terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Como se construíu um plantel para ser campeão

Numa das primeiras entrevistas dadas por Paulo Sérgio ainda antes da época começar Paulo Sérgio identificava aquilo que, no seu entender, o Sporting necessitava para lutar pelo titulo. Dessa entrevista demos conta aqui.

Entre o que foi então dito e o que realmente aconteceu é um balanço que deve ser feito ,até para que se entenda que, quando a época terminar, o actual técnico estará longe de ser o único a ter que prestar contas. Embora, como afirmo desde o inicio, a sua escolha para técnico principal seria o pior dos erros, do qual o Sporting ainda terá que pagar durante muito tempo. Em prestígio, pontos e dinheiro.

Vukcevic não fazia parte do projecto de Paulo Sérgio para a época em curso, seria dispensado, quase vendido e regressou a Alvalade.

Paulo Sérgio contava com Izmailov mas este, lesionado e novamente operado, ainda está longe de Alcochete. E não se sabe se o seu regresso será em definitivo ou apenas para limpar o cacifo.

Paulo Sérgio queria centrais com centímetros e talento. O Sporting vendeu o central mais alto, Tonel, trocando um jogador com 161 jogos de leão ao peito por 2 jogadores mais altos mas que não conseguem oferecer mais garantias que a dupla Polga - Carriço que até são significativamente mais baixos.

O técnico confiava em Pongolle e passado duas semanas este seria emprestado. E quando suspirava pelo "pinheiro" entrava Tales de menos de 1,70m.

Eram necessários extremos com "velocidade, potencia e criatividade". Chegaram Salomão e Valdés. Curiosamente os dois para o lado esquerdo, sendo por demais evidente que o as qualidades do chileno mingam quando encostado à linha.

O Sporting compraria ainda Evaldo, que, apesar da quantidade de jogos disputados, está longe de evidenciar qualidade irrepreensível como seria desejável em quem custou 3 milhões.

No espaço de um ano o Sporting envelheceu o seu plantel à procura da experiência que se dizia faltar,  apesar de ter prescindindo de praticamente todos os  jogadores do meio-campo, que, apesar de jovens, tinham no curricullum, um número muito apreciável de jogos em todas competições, Liga dos campeões, inclusive.Se não conseguiu melhorar a competitividade fez pelo menos disparar os custos, que, segundo hoje o Record, quer agora conter.

Pedro Mendes, apesar de ser provavelmente o melhor jogador nacional na sua posição, é um jogador caríssimo, se atendermos ao número de jogos que disputa por ano. Maniche pode ser experiente, pode até estar a fazer uma boa época mas ganha muito mais do que lhe podemos pagar face à sua preponderância.  Zapater ainda não conseguiu impôr-se, sendo a 4ª opção, atrás de Maniche, André Santos e Pedro Mendes. Hildbrand não conta.

17 comentários:

  1. O Sporting vendeu o central mais alto, Tonel...

    tens a certeza? É que não parece, mas o Polga é ligeiramente mais alto que o António Tonel (1,84 vs 1,83 m)

    Um abraço

    NS

    ResponderEliminar
  2. Sara:

    A diferença não é significativa mas, segundo os dados que disponho, Polga tem 1,82m e Polga 1,85m.

    No entanto, no contexto do post, isso nem me parece o mais importante. Repara que o Sporting gastou 4,5 milhões para "acrescentar talento e altura" e afinal joga hoje com os mesmos centrais de há um ano.

    ResponderEliminar
  3. Leão de Alvalade,

    Não estou tão de acordo na caracterização das despesas relativamente aos centrais: NAC foi o brinde oferecido por nos terem levado o montinho-anão-de-fraldas-que-ainda-cheira-a-leite-e-que-é-pior-do-que-o-Ruben-Micael (ah! afinal não...) e o Torsiglieri custou €1,7M + uma perna do Tobias Figueiredo e outra perna do Eric Dier. Curiosamente dois jogadores sem o tal "défice de altura" de que se queixam os "especialistas" que aferem qualidade ao centímetro.

    Certo certo é que o Sporting dos 4 centrais que tinha só conseguiu empacotar o Tonel (que ganhava seguramente menos do que o NAC e o Torsiglieri vieram ganhar), porque o outro (Caneira) ainda por lá anda.

