segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Viva Zapater e S. Patricio

O estádio dos Barreiros parece ser talismã para Rui Patricio: foi lá que estreou e foi neste regresso que é capaz de ter carimbado a titularidade na selecção nacional, agora que Eduardo é bem capaz de ir para o banco reflectir no que terá deixado ficar em Braga. Zapater é outro dos nomes incontornáveis da noite ao marcar 2 golos em momentos cruciais do jogo. Em particular o 2º, quando o Sporting estava já a jogar com 3 centrais (!!!).O post anterior foi premonitório... 

Ficha de Jogo
Liga Zon Sagres: 17ª Jornada

Estádio dos Barreiros, Funchal

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

Marítimo
Marcelo Boeck; Roberto Sousa, João Guilherme, Roberge e Luciano Amaral (54'); Rafael Miranda, Sidnei e Alonso; Marquinho (54'), Baba e Djalma.
Suplentes: Marafona, Robson, Kléber (54'), Briguel, Tchô, Heldon (54') e Danilo Dias.
Treinador: Pedro Martins.

Sporting
Rui Patricio; João Pereira, Carriço, Polga e Evaldo; André Santos (82'), Pedro Mendes e Zapater; Valdés (88'), Liedson e Vukcevic (65').
Suplentes: Tiago, Torsiglieri (65'), Maniche (82'), Saleiro (88'), Salomão, Zezinho e Nuno André Coelho.
Treinador: Paulo Sérgio.

Golos: Zapater (44'), Zapater (67'), Liedson (75').

21 comentários:

  1. Lá vai mais uma sessão no psiquiatra... chatice, pá!

    ResponderEliminar
  2. Não Ana, por muito que te custe, lá vai mais um post, apenas mais um post. Mas se precisar não terei problemas em aconselhar-me contigo.

    ResponderEliminar
  3. Primeira parte sonolenta, com golo junto ao intervelo do Zapater a servir de despertador para a segunda parte. Mas com muito mais efeito no Maritimo e em Patrício, um autentico felino entre os postes.

    Quinze minutos iniciais de desnorte leonino e ascendente maritimista, com o n.º 1 do SCP a aguentar a vantagem por várias vezes. Depois, bom, depois entrou em acção o pé quente do Alberto e a cabeça fria de Zapater a matar o jogo com muita classe... O Maritimo sentiu muito o golpe e o SCP fez mais um golo num bom lance de contra-ataque conduzido por Valdés e concretizado por um levezinho que, neste jogo, esteve desinspirado... Mas, lá está, se há dias em que o futebol tira, outros há que compensa. o 31 fez o seu terceiro golo para a Liga Zon, num dos jogos menos conseguidos, em termos pessoais, da época.

    Ultima nota para o heroi dos Barreiros: quando for mais decidido a sair aos cruzamentos e confiante a jogar com os pés, estará pronto para assumir a camisola 1 da selecção. Já faltou mais...

    Abraço, amigo LdA.

    ResponderEliminar
  4. Mais um post de muitos... Sp em prol do Leão!

    Mas o mundo do futebol é assim mesmo: injusto.

    Abraço renovado, LdA, com pitada de encorajamento.

    ResponderEliminar
  5. A entrada do torsiglieri permitiu-nos sair de um certo estado de pânico e ganhar este jogo. Isso, a exibição assombrosa do patricio e a serenidade do Zapater diante da baliza, coisa admirável. Mas se houve jogo em que dou mérito ao PS é neste: leu o que acontecia, com o maritimo a jogar directo e a crescer com a entrada do kléber, dominando física e mentalmente (a entrada dele foi uma mensagem forte) a zona de finalização. Eu próprio confessei a um colega de trabalho que o torsiglieri ou o nac teriam de entrar porque de outro modo iríamos sofrer o golo. Alguma bola o patricio deixaria passar.

    Não é vergonha nenhuma lançar um terceiro central e com isso ficar mais próximo de ganhar. Poderemos discutir sobre a qualidade de jogo da equipa, ou a falta dela, sobre os jogadores de classe que não temos, sobre o treinador de qualidade inegável que não temos, sobre a enfermaria sempre cheia, sobre o impossível caso izmailov, mas hoje, neste caso específico, foi ganhar à campeão. Algo parecido com o que o porto fez na mata real- com sorte, trabalho e eficácia.

