terça-feira, 6 de julho de 2010

O fruto, a àrvore e o pomar

NOTA IMPORTANTE: até ao momento não é possível exibir os comentários dos nossos leitores por uma deficiência do Blogger, ao qual somos alheios. No entanto nenhum comentário efectuado até agora foi perdido, uma vez que tenho forma de os recuperar, comprometendo-me a colocá-los todos na íntegra. 

Tinha tomado a decisão de não voltar sobre o caso Moutinho após a oficialização da transferência. Por várias razões que seria penoso enunciar, mas também porque não tenho por hábito preocupar-me com jogadores de outros clubes. Julgo até que isso seria o mais conveniente para o Sporting, tendo em conta o inicio de época. Mas as notícias de hoje, que confirmam uma parte da versão aqui avançada no domingo, (Escolham a vossa versão) são no mínimo estarrecedoras, pelo que o silêncio sobre este caso pode interessar a quem está na SAD do Sporting, mas seguramente que não interessa Sporting e aos Sportinguistas.

Desde o inicio que esta me parece ser uma história mal contada. Ontem Costinha e JEB libertaram a sua visão dos factos que frita Moutinho, numa operação que resultou em pleno no seio dos Sportinguistas. Dificilmente conheceremos a versão de Moutinho porque, ou eu “conheço” mal Pinto da Costa, ou ele  não será autorizado a falar sobre o assunto. O mais provável, numa estratégia muito comum naquelas bandas, estarão a canalizar as energias do jogador para dar a resposta em campo. E, convenhamos, o FCPorto saiu por cima nesta história para já pelo menos do ponto de vista da moralização das tropas, deixando atrás de si um clube, - o nosso - em ebulição, dividido e estupefacto.

Conta o DN que “A SAD do Sporting esqueceu-se de incluir uma cláusula que impedisse João Moutinho de se transferir para outro clube português no documento que serviu para mandatar o empresário israelita Pini Zahavi para vender o passe do jogador e que foi assinado em Junho. O futebolista acabou por rumar ao FC Porto, mas o DN sabe que no final da semana passada o mesmo empresário ofereceu o capitão leonino ao Benfica, que terá recusado entrar na corrida pelo jogador por forma a não iniciar uma guerra com os rivais, mas também porque não seria uma prioridade do treinador Jorge Jesus. (…)De acordo com as informações recolhidas, a administração da SAD leonina só alguns dias depois de assinado o documento com Pini Zahavi se apercebeu que se havia esquecido de incluir a cláusula que impedisse Moutinho de ir para um dos rivais. No dia 26 de Junho, dois dias depois da apresentação de Torsiglieri, é que a SAD sportinguista tentou junto de Pini Zahavi fazer uma adenda ao documento, por forma a impedir a saída do capitão para outro clube português. Tarde de mais. O empresário recusou liminarmente essa possibilidade, até porque as conversações com o FC Porto já estavam em marcha.”

O teor desta noticia é secundado hoje pelo JN e não pode passar sem um desmentido veemente. Costinha pedia ontem confiança aos adeptos. Esta conquista-se com a verdade e não com a dissimulação. A ser verdade Moutinho pode muito bem ser uma maçã podre, mas é o fruto possível de uma árvore (SAD) que está muito doente. Falta saber o que o pomar (o mundo Sporting) tem a dizer sobre isto. Provavelmente, como noutras ocasiões tão ou mais graves, nada. Temos é que apoiar…

26 comentários:

  1. Mesmo que assim fosse a última palavra caberia ao João Moutinho. Ou seja, se ele não quisesse ir para o Porto não ia. Além do mais, este problema só se coloca porque ele queria sair e tudo fez para o conseguir. O resto é treta aproveitada por quem a quer aproveitar.

    ResponderEliminar
  2. Partes do princípio que não pôr essa cláusula é um erro...

    Eu acho que pô-la só poderia, objectivamente, prejudicar o Sporting. Quanto menos compradores potenciais, menor o preço a que poderíamos vender o Moutinho.

    E todos sabemos que o PdC tem um fetiche com o Moutinho.

