quarta-feira, 21 de abril de 2010

Comédia pouco divina

É tão difícil distinguir um visionário de um louco que por vezes nem esse juiz implacável que é o tempo consegue proferir sentença esclarecedora. JEB encarnou na consciência dos Sportinguistas o carácter sebastiânico de desejado, o que lhe permitiu um resultado eleitoral retumbante, mas o seu mandato cheira cada vez mais, apenas e só, a um fatídico Alcácer Quibir. E, tal como aconteceu a D. Sebastião na sua alucinada empresa africana, JEB joga muito do seu destino e sorte da nação Sportinguista num movimento de enorme risco - diria até desnecessário -  ao fazer (re)encarnar ao sétimo mês um Paulo Sérgio (Bento) na direcção técnica do Sporting. Mas, e ao contrário de D. Sebastião, em caso de insucesso, não haverá Pessoa nem Mensagem que o glorifiquem, ficando do seu mandato um quadro parecido com uma Comédia pouco Divina, desta feita sem final feliz.

Da célebre trilogia da célebre obra de Dante, dificilmente haverá Purgatório e muito menos Paraíso para Paulo Sérgio, caso não supere logo no arranque as expectativas que o seu nome (não) suscita junto dos adeptos. E, se for pelo menos perspicaz, perceberá que não pode esperar muito mais de quem acaba de o escolher. Até de Guimarães se percebeu o isolamento de Carvalhal, após os primeiros reveses.O critério que lhe abre as portas de Alvalade,  e que devia ser exigente, é afinal tão largo que tanto permitiria entrar o José de Mota, o Manuel José de camelo, o Cajuda lembrando um vendedor de tapetes,  ou p Luis Campos com uma imitação de um sobretudo de Mourinho debaixo do braço, mesmo que em pleno verão.

É neste caldoso inferno que cairá Paulo Sérgio, o que começa por despertar em mim o sentimento de solidariedade, comum em quem partilha o destino e sofrimento comuns. E não naquela estranha filosofia que por aí pulula que “a partir de agora é o meu treinador”. Não é o meu treinador quem eu reconheço não estar á altura dessa terrível missão de treinar o meu Sporting. Seria incoerente. Não lhe vejo passado, nada lhe vi de assinalável no presente, não lhe sinto futuro. Não é um mau treinador, mas esse argumento miserabilista pode fazer alguém merecer a honra e responsabilidade de reabilitar o futebol de um clube grande como o nosso?

Nada tenho contra o técnico e o homem. Por isso contará com a minha lealdade como adepto. Desejo por isso que seja insuficiência minha não conseguir antecipar o que JEB agora descortina em Paulo Sérgio. Não tendo, porém, qualquer reserva mental ou predisposição antagónica, confesso que Paulo Bento II terá que me conquistar com bom futebol ou, na sua triste ausência, resultados. Que no Sporting significa ganhar, ficar em 1º, sendo todos os outros lugares de fraca consolação. E nisso tenho certeza que serei acompanhado por grande parte dos Sportinguistas, cujo amor e fidelidade ao clube tem sido posto à prova quase diariamente.

Por tudo isto, e desgastados por um ano impensável, alguns dão o benefício da dúvida. E, anestesiados por um cocktail temperado pela resignação e impotência, já admitem deglutir Paulo Sérgio, com ou sem boné, desde que devidamente embrulhado em aquisições tonitruantes, que quem vier fechar a porta terá que pagar. 

Nunca seria possível agradar a todos os Sportinguistas, mais ainda depois das peripécias que descredibilizaram e desmantelaram a imagem de JEB. Mas a duvida é o pior preâmbulo de um mandato de treinador. Não enxergar isso faz-nos regressar à casa de onde partimos na época passada, quando JEB não percebeu o fim-de-linha de Paulo Bento I, e recear pelo que aí vem. Esta é a antítese da esperança mobilizadora tão necessária para a época que se avizinha.

39 comentários:

  1. "...Esta é a antítese da esperança mobilizadora tão necessária para a época que se avizinha."

