na meia-distância, arma que nem utilizamos. Jeffren está por arames. A sua retirada de campo, incompreendida por muitos, entendi-a como medida de gestão para o jogo de Aveiro. O jogo de ontem, pese a pálida exibição, estava controlado e, ao contrário de uma franja de desesperados, Domingos sabe que a época não acabaria ontem, mesmo que perdêssemos o jogo.

Dúvidas? Mais que muitas...
São muitas adversidades mas que não justificam tudo. Apesar de confiar no seu trabalho, Domingos tem juntado à conjunção de contrariedades algumas decisões menos felizes mas que o tempo se tem encarregado de pelo menos as entender melhor, como tentei demonstrar acima. Mais preocupante parece-me ser a sua perplexidade pelo momento da equipa ao afirmar que “nesta altura esperavaque a equipa estivesse melhor” parecendo surpreendido ou até ultrapassado pelos acontecimentos. Veremos  se consegue injectar esperança e ânimo no jogo da equipa, recuperando os bons princípios que agora parecem ter sido esquecidos. E se consegue dar mais comprimento ao nosso futebol. Não dispondo de dinheiro para comprar um jogador que, de forma indiscutível, aumente os níveis de eficácia, cuja falta parece estar a corroer a confiança da equipa, melhorar o caudal e a qualidade do jogo ofensivo da equipa parece-me ser a via que resta.

Deitar fora a criança junto com a água do banho
Para lá de toda a tristeza e de justificada apreensão parece-me absurda a reacção de desespero e profundo negativismo que se instala paulatinamente em alguns sectores. Ela não é a causa para o actual momento mas pode, a curto prazo, ser um mais um dos nossos problemas. Sei que há muitos adeptos que se relacionam apenas com o clube pela via dos resultados. Se o Sporting ganha projectam, impacientes, a hora de descer até ao Marquês. Se não ganha vaticinam o final dos nossos dias, esquecendo-se de tudo o resto. O jogo de ontem esteve aí para nos lembrar que o definitivo em futebol é apenas quando o árbitro apita para o final. E, daqui até ao final da época, poderemos ser obrigados a revivê-lo a contragosto mais vezes. O Sporting sempre teve que viver com a postura extrema dos seus adeptos, como aliás todos os clubes. Mas o momento peculiar e extremamente difícil em que vivemos exige também uma atitude diferente. Os Sportinguistas não podem, ou deveriam, pôr tudo em causa nos primeiros revezes. A menos que se queira 3 plantéis, e outros tantos presidentes e treinadores até Dezembro. Sob pena de deitarmos fora a criança com a água do banho.

O Sporting precisa de mais da sua equipa de futebol e também merece melhor dos seus adeptos.

23 comentários:

  1. LdA,o que falta ao SCP é despachar de uma vez por todas quem não tem qualidade, o resto é discutir pintelhos (Catroga dixit).

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    Bom post.

    Mais que o resultado ou o adversário ontem fiquei triste com o nosso futebol.

    Mas tenho de acreditar em quem lá está e ter paciencia ... muita paciencia !!!

    SL,

    ResponderEliminar
  3. LdA:

    Muito bom post, salientando desde já a parte final.

    O Sporting mudou radicalmente, por dentro e por fora, nos últimos seis meses. Tudo mudou, à excepção para já, dos resultados do futebol, que permanecem semelhantes aos do passado recente.

    No futebol em particular, mudou a estrutura, mudou a equipa técnica, mudou o treinador, mudou o departamento médico, mudou metade do plantel, mudou a Academia, só o Paulinho ficou. No entanto, ao primeiro abanão desta reconstrução a partir do zero, exige-se já uma nova mudança radical, passados apenas 2 jogos da época oficial.

    É a já famosa blogohisteria, que durante a semana exigiu uma tomada de posição oficial sobre as arbitragens e, agora que ela surgiu, é fortemente criticada por se achar que o maior problema não são as arbitragens mas sim a titularidade de Postiga e Djaló.

    Outro sintoma perturbante da histeria colectiva que domina o Sporting nos dias de hoje: ao longo das últimas semanas tem-se malhado forte e feito na SAD por não conseguir vender os jogadores sem mercado que passamos os últimos anos a desvalorizar. Agora que Vukcevic foi vendido por 2,5M, ninguém acha merecedor de importância.

