quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sérgio, Paulinho


NOTAS PRÉVIAS:
I) Os Sportinguistas não se podem queixar hoje, como por vezes o fazem, e com razão, dos jornais desportivos. As capas de hoje referem “en passant” (efeitos do estágio em França…) a derrota ante um Paris St. Germain em reformulação, após um aflitivo 13º lugar na Liga Francesa. A derrota não parece ter surpreendido ninguém, e a forma como ocorreu – que é o mais preocupante – também não.

II) Há dias, num canal de televisão onde decorria um programa especial sobre a pré-época, um dos comentadores presentes dava 5% de possibilidades ao Sporting para ganhar o campeonato, percentagem idêntica ao S.C. Braga. 40% destinava ao F.C.Porto e 50% ao S.L.Benfica. A forma como o disse e o assentimento tácito dos presentes deixou-me a pensar. Assim como também o facto de, no referido programa, estarem presentes dois comentadores conotados com os nossos dois rivais e não estar presente ninguém do Sporting ou sequer de opinião independente. Parece que o Sporting deixou de ser levado a sério. Há bem pouco tempo tudo isto seria impensável e deve ser objecto de reflexão.

BALANÇO DO ESTÁGIO EM FRANÇA:
Terminado o estágio em França cumpriu-se um dos meus primeiros receios que aqui partilhei em devido tempo: sem um plantel definido, grande parte do efeito potenciador desta primeira etapa seria perdido. Quanto ao mais, e falo da possibilidade de ver a nossa equipa dar indícios de vir a praticar bom futebol, as minhas expectativas eram absolutamente neutras. Ou não sei se dizer nulas seria melhor. Mesmo assim não esperava ver tão pouco depois de sensivelmente 3 semanas de trabalho. Se Paulo Sérgio acertou no diagnóstico do que era necessário para tornar o futebol do Sporting mais competitivo, – dúvida que aqui tenho manifestado - errou nas soluções como o próprio ontem admitiu: “até este jogo acaba por ser positivo, porque põe a nu algumas das nossas fragilidades, para as podermos analisar e eliminar. Até para vermos se este é o melhor desenho para a equipa". Se começou a falar grosso parece disposto agora a piar fininho. Até agora Sérgio, vimos apenas o Paulinho e eu não gosto desta forma de pedalar!

E não me parece que esteja em vias de encarreirar. Se é verdade que melhores jogadores ajudarão  é por demais evidente que era obrigatório fazer mais com os jogadores já disponíveis. A questão está no modelo que se pretende para o nosso futebol, cujas linhas mestras não se conseguem vislumbrar da bancada, e creio que nem o balneário o percebe bem, pelo que as exibições sofríveis não devem surpreender. A imagem que fica é uma equipa que trata a bola a pontapé, ignora a sua posse e não possui qualquer mecanismo colectivo a defender ou a atacar.

Sei que a opinião da generalidade dos adeptos alinha pelo diagnóstico do treinador, mas, neste momento, mais e melhores jogadores não resolverão o nosso problema. Aliás era bom que os adeptos percebessem que eles, os jogadores, e nós, os adeptos, estamos no mesmo barco. Tal como nós, eles dependem do acerto das decisões que são tomadas acima da sua cabeça e não há dedicação e empenho que possa valer à falta de boas ideias. Eles têm a carreira em jogo e nós o futuro do clube que amamos. Podemos escolher os bodes-expiatórios do costume no seio do plantel mas o nosso problema é muito mais do que apenas esse.

