terça-feira, 29 de março de 2011

Por mim chega! Dêem uma oportunidade ao Sporting

A decisão foi tomada na véspera das eleições, quando acabava de escrever o post “Que estas eleições não sejam mais uma bola na trave” e comunicada aos restantes elementos que compõem o blogue. Fundada no sentimento de que a direcção saída das novas eleições não preencheria os requisitos mínimos para com ela me sentir identificado – de todas as 5 candidaturas só me pareciam passíveis de ser eleitas a lista de BdC, GL e DF – não me sentia motivado para “voltar à luta” de sempre. Por outro lado tinha consciência que a direcção que poderia sair das eleições, cada uma delas por razões diferentes,  teria que lutar contra conjuntura externa e interna adversas para se afirmar, pelo que o mínimo que poderia fazer pelo meu clube era conceder aos novos dirigentes um período de graça. Os meus augúrios, aparentemente pessimistas, viriam a ser confirmados e até superados pela realidade por uma conjunção de coincidências que, como uma tempestade perfeita, se abateram sobre o Sporting. Neste quadro fazia ainda mais sentido o que começou apenas como um pressentimento vago: a suspensão da publicação do “A Norte de Alvalade”.

Este sentimento não era novo e há alguns meses atrás o havia colocado aos meus companheiros de blogue. Na altura sentia-me já desiludido com a queda abrupta de qualidade da blogosfera, quer em termos gerais, mas sobretudo ao nível do comentário. Das poucas centenas de visitantes diários, e por razões que nunca consegui perceber, o “A Norte” passou a milhares de visitantes. Mas à quantidade de comentários e visitas nem sempre correspondeu a  qualidade, e, como primeira medida vi-me obrigado a retirar a possibilidade do comentário “anónimo”. Os bons debates ficaram demasiado dependentes da participação dos elementos do blogue, o que nem sempre ocorreu, bem como de alguns leitores mais exigentes que o cada vez mais comum consumidor da blogosfera. Por outro lado polulam os sítios cuja única preocupação parece ser a vaidade pelas audiências, cuja objectivo único parece ser anunciar o próximo trilião de visitas, mas sem qualquer compromisso com o rigor ou mesmo preferindo a invenção delirante à verdade para atingir os seus fins. Ou quem se preocupe apenas em surfar os picos das ondas emocionais, sem o mínimo de racionalidade, sem apego à lógica e à responsabilidade. Julgo que estes são alguns dos muitos factores que têm contribuído para a descredibilização do meio e para a desmotivação que se pressente de forma generalizada.

O resultado e os episódios, alguns deles degradantes, das recentes eleições mais contribuíram para justificar a decisão de me remeter ao silêncio. Não o faria se tivesse dúvidas que o resultado eleitoral tivesse sido falseado, mesmo que o candidato eleito fosse o meu, o que até nem é o caso. Faço-o justamente porque há demasiado barulho que já está a prejudicar o Sporting e cujas consequências se estenderão por um tempo e amplitude impossíveis de determinar hoje. Acho que nesta questão se foi longe de mais, seja pelo sentimento de impotência gerado pelo objectivo de mudança há muito desejado por alguns, nos quais me incluo, e ao qual dedicam já alguns anos, pela frustração de outros por não ter ganho e, sem dúvida, também pelo mau perder. Tudo isto inflamado por uma cobertura da comunicação social irresponsável, desviando-se daquela que devia ser a máxima preocupação: informar e não vender informação. Com tudo isto o Sporting está hoje colocado, no que à credibilidade diz respeito, abaixo do rating do Zimbabwe de Mugabe ou tantas outros. Muitos foram ontem os adeptos portistas e benfiquistas que, como muitos sportinguistas diga-se, desconhecendo questões básicas como a eleição independente dos diversos órgãos sociais, apontavam para as diferenças de votos entre o CD, CL, AG e CFD como uma evidente prova de falcatrua.

Os motivos que assim me levam a pensar relativamente ao acto eleitoral estão descritos no post anterior, e que não vi contestação que me abalasse a convicção firmada em testemunhos de pessoas em quem acredito, que participaram no acto e que representavam listas que concorriam com as duas que disputaram renhidamente a vitória. Ao que atrás deixei só vi contrapor rumores, grande parte sem sentido, ou situações que resultam de desorganização própria de um clube que não se modernizou, do elevado número de participantes, da preocupação excessiva com celeridade e não com a eficiência, mas que não configura ou justifica a suspeita de fraude.

Já ouvi todo o tipo de argumentação mas não vi abordar o que, na minha opinião, torna bem evidente que o caos generalizado da noite das eleições colide com a teoria da conspiração: Rogério Alves chegou a dar os parabéns a Eduardo Barroso e Godinho Lopes preparou os seus colaboradores para a derrota, quando circulou o rumor de que BdC havia ganho. Dificilmente o fariam de forma tão pronta e ligeira se estivessem calçados por uma chapelada. Por outro lado, esta, a existir, dificilmente ficaria pelos escassos e desconfortáveis 360 votos, obviamente.  

Não nego o direito de procurar o seu esclarecimento, bem como o apuramento de responsabilidades a quem tiver provas concretas sobre algo de menos próprio que tenha ocorrido nas eleições . A forma como o fizer será também um indicador dos seus propósitos.

Os tempos que se advinham são difíceis. O 3º lugar será muito difícil de manter e o inêxito desportivo dará gás à contestação já instalada. A insanidade parece querer tomar conta do clube, os que conseguem gritar mais alto parecem querer fazer um take-over a um clube que não lhes pertence em exclusivo e que não representam, apesar das suas prestações vergonhosas nos embaraçarem e comprometerem a todos. Não participarei neste suicídio colectivo. O meu silêncio é de protesto contra tudo isto!  

A direcção, que já teria que lutar em ambiente hostil e o presidente que é considerado fraco, acabou de ser eleito e, em lugar de um discurso de vitória, foi humilhado e com ele todos os Sportinguistas, tendo que fugir debaixo de insultos e tentativas de agressão. Por maior que sejam a sua determinação, empenho e até preparação ficou em posição fragilizada ante os nossos adversários, ante os nossos credores e perante parceiros comerciais e demais instituições. Perdemos todos. Alguém é capaz de estimar o impacto que tudo isto terá junto do próximo treinador a contratar, por exemplo? Que profissionais quererão trabalhar num clube em guerra civil, arriscando a carreira?  

