terça-feira, 1 de junho de 2010

Prós & Contras: Evaldo


Os jornais desportivos nacionais dão hoje conta da eminente contratação de Evaldo, lateral-esquerdo do Sporting de Braga. Chega assim ao fim, um interesse há muito anunciado.

Prós:

- Considerado um dos melhores jogadores nesta posição a actuar em Portugal;
- Capacidade para fazer todo o corredor esquerdo, com disponibilidade física e bom posicionamento. Adicionalmente, acrescenta centímetros à nossa equipa;
- Utilizado com regularidade em quase todos os clubes por onde passou desde que actua no nosso campeonato, trata-se de um jogador experiente.

Contras:

- Uma vez mais, o Sporting adquire por um valor relativamente elevado (2 a 3 milhões de euros), um jogador que há pouco tempo estar sub-valorizado. Não digo que seja caro dada a qualidade do jogador, no entanto, há que saber antecipar estas situações.
- Não sendo velho, não é propriamente novo. Teremos condições de o valorizar e negociar posteriormente?

No geral, concordo com esta contratação. Desde a saída de Tello (!!) que o Sporting tem tido dificuldades em manter um lateral-esquerdo com regularidade. Resta saber o que acontecerá a Grimi...

EM FRENTE SPORTING!

25 comentários:

  1. Acho uma boa contratação, nem todos os jogadores que contratamos devem ser vistos como uma futura fonte de receitas, sendo que isso é o que está mal no SCP, se quisesse saber de contas e finanças era adepto de uma empresa qualquer de contabilidade ou auditorias, mas não eu gosto é de futebol, venha Evaldo, venha mais uns quantos destes e eu fico na mesma sem grande entusiasmo, pois enquanto nós (SPORTING) andamos para aqui com Evaldos, Rodrigues, e Lazzarettis do outro lado da rua fala-se de jogadores de futebol (HUNTELLAR), do SCP serei para sempre mas gostava de ouvir o nome de grandes jogadores de futebol associados ao meu clube.
    E que se lixe as finanças pois se há dinheiro para Pongolle tem de haver dinheiro para verdadeiros jogadores de futebol.
    Força Evaldo muita sorte com esta camisola.

    ResponderEliminar
  2. Não se existe alguma relação causal entre as notícias da semana passada, que davam conta do súbito interesse de clubes ingleses em Evaldo, e a quase confirmação da sua contratação hoje pelo Sporting. Mas seria muita ingenuidade da minha parte pelo menos não desconfiar se “esses interesses” não tinham como finalidade apressar o negócio. E, continuando a não ser ingénuo, se o Aston Villa estivesse de facto interessado no jogador nem Salvador o venderia de imediato ao Sporting, muito menos abaixo da cláusula de rescisão.

    Quanto ao jogador, parece-me uma boa aquisição. Na minha opinião foi o lateral-esquerdo mais consistente da I Liga, na dupla função que está destinado à posição. Coentrão* terminou muito bem o campeonato mas tem menos jogos, e sendo mais contundente a atacar, não é tão eficaz a defender. Mas, como já aqui havia dito, tenho muitas dúvidas que esta aquisição, sendo boa, seja um bom negócio, mesmo que Salvador “se esqueça” de cobrar um milhão, dos três previstos na cláusula de rescisão. E como na altura referi, Desmarets tem apenas mais 2 anos e custaria zero.

    Basta olhar para as contas ontem apresentadas pelas SAD´s para fazer cada vez mais sentido a questão da sustentabilidade deste negócio. Esqueçamos por ora as nossas próprias contas, e vejamos quanto custou ao actual campeão nacional o título: prejuízos de 22,8 milhões de euros, contra o resultado negativo de 18,4 milhões alcançado no mesmo período da temporada anterior. O passivo dos encarnados ascende agora a 310 milhões de euros. Poder-se-à dizer que aquele prejuízo facilmente seria anulado com a venda de um dos seus melhores jogadores. Mas não deixa se assinalável e digno de reflexão que um ano de grande mobilização não se pague a si mesmo. Sem as receitas da Champions League os clubes portugueses jogam sempre no vermelho, seja qual for a cor das camisolas.