Se isto fosse uma corrida de fórmula um diria que estamos a correr o risco de “pane” nas voltas de aquecimento, ficando obrigado a partir das boxes, com todas as implicações que isso tem nas nossas aspirações. Este “reality check” parece-me necessário, não como dissuasor de fervor clubistico, até porque ele me parece mais necessário como nunca o havia sido na nossa geração. A menos que os Sportinguistas achem que se pode continuar a cair, mas para cima…

22 comentários:

  1. Grimi, um dos nossos fenómenos:

    http://www.youtube.com/watch?v=6muC_G2B9EU

    Simplesmente vergonhoso mas hilariante, eheheh.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Leão

    Não tive ainda oportunidade de ver o Sporting jogar, em parte por falta de tempo, em parte por vontade de não ver

    Do que vou lendo, parece-me que o Paulo Sérgio está numa posição muito difícil, desde logo porque não sabe que jogadores saem nem que jogadores entram e, pior ainda, não sabe quando saem nem quando entram.

    Mesmo que tivesse visto os jogos, não gostando, teria dificuldade em criticar o Paulo Sérgio, dado que me parece ser desde há muitos anos o treinador em situação mais frágil no Sporting. Mais do que Carvalhal e do que Bento, certamente.

    ResponderEliminar
  3. Brunnus:
    O Grimi é o que todos sabemos que é, mas não percebo alarido que se criou à volta deste lance. Aquilo que eu vejo é um jogador a fazer uma rotação, colocar mal o pé - acontece a qualquer um - e cair. Não é bonito de se ver, mas é, no meu ponto de vista, mais azar do que outra coisa.

    ResponderEliminar
  4. Leão de Alvalade, não sendo difícil compreender a sua (coerente) linha de pensamento bato-lhe palmas por ter ainda a disponibilidade para ir desenrolando considerações sobre o Paulo Sérgio, o estágio, os reforços, as prestações da equipa ou qualquer outra coisa.

    Para os mais desatentos esta conversa / viagem vem muito de trás.
    Conheceu esporádicos momentos de bonança e sol aquando da eliminatória com o Atlético, a vitória por 3-0 com o Porto, a Taça Challenge, o novo site do Sporting e a conquista do Campeonato Nacional de Futsal em plena Lixeira.
    Mas nenhum destes momentos de alegria pode no entanto ser imputado aos seguintes nomes:
    Costinha.
    José Eduardo Bettencourt.

    Isto de falar-se de "Sporting" e pôr o problema nos simples planos "apoio ao Sporting" ou "falta de apoio ao Sporting" é uma coisa que faz-me tremenda confusão. Como se o Sporting fosse o seu Presidente - independentemente do nome - ou o seu Director para o Futebol. Apoiar o Sporting não é mais do que desejar e ambicionar sucesso para o Sporting, sucesso esse que estes responsáveis não conseguem alcançar.
    Não conseguiram. Não conseguem. E nunca conseguirão. Porque as suas (in)competências estão mais do que vistas e não se revelam agora, nestas 3 semanas. Vêm-se revelando, vem de trás. E neste vem de trás cabe muita coisa, coisa(s) essa(s) que uns vá lá saber-se porquê querem varrer para debaixo de um tapete e fingir que nunca aconteceram.
    Alguma vez um Clube normal - de adeptos razoáveis - aceitaria o que aconteceu no último ano? E mais do que isso: depositaria esperança que os mesmos que foram responsáveis por esse último ano reunissem as condições para um ano seguinte melhor?

    O problema não é o Paulo Sérgio, nem o Grimi, nem o Evaldo nem o Maniche ou o Polga. O problema é mais simples do que esse e está diagnosticado há muito. E este problema (infelizmente) já se percebeu que não vai ser atacado.

    Incompreensível. Há tanto sportinguista, tanto adepto, tanta gente capaz de conduzir o Clube e uns teimam em concentrar as suas esperanças no boneco que hoje (não) lidera o Clube.
    Pior que isso: tudo o que esteja fora desse estranho colete de forças à volta dele consideram nocivo ao Sporting.
    Nocivos são vocês caros, os que gostam do que têm e os que esperam maravilhas e milagres desta gente que enterra o Clube. Desenganem-se de uma vez por todas e tenham ao menos o mínimo de bom senso de não atacar quem deseja e ambiciona mais, e melhor.