Há razões para ter esperança, mesmo que comedida. O presidente eleito esteve ontem na SIC muitos furos acima das suas prestações no debate, o que nem surpreende, tendo em conta a sua formação.  Falou de coisas que são caras a muitos de nós, como a auditoria, o voto à distância, na valorização do papel do sócio. O PMAG teve ao mesmo nível no seu habitual programa, falando como o representante de todos os Sportinguistas. 

Dêem uma hipótese ao Sporting! Acima de tudo e todos pensemos no clube que herdamos e no clube que vamos deixar ficar aos nossos filhos. Não impus o Sporting ao meu filho, da mesma forma que não lhe impus a religião, credos políticos ou ideológicos. Gostava que, tal como eu, fizesse a sua opção pelo Sporting de forma consciente e voluntária. Temo que por este caminho o amor filial que lhe leva a fazer o esforço que faz em ser Sportinguista como o pai seja ultrapassado pelo desencanto.

P.S- Não sei se voltarei a escrever aqui. Obviamente que este interregno, que poderá redundar em final, é uma decisão dolorosa, mas também consciente. O blogue poderá continuar ou não, estando isso dependente dos restantes editores.

54 comentários:

  1. Tenho pena que assim seja. Há algum tempo que comecei a ler blogs sobre o Sporting e aos poucos tenho vindo a riscá-los dos meus favoritos precisamente por tudo aquilo que disseste. Descobri há pouco tempo o "A norte" e tornei-me leitor assíduo por o considerar uma lufada de ar fresco. Espero que possas continuar porque agora mais do que nunca precisamos de opiniões válidas no meio do terrorismo blogosférico que se instalou, não contra o novo presidente do Sporting como muitos pensam, mas sim contra o nosso Sporting!

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,

    O Sporting ficou hoje muito mais pobre. Que possa regressar, e quanto antes, é o que desejo. A autoridade da sua opinião está fora de causa e quando a perdemos, pela razão que a perdemos, devemos todos parar para pensar.

    ResponderEliminar
  3. Parece que tenho a honra de ser o primeiro a comentar este pots.
    Talvez nem responda a este meu comentário, pois entrei com o pé esquerdo neste blogue.
    Ao reconhecer isto, também eu faço uma penitência...
    Não te lembraras mas já nos conhemos há uns anos da blogosfera, quando tu entraste numa caixa de comentários do blogue Sangue Leonino.
    A partir dai vi crescer este espaço e ganhou uma grande consistência e credibilidade numa blogosfera sportinguista muito empobrecida e inflamada.
    Algumas vezes também tiveste os teus excessos, mas soubeste crescer e muito...
    Foste buscar alguns sportinguistas de estalo como o "8" e o "LMGM" que também vieram das caixas de comentários do blogue Sangue Leonino e de outros blogues.
    Se porventura acabares com este espaço, vais acabar com o blogue com mais credibilidade dos ultimos tempos; não conheço todos mas conheço os mais frequentados e sei o suficiente para dizer que enaquanto o teu cresceu os outros decresceram e muito; sobretudo neste periodo eleitoral.


    PS: Será uma pena fechares este espaço, pois o objectivo não é milhões e devaneios por estar na imprensa, mas debater o Sporting com inteligência e urbanidade.

    PS1: Se alguma vez me excedi aqui fica o meu sincero pedido de desculpas...

    ResponderEliminar
  4. Caro LdA,

    Compreendo a sua opção. Eu próprio optei pelo silêncio faz já algum tempo, na sequência de ping-pongs que considerei despropositados e sem sentido entre blogs e seus leitores. Interrompo-o agora para lhe deixar esta mensagem.

    A minha voz é nada. Sou um sportinguista anónimo e sócio preocupado que gosta de se manter informado, tão só. Penso pela minha cabeça e sei que é importante conhecer o que pensam os outros (uns mais outros menos, claro está), principalmente numa altura tão crucial como esta.

    A sua voz tem sido um barómetro importante, pelo menos para mim. Não concordo sempre com a sua opinião, mas não é de todo isso que está em causa. Não vejo que o Sportinguismo tenha a ganhar com a sua decisão. Perdemos todos, perde o Sporting (para não variar).

    MTP

    ResponderEliminar
  5. É o obscurantismo a fazer mais uma vítima.

    Leão, obrigado pelo teu excelente post ( mais um ) e pelo belo blog que conseguiste criar.

    Imagino a desilusão que sentes pois também já experimentei sensação similar ao ler certos comentários ou blogues leoninos e deparar-me com tanta ignomínia, calúnia e, porque não dizê-lo, ignorância junta.

    É triste termos chegado a este ponto, ao ponto em que passo em frente ao Estádio na 2ª circular e já não sinto aquele formigueiro no estômago.

    O que aconteceu foi que chegámos à foz de um rio onde correram serlvagens durante décadas as águas turvas da incompetência e do laxismo e o resultado foi aquilo a que tristemente assistimos na TV no sábado passado: um misto de desespero; raiva; violência e, sobretudo, ausência de referências morais e cívicas.

    Quando questões tão simples como o princípio do ónus da prova ou a presunção de inocência são tão difícieis de explicar a quem nos lê, temos de admitir que está aberta a porta para que se debitem impunemente todo o tipo de alarvidades sem que isso acarrete qualquer consequência.

    Tal como o PLF refere hoje no seu blogue, eu também mentenho intocado o histórico do meu, mas apenas para provar que não sou impoluto e que também já escrevi no calor das emoções ( ou melhor, das frustações, pois maior parte desses posts era escritos assim que chegava de Alvalade depois de mais um resultado frustrante ) algumas barbaridades das quais não me orgulho mas de onde procuro extrair alguns ensinamentos e penso que a leitura do teu blogue - e de algumas outras honrosas excepções - teve o dom de me mostrar que discutir e debater ideias contrárias com base em argumentos é muito mais enriquecedor em termos intelectuais e até humanos ( apesar de não conhecer os nosos contrincantes ) do que fazê-lo com recurso à violência e ao insulto torpe.