    O problema é olhar para a tabela. O problema é o que está para trás. E aí culpo mais o JEB do que o PS: nunca saberemos o que ele poderia fazer com um "plantel reforçado de forma inequívoca", como o JEB prometeu em abril, enganando-nos a todos. Acredito que enquanto lá estiver, provavelmente pouco tempo, o PS vai ser digno de ocupar um cargo que nunca deveria ter sido dele. Mas qualquer treinador do guimarães ou do paços seguiria um presidente do sporting se este o convidasse. Mesmo que esse presidente percebesse tanto destas coisas como a minha avó de casamentos gay.

    ResponderEliminar
  6. Rui,

    nem tanto assim. Gosto ainda menos do JEB do que do Paulo Sérgio mas ainda assim sou capaz de ver qualidades no JEB e sou incapaz de não considerar o Paulo Sérgio o pior treinador da história do Sporting. É um feito, como a classificação indica, único.

    Mas é mais sobre os méritos que imputa ao PS e o demérito de JEB que me preocupa porque pode ser uma opinião (erradamente) generalizável.

    Em 1º lugar, o PS não teve mérito algum em colocar a equipa com 3 centrais e 3 trincos. Pelo contrário, a alteração diz bem da sua total incompreensão da necessidade de valorizar a posse de bola e de fazer subir (ao contrário de descer) as linhas defensivas. O que teve foi o bambúrrio de ver o Sporting marcar na 1ª vez que passou o meio-campo na 2ª parte e 1 minuto depois do Torsiglieri - que é um central fraquíssimo - entrar.

    A sorte do PS foi que também ao Pedro Martins ninguém perguntou se tinha capacidade para treinar uma equipa da 1ª divisão.

    E quanto aos méritos de uma equipa que marca 3 golos em 3 oportunidades estamos conversados. É muito bom se se quiser fazer um pouco acima de 50% dos pontos em disputa, mas o orçamento do Sporting é bastante acima do dobro de 80% das equipas da 1ª divisão.

    Agora o que é relativamente grave é esta atitude bipolar de que tudo se justifica quando se ganha. Se porventura o Patrício - e haverá maior símbolo da flagrante anormalidade de muitos sectores dos adeptos? - não tem defendido muitas das bolas relativamente difíceis que lhe passaram pela baliza, já saberíamos o que esperar dos nossos "queridos" adeptos: é o treinador que muda sempre de esquema de jogo, é o 4-2-3-1 com o Salomão à esquerda que é a única táctica possível existente à face da Terra, são o Polga e o Carriço que não têm nível para o Sporting, etc, etc.

    Ora o que vale para criticar não pode valer para elogiar e era bom que a generalidade dos adeptos - e não o Rui em particular - fosse capaz de pensar no que disse na semana anterior.

    Mas muito mais grave é a sugestão de que o Sporting poderia ter um "plantel reforçado de forma inequívoca" e que, com esse plantel, o PS até poderia fazer umas flores. E é grave por várias razões, a primeira das quais é que foi precisamente esse sentimento de sangue que nos levou ao que chegámos: a um plantel cujo valor médio é superior, mas cujo valor individual é inferior ao do ano passado e cujo valor financeiro é escandalosamente inferior. Queriam uma revolução, tiveram-na e estão pior do que estavam. Parabéns.

    A segunda razão é que o Sporting pura e simplesmente nunca irá conseguir os tais "reforços inequívocos" a menos que se venda. A conversa dos reforços está bastante usada e é bom de ver que só a debita quem não tem consciência da factura que se tem pago pela garimpa.

    A terceira razão, e não menos grave, é que isso passa pela ideia que "com bons jogadores o treinador é indiferente". E então é cada tiro cada melro. Não é. Não é indiferente que o Paulo Sérgio seja o pior treinador na história do Sporting pois com maus treinadores os jogadores não evoluem, regridem. E aqueles valores inequívocos deixam de o ser.

    ResponderEliminar
  7. PLF,

    Não concordo com isto: "depois do Torsiglieri - que é um central fraquíssimo".
    Torsiglieri tem valor, só não tem é oportunidades para o mostrar. É como a brincadeira que o PS gosta de fazer com o Saleiro a pô-lo a 3m dos 90. Como é que eles hão-de mostrar o valor se não jogam regularmente?