    Enfim, é o clube que temos. Vale mais aceitá-lo com resignação e continuar a trabalhar porque o trabalho, esse sim, tem que ser feito sem qualquer resignação.

    ResponderEliminar
  4. Um técnico acima da média é como tem sido em todas as conversas rotulado o Domingos.
    É evidente que a epoca está a começar com jogadores da epoca transacta e uma enorme remessa de novos. É evidente que face ao que aconteceu em epocas anteriores, Domingos não pode cortar radicalmente com o passado e deposiatr somente confiança nos novos. Se não fosse assim, teria dado ordens de dispensa no inicio. Mas vamos por partes. Já estamos, nesta altura, a competir ao mais alto nivel . A pre-epoca já era. Domingos tarda a começar a construir uma verdadeira equipa, para a arrancada (que já iniciou) e a definir uma primeira selecção. Porque um técnico acima da média tem de ler bem o presente e advinhar e preparar sem lamexas ou compalecências o futuro. No futebol as meias tintas não levam a nada . Tem de se ser acutilante , com razão e personalidade e caracter forte. Domingos tem excelente leque de opções. Não se peercebe porque continua a apostar em Postiga e Jaló. Já para não falar de outros que até tem comprometido os nossos decepcionanrtes resultados.
    Tambem sou da opinião que não se pode estar sempre num bota-abaixo permanente. A critica quere-se construtiva. E por isso não percebo que ontem com um adversario perfeitamente ao nosso alcance Domingos não tenha apostado nos novos e não na equipe que modestamente se tem vindo a exibir. Não queremos mais do mesmo. Os reforços (sim disse reforços ou querem chamar-lhe outra vez de aquisições) estão todos lá. Porque não rotativamente aproveitar adversarios mais fracos (não só em teoria, mas porque são mesmo) para os por a jogar? O tecnico sapiente tambem deve saber arriscar mesmo com risco controlado. Não se tem visto nada disso.
    Não quero sequer pensar que Domingos creia que está a fazer a escolha certa no timing certo. Os jogadores estrangeiros para se adaptarem têm de jogar, entar em competição, justificar custos. O Sporting é grande demais para meter tanta gente a jogar cartas na Academia.
    Esperemos que o repto dos sportinguistas se faça ouvir de forma civilizada porque é disso que se trata, na massa associativa do nosso clube que já não tem de prestar provas a ninguem em materia de conformismo e paciencia. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  5. fernando sousa,

    Digo-lhe a si e aos demais o que disse ao Nuno Mourão a propósito deste autêntico massacre "Postiga/Djaló":

    O caminho mais fácil é juntar a nossa voz às dos demais que se querem substituir ao treinador.

    Não é possível reconhecer competência a Domingos e simultaneamente querer-se substituir a ele nas escolhas que faz. Isto é minar a sua credibilidade, com as consequências daí recorrentes.

    Se os problemas do futebol do Sporting se resolvessem com o afastamento destes 2 jogadores podia-se dizer que o Sporting não teria problemas.

    Infelizmente como ainda se viu ontem não foi só o Postiga e o Djaló que jogaram mal. Então e o Schaars, o A Santos, o Izmailov, o Rúbio e o Matias, p. ex.?

    Nunca foi favorável a massacres nem pela pena de morte, daí ser-me difícil perceber o que vai pela cabeça dos adeptos e meus consócios por este dia.

    Ao invés de se contribuir para uma solução está-se a contribuir para o exponenciar do problema que efectivamente é real.

    ResponderEliminar
  6. LdA, mto bem, como sempre!

    Tenho evitado comentar porque o negativismo da generalidade dos comentários que tenho visto aqui, afastam-me a vontade de debater os assuntos.

    Ser Sportinguista não é fácil, além de anos de incompetências directivas, ainda temos de lidar com adeptos sem serenidade e sem visão global das coisas.

    Não embarco nas histórias de Djalós e Postigas. Nem me meto mais nessas discussões. Jogamos com os que temos e os que, no momento, melhor servem. Mesmo que não sirvam para muito. Mas não embarco em debates redutores.

    Crucificaram dois jogadores quando quase todos jogaram muito mal. Nem como equipa funcionaram. Antes da época começar já vinha dizendo aqui que Bojinov era essencial. Desde que esteja a todos os níveis a 100% é fundamental para o Sporting. Mas agora não vou andar a perseguir ninguém.

