quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"Prever o futuro é recorrer à memória"

O Futre que o Dias Ferreira considera ser um símbolo do Sporting é o mesmo que é capaz de dizer, conforme convenha para a ocasião que:

24/12/2008: 
"O meu clube é o Atlético de Madrid, é com ele que sofro e ganho"


06/05/2010:

Em 18/02/2009:
Vou estar com o coração dividido.(...)  Estive três anos no F. C. Porto, dez no Atlético como jogador e como director desportivo. Adoro o F. C. Porto, mas vivo em Espanha e gosto do meu filho.

Ou em 11/12/2009:


Ou em 15/02/2011:

Isto seria o bastante para pelo menos colocar em causa a súbita promoção de Futre a símbolo do Sporting. Mas admito que para o lugar que lhe está destinado a condição de Sportinguista seja menos importante que a competência profissional e a preparação para o cargo. E aí é que, recorrendo também à memória, encontro razões mais que fundadas para temer Paulo Futre:
 

Um director desportivo que diz que Paulo Sérgio estava a fazer um bom trabalho em Guimarães e que simultâneamente lhe augura sucesso no Sporting está longe de dar razões aos Sportinguistas para dormirem descansados. É bom que se perceba que o Paulo Futre que poderá chegar a Alvalade não é o mesmo que daqui saiu nos finais dos anos 80, e que era capaz de fintar a equipa adversária dentro de uma cabine telefónica e sair com a bola a jogar. 

O equívoco de que grandes jogadores têm que perceber de futebol já custou caro a muito boa gente, vide caso de Rui Costa no SLB e de Costinha no Sporting. Atente-se ao caso do FCP, onde não faltariam jogadores de referência, mas que tem preferido a competência e a descrição de Antero Henriques, à atracção pelas luzes dos flashes ou holofotes que lhe trariam nomes como o próprio Paulo Futre, Baía ou Fernando Couto.

Tendo dito de Futre nada deveria ser preciso acrescentar de Dias Ferreira que o próprio não tivesse dito anos a fio no programa semanal onde é comentador residente. Ou pelo que aconteceu nos dois últimos anos ao Sporting sendo ele presidente da A.G., ou o que se passou nos anos em que foi dirigente, e que não são tão poucos como isso. Basta ter um pouco de memória para prever o que pode ser o Sporting com esta dupla.

27 comentários:

  1. O Futre não pode ser peça achada no futuro do Sporting. O Sporting precisa de certezas e não de apostas. A questão do sportinguismo é importante, muito importante, mas apenas numa 2ª fase. O 1º filtro e critério antes desse o Futre não o passa: foi um excelente jogador mas mais nada. E o ter sido um excelente futebolista não o qualifica como é óbvio para o cargo de director desportivo.

    Veja-se o exemplo do Carnide na dupla Vieira / Rui Costa. Presidente e director desportivo que numa 1º fase tentam Erikson para depois virar a agulha para Quique Flores são claramente 2 almas incapazes a tentar a sorte, porque não existe critério algum que apure ou relacione o sueco com o espanhol numa mesma procura. Da mesma forma que o espanhol não tem nada a ver com o Jesus. Experiências, tentativas, tiveram sorte, mais nada. E com o Futre será a mesma coisa sendo que para o Sporting isto não serve. O clube precisa de certezas, ou da maior certeza possível já que certezas inteiras nunca as teremos como é evidente.

    Dito isto, Dias Ferreira;
    É injusta a sua colagem a parasitas que gravitam à volta e vivem dentro do Sporting. O Dias Ferreira durante quase 20 anos não teve qualquer ligação efectiva ao Sporting limitando-se a ser comentador para televisões. Deu apoio, não deu apoio, elogiou uns e maldisse de outros mas nada disso faz dele responsável pelo que quer que seja. Pelo menos não ao nível de muitos outros, nem sequer de uma ínfima parte dessa responsabilidade ele é dono. Meter o Dias Ferreira junto a nomes como Nobre Guedes ou Godinho Lopes só pode ser brincadeira, ou má fé.
    Vantagens óbvias da sua presidência, clarinhas como água: - Derrota da JSN que reúne todo aquele grupo de pessoas ligadas ao passado recente do Sporting que se prepara para agora vender-nos a imagem de distância. O grupo forte que reúne várias sensibilidades, gente da oposição incluída. Carlos Freitas enquanto homem forte da renovação do futebol do Sporting, aquele cuja saída significou o afundamento do futebol do Sporting. Até em cadeiras verdes essa gente fala. Se Dias Ferreira ganhar, toda esta gente não ganha, e isso só pode ser bom para o clube. Contas simples num cenário de escolha: Dias Ferreira e Luís Duque (que já disse que com aquela gente não trabalha) ou, Godinho Lopes, Carlos Freitas, o tipo do ACP que vá lá saber-se porquê virou alguma espécie de autoridade sportinguista. Mal por mal, para mim a escolha é óbvia. Dias Ferreira, claramente.