    Leão Pensador, Leão-entre-arrobas, João e outros: façam-se um favor e não falem em nome do Sporting. Nem tentem condicionar quem tem 2 dedos de testa e sabe somar 2 mais 2. Gostam deste Sporting? Óptimo. Fiquem com ele. Quando o boneco for à vida dele sigam-no, abram conta no Santander e vão todos jantar fora. Relembrem os saudosos tempos dos 1-4, dos 5-2, dos 0-5, dos 7-1, dos 2-4, dos -28, das figuras tristes nas conferências de imprensa e muita outra coisa mas, não poluam espaços onde o Sporting ainda predomine, porque essa fragilidade e incapacidade contagia-se.
    Reconheçam-se doentes, e gostando do Sporting como não duvido que gostem não peguem a doença a outros.

    ResponderEliminar
  5. Kovacevic:

    Não concordo. Dos 3 Carvalhal foi o que nunca contou com apoio quase nenhum de qualquer quadrante do Sporting, fosse direcção ou adeptos. Desde a sua apresentação que se percebeu que não se contava com ele para o futuro. Isso é a situação mais frágil em que se pode colocar um treinador.

    Ao contrário, Paulo Sérgio teve apoio institucional, dos adeptos, pelo menos de forma tácita e um contrato de 2 anos. A sua aquisição custou 600 mil euros o que é prova da aposta que nele se fez.

    Percebo a situação de Paulo Sérgio relativamente à questão dos reforços que diz necessitar e por isso em post anterior dizia que a avaliação do seu trabalho deve ter em linha de conta os condicionalismos em que ele é feito.

    No entanto, pelo que vi, é meu entendimento, e é isso que digo no post, que mesmo com os jogadores disponíveis era necessário ver um pouco mais, mesmo que perdêssemos na mesma, o que nesta altura da época não é tão relevante como isso.

    Estou em crer que se tivesses visto os jogos do Sporting, poderias até não concordar comigo na mesma, mas compreenderias melhor a minha posição.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro MHumberto, como eu o compreendo.

    Hoje em dia criou-se uma atmosfera em que, quem fale mal/contrarie ou opine de maneira diferente acerca da actual direcção, é considerado anti-sportinguista, um adepto desprezável em que o melhor é rasgar o seu cartão de sócio.

    Enquanto continuarmos com duas palas nos olhos, como os burros, a acreditar na fé e nos milagres de nossa senhora as coisas só tendem a piorar. O problema mais uma vez, não está no treinador nem nos jogadores. Uma boa estrutura, uma direcção forte, é meio caminho para fazer bem o seu trabalho e logo, ir buscar um treinador á altura da nossa (ainda) grandeza e consequentemente jogadores que mereçam vestir a nossa camisola. Já assim o foi no passado, tenho pena que não o seja no presente e anseio que piore no futuro.

    SL

    ResponderEliminar
  7. MHumberto:
    De forma sucinta:

    De há tempos para cá parece que quem não gosta de ver o Sporting jogar mal é contra o Sporting, mas quem não se importa ou prefere ficar calado é a favor. Há quem prefira acreditar em milagres, não é esse o meu caso.

    Mas mesmo os que acham que um milagre é sempre possível lembro que, por exemplo para sair o euromilhões é preciso pelo menos jogar para que o milagre seja possível. Não sei se posso usar o verbo "jogar" no caso de ontem...

    ResponderEliminar
  8. E existe esperança em jogar bom futebol com Grimi, Polga, Postiga e Abel? Alguem acha que é possivel jogar para ser campeão?

    Sabem qual é o problema de ter um mal jogador no plantel? É quando ele tem de jogar...

    ResponderEliminar
  9. A verdade é q o P.Sergio entrou de peito feito, com um discurso ambicioso e aos poucos está a mudar radicalmente esse mm discurso. Já não há promessas, apenas lamentos...