    Enfim... sem pés nem cabeça, o que aliás era bem evidente desde o início, comprovando que com papas e bolos...

    ResponderEliminar
  4. Todas as contas se podem e devem fazer, e eu falo à vontade porque nunca apoiei esta direcção, nem a escolha deste treinador. Mas também sou dos que paga as quotas, vai aos jogos, aplaude os golos e sofre com as misérias, e entende que o erro de Paulo Bento no Sporting foi a falta de ambição com que se deixou contagiar.

    E de facto podemos ir olhando para trás, para os pinheiros em falta, as maçãs despachadas e tudo o mais.

    Só que, não querendo fazer tábua rasa do que se vai passando, nem branquear o chorrilho de asneiras cometidas (fruto em grande medida, a meu ver, da inexperiência e impreparação das pessoas para os cargos que ocupam, não necessariamente da sua burrice ou incompetência), julgo que é mais produtivo aprender com os erros (começando por quem lá está) e tentar vislumbrar coisas positivas. Sim, eu sei que não é fácil, mas o atoleiro em que o Sporting se transformou não se açoreia de um dia para o outro, e é asneando que se aprende.

    Paulo Sérgio, que me parece detentor de uma visão do futebol muito pouco consentânea com os nossos pergaminhos, para além de ter opções (ou falta delas) que são no mínimo discutíveis, tem no entanto alguns méritos que não posso deixar de referir e que julgo que são importantes.

    - Já repararam que todos os jogadores gostam dele, principalmente os que eram dispensáveis e passaram a render?

    Lembrei-me disto a propósito de um programa que vi ontem sobre o Mourinho, onde até o Maradona salientava esta qualidade fundamental de um treinador. Paulo Bento era bem diferente.

    - Já repararam que (apesar das críticas de alguns) ele tem sabido integrar, calmamente e sem excesso de pressão, os jovens que tem ao dispôr? (falo de Salomão, de Cedric, menos, de Tales não, de todo, mas talvez ainda não esteja maduro, de André Santos não é preciso falar)

    Não será isto algo em que muitos dos que passaram por Alvalade nos últimos 20 anos pecaram? Paulo Bento, para começo, mas muitos outros também. Nisto faz-me lembrar a forma soberba como o Ferguson tem construído equipas com base em miúdos, sucessivamente, no Manchester.

    Enfim, o homem não é Mourinho nem Ferguson, e não nos vai dar nada a ganhar este ano, de certeza, mas tem qualidades que acho que vale a pena ponderar.

    Abraços,
    MDP

    ResponderEliminar
  5. PLF,

    De facto fiz as minhas contas com pouco rigor uma vez que 1/2 NAC custou 1 milhão e Torsiglieri teria custado 3,5 milhões, dos quais só pagamos metade. Tendo em conta a alienação de metade de Tobias e Eric desconfio que ainda vamos ter que voltar a fazer contas daqui uns tempos e temo que a factura final seja bem maior do que a que agora contabilizei.

    ResponderEliminar
  6. LdA,

    a contabilidade final é fácil de fazer. Para contratar MT2 + E5 + M8 + TH30 + JV15 + AZ21 + DS33 + NAC44 + TS55 (e já agora para pagar o Sinama, o JP47 e o PM6, o que dá um total de 12 jogadores em apenas 1 ano) onde foi o Sporting buscar o dinheiro? Moutinho, Veloso, Eric e Tobias.

    ResponderEliminar
  7. MDP,

    Como é costume neste espaço sempre que alguém se estreia a comentar, dou-lhe as boas-vindas.

    Quanto ao seu comentário não posso concordar.

    Mesmo concordando que é asneando que se aprende, O Sporting não pode ter um técnico que tendo muito que aprender tem muito que asnear, sobrando dúvidas se consegue aprender com os erros, como sucede com os mais capazes.

    E um treinador que tenha uma boa relação com os jogadores mas que não consiga dotar a equipa de um modelo de jogo à altura das nossas pretensões falha no que é essencial.

    Como profissional que é Paulo Sérgio viu cair-lhe do céu a oportunidade da sua vida,pelo que não podemos censurar por ter aceite o cargo.

