terça-feira, 15 de março de 2011

Quanto nos irão custar as eleições?

Fiquemo-nos apenas pelas 2 listas aparentemente mais bem colocadas para ganhar as eleições e pelas ideias  menos dispendiosas:

Inácio já prometeu trocar os "professores" pelas "velhas glórias. Quem serão? Godinho Lopes já contratou Nelson e Vidigal, prometeu mais 2 nomes nos próximos dias, indicando que em principio ficariam ligados à Academia. Quanto vai custar a operação? Quais são as respectivas qualificações? Que lugares vão ocupar?  A sua entrada está baseada em que recomendações ou estudo? Quanto acrescem à folha salarial?

Se cometemos sempre os mesmos erros podemos esperar resultados diferentes?

Ah, e os mais mal intencionados não deixarão de lembrar que a ideia de  Zeferino Boal de edificar um lar de 3ª idade para leões em Alcochete parece já estar em marcha.

19 comentários:

  1. Não sabia dessa do Inácio. Vai ser um erro histórico.

    ResponderEliminar
  2. Leão de Alvalade,
    Eu iria buscar o Nélson, mas não iria buscar o Vidigal. Iria buscar o Nélson e iria buscar mais 20 como ele, e todos mais velhos do que ele. Para que funções? Nem que fosse para simplesmente deambularem pela Academia. Estarem lá, como parte do cenário visual.
    Não vale a pena discutir-se competência versus simbólico sportinguismo: ambas são absolutamente necessárias, e as 2 não se anulam. E podemos ter ambas com (leia-se, em) pessoas diferentes.
    Sobre o Inácio, julgo que não lhe passará pela cabeça despedir toda a quantidade de técnicos que o Sporting tem na sua Academia para substitui-los por antigas glórias do Sporting. E se lhe passasse isso pela cabeça tenho a certeza que alguém acima dele chamá-lo-ia à razão.

    O Inácio pode não ser um nome perfeito, mas não será de certeza prejudicial ao Sporting. Muito pelo contrário. E o mesmo poderá dizer-se do Virgílio. O Virgílio por exemplo entende que a competência prevalece sobre o simbolismo Sportinguista, recordo ter-lhe lido semelhantes palavras há muitos meses atrás já não sei onde. E lá estarão os 2, Inácio e Virgílio, a trabalhar juntos.

    Se quisermos discutir competência, diria que o Sporting está numa fase em que antes da competência precisa urgentemente do seguinte:
    Gente boa e inteligente que goste muito dele, dele Sporting. É disto que mais precisamos. E para termos isto não é necessário tirar o lugar à competência que pelo Sporting existe.
    Num plano meramente restrito à análise de pessoas separadas dos seus contextos (candidaturas): não trocava meio Inácio por 20 Futres, ainda que o Futre fosse um muito competente director desportivo.

    Porque aquilo que o Futre teria, o Inácio podia aprender.
    Já aquilo que o Inácio tem, o Futre nunca terá.

    ResponderEliminar
  3. MM,

    Desta vez não estamos de acordo. Se o Sportinguismo fosse suficiente para exercer funções quase todos serviríamos,o que seria fatal para o clube.

    Obviamente que devemos acarinhar os antigos atletas, estarmos atentos às suas necessidades, pois como símbolos do clube devem viver de acordo com o que representam, devemos chama-los a participar na vida do clube nos seus diversos momentos.

    Mas e evidente que esta procura de antigos atletas é demagogia eleitoral que acarretará custos pelo menos financeiros.

    ResponderEliminar
  4. LdA,
    Um dos problemas que eu estou a ter a analisar estas eleições reside na impossibilidade de comparações das propostas que, para mim, constituem as minhas opções: BdC e DF.

    Na candidatura de BdC há três pontos que me geram enormes dúvidas, um é precisamente o que querem fazer com a Academia. Para o Sporting crescer de forma sustentada a Academia tem de ser um elementos de vanguarda e inovação na gestão, formação e treino e, tal como já disse aqui anteriormente, temo que a imposição de modelos de antigamente cilindre essas necessidades. "Respondendo" à tua questão, as eleições poderão custar-nos muitíssimo mais do que as indemnizações a pagar a quem sai e os salários de quem entrar.
    Dir-me-ão que o modelo "conta-me como foi" poderá ser compensado com um bom técnico da equipa principal, o qual não sabemos quem poderá ser (sendo essa a minha segunda dúvida). Mas não, a presença, algumas observações e palestras que um bom técnico da equipa principal possa fazer não substitui o trabalho diário a dispensar aos jovens. Com todas as letras, temo o declínio da Academia. O terceiro ponto não cabe neste post - é o fundo, mas aí se calhar o problema é só meu, para mim, “a mulher de César deve estar acima de qualquer suspeita”.

