quinta-feira, 10 de março de 2011

Um pirómano na bomba de gasolina e outras escolhas

Escolher as pessoas certas para o lugar o certo é meio caminho andado para o sucesso de uma liderança e o contrário é potenciar o fracasso. Serve esta tirada digna de La Palisse, pontuada por chavões, para comentar as escolhas de Eduardo Barroso para Presidente da Assembleia Geral do Sporting e da pretensão de Godinho Lopes em reconduzir Nobre Guedes no cargo de responsável pelas finanças.

Eduardo Barroso é um insigne cirurgião nacional, responsável por um trabalho notável e por todos elogiado, e que certamente nos orgulha por ser também Sportinguista. Mas é notório que no exercício das suas funções profissionais não usará da mesma irracionalidade que também o notabiliza no programa semanal na TVI. Tê-lo à frente de uma assembleia geral, onde as discussões acaloradas e a exaltação de ânimos são comuns, parece-me tão avisado como por um pirómano à frente de uma bomba de gasolina. E com isto nem sequer discuto se o cargo não recomendaria um jurista em vez de um clínico.

Reconduzir Nobre Guedes na responsabilidade de gerir as finanças do clube é uma situação mais ou menos semelhante, com a agravante de que já existe um histórico que não lhe permite gozar do estado de graça ou pelo menos do beneficio da dúvida que terá quer ser concedido a Eduardo Barroso, por este se estrear em funções. Histórico esse que é agravado pelas noticias de hoje e de ontem relativamente à situação financeira da SAD. Uma escolha assim é tão avisada como oferecer um garrafão a um alcoólico e esperar que ainda assim dê bom resultado.

Continuando-me a  servir de clichés, prevenir é não ter que remediar e aqui parecem-me estar duas decisões de discernimento muito duvidoso. Prudentes é que não são de certeza...

16 comentários:

  1. Desta vez não concordo contigo, caríssimo, em relação a Eduardo Barroso. Parece-me uma pessoa que pelo seu sportinguismo imporá algum respeito na condução de uma AG! Não me parece uma má escolha.

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Se a ideia era sublinhar e reconhecer o apoio que Eduardo Barroso lhe tem dado Bruno Carvalho podia ter-lhe dado um lugar na sua lista igualmente digno e com visibilidade sem ter de o "fazer" presidente da mesa da AG, que é, para quem não sabe, o mais alto cargo dentro da hierarquia do clube.

    Quanto ao Dr. Nobre Guedes, enfim, o paradoxo é de tal ordem que qualquer coisa que se diga jamais conseguirá descrever o absurdo e insólito que é criticar duramente o trabalho da anterior direcção em termos financeiros e escolher para a nova lista precisamente a pessoa a quem esse foro estava entregue.

    ResponderEliminar
  3. Não me parece que seja necessário ter um jurista como PAGS, concordando que será avisado ter um na equipa que forma a mesa. É principalmente uma questão de personalidade e aqui concordo de novo é arriscado colocar Barroso (no futuro) ou Ferreira (no passado) neste cargo de grande carga emotiva e bom senso. Fundamentalmente é preciso um profundo conhecimento dos estatutos e corporizar que se representa todo o conjunto dos sócios (o que não quer dizer que se concorde com eles).

    Na altura em que Rogério Alves conduziu as AGS, foram ouvidos os mais rasgados elogios, mas este agora também é um papão. Está em eleições e não há regra nenhuma que obrigue a votar em todos os orgãos da mesma lista. Aliás se assim não fosse a AAS nas últimas eleições não teria eleito ninguém.

    Sobre Nobre Guedes, faço a sua defesa, não é ele que é responsável pelos gastos, tem sim de arranjar soluções para cumprir com os compromissos e possibilitar que existam mais verbas para outros fazerem mais asneiras. Julgo que cumpriu provavelmente como poucos seriam capazes.

    Conseguir "arrumar" sucessivamente as finanças de uma instituição com um passivo galopante de centenas de milhões de euros, não é tarefa fácil. Não me parece que seja boa porta para bater. Por exemplo, se Godinho Lopes ou Luis Duque fossem muito mais competentes na sua anterior passagem pelo clube a tarefa de Nobre Guedes seria muito mais fácil e "brilhante" aos olhos dos sócios.

    Não é justo ele ter o ónus dos erros dos outros. Para mim é um excelente e exemplar profissional.

    ResponderEliminar
  4. JG,
    tenho muitas dúvidas que alguém que ferve em pouca água possa ser um bom PMAG.

    Leão de Stª Engrácia
    Espero que não tenha sido uma troca como a que sugere, seria não só uma má escolha como um mau principio.

