quarta-feira, 23 de março de 2011

Não há cadáveres do roquetismo? ( ou meu sentido de voto)

Estas eleições têm tudo para ser uma oportunidade perdida no sentido de se discutirem os reais problemas do Sporting e podem ir muito bem no sentido de os agravar, se alguns factores se acabarem por conjugar. Quem diz que pior do que tem sido  é impossível seguramente que não tem em linha conta que o Sporting está na mesma situação que alguém que brinca à roleta russa e, por inconsciência  e sorte, não tendo ainda ouvido nenhum disparo, põe a hipótese de nem haver bala. Mas há bala e se ela sair não matará o Sporting, seriam precisas muitas para o efeito, mas pode muito bem matar o seu estatuto, o que levará muitos mais anos do que os que já são necessários para que  o Sporting  volte a ser. que todos desejamos que seja. Quem duvida da grandeza da instituição que somos basta que tenha em conta o número de anos que leva a ser mal gerida e delapidada e verificar o quanto tem aguentado para não duvidar.

Mas estas eleições são já um significativo avanço no panorama dos últimos 15 anos do clube. O “roquetismo” que dominou os últimos anos, entre eleições quase transformadas em plebiscitos e cooptações, está, pelo menos por hora, reduzido a menos de 100 elementos, agora acantonados à volta do coitado do Godinho Lopes.  Nesta campanha ele já despertou em mim pelo menos simpatia, a mesma simpatia que temos pelas vitimas de chacinas, que é o que lhe tem acontecido em todos os debates, e sempre tenta dizer o que seja. Um destes dias, até sábado, ainda o veremos ser questionado por, ao abrir a boca para bocejar, se pensar que ia fazer o uso da palavra. Nesta coisa da continuidade tem havido muita desfaçatez, muita amnésia selectiva, muita  sem-vergonhice. Os 90% que apoiaram JEB esfumaram-se, e já o renegaram 3 vezes e o galo nem sequer cantou. Muitos desses ainda há poucos meses reconduziriam JEB apesar das evidências. Muitos ainda apoiaram as medidas que desbarataram os já parcos recursos disponíveis conseguindo a proeza de ainda nos deixarem pior. Desgraçadamente a blogosfera é mais perene que as folhas de jornais e os programas de televisão semanais, pelo que basta haver 1 pouco de paciência para perceber a diferença entre as convicções e vontade de cavalgar com a manada, com medo de ficar sozinho e ter que pensar por um segundo como se vai para casa sem ser junto com os outros.

Se todos tivermos memória e um pingo de coerência verificaremos que, muito ou pouco, todos contribuímos para o que passou nos últimos anos e que esta coisa da “continuidade” tem servido nestas eleições para desviar atenções, expiar culpas e sobretudo para inquinar as discussões. O meu roquetismo não é maior nem menor do que o de ninguém, também eu acreditei no que Roquette propôs, os nossos rivais copiaram-nos, tiveram foi o mérito de o fazerem melhor do que nós. Godinho Lopes saiu há 8 anos do Sporting e o “roquetismo” prosseguiu o seu caminho. Tivesse ele uma boa gestão de imagem e um pouco de sangue frio não deixaria encostar à parede quem com ele concorre e lhe atira à cara a cada segundo a palavra continuidade. A sua dispendiosa agência de comunicação mete mais água que o Titanic e a acusação feita a DF  (teria advogado contra o Sporting, cujo desmentido era já do conhecimento público) devia dar direito a despedimento, com direito a indemnização. Afinal ele esteve no período áureo, dos campeonatos, da  construção do estádio, da Academia e a maioria de nós achava que afinal o oásis existia. Quantos dos que hoje o insultam não choraram no dia da inauguração do estádio, p.ex.?

O roquetismo parece de facto ter morrido mas, estranhamente, não se sabe onde estão os cadáveres.