    ResponderEliminar
  8. Só vi a segunda parte (aparentemente terá sido a melhor), mas continuamos a fazer jogos ao nível de solteiros contra casados, embora ontem tivéssemos a sorte do jogo.
    Não compartilho a opinião do PLF quanto ao Torsiglieri, não me parece que ele seja assim tão fraco, o problema é que ele é jovem e terá de melhorar vários aspectos, aliás, tal como o Carriço, porém, além de não termos um bom treinador, o Polga não é o Marco Aurélio, ou o Valckx. Pois embora eu não ache que o Polga seja assim tão mau como muitos o consideram (sobretudo por causa dos jogos contra o B. Munique), não é um jogador com a força e carisma para passar o legado ao parceiro da defesa. Mal comparando, aqueles jogadores precisavam de um Pedro Mendes, à semelhança do que acontece com o André Santos.
    Poderá dizer-se que para estarmos a "ensinar" o Torsiglieri não era preciso ter gasto aquele dinheirão na sua contratação e nos salários e aí tenho de concordar. Mas agora que cá está temos de aproveitar as suas qualidades e colmatar as suas falhas.
    Gostei muito da exibição do Patrício, eu sou um daqueles que nunca o assobiei e acho que é um dos nossos melhores jogadores, falha como todos os guarda-redes falham e muitas vezes atribuem-lhe culpas que pertencem a terceiros, no jogo de ontem é justo que o mérito da vitória lhe seja em grande parte atribuído.
    Finalmente, impõe-se mesmo um "Viva Zapater!", o espanhol tem uma lucidez na cara do guarda-redes de fazer inveja ao Postiga e ao Saleiro e, na modesta opinião deste adepto, deveria deixar Maniche a gozar o ocaso da sua carreira, no banco.

    ResponderEliminar
  9. Mike Portugal,

    A única coisa sobre que posso opinar é sobre a lentidão e as enormes dificuldades técnicas do Torsiglieri (assim ao jeito do Grimi).

    Se viu os (poucos) jogos dele no Velez Sarsfield poderá ter opinião diferente e/ou saber mais do que eu. Mas a sensação que tenho é que há muitos que gostam dele, não pelo que o viram saber, mas por 3 razões: (i) pelo secretismo da contratação, (ii) por ser alto e (iii) por ser argentino. O Grimi também encaixa mais ou menos nestas "qualidades".

    ResponderEliminar
  10. PLF,

    Não vi jogos dele no Velez nem sequer o conhecia. Já o vi fazer 2 bons jogos, dos 5(acho que foram só 5) em que jogou. Nesses mostrou ter velocidade, curiosamente. E um pé esquerdo nada comparavel ao tijolo que o Grimi tem.

    Eu não sou nada apologista das contratações massivas de argentinos, como faz o benfica e o porto. Mas neste vejo algum potencial. Agora, tenho que concordar ali com o 10A, que com este treinador ele não conseguirá evoluir muito.

    ResponderEliminar
  11. Não tive oportunidade de ver a partida pelo que não posso comentar muito mas as vozes têm sido unânimes nas intervenções importantes de Zapater e claro está, Rui Patrício. O guardião tem naturalmente lacunas (cruzamentos e reposição de bola por exemplo) mas importa realçar a evolução que tem tido ao longo da presente temporada.

    PLF, não sou de fazer juízos precipitados pelo que não sou capaz de dizer que Torsiglieri é "fraquíssimo" face aos minutos que o vi jogar.

    Quanto aos reforços, além do peso na factura que tradicionalmente isso implica para os lados de Alvalade, não é menos verdade que incursões cirúrgicas e bem ponderadas poderão implicar um peso relativo mais adequado face ao binómio custo-rendimento.

    Creio que o pior em termos de reforços "inequivocos" (caros, baratos ou de graça) será o risco de repetir um efeito "Boloni". O romeno contou com uma série de jogadores (caros, é verdade) mas que jogavam quase de olhos fechados. Com isto, o romeno pareceu um excelente treinador, algo que ainda hoje estou para conseguir comprovar.