    LMGM,
    Quem sou eu para por em causa as capacidades profissionais de Nobre Guedes, mas uma SAD que tem hipotecados os seus melhores activos não deixa incólume o responsável pelas finanças.

    ResponderEliminar
  5. De facto, já estou a morrer de medo com a perspectiva de Eduardo Barroso incendiar as assembleias gerais do Sporting. Isso faz com que não consiga dormir há vários dias. Aliás, é o cargo de maior importância no clube, aquele que define a política económica, desportiva e social do clube. Por isso é que o Rogério Alves e o Santana Lopes querem ir para lá.

    ResponderEliminar
  6. eu gostava de saber onde é k o eduardo barroso é potencialmente 1 "incendiário"!!pior é o dias ferreira e nunca aconteceu nd de extraordinario e alem de k nunca vi o eduardo barroso perder as estribeiras no programa mas sim defender intransegentemente o clube e dps é 1 homem c personalidade ,logo n vejo o pk desta cronica em relaçao a ele!em relaçao ao nobre guedes é mais 1a prova da incoerência do GL..

    ResponderEliminar
  7. Acho o Dr. uma boa escolha para presidir a AG. Eu voto Bruno de Carvalho. Dos 6 não vejo outra solução para o Sporting.

    Entrevista de Bruno de Carvalho ao blog "O Cantinho de Antuérpia":

    http://ocantinhodeantuerpia.blogspot.com/2011/03/o-cantinho-de-antuerpia-entrevista.html

    ResponderEliminar
  8. Também estou mais inclinado para votar Bruno de Carvalho e gosto de Eduardo Barroso. Agora estou em dúvida em relação a Dias Ferreira, agrada-me muito o treinador dele. Espero que BdC apresente um nome forte.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Eduardo Barroso parece-me uma escolha populista e definida em cima da hora, o que denota que a lista de Bruno de Barvalho está longe de ter a dimensão que o apoio popular parece demonstrar apenas em função do chavão "candidato da ruptura". Não chega e estas escolhas avulsas e sem qualquer critério de competencia, são péssimos sinais

    ResponderEliminar
  10. A presença de Nobre Guedes é, de facto, incompreensível por duas razões:

    - Dado o estado a que chegaram as finanças do clube, é preciso que quem chegue tenha a folha limpa e faça uma auditoria pública. Deve haver muita dívida odiosa no nosso colossal passivo e uma parte da resolução do problema passa pela renegociação/denúncia dessa dívida odiosa. Quem teve responsabilidades na geração e/ou na não-denúncia dessa dívida não está na posição de conduzir este processo, por óbvio conflito de interesses.

    - Por outro lado, estamos a falar de alguém cuja grande ideia para atacar o problema financeiro do clube foi montar uma reestruturação financeiro com enormes custos que, já se percebeu, pouco ou nada resolveu. É agora claro que a via financeira por si só não vai resolver nada e que vai ser preciso arrojo e criatividade para aumentar receitas. NG simboliza assim um caminho esgotado e não se vê o que possa trazer de novo.

    A escolha de Barroso por BC é menos grave pois não é para funções executivas. Mas também é muito duvidosa. Sabendo-se da arrogância, facciosismo e belicosidade do personagem, é difícil pensar em pior candidato para presidente da mesa da AG.

    Só não concordo com a ideia de que a sua escolha revela falta de discernimento dos candidatos. É que estes dois só são incluídos nas respectivas listas por cálculos eleitorais. Guedes na lógica de garantia de continuidade que alguns sectores ainda defendem (incluindo que tem a perder com a renegociação/denúncia da dívida), Barroso porque BC precisa de uma vozes com visibilidade nos jornais e TV.

    ResponderEliminar
  11. Caríssimo LdA, desculpa este aparte publicitário (a título absolutamente excepcional) mas temos um novo editor no Rugido Leonino e convido-os a ler o seu post de estreia!

    ResponderEliminar
  12. LdA:

    Continuando com os clichés, é costume dizer-se que “um homem é ele próprio e as suas circunstâncias”, isto é o carácter de um Homem define-se em função das suas características próprias (personalidade) e das circunstâncias que o rodeiam.

    È fácil perceber isso. Tomando o exemplo que melhor conheço, ou seja, moi-même… Eu não ajo da mesma maneira sempre. Mesmo se colocado perante situações análogas, a minha atitude /comportamento, vária em função do local /ambiente onde me encontro. Ou seja, o facto de estar em casa (num ambiente familiar), no emprego, ou entre amigos ou noutra situação qualquer, influi, significativamente, na maneira como reajo. Mesmo quando confrontando condições de stresse ou conflito.