    * Podia-se dizer que o Sporting teria resolvido já a questão do defesa-esquerdo se tivesse contratado Coentrão há 2 anos. Acontece que Coentrão não foi contratado por 2 razões: jogava a extremo, posição preterida pelo técnico de então. E as informações sobre o atleta, que levaram a desistir dele, não eram as melhores. Essas mesmas viriam a ser confirmadas pelo comportamento do mesmo na era antes de Jesus. Não fora este, e a mudança de atitude do jogador e ter-se-ia perdido. Por tudo isto Coentrão nunca teria sido uma solução para nós. Da forma como decorreram os últimos anos no Sporting, estou convencido que estaríamos agora a falar de mais um milhão de euros deitados fora.

    ResponderEliminar
  3. P.O- Os adeptos do Leeds, do Nothingam, do Portsmouth, Boavista, Salgueiros também não percebiam de contabilidade, só de futebol. Hoje, passados estes anos, alguns até seriam capaz de se licenciar em economia e gestão para evitar que os seus clubes caíssem na situação em que estão. E de certo que continuam a gostar de futebol, mas o da II divisão onde jogam é bem menos interessante do que o da Premier League.

    Temos obrigações como adeptos, e essas passam também por uma opinião responsável. Não creio que a gestão das finanças pessoais sejam feitas com esse critério. Ou compras os melhores carros, as melhores casas e fazes as melhores férias sem te preocupar como os vais pagar, ou manter o nível de vida? Porque pode o Sporting ser gerido de forma diferente?

    ResponderEliminar
  4. Evaldo desportivamente é bom jogador, logo, é uma boa contratação para o nosso clube. Se é financeiramente uma boa aposta já não sei nem quero saber, eles é que são os bancários, que se entendam. Agora era ir buscar o Emídio Rafael á Académica para fechar o lado esquerdo da defesa. Aguardemos os próximos capítulos.

    Relativamente ás notícias de hoje que dão conta do prejuízo da SAD leonina e consequente falência técnica da mesma (que não acresce nenhuma novidade) também não estou minimamente preocupado. Quem investe 6,5 milhões de euros num qualquer Pongolle é porque tem dinheiro debaixo da almofada até dizer chega…valha-nos isso.

    Em frente Sporting, porque esta época ou vai ou racha!!!

    ResponderEliminar
  5. LdA, o Leeds, Nothingam e Portsmouth têm casos de corrupção?

    O Salgueiros foi engolido num processo maior, foi como outros uma baixa aceitável na definição de uma ordem no futebol nacional.

    Sobre o tema do post, não acho que o Evaldo esteja contratado, aliás ando a estranhar não existirem agora as criticas que ouvi a Bettencourt pelo atraso na contratação de um treinador pelo fcp. Muito gostam os média de lamber a mão do dono.

    Evaldo será uma boa contratação, tal como Viana ou Lazaretti, jogadores rotinados no nosso campeonato e não estrelas que enchem a boca e que são como os melões mas mais caros. É este tipo de jogadores que pretendo.

    Mas ainda não acredito na sua contratação estou queimado demais com outras histórias, Assunção, Paulo Ferreira, Bosingwa, Derlei, Helton, etc...

    ResponderEliminar
  6. O Sporting, um clube praticamente falido, com os proprios dirigentes apregoam aos quatro ventos, continua a ter hábitos de rico.

    Gastar 2,3 ou 4 milhões em jogadores de 28, 29 anos, sem qualquer perspectiva de retorno... só pode mesmo ser um clube rico.

    A ser verdade, preparamo-nos para gastar 5 milhões de euros!!! em dois laterais vindos do Braga, (João Pereira + Evaldo). Ora esses mesmos jogadores aqui há 3 anos poderiam ter ingressado no Sporting praticamente sem custos, assim houvesse alguma capacidade de prospecção no mercado nacional.

    Enfim... é a rica!!!

    ResponderEliminar
  7. O futebol português é só corrupção e eu pergunto se vale a pena investir tanto em jogadores que todos sabemos que os arbitros não vão perdoar os nossos jogadores como perdoam os outros dos outros dois rivais..Há uma falta de respeito ao nosso clube..

    ResponderEliminar
  8. FCS, no ano passado o Viana iria custar 5 milhões, agora diz-se que vem de graça. Foi boa ou má gestão não o ter comprado no ano passado?

    Já agora, e não o querendo comparar em termos de meios de prospecção com o Sporting, quais são os laterais baratinhos que o Sporting devia comprar hoje e que daqui a 3 anos vão ser os melhores da Liga?

    ResponderEliminar
  9. LMGM,

    Duvido muito que o Viana custasse 5 milhões, para além que o Viana é muito mais novo, tem mais a dar ao Clube.