Pedro Baltazar foi até há um ano atrás membro não executivo da SAD. DF foi um dos maiores defensores do “status quo” durante todos estes anos a fio, semana após semana. No CD que propõe a votação estão, com ele incluído, 3 elementos que acabaram de sair dos órgãos sociais que mais nódoas deixaram cair na história do clube, mais até do que no CD de GL. Bruno de Carvalho votou em Bettencourt e propôs para a AG do clube, isto é, para representante dos sócios, um dos melhores propagandistas do regime roquetista. A sua cisão com a “continuidade” não é programática ou ideológica  é apenas oportunista. Porque é que de repente percebeu a necessidade de uma auditoria às contas e à gestão, quando ela é mais do que necessária há tanto tempo? Todos eles, uns mais do que outros, outros menos, são tão responsáveis pelo estado em que chegamos a estas eleições. Como todos nós afinal, uns mais do que outros.

Dei comigo a pensar que não iria votar nestas eleições. Porque não encontrava projecto que me satisfizesse e o que entendia ser coerente com o que penso e com a forma de estar e que pudesse ganhar as eleições. Mas a dada altura não deixei de me questionar: vou votar para ganhar ou votar para dar ao meu clube um novo rumo, que não um rumo qualquer, entenda-se? Voto útil? Útil para quem o receber ou voto útil para o meu clube? E como se pode imaginar qual será o voto mais útil, se nem se consegue perceber quem está melhor posicionado para ganhar, ou se não se consegue sequer perceber o que este ou aquele faria com o meu voto? Não me restava outro caminho senão ficar de bem com a minha consciência e no sábado, quando regressar a casa, depois de longa viagem, e puser a cabeça no travesseiro, estarei pelo menos tranquilo comigo mesmo, mesmo que o clube me continue a oferecer preocupações e insónias. Assim sendo, não me resta outra alternativa senão votar em Abrantes Mendes.

Não sei SAM pode ou não ganhar as eleições, mas eu também não sou do Sporting por ter as vitórias garantidas. Não tive ninguém que me levasse o Sportinguismo ao berço, enamorei-me do Sporting já pré-adolescente, como quem descobre a mulher dos seus sonhos, e sabe que é aquela ou não há consolação possível. Devia ser benfiquista se as tentativas, próximas do suborno (equipamentos completos, bolas, etc) da minha querida tia tivessem resultado. Amo o Sporting porque lhe conheço e reconheço as virtudes ímpares da grande associação (não empresa) de vontades mas também porque olho para todos as suas imperfeições sem delas me envergonhar.

Votarei Abrantes Mendes  e amanhã explicarei porque o faço, o que, diga-se de passagem, não é difícil de adivinhar.

27 comentários:

  1. Foi uma maneira elegante de se esquivar ;)

    A atitude de desresponsabilizar se é muito bonita,é corajosa sobretudo.

    Mas as atitudes que teve e as mensagens que enviou entre as entre linhas em posts anteriores foram registadas por mim.

    Mas cada um vive com as sua consciência.



    Quanto ao seu comentário final que parece insinuar que é melhor que todos os outros porque diz que nunca foi influenciado por ninguém a ser sportinguista(não me leve a mal isso é um verdadeiro disparate!)...

    Olhe eu sou do tempo em que era catraio e ia para a porta do José Alvalade e pedir o favor se podia acompanhar algum sócio para ter entrada gratuita(antigamente as crianças entravam de borla,hoje não sei).Comecei assim ate que a certa idade tive de me fazer sócio pois já não tinha idade para fazer aquilo :)

    Também nunca tive quem me "levasse o sportinguismo ao berço",mas não me considero melhor que ninguém por isso.

    Seria uma falta de educação como os restantes Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  2. LdA,

    Eu achei a tua a nálise muito sensata e muito coerente.

    É uma opção válida apesar de SAM poucas ou nenhumas hipóteses ter.

    Só acho que todas as pessoas t~em o direito de errar. Se tu próprio já acreditaste no Roquetismo e agora votas SAM, tambem BdC tem esse direito.

    Eu votarei BdC porque acredito nas suas palavras e acredito que poderá dar ao clube mais sustentabilidade que a lista de GL.

    E se é verdade que o clube está numa situação muito difícil, parece-me tb que é preciso investir, bem investido para gerar riqueza e crescer. Parece-me ser este o caminho de BdC, ao contrário de SAM que iria certamente ter menos investimentos e, apesar de estancarmos os buracos, iríamos descer e estagnar na qualidade e na riqueza produzida.

    Resumindo, acho que é preciso arriscar para ganhar e acredito que BdC tem condições para arriscarmos bem.