    Com DF o problema é diferente, gostei de ver vários verdadeiros Sportinguistas na lista apresentada (alguns deles conheço-os pessoalmente e sei bem de quem estou a falar) e tanto quanto sei não promete revoluções naquilo que, não sendo perfeito, tem muita coisa bem feita - a Academia. Além disso, o técnico proposto é talvez das melhores opções a nível mundial, vem de uma das melhores escolas mundiais, liderou a equipa principal de um clube com uma escola fantástica e dá uma atenção muito especial à formação enquanto técnico. Por isso, "respondendo" mais uma vez de forma intencionalmente não quantificada digo que não é decerto a candidatura que nos vai sair mais cara nesse aspecto.
    No entanto, esta lista tem - para mim - dois problemas. Um é o Futre... eu não me conformo com o Futre na lista. O Futre!?!
    O outro problema reside na fé. Pois quando falamos de dinheiro a resposta é um "depois logo se vê". Obviamente que a solução proposta passa pelos bancos, mas - naquilo que se pretende seja diverso das últimas direcções - com gente competente no "core business", o futebol. Confesso que gosto muito mais desta solução. Agora o Futre...

    P.S. admitindo a contraditoriedade da minha posição já comecei à procura de receitas com sapos - sugestão: http://chilicheesefries.net/fried-frog-legs-with-roasted-garlic-sauce/

    ResponderEliminar
  5. Leão de Alvalade,
    Estamos apenas em desacordo na projecção dessa noção sobre o Inácio. O desacordo é só mesmo esse, porque não creio que o Inácio e o Virgílio sejam Sportinguistas incompetentes, ou sem ideias. E era desses que eu falava: gente que goste muito e genuinamente do Sporting ao mesmo tempo que inteligente e a procurar o seu caminho. Ou que seja ajudada a encontrá-lo.
    O Inácio e o Virgílio - ou o Bruno de Carvalho - parecem-me estar nesta categoria. Criando aqui um pequeno entroncamento nada despropositado dada a (superior, no sentido de apta) origem: aquilo que o PLF como exemplo diz que a candidatura do Bruno de Carvalho faz sobre o resgate de muitas ideias / formas de entender algo já publicadas: vejo nisso uma coisa boa, uma qualidade. Porque ideias há muitas, boas e más. Que ele pegue nas boas, é um excelente sinal. A candidatura do Bruno de Carvalho - até prova em contrário - parece-me ser muito isso: uma candidatura com muito músculo que até poderá errar, mas que procurará de forma acelerada o caminho certo. O Inácio e o Virgílio parecem-me também pertencer a esta espécie. O Inácio por exemplo é aquele tipo de pessoa que numa discussão tida com alguém em que tenha a percepção que do outro lado está uma visão mais capacitada dá um passo atrás e reformula qualquer coisa. De todas as vezes que o Inácio - como treinador - foi à televisão falar de bola ou do Sporting fiquei com essa sensação. Sobre o Virgílio confesso que sei muito pouco mas há muito tempo tive oportunidade de ler um longo escrito da sua autoria, sobre o Sporting, em que foi impossível não me rever por completo naquilo que lia.
    - O 4-3-3 (não faço a mais pálida ideia sobre o sentido de afirmar-se que deve ser o modelo usado por todas as equipas do Sporting) mas, o PLF - de novo como exemplo - acha o mesmo, e isto é novamente um excelente sinal.
    - 8 ou 9 reforços para a equipa principal depois de conhecidas as situações de todos os jogadores do actual plantel (o que indica disposição para substituir muito jogador mediano que o Sporting para lá tem), parece-me também uma "visão" acertada.
    - Reforço da importância da Academia na vida sénior do Sporting. De que forma? Apetrechando-a de figuras que foram intérpretes daquele Sporting que ganhava mais ou menos de forma regular. Não simbolizam, são (porque foram) de facto intérpretes.

    Agora claro, se o Inácio vai despedir um treinador competente para colocar lá um amigo qualquer do Sporting campeão de 81, é óbvio que não concordo. Se fizer uma disso uma prática generalizada, então é irresponsável. O que digo é que tenho a sensação que ele não fará isso.

