segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Tchau, Bambino, tchau, tchau, tchau



O Sporting é realmente um caso único no panorama desportivo mundial. Juntamos agora à maldição do 7, ao coleccionismo de capitães vendidos/dispensados/corridos, à novidade, já quase tradicional, da demissão de Presidentes com ou por causa de maus desempenhos de equipas técnicas.

Para mim demissões nunca constituem momentos dramáticos, antes desafios óptimos para poder avaliar e inovar o nosso trabalho, talvez porque ao longo da minha carreira profissional fui recorrentemente confrontado com a demissão de elementos importantes da estrutura produtiva onde estou inserido. O momento em que ocorrem é sempre péssimo, temos sempre a sensação de que deveria ter sido um mês antes ou no mês seguinte, mas como estamos a falar de factos consomados aprendi que o momento ideal é aquele em que acontece. Tal como nos divórcios o pior que pode ocorrer é deixar a relação degradar-se para lá do tolerável.

Bettencourt atinge o seu limite no momento em que para mim tinha reunido condições para poder mostrar algo de positivo, reestruturou o funcionamento do clube, as finanças, toda a estrutura do futebol, podia agora com pequenos ajustes aos erros que inevitavelmente qualquer pessoa que decide comete ter algum trabalho de qualidade, não que aquilo que foi feito antes tenha sido fácil mas não é visível nem nos enche a alma.

Tenho dificuldade em perceber as alegrias e euforias que por ai correm, a demissão de um Presidente é uma derrota do Sporting e isso significa que falhámos, que os projectos nos quais o Sporting se envolveu não tiveram o resultado esperado. Cada vez mais sinto a urgência de sucesso (seja em que área for desportiva ou financeira), não é o próximo projecto que tem de dar certo, era este, infelizmente continuo a detectar muito mais vontade de mudança do que de estabilidade. O que é bom é mudar quem está, não interessando os méritos que a sua acção tenha, para permanente destaque dos erros que sempre vão ocorrer. A regra ou o ditado que diz “Cada vez que apontas um dedo, tens quatro a apontar para ti.” faria muitas vitimas entre os Sportinguistas.

Julgo que o período que se avizinha não vai ser pêra doce, concordo com o Leão de Alvalade relativamente ao que deve ser feito, renúncia da restante Direcção (têm agora uma oportunidade para se conhecerem…) e marcação de eleições para meados ou finais de Março. O problema que não me sai da cabeça é, penso que essas eleições vão ficar vazias de listas concorrentes, ficando aí sim uma situação difícil de resolver. Seguir-se-á uma direcção de gestão eventualmente cooptada e o avolumar de criticas inconsequentes ao estado a que chegámos.

A futura Direcção eleita, encabeçada seja lá por quem for, seja ela formada por figuras publicas ou jovens lobos, tenha um projecto em magníficos powerpoints ou em papel reciclado, vai debater-se com uma realidade difícil que lhe vai limitar a acção tenha boas ou más intenções. Essa realidade é interna e externa ao Sporting. Se alguém quiser um bom programa eleitoral é simples, basta pegar no documento final do recente congresso e dizer este é o meu programa.

Continuamos todos órfãos de uma terceira via, que em vez de promessas de continuidade ou revolução, permita sim uma evolução, há méritos muito grandes na estrutura actual que é preciso não degradar e muito trabalho a fazer no emagrecimento de uma estrutura ciclópica que pouco oferece ao Sporting em termos de celeridade e rentabilidade da sua acção.

Para qualquer projecto ter o mínimo de viabilidade de execução é necessário, Sportinguistas, muitos, todos, aos milhões e que saibam distinguir o que é importante ou acessório na forma como vivem o clube. Alguns desses, poucos, serão eleitos dirigentes, compete-nos dar-lhes condições para vencer as adversidades e apoiar as nossas equipas em campo incondicionalmente.

Ah, antes que me esqueça. Notável é o Sporting!

21 comentários:

  1. LMGM,

    Veremos agora se o Sporting é grande.

    Veremos como se estruturará o debate no clube e que ideias oferecerão os sportinguistas ao clube. Aqueles que pretendam vir a liderá-lo, o que é a pretensão legítima de qualquer sportinguista, e aqueles que - por dever de consciência - entendem dever ajudar a construir um futuro melhor, mais participado, no clube.

    O Sporting, mais do que nunca, precisa dos sportinguistas. E espera dos seus sportinguistas ideias construtivas, desenvolvidas e sustentáveis.

    Esse é o maior desafio da vida do Sporting porque é o que se segue.

