terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O último pontapé de Liedson foi no baixo ventre

Hoje é com certeza um difícil amanhecer para os Sportinguistas. Se já não seria fácil perceber como uma direcção já feita cadáver se sente habilitada a vender um jogador como Liedson é o absurdo perfeito deixar no seu lugar o vazio. É inevitável não ligar estes factos ao desespero causado pelo caos financeiro originado pela deriva bettencouriana delirante, que, de um inverno para outro, desatou a inflacionar a folha de salários da SAD, sem antes acautelar que as receitas dariam a cobertura necessária. Ainda no meio dos escombros, e sem perceber os verdadeiros contornos da tragédia, os Sportinguistas percebem que os ditos investimentos talvez sejam pouco mais que despesas e o planeamento foi um enorme e redondo zero. Agora já não se vendem os anéis, já se cortam os dedos.

E é entre o absurdo e o ridículo de toda esta situação, que acabou por conduzir Liedson à porta de saída, que me interrogo o que realmente será verdade em tudo isto. O Sporting tentou de facto contratar Kleber e Djalma ou tudo não passará de mais uma encenação, com o objectivo de mais uma vez alguém arcar com o odioso da questão, numa manobra semelhante a muitas outras? ( O eterno papão FCP e PdC, os jogadores que se negaram, o presidente do clube que não quis vender, etc, ect) A era da SAD não trouxe nem a prosperidade nem a responsabilidade, mas post graduou vários gestores de topo na arte da encenação e representação, tendo encontrado em muitos Sportinguistas um publico disposto a aplaudir de pé as diversas pantominas. Esta teoria da conspiração pode parecer demasiado elaborada, mas convenhamos que nada há de melhor  do que tentar a contratação de jogadores já comprometidos para salvaguardar a imagem de quem não quer, não pode nem sabe contratar.

O Sporting ontem não perdeu apenas um jogador importante e querido de muitos Sportinguistas. Perdeu também muito do pouco prestígio que anda lhe resta ao ver-se ridicularizado por uns (presidente do At. Mineiro) e preterido por outros (pelo menos Djalma). E importa também lembrar que o próprio Liedson sai porque quer. Talvez cansado de tanto esperar por um Sporting mais competente tenha resolvido o que lhe pareceu ser melhor para o que lhe resta da sua carreira. Tal como outros o fizeram antes dele. E quem os pode censurar? Ao contrário de nós, adeptos, é uma prerrogativa que os profissionais podem exercer. A saída de Liedson é, sem margem para dúvidas, pelos seus contornos, um pontapé no baixo-ventre de todos os Sportinguistas. Quer nós, sócios e adeptos, quer ele, merecíamos algo muito melhor do que essa última recordação.

P.S.- Claro que, para quem não é Sportinguista, e em especial se é benfiquista, encontra neste absurdo uma boa decisão. Pois, que alivio...

P.P.S.- Já depois de colocar o post dei comigo a pensar no contraste que é  o Sporting: é capaz de produzir jogadores com a qualidade  de Ronaldo, mas contrata profissionais vulgares como Cristiano...

15 comentários:

  1. É isso mesmo! Nenhum Sportinguista pode censurar os jogadores que têm saído do clube porque é impossível um jogador cativar-se num projecto constantemente falhado como o nosso.

    Quanto a este último acto de gestão, era imperativo acautelar a saída do jogador com a contratação de algum outro com valor. Não se podia estar dependente de uma aposta numa contratação apenas.

    Parece que o Sporting não tem uma carteira de prospecção, um trabalho de acompanhamento de jogadores, para o imediato, para o futuro ou até para um possível bom negócio que se proporcione.

    Neste caso, independentemente da encenação ou não, para os sócios e adeptos tem de ficar sempre a incompetência dos gestores!!

    Para finalizar, o cretino do treinador, cada vez tem mais desculpas para tapar a sua incompetência..

    ResponderEliminar
  2. LdA:

    À medida que ia lendo o post, e assimilando a respectiva mensagem, ia acenando a cabeça de uma forma triste mas assertiva.

