terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Fui eu quem contratou Zapater

O Sporting tem um director desportivo que fala quase sempre na hora das vitórias e na hora das derrotas sai pela porta dos fundos. É-me difícil entender que alguém que nada teve a dizer quando perdemos sem sequer entrar no jogo na Luz, e em momentos tão difíceis como no jogo com o Guimarães e após a eliminação da Taça de Portugal, venha agora querer assumir-se como defensor do grupo de trabalho. No fundo o que Costinha quis ontem dizer, de forma subliminar, é que foi ele que contratou Zapater, mas apenas agora que as coisas correm bem ao espanhol. Nada há de novo no comportamento de Costinha. Afinal é o mesmo que, na era do e-mail e do Skype  é capaz de fazer quase 2.000 km até à Bélgica para saber como corre bem a época de Nuno Reis, Renato Neto e William Owusu e é incapaz de fazer pouco mais de 300km para saber o que se passa com Diogo Rosado quem nem convocado é em Penafiel. É fácil gerir o sucesso.

Costinha falou finalmente ontem porque de certa forma sentiu que a vitória de ontem foi épica. Talvez tenha sido. Mas é importante perceber porque o foi. E foi-o porque o Sporting estava encostado às cordas perante o 12º classificado da Liga, que joga precisamente um futebol à Paulo Sérgio. Quando entra Torsiglieri o Sporting faz o 2-0 na 1ª vez que consegue chegar à baliza do Marítimo na 2ª parte. Achar que há relação de causa e efeito entre uma coisa e outra e quase atribuir o "óscar da táctica" a um treinador que já tinha a jogar 3 médios de características defensivas e ainda lhe somou um terceiro central, e nem assim conseguiu segurar o jogo, é pelo menos legitimo duvidar que perceba de futebol. Mas mesmo que perceba, gosta pouco de futebol. Jogando assim é mais provável perder mais vezes do que ganhar.

Alguns pensarão que a razão pela qual falo tanto em Paulo Sérgio se deva a algum factor de ordem pessoal ou embirração pura e simples. Puro engano. Até porque, nas criticas que lhe dirijo, cinjo-me apenas à sua actuação como técnico de futebol, evitando sempre questões de natureza pessoal, embora não me faltasse nem vontade nem razões para o fazer. O que realmente me preocupa é ver adeptos defender que o Costinha e Paulo Sérgio com mais dinheiro poderiam ganhar mais vezes. Esse é perigo real que ameaça o Sporting. muito maior do que Costinha afirmar que "Paulo Sérgio está a fazer um excelente trabalho". É não perceber porque o Man. City,  gasta milhões, mas dificilmente ganhará. É que no dia 26 de Março o Sporting vai para eleições e vai eleger um adepto e meu maior temor é que possamos eleger um adepto que pense assim. É que o Sporting já perdeu 2 épocas e não se pode arriscar a perder muitas mais. E com Paulo Sérgio arrisca-se a fazê-lo.

25 comentários:

  1. "Alguns pensarão que a razão pela qual falo tanto em Paulo Sérgio se deva a algum factor de ordem pessoal ou embirração pura e simples."

    Nada disso. Acho que falas tanto nele, porque simplesmente ele é mau treinador. PONTO.

    Só faltou ao Costinha também vir gritar que "fui eu quem contratou o Valdes".

    ResponderEliminar
  2. Se não é pessoal, parece, de sportinguistas destes não sei quem precisa. Não queres, já agora, criticar a decisão do mourinho de meter um médio puramente defensivo depois de marcar o 1-0 contra o Málaga? Ou contra esse não tens nada pessoal? Se calhar também não era treinador para o teu clube...é com cada uma

    ResponderEliminar
  3. Dangerfields,

    Obrigado. Já há algum tempo que não via o treinador do Sporting comparado ao Mourinho e é sempre refrescante.