    Não estarei descansado mas parece-me que no actual momento do clube nenhum candidato nos deixaria descansados.

    ResponderEliminar
  3. Caro LdA,

    O pior que consegue apontar a BdC foi ter apoiado o JEB ... ??? (vá-lá que alterou um pouco a frase que tinha colocado recentemente acerca dos pulos de alegria), isso não me parece argumento não é suposto votarmos em projectos !??

    Eu apoiei JEB convicto que seria um bom presidente !? enganei-me é certo mas quem não se engana !???

    Não posso dar garantias que o BdC será o presidente que precisamos mas quem as pode dar !?

    Fico curioso das razões que o levam a votar no SAM já que tirando o facto da pessoa que é o SAM (tivessem todos a sua postura) pouco mais sabemos do seu projecto para além de algumas palavras de ordem com as quais concordo mas que são apenas e só um conjunto de princípios mais nada.

    SL,

    ResponderEliminar
  4. Desde o 1º debate que Abrantes Mendes mostrou de forma clara o que de forma também clara afirmou sobre si mesmo no 2º: a candidatura serve para alertar, fazer pensar, oferecer luz. Preocupam-lhe os 1,5% da sondagem? Não, são uma grande vitória porque venho de 1% em 2006. Pessoa correcta com um entendimento certo do Sporting, da sua história recente, e pessoa com um entendimento acertado sobre aquilo que o Sporting não é mais, hoje, mas que tem de voltar a ser, amanhã. Sujeito que exprime aquele tipo de sportinguismo mais "antigo" e exprime-o muito bem, por palavras: aquelas que usa e a forma como as usa, porque fazem sentido as coisas que diz e percebe-se um sentimento muito puro nisso mesmo que diz, para além de ser coerente e muito sincero quando poucos o são. Porque é que não colhe junto dos sportinguistas? Porque a única coisa que tem para dar é ele próprio e a sua visão pessoalizada do que entende para o Sporting. Não promove ninguém à sua volta, não vende coisa nenhuma e nem sequer se preocupa em fazê-lo sendo que daqui resulta uma imagem que cola: tipo decente, correcto, afável mas não mais do que isso.

    Esta imagem é uma coisa boa. Mas ao mesmo tempo é sanção. Gosta-se muito dele mas não é realmente considerado para uma eleição ao cargo de presidente.
    A imagem "boa" é no entanto consensual: é de todos os candidatos mais o Godinho Lopes - que para mim não é candidato porque é como se lá estivesse dentro por via de quem o acompanha - o único que os reúne. Mas sobre si próprio, em exclusivo, e não sobre a pessoa associada ao cargo para que concorre.

    É um voto mais do que compreensível para quem entenda
    - que não quer mais do mesmo,
    - para quem ache que Godinho Lopes não sendo mais do mesmo não é boa solução,
    - Dias Ferreira não é de certeza boa solução,
    - e que o Bruno de Carvalho não sendo igualmente boa solução é para além disso um chico-esperto qualquer que por aqui apareceu.
    É um voto por exclusão de partes. E é um voto de "protesto" para a maioria que nele votar, isto porque haverá também quem vá exercer essa escolha por acreditar que Abrantes Mendes seria um bom presidente, óbvio.

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade é esse o voto que sempre imaginei que seria. E é um voto que terá nas urnas mais expressão do que 2, 3 ou 4% porque há muita gente que rejeita todos os outros. Esse voto Leão de Alvalade, é um sinal mais que me leva a acreditar no julgamento que pessoalmente faço sobre esta eleição. Julgamento que resultará em veredictos diferentes mas um que partilha muita outra coisa.