    Alternativas ao Evaldo? Exclusivamente nacionais? O Emídio Rafael, ou talvez o Silvio (veremos senão estaremos interessados em dar 2 ou 3 milhões por ele daqui a 3 anos). Noutra logica o Desmarets, com uma qualidade muito idêntica mas com custos totalmente diferentes.

    Eu não quero jogadores baratinhos. Quero jogadores com qualidade e que possam gerar mais valias no futuro.

    ResponderEliminar
  10. FCS,

    Eu quero jogadores com qualidade que estejam dentro do que o SCP possa pagar. Se gerarem mais valias, tanto melhor. E aos 28 anos, ainda pode ser vendido, apesar de ser mais difícil teoricamente e o encaixe ser menor. O Pedro Mendes não veio para o SCP? O Milito não foi para o Inter?

    Espero que a equipa seja efectivamente reforçada e não que se opte por contratar quem está disponível. Este ano, é necessário reforçar as laterais, coisa que deveria ter sido feita o ano passado. Preferiram o Angulo e o Caicedo, esse portento...

    ResponderEliminar
  11. JVL,

    Podes e deves ter um ou outro trintão na equipa, não me opus à vinda do Pedro Mendes. Agora fazer disso a contratação tipo do Sporting, acho que é claramente um erro.

    Eu acho que o Sporting precisa claramente de reforçar as laterais e também o centro da defesa.

    E por isso mesmo achava mais indicado contratar o Desmarets para a lateral, libertando assim mais fundos para contratar um central de categoria que possa em 3 ou 4 anos ser valorizado. Será assim tão dificil contratar no Brasil ou na Argentia um central assim?

    Parece-me que o Sporting ficaria igualmente bem servido na lateral esquerda e claramente reforçado no eixo da defesa... e com muito melhores perspectivas no médio prazo.

    ResponderEliminar
  12. LMGM:
    O o Leeds, Nothingam e Portsmouth estão como estão por terem sido mal administrados. O Boavista também. O Salgueiros por ambas as razões. Lembro-me que nas AG´s decisivas os que se levantaram contra o que se estava a passar quase levarem nas orelhas.

    "quais são os laterais baratinhos que o Sporting devia comprar hoje e que daqui a 3 anos vão ser os melhores da Liga?"

    A resposta a essa pergunta posso dar em forma de opinião. Mas sou um adepto, não um profissional pago para saber essa resposta. Não é afinal essa uma das razões porque temos dirigentes e profissionais pagos?

    JVL:
    "O Pedro Mendes não veio para o SCP? O Milito não foi para o Inter?"

    São realidades completamente diferentes. Aliás o Inter tem uma série de jogadores em final de carreira, que quer desportiva quer financeiramente lhe trará sérios problemas para substituir. Mas eles têm um poder financeiro que está fora do nosso alcance. Não gostava que o Sporting caísse numa situação dessas. Por isso a questão da rentabilização dos jogadores tem que estar em cima da mesa na hora de contratar. É que é uma das poucas ocasiões que temos para gerar mais valias. Uma preocupação que o Inter não tem, ou não parece ter.

    ResponderEliminar
  13. FCS,

    Indo buscar o Desmarets a custo 0 para investir num central, não será uma situação idêntica a ir buscar o Evaldo e apostar num jovem formado em Alvalade, jogue ele a central ou não?
    Será, do meu ponto de vista, menos difícil vender o Evaldo do que o Desmarets. Às vezes basta uma boa época. Veja-se o caso dos lamps.

    LdA,

    A realidade é que em Itália e em Inglaterra, o BI não conta. E isso não tem, em grande medida, a ver com rentabilização futura.
    Cá qualquer jogador contratado que tenha mais de 26, 27 anos é visto com desconfiança, para não dizer velho.

    Obviamente não quero uma equipa geriátrica mas sim um misto de jogadores com experiência e "sangue na guelra", em que todos tenham qualidade para jogar no SCP. Ou quase todos porque não nos conseguimos livrar do Djaló... ;)

    ResponderEliminar
  14. Evaldo é sem dúvida um bom valor. É caro mas trata-se de um bom jogador.

    vocês já repararam que sempre que queremos um jogador qualquer o valor aumenta? Reparem no Alan. No Sporting falava-se em valores de 2,5 milhões para cima. Hoje diz-se que vai para as arábias por 1,5milhões.

    faz-me alguma confusão mas tudo bem.

    concordo com o FCS em relação aos defesas centrais. É urgente irmos buscar pelo menos dois "calmeirões" para o centro da defesa.

    como adepto adoraria ver petrovic e boghossian no Sporting. Já vi 90 minutos destes jogadores e não enganam. Têm 21 e 22 anos respectivamente.

    para já a grande contrataçao de momento chama-se andré santos. acho que vai ser a surpresa no nosso plantel. este puto não engana.

    ps - para mim o bilhete de identidade não quer dizer nada. Vejam o Zanetti, quase com 40 anos e parece um menino de 16 anos a jogar a bola. Continua a ser o grande impulsionador do inter. Só nao joga na baliza porque ainda não calhou.