    Por isso tudo te queria dar os parabéns pelo trabalho que tens feito, certo de que mais cedo do que tarde vais voltar pois mantenho a secreta esperança de que, mesmo sem ter ganho o candidato no qual votei, O SCP encontrará em breve o rumo certo para o levar para o lugar onde ele pertence e de onde nunca devia ter saído.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Foi com muita pena, mas a perceber totalmente o seu conteúdo, que li este post.
    Não te vou tentar demover, apenas agradecer.
    Agradecer por teres partilhado as tuas ideias de forma séria e ponderada, agradecer por ter percebido melhor o nosso Sporting através deste blog, e, acima de tudo, por ter aumentado ainda mais o meu amor pelo nosso grande clube.
    Vai ficar um grande vazio na blogosfera pois este blog, a par do bancada nova, são 2 referências que me puseram a ver e a sentir o Sporting de forma diferente.

    Um grande obrigado Leão de Alvalade, ainda nos veremos por aí.

    Um abraço

    Manuel

    ResponderEliminar
  7. Seria uma perda importante para a comunidade sportinguista que tenta debater o seu clube na blogosfera.
    Também eu discordei de algumas opiniões do LdA, principalmente nestas eleições, que foram desgastantes para todos nós e nas quais as posições se extremaram. Falo em meu prejuízo porque fiz alguns comentários exagerados.
    Quanto a estas eleições, espero que as coisas se esclareçam o mais rápido possível, para que o clube não viva neste mar de dúvidas. Espero que Godinho Lopes (que, parece opinião generalizada, esteve bastante bem na entrevista de ontem) cumpra tudo o que prometeu para assim tornar o clube mais unido.
    Convém também concentrar atenções no apoio ao plantel actual pois é importantíssimo conseguir o 3º lugar e é obrigatório vencer os jogos em casa.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. Agradeço as palavras de todos.

    (LSE)O histórico deste blogue fala por si. Do começo ingénuo e quase inconsequente, passando pelos erros, omissões, exageros, contradições, ninguém é maior critico do que eu.

    Nem sempre se consegue ser objectivo, especialmente quando se fala de algo que nos abala as emoções como o Sporting.

    Por isso sem falsas modéstia creio que são muito benévolos comigo.

    Mas o que vem sucedendo desde domingo ultrapassa os limites do decoro. Manter-me a comentar a vida do Sporting ignorando o que se passa à minha volta é impossível e acabaria também por me envolver nesta luta fratricida em que dificilmente conseguiria manter o nível.

    E comentar neste momento em que há no ar um feeling de fim dos tempos é tão obsceno como fazer um relato em tempo real do velório de um ente querido.

    ResponderEliminar
  9. Caros,

    Este, é para mim, um lugar de passagem diária obrigatória.

    A minha ronda diária para sentir o pulsar leonino, ficará bem mais pobre.

    Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade:
    Que regresses o mais rápidamente possível. A blogosfera leonina precisa de ti. SL

    ResponderEliminar
  11. Opá! As eleições não foram nada edificantes, os tempos que vem aí não vão ser fáceis. Mas ficares calado só vai fazer com que o ruido seja ainda maior.
    existem pessoas que parecem mais interessadas em promover um grupinho do que com o Sporting.
    Tira umas férias, descansa um bocado e depois escreve com sentido critico e respeito pela instituição, porque isso faz falta.

    ResponderEliminar
  12. Fico triste Leão de Alvalade por entender que não contaremos com a sua opinião para nos ajudar neste momento que é o mais problemático que o clube já viveu. Foram os posts deste e de outros dois espaços que me inspiraram a abrir o meu Blog (verdeaslistas.blogspot.pt)e a si devo muitas das reflexões que tenho feito sobre o Sporting.
    Entendo as suas razões, mas acredito que mais do que nunca todas as visões claras e "sem agenda" de Sportinguistas são fundamentais. Há uma nova geração de leitores de blogs a iniciar-se na cultura do clube e temo que sejam aliciados a uma politica verbal nada condizente com os valores do Sporting.
    Ninguém é insubstituível, mas caro Leão, existem lutas que não podem ser perdidas. Post a post, verdade a verdade pode-se ganhar uma batalha pela identidade do clube e pela identidade dos adeptos.

    Espero que volte depressa.

    ResponderEliminar
  13. Fico triste com a tua posição e já te disse noutro local, mas compreendo-a.
    O teu regresso será sempre bem vindo pois fazem falta Leões que pensam como tu!

    Uma grande abraço!

    ResponderEliminar
  14. LdA,
    é uma pena. Perde-se com isso uma boa dose de bom senso na blogosfera leonina.
    Mas eu compreendo-te bem. Embora por razões diferentes, eu também, equanto tiver esta direcção, vou colocar a minha relação financeira com o Sporting em stand by.
    Aquele senhor já fez tropelias a mais com o dinheiro do Sporting para me merecer mais alguma quota, ou gamebox, ou seja lá o que for.
    Votos de um rápido regresso ao activo e Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  15. Como eu o compreendo caro Leão, tenho pena, porque os verdadeiros sportinguistas nunca devem virar a cara, e deixarem-se derrotar pelos falsos. Somos do Sporting carago, e não somos do manel ou do joão, eu serei sempre do sporting.

    ResponderEliminar
  16. LdA,

    Antes de tomares essa decisão que compreendo, pois também eu me estou cada vez mais a remeter ao silêncio, gostaria que comentasses aquilo que me parece ser a única solução para o Sporting neste momento:


    Se Godinho Lopes pretende ter Bruno de Carvalho do seu lado, já fez algo nesse sentido?

    Neste momento quem está a perder claramente é o Sporting, pelo que um movimento de aproximação entre ambos para trabalharem em parceria poderia ser um passo de gigante no sentido de se pacificar o ambiente e finalmente criar a união entre sportinguistas de que tanto se fala.

    Haverá vontade de GL no sentido de dar esse passo?

    As consequências positivas desse movimento são imensas mas para que tal seja possível, o primeiro passo tem de ser dado por Godinho Lopes.

    Para Bruno de Carvalho, a colocação do Fundo ao dispor do Sporting (sob sua supervisão e bem integrado na Direcção) seria bem visto por toda a gente.