    Depois de o ler a única reacção que tive foi um esgar de um sorriso cínico, pq cheio de tristeza e conformação. O que aqui está descrito é o espelho do actual SCP. Ou melhor, o espelho dos actuais dirigentes do Sporting (e do seu passado recente), cuja acção levou à miserável situação que vamos observando.

    O Sportinguismo hoje, não vive, sobrevive. Está numa espécie de stand by. E o culpa desse sentimento transversal à nação leonina há-de ser de alguém.

    Ontem o nosso estimado leitor 10A recordou-me de um dicionário de língua estrangeira, em tom pouco urbano e muito ‘rural’, e do significado de ‘jeb’ ali contido. Pois, hoje em dia, já não é preciso recorrer a qualquer dicionário esconso da internet. Já todos (ou quase) intuíram o que significa ‘jeb’… e em bom português…

    Resta-nos aguardar e ter esperança que chegue uma nova era, bem melhor que a realidade aqui retratada. Faltam 53 dias e algumas horas…

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Criei hoje um blog sobre o sporting e adicionei-o á minha lista.
    Caso podesse agradecia que fizesse o mesmo.
    Http://ReinoLeonino.blogspot.com
    SaudaçõesLeoninas.

    ResponderEliminar
  4. "Claro que, para quem não é Sportinguista, e em especial se é benfiquista, encontra neste absurdo uma boa decisão".

    Pois a decisão foi mesmo boa. Espero que isso não faça de mim um não sportinguista, até porque não custa nada usarmos aqui a razão e fazermos a aritmética simples que nos diz uma coisa bastante óbvia: esta época para o Sporting, terminou. O Liedson não ia resolver nada este ano e este Sporting não precisa do Liedson para ficar em 3º. Para o ano, esperemos, estará um substituto à altura dentro do campo. É assim que as coisas funcionam, ou devem funcionar. O Liedson não nasceu sportinguista nem é português nem é nenhum Manuel Fernandes ou Oceano. É um excelente jogador que tornou-se emblema do Sporting mas que não deve nada ao Sporting, nem o Sporting lhe deve a ele. E eu digo isto tendo sido sempre e sendo sempre um fã do Liedson. Nunca o achei um jogador limitado, sobre-avaliado, protegido ou prejudicial à equipa, como muitos que agora pegam nisto para chorar qualquer coisa.

    Esta visão, claro está, não contempla as motivações do acto. Mas, o acto em si. Só. Se calhar, provavelmente, eles não o venderam convencidos que estavam a agir bem ou conscientes da razão do acto porque senso é coisa que por ali escasseia. Mas o acto em si, tenha tido boas ou más motivações, é bom.

    O post não diz que quem acha a decisão boa não é sportinguista. O post diz que os não sportinguistas acham de certeza a decisão boa. São coisas muito diferentes, tenho noção. Mas embora sejam muito diferentes a má interpretação pode aqui enviar uma mensagem errada.

    O Sporting depende do Liedson por alma de quem?
    Do Liedson ou de quem quer que seja? Podemo-nos pesar com a saída mas daí até aos absurdos exageros que se vão vendo um pouco por toda a parte fica a sensação que chorar tornou-se um hábito.

    ResponderEliminar
  5. Esta época ainda não acabou, quem desdenharia ganhar a Liga Europa? E mesmo a Taça da Liga ? Esta, para ser ganha, teria obrigatóriamente que passar por uma vitória na Luz, quem como sportinguista não gostava desse cenário?

    O que me parece estar em causa não é a venda do Liedson, era inevitável, mas o "timing" da mesma e a falta de arcaboice para arranjar um substituto para o que falta da época. O Liedson com 1/3 dos jogos do Postiga fez os mesmos golos, isso quer dizer alguma coisa. Do passado não vivemos, do futuro queremos que seja melhor, bem melhor, mas é no presente que devemos pensar, um melhor presente pode ser uma excelente alavanca para este periodo que se espera de mudança.