    Receio a possibilidade de reforços do SCP face à hipótese de colocar boa matéria-prima nas mãos de quem não a sabe trabalhar. E no final, se a peça for boa, pela qualidade do material, quem fica com os louros acaba por ser o artesão.

    SL

    ResponderEliminar
  12. plf

    o torsi, está na primeira eperiencia na europa, é novo e na argentina jogava num esquema de 3 defesas onde ele jogava pela esquerda e ontem os 3 centrais que acabaram o jogo 2 deles t~em experiencia de jogar assim: o torsi que jogava asim na argentina e o polga que no brasil e na selecçao jogava a libero num esuema de 3 defesas apesar de essa ser uma posiçao adpatada se nao me engano pelo scolari, já que ele de formação era medio defensivo.

    ResponderEliminar
  13. e é normal o torsi ter mais dificuldades num esquema de 4 defesas e ter alguns problemas de posicionamento

    ResponderEliminar
  14. Mike Portugal,

    Ele rápido não é. E se o pé esquerdo é fraco (simplesmente não sabe para onde corta a bola) o pé direito é inexistente. E quem o contratou não sabe ou não percebe que um central no Sporting tem de saber jogar futebol, o que é uma coisa bem diferente de cortar bolas (sem se saber muito bem para onde), coisa que o Torsiglieri não sabe.

    Enfim, posso estar enganado, porque de facto ele jogou muito pouco, muito menos que o Polga (o tal que a esmagadora maioria dos adeptos detesta e que os responsáveis do Sporting queriam meter fora do clube).

    Hugo,

    nem hoje nem nunca me ouvirão dizer que o Sporting pode passar sem contratações. Essa não é a ideia que procurava transmitir e é - infelizmente com demasiada frequência - uma etiqueta que (por simplificação) se cola a quem pede contenção nas contratações. Algo que, atendendo ao balanço, é absolutamente incompreensível.

    Sou apenas pragmático. E tirando o reinado do Costinha (cuja fidelidade ao Jorge Mendes é bem maior do que ao Sporting), assumo a boa vontade de (quase) todos os que tiveram mão nas contratações. E por isso assumo também que o nível médio dos jogadores contratados nos últimos 10 anos é o nível provável da próxima contratação.

    Veja-se, porque hoje será tópico do dia, quanto custou ao Sporting a insatisfação de muitos sectores do clube com o Rui Patrício: €1M + salários do Stojkovic, prémio de assinatura + salários do Hildebrand. A factura estará entre os €3M e os €4M. E depois as pessoas interrogam-se por onde andará o dinheiro.

    ResponderEliminar
  15. PLF,

    Estava apenas a tentar complementar o teu comentário no que diz respeito a custos e contratações.

    O SCP - como qualquer clube - necessita de contratações e deverá ser selecto e ponderar efectivamente quais são as suas necessidades.

    O principal ponto do meu comentário vai para a disponibilização de determinados jogadores para este treinador, correndo-se o risco de camuflar a sua incapacidade de aproveitar os jogadores que tem actualmente à disposição.

    ResponderEliminar
  16. Hugo Malcato,

    "...mas importa realçar a evolução que tem tido ao longo da presente temporada."

    Eu concordo e não concordo com esta frase. Porque já na época anterior ele tinha mostrado uma boa evolução. Esta época é simplesmente o corolário dessa evolução e espero que ainda evolua mais. Felizmente que não é o Paulo Sergio a treiná-lo.

    ResponderEliminar
  17. Mike Portugal,

    A principal evolução do Rui Patrício nem está relacionada com aspectos técnicos mas sim com a vertente psicológica. Simplesmente, este ano parece mais confiante e destemido.

    Grandes defesas sempre o vimos fazer e isso não é de hoje ou do jogo de ontem.

    ResponderEliminar
  18. PLF,

    Agradeço ali a nota entre travessões mas terei de responder às coisas que apelidas de graves e muito graves numa certa linha de pensamento que fazes entender ser a minha.

    Sobre o PS, com o JEB e o roquetismo em ponto de mira: se gosto dele? Pouco, mas relativizo os deméritos quando vejo o plantel que o boloni teve para ser campeão, por exemplo, ou que o paulo bento teve durante mais de quatro anos (apreciei o trabalho dele, do bento, ainda assim). Pior treinador da história do sporting? Enfim. Não percebo como chegas a essa epifania.