    ResponderEliminar
  3. LDA

    Ainda que na diagonal ao post, gostaria de deixar a minha ideia, tentando complementar este post e os dois anteriores.

    Julgo que algo que possa motivar estas atitudes dos jogadores da nossa formação:a(má) gestão das expectativas. Um jovem criado naquela que dizem ser a melhor escola de formação do MUNDO, e o presidente repete isto em cada intervenção pública que faz, chegado ao escalão sénior o que é que ambiciona?

    Jogar numa equipa sem ambições que disputa o acesso à UEFA? Receber um ordenado aquém das suas expectativas, e para mais desajustado comparativamente à valia e aplicação demonstrada por meia dúzia de matumbos estrangeiros que tem por colegas? Ter por companheiros de equipa, e fontes de inspiração, a fina flor do refugo? Defender as cores dum clube cujos dirigentes defendem o miserabilismo e passam o tempo a professar desgraça? Ser pago por uma SAD há anos liderada por uma nata de gestores, que não só não faz UM, REPITO, UM investimento que seja NUM ACTIVO QUE GERE RETORNO, mas ainda assim consegue gerar um passivo monstruoso?

    Como é que um jovem que chega aos 18 à equipa principal, do clube com a melhor formação do mundo, se sente quando passados 6 anos, não foi 1 vez campeão, passou anos a jogar com Kokes, Tiuís, Alecssandros, Motas, Buenos, Farneruds, Wenders, Cleitons, Ronnys, ganha num ano o que antigo companheiro de academia, Cristiano Ronaldo ganha num mês, ou o que o seu amigo Nani ganha num trimestre, isto apesar de ser o jogador mais bem pago do plantel!? É capitão da equipa que obtém das piores classificações de sempre, perde o lugar na selecção e salta um Mundial... e no defeso olha para o jornais e enquanto o FCP persegue duas das maiores esperanças do futebol sul-americano e o slb persegue, Huntelaar, Ronaldinho e... Robinho, o seu Sporting quer o Alan! E o Nilson!!

    Quem é que gerou estas expectativas no jovem? Ele? O pai? O António Veloso? a Imprensa? Se calhar todos, mais os dirigentes do clube.

    Se os jogadores são pagos para treinar e jogar, para que é que são pagos os diversos presidentes das nossas SAD? Para passarem até à exaustão a cassete do "não há guita"? Então mas não são eles gestores? Para que servem gestores que não têm criatividade para arranjar dinheiro, não geram negócio e agravam o passivo?

    Porque é que não lá pomos então um padeiro? Ao menos saberia fazer bom pão com chouriço!

    Eu sinto-me mal com tudo isto que se passa no nosso clube, sou sócio há muitos anos. Há contudo os 90% de Sportinguistas que elegeram este presidente, e acredito que para esses este momento seja ainda pior.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Vocês estão a experimentar problemas com os comentários?

    ResponderEliminar
  5. Esta é a versão em que todas as peças encaixam:

    - o Sporting quer vender
    - o jogador quer sair
    - um documento torna a transferência inevitável
    - aparece o FC Porto, o Moutinho diz que sim e o Sporting não tem como dizer não

    Vamos ver se é assim.

    ResponderEliminar
  6. Acho inacreditável tentarem passar uma imagem de correcção do futebol corrupto do porto.
    Não só acredito que são eles que estão por trás da estratégia "força a saída para vires a preço de saldo", como também não me admirava nada que foram eles que "encomendaram" a não convocação do moutinho à selecção porque interessava desvalorizar e para confundir ainda mais o jogador.

    Quanto ao costinha, será que vale a pena ele voltar a falar?!?
    É que depois de ter dito que o hugo viana não vinha porque não quis baixar o ordenado, e deste o ter desmentido sem que ninguém "desmentisse o desmentido", parece-me que o que ele diga (ou faça) pouco ou nada vale.