    ResponderEliminar
  4. Engraçado Mike...é que o Valdes veio rotulado de "amigo do Costinha", como tal iria ser mais um futuro flop...e afinal tem sido um dos melhores jogadores...por outro lado o Torsi, jogou 4 ou 5 jogos e já é um belo flop.

    Eu tambem já estou farto do PS, e ontem quando vi o a meter mais um central, fartei-me de insulta-lo, mas afinal ganhamos o jogo, se foi com sorte ou não é outra conversa, mas quando perdemos tambem não pomos em causa se foi pelo azar ou não.

    Sinceramente tou é farto de ve-lo queimar o Saleiro, independentemente se acho ou não que ele tem valor para estar no nosso plantel, não é a jogar 3 minutos finais que vai mostrar algo, mas é assim que se queimam jogadores!

    Lda
    "É que no dia 26 de Março o Sporting vai para eleições e vai eleger um adepto e meu maior temor é que possamos eleger um adepto que pense assim".

    Os sócios é que escolhem o futuro do nosso clube!!! E iremos ter a palavra no dia 26.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Dangerfields,

    A critica vai muito mais alem de meter mais um defesa. Estamos a falar de um treinador que é fraco a ler o jogo e que não é capaz de pôr a equipa a jogar bom futebol e para segurar um jogo com o Maritimo tem que ter 3 centrais, 2 laterais e mais 3 médios com caracteristicas defensivas.

    Leão de Alvalade,

    "O que realmente me preocupa é ver adeptos defender que o Costinha e Paulo Sérgio com mais dinheiro poderiam ganhar mais vezes."

    Para o Paulo Sergio ser campeão era necessário ter o orçamento do porto.

    ResponderEliminar
  6. Mike,

    só que o FCP, que tem o orçamento que tem, preferiu pagar menos pelo Vilas Boas...

    ResponderEliminar
  7. Dangerfields,

    Suponho que o Sporting precise de todos os Sportinguistas, sempre precisou e talvez hoje mais ainda do que nunca na sua história.

    Seria muito mais fácil vir aqui regozijar-me com uma vitória de 3-0 mas, face ao que vi ontem e em particular às reacções que vi hoje não posso deixar de manifestar a minha opinião, por entender que existe um perigo real de a vitória camuflar o que realmente foi o jogo.

    Não escrevo para que concordem comigo, para ser simpático, popular ou conveniente. Digo o que penso e penso apenas pela minha cabeça.

    Embora por vezes não me falte vontade e quiçá razão, o que não faço é colocar em dúvida o Sportinguismo dos que não concordam comigo.

    ResponderEliminar
  8. PLF

    peguei no melhor exemplo possível. Alguém mais conhecido que ele por por autocarros a frente da baliza e ganhar os jogos? Se resulta, siga. Um bom exemplo é sempre um bom exemplo, não interessa a afinidade da comparação. Não me interessa nivelar por baixo, sinceramente, já que tanto se fala na "banalização do scp".

    Mike:

    Vamos a ver, Marquinhos passou ao lado do jogo, com a entrada do Kleber o Maritimo passou de um ataque de fogachos e duas lebres a correr na zona central nas costas dos defesas para um ataque com uma referência central e dois jogadores mais abertos nos corredores. Com a entrada do Torsi, passámos a ter marcações individuais aos 3 atacantes do maritimo em vez de termos o kleber a cair ali no "permeio" do carriço e do polga e djalma e baba no permeio dos centrais aos respectivos laterais. Resultado: melhor acompanhamento do ataque do maritimo, menos espaço para cada jogador, maior intensidade na pressão, e anulou-se facilmente aquela "tremideira". Resultado 2: JoaoPereira e Evaldo mais soltos e com menos responsabilidades defensivas a poderem integrar-se melhor no ataque (mais o JPereira, até). Resultado 3: Valdés a regressar ao centro e a trabalhar directamente com liedson.

    Desde o inicio que com estes 3 médios eu lamentei o facto de o Valdes ter que ficar agarrado à linha, mas uma coisa é certa, perdemos criatividade e ganhámos intensidade no pressing. Linha defensiva bem mais alta que o normal.