    Provavelmente percebeu q o plantel é bastante pior (em qualidade) do que aquilo que ele pensava... e já tá à rasca. O novo discurso é claro. Lamenta lesões, falta de reforços... enfim... está dado o mote

    ResponderEliminar
  10. Vamos com calma. Estamos a falar dos primeiros jogos da pré-época em que nem sequer estão presentes algumas unidades nucleares da equipa: P Mendes, Veloso, Mathias, Liedson... ao que podemos acrescentar o IZMA!

    A equipa está a ser reconstruída, alguns reforços chegaram há pouco, outros estão por vir. Que queriam? Goleadas?

    Haja Fé! Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  11. "Hoje em dia criou-se uma atmosfera em que, quem fale mal/contrarie ou opine de maneira diferente acerca da actual direcção, é considerado anti-sportinguista, um adepto desprezável em que o melhor é rasgar o seu cartão de sócio".

    Brunus

    Uma coisa é falar mal e gratuitamente, sem regras só para achincalhar, outra é esta forma elevada, que se pode ver tanto no post como nos comentários que o sucedem. Constate que é diferente.

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. A mim não me convence, nunca me convenceu e desconfio muito que algum dia este treinador me satisfará.

    Vê-se claramente que não há grandes convicções no seu futebol e muito menos ainda há qualidade táctica no jogo da equipa.

    E não vão ser outros melhores jogadores que vão preencher estas lacunas.

    Quem tem olhos na cara e gosta de futebol vê bem a mediocridade a que estamos condenados outra vez esta época.

    O Izma está coxo e desconfio que voltará a ser o que de melhor foi..o Liedson parece-me tambem sem o fulgor dos melhores tempos, o Mathias não tem pulmão nem físico para ser preponderante, o Veloso não deve ter a cabeça no Sporting porque quer outros voos e não um clube de mediocridades e o P.Mendes não pode tapar todos os buracos tácticos da equipa..

    Faltam extremos de qualidade, desiquilibradores e que centrem bem ( aos anos que faltam pois o cretino do PB nao jogava pelas alas..), falta um ponta de lança bom, mto bom, um matador para jogar/substituir o Liedson, que prenda as defesas contrárias, que condicione o balanço ofensivo das outras equipas, falta um defesa central e isto se o tal argentino prestar para alguma coisa...

    E falta que os coxos e os pernas-de-pau bazem de vez do plantel.

    E isto tudo sem contar com um verdadeiro treinador..

    Já nem falo da direcção porque esses estão a cumprir mandato..

    E com isto tudo é difícil ter fé, é difícil ter entusiasmo, é difícil acreditar! É praticamente impossível lutarmos pelo campeonato mas só espero que tenhamos muita dignidade durante o mesmo.

    SL

    ResponderEliminar
  13. O homem está a trabalhar à 15 dias sem jogadores importantes que ainda estão de férias e já andam os profetas da desgraça a dizerem mal de tudo e todos,e ainda têm a lata de dizer que os outros é que são doentes só pq preferem ver as coisas sem as típicas palas de escárnio e mal dizer.Outra coisa que não entendo é pq é que um de vcs não se chega à frente e concorrem a algum acto eleitoral dentro do SCP.
    Já que vcs é que são os iluminados epá força,concorram,apresentem as vossas ideias.
    Qt ao Estágio em si,por amor de Deus,mas afinal os Estagios (que ainda não termiram) servem para quê? Mas vcs alguma vez jogaram futebol federado na vida? Ou algum desporto sequer que tenha concentrações?
    Os estágio chamam-se de preparação devido a alguma coisa não?
    O SCP tem lacunas? Epá...descobriram a pólvora! Mas algum clube não as tem nesta altura? Deixem o treinador trabalhar.
    A mim parece-me que vcs são iguais(quiça os mesmos)que assobiavam a equipa no aquecimento...