    Não estou a dizer que sou apaixonado pelo homem ou que lhe reconheço grandes virtudes. Reconheço-lhe algumas mas não mais do que isso. O que digo é: ele não está nem pouco mais ou menos ligado ao passado negro do Sporting, passado esse que não são o último 1 ano e 1/2 mas os últimos 15. Não é uma pessoa que notoriamente expresse visões ou ideias, o seu discurso fica-se pelo plano do de um qualquer adepto e o seu sportinguismo ninguém o negará ou porá em dúvida. É pouco, sim, é. Para ser presidente do Sporting é preciso ter-se um plano ou uma visão e se o Dias Ferreira o tem nunca o deu a conhecer, quando teve milhões de oportunidades para faze-lo. Todas as semanas, falando para os sportinguistas. Mas, mesmo sendo pouco, se de um lado estiverem Godinho Lopes / Carlos Freitas e do outro Dias Ferreira / Luís Duque, a quantidade maior de bolor e podridão não está seguramente com os segundos. Isto é claro.
    Consigo compreender reservas sobre o Dias Ferreira. Eu próprio as tenho e quase todas elas surgidas neste último ano e meio mas, se vamos dissecar possibilidades façamo-lo com o mínimo de seriedade. Colá-lo ao grupo dos parasitas não é sério.

    Sobre o mais: não apareceu ainda nenhum nome que a mim satisfaça. Nem pouco mais ou menos, e quando falta tão pouco tempo para as coisas se decidirem o futuro parece muito pouco risonho.

    ResponderEliminar
  2. Sobre Dias Ferreira (DF) e Paulo Futre (PF) 2 comentários:

    DF: Uma espécie de invertebrado ao serviço de quem o "contratar" independentemente de ser Continuidade, Ruptura, Progresso, Oposição, Aventureiro ou Gestor de Topo! Dias Ferreira é o oportunista de serviço! Já defendeu acerrimamente a Auditoria, mas passados uns meses dizia que já não era necessária...!

    Mas aquilo que mais critico em Dias Ferreira é contraditoriamente aquilo de que ele mais parece orgulhar-se: a sua postura ética e moral!

    Quem assistiu ontem e noutras vezes ao "Dia seguinte" ouvia os sucessivos auto-elogios que DF proferia ao assinalar que só depois de cessar funções é que anunciou a candidatura. Ora quem é intelectualmente honesto, a partir do momento em que fosse eleito como Presidente da A.G. do SCP, deveria suspender de forma automática a sua participação nesse programa de TV. Mas são umas largas dezenas de euros/programa que dão um jeitão, para além da notoriedade e prestigio que se granjeia junto do Zé Povinho. Ninguém percebe a flagrante promiscuidade: às 2ªs. 4ªs e 6ªs sou o adepto de bancada! E às 3ªs, 5ªs e Sábados sou o Dr. DF, Presidente da A.G. do SCP, que é "só" a 1ª figura do clube na hieraquia do Sporting! Bonito serviço não é? Enfim que se lixe a ética e a moral que isso é para os tótós...! Viva o Sporting e Viva o Projecto...de quem lá estiver!

    Em suma Dias Ferreira é o tipo de "dirigente cancerígeno" que urge VARRER do Sporting e do espaço mediático duma vez por todas!


    PF: Foi, com excepção de Maradona, o melhor jogador de futebol que vi jogar na minha vida.

    Como dirigente, empresário(?), homem do futebol, Sportinguista(?), gestor desportivo, director de recursos humanos, comentador, etc... é na minha opinião - totalmente pessoal e subjectiva - um ZERO À ESQUERDA, um erro de casting total!