    ResponderEliminar
  2. "Continuamos todos órfãos de uma terceira via, que em vez de promessas de continuidade ou revolução, permita sim uma evolução".

    Com esta frase dizes tudo, mas espero sinceramente, que apareçam candidatos, era pessimo, não irmos para eleições por falta de candidatos.

    SL

    ResponderEliminar
  3. LMGM:

    De acordo com a maioria das ideias expostas. Apenas 'estranho' dois pontos focados. A saber:

    1.º ponto - Não notei nem alegria nem euforia... Mas tb é verdade que me concentrei apenas na blogosfera e, dentro dela, apenas nos blogues que costumo frequentar e ainda programas televisivos especiais pela madrugada de domingo dentro... Pelo que admito possa estar enganado e tenha existido algum 'foco', mais radical, de satisfação pelo falhanço de JEB. De qlq forma a existir estou convicto de que não terá sido o sentimento predominante no seio da família sportinguista.

    2.º ponto - vontade de mudança. Isso sentia e muita. Qd o que se tem é notoria e comprovadamente mau, julgo que a vontade de mudar é mais do que natural e legitima. Isto no meu ponto de vista, que é a de alguém que gosta mt do SCP, mais até do que aquilo que se calhar deveria gostar. Digo isto, pq por vezes chego a trocar a atenção e tempo que devo à minha família em prol do nosso clube... Não me interprestes mal, eu gosto mt do tempo que dedico ao SCP, apenas sinto que, nos tempos que correm, o tempo é um bem cada vez mais escasso e dificil de gerir, levando a alguns 'desconfortos de cosnciência'.

    Posto isto, devo dizer que o meu primeiro sentimento pós-demisssão de JEB foi de alivio... e o segundo uma mistura grande de apreensão (pela possível cooptação) e esperança (nas futuras eleições e no que poderá resultar delas). Considero como uma, talvez das ultimas, janelas de oportunidade para o SCP.


    Como diz o PLF: está na hora de tirar a prova dos nove e atestar a actual dimensão do SCP. Seremos capazes de enfrentar o desafio que se nos apresenta?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Depois de tudo o que foi feito, do ponto de vista desportivo e do ponto de vista financeiro, e se considerarmos que o rosto máximo, o principal responsável, se demitiu, a única solução possível (e admissível) é a seguinte: demissão de todos aqueles que o acompanharam, porque estes representam escolhas, e quem escolheu, sabemos bem, fugiu, demitiu-se.

    ResponderEliminar
  5. LMGM, muito bela reflexão essa.
    Centrada no clube, nos acontecimentos. Subscrevo essa noção de que não há momentos certos. Há o que existe, só. E pela minha parte a única coisa que pedia era o mínimo de sensibilidade perante os adeptos, no trato do acto: conter o egoísmo, a necessidade de criação de caso, esperar pela segunda-feira seguinte (hoje) e informar, informar-nos como deve ser.
    Perante o acto isto seria o mínimo indispensável, houvesse respeito (que não há) por nós. Passaram 2 dias já, e continuamos sem saber de nada. Não é assim que se fazem as coisas nem é assim que se trata um assunto desta importância.

    LMGM, revejo-me também na sua bondade. Ela não é, contudo, mais do que isso mesmo: bondade. Tinha condições ideais a partir deste momento? A reestruturação, o José Couceiro, um contexto em que poderia sair da ribalta e deixar o futebol a outros? Tinha. Mas LMGM, de que nos vale esse "tinha" ou "teria" se as ideias não só não existiam como ... eram as erradas?
    Eu também gostava que ele tivesse sido um bom presidente mas não há muito exercício de fé que possa passar uma borracha sobre aquilo que aconteceu ao futebol do Sporting.
    Não há maldições algumas. Há simplesmente maus actos de gestão e você refere uma das suas esferas: contínuo empobrecimento do futebol do Sporting que o fez chegar ao desplante de vender capitães a clubes rivais. LMGM esta acção teve um responsável e esse responsável demitiu-se. Como é possível não sentirmos alívio nesta situação?

    Significa por si só um arco-íris?
    Não, mas era o 1º passo. Sem este não haveria oportunidade de mudança, e ela agora existe. Será concretizada? Veremos.
    Subscrevo também a sua noção de rejeição de euforias. Não há motivos para euforia caso a 2ª metade do problema não seja atacada: o efectivo corte com toda uma série de práticas instituídas no clube que conduziram ao emagrecimento do seu valor desportivo, no futebol. Causa? Não faço ideia. Desde incompetência a crime, passando por pouca sensibilidade para o futebol. Seja lá qual for a causa - importando apurá-las para eliminarmos ou procurarmos agir sobre a hipótese de crime - o relevante é interrompe-las. Já, porque importa recuperar muita coisa e nós temos condições para recuperar. Recuperar depressa, porque somos felizmente um clube dotado de muito valor.