    ResponderEliminar
  15. JVL,

    Bem.... parece-me que a diferença é não gastar 2 milhões que não terão de certeza retorno.

    ResponderEliminar
  16. LC,

    Com 4, 5 milhões não se encontrava um central muitissimo razoavel aí pelo Brasil?

    Consegues dar 2 ou 3 exemplos?

    ResponderEliminar
  17. FCS, apostar em Emidio ou Silvio, foi o que o Sporting fez no ano passado com André Marques (que em nada lhes é inferior), não ouvi ninguém (é uma forma de expressão PLF) dizer que isso foi boa gestão, muito pelo contrário.

    Deve repetir a experiência este ano? Ou consumir recursos naquele que foi considerado o melhor lateral da Liga?

    Eu apoio qualquer uma das decisões porque ambas têm vantagens que suplantam os seus defeitos. Evaldo tem para mim outra vantagem, defende bem característica fundamental para um defesa.

    LdA, fiz uma observação antes de formular essa pergunta, desse modo ela não faz sentido exactamente pelo que descreves.

    Eu no lugar dos dirigentes repetia diversos erros, os meus de estimação são contratar Kmet e João Alves, não cometeria outros como Wender (um dos meu ódios de estimação) Pedro Silva, e compreendo outros porque estrategicamente são correctos mas posteriormente o jogador não tem o rendimento desejado exemplos, Postiga, Stoi, Vuk, Grimi, Paredes, Purovic.

    Quando analiso faço esse exercício pondo-me no lugar do outro, apesar da minha posição ser muito mais tranquila, não tenho qualquer responsabilidade na matéria.

    ResponderEliminar
  18. FCS

    dificil dizer-te quem são porque desconheço os valores.

    digo-te bons defesas que encaixavam na perfeição e que jogam no brasileirão.

    alex silva (irmao de luisao)e miranda (são paulo)

    chicão (corinthians) - está em final de contrato. o único contra dele é ser jogador baixo (1,80) mas uma verdadeira "carraça" na marcação. Marca superiormente livres a entrada da área.

    rafael tolói, 19 anos. Joga no goiás e nos sub-20 do brasil.
    quem contratar este talento vai fazer muito dinheiro no futuro.

    assim de repente lembrei-me destes. mas como te disse anteriormente, não faço a minima ideia de quanto custariam estes jogadores.

    ResponderEliminar
  19. JVL:
    Repara que nunca coloquei em causa a contratação por achar o jogador "velho". Se assim fosse não me atrevia a sugerir a contratação do Desmarets. Quem dera ao Sporting poder os velhos do Inter como o Miilito, Samuel, Córdoba ou até Zanetti ou Stankovic.

    Em Inglaterra ou Itália os clubes maiores não têm a preocupação de se financiar através das vendas de jogadores. O Sporting pode fazer o mesmo? Essa é que me parece a questão central.

    ResponderEliminar
  20. Rafael talói, 19 anos sub 20 do brasil, não fale muito alto porque os benfas ouvem, agora que vendem o david vão já buscar esse, sim porque para nós não serve, é novo, e pode rentabilizar, e estes dirigentes como querem afundar de vez o sporting seria um mau negócio. Melhor o maniche.
    Ninguém á partida duvida do valor do evaldo, o j. pereira também parecia bom, assim como o joão alves, welder. bom negócio para o braga, veio a zero e agora vale 3 milhões. O silvio daqui a 2 ou 3 anos também os vale assim como o lima ou o nigeriano de 19 anos da seleção que compraram para a esquerda, mais um grande trabalho do carlos freitas, o que está a fazer o costinha no sporting? A estagiar? Mais um estágio remunerado, ai nisso somos bons.

    ResponderEliminar
  21. Em relação a tudo o que foi dito anteriormente sobre as idades dos jogadores e se serão rentaveis ou não no futuro e se tem pouco tempo a dar ao Sporting em termos de alta competição tudo pode ser discutido mas o que é certo é que o Sporting tem urgencia em GANHAR e o GANHAR é hoje não é daqui a 2 ou 3 ou 10 anos, isso a mim para já pouco me importa.