    Não o vejo de todo como um símbolo do Sporting, assim como não vejo o Figo. Para mim sempre foi Portista, Atlético Madrid e um mercenário. Aquele desvio na 2ª circular em 1993 quando teria tudo acordado com Sousa Cintra para regressar ao Sporting, foi para mim, o fim das ilusões quanto ao suposto Sportinguismo de PF.

    Em resumo: DF e PF estão bem um para o outro.

    ResponderEliminar
  3. Luís Magalhães Pereira,
    É por essas e por outras que às vezes fica difícil saber-se a quem dar o crédito. O homem esteve em frente aos televisores durante alguns 15 anos. Desde que me lembro de ver televisão, sempre o vi. No Canal 2 primeiro, no Canal 1 depois, e por fim na SIC. Desde o canal 2 até à SIC, a sua barba passou de negra a branca.
    Portanto, que raio de falta de ética ou moral consegue ver em alguém que vai à televisão e é PMAG do Sporting, quando: ele não vai à televisão porque é PMAG. Onde é que está o aproveitamento ou a falta de ética, consegue explicar-me? Ou ele entrou para os programas da TV há mais de 20 anos para reservar lugar à espera de poder ser dirigente e tele-tubbie ao mesmo tempo para desse modo influenciar na perfeição o pobre sportinguista que tão atrasado mental que é não consegue separar os 2 planos. É isso?

    Sobre o dirigente cancerígeno,
    Pode também explicar-me qual foi o papel do Dias Ferreira entre 87, 88, 89 ou coisa que o valha e 2010, dentro do Sporting, que faça dele uma célula desse cancro?

    Falar por falar é giro mas só ajuda a baralhar ainda mais.

    ResponderEliminar
  4. O Sporting parece que está no defeso, DF anuncia PF, GL anuncia LD ... ainda vai concerteza aparecer outra candidatura que anuncia outra "estrela" do social. Mas projetos, ideias e que futuro... apenas Bruno Carvalho, foi até agora o unico que deixou as suas ideias para que todos pudessemos comentar e avaliar, só por isso merece o meu respeito. É pena que não aproveite os orgãos de comunicação para se expor um pouco mais, assim conseguiamos perceber se tem estaleca para lidar com eles.


    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  5. MM,

    Ponto prévio: conheço pessoalmente DF. E já o "testei"!

    Temos obviamente diferentes conceitos de ética e moral!

    O exemplo televisivo é só um dos muitos exemplos que nos dizem que DF é alguém que não tem coluna vertebral. A questão da Auditoria e as critica cerradas que fez a vários Roquettistas ( com Soares Franco à cabeça) e às SAD, basta comparar o que fez e disse na altura com o que disse e fez no consulado de JEB!

    Os sócios no Sporting são essencialmente ignorantes e basta um gajo ser mediático e já fica tudo a salivar! Olhe-se para o exemplo de R. Alves...!

    Mas se calhar sou eu que tenho níveis de exigência absurdos e quero para o meu clube gente séria e de princípios firmes.

    Fui claro ou ainda estou a falar por falar...?

    ResponderEliminar
  6. Luis Magalhães Pereira,

    "Mas aquilo que mais critico em Dias Ferreira é contraditoriamente aquilo de que ele mais parece orgulhar-se: a sua postura ética e moral!"


    Quem assistiu ontem e noutras vezes ao "Dia seguinte" ouvia os sucessivos auto-elogios que DF proferia ao assinalar que só depois de cessar funções é que anunciou a candidatura. Ora quem é intelectualmente honesto, a partir do momento em que fosse eleito como Presidente da A.G. do SCP, deveria suspender de forma automática a sua participação nesse programa de TV.

    Referi-me a isso ontem aqui. A ética é usada quando convém. Porque é que DF não saiu primeiro do programa e anunciou a candidatura depois? Porque tinha a audiência que pretendia sem ter que recorrer ao aluguer de uma sala de hotel, como terão que fazer os demais candidatos.

    MM, escrevi isto aqui ontem:

    Dias Ferreira não representa o roquetismo, porque em algumas ocasiões se bateu contra algumas das opções então tomadas, mas cuja contestação prescindiu quando lhe foi conveniente. Representa o "continuismo" e o "zizaguear" daqueles que há muito acamparam no Sporting que, sobre o pretexto da vontade de servir, não mais querem do que satisfazer os seus sonhos e ambições pessoais. Para esses a simples condição de sócio de um clube ímpar é manifestamente pouco. Tal como Bettencourt, também Dias Ferreira acalenta o sonho de criança de ser presidente do Sporting. E tal como Bettencourt tem tudo para se tornar num pesadelo, quiçá maior.