    ResponderEliminar
  7. O que é que importa a cláusula no contrato se nenhum clube no estrangeiro mostrou interesse nele??? O que interessa aqui é que ele à muito não queria ser jogador do Sporting por isso a venda dele ao FCP.
    O único erro que podem imputar aos dirigentes do Sporting 8não ao Costinha!!!) é o facto de não o ter vendido quando o Everton apresentou uma proposta ao Sporting.

    Não tenho dúvida nenhuma que está em marcha uma campanhã de intoxicação contra o Costinha que alguns sócios e adeptos do Sporting infelizmente têm dado importância.

    Saudações Leoninas
    PARN

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente tenho de concordar com o que LdA escreve aqui hoje.

    A incompetência tem um preço por vezes muito alto ... neste caso abrimos um grave precedente, espero que os nossos actuais e futuros atletas saibam ser dignos e os nossos dirigentes também já chega de lavar roupa suja na praça publica só nos fica mal.

    De qq forma não posso negar que vi com muitos bons olhos a saída do JM28 tenho pena é que tenha sido nestas circunstancias.

    SL,

    ResponderEliminar
  9. Não sendo dos que ficam contente com a saída do Moutinho a nível futebolistico, não posso deixar de referir que este não foi um mau negócio.
    Á parte desses contornos da cláusula e maça podre vamos analisar os factos:
    - Moutnho era um jogador com a cabeça fora do sporting e sem evoliução nos ultimos anos
    - Depois da época desastrosa não devia haver um mecado assim tão generoso para o levar.
    -Por este (futuro) peso morto ganhamos- 10 milhões + perdão dos 2.5 do coxo do postiga + um central promissor (apenas com 50% dos direitos económicos) e, mais importante 25% de Moutinho.
    -Se ele for o jogador que todos pensamos que ele é, e relamente valer 25 milhoes, o porto é dos melhores clubes para o vender e se o vender por esse valor ganhamos mais 6 milhões.
    -Tudo somado dá practicamente o valor da cláusula. Não pode ser considerada má venda.

    Os senão são: reforça um rival, a imagem do sporting sai fragilizada, abre precedentes para futuros descontentes, o sporting não valoriza a escola e perdemos um bom jogador.

    Na minha opinião, no fim de contas não foi uma má transferência, a minha incónita vai para o Nuno André Coelho que não conheço nada dele mas se for como os centrais que o porto costuma foramar ....não estamos mal :)

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  10. Eu, lembro-me dos episódios do JVPinto quando veio das galinhas para o nosso clube, um jogador que estava acabado para o presidente da altura, por sinal veio a revelar-se um jogador de extrema importância na conquista do título... Pois... e não me admira que aconteça o mesmo no FCporcos c/ o JMoutinho. Para mim, o SCP foi ferido de morte, digam o que disserem, isto não tem cura, é demasiado mau para ser verdade. Ninguém e nenhum clube do mundo iria efectuar uma acção de gestão como esta, não é aceitável, o dano que vai causar na equipa e nos adeptos é demasiado profunda, ao mínimo erro tudo cairá por terra, e a pergunta q se impõe, valeu a pena? Estamos a atravessar o episódio mais negro do sporting dos últimos anos, estaremos na "lama" durante mt tempo.
    Ponho mesmo em questão, se algum dia seremos "grandes".... pq tudo o que é feito é no sentido contrário...

    SL.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Concerteza que este texto está coberto de razão, mas o problema não nasceu hoje.

    No caso João Moutinho, estamos a bater muito na direcção e a poupar todos os outros actores intervenientes, algo muito nosso.

    Até Mantorras opinou no Facebook de João Moutinho.

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Noticias que começam assim: "Conta o DN que...."..valem o que valem...o unico que pode desmentir isto tudo e apresentar a sua versão dos factos é o Moutinho....e até à data não ouvi uma palavra dele nesse sentido...podem dizer que foi o PC que o proibiu de falar...mas um gajo que ve a sua honra posta em causa e fica calado, das duas uma, ou sabe o que se disse foi verdade, ou não tem caracter e ta se borrifando para o que os Sportinguistas pensam dele.

    ResponderEliminar
  14. Partes do princípio que não pôr essa cláusula é um erro...