    O aproveitamento da sua equipa e das ideias do seu projecto seriam também uma mais-valia ao mesmo tempo que lhe garantiriam certamente a presidência do clube num horizonte próximo.

    Alguém quer comentar esta ideia ou apenas se vão perder em guerras de palavras?

    Querem ou não querem a união?

    E com isto retiro-me novamente para o meu silêncio.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  17. Apenas para deixar umas palavras simples que julgo todos conhecem mas que convém, de tempos a tempos, repensar no íntimo de cada um. Desde que li o teu post que me martelam o cérebro.

    Esforço, Dedicação, Devoção e Glória!
    Eis, o Sporting Clube de Portugal

    Abraço.

    ResponderEliminar
  18. Zé:

    Por mim também encosto, como sabes.

    Não só porque subscrevo a maior parte das razões que apontaste no post, mas, para além dessas, igualmente o facto de para mim o ‘ANorte’ deixar de fazer sentido sem tu estares presente. Somam-se ainda mais algumas razões, do foro estritamente pessoal e ainda relacionadas com o meu temperamento.

    Relativamente a este ultimo aspecto, tenho que admitir um defeito grave que resulta no meu mau feitio: a impulsividade… Nada propícia aos tempos (ainda mais) conturbados que se adivinham. Até porque verificando o meu histórico, e em virtude desse meu defeito (topaste a antítese? Hehehe…), tenho de conceder que me arrependo de muitos comentários que publiquei, arrastado por ímpetos negativos que não soube travar a tempo e/ou meditar nas eventuais consequências... Não os evitei e eis que alguns provocaram discussões desagradáveis e, pior, estéreis na caixa de comentários e, possivelmente, até uma escalada de criticas desproporcionadas. A blogosfera passa bem sem mim. Felizmente muitos dos meus comentários não chegaram a ver a luz do dia (haja algum bom senso dentro desta cabeça…), senão, muito mais teria para lamentar. Já outros comentários, que julgava contribuírem para a elevação deste espaço, perderam-se no ‘éter’ e provocaram-me mais uma valente descarga de bílis… LOL… Dalguns post’s também não sinto especial orgulho (felizmente bem menos, porque posso ser impulsivo e demasiado emocional, mas não sou louco). Enfim, fui tentando, muitas vezes sem o conseguir estar à altura da qualidade que o ‘ANorte’ habituou os seus leitores, mesmo os mais exigentes. Bem, com esta tanga toda o que queria mesmo era aproveitar a oportunidade, para retractar-me perante todos aqueles sportinguistas que, nos visitando, possa de alguma forma ter injustamente magoado. Às vezes até inadvertidamente. Caros, acreditem que me custa que tal tenha acontecido.

    Para concluir, queria acrescentar mais um ou dois pontos:

    O primeiro para te agradecer o enorme privilégio que foi ter recebido o teu convite para participar no ‘ANorte’… Foi uma experiência inesquecível, fantástica… fantástica (como diria o trolha do Montijo…) . Marcante ao ponto desta despedida ser-me incomparavelmente mais difícil que a do meu antigo estamine onde eu, inocentemente, iniciei a aventura blogosférica. Que saudades… Mas quando vi nascer este Blogue depressa percebi, pela qualidade dos teus textos, pelo ambiente acolhedor que sempre procuraste, pelo respeito que incessantemente nos incutiste e quiseste manter, pelos outros editores que foste criteriosamente escolhendo antes e depois de eu ter a felicidade de entrar na família ‘nortenha’ e, acima de tudo, pelo exemplar sentimento sportinguista que sempre por aqui transpareceu, que este era um blogue muito especial. Perdoem-me a minha minúscula quota-parte na imodéstia, mas é o que realmente penso. Aqui cresci muito enquanto adepto e sócio sportinguista. E também como pessoa. Aqui passei muitas horas de alegria e sofrimento, enfim de partilha e sentimento genuinamente leoninos. Foi uma honra as horas passadas a debater o SCP contigo e, claro, (desculpem amigos, mas pelo menos desta vez sinto a necessidade de me dirigir a vcs tds pelos vossos nomes próprios) com o Eugénio, o João, o Luís, o Hugo o Bruno e o Carlos. Julgo que foi esta a ordem de chegada dos outros seis ‘nortenhos’. Um bem haja a todos. Espero que possamos engrossar essas horas bem passadas, se possível, ao vivo, que tem outro encanto…

    (Cont.)

    ResponderEliminar
  19. Por fim, agradecer também a todos os leitores, mas principalmente àqueles com quem mais interagi e que de alguma forma me marcaram e/ou me transmitiram mais ensinamentos. Uns mais recentemente, outros hà mais tempo, outros ainda que se zangaram comigo (ou connosco) sem eu ter alcançado a(s) razão(ões). Cada um no seu estilo próprio. Obrigado JG, MM, PLF,10A, FCS, Adams (AKA mpre27, AKA FdO), LSI, Pedro, Mike Portugal, às leoas Dina, Tite e Ana (a boca da ‘zanga’ é para ti… :P). E muitos outros… Vou-me esquecer de alguém… Desculpem. Foi esse espírito de igualdade, partilha, essa interactividade entre nós (editores) e entre quem nos visitava no ‘ANorte’, o meu maior estimulo e o que me trazia até esta casa e respectiva sala de comentários todos os dias, horas a fio. Estimulo infinitamente maior do que a publicação da minha opinião em forma de post’s.

    Estou certo de que quando as saudades apertarem, nos voltaremos a cruzar pela blogosfera. Talvez, quem sabe, até por aqui neste maravilhoso cantinho do universo verde-e-branco… Por agora, vou descansar. Espero sinceramente que o clima melhore. Como diz o Zé: basta que dêem uma hipótese ao Sporting!

    Caros amigos, foi um enorme prazer!

    Até Sempre.

    ResponderEliminar
  20. Oh cambada de meninas... viram as costas às adversidades... a coisa está mal, não vos corre de feição, e "encostam". Espero que não sejam assim na vida real, porque parece que este e o próximo ano vão ser muuuuuita maus, e se não estão a pensar emigrar, nem quero pensar no que vos vai passar pela cabeça fazer. Não mexam em facas nem em pistolas, hein?
    Olhem, façam-me um favor: não fechem o blogue, porque eu preciso da lista que têm aqui ao lado. Estou habituada a tomar este atalho para ir aos blogues que gosto de ler. Sou uma sportinguista preguiçosa.