    Saúde-se pelo menos a hipótese, até 26 de Março, vermos o Sporting defendido por alguém capaz de algo mais do que uma linguagem cripitica, argumentação pobre e atitude rude. Mas desenganem-se os que pensam que, pelo que se diz na blogosfera, Dias Ferreira é um caso arrumado. O calculismo que usou ao juntar-se a Bettencourt, mantendo o seu palanque semanal de forma pouco ética em função do lugar que ocupa, ética que agora evoca por conveniência, revela determinação que não pode ser negligenciada. E a televisão vende bem como sabemos e os Sportinguistas têm comprado sem grande critério nos últimos anos.

    ResponderEliminar
  7. Meus caros,
    como este sr. não(parece) é realmente Sportinguista, isto cheira-me muito mal. È um pouco como o Figo, (também falado para a lista de Dias da Cunha), é outro igual. Não posso esquecer o episòdio em Milão, pois estava presente no estàdio em que ele saudou os adeptos do Sporting como por obrigação e muito desdém.
    Vamos esperar para ver, como temos feito jà hà muito tempo.

    ResponderEliminar
  8. LdA,

    Chapeau!

    "...linguagem cripitica, argumentação pobre e atitude rude"

    Dessas 3 considerações a única que se aplica realmente a DF é a ultima...

    De resto os nossos raciocínios completam-se relativamente a DF.

    Um abraço e SL.

    ResponderEliminar
  9. “Espero ver o Benfica campeão para o bem de Portugal. Porque dizem que em cada 10 pessoas, somos 6 do Benfica e acho que somos 7. Portugal não atravessa um grande momento e um título do Benfica deixava o país durante algumas semanas muito bem disposto” - PAULO FUTRE

    E Dias Ferreira quer isto para o Sporting??

    ResponderEliminar
  10. MM,

    para que fique claro em nenhum momento coloco em questão o Sportinguismo de Dias Ferreira ou de quem quer seja, apesar de ele vezes sem conta o ter feito a quem com ele não concordava.

    Para mim é uma questão de competência, que não reconheço a DF nem a PF. E precisa de gente competente mais do que nunca.

    ResponderEliminar
  11. Curto e grosso:

    Lido diariamente com gajos que andam de motorroçadora a roçar mato com um Q.I. superior ao do Paulo Futre.

    Se não fosse a qualidade inata daquele seu pé esquerdo e ainda hoje andava a assentar tijolo ‘prós’ lados do Montijo. É isto que querem para vice-presidente e principal responsável pelo futebol profissional do SCP?

    Valha-me Deus...

    ResponderEliminar
  12. "Lido diariamente com gajos que andam de motorroçadora a roçar mato com um Q.I. superior ao do Paulo Futre."

    esta partiu-me todo.

    o elogio que posso fazer a Futre é que tive todo o prazer de o ver jogar. Magnífico!

    ResponderEliminar
  13. Olá a todos.

    Já à algum tempo que não escrevo por no blog, no entanto tenho acompanhado quase diariamente o que aqui se escreve.
    Parece-me que as opiniões escritas sobre ambos os candidatos são verdadeiras e esse é que é o problema. Todos os comentários tem razão, o problema não está nestes intervenientes mas sim nos candidatos.
    Isso é que me entristece... Não há qualidade nos candidatos até agora anunciados, os 2 tem mais valias mas, infelizmente para nós, os 2 tem um passado escuro e triste na história do nosso grande clube.
    Não adianta andar à cabeçada uns com os outros, o problema é, mais uma vez, de raiz.