    Não me parece é que, por carecermos de coisas positivas para assinalar, nos contentemos com pouco. É isso que me parece perigoso quando diz que PS tem qualidades que vale a pena ponderar.

    O Sporting perdeu anteriormente várias épocas por causa dessa ponderação apesar das evidências que não estava a ir pelo melhor caminho.

    De qualquer forma, e como afirmo no post, PS é apenas uma das fragilidades do Sporting. Talvez seja a que hoje é mais evidente mas é bom lembrar o que foi feito por todos os que intervieram na preparação da época.

    ResponderEliminar
  8. "jogadores mais altos mas que não conseguem oferecer mais garantias que a dupla Polga - Carriço"

    Aqui é que não posso concordar. O nosso "grande" treinador não deu hipoteses ao Toriglieri, que para mim é bem melhor que o Polga. Bastou ele ter uma falha e nunca mais jogou. Se fosse assim com todos.....


    PLF,

    Essa do Ruben Micael ser melhor que o Moutinho também me ficou na memoria da epoca passada. Foi preciso o Moutinho ir para o porto para se perceber quem, de facto, era o melhor....tristeza.

    ResponderEliminar
  9. LdA, o Sporting tem neste ano o seguinte grupo de atletas a "olhar" para a porta de saida (por via da sua idade e não por venda):

    Tiago, Abel, Polga, Pedro Mendes, Maniche, Liedson. Excluo Caneira e Hildebrand.

    Destes no final do ano saiam o trio de defensores, sendo que Tiago e Abel poderiam ser integrados nos quadros da Academia. Os restantes três ficam até o Liedson ser campeão.

    O dilema do Sporting está aqui bem patente, para comprar um escritório temos de vender a sala, para comprar um LCD vendemos a PS3 e o HomeCinema, etc, etc.

    Torsi, por exemplo, sendo mais barato que Otamendi está a ter um percurso similar, aliás não são vulgares os argentinos que pegam de estaca no seu primeiro ano de presença na europa.

    Se por exemplo, para o lugar de Tiago vier Golas, e de Abel o famoso João Gonçalves estará cumprido o normal rejuvenescimento da defesa.

    Evaldo tem sido uma desilusão, mas não ouso criticar a compra daquele que foi considerado o melhor defesa esquerdo nacional em dois anos consecutivos. Como noutras situações acho que lhe está a faltar concorrência (como antes faltou a Ronny, Grimi, etc.).

    Eu tentaria de todas as formas evitar a saída simultânea de Moutinho e Veloso, e julgo estar para breve a saída de D'jálo eventualmente para ser substituído por Wilson Eduardo ou outro "D'jálo" qualquer.

    Principalmente, a minha opinião sobre as transferências de Janeiro é estejam quietos e pensem na próxima época, esta já não interessa, não há nenhuma contratação que vá fazer uma grande diferença até final.

    Se Paulo Sérgio é um erro tem até final da época para demonstrar que consegue superar as expectativas, numa competição já nada pode fazer. Restam as restantes três. O problema da equipa é muito mais ofensivo que defensivo é nessa posição que devem investir todos os esforços.

    Para melhorar a nossa segurança de jogo (talvez mais importante que futebol bonito/feio), é uma questão de treino, os jogadores que lá estão têm qualidade suficiente para fazer melhor.

    ResponderEliminar
  10. manecas,

    Paulo Sergio é mau treinador. Acho que aqui estamos todos de acordo. Não é pelo facto de apostar em jovens que faz dele bom. Ele aposta nos jovens porque vê que:

    - no caso do Salomão, não tem mais ninguem no plantel que desequilibre nas alas...talvez o Djaló;
    - no caso do André, porque não tem mais ninguem para por naquela posição que aguente os 90m sempre a bombar (como fazia o Moutinho);
    - no caso do Cedric, porque foi nos jogos da taça....enfim....sem risco, uma vez que se perdermos na taça, ninguem se chateia muito;

    ResponderEliminar
  11. Mike:

    Infelizmente não é isso que nos dizem os resultados. E com tão poucos jogos para avaliar Torsiglieri é tão excessivo dizer que ele não presta como dizer que é melhor que o Polga.

    ResponderEliminar
  12. LMGM:
    "O dilema do Sporting está aqui bem patente, para comprar um escritório temos de vender a sala, para comprar um LCD vendemos a PS3 e o HomeCinema, etc, etc."