    O ultimo paragrafo exprime bem o que todos nós sentimos. A quantidade de gente que j´me disse que não vai comprar lugar começa a ser impressionnte. espero que todos eles reconsiderem e isto seja apenas um desabafo de revolta que o sentimento vai calar quando chegar o momento de voltar a Alvalade. Pela minha parte, vou lá estr e novo para o ano. Mas de facto "Esta é a antítese da esperança mobilizadora tão necessária para a época que se avizinha"!

    ResponderEliminar
  2. Respeitarei aqueles que continuarão a marcar presença em Alvalade apoiando incondicionalmente a equipa. Para mim chegou o fim da linha, já não dá mais e eu que compro a gamebox socio desde o seu inicio.

    Espero estar mais uma vez enganado mas para a proxima epoca Paulo Sergio não aguentará a pressão, a margem de manobra é muito pequena para alguem tão inesperiente como ele.
    E lá iremos nós outra vez ficar sem treinador a meio da epoca, com problemas de balneário, fugas de informação, a lutar pelo 4º - 5º lugar, enfim...

    Daqui a 3 anos á novas eleições e ai sim pode ser que algo mude, até lá...salve-se quem puder!!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. LdA,

    É compreensível toda a desconfiança que este nome pode gerar e ainda mais a descrença que se vem acumulando em prol de uma direcção.

    Neste momento, Paulo Sérgio será o "menos" culpado de tudo isto e sei que no fundo, tal como eu, esperas levar uma "chapada de luva branca".

    Carvalhal também nos deixou de boca aberta - pela negativa - e pouco depois foi capaz de nos dar algumas alegrias. Será Paulo Sérgio capaz do mesmo?

    O tempo o dirá...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Aos que não se resignam e ao mesmo tempo - como é obrigação de uma casa como a nossa - dão as boas-vindas ao Paulo Sérgio:

    http://bancadanova.blogspot.com/2010/04/iniciativa-vamos-ver-futebol-em.html

    Vai de 20 a 30 anos o tempo que demora um Clube a perder os seus mais valiosos bens: vós, os adeptos. Já passou mais de metade.
    Mexam-se. Façam qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  5. É preciso dar tempo ao tempo e esperar para ver o que isto vai dar.

    Porque:
    - No que toca a jogadores, nos últimos anos andávamos a contratar muito mal na relação qualidade/preço, Caicedos e Angulos são disso exemplos.
    De futuro, com Jorge Mendes esse mega empresário mundial em parceria connosco, as coisas tendem em ser diferentes, passaremos a contratar muito melhor e as aquisições de João pereira (3 Milhões) e Pongolle (6,5 Milhões) já são disso exemplo.

    - No que toca ao treinador, nestes últimos anos tínhamos apostado num treinador que embora fosse ambicioso, de ideias concretas e com pulso no balneário, nunca tinha treinado um grande do futebol português, era jovem e inexperiente, acabando por não aguentar a pressão dos associados. Embora tenhamos ganho algumas taças, o grande titulo de campeão nacional foi sempre parar a outras bandas, levando a que tivéssemos invariavelmente de alterar a estratégia.
    Agora com o consagrado Paulo Sergio tudo tende a ser diferente e o tão ambicionado título de campeão pode finalmente vir parar a Alvalade.

    Em resumo, estou tão ansioso e curioso pelo início da próxima temporada que até verto gotinhas de xixi com tamanha excitação.

    VIVA JEB, VIVA COSTINHA, VIVA JORGE MENDES, VIVA SALEMA GARÇÃO, VIVA A MAIS UNS QUANTOS QUE POR LÁ ANDAM QUE NÃO ME LEMBRO DOS NOMES MAS RECEBEM O DELES MENSALMENTE.

    VIVA O SPORTING!!!

    Ass:. Sócio leonino com pagamento de cotas suspensa até novas eleições.

    ResponderEliminar
  6. LdA

    E um post do mesmo tipo, mas se as coisas correrem bem??? O JEB deixará de ser um louco para ser um visionário??

    O Paulo Sergio sabe o riscos que corre, assim como também o sabia, Carvalhal quando assinou pelo Sporting. Se o vão tratar como um coitadinho, como fazes entender pelo que escreves...estaremos cá para ver.