    Abraços e parabéns pela nova im,agem do Blog que nem isso ainda tinha comentado

    ResponderEliminar
  14. LMP,
    Se conhece o Dias Ferreira pessoalmente e já o testou esse conhecimento serve-o apenas a si, tal como o conhecimento que o Dias Ferreira tem de si servi-lo-á apenas a ele, porque esse conhecimento será 1 via de dois sentidos. Se amanhã o Dias Ferreira numa AG qualquer referir-se ao LMP como uma célula cancerígena porque - entre outras coisas - conhece-o pessoalmente a malta de certeza manda-o ir dar uma volta com a mesma rapidez, também, se o argumento é esse.
    A questão da auditoria e as críticas cerradas que fez a vários Roquettistas (com Soares Franco à cabeça) e às SAD, "basta comparar o que disse e fez no consulado de JEB", verdade, da mesma forma que basta comparar com o que diz e faz agora o Paulo Pereira Cristóvão. Se a si é suficiente para que não lhe veja coluna vertebral para mim não é. Colunas sempre verticais têm os filósofos, paus de esfregona ou as vassouras e esses e essas pouco ou nada nos ajudam, às vezes. As vezes. Eu não conheço o Dias Ferreira mas não me custa adivinhar que essa contradição é da mesma espécie da do Paulo Pereira Cristóvão, agora. É que tem de haver sempre compromisso senão fazemos do Sporting uma visão imaginária ou idealizada governado por Deuses e nunca erramos, porque não errar quando apenas nos usamos de palavras ou intenções expressas pela fala é a coisa mais fácil do mundo. Eu gosto mais de coisas práticas, exercícios desta natureza LMP: se vejo qualidades e atributos positivos no Paulo Pereira Cristóvão, por muito que me custe ve-lo associado a Godinhos e Nobres Guedes prefiro que ele lá esteja do que não esteja. Se essa merda dessa JSN for eleita então que o PPC faça parte dela, e é óbvio que o PPC para fazer parte dela não poderá andar para aí a berrar auditorias. Algo assim, compreende? O fenómeno Dias Ferreira / Bettencourt pode ter sido deste tipo e pode ser entendido, também, desta forma. É curto julgá-lo por isto. A não ser, claro está, que já tenhamos um preconceito e uma opinião formada, à partida. Mas nesse caso sejamos honestos e digamos que ele não serve porque é rude, só diz baboseiras, aparece muito na SIC Notícias e até nem gostei dele quando o conheci pessoalmente, porque, de novo: associá-lo ao grupo dos parasitas é pura e simplesmente falso. É mentira e é baixo porque é pegar num elemento que todos reconhecem e que a todos repugna - porque é essa a sensação que esses parasitas nos provocam, de tão fartinhos que estamos deles - para estabelecer uma relação negativa que o prejudica e compromete. A ele, Dias Ferreira. É como alguém que passa à porta da taberna todos os dias, às vezes entra e até diz olá não sei a quantos e nós usamo-nos dessa circunstância para o chamar de bêbado. É baixo e não é honesto. Disse que queria auditoria, e disse bem. Foi PMAG, órgão não-executivo, e nunca mais falou em auditoria. Pegamos no pau da esfregona e dizemos que o homem não tem espinha.

    ResponderEliminar
  15. Assunto arrumado.
    É que o problema é este LMP, o Dias Ferreira não tem historial neste Sporting e portanto pegar nessa contradição é curto. O seu Sporting era o outro, o mais antigo. Eu nem sei qual é a idade dele mas entrou pela mão do João Rocha. Olhe, elemento de circunstância este que joga muito a seu favor mas um que lá está, tal como os outros, pouco ou nada nos dizem. Agora associar o DF a este Sporting é impossível e, por isso, as únicas acções que eventualmente temos dele sobre as quais possamos exercer julgamento têm ano e meio de vida. Não mais. Acabam em 90 e recomeçam em 2009. As que estão para trás de 90 terão relevância para quem as conheça, não é o meu caso. Se alguém puder pegar nelas e com a sua memória dizer-nos qualquer coisa sobre o DF, óptimo.
    Sem elas, o que é que sobra?
    A contradição da auditoria e a falta de ética por ser PMAG e comentador de programa de TV em simultâneo. Isto da ética e a facilidade com que opinamos sobre a ética dos outros é uma coisa realmente extraordinária. "Os sócios no Sporting são essencialmente ignorantes e basta um gajo ser mediático e já fica tudo a salivar! Olhe-se para o exemplo de Rogério Alves!" São menos ignorantes que os demais, não tenha sobre isso grandes duvidas. São é também gente que tem mais em que pensar do que apenas no Sporting, ou gente que por sua iniciativa prefere não incluir o Sporting na sua lista de completos interesses. É que há sócios que fazem isso sabia? Vêem o Dia Seguinte, os resumos ao domingo à noite, vêem o jogo da bola semanal, sofrem muito com o Sporting e pouco ou mais fazem relacionado com o Sporting, para além de pagar quotas claro ... são ignorantes? Diz você. Para mim o ignorante é aquele que com mais cartas teima em dar jogos pobres e destes há com fartura ... são esses e espelhos, numa relação proporcionalmente inversa, talvez. "Mas se calhar sou eu que tenho níveis de exigência absurdos e quero para o meu clube gente séria e de princípios firmes." E é muito bem. Eu junto-me a si e já somos 2, quando há de certeza muitos mais. Por isso tenhamos tino e não percamos de vista o essencial das coisas. Há alguma coisa mais sobre o Dias Ferreira que devamos saber para além das segundas-à-noite e a auditoria? Se sim adiante por favor. E quem diz o LMP diz outros igualmente habilitados em medir os ângulos rectos. Luís Magalhães Pereira respeito-o - sem o conhecer - e tenho imensa estima pelas suas considerações, considerações essas que leio sempre atenta e interessadamente. Não veja nisto pouco respeito por si ou pelas suas considerações. Tenho é graves problemas com aquele tipo de gente que por mais montras cheias de sapatos para que olhe não é capaz de escolher. Este fenómeno, sozinho, já me incomoda. Quando a pessoa continua a dizer "também não gosto desses sapatos" mas di-lo quando está a olhar para ténis, a paciência esgota-se num instantinho. Paciência e Sporting, são 2 termos que vai sendo difícil conjugar, e por isso, desculpe-me caso esteja a ser de alguma forma injusto.
    Não tem razão. É só isso. Porque o Dias Ferreira até pode ser o gajo mais incompetente do mundo mas do universo dos outros não faz seguramente parte.