    ResponderEliminar
  21. loooool, Virgílio!

    Já fizeste ou estás quase a fazer anos, carneiro?

    Também gostei muito de falar/brincar contigo, enquanto o permitias...

    ResponderEliminar
  22. Tenho pena porque era aqui que vinha sempre que queria "perceber" melhor determinadas situações.
    Percebo a tua posição e espero que um dia tenhas a motivação suficiente para regressar, será sinal de que algo mudou no nosso clube e que a esperança voltou.
    SL

    PS-Tenho pena de não ter conseguido a tão desejada camisola do Postiga!! Mas também não vou perder já a esperança...

    ResponderEliminar
  23. Não pensem os outros sete que só vou sentir falta de ler o que escrevia o LDA...vou sentir falta de vcs todos.
    Por isso espero que quando o LdA regressar vos traga com ele.
    Vírgilio, Leão Transmontano, 8, Hugo, Bruno, LMGM e JVL...foi um prazer ler-vos e aprender com vocês.
    Até um dia!
    SL

    ResponderEliminar
  24. A mesma Ana de Sempre...

    É só para Abril... carneira. E agora vou dar-te algum TPC: é na antevespera dos 5 a 3! 20 aninhos... em cada perna ;)

    Comporte-se sff.

    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Virgílio,

    ainda bem que ainda há quem tenha presença de espírito para fazer as honras da casa. A lista seria demasiado extensa assim como o perigo de deixar alguém de fora.

    Não me posso esquecer porém do primeiro comentário do Mestre, dos vossos primeiros comentários e claro da entrevista a Morais pelo sua simplicidade e afabilidade.

    ResponderEliminar
  26. Caro LdA,

    Compreendo o cansaço, mas lamento a decisão. Conseguiste ganhar espaço na blogosfera e o respeito dos que a povoam. Não posso deixar de lembrar que, apesar de actualmente ter um desses blogs onde a qualidade não abunda, já tive o privilégio de que o meu anterior blog (de qualidade superior ao actual, sendo por isso que resolvi não conspurcar o seu nome e iniciar um novo) tivesse sido dos primeiros a aparecer aqui linkado. Esse orgulho ninguém mo rouba. É normal que quem investe como tu investiste para que este espaço se mantesse vivo, ao fim de um tempo se sinta saturado. Aliadas a isto, estas guerras destroem a vontade a qualquer um. Como sabes também já passei por isso. Espero que essa saturação passe depressa e que regresses em breve.

    Abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  27. Virgílio,

    Li agora o teu comentário. Também vais bazar, homem? Isto é mesmo a sério ou vocês ficaram abananados com a noite de sexta-feira? Olhem que era só para adiantar o relógio uma hora, rapaziada! Atrasem lá os relógios que 1 de Abril é só na sexta! Hoje ainda é 29, estão a ouvir?

    Virgílio, caso isto seja a sério, o que escrevi para o LdA vale para ti também. E para o JVL, e para o 8, e para o LMGM. Espero ler-vos em breve.

    Um ENORME Abraço Leonino!

    ResponderEliminar
  28. O Sporting Clube de Portugal só terá a OPORTUNIDADE que pedes com leões como tu.

    Este espaço forma sportinguistas, pois transmite-lhes conhecimento e criticas fundamentadas.

    O SPORTING (ainda) SOMO NÓS!! (uns claramente mais que outros).

    FORÇA NORTE! FORÇA LEÃO DE ALVALADE!

    ResponderEliminar
  29. Percebo esse sentimento, LdA, esse "nojo", no entanto o A Norte é um blog que não alimenta quaisquer fogueiras, mas promove a iluminação. Ter uma participação na net sem encontrar atrasados mentais frustrados às carradas é uma ingenuidade. Não acredito que tenha havido quebra abrupta da qualidade da blogosfera, o que houve foi mais gente a visitar o a Norte, e logo maiores probabilidades de arremessos de pedaços de fezes intelectuais.
    O LdA regresse depressa que há muito boa gente que precisa do A Norte. Especialmente gente como eu que vive no estrangeiro e a quem lhe falta os almoços e os jantares para discutir o Sporting como deve ser.

    ResponderEliminar
  30. Lda, obrigado pelo blog que criaste.

    SL

    ResponderEliminar
  31. Foda-se, é só más notícias, crl! Para não falar mal, que tb cá vêm meninas e senhoras, e sou tímido!

    Vá lá, domingo vamos ganhar 3-0 ao Vitória, com 2 golos do BdC e um do DFerreira, de penalty, e o temporal amaina!

    Vá lá, agora que já se pode andar de calças de ganga na Academia é que vão embora?


    Até amanhã a todos. Não, não tiro o link dos favoritos. Não.


    .


    ...


    .não, não tiro já disse!

    .


    ...



    ...não insistas, não tiro!!!

    ResponderEliminar
  32. LdA e Virgílio,
    Escusado será dizer que este era para mim o meu "café" favorito para ler peças de enorme qualidade e interesse sobre o clube e reflectir sobre o ideal Sportinguista;

    Escusado será também dizer a honra que senti quando me convidaram para aqui deixar um texto com algumas considerações sobre o nosso Clube;

    Escusado será ainda dizer que é com muita pena que vos vejo ir de férias sem data de regresso;

    Espero continuar a trocar ideias convosco por essa blogosfera fora, em pequenas ilhas de lucidez, inteligência e devoção ao clube que ainda existem por aí;

    Por tudo isto, impugno a vossa decisão e recuso-me a aceitar um adeus, só um até logo :)

    Quanto aos outros editores, permito-me sugerir que não deixem de manter este espaço, pois embora não escrevam aqui com a mesma regularidade (fiavam-se no LdA, não é? :), é inegável a vossa devoção e ponderação nas considerações efectuadas. Fazem muita falta vozes assim na blogosfera leonina.

    ResponderEliminar
  33. LdA, Virgílio, LMGM, Hugo, 8, Bruno, LT:

    Uma das razões porque mais me custa esta tomada de posição, é porque somos um blog cujo único propósito, aquilo que nos guia, é o melhor para o SCP. Aqui não existem agendas nem guião, cada um de nós escreve aquilo que sente, defende as suas posições e dá o seu contributo como pode e sabe, respeitando-se mutuamente.