    É preciso tempo, serenidade e mudança de mentalidades. A desilusão do jogo de ontem passou muito pela pobre exibição e eu acho que isso passa também pela mudança de mentalidade dentro do clube, nos jogadores e dirigentes. Já se falou nisso e para mim é óbvio que é preciso mudar.

    Temos de dar tempo para a equipa crescer e os jogadores ganharem forma e debelarem as lesões. è preciso tempo para entrosar jogadores entre si e treinador. É preciso serenidade dentro e fora de campo para isto tudo acontecer. É preciso mudar as mentalidades dentro e fora de campo também.

    Também queria o Messi em vez do Djaló ou o Ronney em vez do Postiga. Mas não embarco em debates estéreis à volta de pormenores. Qualquer dia volta o Polga, basta um erro acontecer. E depois o Patrício e depois outro qualquer. Nenhum vai prestar nunca apesar de quase tudo ainda faltar para poderem dar o seu melhor.

    A histeria colectiva é algo que me parece muito medíocre e redutor.

    SL

    ResponderEliminar
  7. O titulo do seu post é qualquer coisa de sublime. No momento actual devia ser colado nas paredes do balneário.

    Sei que vou dizer uma heresia: dispensar Vukcevic porque não o conseguimos vergar e ficar refém desta nulidade que não sabe distinguir uma bola de um balão, não faz qualquer sentido. Não dar hipótese a um bom jogador de jogar com bons jogadores, e conceder a oportunidade de um não jogador minar a qualidade dos bons jogadores, não cabe na cabeça de ninguém! Mas é só a minha opinião…

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Leão Pensador,

    É certo que não cabe na sua, mas coube na dos 5 treinadores que treinaram ambos. E - já agora deixe-me salientar a coincidência - ambos tiveram apenas 5 treinadores no Sporting. Portanto foi mesmo de todos os treinadores!

    Raio de azar para as suas qualidades de decisor táctico. Mas sabe o que poderia fazer? Enviar um currículo para o Luís Duque. É que está visto que anda muita gente distraída e temos um Mourinho à nascença...

    Abraço,

    PLF

    ResponderEliminar
  9. os jogadores deviam ter sido apertados logo no final do jogo com o valência, mas o senhor luis duque no final desse jogo disse que ainda não estava apreensivo, eu fiquei logo. é na pré época que muitas vezes vemos o destino da época, assim tem sido há 3 épocas a esta parte incluindo já esta. péssimas pré temporadas a anunciar péssimas épocas.

    ResponderEliminar
  10. Podia também mandar o seu corriculo também, iluminado.
    Dispensar o vuck e ficar com o djaló,assim como dispensar o varela, e ficar com o mesmo djaló, decisões tomadas por técnicos não fazem destes com mais conhecimentos, só repete o erro. Uma decisão errada quando tomada por mais de uma pessoa, não a faz ser boa.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo/PLF que respondeu ao Leão Pensador,

    E esses 5 magnifícos treinadores, o que é que fizeram de positivo? O que é que ganhámos, ou para não ser injusto, quando foi a última vez que vimos 3 jogos de seguida em que jogámos decentemente? terá sido com algum desses 5 magnifícos treinadores?

    E se nesses 5 treinadores estiver o Paulo Bento, não foi ele que também não gostava do Carlos Martins e do Varela e que depois os seleccionou? Será que quem faz isto é assim tão bom a analisar jogadores?

    Ab

    António

    ResponderEliminar
  12. Relva!

    Saudades suas, pá. Quem lhe diz que ainda não enviei um currículo?

    Já pensou juntar-se ao Leão Pensador e fazer uma task force? Decidam-se quem fica com o lugar de principal, quem fica com o de adjunto, se quiser até pode dar uma perninha como gestor de activos e dirigente. Depois é só perguntar à chusma de idiotas que assobiava o Moutinho, o Miguel Veloso, o Nani, o Schmeichel e Pedro Barbosa, etc., quem é que queriam a jogar. É a receita do sucesso. Como foi possível não termos pensado nisso antes?!

    Iluminado...

    É verdade que sinto a minha luz fosca por estes dias... Esperava sinceramente que o Sporting estivesse melhor por estes dias. Tenho por isso muita pena de ter de voltar a falar consigo, sobretudo nestes termos, porque desejava apanhá-lo num momento mais feliz. Mas ainda assim vou continuar a desconfiar que os 5 treinadores - em 5 possíveis - que discordam da sua opinião, têm razão. Mas hoje por hoje já não sei nada.