    E o Paulo Bento II, um apelido com alguma maldade, mas é a minha opinião, vai ter de mostar a dobrar, porque entra em Alvalade praticamente despedido pelos adeptos em Dezembro.

    E sinceramente, se o objectivo era ir buscar um treinador português, este dá me tantas garantias como qualquer outro (tirando o Mourinho..ehehe). Vou esperar pela formação do plantel, para ver em que nivel se vai situar as minhas expectativas.

    SL

    ResponderEliminar
  7. "Paulo Bento II" não te fica bem, isso são piadas para Adversários.

    Volto a dizer, não fiquei contente com a contrataçao mas post deste também em nada vão ajudar. Se o clima de muita critica continuar é seguro que vamos ter mais uma má época!

    ResponderEliminar
  8. Como comentava uma leoa amiga no meu blogue...O Sporting agora além duma Academia reconhida a nível internacional pela formação de jogadores tem também uma academia para formação de treinadores...
    Tal como refere o post, não tenho nada contra Paulo Sérgio mas gostava de ver alguém com créditos firmados que me desse mais alguma esperança. Sempre assumi a minha preferência por Augusto Inácio ou até emsmo por uma nova oportunidade para Carvalhal. Neste caso vou dar o benefício da dúvida e esperar para ver.

    ResponderEliminar
  9. Caros, desculpem que vos pergunte

    Mas qual clima de muita critica?
    Os adeptos agora ja nao teem o direito a opinar sobre as decisoes da Direccao?
    Alguem aqui tem alguma duvida que se o Paulo Sergio colocar o Sporting a jogar inequivocamente bom futebol, pressing a todo o terreno e posse de bola, que seremos os primeiros a aplaudir e a marcar presenca?
    Ou voltamos a falacia de que para os jogadores jogarem bem e a equipa poder dar espectaculo e preciso estarmos todos armados em carneiros na fila da frente a aplaudir futebol de ma qualidade?

    A Direccao nao inspira confianca. A escolha para treinador tambem nao. Como sao eles que mandam, aceito e respeito - mas nao pecam para ir agora bater palminhas e tecer loas a capacidade fulgurante do JEB e Costinha em resgatar este genio oculto do futebol chamado Paulo Sergio.
    E perfeitamente possivel apoiar sem perder o nivel de exigencia. Perde-lo, sim, e o primeiro passo para o abismo.

    Saudacoes Leoninas

    ResponderEliminar
  10. Dezperado:
    Não faço posts a pedido uma vez que escrevo o que penso e não o que os outros pensam. Para isso existe a caixa de comentários, onde podes deixar a tua opinião. Se percebesses bem o que escrevi entenderias que não classifiquei JEB, considerando que é o resultado da sua acção que o determinará. Quer-me parecer que tens sempre alguma dificuldade, será maldade ou má-vontade, em me perceber.

    @leo@:
    O clima de muita critica não nasce de geração espontânea, antes tem por trás decisões e comportamentos que a fomentam. Não se pode, ou não se devia confundir o exercício de opinião a que temos direito como associados e/ou adeptos, com oposição cega, do simples bota-abaixo. Não é o meu post que ajuda ou prejudica o Sporting, porque a sua acção é muito limitada. Já não vejo tanta preocupação e critério quando falas de quem toma decisões.

    ResponderEliminar
  11. "Ou voltamos a falacia de que para os jogadores jogarem bem e a equipa poder dar espectaculo e preciso estarmos todos armados em carneiros na fila da frente a aplaudir futebol de ma qualidade?"

    De facto, não contem comigo para isso!

    Neste momento, estou a ser paciente e expectante. Mas também não vou ser carneirinho...

    SL

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o post do LdA e o comentário do Petinga.

    Alguém pode dizer que ficou satisfeito com a escolha? Duvido. Paulo Sérgio não tem (ainda) CV para assumir o SCP sem que levante dúvidas ou receios.

    Há muitos adeptos que gostam de dar oportunidade atrás de oportunidade atrás de oportunidade. Se calhar por isso é que temos uma Direcção errante há tanto tempo e ficámos com o Paulo Bento por 4 anos. Porque era preciso mais um pouco de apoio, fé, sorte, cagança e treinos.