    Isso é coisa própria de atadinhos como o Costinha, ou como era o Simões no Benfica. Gente muito vazia de conteúdo e aliada a uma qualquer noçãozinha que eram pequenos ditadores sempre a marrar na mesma tecla. Não é o caso aqui. Ou como seria o Futre, talvez, embora esse marrasse no seu próprio interesse ... porque é só isso que o move. E claro está no seu direito. Que o Dias Ferreira não o perceba, enfim. Adiante.

    Não é querer-se uma revolução. Não é uma revolução como a do Costinha que desfigurou por completo uma equipa do Sporting que - já de si aquém do que podia ser - ainda tinha um Moutinho, um Veloso ou um Izmailov, 4 ou 5 nomes de uma equipa ou plantel que faziam a diferença e que ele, Costinha, juntamente com o anormaleco animal do seu presidente trataram de desfigurar. Descaracterizar. E fazer do Sporting esta coisa medonha que faz 40 e poucos pontos em 2 épocas e não ganha 2 jogos seguidos, e nem perto disso anda porque é simplesmente incapaz de melhor.

    Não é esta revolução que se quer, evidentemente.

    E não me parece que o Inácio seja pessoa para engendrar uma coisa deste tipo. O Inácio é dos bons. Vai errar, claro que vai mas não tem nada a ver com os miseráveis que lá vamos tendo, de onde excluo o José Couceiro.

    ResponderEliminar
  6. Caros,

    Sinceramente acho que a colagem que esta a ser feita de Godinho Lopes como a lista da continuidade pode constituir uma falsa questao. Nao investiguei mas hoje ouvi o Rogerio Alves a referir que das penso que 23 pessoas que constituem os orgaos sociais nenhuma estava nos anteriores...Independentemente dos muitos milhoes mal gastos por Luis Duque e Carlos Freitas , acho que e esta dupla que nos pode voltar a dar alegrias desde que haja dinheiro. O carlos freitas ainda o ano passado no Braga fez um excelente trabalho. Sao duas pessoas que percebem de futebol, tambem foram mal gastos milhoes pelos seus sucessores, a diferença e que com estes dois fomos campeoes e nos ultimos 30 anos isso so aconteceu duas vezes.....O Bruno de Carvalho é uma fraude,nao tenho grandes duvidas. Se queria ajudar o scp e ja tinha contactos priveligiados com russos, já o podia ter feito há uns anos..E Inacio nao me convence, nao me parece que tenha competencia para negociar jogadores, gerir conflitos,competencias a nivel de organizacao etc etc....Quanto a Dias Ferreira, o homem tem carisma seria mobilizador dos sportinguistas, nao tenho duvida. Mas Paulo Futre ??? E o holandes como treinador ? nao me parece com perfil para o futebol portugues sinceramente. Sabem que mais estou confuso...mas esta-me a assustar a ideia do Bruno Carvalho ganhar...so por isso votava no dias ferreira ou no godinho lopes
    Saudacoes leoninas

    ResponderEliminar
  7. 10A,
    Subscrevo por inteiro. São essas também as minhas duvidas, de grosso modo. As 2 candidaturas que mais me agradam com os respectivos "senãos" de cada uma delas.

    ResponderEliminar
  8. RJP999,
    Até pode ser desse modo, mas a "continuidade" aplica-se de igual forma. A "continuidade" é tão "continuadora" e assassinou de tal forma o Clube que se não fosse continuidade e não quisesse ser continuadora não seria liderada pelo Godinho Lopes, nem teria lá dentro alguém chamado Nobre Guedes. Se o Freitas, o Duque, o Cristóvão, o Rogério Alves, 2 ou 3 membros da Centúria Leonina, o Carlos Barbosa, o Peter Pan, a Eva ou o Adão quisessem fazer o Sporting de facto renascer das cinzas, juntavam-se todos à mesma e não precisariam do Godinho Lopes para coisa nenhuma. Assim como está, não é nada. É uma carroça com um motor de um carro, rodas de bicicleta, um volante de um avião, asas no lugar de tejadilho e pintada às riscas com bolinhas. Não é nada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. MM,