    Duas coisas apenas sobre a relação Abrantes Mendes / Escolha que se vai fazer:
    - A menos importante mas que não custa dizer: em 2006 Bruno de Carvalho votou Abrantes Mendes.
    - Segunda e de longe mais importante: a expressão do sportinguismo "antigo" de Abrantes Mendes e o seu correcto entendimento sobre a actualidade do clube fazem com que se compreenda a confessa amizade e bastante tolerância para com quem no 2º debate estava sentado ao seu lado direito: Dias Ferreira. Isto diz-nos algo. Da mesma forma que algo nos diz outra coisa que também foi evidente: Abrantes Mendes cedo encontrou o seu alvo e não teve pejo em chamá-lo pelo nome, "Continuidade" e "Godinho Lopes". Bruno de Carvalho - nem mesmo aparecendo no 2º debate a liderar uma sondagem - foi alvo de Abrantes Mendes e isto aconteceu por um motivo: sabe muito bem o que está em jogo nesta eleição. Caso confiemos no julgamento de Abrantes Mendes podemo-nos então dele usar para - em associação com os seus actos e identificação dos alvos durante a eleição - concluir qualquer coisa importante sobre as escolhas que muitos farão de entre os demais.

    ResponderEliminar
  6. MM,

    Brilhante esse seu raciocínio.

    SL,

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Já agora Leão de Alvalade,
    Não é preciso procurar os cadáveres do Roquettismo. Roquette está bem vivo e voltou a aparecer há uns dias. Voltando a aparecer disse de forma clara aquela que é a sua escolha. Da mesma forma que em 2006 disse qual era a sua escolha. E da mesma forma que há uns anos apareceu na capa do Record a dizer "Vender agora para ficar mais forte".
    Vê-se o quão mais fortes (pobres) estamos ...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. LdA

    para ser sincero e acho que notaste nunca questionei o teu sentido de voto.

    Tinha uma convicção profunda (uns 99,99999999%) que o teu voto seria para Sérgio Abrantes Mendes.

    Não foi difícil adivinhar basta ler os teus textos meu caro amigo.

    Estas desavenças entre todos nós (uns mais incisivos que outros) apenas existem porque queremos o melhor para o nosso querido Sporting. Muita paixão e pouca razão.

    Estou convicto que o melhor para o Sporting será Bruno de Carvalho.

    De longe a lista mais forte e a mais bem estruturada.

    Já o disse anteriormente. Via com bons olhos a entrada de SAM em qualquer direcção

    VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  10. The Cure,

    Não existem desavenças entre nós, existem posições diferentes, certamente baseadas na análise que fazemos do que é melhor para o clube.

    ResponderEliminar
  11. LdA,

    O Bruno de Carvalho disse - ouvi-o numa das entrevistas algures - que não votou em Bettencourt e que, salvo erro, em 2006 teria votado em Abrantes Mendes. Falar deste candidato é sempre um problema com as fontes.

    Votar para ir para casa com a consciência tranquila, nesta situação a que chegámos, não me tranquiliza. Isto é, não me tranquiliza a consciência de que, podendo, pouco ou nada fiz do meu voto para uma real mudança, para impedir que o SCP continuasse na mesma senda do projecto que nos trouxeram que até aqui, nas mãos dos que já fizeram mal demais ao clube.
    Louve-se a excelente contribuição de AM para o debate, mas a verdade é que, infelizmente ou não, o voto nele não trará nada de útil. A não ser para BdC ou, mais provavelmente, GL - os únicos que poderão ganhar. E, perante este facto, entre estes dois não tenho dívidas nenhumas de que lado NÃO está a solução para o clube. Chegado a esta evidência acho que deveríamos relegar as nossas primeiras preferências em favor de uma aposta em BdC.

    Acho também que a candidatura independente para o CF vem justamente acautelar os receios e incertezas dos que desconfiam da capacidade da Direcção de BdC em reposicionar o clube no caminho que promete.

    SL

    ResponderEliminar
  12. Sérgio e Pedro,

    Não há ninguém infalível, pelo que todos formulamos maus juízos que nos vimos a arrepender.

    Mas uma coisa é não ter percebido o que se estava a passar com Roquete, outra foi não sentir que algo parecia erradado com Dias da Cunha, que algo ia mal com FSF e não ter percebido o descalabro que foi JEB.

    Este post é sobre isso. Convenhamos que é muito difícil dar crédito a quem quer ser líder e não tenha visto o que se estava a passar no clube quando já era mais do que evidente o descalabro.

    ResponderEliminar
  13. Paulinho Cascavel,

    O Bruno de Carvalho disse-o na minha frente, não fui eu que eu que me lembrei de escrever.