    ResponderEliminar
  16. Leão de Alvalade,

    Este teu post é mais destruidor (para a canditatura de Dias Ferreira) e construtivo (para seres não acéfalos) do que a rábula dos Gato Fedorento acerca da Despenalização do Aborto, neste caso a gozar com Marcelo Rebelo de Sousa.

    5 estrelas.

    Continuo a dizer, só leva com a areia nos olhos que estes senhores atiram quem quer.

    ResponderEliminar
  17. Leão de Alvalade,
    Não está em causa isso. Não representa o Roquettismo, óbvio que não. O Dias Ferreira se representa alguma coisa representará um período qualquer pré-jurássico anterior a José Roquette. Um que seguramente deixa-nos saudade quando comparado ao Sporting do século XXI. São esses - julgo, opinião pessoal - os motivos que o levaram sempre a não avançar até ao fim. Ele não é parvo e sabe que o Sporting é hoje bem diferente daquilo que era em 1994. Essa hesitação e dúvida transparecem sempre nas suas palavras. Aquela ideia do ter noção que existem muitos adeptos do Sporting que se revêem / reviam nele, o existir muito ex-jogador próximo dele como por exemplo o episódio da mensagem que o Rui Jorge lhe envia dizendo "você é que é o nosso presidente", quando o Dias da Cunha estava até certamente a ver em casa ... esta noção da sua popularidade existiu sempre. Popularidade que esfumou-se, talvez. Não sei. A forma como o vejo não é a mesma, essa não é. Se isto acontece com mais gente, não faço ideia. Mas, de um lado a percepção de popularidade que o próprio sabe que possui. Do outro, o medo de não ser capaz. Medo porque o Sporting é hoje infelizmente mais do que 1 clube, 1 presidente e 1 treinador. É uma coisa um pouco mais complexa do que isto, complicada, absurda. Embora não tivesse de se-lo.

    ResponderEliminar
  18. tenho uma questao:

    até agora todos os nomes de uma maneira ou de outra( seja por alguem que esteja relacionado com a continuidade, seja por terem alguem que nao agrade, seja pela falta de experiencia)nenhum serve.

    entao pergunto: quem servirá?(nomes)

    ResponderEliminar
  19. Partilho a visão do Virgilio sobre o DF.

    Apesar de concordar, que apartir do momento que assumiu um cargo nos orgãos sociais do Sporting, deveria ter suspendido a sua participação no programa. Não porque ponho em causa a sua ética e moral (até acho piada, em Portugal comentarmos a ética e moral dos outros...), mas porque, como todos reparamos, teve de mudar a sua postura e o seu discurso. É obvio, que mesmo partilhando de outras ideias em vários pontos, o seu discurso deveria ser igual ao do Presidente.