    Percebo que o BDC gere entusiasmo entre os sportinguistas. É um tipo novo, anuncia-se como candidato da ruptura, convenceu um treinador campeao a integrar a lista, acena com 50 milhoes para jogadores, demonstra entusiasmo. Mas a minha questão e onde e que este tipo andou durante estes anos. O que é que ja fez na vida. Que sucessos profissionais ja teve. É facil numa altura destas qualquer um de nos deixarmo-nos seduzir por um candidato destes, percebo que ja estamos fartos de nobres guedes e outros tais. Mas muitas vezes a emoção é inimiga da racionalidade. E o problema do scp é a falta de dinheiro, a dificuldade em potenciar receitas, o ter um passivo gigantesco. Dizer que se vai potenciar a academia, jogar em 4x3x3, construir um pavilhao, contratar 8/9 jogadores qualquer um é capaz de dizer.Se leres o programa do BDC chegas a conclusao que eu ou tu poderiamos ter escrito aquilo.
    Concordo com o teu comentario relativo a questao do godinho lopes. Nao gosto do gajo, nao gosto do nobre guedes. Esta lista tinha que ter sido encabeçada por outra pessoa. Ate te digo mais, se fosse encabecada pelo Dias Ferreira nao tenho grandes duvidas que venceria e nao se colocariam tantas questoes. Porque o Dias Ferreira personifica o amor ao scp, a defesa intransigente dos nossos interesses, o carisma, a garra. Pode nao perceber nada de gestao mas e um gajo de tomates. E bem acessorado nem precisava de saber nada de gestao. As grandes questões que se colocam nestas eleicoes e quem e qual a lista que tera mais competencia para conseguir mais receitas ; gastar melhor o dinheiro que estiver disponivel a todos os niveis ; quem perceberá mais e estará mais por dentro do mundo do futebol. E eu sinceramente nao tenho confiança em nenhuma delas..... O

    ResponderEliminar
  10. RJP999,

    Percebi finalmente que o culpado do passivo de 300M, do 4º lugar do ano passado e do 3º deste a quase 30 pontos, de 9 anos sem título, da asfixia bancária, de não existir um pavilhão, de cada vez haver menos sócios, menos gameboxes vendidas, menos assistências, etc, etc, é de quem?

    Obviamente do BdC....

    Olhe lá para a lista de GL novamente e veja lá se descobre o nome Nobre Guedes.
    E veja lá outros que diziam cobras e lagartos de JEB, FSF e por consequência também de GL e outros, e agora surgem nessa mesma lista de GL (PPC, PCF, RA e JPV).

    SL
    José

    ResponderEliminar
  11. Quanto a BdC, se acompanhasse o Sporting mais de perto saberia que este já anda por ALvalade e outros sítios há uns largos anos:
    - Dirigente da Fundação Aragão Pinto (procure no youtube vídeos que o informem o que faz esta fundação e o que representa)
    - Dirigente da secção autónoma de hóquei em patins
    - Membro fundador da JL e membro da Torcida Verde

    Acho que é um CV rico e com um passado/presente ligado ao Sporting.

    De GL apenas sei que é o responsável por uma bela derrapagem na altura da construção do estádio. Depois de uns negócios com terrenos em que o Sporting foi claramente lesado, desapareceu para agora regressar como candidato.

    SL
    José

    ResponderEliminar
  12. Caro José/Sporting até morrer:

    A culpa de 9 anos sem títulos não é seguramente de GL. Ele saiu do Sporting há 8 anos e com 2 títulos no currículo;

    Com GL não houve derrapagem do estádio. Houve uma poupança significativa e um aumento de custos decorrente da opção de ter um estádio maior, para participar no Euro2004, como ele já explicou milhentas vezes;

    A culpa de não haver um pavilhão não é seguramente de GL, que com Moniz Pereira votou vencido essa opção, que foi depois sufragada pelos sócios;

    BdC não foi fundador da JL. Ele é 4 anos mais novo do que eu, e quando eu andava na JL com 14 anos de idade ela já existia há algum tempo. A menos que BdC tenha fundado a JL com 9 ou 10 anos de idade, o que dá para rir;

    A lista de GL não é continuidade só por ter o financeiro Nobre Guedes. Então o que dizer de DF? A sua lista tem nomes como Marcelo Rebanda, João Xara Brasil, Mário Patrício, Samuel Almeida todos eles ligados à última direcção. Não será esta uma continuidade muito maior?

    Repetir um conjunto de mentiras muitas vezes não as torna verdade.

    ResponderEliminar
  13. Lionheart,

    Cada um efectua a interpretação do passado e presente do Sporting como quiser.
    És livre de fazer essa interpretação, mas eu é que não sou obrigado a aceitá-la.

    Se passar um projecto de 86 milhões iniciais para 111 milhões, e depois ainda juntar 44 milhões em infraestruturas pode ser considerado um bom trabalho, eu diria mais que alguém mamou forte e feito à conta do Sporting e comprometeu seriamente o futuro e presente do clube.