    Continua a não me agradar: 1) o pontapé para a frente; 2) o liedson, que apesar de trabalhar imenso o jogo todo, está constantemente a mandar vir; 3) a distância entre os jogadores mais adiantados do meio campo jogarem demasiado longe do vuk e do valdés.

    ResponderEliminar
  9. Dangerfields,

    A sua comparação é absurda por várias razões, o que é uma pena porque a mim dá-me trabalho. Mas o facto de ser absurdo a vários níveis (não apenas um) diz um pouco da bola que vou bater agora. Sinceramente, não o deveria fazer.

    O 1º ponto absurdo é a comparação que faz entre a substituição do Granero pelo Lass com a do Vukcevic pelo Torsiglieri. Preciso de dizer mais alguma coisa?

    O 2º ponto absurdo é achar que isto é algo que "resulta". Não é. Aliás, a probabilidade era que o Sporting ainda sofresse mais, por várias razões: por incapacidade de se esticar até ao último terço, por incapacidade de conservar a bola, por ter na esquerda dois jogadores tecnicamente muito fracos, etc. E tanto não resulta como em Coimbra o Sporting, com o mesmo tempo de tracção atrás, não empatou o jogo por milagre (ah não, foi o Patrício outra vez...).

    E isso leva-nos ao 3º ponto absurdo que é pegar num resultado e achar que se justifica retrospectivamente. Esse foi o ponto efectuado pelo LdA, que não criticou a substituição ou a opção táctica (e este é o 4º ponto absurdo), mas que alguém pudesse fazer uma relação causal entre a substituição e o 2º golo do Sporting (que matou o jogo).

    O 5º ponto absurdo é que, tendo até caracterizado bem o estilo de jogo do Marítimo, teria também de caracterizar a suprema imbecilidade do Pedro Martins e a sua total impreparação técnica e táctica para o lugar que ocupa. Um Sporting com as suas linhas recuadas e sem jogadores capazes de invadir o meio-campo ofensivo, suplicava o fim do jogo directo e implorava o princípio de uma tentativa de jogar futebol - sobretudo pelo centro - para explorar os espaços entre os centrais e os laterais. O que aconteceria então? Pois...

    O 6º ponto absurdo é comparar as equipas que o Mourinho tem tido - geralmente com jogadores muito rápidos e fortes com espaço - com os que o Sporting ficou depois de sair o Vukcevic (Valdés e Liedson). O 7º ponto absurdo é procurar comparar a qualidade do desdobramento ofensivo das equipas do Mourinho com as do Paulo Sérgio.

    Mas por último, e decididamente o mais grave de todos, é a total incapacidade de compreender para que serve a posse de bola.

    O Mourinho é o melhor mas eu não vejo o Guardiola a meter o autocarro à frente da baliza. Pois...

    ResponderEliminar
  10. Concordo que o Paulo Sérgio não tem competência para estar à frente do Sporting. Concordo que a substituição do Torsi foi errada, contudo resulta porque trata-se de um central que ganha as bolas todas pelo ar e tem muito melhores pés que os restantes, pese contudo alguma atrapalhação que espero que seja devido à sua idade e falta de ritmo, pois parece-me melhor que os restantes centrais, e quem sabe se começando a jogar habitualmente não temos uma surpresa como o Zapater e começamos a ter menos calafrios e a criar perigo nas bolas paradas?

    Também me parece um perigo pensar que o nosso plantel é fraco e que não temos condições para lutar com os nossos rivais e que o treinador não tem culpa disso. Temos que ver o quão o Porto está melhor que o ano passado com um plantel idêntico e que está longe de ser perfeito, e também ver as melhorias no Benfica com a entrada do Jesus, para percebermos que o treinador não é tão pouco importante assim.

    Por fim, considero que seja normal, o PS e o Costinha defenderem-se mutuamente, dado que com as eleições correm sérios riscos de saírem do Sporting.