    Sobre os três centrais e a vitória com o marítimo: não temos qualidade de posse para fazer posse. Talvez já pudesses ter percebido isso numa altura destas da temporada. Três passes seguidos sem ser para o lado e para trás é notícia. Além disso o maritimo jogava directo e entupiu o nosso meio campo de jogadores perigosos. Não somos o barça: não temos fôlego para atacá-los lá em cima à saída de bola deles, nem classe para fazer meiinhos quando a bola é nossa. Adaptamo-nos com o que (lamentavelmente) há. Ontem correu bem. Tivemos sorte. Um pássaro chamado Patrício, que muito cresceu desde que o hildebrand lhe colocou o lugar em perigo simplesmente por aparecer. Fomos eficazes. Ganhámos. O problema, volto a sublinhar, não foi seguramente este jogo. É o que está para trás, a nível estrutural.

    Sobre o torsiglieri: não sei o que vale. Dizes que é fraquissimo, também não me parece um herói, mas compreendo que és rápido a topar o talento da malta que pouco ou nada é utilizada. A mim, naquele jogo, frisei que me referia àquele jogo, achei que foi importante a entrada dele para atrapalhar, incomodar, travar o kléber, que é muito bom.

    Sobre o plantel reforçado de forma inequívoca: não fui eu que o prometi nas cataratas do niagara, em abril. E também não falei em sentimento de sangue. Nem em revolução. Nem acho que alguém que perceba disto pudesse pedi-la. O Barcelona trocou o ibra pelo villa e está reforçado de forma inequívoca. Nós tivemos essa promessa e, ao invés, ficámos com piores activos, a todos os níveis. Se o JEB mentiu, eu e os outros que acreditaram no que ele disse não tinhamos como saber.

    De um modo geral: já percebi que somos sporting e pensamos diferente, mas, correndo o risco de te interpretar mal, parece-me que estás a entrar por um caminho sem retorno. Quero acreditar que o pior já lá vai. Esta é a altura ideal de começar a construir a partir do pouco bom que temos e aquele teu discurso miserabilista numa noite boa é um sufoco.

    ResponderEliminar
  19. Rui Coelho,

    Dizer que o meu "discurso" é miserabilista é cómico. E é cómico porque, ainda antes de se gastar o que não se tinha e de se vender o pouco que valia alguma coisa, andei por aqui e ali a dizer que esse mesmo discurso do Niagara seria - isso sim - o que nos levaria à ruína.

    Azar dos azares, nesta como em muitas outras ocasiões, tinha razão. E azar dos azares, se o meu "discurso miserabilista" tivesse vencido, estaríamos tão fortes e pelo menos mais ricos agora.

    O meu "discurso" não é miserabilista, é minimamente realista. E apesar de todos os insultos que fui recolhendo, estou longe de achar que o plantel com que o Sporting foi campeão da última vez tinha o mérito de ser inequivocamente sustentável. Basta contar os jogadores daquele plantel que lá estavam duas épocas depois para perceber que quem faz uma sinapse não é capaz de elogiar uma política desportiva que faz mudar 20 jogadores em duas temporadas.

    Mas isso seria um pouco como criticar o Sporting na hora da vitória e já colide com o que a generalidade das pessoas é capaz. E aqui, provavelmente com o que o Rui nos diz, porque acha que a noite foi boa. Porque quando se ganha tudo se justifica e não interessa as condições em que se ganha ou que se sacrifica. Pirros sem noção do que a história contará deles.

    Para mim, o sufoco emocional é ver que tenho pessoas do meu lado a remar para trás. A pedir o que o clube não é capaz de dar e ver o clube caído às derivas totalitárias de Costinhas e afins. Pessoas que só são capazes de medir as consequências de um conjunto de propostas depois de elas serem implementadas e nos oferecerem o resultado mais do que previsível. Porque não consigo ser de mais nenhum clube, simplesmente ofende o meu sentimento identitário que alguém possa querer para ambos o que não pode e ficar contente com o que não deve.

    Mas isso talvez já seja pedir demais.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)