    Sabe... isto é mais ou menos como o desejo de pôr os trotskistas-leninistas a governar o país. Dá vontade de os meter a ter de escolher entre o seu programa de governo e a sustentabilidade do país. Mas depois no fundo não queremos arriscar...

    Havia de ser bonito... de um lado uma equipa com todos os bodes expiatórios e do outro a "equipa do povo". Tinha graça.

    Abraço,

    PLF

    ResponderEliminar
  13. António,

    Sugere uma 3ª revolução em 2 épocas?

    Não acha que 5 é treinador a mais para encostar um jogador injustamente? Não sei, digo eu. Se todos os que o treinaram resolveram encostá-lo, será que estão todos errados e os adeptos é que sabem?

    Desculpe (e aos demais também) mas deve ser uma questão de valores, ou de não confundir tristeza com raiva, de procurar soluções e não escapes... mas se todos jogaram mal, não consigo culpar só 2 ou 3. E custa-me ainda bem mais andar neste mata e esfola que se vê a torto e a direito. No fundo é o que se diz no post.

    Há que não confundir tristeza com raiva, por muita tristeza que se tenha, e há que não contribuir para o problema em vez de para a solução: o plantel tem 28 jogadores. Portanto além dos 11 que alinharam ontem a titulares, 8 dos quais fizeram 90min (forçosamente), há 17 outros que estão prontos a entrar. O que o Domingos nos diz é que estes 11 são os melhores no momento. Poderá haver outras opções, muitas delas seguramente defensáveis. Infelizmente o pior momento do Sporting ontem coincidiu com uma estrutura desejada por muitos - com a excepção do Djaló - o que não é um bom indício. Mas que se calhar é elucidativo que aqueles serão os que estão em melhor momento de forma. Até porque não me parece que haja alguém aqui que assista aos treinos...

    A única coisa de que estou certo é que (a) o caminho mais fácil de agradar às bancadas é fazer sangue em 2 ou 3 (mas não estou certo que se ganhe o respeito dos jogadores, quer dos jogadores em causa, quer daqueles que lhes reconhecem mérito) e (b) aqueles que não jogam não podem ser bodes expiatórios. Senão lá estaria o Carriço entre o lote e a sorte é que o Laudrup não acertou na bola, senão a probabilidade que estivesse lá o Patrício era grande também.

    Abraço

    PLF

    ResponderEliminar
  14. O discurso dos comentadores residentes é o mesmo,cheira a mofo,tal como os problemas do SCP.Mas o problemas somos nós,aqueles que acham que o Postiga nem no Aliados de Lordelo tem lugar,ou o Djaló que é profissional há quase 10 anos e não sabe dominar uma bola.
    E o Evaldo? De facto em relação a Grimi melhoramos um pouco sem dúvida, mas serve? O homem defende pouco e mal, e em 10 cruzamentos acerta um.
    Já li aqui que afinal o Capel precisa de tempo.Mas há maior LOL que isto? O rapaz veio daqui do lado,tem qualidade acima da média,mas...temos é que levar com o Djaló. Mitíco.
    Fomos buscar um holandês que custou 5.4M euros e que marcava golos na Holanda,mas...joga o Postiag que ontem deu mais uma sessão de comédia na Dinamarca.
    Que os problemas do SCP não se esgotam nos jogadores eu tb sei,mas fazer de conta que a parte da equipa apresentada NÃO TEM LUGAR no SCP não é a solução.
    Agora querem renovar com o Djaló...epá...só podem brincar cmg. O Djaló não quer,e com isso mostra de facto o seu sportinguismo.Obg Djaló.

    ResponderEliminar
  15. PLF,

    É óbvio que não quero revolução, até porque acho que, nestes casos, a prazo se fica sempre a perder. Em quase 50 anos de sócio/adepto já vi muitas e nunca ganhámos nada por tê-las realizado.

    Não há caminhos fáceis, especialmente quando nos lembramos que se em ovos não há omeletas, e nós não temos dinheiro para adquirir nenhum avançado/PL mediano ou acima da média. Isto é, não conseguimos comprar os bons ovos.

    Não é por acaso que são os avançados/PL os jogadores mais populares e mais valiosos no universo futebolístico. O Djaló e o Postiga são de um nível médio baixo, qualquer que seja o termo de comparação que utilizemos.