    Hoje foi anunciado mais um candidato, Zeferino Boal...amanha quando dermos uma volta pela blogosfera (e não estou a referir-me a ti Lda), já iremos conhecer todos os seus podres, e as 10 razões para não puder ser presidente do Sporting!! E vamos andar nisto até dia 26 de Março. O problema, é que a democracia é irmã muito próxima da demagogia.

    SL

    ResponderEliminar
  20. Desculpem este post, está fora do contexto, no entanto, gostaria de partilhá-lo convosco.

    Hoje vi um jogo de futebol, Arsenal x Barcelona, e para quem gosta de bola dentro das quatro linhas, este era o jogo dos jogos, e ainda vai haver mais um.

    O que é que isto tem a ver com o nosso Sporting ?

    Tem porque no Barcelona, jogam 80% de jogadores formados no clube, algo que a nós nos diz alguma coisa. Mas para mim tem mais a ver com outra coisa. Vi o Arsenal a jogar e... disse cá para mim, "assim é que o Sporting tem que ser, humilde,confiante, consciente de que é capaz de derrotar qualquer adversário, ainda que para isso seja preciso jogar ao ataque contra uma grande equipa, lindo!!"

    Claro que é necessário salvaguardar a devidas diferenças, mas o Arsenal em Inglaterra tem dinheiro, mas... está atrás de Chelsea, Man Unt, M. City, Liverpool ou até mesmo do Tottenham, mas não perde a sua filosofia de jogo e joga ao ataque e, sinceramente gostei de ver como deu a volta ao Barcelona... aliás não gostei, achei sublime, um hino ao futebol.

    E identifico estas duas equipas com o Sporting porque, apostam na juventude e formação, apostam nos principios de jogo, no apelo ao futebol que dá gosto ver, o futebol de ataque. Eu acho que o Sporting tem capacidade para fazer isso, á sua escala, mas tem. E digo-vos como:

    - Um bom treinador com uma boa equipe de trabalho, que consiga fazer a ponte para os escalões mais jovens.

    - Um bom diretor desportivo, que consiga encontrar um Abidal da vida ou um Bendtner ( deu a volta ao jogo ), mas que ao mesmo tempo dê oportunidade a jogadores da formação que, sem apoio e uma estrutura forte jamais seriam mais do que jogadores medianos ( ex. P. Rodriguez e Busquets), em relação a estes ,o treinador tem papel fundamental.

    - E uma direção que consiga lidar com a imprensa, imprensa essa que não gosta de ver o Sporting como o Barcelona cá do burgo e... os constantes apupos vindos das bancadas. Uma direção forte e consciente do seu trabalho.

    No entanto, revi-me no Arsenal... com menos recursos, com menos mediatismo e, ao ataque e de uma forma humilde deu a volta ao resultado, basta ver a cara dos jogadores do Barcelona no fim do jogo ... !

    Gostava de um Sporting assim, positivo, divertido e humilde, que levasse os adeptos ao estádio. Tenho a certeza que se houver trabalho chegamos lá, tenho a certeza.

    Desculpem este fora de tempo , mas é futebol !!!

    ResponderEliminar
  21. Mais digo,
    lembrem-se da equipa que estava a perder 0-2 ao intervalo contra o Carnide ( letra maiúscula porque vivi a 100m de Carnide), quantos jogadores tinha essa equipa da formação leonina ?

    Os que nascem em "Alvalade" são nossos "filhos".

    ResponderEliminar
  22. Caro MM,

    Fico-lhe reconhecido pela paciência e pelos extensos comentários ao que escrevi. É bom discutir o Sporting com quem não é acéfalo, ignorante nem seguidista.

    No entanto parece-me que você não deve frequentar muito as A.G.'s do nosso clube e de igual modo não deve ter comparecido ao Congresso Leonino ( Março 2009).

    Houve uma A.G.( no consulado de FSF) em que DF manipulou indecorosamente o regulamento com a conivência flagrante de R. Alves. Depois no Congresso foi autor (juntamente com Rui Oliveira e Costa, o homem das sondagens manipuladas)da célebre proposta das A.G.'s Delegadas, destinadas a acabar com a participação livre dos sócios que está consagrada nos estatutos, para assim deixar definitivamente a "supervisão" da gestão do clube na mão duma espécie de "Conselho leonino versão XXL" com poderes reforçados!!! De facto, para quem se reclama herdeiro dum Sporting Associativo do tempo de J. Rocha é no minimo escandaloso!