    Foi um prazer partilhar este espaço convosco.


    Todos,

    Houve debates acesos, outros divertidos mas uma coisa é certa, os bons momentos superam em larga escala os menos bons.
    Os posts conjuntos e os nossos "relatos" durante os jogos - onde a Dina, o MM e o FCS brilharam - foram simplesmente do melhor em termos de interacção.

    Agradeço a todos os que nos deram o prazer de nos acompanhar, foi um prazer aprender e debater convosco o SCP. SCP SEMPRE!!!

    SL

    ResponderEliminar
  34. Carissimo LdA

    Esse teu afastar de cena é por mim visto com tristeza. Sei que há muito não participava aqui. A minha vida pessoal não tem dado para muito mais que comentar no Sangue. Sempre tive apreço por aquilo que foi sendo o Norte e o seu crescimento acompanhei a partir do momento que me fizeram editor do Sangue. És um elemento valido e com opiniões pertinentes e o mesmo se aplica aos "teus" editores. A blogosfera Leonina ficará mais pobre com o teu afastamento. Da minha parte fica o meu obrigado por conhecer um grande LEÃO! Um abraço

    Miguel Damas

    ResponderEliminar
  35. primeira vez que venho ao blog, SÓ QUERO DAR OS PARABÉNS A QUEM QUER QUE TENHA ESCRITO O TEXTO...

    SE TENTASSE ESCREVER O QUE SINTO EM RELAÇÃO AO MEU CLUBE NESTE MOMENTO NÃO SEI SE DIRIA MELHOR. ABRAÇOS E POR FAVOR, NÃO DESISTAS DO MÁGICO SPORTING!

    ResponderEliminar
  36. LdA, Virgilio e restante equipa, voces vão fazer muita falta...muita mesmo...

    Este espaço era mesmo muito bom. Tinha objectividade, tinha paixão, tinha raça e tinha independencia, com linhas editoriais diferentes que se complementavam (não partilho por exemplo muitas idfeias do LMGM mas gostava muito de o ler e tenho grande respeito por ele).

    Vi este espaço crescer, primeiro com o LdA, depois com o Leão transmontano a juntar-se num blog a 2 e depois com os restantes editores a irem entrando e enriquecendo o espaço. Espero que reconsiderem porque voces fazem muita falta, principalmente num momento tão delicado como este!

    Agradeço também a referencia do Virgilio, com muita pena que pares de escrever...Muita mesmo, Virgilio. Todos nós estamos muito ressacados nesta altura. Vamos dar tempo ao tempo...

    ResponderEliminar
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  38. Caro amigo,
    Sei das tuas razões e percebo que não queiras alimentar fogueiras nestes dias que correm. Sei também que a decisão estava tomada desde antes das eleições, e a verdade é que os dias seguintes só te vieram dar razão. Como todos os outros leitores deste espaço, espero que voltes depressa, e cá estaremos para te saudar. Aos que dizem que vozes lúcidas fazem falta nesta altura conturbada (com os quais concordo, obviamente), digo-lhes o seguinte: façam como o LdA e venham a Guimarães no domingo, mostrar que o Sporting é o nosso grande amor e que está e estará acima de tudo isto que se tem passado.

    Até já, LdA.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  39. LdA

    Este é o único blogue que sigo com regularidade, pois sempre o vi como um espaço de discussão produtiva, democrática e feita com razoável elevação. Para isto muito contribuiam os redactores e a forma como expressavam o seu sportinguismo, o seu amor à causa.

    Partilhámos muito pontos de vista, discordámos nalguns, mas pensámos sempre no melhor para o Sporting.

    Os últimos dias deixaram-me em estado vegetativo. Não sei em quem votaste. Sei que não foi no Bruno, tal como eu votei. Apesar disso ambos, ou melhor, TODOS, queríamos uma mudança, e ela não aconteceu. O que aconteceu foi que na sequência de um acto eleitoral vergonhoso, ocorrem situações graves que como bem disseste nos fragilizarão ainda mais no futuro.

    Discordo quando dizes que as primeiras impressões de Godinho revelam mais qualidade. Discordo em absoluto. Falhou redondamente na temática.
    O que ele devia imediatamente ter dito é que NUNCA MAIS as assembleias eleitorais decorrreriam naquele ambiente de deboche social, uma espécie de cocktail da SEAT no Estoril Open, com o Macy's numa black friday.
    A primeira vez que eu votei, creio que para a reeleição do Cintra, estive 45 min. para entrar no antigo pavilhão. À minha frente na fila estava Jorge Sampaio, à altura presidente da CML. Homem aquilo era um acto solene, como qualquer exercicio destes deve ser. A pessoa passava sempre pelo mesmo controlo, e depois de votar tinha de abandonar o pavilhão. Não era como aconteceu no Sábado que se ficava a bebericar cafézinhos e a confraternizar pelas zonas de voto, junto às urnas, a largar laracha. Vê que nestes moldes eu podia, por exemplo, votar quantas vezes quisesse, assim trouxesse cartões de sócios com cotas em dia no bolso. No mínimo isto eu podia fazer. Qualquer acto destes é um desastre administrativo. Além disso não devem ser os funcionários do Sporting a assegurá-lo. Por uma questão de independência! Isto tem de acabar! Para que também se acabe com as suspeições e para duma vez por todas termos absoluta certeza das nossas reais escolhas. E também porque isto não é a merda do benfica!

    Lamento o teu afastamento, mas entendo-o. O meu sportinguismo também está em reclusão. POr prudência, entendes. Hoje por hoje qualquer sportinguista fecha a cara quando ouve falar do seu clube. Estou farto disto tudo. Há dias em que o Sporting se parece com aquela gaja com quem tu nunca devias ter dormido...

    Espero voltar a ler o que escreves. Aqui ou noutro qualquer lugar.

    SL

    ResponderEliminar
  40. cenademaceiros,

    Não poderíamos concordar sempre.

    Votei em SAM.

    Vi atentamente a entrevista de GL e acho que esteve muito acima do que foram os debates.