    O SCP precisava de demonstrar ambição, de escolher um treinador que vendesse ilusão. Não o fez ao escolher Paulo Sérgio quanto a mim. Agora desenganem-se quem pensa que não será merecedor do apoio ou tolerância, mesmo por parte de quem critica.
    Paulo Sérgio terá que mostrar o que vale, como qualquer outro treinador (excepto o Paulo Bento nos últimos 2 anos).

    É que escapa a muito boa gente que ninguém quer ter razão, quando se diz que um jogador/treinador não tem qualidade para o SCP, porque o principal prejudicado é o SCP.

    ResponderEliminar
  13. JVL:

    É que escapa a muito boa gente que ninguém quer ter razão, quando se diz que um jogador/treinador não tem qualidade para o SCP, porque o principal prejudicado é o SCP.

    Ora aí está!

    Ou, como diz o Hugo, venham de lá todas as chapadas que me desdigam. Com ou sem luvas.

    ResponderEliminar
  14. Sim tens razão o post foi mal interpretado por mim.

    "Há muitos adeptos que gostam de dar oportunidade atrás de oportunidade atrás de oportunidade. Se calhar por isso é que temos uma Direcção errante há tanto tempo e ficámos com o Paulo Bento por 4 anos. Porque era preciso mais um pouco de apoio, fé, sorte, cagança e treinos."

    100% de acordo e pensado que talvez me enquadre nesses adeptos que referes.
    MAs se não for a ilusão que nos leve será o que? A critica?

    Sportingforever...

    ResponderEliminar
  15. Eu vou dar o benefício da dúvida ao homem já que, neste caso, é o menos responsável pela situação que existe no nosso clube.

    FORÇA PAULO SÉRGIO!

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. LdA:

    Há frases neste post em que eu me revejo completamente. Reflectem na perfeição o meu estado de espírito actual.

    Ao contrário alguns dos comentadores que me precederam, não considero que o post contenha uma critica exagerada. Acho-o equilibrado, sincero, mt racional e que reflecte uma preocupação que trespassa pela mente de muitos (se não da larga maioria) dos sportinguistas...


    Vejamos, julgo que todos desejamos o sucesso de Paulo Sérgio (PS). Nem isso está em questão. Agora, mais do que desejar seria bom, que tb acreditássemos, verdadeiramente, neles (PS e no sucesso). PS pode ganhar títulos? Pode, a bola é redonda, são onze contra onze (às vezes), etc, e tal. Poderia adicionar aqui mais alguns 'clichés' relacionados com a possibilidade de se vencer no futebol. A questão que se coloca é que um treinador mais bem preparado, que tenha apresentado resultados significativos, com maior experiência, um com os tais 'créditos firmados' e igualmente ambicioso (condição sine qua non, que acredito PS tb possuir), teria outras possibilidades de obter sucesso. E era esse o perfil que fazia todo o sentido o SCP procurar para o seu próximo treinador pq i) já se apostou demasiadas vezes em treinadores cujo perfil é semelhante ao que PS agora apresenta, ii) mesmo os anteriores treinadores do SCP com perfil idêntico, tendo falhado no SCP, apresentavam maior cv que PS, pelo que não se entende esta ‘mudança’ de técnico iii) dps de uma época de tal forma desastrosa urgia um sinal, por parte do CD do SCP, de gde ambição na época que se segue e um inquestionável 'Bom treinador, ajudava sobremaneira a motivar massa associativa e adepta leonina, e, mais importante, os próprios jogadores profissionais do SCP. Tb eles têm que acreditar em quem os vai liderar. Eles (jogadores) tb fazem juízos de valor, tb qualificam, tb criam ilusões... E um jogador que inicie a época com maior capital de esperança, que acredite piamente em quem o lidera, trabalhará melhor, pq se encontra mais motivado, mais crente nas suas próprias capacidades e nas de quem o circunda, tem mais ânsia de vitórias…

    Paulo Sérgio terá que PROVAR que tem td isso. Que aporta todas essas características. Terá que PROVAR que merece a distinção de treinar um clube da dimensão do SCP. Julgo que facilmente se concluirá, ao avaliarmos o seu passado, q este não é suficiente para lhe permitir alcançar o estatuto de treinar o SCP. Não fez o suficiente para o merecer. E este critério seria mt importante adoptar numa altura com a que atravessamos.