    ResponderEliminar
  6. LdA

    Eu, muito sinceramente, penso que o grande objectivo dos gestores dos últimos 15 anos do Sporting é darem corpo ao que aquele senhor de olhos esbugalhados disse quando apresentou o seu grande projecto de liderança do Clube:

    “Só há lugar para dois grandes em Portugal”.

    Guardou para ele o resto da sentença:

    “Para isso vamos acabar com o Sportinguismo, os Sportinguistas e, finalmente com o Sporting”

    Depois ainda apareceu o “irreverente” Dias da Cunha que tentou inverter a situação, mas todos os homens de mão já introduzidos no Clube trataram de lhe “fazer a cama”.

    Para o processo continuar surgiu Filipe Soares Franco que realmente informou a todos para o que vinha:

    “Os sócios só atrapalham. O que é bom é um clube de accionistas”.

    Depois de fazer a sua parte (ou a parte que lhe interessava) saiu e “ai Jesus que não há ninguém”.

    Os detentores da sabedoria há muito que empurravam JEB mas este, possivelmente pelo seu Sportinguismo, nunca quis aceitar. Muito empurrado e pressionado lá acabou por aceitar.

    E viu-se que o bando tem olho: realmente JEB neste ano e meio de mandato tudo fez para tirar aos sócios as poucas coisas que o Sporting Clube de Portugal ainda detinha, e quando o acabou de o fazer “tirou bilhete”.

    Para a cacetada ser completa no Verão deixou sair o “seu” capitão para um rival, e já depois de demitido vendeu Liedson, porque os vencimentos que lhe tinha dado eram muito elevados. As duas principais referências do plantel do Clube. Para distrair o pessoal ainda inventou as cenas do Kleber e do Djalma, que apenas serviram para o Sporting sair ainda mais desprestigiado e fazer cair ainda mais o fervor Leonino.

    E o objectivo da pandilha está cada vez mais perto: acabar com o Sporting Clube de Portugal.

    E nós? Vamos deixar?

    ResponderEliminar
  7. Quem é especialista neste tipo de novelas são justamente os benfiquistas que na sua pequenez, atrasadice mental, imbecilidade e pequenina visão dos acontecimentos alimentam a ânsia pelas referências que não possuem vai apara 20 anos, desde o Rui Costa, e deliram com os amores e desamores mexicanos bacocos por símbolos adquiridos como o Amaral, o Mantorras ou o "goleador romântico" Nuno Gomes. Jogadores que em campo não dão nada - este último - e que andam por lá a gozar de um estatuto que até os próprios sabem não ser donos, ou alguém acredita que o Liedson se achava uma bandeira do sportinguismo?

    No seu caso, havendo mais-valia dentro do campo, essa mais-valia era irrelevante num contexto em que a estrutura de futebol do Sporting concebeu para 2010/11 a miséria a que semanalmente assistimos.

    Num plano puramente emocional: viva Deus ou Maomé por se ter ido embora, porque vai gozar os últimos anos de carreira num clube diferente e que também gosta, saindo da miséria desportiva em que estava metido, sendo que daqui a 1 ano ou 2 essa oportunidade porventura não existiria, por já ter 34 ou 35 anos, ou 33 ou seja lá o que for.
    O Sporting, seguirá a sua vida. Arrumará a casa se Deus quiser, também, e já agora.

    Arrumar a casa: esta é a prioridade.
    E esta prioridade não passa pelo Liedson. Passará pelo Carriço, pelo André Santos, pelo Vukcevic, pelo João Pereira e por mais 2 ou 3, na medida em que estão em condições de servir o Sporting por mais 5, 6 ou 7 anos.

    ResponderEliminar
  8. MM,

    Em 1º lugar o acto de vender quem quer seja por parte de uma direcção que se demitiu é já de si muito discutível.

    Mais discutível ainda é comprometer ou alienar recursos que os Sportinguistas a breve trecho vão decidir quem querem a gerir.

    Na minha opinião isso é que é a questão central.

    Tudo o resto é secundário mas não quer dizer que não mereça análise.