    Deixou-nos, em conjunto com o Tomás Taveira, um estádio com diversos problemas como o relvado, o fosso, a falta de visibilidade em alguns locais, os vídeo screens que ocupam lugares, e acima de tudo um estádio sem pavilhão (votou contra dizes, eu acho que foi conivente).
    Adicione-se a isso um Alvalaxia, vendido por GL como uma mais valia e que hoje já nem é do clube por ser uma despesa incomportável.


    GL contribuiu largamente em conjunto com Duque, Freitas, Roquette, Dias da Cunha, FSF, JEB, bem como muitos outros para o aumento astronómico do passivo.
    O mesmo passivo que nos leva cada vez mais para baixo, pois é a base do discurso da mediocridade dos últimos anos, servindo para comprar jogadores de fraca qualidade, reflectindo-se isso em maus resultados, péssimas classificações, redução do número de sócios, baixas assistências, redução do número de gameboxes vendidas, etc, etc.

    Os 2 títulos foram da responsabilidade dele?
    Julgava que tinham sido obra dos treinadores em conjunto com os jogadores e com quem os contratou (Duque e Freitas), mesmo que desse lote de jogadores tenha saído um saldo estrondosamente negativo para o clube entre compras e vendas, e conseuquentemente...mais passivo

    Quanto a BdC, tens toda a razão, não é fundador da JL nem poderia ser (erro meu), é sim fundador do site Centenário Sporting, e foi apenas membro da JL e TV.


    SL
    José

    ResponderEliminar
  14. Nunca fez tanto sentido a opção dos Sportinguistas por um Conselho Fiscal e Disciplinar INDEPENDENTE. Um CFeD que garanta a separação dos poderes em detrimento do compadrio que se verifica entre OS eleitos, um CFeD que garanta a eficaz e rigorosa fiscalização sem ter medo ou receio de pôr em cheque tachos da mesma lista.

    Pela Independência do Sporting!!!

    ResponderEliminar
  15. RJP999,

    "Se queria ajudar o scp e ja tinha contactos priveligiados com russos, já o podia ter feito há uns anos.."

    E só ele é que já podia ter feito? Então e o Baltazar, por exemplo, que diz agora que se não conseguir dinheiro, investe 15 milhões do próprio bolso? E os outros fundos que se falam por parte de cada um dos candidatos?

    Não deixa de ser interessante que qualquer candidatura que vá contra a linha dirigente actual do SCP, tenha que explicar tudo da maneira mais clara possível. Já os da continuidade, se o GL não é continuidade o que será?, não precisam de fazer mais nada a não ser aparecer.

    Ainda dizem que a história não se repete...

    ResponderEliminar
  16. RJP999,

    "Se queria ajudar o scp e ja tinha contactos priveligiados com russos, já o podia ter feito há uns anos.."

    E, como é evidente, ninguém quer investir dinheiro numa filosofia que não acredita e em gestores que não confia..

    ResponderEliminar
  17. Só para deixar uma achega a quem fala em Futre sem o conhecer....ponham a mão na consciência, verifiquem o seu número de sócio e com quotas em dia ( provavelmente o seu número de sócio é mais antigo que qualquer um de vós que por aqui comenta), verifiquem o que sempre disse sobre o SCP e sobretudo vejam o trabalho por ele realizado no A. Madrid numa conjuntura dificílima, liderança de Gil y Gil e na 2ª Divisão e dps sim escrevem: " ainda que o Futre fosse um muito competente director desportivo."

    Quanto ao Inácio...mau de mais para ser verdade

    ResponderEliminar
  18. Esqueci-me de referir em cima: José Veiga, Dragão de Ouro, foi quem levou o SLB ao titulo, Carlos Freitas, portista ferrenho, foi quem ajudou o nosso SCP a ganhar troféus e títulos cm aquele bela equipa de J.Pinto e Jardel....

    Com isto quero dizer, quero lá saber se o Director Desportivo é sportinguista desde pequeno ( que no caso do Futre até o é) ou não, quero é títulos

    ResponderEliminar
  19. "...O Bruno de Carvalho é uma fraude,nao tenho grandes duvidas. Se queria ajudar o scp e ja tinha contactos priveligiados com russos, já o podia ter feito há uns anos..."

    São este tipo de palermices que me deixam desnorteado (sejam ela ditas a favor ou contra qualquer uma das listas, que respeito de igual forma, acrescente-se!).

    Alguém tem ideia do património pessoal de Roquette, Dias da Cunha, FSFranco, por exemplo?

    Alguém tem consciência do que representa Roquette para a banca nacional?

    ...depois assume-se que o maior problema do SCP é dinheiro (e tenho sérias dúvidas que seja!), e rebate-se o fundo de jogadores de BdC por ser 'duvidoso'?!? Lol...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)