    Nesta época em que investimos cerca de €30M em jogadores, verificamos que o mais caro foi o Wolfswinkel (€5,5M). Parece muito, mas se contextualizarmos verificamos que um Falcão ou um Aguero custam 8 a 9 vezes mais e mesmo um Cardoso vale cerca de 3 vezes mais. Não somos mais espertos do que os outrosna hora de comprar, por isso também não esperemos nem exijamos aquilo que não é possível.

    Mas voltando ao caso particular do Djaló (mais) e Postiga (menos), o que esta em causa é apenas reconhecer a sua total e reiterada ineficácia. E se o Sporting pelas razões financeiras conhecidas não tem jogadores acima da média, estes na sua actual condição (e nunca lhes vi outra) estão claramente abaixo. Se na sua maioria os jogadores alternam boas prestações com outras medianas ou más, no caso destes 2 não há alternância.
    NB: Admito que o Postiga não seja um PL, mas então que se admita esta verdade e se reconheça que jogamos sem PL. Não seremos os primeiros nem os últimos. Se não o fizermos, todas as criticas ao desempenho do Postiga tornam-se lícitas.

    É óbvio que tenho de dar o benefício da dúvida, a todos os 5 treinadores e ao Domingos. Mas esta concessão é terrível porque é o mesmo que dizer que de facto estes são os melhores jogadores que Sporting tem e por isso têm de jogar sempre. Se sim, então os treinadores estão correctos, mas em contrapartida estamos mesmo muito mal e não vamos ganhar nada este ano, como não ganhámos nos anos anteriores.

    Em complemento, reconheço que contra o Olhanense até jogámos bem... excepção feita, mais uma vez, à finalização, que em 22 ataques marcou apenas 1 golo (óbvio que o árbitro também ajudou, mas não foi por isso que a nossa capacidade de finalização não deixou de ser confrangedora).

    O Djaló e o Postiga também aqui foram os piores em termos do rendimento esperado, como o têm sido quase sempre, e por isso a sua titularidade na Dinamarca ter desencadeado toda esta inflamação que varre o universo Sportinguista.
    Mais, a reiterada insistência, sobretudo em Djaló, é neste contexto motivadora das mais sérias dúvidas e perplexidades quanto à existência de explicações pouco claras (isto porque nem quero admitir sequer como hipótese que não é o Domingos que define a equipa).
    NB: Se o Djaló for titular em Aveiro cá estaremos para teorizar sobre as razões para tal.

    Finalmente, e apesar de reconhecer que os jogadores do Sporting são na sua maioria medianos, mesmo assim considero-os melhores que os da maioria das outras equipas da Liga Portuguesa (excepção aos do Porto e do Benfica). Por isso, tenho que lhes exigir mais e melhor.

    Ab

    António

    ResponderEliminar
  16. António,

    Parece-me claro que se metessem o "comercial" no "desportivo", o Postiga - que está em final de contrato - e o Polga não jogavam. É o Domingos quem faz a equipa e estou convencido que virão dias bem melhores. A ponta final da época do Djaló no ano passado foi muito boa, apesar dos resultados do clube não o terem sido e não há razão para o colocar a jogar em vez de jogadores que têm a mesma idade.

    A inflamação no Sporting tem caras, de há muito a esta parte. Como diz o Virgílio, a questão não é de caras, mas de método e treino. Porque as mesmas caras vão para outros ambientes jogar melhor e mesmo ser as estrelas das respectivas equipas.

    O que me parece importante é que se dirija o ódio para os adversários - olhe, para aqueles FDP que acham que podem ameaçar de pancada os nossos treiandores em pleno relvado de Alvalade - e não para os nossos.

    E sabe porquê? Porque o futebol mexe com as emoções, cada um gosta mais de uns do que de outros por razões que nunca são as mesmas. Mas acho que ninguém gosta do Sporting só para odiar uns quantos. É que isso não motiva a maior parte a ser do Sporting, a participar em fóruns do Sporting, a ir ao estádio apoiar quando eles mais precisam, dar-lhes umas palmadas nas costas quando jogaram mal em vez de lhes cobrar aquilo que eles tentaram fazer mas não conseguiram.

    Olhe, fiquei tão frustrado e triste ontem que me desliguei durante umas horas. Voltei de manhã para fazer um post crítico, com muitos pontos em comum a muitas críticas. Mas sem matar nem esfolar e - muito menos - sem responsabilizar 2 ou 3 por uma exibição muito abaixo do exigível.