    Quanto à mudança e estou a ver o debate onde mais uma vez ficou evidente que BdC e o seu fundo são mais do que duvidosos e estando mais 4 candidaturas em jogo não vejo porque os Sportinguistas tenham que escolher entre 1 tiro no escuro e um tiro na cabeça, como me dizia alguém há dias.

    Nesse sentido não ficaria tranquilo com a minha consciência votar num ou noutro.

    SL

    ResponderEliminar
  14. LdA

    Felizes os que já fizeram a sua escolha. Eu continuo sem decidir. Mas já estou melhor. Começo a saber em quem NÃO voto. E se os “em quem não voto” forem aumentando pode ser que reste apenas um candidato para votar.

    As minhas dúvidas vão entre “do mal, o menos” e o voto útil. “Do mal, o menos” possivelmente levar-me-ia a votar SAM, curiosamente uma pessoa, que nas anteriores eleições em que participou, eu nunca votaria. O voto útil pode-me levar a votar em alguém, de quem eu tenha algumas desconfianças, mas que esteja em melhores condições para evitar que alguém em quem “não voto”, ganhe a presidência.

    Como disse, há dias, não apareceu “o homem”. Só tenho de desejar que quem vença as eleições me desminta e se assuma como um Grande Presidente.

    PS- Quando disse que ainda não tinha feito a minha escolha cometi um pequeno lapso: ainda não fiz a minha escolha para Presidente. Porque para o Conselho Fiscal e Disciplinar votarei na lista F, encabeçada por Francisco Abreu, porque defendo o principio que o CF tem de ser independente porque é para fiscalizar, e não para cantar loas aos executivos.

    ResponderEliminar
  15. LdA,
    Hoje tive a oportunidade de assistir a uma sessão de esclarecimento do Inácio, no qual foi interpelado por vários sócios quanto ao fundo. Foi indisfarçável a vaguidão e até, honra lhe seja feita, a honestidade ao dizer que não viu e não leu o conteúdo concreto do contrato. Ele confia. Eu... não.
    Tal como referes, no debate de hoje o fundo foi escalpelizado de uma forma bem mais apertada e de facto não me convence.

    Quanto à tua opção por SAM é natural pela identidade de princípios que tem norteado as tuas intervenções. Eu ponderei votar em SAM, é um espelho dos princípios Sportinguistas e gostei imenso da entrevista dele à Antena 1. No entanto, se votasse nele, embora mantivesse a verticalidade do meu sentimento Sportinguista, sentiria também que me estava a demitir do meu dever de contribuir activamente para uma solução, num período que se avizinha crítico em termos desportivos e económicos.
    Eu não lhe chamo voto útil, chamo-lhe voto de compromisso, continuo a defender que votar no menos mau, no candidato que me parece que consegue equilibrar um ardor Sportinguista com um conhecimento profundo do futebol (fora das quatro linhas, ele, e dentro de campo, outros), poderá dar ao nosso doente um pouco da cura de que necessita. Sem que se reduza o nível de exigência ao nível da indigência, uma solução óptima na primeira dimensão pode acabar por ser má no global. E, quanto a mim, a solução possível no momento é protagonizada por DF (já pesando os defeitos e virtudes que o Futre representa naquela lista).

    ResponderEliminar
  16. Sausações leoninas

    A minha humilde opinião em relação aos candidatos.

    GL -> Um coitado enviado da banca para asegurar os milhões da mesma

    PB -> Seria candidato ate ter os 5M que diz que são dele e depois saía

    SAM -> Demasiado serio para estas andanças do futebol nacional, que bom seria este candidato para alguns dirigentes deste mundo

    DF -> Este sim poderia ser um bom candidato, não tivesse ele tantos anos de sportinguismo activo e que acompanhou esta situação de bem perto o que o torna no meu olhar um cumplice desta mesma situação.

    BDC -> Desde o principio que tenho um gosto especial por este candidato ate porque tem mostrado uma garra muito forte,prometeu e cumpriu tudo o que disse ate agora e com provas dadas, mas não sei por quê falta-lhe qualquer coisa e não sei bem o que é , mas para mim vai na frente.