    Depois ainda temos a seguinte situação: a massa adepta/associativa do SCP anda (legitimamente) descrente com o seu líder, e este teima em não dar indicações de que tem um plano verdadeiramente estruturado e consolidado na nossa máxima de sempre: esforço, dedicação, devoção e glória. Não acreditando no líder máximo, mais difícil se torna aceitar, sem contestações, as suas decisões, mais a mais qd acompanhados por uma ausência gritante de critérios ou explicações.


    SL

    (comentatio anterior foi substituido por este após corrigidos os mts erros ortográficos... :))

    ResponderEliminar
  18. Não era o meu treinador mas desde o dia que foi escolhido para o meu clube terá todo o meu apoio..

    ResponderEliminar
  19. Porque é que não fomos buscar um treinador estrangeiro, com curriculum inegável? Porque não temos assim tanto dinheiro para ir buscar um bom treinador lá fora dirão muitos de vós.
    Mas temos dinheiro para ir buscar o Pongolle por 6,5 Milhões de Euros não temos?!

    Então eu pergunto, o que era preferível, investir num bom treinador e gastar o resto em jogadores do nosso campeonato ou gastar pouco num treinador nacional e buscar jogadores a peso de ouro ao estrangeiro?

    A tudo isto se chama: INCOMPETENCIA DIRECTIVA e ao longo da próxima temporada iremos perceber isso, infelizmente!!!

    ResponderEliminar
  20. "Ao técnico foi ainda pedido um futebol de qualidade, virado para o ataque, capaz de levar gente aos estádios e que crie novo entusiasmo em redor dos leões. Aqui a resposta de Paulo Sérgio foi a mesma: são precisos craques para isso. O novo Sporting segue dentro de momentos..."
    (record)

    ora nem mais.

    ResponderEliminar
  21. Esta epoca sempre que foi a doer ele tremeu...isto são apenas factos:

    Guimarães 0 - 1 Benfica

    Guimarães 1 - 1 Sporting

    Guimarães 1 - 4 FC Porto

    Benfica 3 - 1 Guimarães

    Sporting 3 - 1 Guimarães

    FC Porto 3 - 0 Guimarães

    Agora ficaremos a aguardar pela nova temporada.

    SL

    ResponderEliminar
  22. Falta a eliminação das galinhas no galinheiro... único treinador a vencer na pocilga esta época!!!

    ResponderEliminar
  23. O homem ainda nem chegou e já se começa a dizer mal...isto sim é o SCP dos ultimos 10 anos.

    ResponderEliminar
  24. "Não era o meu treinador mas desde o dia que foi escolhido para o meu clube terá todo o meu apoio.."

    É com esta linha de pensamento que eu não posso e que considero um dos grandes problemas do Sporting.

    Então se um dia destes aparecer o Jorge Gabriel ou qualquer outro do mesmo calibre, vamos apoiar também???

    Onde fica a exigência no meio disto tudo?

    Depois de uma época horrivel, um autêntico manual de erros tragicos o que faz o JEB para merecer mais um voto de confiança?

    É incrível a facilidade com que tudo se permite e se desculpa.

    "É o nosso treinador, vamos dar-lhe tempo e apoiar"

    E assim vamos Belenenses Plus!

    ResponderEliminar
  25. Tristes,Tristes,Tristes.E o unico adjectivo que encontro para a maioria destes comentadores.sera que eles sao realmente sportinguistas?Duvido muito.Os sportinguistas apoiam e criticam construtivamente,nao utilizam a critica do Bota abaixo.Forca Paulo Sergio como forcado que foste vais pegar os Bois pelos cornos.

    ResponderEliminar
  26. Não será maldade nem má vontade, até porque se reparares já concordei com alguns...mas admito que por vezes tenho alguma dificuldade em interpretar alguns dos teus posts.