    Estou à vontade em relação ao Liedson, a quem nunca deixei de reconhecer o valor e a importância que me pareciam justas, mas com quem deixei de ter a empatia que a maioria dos Sportinguistas tinham com ele. Aliás, nem com ele nem com ninguém, porque o que exijo aos jogadores é que sejam profissionais. Para porta-estandartes e defesa do Sporting estão os adeptos.

    É óbvio que Liedson queria sair mas não é assim tão óbvio que o Sporting o deixasse sair só porque ele quer ou que, uma vez tomada a decisão, não houvesse no mercado outra alternativa que não apenas o Kleber, sabendo-se tudo o que se sabia.

    É que o 3º lugar é tudo menos garantido.

    ResponderEliminar
  9. 8,

    Não tenho dúvidas que, mais uma vez, o PdC se saíu a rir de tudo isto e rumo ao seu objectivo bem claro quando proferiu a frase: enquanto eu for presidente do FCP o Sporting não voltará a ser campeão. Até agora isso apenas aconteceu por 2 vezes, mas não tenho dúvidas que grande parte da responsabilidade cabe-nos a nós.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,
    Compreendo isso. Mas estamos num momento em que a sintonia é outra. Tudo tem de mudar, tudo. Desde equipa, a treinadores, a dirigentes, a discurso, acção, tudo. O Liedson neste momento é um pouco irrelevante. 2º, 3º, 4º ou 5º a luta do Sporting é muito maior do que essa porque o problema é tão grande que este tipo de mini-actos de gestão são neste momento secundários.

    Por mim, saiam todos. Mas todos. Só lá ficava o Carriço, o Patrício, o Paulinho, sei lá o André Santos e o Vukcevic. Tudo o mais ia de comboio lá para o raio que os parta, ou quase tudo. Desde jogadores a presidente, com tudo pelo meio, desconsiderando justiças e injustiças porque quando se limpa deita-se muita coisa de valor fora.

    O que o Sporting precisa é isso. Nascer de novo.
    Recomeçar tudo.
    É mais ou menos isto. Exagerado mas um bocadinho assim.

    ResponderEliminar
  11. LdA

    Estou-me borrifando para se pc ficou a rir ou não. Todo o país está a rir. Não estou zangado por ser o Liedson a sair. Pessoalmente até considero um negócio aceitável. Só não tolero o modo como foi gerido o assunto, e a “bandeira” que demos.

    Ninguém respeita o Sporting a começar nos seus dirigentes. Acredito que esta dinastia vai acabar a 26 de Março, e desejo que nenhum, mas mesmo nenhum, trânsfuga apareça nas listas concorrentes.

    E, no mínimo, que os dirigentes que abandonam tenham a hombridade de pedirem desculpa aos Sportinguistas pelo mal que fizeram ao Sporting.

    PS – desculpa mas estou demasiado agastado e enervado com tudo isto, e para bem da minha saúde vou ver se consigo esquecer o Sporting por uns tempos

    ResponderEliminar
  12. Concordo em absoluto, LdA. Estou muito desgastado com tudo isto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. O orçamento era a pensar na ida á chapions, por isso está desajustado para o 3 ou 4 lugar.
    Se pareçeu uma proposta pelo jogador mais velho e mais caro, porque não aceitar?
    Depois quantos pontas de lança tem o porto, quantos tem o sposting?
    Foi um execelente acto de gestão, a mais numa época perdida. O maritimo acionou opção para compra do kleber, para onde ele vai?
    Pode ter sido bom para perceber que o nosso inimigo está no norte e não ao lado.

    ResponderEliminar
  14. O Couceiro já explicou o pseudo-caso Kléber e Djalma.
    Guardem as "pedras" para os adversários.

    ResponderEliminar
  15. Não estou a defender os directores do Sporting, mas está aqui a prova de como o Couceiro tinha razão...http://portal.csmaritimo.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1444:quem-esta-de-ma-fe-no-caso-kleber&catid=142:equipa-principal-201011&Itemid=257

    P.S - Este Presidente do Maritimo tem um par de tomates do caraças...Vejam os comunicados no fundo da página

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)