    Só o é assim pelas opções que o Sporting toma. Para fazer face aos compromissos com Pongolle e João Pereira e as compras deste ano teve que vender Moutinho e Veloso.

    ResponderEliminar
  13. LdA, as opções pelas compras de Pongolle e João Pereira não as entendo não pelo seu valor mas sim pelo momento em que foram tomadas.

    Tiveram durante 4 anos um treinador em que acreditavam e não foram capazes de nenhum esforço de investimento significativo (Izma+Vuk+Stoi = Pongolle) e decisivo para responsabilizar Paulo Bento. Depois quando sai e andam a experimentar treinadores gastam em 6 meses 21 milhões...

    ResponderEliminar
  14. Não considero assim tão pouco importante o juntar o balneário em torno do mesmo objectivo, uma vez que sofreu vários golpes nos últimos anos, em grande parte devido à teimosia de Paulo Bento. Com a equipa a uma só voz, há que perceber o que se fez de errado e apostar num treinador à altura do nosso clube. Aqui, o nome de Domingos, não deve ser esquecido. Depois importa perceber o rendimento dos diferentes jogadores em relação ao tempo de utilização. Considero o Evaldo um valor seguro e um exemplo de como devemos comprar (não falo do dinheiro, mas de um jogador adaptado ao nosso país e cuja integração se processou de uma forma rápida). Devíamos parar de eudeusar os nossos jogadores e exigir-lhes as vitórias que todos merecemos. mas também não os atirar para a lama só porque falharam em determinado jogo.
    Gostaria de ver substituídos neste clube, pelo menos: Costinha, Timo, Grimi, Polga, Saleiro, Teles (quem é?), Caneira. E, a virem jogadores de outra dimensão: Abel, Maniche, Matias, Djalo.

    ResponderEliminar
  15. LdA,
    Obrigado pelas boas vindas. Venho muitas vezes, mas nem sempre comento. Quanto à minha "provocação", a verdade é que de facto estou bastante cansado de não ter nada de bom para dizer. E pareceu-me que havia em PS alguns aspectos com contornos positivos, que gostaria de ver no futuro num treinador à séria para o Sporting. Mantenho-os.
    De resto não branqueio nada e também não acho que precisemos de ver o nosso clube ser delapidado diariamente por gente que está lá a aprender (nem é o caso de PS, esse julgo que não aprenderá nem terá tempo para isso). Concordo com o que diz sobre planificação, ou falta dela, e terá de haver responsáveis por tanto equívoco.

    Mike,
    Sim, PS é mau em muitas coisas. De resto, quer em termos de "concepção" de jogo, quer em termos de leitura, como de discurso, é o reflexo de quem lá o pôs, incapaz. Só quis tentar desvendar um par de méritos que julgo que tem. Verdade o que diz sobre Salomão, André Santos, Cedric, mas também é verdade que tem sabido protegê-los e nós vamos vendo que eles crescem. Não vi o mesmo no passado em demasiados casos flagrantes (por exemplo, Rui Patricio, que felizmente sobreviveu, pelo enorme potencial que tem; ou André Marques, no sentido oposto, só para citar dois casos recentes).

    Abraços,
    MDP

    ResponderEliminar
  16. Nino,

    Desde já as boas-vindas ao blogue.

    Não minimizei a importância de um treinador ser também um bom líder. O que me parece é que isso só não chega e o caso do nosso treinador parece-me evidente.

    Domingos não seria a minha escolha embora, como várias vezes aqui afirmei a teria entendido melhor do que a de Paulo Sérgio.

    Como afirmo no post o Evaldo não tem deslumbrado e se atendermos ao que demos por ele bem que podíamos esperar melhor. Quer a defender, quer a atacar. O problema no entanto não será só dele, mas terá explicação na forma como o Sporting joga.

    ResponderEliminar
  17. LMGM,

    As contas não são assim tão lineares. O Izmailov custou 4,5 o Vukcevic 2 mas por 50% do passe, o Stoj 2 milhões. O Grimi 4,5 o Postiga 2,5m por 50% passe. Isso perfaz 15,5 e falo apenas dos mais caros, lembrando que se quisermos manter Postiga e Vuk são mais 4,5 no final da época.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)