    Espero não zangar nimguem por esta minha opinião ate porque quero que es escolha o melhor para o nosso grande amor para poder levar o meu rasteirinho a comemorar um titulo :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Eu se na sexta feira me sair o Euromilhões desde já manifesto a minha vontade de investir uns 30 milhões num fundo do Sporting.

    Agora quero ter alguma palavra a dizer não vá quem estiver no Clube lembrar-se de esturriscar tudo em Tiuís!

    Parece algo logíco, obvío ou não??

    ResponderEliminar
  18. Parece que a proxima restruturação financeira vai ser em torno das bombas de gasolina!

    É essa a solução!! Vota Godinho!!

    ResponderEliminar
  19. "O treinador brasileiro Carlos Dunga desmentiu qualquer compromisso ou estar apalavrado com o candidato à presidência do Sporting Abrantes Mendes, que na quarta-feira revelou ter um pré-acordo com o ex-selecionador brasileiro.

    O empresário Artur Fernandes, da empresa World Champions Club, que gere a carreira de Dunga, afirmou à agência Lusa que a notícia é falsa. E o próprio técnico, que tem mantido um comportamente discreto desde que deixou o escrete após o oficial Mundial'2010, desmentiu, no seu site oficial, qualquer contacto com os leões.

    "Consultado sobre uma eventual contratação para treinar o Sporting, Dunga respondeu que é seu desejo trabalhar no estrangeiro a partir de 2011/2012 e que ficou honrado por o seu nome ter sido lembrado, mas esclarece que não foi contactado por qualquer candidato", indicou o comunicado.

    No mesmo texto, pode ler-se que "nesse sentido, [Dunga] também não tem nenhum compromisso ou está apalavrado com quem quer que seja, em especial o senhor Abrantes Mendes, pessoa que ainda não teve a honra de conhecer".

    Abrantes Mendes revelou ter um pré-acordo com Dunga, válido para o caso de vencer as eleições de sábado, em que concorre com Bruno de Carvalho, Godinho Lopes, Pedro Baltazar e Dias Ferreira. "

    Fonte: Record

    Imaginem se fosse o Van Basten !!!

    ResponderEliminar
  20. 8:
    O Abreu de que falas é Frederico e não Francisco.
    (é meu homónimo)

    Quanto à respectiva lista ao CF parece-me que vai ser a "grande surpresa" destas eleições! Estou convencido que vai ganhar e desconfio que irá chegar aos 50% ou mais...

    ResponderEliminar
  21. Os sócios que conheço todos iram votar na lista independente ao CF.

    Espero que seja extensivo à maioria dos sócios no dia 26.

    SL,

    ResponderEliminar
  22. Sérgio,

    A escolha de Dunga é uma escolha fraca, na linha do que têm sido as escolhas dos outros candidatos, embora esta seja talvez mesmo a mais fraca.

    No mesmo jornal onde fizeste o copy-paste tem esta noticia também:

    O empresário de Carlos Dunga confirmou a Record a existência de um pré-acordo entre o treinador e o candidato à presidência do Sporting, Abrantes Mendes.

    “Posso confirmar que falámos, estamos a falar e esperamos concluir negociações já no domingo”, disse Fernando Otto, representante do treinador que orientou a seleção do Brasil no Mundial de 2010. “Como é fácil perceber, o Dunga neste momento não pode acrescentar muito mais do que a sua honra em ver o seu nome associado a um clube com o prestígio do Sporting, fazendo votos que o Dr. Abrantes Mendes tenha sucesso no sábado”.

    O empresário adiantou que Dunga está a seguir “com grande atenção o processo eleitoral e ele até achou piada ao facto de haver dois treinadores brasileiros e dois holandeses, mais um português envolvidos, indiretamente, nessa luta”. Para Fernando Otto, “o momento é de expetativa. Sei que o Dunga está entusiasmado com a hipótese de poder vir a treinar um clube tão grande como o Sporting”, acrescentou

    ResponderEliminar
  23. 100 milhões numa bomba de gasolina dão que pensar. É verdade que a Gasolina está cara, mas ainda está longe do preço do ouro.

    eu diria que para obter os 100 milhões GL precisaria de uma refinaria porque com uma bomba não se safa.

    SL

    ResponderEliminar
  24. LdA,

    Também tinha lido essa noticia ontem, sendo que a coloquei aqui foi a de hoje.