    Deixo aqui uma possibilidade em termos de rentabilidade, se jogarmos com os mais velhos em concordancia com os mais novos não seria uma boa forma de no futuro rentabilizar a nossa formação e tirar mais proveitos disso?

    Por exemplo e pondo a hipotese que para está epoca teriamos os tais 26 jogadores que o PS diz querer no seu plantel este seriam cerca de 16/17 jogadores experientes e os restantes da formação, claramente para usar so em caso de necessidade. daqui por 3 anos esses mesmo jogadores ja teriam tarimba de primeira liga e ja estariam a vontade para suprimir claramente a ausencia dos tais veteranos na altura que os mesmos fossem embora, é uma opinião pessoal.

    Se calhar em vez de contratar dois jogadores por posição como por vezes andamos a fazer so era necessaria ir buscar um ou nenhum e só mesmo jogadores que fossem foras de serie...

    ResponderEliminar
  22. FCS,

    "Bem.... parece-me que a diferença é não gastar 2 milhões que não terão de certeza retorno."

    De certeza? A mesma que diz que temos que ter um ponta de lança alto ou um central alto?

    É verdade que o Evaldo nos custará dinheiro mas ainda tem hipóteses de ser vendido e, mais importante para mim, jogar mais épocas pelo SCP que o Desmarets.

    LdA,

    Terá o SCP que ter no seu plantel apenas jogadores que possam representar um encaixe financeiro futuro? Sou da opinião que o SCP pode ter alguns, não a maioria, jogadores que se traduzam apenas em rendimento desportivo e que por essa via, potenciarão os restantes para futuras vendas.
    Como aconteceu com o Hugo Viana, por exemplo.

    ResponderEliminar
  23. Apenas quando o vir no SPORTING vou acreditar. Depois, tenho sempre uma má fé nos jogadores vindos de Braga. Nunca tivemos ou acertamos com um bom.Cada vez que me lembro do João Alves até fico arrepiado.

    ResponderEliminar
  24. Eu acho que seria uma excelente contratação. É um jogador que tem vindo a crescer época após época.

    Pode ser que venha também o Abbiati http://homemdos1001nomes.blogspot.com/2010/06/e-pensa-muito-ou-pouco.html

    ResponderEliminar
  25. Caro Leao de Alvalade,
    o SCP mesmo sem contratar ninguem vai pelo mesmo caminho dos clubes que referiste, pode é durar mais um pouco de tempo, vejamos a qualidade do ultimo plantel campeão nacional e a qualidade deste plantel, um clube que esteja preocupado com finanças como o SCP está não se pode dar ao luxo de gastar 11 milhoes em jogadores no natal numa fase da epoca, em que o principal objectivo está perdido, não pode comprar 2 jogadores que nao podem jogar num dos trofeus que ainda pode ganhar.
    Eu quero é jogadores para o SCP, jogadores de qualidade e embora goste muito do Evaldo e aplauda a sua contratação, quero estrelas que nos façam sonhar, quero voltar a ver alvalade cheio, quero ir para o primeiro jogo com o pensamento em ser campeao, até podem comprar um ou outro jogador desconhecido e que prove ser melhor que os outros com nome mas isso depois é decidido nos treinos e no campo.
    O plantel do SCP é uma miseria, quantas camisolas vendemos por ano com nomes de jogadores? Quantas vendem os nossos clubes rivais? Qual o jogador do SCP que vende camisolas? Moutinho que já faz uns anos que quer sair e agora vai amuar de novo porque “alguem” ( e não foi o empresario) lhe prometeu a transferencia no final desta epoca e agora os valores que chegam não sao mais de 7M pelo seu passe vamos comprar a camisola desse menino? Do Liedson? Do Veloso? Do Izmailov? Os melhores jogadores do SCP todos eles tem problemas de disciplina no clube isso nao vende camisolas.
    Não sou adepto das financas sou adepto do SCP, quero jogadores de qualidade, quero estrelas, quero jogadores habituados a ganhar, pois basta olhar para o outro lado da rua, e ver que boas contratações gere estadios cheio, equipas ganhadores, receitas e alegria nos adeptos ao invés da vergonha que sentimos em varias fases desta epoca.
    Será possivel gastar 6,5 M no Pongolle e agora nao ter 3 M para o trinco servio?

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)