    Concordo que a AG esteve mal organizada porque, como escrevi acima foi a desorganização própria de um clube que não se modernizou, do elevado número de participantes, da preocupação excessiva com celeridade e não com a eficiência, mas que não configura ou justifica a suspeita de fraude.

    Mas mesmo que melhor organizada haverá sempre quem por deficiência de carácter tente aproveitar as lacunas ou desatenções para fazer a sua falcatrua.

    Isso está tão arreigado nos portugueses e só prova a raiz popular do Sporting, ao contrário do que muitas vezes se quer fazer crer.

    Fazer repetir um acto eleitoral por causa de actos como esse seria premiar os prevaricadores e castigar a maioria. Porque no acto seguinte tentariam fazer a mesma coisa.

    Por este caminho bastaria arranjar alguns testemunhos para passarmos a vida em eleições.

    A tua observação sobre os trabalhadores do Sporting parece-me injusta pois, pelo que vi, não queria estar no lugar deles.

    Devem ter trabalhado muito e muitas horas e sob uma organização que não escolheram. Não tenho razões para duvidar da sua independência nem da lisura do acto, em termos genéricos.

    Qualquer um de nós pode roubar no supermercado, fugir do restaurante sem pagar, passar cheques sem cobertura. O que não quer dizer que é tudo uma roubalheira pegada quando frequentamos esses lugares.

    As suspeições têm de ser provadas por quem as levanta e têm meios à suas disposição para o fazer. E não deviam ser levantadas de forma leviana precisamente porque "isto não é o benfica".

    A candidatura de BdC tinha à sua disposição meios que não usou que tanto pode ter resultado do amadorismo ou do cansaço, dado o prolongamento dos trabalhos e da emoção.

    Não sei se foi apenas amadorismo ou algo mais quando se pede uma 2ª volta que, essa sim podia ser impugnada por qualquer sócio, uma vez que não vem nos estatutos.

    O meu Sportinguismo não está em reclusão, em principio no domingo estarei em Guimarães.

    Calo-me porque não quero participar nem comentar este suicídio colectivo em curso. Os fins não justificam os meios.

    Falta saber que Sporting ficará quando tudo isto passar.

    ResponderEliminar
  41. Tenho muita pena, este blog era um óptimo vício diário, comentasse ou nao os assuntos.

    Obrigado LdA e tudo de bom para todos.

    Viva o Sporting!

    ResponderEliminar
  42. Caro Leão de Alvalade,

    não deixes cair este blog, peço-te eu.

    Se os motivos para tal decisão estão ligados com a tua vida privada, que de alguma forma pode estar a ser invadida, pois então fazes bem porque o SPORTING é muito, mas não é tudo.
    Se forem motivos de desgaste, compreendo, o clima não é de facto o melhor mas, uma paragem para recarregar resolve isso e se os outros editores continuarem a escrever as coisas tomarão o seu devido lugar.

    Porque é que eu acho que não deves deixar o blog parado?

    Porque este blog é talvez o mais “ecologico” de todos os blogs que falam sobre Sporting.

    Porque no ANorte não se culiva a divisão mas sim a união.

    Porque no ANorte informa-se não se desinforma.

    Porque o ANorte não é “terrorista”.

    Porque no ANorte é possivel opinar sem se partilhar da mesma visão dos editores.

    Porque o ANorte é uma referência no universo blogoesférico do Sporting.

    Porque foi através do ANorte que fiquei a estar mais informado positivamente sobre a vida do Sporting.

    Porque o ANorte é o unico que tenho na minha lista de favoritos.

    Porque o ANorte já faz parte do universo de adeptos e sócios Sportinguistas.

    Porque o ANorte é do norte de Portugal e o Sporting tem sede no Sul de Portugal.

    A instabilidade que se vive no Sporting, está directamente relacionada com a depressão em que se encontra o país, a europa e o mundo. As pessoas de uma forma geral andam descontentes, muitas passam por grandes dificuldades, viram a suas vidas mudar para pior. Essas pessoas, neste caso sportinguistas, tinham no Sporting uma forma de esquecer os problemas por momentos, mas quando o Sporting lhes oferece mais do mesmo as coisas descambam e é aí que culmina toda a frustração.
    É um problema social associado ao que de irracional tem o futebol, talvez falte mentalidade desportiva á sociedade, como disse PA.
    O Sporting tem a capacidade de fazer uma pessoa feliz nem que seja por momentos, só que isso não tem acontecido.

    Para pessoas como eu, que a unica relação que tem com o Sporting é a de adepto/sócio, que a unica forma de saber do meu clube está nos “media”, vir aqui, ao ANorte (existem outros blogs de que gosto muito) é poder estar mais informado para melhor poder falar sobre os assuntos do meu clube, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

    Grande abraço, Saudações Leoninas.

    PS. este blog ´tem “sede” no norte , certo? Ou disse um disparate?

    ResponderEliminar
  43. Caro Leão,

    Apesar do suicídio colectivo, como lhe chamas, julgo que, sem se aperceberem, sócios e adeptos conseguiram impor uma certa mudança no Sporting. De fora para dentro.

    Vamos ver se consigo ser claro.

    Em primeiro lugar, lamento a ausência de um dos bloggers que mais aprecio quando em causa está o Sporting.

    Depois, agradecer os todos os teus textos, onde quase sempre encontrei afinidades de opinião.

    Contudo, não posso deixar de te convocar para uma derradeira reflexão.

    O que se passou na noite de sábado para domingo, eu não sei.

    Provavelmente, já terei escrito asneira, mas continuo a achar que as incoerências saltam à vista, e são demais.

    Pode tudo não passar de uma tempestade perfeita, como lhe chamas? Pode. É preciso reconhecer que neste momento a maioria dos testemunhos, de vários quadrantes, aponta no sentido da legalidade.

    Mas recupero o tema pelo seguinte: o que aconteceu, a momentânea divisão entre sportinguistas, a opinião inflamada, as revelações e contra-revelações, em resumo, o LIVRE EXERCÍCIO DO PENSAMENTO, tudo isto, no final, está a beneficiar o Sporting.

    Como?

    É simples: a revisão dos estatutos por outros mais justos será inevitavelmente uma realidade, os próximos actos eleitorais serão com certeza melhor organizados.