    Dito isto, acredito que o EB, como pessoa inteligente que é, terá a noção de que o seu comportamento a dirigir uma AG do SCP não poderá ser jamais idêntica ao que tem, p. e. num programa de paineleiros televisivos. Que é, no fundo, a única situação em que a esmagadora maioria dos sócios e adeptos do SCP o conhecem… Eu e tu incluídos, julgo. (assumo que tb tu ñ conheces EB pessoalmente).

    “E nem sequer discuto se o cargo não recomendaria um jurista em vez de um clínico”

    Acho bem e eu tb não entro nesse tipo de discussão. Qual a actividade profissional de hoje em dia que não exige uma abordagem frequente e mesmo domínio da legislação? Os estatutos do SCP tb não são assim tã complicadors e intrincados que exijam alguém com formação em direito. Acho que mais importante que a profissão do PMAG é o perfil: e um PMAG deverá ser alguém que seja acima de suspeitas e respeitado entre os seus pares, isto é, associados.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Virgilio;

    Sinceramente, de entre o universo dos associados do Sporting não se arranjava ninguém com melhor perfil? Por exemplo no número 2 da lista, Daniel Sampaio? Achas mesmo que é uma boa escolha?

    A escolha foi feita em função da projecção mediática de EB ( e do jeito que deu tê-lo na passada 2ª feira na TVI) e do jeito que dá ao candidato ou no interesse do Sporting?

    "e um PMAG deverá ser alguém que seja acima de suspeitas e respeitado entre os seus pares, isto é, associados." Pois, ora aí está

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Mais importante do que nomes, tudo dependerá da forma como as pessoas que elegermos desempenharem os cargos. Ninguém duvida que Eduardo Barrosso é um cirurgião competente e de créditos frimados, nem duvidamos do seu sportinguismo. As duas notas que aponto são:

    1. Tera o Dr. Eduardo Barroso sidoe scolhido pela sua competência ou meramente pela sua aptidão para captar votos?

    2. Tenho lido na nossa imensa blogosfera que o cargo de PMAG é irrelevante, mas atenção que isso não corresponde à realidade. O PMAG ainda que não tenha poderes directivos, exerce importante poderes jurídicos, para além de ser aconselhável que seja uma pessoa aglutinadora, corajosa e capaz de controlar a fervura das assembleias.

    No mais, votaremos todos em consciência e, por mim, dispenso este clima de pré-guerrilha que já se está a instalar entre GL e BC.

    SL

    ResponderEliminar
  15. LdA:

    Só posso responder agora, amigo.

    1 - Arranjava. Mas já tivemos bem piores(actual interino p.e.). Daniel Sampaio seria tb para mim melhor escolha.

    2 - Enquanto escrevo isto, digo-te que, neste momento, parece-me que o interesse do candidato mistura-se com o interesse do SCP, na medida em que é o candidato menos mau (por diversas razões que agora não vou desenvolver)... Acrescento ainda o seguinte, eu sei "que os fins não justificam os meios", mas tb sei que "situações desesperadas, requerem medidas desesperadas", pelo que até acredito e admito que entre Barroso e Sampaio pendeu-se para o mediatismo de Barroso em detrimento do sobriedade de Sampaio.

    3 - EB está livre de suspeitas de má gestão ou de interesses instalados dentro do SCP. Acho qe isto é pacifico. Respeito terá mais de uns do que de outros sportinguistas, certamente. Mas se é verdade que durante muito tempo foi um "situacionista exagerado", também não é mentira que já lamentou publicamente tal facto e mostrou arrependimento. Isto por um lado. Por outro eu não me esqueço de que eu tb fui apoiante do projecto Roquete... e por mais de uma década, uma vez que 'acordei' depois da eleição de FSF em 2006, poucos meses depois de começar a beber a verdade, nomeadamente da infoque começou a circular na blogosfera. Resumindo, ao não ter participado nas eleições de 2006, permitindo a vitória de FSF e a consequente derrota de SAM, eu tb fui conivente com a actual situação do SCP. Enfim, o que pretendo dizer é que uns acordaram mais cedo do que outros, uns acordaram por razões mais nobres do que outros, mas no fundo chegamos até aqui com alguns acordados enquanto que outros continuam a dormir…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Lembrei-me agora de mais um argumento:

    O facto de se votra em BdC para o CD não obriga a votar na sua listas pa a MAG... Mas, como calculas, normalmente o voto para os diferentes Órgãos coincide na Lista escolhida.

    Abraço renovado...

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)