    ResponderEliminar
  14. Leão Madeirense, e de quem é a responsabilidade de tudo isso que falta, ou de tudo o que existe e não serve?

    Leão Azedo, a sua forma elevada de pensar o Sporting é fazer um título com o termo "Mercenários" e delirar. Isso não é forma elevada alguma.
    Isso é no mínimo: deixar-se embalar pela cantiga de má qualidade que lhe venderam. No máximo: má vontade. É capaz de ser esta última, já que não estou a imaginar como é que uma pessoa tão atenta e perspicaz se deixaria enganar tão facilmente. Não consigo é descortinar o seu motivo, não duvidando que terá algum. Você e os seus colegas Leões.
    Faça uma coisa: devolva o sentimento de orgulho que os mercenários lhe ofereceram em 2005, quando bem orientados colocaram - 5, ou 6, em 11 - o Sporting numa final de uma prova europeia.
    E faça depois uma segunda coisa: não sou especialista nem profundo conhecedor das camadas jovens do Sporting mas seguramente o Hugo Malcato ou outros podem ajudá-lo a completar o exercício, alargando a amostra. Saque da calculadora que tem nos acessórios e veja lá a percentagem do seguinte grupo que pela sua definição constitui a parcela dos mercenários: Rui Patrício, Nuno Santos, Patacas, Miguel Garcia, João Gonçalves, Beto, Daniel Carriço, André Martins, Paíto, Emídio Rafael, André Marques, Custódio, André Santos, Adrien, João Moutinho Hugo Viana, Carlos Martins, Diogo Salomão, Bruno Pereirinha, Djaló, Varela, Lourenço e Saleiro.

    Eu facilito-lhe a vida e ofereço-lhe o Carlos Martins, essa porcalhota lampiã que tudo por tudo fez para sair do Sporting para Huelva sabendo que dali a 2 anos ingressaria na sua casa-mãe.
    Ofereço-lhe também o óbvio João Moutinho, badameco mercenário que fruto dos seus requintes de malvadez obrigou e forçou o pobre Presidente do Sporting e o Costinha a vendê-lo ao Porto.
    Djaló, é negro e namora com uma loura da TV, ou quase-loura, não pode portanto ser boa peça de certeza.
    Pegue nestes 3 e meta-os no seu grupo de mercenários.
    E pegue na lista que lhe dei e que outros podem elaborar com muito mais conhecimento e veja se consegue encaixar mais algum. E se não conseguir não desespere: guie-se somente pelo critério do gel.
    E se ainda assim não conseguir volte a não desesperar: suba as percentagens com aqueles mais transparentes que de tão transparentes terão decerto algo a esconder. O Adrien por exemplo tem ascendência gaulesa. Investigue e descubra lá uma qualquer ligação do rapaz a uma célula mercenária francófona sediada na Mauritânia, pode ser que por aí dê dado que até parece ser bastante simples, envergonhado e não usa gel. E o Pereirinha claro, acho que conduz um BMW. Descortine a cilindrada e se for para cima de 2800 inclua na lista.

    Ou não faça nada Leão Azedo ... guarde os conselhos para quem deles precisar e continue a delirar com os outros Leões. O que falou antes de si - Leão Pensador - esse então é um mimo: "A culpa foi de Paulo Sérgio, Bettencout e Costinha? Não vamos brincar." Não, claro que não: a culpa foi minha. Minha ou dos milhões que assistem de fora.
    Não de quem lá está dentro e toma decisões.

    ResponderEliminar
  15. MHUMBERTO,

    Não fique azedo comigo, porque não estou contra si, nem contra ninguém. Por vezes concordo, outras vezes discordo de pessoas, achando que daí não vem mal ao mundo. Não me considero nem mais nem menos Sportinguista que o senhor.

    Quanto à final da UEFA, deixo-lhe uma precisão, foram 3 em 11, não 6 em 11 como referiu - Miguel Garcia, Beto,João Moutinho.