    Eu acho que pô-la só poderia, objectivamente, prejudicar o Sporting. Quanto menos compradores potenciais, menor o preço a que poderíamos vender o Moutinho.

    E todos sabemos que o PdC tem um fetiche com o Moutinho.

    (colocado por luissm)

    ResponderEliminar
  15. O que é que importa a cláusula no contrato se nenhum clube no estrangeiro mostrou interesse nele??? O que interessa aqui é que ele à muito não queria ser jogador do Sporting por isso a venda dele ao FCP.
    O único erro que podem imputar aos dirigentes do Sporting 8não ao Costinha!!!) é o facto de não o ter vendido quando o Everton apresentou uma proposta ao Sporting.

    Não tenho dúvida nenhuma que está em marcha uma campanhã de intoxicação contra o Costinha que alguns sócios e adeptos do Sporting infelizmente têm dado importância.

    Saudações Leoninas
    Colocado por PARN

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente tenho de concordar com o que LdA escreve aqui hoje.

    A incompetência tem um preço por vezes muito alto ... neste caso abrimos um grave precedente, espero que os nossos actuais e futuros atletas saibam ser dignos e os nossos dirigentes também já chega de lavar roupa suja na praça publica só nos fica mal.

    De qq forma não posso negar que vi com muitos bons olhos a saída do JM28 tenho pena é que tenha sido nestas circunstancias.

    SL,

    Colocado por Sérgio

    ResponderEliminar
  17. Não sendo dos que ficam contente com a saída do Moutinho a nível futebolistico, não posso deixar de referir que este não foi um mau negócio.
    Á parte desses contornos da cláusula e maça podre vamos analisar os factos:
    - Moutnho era um jogador com a cabeça fora do sporting e sem evoliução nos ultimos anos
    - Depois da época desastrosa não devia haver um mecado assim tão generoso para o levar.
    -Por este (futuro) peso morto ganhamos- 10 milhões + perdão dos 2.5 do coxo do postiga + um central promissor (apenas com 50% dos direitos económicos) e, mais importante 25% de Moutinho.
    -Se ele for o jogador que todos pensamos que ele é, e relamente valer 25 milhoes, o porto é dos melhores clubes para o vender e se o vender por esse valor ganhamos mais 6 milhões.
    -Tudo somado dá practicamente o valor da cláusula. Não pode ser considerada má venda.

    Os senão são: reforça um rival, a imagem do sporting sai fragilizada, abre precedentes para futuros descontentes, o sporting não valoriza a escola e perdemos um bom jogador.

    Na minha opinião, no fim de contas não foi uma má transferência, a minha incónita vai para o Nuno André Coelho que não conheço nada dele mas se for como os centrais que o porto costuma foramar ....não estamos mal :)

    Abraços a todos

    Leão do Porto

    ResponderEliminar
  18. Noticias que começam assim: "Conta o DN que...."..valem o que valem...o unico que pode desmentir isto tudo e apresentar a sua versão dos factos é o Moutinho....e até à data não ouvi uma palavra dele nesse sentido...podem dizer que foi o PC que o proibiu de falar...mas um gajo que ve a sua honra posta em causa e fica calado, das duas uma, ou sabe o que se disse foi verdade, ou não tem caracter e ta se borrifando para o que os Sportinguistas pensam dele.

    Colocado por Dezperado

    ResponderEliminar
  19. História mal contada para quem persegue o Clube e Direcção com delirios paranóicos,Sr LdA,acredito que lhe custe,mas a culpa disto foi do menino birrento e que cuspiu no prato,esse documento que fala é apenas uma autorização ao empresário para procurar clube com um ontante mínimo (os tais 10 milhões)e não uma carta branca para vender,inclusivé o leque foi alargado a outros empresários tb.Ninguém apareceu.Mas o Sr prefere acreditar em teorias desde que elas sirvam para dizer mal do Clube.Incrível.
    O SCP só tem culpa foi em ter aturado isto desde 2008...

    ResponderEliminar
  20. Cena de Maceiros:
    "Eu sinto-me mal com tudo isto que se passa no nosso clube, sou sócio há muitos anos. Há contudo os 90% de Sportinguistas que elegeram este presidente, e acredito que para esses este momento seja ainda pior."