    LMGM, só uma pequena nota ainda em relação a este post e aos anteriores do Leão de Alvalade:
    É falso que não existam ideias e que sobre elas não possamos emitir juízo. Há pelo menos um grupo de pessoas que sabemos - assim queiramos ir ver o que nos dizem - ao que vêm, caso venham. O Paulo Pereira Cristóvão, findo o acto eleitoral último, continuou a fazer-se presente. O seu programa continua no ar, as suas intervenções existem, e perante a sua qualidade é muito injusto repetirmos a noção de que há um vazio qualquer de alternativa.
    Não, não há.
    Ainda que mais ninguém apareça, há pelo menos uma alternativa, alternativa essa de imenso valor. Gosto das ideias, gosto das pessoas que o acompanham e gosto do estilo como se conduz.
    Sem preconceitos, de forma simples, despretensiosa e rápida é muito fácil estarmos a par daquilo que o "Ser Sporting" tem para nos dizer. E aquilo que nos dizem é uma alternativa e pêras. Ao pé do passado recente seria um paraíso, arrisco dizer.

    ResponderEliminar
  6. LMGM:

    Terá JEB saído de facto por causa do mau desempenho do PS? Não me parece e se assim foi diz muito da preparação para o cargo do presidente demissionário.

    Concordo que nenhuma demissão tem o timing certo,no caso de JEB há a gravante de sair,por vontade própria, após 1,5 de ter sido eleito de forma retumbante.

    Estaria a relação JEB/clube esgotada tornando obrigatório este desfecho? Creio que não, porque julgo que a base de sustentação em que se baseou a sua eleição ainda subsiste. Digo isto em prejuízo da minha opinião pessoal. JEB precisava "apenas" de tomar melhores decisões sobre o futebol e aí não sei se seria capaz de inverter o sentido geral que pautou o seu mandato.

    O aparecimento ou não de candidatos depende essencialmente da decisão que será tomada amanhã. Se o caminho for a cooptação não espero nada de bom para os próximos tempos. Se o caminho for as eleições veremos que prazos serão concedidos e que candidatos surgirão para perceber melhor se a saída de JEB está ou não acautelada. Se houver a ideia de chapelada isso afastará os melhores e ficarão apenas os que não têm nada a perder.

    Depois o Sporting faz-se da vontade dos Sportinguistas e aí podemos dizer que os Sportinguistas têm sido demasiado permissivos com o que se tem passado no clube. Sem uma mudança de atitude dificilmente mudaremos de caminho.

    ResponderEliminar
  7. Concordo inteiramente e na sua plenitude com o comentário, muito bom, parabéns.

    http://ideaisleoninos.blogspot.com/

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  8. Seguirei agora com atenção as palavras do Dias Ferreira

    ResponderEliminar
  9. PLF, um desafio, bem colocado.

    Virgilio, sobre o primeiro ponto, não generaliso nem acho que seja um sentimento predominante, mas existe e é significativo.

    Sobre o segundo ponto, o sentimento de mudança é constante e transversal, até nos Presidentes se sente isso. Parece que no dia em que são eleitos ficam ansiosos por se ir embora.

    Daniel, a Direcção está legitimada em eleições, não acredito que continue mas se pensar que consegue tem legitimidade para tal.

    ResponderEliminar
  10. AGonçalves,
    Não disse infelizmente nada de mais. Tudo coisas muito simples enfim, porque não sabemos nada deste momento. Mas podemos e devemos ir fazendo um desenho mental daquilo que queremos para o futuro, caso sejamos chamados a intervir.

    E iremos ser, daqui a 2 meses ou no fim da época esse chamamento virá, porque mesmo num cenário de cooptação terão de haver eleições.

    Aí, como dizem, logo veremos que tipo de clube somos. Tenho a certeza que saberemos estar à altura do momento porque já os últimos 90% tiveram - julgo - a expressão de algo diferente. Não foi o "Paulo Bento forever" que o meteu lá. O que o meteu lá foi a tal aura de Sebastianismo, a juventude, o regresso de uma qualquer paixão muito forte. Para nossa infelicidade no seu interior estava também uma pessoa cheia de más ideias, francamente pobre na hora de julgar e decidir e cheia de dificuldades nas coisas mais simples, como o comunicar ou dirigir-se aos seus adeptos.