    Não vou responder ao rol de provocações desnecessárias. Deixar somente mais duas notas

    1- Sabe prefeitamente que o texto mercenários quer dizer e onde pretende chegar. Não aprecio atitudes para com o clube de jogadores como Figo, Simão e Moutinho.

    2- Dizer que a culpa é do Paulo Sérgio ou do Bettencourt também não parece certo. Faltam os mundialistas, mais meia dúzia de contratações, e meia equipa que entrou em campo, ou não será titular ou será dispensada...Não acha um exagero tante celeuma já? Considera mesmo um delirio?

    MHUMBERTO, acabo deixando-lhe um abraço, e o desejo que no fim todos estejamos felizes. Se tiver razão, fica escrito, que aqui estarei, para dar a mão à palmatória.

    ResponderEliminar
  16. "O SCP tem lacunas? ... Mas algum clube não as tem nesta altura?"

    Concordo. E mesmo assim, 'mamamos' quatro golos de um clube... cheio de lacunas... Basta ver o primeiro golo do jogo!

    "Deixem o treinador trabalhar. "

    LdA, Brunus, Mhumberto, Leão Madeirense, outros: Leram bem? Deixem o treinador trabalhar... shiuuuu... Vá, não atrapalhem o estágio com as vossas opiniões ruidosas, sff. O som dos vossos dedos no teclado incomodam JEB & Compª Lda... e impede a equipa de produzir futebol.

    Para o João, só uma perguntinha: dos jogos que assististe gostaste ou não das exibições?

    Eu, por mim, não vou espernear mt, até pq o horário dos jogos impediu-me de assistir. Apenas vi 45 minutos e em más condições (via internet). Do que vi, contra o Nice, gostei do Diogo Salomão e do árbitro que nos 'regalou' um penalty para empatarmos o jogo (dedinho do JEB pra o Angelito Vilar?). Do resto, népia… E, repito, mais uma vez contra outra equipa cheia de lacunas que, curiosa, teimosa e continuamente, luta para não descer na "Ligue1". Sem sucesso nalgumas épocas, diga-se de passagem...

    Do jogo de ontem, apenas vi os lances dos golos. E os seis pareceram-me todos uma autentica anedota. Como se diz na minha terra, golos cheios de tabacum... O q me preocupa é que da meia dúzia desses charutos, quatro foram parar dentro da baliza do Patrício. E charutos tipo "bola parada", uma marca registada há um ou dois pares de anitos...

    Enfim, vou aguardando pelo tal 'milagre'. Só mesmo no futebol é que tal ainda vai acontecendo, embora cada vez mais esporadicamente. Se sou parvo o suficiente para continuar a malbaratar dinheiro no €uromillions tds as semanas, não me custa nada continuar à espera que o SCP comece a praticar futebol. Algum fim-de-semana voltará a acontecer, logo depois de uma boa exibição e resultado no fds anterior e com continuação de ambas as variantes no fds seguinte...

    “Damn it”… Quem apodou o verde como a cor da esperança sabia bem o que andava a fazer…

    ResponderEliminar
  17. Gde... Gde... Enorme... Virgílio :)


    http://leaodaestrela.blogspot.com/2010/07/virgilio-e-destruicao-da-formacao-do.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+LeoDaEstrelaBlogSobreOSportingClubeDePortugal+%28LE%C3%83O+DA+ESTRELA%29


    Que saudades... Como eu era feliz naquela altura...

    ResponderEliminar
  18. Caro Leão de Alvalade,

    Antes de mais, parabéns pelo blog do qual sou leitor assíduo.

    Escrevo pela primeira vez, pois também eu presencei ao programa de televisão a que faz referência e também não quis acreditar no que estava a ouvir. Mais a frio, porém, comecei a pensar que se calhar os comentadores é que teriam razão e que efectivamente o Sporting está, neste momento, ao nível de um Braga.....