    A sensação que tenho é que se o Postiga tivesse marcado, jogado o Capel e o Matias em vez do Djaló e o André Santos, que o Sporting poderia ter ganho mas não teria jogado bem. E as dúvidas seriam as mesmas.

    Como contribuir para a solução e não para o problema. É esse o nosso papel como adeptos.

    Abraço

    PLF

    ResponderEliminar
  17. Vá malta, já chega de cascar no Postiga e no Djaló... Vamos 'mazé' mudar a direcção dos nossos ataques, pode ser?


    Mas que palhaçada vem a ser esta?

    O Pintelho casca num árbitro qd ( 1 vez por década) não é beneficiado e a APAF, nada...

    O Orelhas a mesma estória... Ameaça até com dvd's pró goreno e a APAF? nicles...

    O GL dá um CI a pedir isenção nos jogos do SCP e é isto:

    http://www.sportingapoio.com/ultima-hora-joao-ferreira-recusa-arbitrar-o-sporting-beira-mar/


    O Capitão João "pode-ser-esse" Ferreira recusa-se a apitar? Tanto melhor. Bom seria que o Pais "Ferrari" ANtónio tb o fizesse.

    E agora o Vitinho Pereira q descalce a bota.

    FORÇA SPORTING!

    ResponderEliminar
  18. PLF,

    Somos os dois do Sporting, por isso um conselho se me permites, estamos a falar de Futebol e, com tal não é bom falarmos de ódio, não gostava que isto se tornasse numa guerra, porque aí tudo se torna irracional. No máximo falemos de rivalidade.

    Quanto ao futuro, acho que no momento actual o caminho é o de adquirirmos jogadores ambiciosos, com margem de progressão e que se possam valorizar (politica do FCP) ou adoptarmos jogadores abiciosos criados na casa (politica do Ajax). Os melhores são para outras ligas que não a nossa e ainda menos para o nosso Sporting.

    É uma via dolorosa, mas parece-me a única possível.

    Ab

    António

    ResponderEliminar
  19. António,

    os ódiozinhos de estimação estão dentro do Sporting. É que se cada um se meter a vociferar contra um diferente (não temos esse direito?) ficamos com uma cacofonia chata comó catano.

    Abraço,

    PLF

    ResponderEliminar
  20. Caros Editores do Sangue Leonino,

    O Sporting deu hoje um contributo importante para o tema da arbitragem ao apresentar um programa de acção, disponível em:

    http://www.sporting.pt/incscp/pdf/documentoarbitragem_190811.pdf

    A Comunicação Social, mais interessada no sensacionalismo do que no conteúdo, apenas deu destaque à afirmação do Presidente de que não tolerará faltas de isenção com o nosso Clube.

    Tenta-se agora apresentar a recusa de João Ferreira como consequência desta intervenção construtiva do SCP que, como é bom de ver, há muito vem a ser preparada e não está relacionada com os acontecimentos do passado Sábado.

    O resultado de tudo isto é que a contribuição que o SCP tenta dar para a melhoria da verdade e da transparência no futebol português, corre o risco de ser submergida por uma tentativa de vitimização da classe da arbitragem.

    A blogosfera Leonina pode ter um papel importante para evitar que tal aconteça, suscitando a reflexão à volta das propostas do nosso Clube.

    Têm agora a palavra os Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  21. "Têm agora a palavra os Sportinguistas."


    E que tal iniciarmos esta luta juntamente com o clube que tds amamos?

    Postigas, Jardeis, YannickS e De FrenchsciS passam tdos. Nós é q, época após época, temos de nos aturar uns aos outros. Já é tempo de esquecermos pequenas questiúnculas, de nos unirmos em torno do "nosso grande amor" e de combatermos os nossos verdadeiros inimigos. Que são poderosos, cínicos maquiavélicos.

    Estou pronto para a primeira batalha!

    JPS:

    Estamos no "ANorte" e não no "Sangue Leonino"...

    ;)


    PELO SPORTING, SEMPRE!

    ResponderEliminar
  22. As minhas desculpas Virgílio e demais editores do A Norte.

    Falha imperdoável minha decorrente de estar em 3 blogs ao mesmo tempo.

    Perdoem-me a falha, por favor.

    Quanto ao seu repto, concordo em absoluto. Poucas vezes terá sido tão importante que o Sporting se una, em vez de se degladiar em discussões estéreis.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)