    ResponderEliminar
  11. Homer,

    "...dado que com as eleições correm sérios riscos de saírem do Sporting."

    Em vez de dizer "serios riscos" devias dizer "certeza". É que um candidato que apresente estes 2 como fazendo parte da sua equipa, não vencerá as eleições, com certeza.

    ResponderEliminar
  12. Mike Portugal,

    Sérios riscos por causa da situação do Costinha, enquanto o Paulo Sérgio é um dado adquirido que sai do Sporting, tendo já várias personalidades ligadas ao Sporting vindo a público afirmar que não é treinador para o Sporting. O Costinha não tenho a certeza, não levanta tanta discórdia, embora também seja minha convicção que vai sair e julgo que a dele também dada a última intervenção.

    ResponderEliminar
  13. Dezperado,

    "Os sócios é que escolhem o futuro do nosso clube!!! E iremos ter a palavra no dia 26."

    Olha e porquê que isso não me deixa nada tranquilo? É que - e foi isso que eu deixei no post - pode muito bem acontecer que seja eleito um que pense que fazer o que o Paulo Sérgio fez ontem até nos pode levar a ganhar tantas vezes como precisaríamos para ser melhores, já nem digo campeões.

    Alguém que se lembre que um treinador que ganha 5 jogos fora seguidos pode conseguir fazer a mesma coisa em casa e com isso se esqueça que o Sporting não faz porque joga "à Paços de Ferreira" e por isso tem tantas dificuldades em fazer valer os seus argumentos quando tem que assumir e impor o jogo.

    E que é por isso que temos apenas 3 vitórias em casa, todas elas pela margem mínima, algumas delas de legalidade duvidosa e pelo menos 2 in extremis.

    Olha e ainda menos tranquilo fico quando me lembro que os sócios elegeram há menos de 2 anos uma direcção que, com a sua demissão, acabou de se confessar incompetente para por o Sporting em melhor caminho.

    ResponderEliminar
  14. Lda

    Não faço essa especulação sobre possiveis candidatos com possiveis treinadores. Espero que apareçam muitos e crediveis para termos por onde escolher.

    Ha dois anos elegemos um presidente que falhou na sua principal missão, o futebol.
    Mas a democracia tem destas coisas, nem sempre ganha aquele que nós queremos ou desejamos!

    SL

    ResponderEliminar
  15. Dezperado, ele não falhou na sua principal missão, o futebol não era a sua principal missão, teve de a assumir é verdade, mas após construir uma nova equipa... foi-se embora.

    O similar seria darem agora ao Paulo Sérgio, o tal pinheiro, e ele na primeira semana de Fevereiro demitir-se. Não era mau, mas era estúpido.

    Ao Sporting falta muita coisa, o dinheiro será uma delas, a competência em contratar outra, mas continuo a dizer que não acredito que fosse possivel melhor classificação talvez menor distância pontual para os nossos adversários.

    Mike, para se ser campeão não é preciso o orçamento do porto, é preciso o fcporto inteiro. É que quando falham o Hulk ou o Falcão aquilo treme por todos os lados.

    ResponderEliminar
  16. LMGM,
    O Sporting está a 8 pontos do 2º lugar quando tem apenas 3 vitórias em Alvalade.
    Vamos em que jornada? 16ª ou 17ª.
    8 jogos caseiros são 24 pontos. É claro que seria possível uma classificação muito melhor. Seria possível e seria exigível porque ao fim do dia aquilo que o PLF começou por dizer será sempre verdade: o Sporting tem um orçamento superior a 80% das equipas do seu campeonato. Esse orçamento superior a 80% dos seus adversários equivale a ter melhores jogadores e melhor equipa que esses adversários.

    As causas para o Sporting estar à 17ª jornada completamente arredado dos 2 primeiros lugares não podem portanto ser de ordem de plantel ou dinheiro. O Sporting joga em Portugal, não joga em Espanha ou Inglaterra ou Itália onde existem algumas 8 ou 9 equipas todas elas de imenso valor.