    A opinião que tenho, em alguns posts que leio, é que por vezes só mostras a parte má, e dou-te um exemplo:

    "Até de Guimarães se percebeu o isolamento de Carvalhal, após os primeiros reveses.O critério que lhe abre as portas de Alvalade, e que devia ser exigente, é afinal tão largo que tanto permitiria entrar o José de Mota, o Manuel José de camelo, o Cajuda lembrando um vendedor de tapetes, ou p Luis Campos com uma imitação de um sobretudo de Mourinho debaixo do braço, mesmo que em pleno verão."

    E o PB? não teve apoio 100% do JEB, tanto enquanto foi treinador, mesmo quando foi despedido e até (erradamente como é obvio) quando já não estava lá. O Paulo Sergio, como homem inteligente que deve ser (espero eu) conseguirá perceber muito bem que as condições com que ele vem para o Sporting, são totalmente diferentes das do Carvalhal.

    E agora fora do post, deixo aqui uma reflexão,se os jogadores ficam com menos confiança, menos ambição quando tem um treinador deste tipo, o que pensará, e que confiança terá, um treinador que acaba de assinar, ainda não vestiu o fato de treino do Sporting e já sabe que ao primeiro empate vai ser assobiado pela massa associativa???? Que já tem a cama feita pelos adeptos para nem chegar a Dezembro????

    Não quero estar a trazer para aqui exemplos daquele clube de merda, mas será que o "Saguitarra", o "Atum Ramirez", Aiterra" conheciam o jesus cavalo branco de algum lado quando assinaram???

    E ao dizer que o apartir do momento que o PS assinou, passou a ser o meu treinador, não quer dizer que vá bater palmas se ele jogar com 10 defesas, quer dizer que vou esperar para ver, antes de lhe fazer já a cama.

    SL

    ResponderEliminar
  27. Dezperado:
    O que teve Carvalhal a menos teve PB a mais...

    ResponderEliminar
  28. Quando se diz “a partir de agora é o meu treinador”, é com o sentimento "Por isso contará com a minha lealdade como adepto."
    Não é ser carneiro, bater palminhas, ser pró-JEB ou acreditar que é a melhor solução. É o treinador que temos, é para com ele que temos de ser solidários e leais...

    ResponderEliminar
  29. Ó Dez...

    Mas quem é que está fazer a cama ao PS? Esta-se a emitir uma opinião relativamente a um treinador contratado e a tentar compreender quais os critérios (se é q os houve) dessa escolha. Capici?

    Ou deste pulos de contente qd soubeste o nome do NOSSO novo treinador?

    Vá... junta-te cá à malta e grita a plenos pulmões: "com o PS a 'coisa' acontece"...

    ResponderEliminar
  30. Para mim a questão continua a ser, como já o disse e outros o afirmaram, que critérios nortearam esta escolha?

    Emitir a discordância em relação a esta escolha e do modo como foi feito, não tem nada de "estar a fazer a cama".

    É que o sucesso do Paulo Sérgio, a partir da próxima temporada, será o do SCP portanto todos ficaremos agradados com isso. É tão óbvio que até dói mas há quem não perceba.

    O que me preocupa é este definhar de ambição e/ou anestesia que se vê por aí fora: é este, pronto, vamos ver.

    Somos o SCP! Deveríamos exigir mais a quem nos dirige em todos os aspectos! Até a porcaria da reestruturação financeira, que era urgentíssima, voltou a ser adiada. E nós? Ok fica para Setembro.

    Alguma empresa admitia isto? Alguma outra Direcção teria esta tolerância? NÃO!!

    FODA-SE!!!

    ResponderEliminar
  31. A questão é que qualquer gato pingado que a direcção traga para treinador pelos vistos serve para calar e satisfazer a maioria dos adeptos.

    Para mim é este o cerne da questão, é por isto que estamos assim.

    Isto não é lealdade ou tolerância, é uma falta de ambição, de vontade de querer mais, de fazer melhor, de ousar que corroi o Clube por dentro.

    o que me faz verdadeiramente confusão não a postura desta direcção, infelizmente já temos obrigação de não esperar melhor, o que me custa é a FACILIDADE com que nos enviam o que lhe apetece goela abaixo!!!


    Ó FILHA DA PUTA DE PARAQUEDISTA QUANDO É QUE APARECES !!?!?!?!