    Mantenhamos a mesma vontade de mudança mas tenhamos mais tino na hora de avaliar, na percepção que fazemos de qualquer coisa. Eu emendei a minha percepção, e espero que mais gente tenha feito o mesmo.
    O Sporting precisa de acerto.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. MM, Bettencourt nunca teve uma equipa estável a dirigir o futebol. Teria agora, foi embora... para isso fazia mais sentido sair com Ribeiro Teles.

    ResponderEliminar
  12. LdA, respondendo às tuas questões.

    "Terá JEB saído de facto por causa do mau desempenho do PS?" Não, por sucessivos maus desempenhos no futebol. Na minha opinião o actual era o mais simples de resolver do seu mandato. Provavelmente assumiu que não era capaz, nem a sua equipa, de fazer melhor.

    "Estaria a relação JEB/clube esgotada tornando obrigatório este desfecho?" A relação Clube/JEB não estava esgotada, a JEB/Clube só ele poderá dizer, aparentemente sim.


    "O aparecimento ou não de candidatos depende essencialmente da decisão que será tomada amanhã."

    O aparecimento de candidatos depende da vontade e condições de cada um para avançar, se depender de terceiros o melhor é vestir o cachecol e ir ter comigo às bifanas.

    "Se o caminho for a cooptação não espero nada de bom para os próximos tempos."

    Não aceito nenhuma cooptação de qualquer sócio fora dos eleitos para a Direcção. Aceito que um Vice assuma a Presidencia, acho que vai correr mal mas tenho por legitimidade democrática de aceitar. Não se elegem Presidentes, mas sim Direcções.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Eis o que penso que irá acontecer:
    Irão ser marcadas eleições para finais de Fevereiro. Uma das listas candidatas será encabeçada por Nobre Guedes e os restantes membros da direção, com Couceiro, Costinha e Paulo Sergio a continuar em funções. Logo aqui esta fica riscada por mim, já que não quero Paulo Sergio no clube.

    Uma outra lista virá do Ser Sporting. Esperemos que desta vez sem PPC e Eriksson. É que se o projecto até é interessante, aquelas duas pessoas são a personificação do desinteressante.

    Outra lista deverá aparecer, muito possivelmente de Pedro Souto ou alguém muito proximo dele. Esperemos que desta vez não renuncie em favor de ninguém, porque isso não lhe fica bem.

    Possivelmente poderá aparecer outra lista de alguém que não terá estado na ribalta.

    ResponderEliminar
  15. Bom texto, concordo em geral com a análise feita.

    Já tinha dito que achei o timing péssimo.No momento mais difícil não se abandona o barco.Como disse, este presidente revelou-se um beto sem preparação nenhuma. Só disse asneiras, armou confusão e não percebe nada de futebol.

    O momento não é para euforias. Concordo!

    A grande frustação prende-se, quanto a mim, com o facto do maior culpado disto tudo se manter no cargo que destroi os sonhos dos adeptos e do clube. Jeb não prestava mas se tivesse acertado no treinador a história era outra.Se tivéssemos no topo, com um bom treinador, um bom futebol, boas contratações indicadas pelo treinador, a crise pouco ou nada existiria.

    Serão concerteza marcadas novas eleições. Pelo menos assim espero. A grande angústia actual é esperar com reservas por algum nome que encha os sportinguistas de optimismo e esperança. É essa a grande dúvida, o grande medo se não surgir e o grande anseio.

    E depois veremos também, seja qual fôr a solução, de continuidade ou de mudança, se o treinador vai ser mantido.
    Não acredito que os sócios deixarão de se manifestar contra o treinador e parece-me claramente que será pressionado e perseguido porque a tolerância acabou e porque já ninguém o suporta, dentro e fora de campo!

    SL

    ResponderEliminar
  16. O futuro de facto deveria passar pela terceira via. Uma terceira via capaz de pacificar o Clube e gerar consensos!

    Será possivel aparecer essa terceira via?

    ResponderEliminar
  17. Quando digo que já ninguém o suporta, dentro e fora de campo, refiro-me ao trabalho que desenvolve dentro de campo e às atitudes e declarações que tem fora de campo.

    ResponderEliminar
  18. O Sporting precisa duma renovação e para que isso aconteça não pode haver uma solução de continuidade...precisamos de alguém que nos devolva o nosso Sporting, alguém que coloque em prática o lema sportinguista.
    Oxalá não seja mais uma vez...uma oportunidade desperdiçada.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)