    Confesso que vi os jogos do Sporting a espaços, pelo que não me posso pronunciar a fundo sobre os mesmos. Mas, considerando os resultados alcançados e as crónicas mais ou menos entendidas, penso que as exibições retratarão o que tem sido o Sporting, pelo menos nos últimos três, quatro anos. Uma equipa de futebol nada mais é que a extensão do que é feito no treino, nos gabinetes, nas administrações, nos balneários. E o que tem sido feito nesses locais tem sido mau demais. Como mau demais tem sido o futebol apresentado desde então.

    Este início de época é apenas mais uma cena de uma morte anunciada. O que nasce torto mal ou tarde se endireita.

    Esta época tem um exemplo de como não se deve planear uma época. Como a anterior de resto.

    E eu só pergunto: quando vamos ter no Sporting pessoas com conhceimentos e lucidez que guiem o nosso clube ao caminho das vitórias e, sobretudo, do bom futebol?

    Acredito que nada está perdido pois sou um inveterado optimista. Mas defendo que a luta deve começar já ontem!

    Aguardo ansioso pelo epílogo da época das contratações receoso de assistir a nova época desastrosa, mas com esperança num futuro melhor. Porque o Sporting, ao contrário do Braga - clube que me merece todo o respeito - foi pensado para as vitórias e tem um historial que fala por si. Quando o pensamento voltar, tudo regressará ao normal. Mas lá que urge, urge....e para começar que tal fazer um plantel com cabeça tronco e membros?

    Saudações leoninas

    MGF

    ResponderEliminar
  19. Virgílio, ora nem mais. Vejam e leiam esse link.

    Aparecessem mais. Apareçam mais. Apareça mais gente que desminta e demonstre que o Sporting é muito mais e é muito melhor do que aquilo que os seus responsáveis o pintam.
    Partilho dessas saudades. E sinto-as há muito já.
    Estes responsáveis tiveram o mérito de em muito pouco tempo apagar todos os vestígios de Sporting. E pior: os adeptos compraram a cantiga.

    Leão Azedo, azedume algum.
    Devolvo-lhe esse abraço e como lhe disse 2 ou 3 mensagens para cima não duvido do seu amor pelo Clube. Não há aqui antipatia alguma, muito pelo contrário, começa a haver - pela minha parte - o que nunca imaginei possível, alguma indiferença ...

    ResponderEliminar
  20. Virgilio:

    Temos que falar, pá! Isso de andar a escrever para outros blogues coméké? :-)

    A sério: o teu homónimo era daqueles jogadores que mostrava em campo que jogava por amor à camisola!

    MGF:
    Obrigado! Espero que depois da estreia a comentar possamos continuar a merecer mais comentários.
    SL

    ResponderEliminar
  21. Eu não vou á apresentação, enquanto não vir futebol não meto os pés em Alvalade.
    Paulo Sergio mudou o discurso porque já viu o que a casa gasta.
    Quando tivemos uma pre-epoca com todo o plantel junto?
    Pior, quando foi a ultima pre-epoca em que no estagio tinhamos o plantel defenido?
    Não vejo nada ao fim de umas semanas de estagio, para mim parece-me mais do mesmo como o dinheiro me custa a ganhar não o vou dar a estes mercenarios que gerem o clube para que o gastem com jogadores sem classe para representar o SCP.

    ResponderEliminar
  22. Cada vez mais acho que os Sportinguistas com blogs que os alimentam diariamente, nos quais também me encontro, são mesmo masoquistas!

    O P.O. é que tem razão. Como ir a Alvalade para vir de lá transtornado? Melhor ficar em casa já que os horários da realização dos jogos é incentivo a ficar em casa para mudar de canal quando as coisas não correm de feição.

    Assim... nunca mais a situação financeira do nosso clube sai do buraco em que o deixaram cair.

    Rugidos de desespero

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)