    ResponderEliminar
  32. VAMOS FAZER DO JORANAL SPORTING O MAIS VENDIDO EM PORTUGAL.

    Caros Amigos,

    Acabei de ler e assinar esta petição online:

    «JORNAL SPORTING»

    http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1871

    Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

    ResponderEliminar
  33. Virgilio

    Não dei pulos de alegria com a escolha do PS, se tinha que ser português, preferia o Manuel José...mas agora deixo-te uma pergunta, dentro do lote de técnicos portugueses, tinhas preferncia por algum??? Haveria algum tecnico portugues que te desse mais ou menos garantias que este?

    SL

    ResponderEliminar
  34. Lda,
    Este seu mail tresanda a cultura de pacotilha e a gajo mal fodido que está sempre de mal com a vida. Vá dar umas quecas que isso passa. Mas tem que ser quecas em condições. É preciso ter lata, o homem ainda não chegou e estas Amélias, muito conhecedoras de bola, já estão a enterrar o treinador. Aliás, foi por causa de cavalgaduras como vcs que o Mourinho não veio para o Sporting.
    Porque não te calas? Palhaço!!

    O Leão Anti-Palhaços

    ResponderEliminar
  35. "Não dei pulos de alegria com a escolha do PS"

    Dez,

    Exactamente. Como eu e arriscaria dizer 99,9% de nós, não os deu!

    Parece-me que já estás a perceber. Ng deseja mal ao PS, mas esperavamos algo melhor que ele... Neste momento precisavamos de algo que revelasse maior ambição e que estivesse ao nível "de um clube tão gde qt os maiores da Europa" e PS, quer se queira quer não queira, não aporta esse 'sinal'.

    Qt à tua pergunta: e pq é q tinha de ser português? A competência não se mede por nacionalidades, pois não?... De qlq forma deixo-te alguns nomes que, para mim, me davam maiores garantias (mais curriculum, mais experiência e, sim, maiores garantias).

    Manuel Fernandes
    Augusto Inácio
    Manuel José (como tu)
    Até o Domingos Paciência (apesar de não simpatizar com o gajo e de não gostar mesmo nada se aterrasse em Alvalade, noto-lhe melhores resultados e reconheço-lhe feitos mais significativos enquanto técnico qd comparado com PS).

    E ainda, manter Carlos Carvalhal... Se é para apostar em técnicos com perfil semelhentes, então ficava com CC que já tem seis meses de experiência e maiores conhecimentos do clube e plantel. Para além de, lá está, maior cv...

    Já agora, até o 'cenoura' era preferível ao PS... Não para mim, pq pessoalmente acho que o tiro ainda seria mais no escuro que aquele que se deu(7 anos vs seis meses de diferença na 'escuridão'...), mas pq sempre taria uma mais-valia motivacional a uma boa parte do universo leonino que, sem perceber mt bem pq, o venera...

    Resta-me repetir aquilo que todos aqueles que amam o SCP, desejam de certeza: A MAIOR SORTE DO MUNDO AO PAULO SÉRGIO!

    Para concluir, cá estarei para o apoiar e/ou criticar sp que achar merecedor de uma ou outra situação. Já assobiá-lo, NUNCA.

    SL

    ResponderEliminar
  36. "Aliás, foi por causa de cavalgaduras como vcs que o Mourinho não veio para o Sporting"

    Deves estar enganado... Olha que não há por aqui membros da JL...

    ResponderEliminar
  37. O Leão Anti-Palhaços:

    Problemas de fígado?

    Agradeço o diagnóstico e os bons conselhos. É muita generosidade sua dar o que lhe faz falta. E se seguir o que me recomenda, espero que se consiga sentar da próxima vez que cá vier comentar.

    ResponderEliminar
  38. Realmente é preciso uma paciência de santo para certos comentadores. Além de ofender sem uma única justificação é preciso memória curta para o que foi a escolha de CC. A probabilidade de acontecer a mesma merda de época é ainda maior. Quem é que se pode identificar com esta escolha? Só quem não conhece o Sporting e a sua história.

    Voltei a Alvalade após a saida de Paulo Bento, mesmo com CC. Até com Waseige lá andei...

    O Luis Campos é o limite

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)