    Como vê por muitos comentários não se passa nada, são tudo delírios paranóicos, campanhas de intoxicação. Nós estamos bem e recomendáveis.

    Os Sportinguistas têm o clube que querem.

    ResponderEliminar
  21. Existe aqui pessoal em constante "denial"...eu compreendo pq a mim tb me custa ver Moutinho a ir para um rival e ainda por cima como o foi,mas a verdade é que o nosso ex-jogador nascido e criado no SCP onde mta baba e ranho foi limpa na sua cara de bebé traiu-nos,espetou-nos a faca na costas,culpar constantemente o Clube é absurdo,tentando encontrar "loopholes" em tudo o o Clube informa é desviar o assunto do essencial.Moutinho traiu-nos,pediu para sair em 2008 pq tinha (chegou-me aos ouvidos que ainda tem) problemas financeiros devido a negócios familiares que deram buraco.O SCP aumentou-lhe o ordenado,recebia actualmente 120 mil euros,durante dois anos pediu sempre para sair,mas propostas depois das do Everton nunca surgiram.O extremar de posições de Moutinho só podia dar em duas situações ou ficava, com os perigos de ter um jogador deste caracter no Clube ou vende-lo.Foi ao fcporto? Sim foi. Mas apareceu mais alguém? Digo e repito, Moutinho ficar na bancada ate 2014 tb me agradaria...mas sei que isso era uma jogada perigosa.Vamos mas é apoiar o SCP.

    ResponderEliminar
  22. Com toda a confusão da transferência do "pequeno" grande jogador Moutinho, passou despercebida a chegada de NAC. Assim, peço, então, aos espaços com mais visibilidade, que escrevessem sobre NAC e lhe dessem as boas vindas ao seio da família Sportinguista. Acreditem que eles sabem onde está a alma dos clubes e as opiniões genuínas.
    Obrigado pela atenção

    http://conselholeonino.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Sobre Nuno A.Coelho pouco sei,raramente o vi jogar,mas sei que até há uma semana atrás era um central promissor para a nossa Com.Social.
    Só depois de vir para o SCP é que parece que afinal é "apenas" mais um jogador...
    É esperar para ver e apoiar.

    ResponderEliminar
  24. Eu tenho muita pena do Moutinho - e ainda estou à espera das declarações do próprio, a jurar pela mãezinha que telefonou ao JEB a pedirpara renovar contrato, baixar o salário e subir a cláusula de rescisão...

    De facto não somos um clube à altura de alguns jogadores, e Moutinho é apenas mais um. Pouco ou nada fizemos por ele, que era um talento, e aos 16 anos já era suplente na selecção de um tal de Márcio 'Maradona' Sousa (na altura em transito, a par de Adelino 'Vieirinha' do Vitória para o Dragão, e hoje dispensado do Vizela).

    O normal teria sido aumentar o tecto salarial para aos 18 anos lhe esticar bem o salário, e logo depois vendê-lo ao Barcelona, porque os talentos merecem jogar em quam ganha sempre!

    Mas fizemos pior, obrigamos Moutinho a jogar no Sporting, a ter que levar com o peso de uma braçadeira no braço, e a ter que renovar em 2008, para que o pai pagasse o que devia - ficando o jogador sujeito a ganhar apenas um pouco mais de 100mil euros/mês.

    Quero agradecer publicamente ao João, esse capitão inesquecível, de ter enganado o PdC a ter-nos conseguido 11M€, e acrescentar que à frase '...no benfica, no porto ou até no uzbequistão...' eu respondo - FORA JEB, Costinha, Paulinho e Porteiro - João ficarás sempre no meu coração!!!

    ...e são estes os Sportinguistas que querem delinear o futuro do clube... ...

    P.S.- se aquele cobarde me tivesse dito a mim que nunca mais jogava com a camisola do clube depois do que o clube fez por ele - ENGOLIA a camisola, e não se livraria de umas valentes nódoas negras! FDP ingrato!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)