    "A escolha de Dunga é uma escolha fraca, na linha do que têm sido as escolhas dos outros candidatos, embora esta seja talvez mesmo a mais fraca."

    Só mesmo deopis de estarem cá a treinar é que puderiamos avaliar qual deles o melhor é sempre muito subjectivo ... não basta "fala portugues" como diria o PB enfim.

    Que o SCP saia vencedor destas eleições de baixo nivel.

    É incrivel ninguem falar nos planos para as modalidades "amadoras" ... só falam de futebol e muitas vezes mal.

    SL,

    ResponderEliminar
  25. Fiquei ontem sem perceber o porquê da reacção de DF às explicações de BdC sobre o famoso fundo.
    Sendo um fundo de INVESTIMENTO, parece-me óbvio que quem lá vai colocar 50 milhões (não são 5 euros), queira ter uma palavra a dizer em relação aos alvos desse mesmo investimento.
    Se um colega de trabalho me pedir 2 euros para uma sociedade no euromilhões, eu participo e não faço perguntas, mas se ele me pedir 20 euros para apostas múltiplas, já me interessa saber qual o sistema que ele vai usar, para ponderar se me interessa o risco.
    Qualquer fundo de investimento, mesmo aquele dos 15 milhões que tanto se fala, tem uma comissão que analisa os valores para aprovar. Aqueles que dizem agora que querem reactivar esse fundo e que os valores que lá estão devem ser revistos porque são muito baixos, devem explicar que não são eles que vão definir os valores. Apenas vão propor e serão analisados pelos detentores do fundo.
    Não é só dizer que o Rui Patrício (por exemplo) vale 30 milhões, tem de ser aceite pelos "especialistas" que analisam os valores.
    Os ditos russos, sejam credíveis ou os maiores mafiosos, o que não são é parvos certamente e querem ter algum lucro. Não é uma doacção deles ao Sporting.
    Aceito que se diga que não é a melhor solução (desde que apresentem alternativas), ou que será apenas um "empurrar com a barriga". Não aceito é que se diga que por os investidores deterem 50% (2 das 4 pessoas) da decisão, deixa de ser uma solução.
    Se os russos querem investir, obviamente não se irão opor a bons negócios!
    É que, repito, não há nenhum outro tipo de fundo, pelo menos que eu tenha conhecimento. (vide caso dos fundos do SLB)

    ResponderEliminar
  26. Acho que o Dias Ferreira apareceu demasiado tarde nesta campanha. Se tem aparecido com esta força mais cedo, teria mais hipóteses. Agora já é difícil recuperar, apesar de ter uma boa estrutura de futebol, certamente o melhor treinador e não descarto as capacidades de Futre para o cargo de director desportivo. Acredito que apresentará os melhores reforços.
    Nos debates ele é contundente e tem optado por atacar aqueles que considera com mais hipóteses de ganhar:depois de massacrar o Godinho, tem agora tentado atacar o Bruno de Carvalho. Ontem voltou a atacar, por causa do veto dos russos. Ele sabe perfeitamente que isso é normalíssimo neste tipo de negócios mas tentou passar para quem assistia que se tratava de uma monstruosidade. Eu, por acaso, até consigo ver coisas positivas nisso. Teria impedido a chegada de Purovics e Grimis, por exemplo.
    O Pedro Baltazar é alguém que peca pela comunicação. Algumas ideias do programa dele são bem interessantes mas nos debates fala mais dos projectos alheios do que dele, o que o prejudica. Aquela rábula do Correio da Manhã, para quem esteve atento, vai-lhe sair cara e fica muito mal na fotografia. Vê-se que o título da notícia na capa não é inocente pois dá a entender que o que falhou foi o Fundo e não um negócio em 2006, como vem explicado no corpo da notícia. Isso e a história do Van Basten. Imaginando que ele tem conhecimentos mínimos de inglês, foi mais uma tentativa de denegrir a outra candidatura.
    O meu favorito continua a ser o Bruno de Carvalho (se bem que ontem devia ter esclarecido melhor a situação do fundo, e era tão fácil...) mas só ficava mesmo triste se no sábado ganhasse o Godinho Lopes, o homem da bomba de gasolina.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)