    Mas, mais importante, Bruno de Carvalho entrou num caminho sem retorno. O sua intenção de impugnar é um enorme serviço aos sportinguistas. Ou prova o que diz e insinua ou nunca em tempo algum será eleito presidente do clube.

    Isto tudo tem a ver com a qualidade da blogosfera futebolística e leonina.

    Parece-me que as coisas sempre foram assim, mas percebo o teu cansaço, desilusão ou desesperança, se é disso que se trata. Já me afastei várias vezes do 442 por razões semelhantes.

    No entanto, feitas as contas, e voltando à questão da LIBERDADE DE EXPRESSÃO, boa ou má, tenho que concluir que é toda esta fogueira sportinguista, nos blogs, fóruns, chats, emails, cafés, escritórios, bancadas, etc, etc, que está a mudar o Sporting.

    Sim, o Sporting está a mudar.

    A auditoria externa às contas do clube. A revalorização do papel dos sócios e dos núcleos. A defesa do ecletismo. O pavilhão. A integração de antigas glórias na estrutura profissional. A recuperação do estatuto da formação no projecto do futebol profissional (não exactamente pela lista vencedora). A preocupação em ter um registo estilístico de superior qualidade. A necessidade de encontrar financiamento fora da banca. A certeza de que só com um treinador reputado a coisa vai lá. O fim do fosso. O fim das cadeiras verdes. Etc, etc, etc.

    Tudo isto marcou a campanha de todos os candidatos, uns mais do que outros, uns por conveniência, outros com convicção.

    Mas tudo isto -- que era desprezado pelas últimas direcções, só mudando ligeiramente com JEB -- é hoje a agenda do Sporting e é a agenda cuja aplicação os sportinguistas, sócios e adeptos, vão vigiar atentamente.

    E tudo isto emanou da grande fogueira sportinguista, aquela em que parece que estamos sempre divididos e a dizer mal do clube.

    Julgo que fizemos mais. Julgo que sem nos apercebermos, conseguimos começar a impor uma certa mudança no Sporting. De fora para dentro.

    Desculpa lá o testamento e um grande abraço.

    ResponderEliminar
  44. Tenho muita pena. Aprendi e cresci como Sportinguista desde que tive a sorte de descobrir este espaço.

    Só posso agradecer a todos os editores.

    ResponderEliminar
  45. Kova, vai para o raio que te parta que o 442 foi a primeira casinha que eu visitei na blogosfera, foste descansar sem dizer nada a ninguém e eu não me queixei!

    Ainda por cima meteram lá um dragum com nome de um dos meus jogadores favoritos a espalhar charme sem tu o meteres no sitio.

    :)))))

    ResponderEliminar
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  47. Caros,

    O blog é vosso e farão o que entenderem. Mas nunca se esqueçam do seguinte:
    "Ficarmos calados quando devemos protestar ou falar, faz de nós uns cobardes."

    ResponderEliminar
  48. Kovacevic,

    é verdade o que dizes sobre blogosfera mas também é verdade que os pedidos de auditoria, de transparência nas contas, das criticas à gestão desportiva, etc, não eram generalizadas, bem antes pelo contrário.

    Era e sempre foi uma luta de poucos, sendo que, na maioria das ocasiões, quem defendia isso era acusado de mau Sportinguista, e isto quando era gente "simpática".

    Aliás nem preciso de lembrar basta ver os comentários a alguns dos posts que fizeste no 442.

    Ainda há 2 anos ninguém queria saber da "linhagem" do "roquetismo" nem de coisa nenhuma, era coisa de terroristas, hoje tornou-se moda.

    Quem anda atrás das modas como os cataventos viram para o lado de onde sopra não me merece qualquer crédito.

    Porque hoje é muito fácil falar em continuidade/ruptura, reclamando-se da 2ª e esconjurando a primeira.

    Mas é bom ter memória até para se perceber as convicções das pessoas.

    E por isso é bom lembrar que a venda do património, das VMOC`s a politica desportiva que nos minou as finanças foram sucessivamente sufragadas pelos sócios, ninguém deu golpadas tipo república sul-americana dos anos 70.

    ResponderEliminar
  49. Malta "a Norte",

    um grande abraço e muita paciencia. O fim do mundo não chegou no sábado, já existiram atentados bem maiores ao meu sportinguismo do que estas eleições do Sporting.

    Enquanto mantivermos a chama e irresponsabilidade de Sábado, seremos grandes. É desta paixão que o Sporting sobreviverá. Foi mau? Foi péssimo? Deixem lá, na antiga 10A tambem houve muito calduço.

    No fundo ando desiludido com o Sporting, onde nada é normal.

    Até já!

    ResponderEliminar
  50. LMGM,

    Quando se perde a calma só por causa de diferenças de opinião, como perdi em relação a ti e a outros, por exemplo, é melhor parar por uns tempos, até que as coisas voltem a ser divertidas como já foram.

    Quanto ao dragum, parece ser de confiança.


    Leão,

    Vejo que as feridas são profundas. Mas espero por um regresso.

    ResponderEliminar
  51. LdA e restantes,
    o que este blog está a precisar é de, duzentos ou trezentos habituais leitores, à porta, a mandarem com os links laterais à porta e a exigirem-vos que voltem a escrever.
    E se não resultar, que venha de lá a impugnação que vos obrigue a voltar a ocupar o vosso espaço.
    Tu não podes, por agora, mas porra, os restantes que não se demitam.
    Mantenham o espaço com a mesma elevação.

    ResponderEliminar
  52. Compreendo a paragem. Espero que não seja longa. Sinceramente.

    ResponderEliminar
  53. Está de pé um novo blogue da maior potência desportiva nacional que pretende duas coisas, e duas só:
    - Ser um espaço onde exista um compromisso com a verdade.
    - Ser um espaço que ataque os verdadeiros problemas do Sporting. Do Sporting e do futebol português, em princípio ...

    http://sportingautentico.blogspot.com/

    Dito isto, deixar um grande abraço ao Virgílio e pedir-lhe que juntamente com o Leão de Alvalade e todos retomem rapidamente o processo "A Norte". O espaço universal de opinião leonino sem este (em particular), não é nada. Simples e exacto.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)