    O Mourinho disse-o certa vez e disse-o muito bem: para ser-se campeão em Portugal não é preciso muito. Não é preciso sequer ser-se ou ter-se um Mourinho. Às vezes basta um Inácio, e algum contexto vantajoso. E outras vezes basta um Jardel. Em quase todas as vezes, basta organização, mínimo arrumo, mínima orientação e mínima competência dentro da estrutura, e mínima competência técnica no campo de treinos e banco.

    Basta isto. E algum dinheiro só.
    Não muito. Não mesmo.

    ResponderEliminar
  17. Mas mais importante do que Paulos Sérgios e trincos e 3ºs centrais seria começar a haver sinais do que aí vem, ou do que aí deveria vir: uma separação clara entre este Sporting e um outro que se alinhasse para suceder-lhe, em eleições.

    E até agora não há sinais alguns, pelo menos a julgar pelos diários e pela blogoesfera. Parece que segue tudo como dantes onde até o Costinha aparece a falar do Sporting do futuro, como se esse futuro passasse por ele.

    ResponderEliminar
  18. Fui aos Barreiros e o que vi foi um mau jogo de futebol.Nem sempre a emoção e uma vitória fazem um bom jogo de futebol.

    A 1a parte é deprimente e só isso devia deixar os Sportinguistas inconformados.
    A 2a parte do Sporting foi tambem algo de confrangedor perante um Marítimo que, estando nitidamente por cima do adversário, falta-lhe muita arte e inteligência a jogar à bola.

    Isto penso que todos viram, mesmo na TV.

    Mas quero tb deixar aqui o testemunho do que senti nos adeptos adversários em relação ao Sporting. Apesar da derrota da sua equipa, os maritimistas pouco ou nada ficaram impressionados com o Sporting. Aliás, já antes do jogo, as opiniões sobre o nosso clube são custosas de ouvir. O descrédito dos dirigentes, das políticas e da qualidade do futebol são generalizadas.O treinador é ridicularizado!

    Nada ou pouco me admira perante o que temos mostrado.

    Quanto ao argentino torsi, eu também sou da opinião que não vale nada. Veremos se depois, mais adaptado, melhora e mostra alguma coisa. Mas não aposto nada nesse jogador. Caso se verifique que é um falhanço total veremos depois quem assume os 3 milhões gastos e veremos se os adeptos que lhe depositam esperanças são capazes de pedir responsabilidades em defesa do SCP.

    ResponderEliminar
  19. Méritos individuais são bombas de fumo, mais nada. Olhemos para o saldo geral do clube, o ponto de vista desportivo, e os resultados são por nós conhecidos: maus.

    ResponderEliminar
  20. LMGM

    Não sei se me exprimi bem, quando disse principal missão referindo-me ao futebol, fiz o apenas porque o futebol (na minha opiniao como é obvio) é o barómetro que faz com que um presidente seja visto como bom ou mau.

    Como disse anteriormente, o JEB falhou no futebol, mas sou da opinião (não precisas de me dar um tiro Lda...eheheh) que fez coisas boas, mas não são visiveis para os adeptos.

    Como é obvio não foi por perder com o paços, até porque se andar o filme para trás, parece que cada vez, faz mais sentido o timing que escolheu. Contratou um homem para o futebol, fechou a reestruturação com os bancos e apresentou a demissão!

    SL

    ResponderEliminar
  21. Já tinha escrito aqui, depois de um jogo para a liga europa em que muitos elogiaram o torsi, que o argentino não valia nada.

    já vi que muitos mudaram de opinião e muitos outros mudarão também.

    Não vale nada e fico espantado com o que conseguem ver naquele jogador. Quando dizem que é rápido, penso que o meu meo estará com problemas de ligação e por isso lento, quando dizem que tem um bom pé esquerdo, penso que o meo deve ter tremido a imagem e por isso vejo um tosco a dar coices na bola. E de resto vejo um jogador às aranhas dentro de campo que apensar de ter jogado pouco já entalou o sufeciente para nos tirar uns pontinhos.