    A estes 2 exemplos juntam-se muitos outros que lhe podia dar: cambalhota nas eleições de 2006, escriba do regime no Jornal do Sporting, etc.

    Dias Ferreira poderá cultivar uma imagem popular e populista mas na realidade é (pejorativamente falando)o mais elitista dos notáveis!

    Não me ouviu dizer que eu o associo aos parasitas, ou ao Roquettismo. Mas verdade seja dita, também ele se juntou à Dinastia neste ultimo capitulo com JEB aos comandos.

    Se quiser tenho todo o prazer em enviar-lhe um discurso de DF (por volta de 2005/6 num colóquio sobre o Sporting)que eu guardo no meu "arquivo leonino" e que quando comparado com as opiniões e as acções de DF actualmente... é de fazer corar um Santo...

    O meu email é Lmptheox2@gmail.com

    SL.

    ResponderEliminar
  23. MTO BOM POST!!

    PARA PENSAR E TIRAR CONCLUSÕES!

    ResponderEliminar
  24. Não há lógica e bom senso - mantendo sempre em mente que somos todos do Sporting Clube de Portugal - que consiga justificar a entrada deste homem no Sporting.

    ResponderEliminar
  25. Luís Magalhães Pereira,
    Nenhuma. Nunca fui a nenhuma. E não é por indisponibilidade, porque quando a tinha também não ia. Nunca votei também. Quando já tinha alguns 12 anos uma tia do lado meu pai achava criminoso que eu e o meu irmão não fossemos baptizados. Nunca o fiz também, embora a minha mãe lá nos tivesse metido numa coisa qualquer que servia para esse efeito. Não me lembro já o que é que fez abortar a situação mas ela nunca se completou. Também nunca votei para o governo do país. Não sou recenseado sequer. Mas pago as minhas quotas, as do Sporting, isso pago. As minhas e as da minha mãe, 2 portanto.
    Perguntar-me-á: e o que é que eu tenho a ver com isso? Nada. É só mesmo para dizer que não significa desapego, a não participação nesse tipo de eventos. É norma global, norma sem que o seja claro. Não gosto de filas, é mais isso ...
    Mas irei um dia. Vou lá pedir um autógrafo ao PLF e ao Bruno A. Rodrigues. Já que o Sporting não me oferece ídolos no campo lá terei que me contentar com outros.
    O Dias Ferreira - que ouvisse ou tivesse lido - nunca se proclamou herdeiro da herança de João Rocha. Os herdeiros somos todos nós. É ele a quem devemos o lugar de 1ª potência desportiva portuguesa, e 2ª da Europa. Nós somos os herdeiros.

    LMP estou a brincar. Mais ou menos claro, por acaso nem estou, porque de facto sinto-me herdeiro dessa herança, passe a chuva na poça. Desconheço isso que diz sobre manipulação regimental, sou mais outro tipo de adepto mas, concordamos que o Dias Ferreira não faz parte desse grupo dinástico. Juntou-se-lhes, se é que o ser PMAG isso significa. Nem estou bem certo que assim seja. Popular sim, muito. Populista, talvez, um pouco, mas julgo que não é propositado. É o estilo dele, mesmo, dá essa impressão. Duvido que seja elitista também, mas isto vale o que vale porque não o conheço de lado algum.

    Era só mesmo isso LMP, a rejeição de que ele faz parte do grupo Roquette. O meu ponto era só mesmo esse, nenhum mais. Se quiser enviar-me esse discurso terei todo o prazer em lê-lo. O meu e-mail está acessível no perfil do blogger.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Dias Ferreira já valia pouco e agora pretende confirmar isso ao ir buscar este vira-casacas. Recuperadas estas declarações pergunto como é que DF ainda fala em Sportinguismo?! Entusiasmou-se com PF? Não me faça rir!

    E a ver vamos se sempre vai até ao fim, ou se a meio negoceia mais um tacho...

    Não é isto que eu quero para o meu Sporting, disso não tenho dúvidas

    ResponderEliminar
  27. Não tendo decidido nada, mas ajudando todos os sportinguistas a estarem informados, aqui fica o link para uma entrevista de um dos candidatos.
    http://visaodemercado.blogspot.com/2011/02/eleicoes-sporting-entrevista-exclusiva.html

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)