    É verdade que é treinado por um camelo mas um bom jogador sabe estar dentro de campo, quem tem pés não engana muito menos em jogos ao vivo e a rapidez deste argentino deixa-me em pânico mesmo com equipas do fim da tabela.

    chego á conclusão que a mediocridade é tanta, a merda de jogadores tem sido tão grande, que alguns Sportinguistas já não sabem o que é um bom jogador de futebol, daqueles que não enganam ninguém, daqueles que nos fazem ir ao estádio, daqueles que nos dão garantias de lutar pelo título nacional. Isso e ter um treinador a orientar a equipa porque estas experiências de ter uma equipa profissional sem técnico só para poupar dinheiro é péssimo em termos desportivos e talvez mesmo pior ainda em termos económicos.

    É pá, acordem e deixem-se de medicridades!

    SL

    ResponderEliminar
  22. Pedro,
    "chego á conclusão que a mediocridade é tanta, a merda de jogadores tem sido tão grande, que alguns Sportinguistas já não sabem o que é um bom jogador de futebol, daqueles que não enganam ninguém, daqueles que nos fazem ir ao estádio, daqueles que nos dão garantias de lutar pelo título nacional. Isso e ter um treinador a orientar a equipa porque estas experiências de ter uma equipa profissional sem técnico só para poupar dinheiro é péssimo em termos desportivos e talvez mesmo pior ainda em termos económicos"

    Nem mais, Em Cheio!

    ResponderEliminar
  23. Caros,

    Torsi será bom rapaz, é alto e tem bom pé esquerdo, não teve tempo de se adaptar, mas já mostrou que lhe falta muita coisa essencial num central: posicionamento, antecipação, capacidade de decidir. Não será um central de grande nível e por isso não vale o dinheiro que custou, e que não foi pouco. Mas discutir isto é um fait-divers.

    Relevante é constatar a total incapacidade de Costinha para o cargo que lhe deram. Já sabíamos que não tinha cultura de Sporting, e nunca lhe ouvimos uma ideia substantiva. Foi um belo jogador, mas também já constatámos que não sabe muito sobre futebol: na escolha de um treinador cujo conceito de futebol é ao nível da 2a liga, na escolha de jogadores que não são nem mais-valias nem valorizáveis. Nem falo da má gestão que daí transparece: afinal o gestor era JEB e esse, felizmente, já lá vai. Agora veio mostrar também que não tem personalidade. Quem nunca falou nos momentos negros, não tem nenhuma moral para falar quando o panorama se desanuvia um nadinha.

    Mais semana menos semana perdemos outra vez, não parece que tenhamos como fugir a isso, e lá virá PS dizer que lutámos, Carriço dizer que temos de levantar a cabeça, enfim. Costinha não piará.

    Felizmente, espero, o futuro do Sporting não passará por esta gente.

    MTP

    ResponderEliminar
  24. Enquanto continuamos mergulhados nesta crise directiva profunda, os avermelhados e os corruptos lá continuam na vida deles cada vez mais “juntos” e cada vez mais distantes de todos os outros.
    O caso mais recente tem a ver com a aprovação dos estatutos federativos e consequente eleição dos novos órgãos sociais que faz emergir novos galos para o poleiro a começar pelo Seabra, passando pelo Madail e acabando por alguém que aparecerá ligado ao Porto.
    Mais uma vez é lamentável que o Sporting seja posto aparte desta “guerra” levando-nos a ficar muito mais próximo dos “pequenos” e mais longe dos “grandes”.

    Se a nova direcção não se impor, daqui a muito pouco tempo, serão apenas dois os grandes do futebol português e o Sporting não estará incluído.

    ResponderEliminar
  25. Brunus,

    Por isso escrevi isto há dias:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/01/as-eleicoes-e-o-respeito-pelo-sporting.html

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)