sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Being Rui Oliveira e Costa

O intervalo no campeonato é uma boa altura para se avaliar as prestações das equipas. Se podemos considerar a subjectividade da análise quando falamos de exibições, há dados estatísticos que nos podem ajudar a perceber melhor a prestação das equipas e, de algum modo, desmistificar ou validar a visão veiculada pelos analistas, jogadores, treinadores, directores e até adeptos.



O nosso consócio Rui Oliveira e Costa é conhecido pela “visão estatística” a que costuma reduzir as suas análises. Quem sabe estes dados que aqui hoje deixo em análise e que são, por si só, eloquentes não lhe mereçam a atenção quando analisar na sua tribuna semanal o percurso do Sporting na Liga Sagres.

Todos os dados elencados abaixo são merecedores de reflexão por parte dos Sportinguistas, seja qual for a sua condição. Alguns deles são mesmo inquietantes, sendo ligeiro. Mas talvez interesse pouco por hoje perceber a verdadeira razão das coisas, agora que os Sportinguistas andam entretidos com a recepção ao novo anti-cristo do espírito leonino. Como é fácil desviar a atenção dos adeptos do que realmente interessa.
 
Espectadores por clube em 11 jornadas:
Porto: 245.601  média de 40.934
Benfica: 241.768 média de 40.295
Sporting: 117.852 média de 23.570
Guimarães: 97.656 média16.276
Braga: 59.549 média 11.910

Melhores assistências por jogo:
Dominadas pelo FCPorto E SLBenfica. O melhor que o Sporting consegue é um "honroso" 13º lugar, com 27.752. A melhor assistência é a do derby na Luz com 51.899.

Classificações à 11ª jornada nos últimos 5 anos:
Comparando as classificações dos últimos 5 anos à 11ª jornada verificamos que nunca estivemos no 1º lugar, apenas por 1 vez estivemos em 2º, a 2 pontos do 1º (06/07), uma em 3º a 10 pontos do 1º (07/08). O ano passado estávamos em 5º a 13 pontos do 1º.

Média de idades do plantel:
Sporting: 26 anos
SLBenfica: 25 anos
FcPorto: 22 anos

Média de idades das equipas nas 11 jornadas:
1     Porto        22
2    Braga        23
3    P. Ferreira    24
4    Beira-Mar    24
5    Marítimo    24
6    V.Guimarães    24
7    Académica    24
8    Nacional    25
9    Benfica        25
10    Portimonense    25
11    Olhanense    25
12    Naval        26
13    Sporting    26

Média de pontos:
FCporto: 2,8
SLBenfica: 1,9
Vitória: 1,9
Sporting: 1,6

Golos marcados :
Porto: 27, média de 2,45
Académica: 18, média de 1,64
Benfica: 17, média de 1,55
Braga: 17, média de 1,55
Guimarães: 16 média de 1,45
Sporting: 13, média de 1, 18

Golos Sofridos:
FCPorto:     4, média 0,36
Maritimo:     8, média de 0,73
Olhanense:    10, média de 0,91
Vitória:        11, média de 1,00
SLBenfica:     11, média de 1,00
Sporting:     11, média de 1,00

Média de posse de bola:
1    Porto        30       
2    Benfica        29   
3    Braga        29       
4    Académica    28   
5    Sporting    27

Fonte: Liga de Clubes.

39 comentários:

  1. Leão de Alvalade,

    BRUTAL.

    Os números não mentem. Estamos mesmo "no bom caminho".

    ResponderEliminar
  2. PLF:
    Era para ser esse o título mas achei por bem lembrar o nosso consócio que diz na sua tribuna que não vale a pena mudar de treinador porque, na sua história o Sporting só foi campeão 2 vezes recorrendo à chamada "chicotada".

    O que eu pergunto é se o que está em causa nesta altura é lutar pelo campeonato ou uma coisa bem mais importante como o prestigio do clube.

    ResponderEliminar
  3. Só falta ai um dado estatístico :

    " Nº de bolas no Ferro "

    Neste goleamos a concorrência :).

    SL,

    ResponderEliminar
  4. Esse ROC é um atrasado mental. Tenho vergonha que represente o Sporting num programa de televisão.

    ResponderEliminar
  5. Há estatísticas e estatísticas. Estas não se podem rebater.

    Há uns meses li no blog "Última Roulotte" uns posts excelentes acerca dos mitos leoninos. Um deles era a média de idades. Como vemos, apesar de termos uma média de 26 anos, ainda nos continua a faltar "maturidade". Concordo. Falta-nos essa maturidade mas a nível de dirigentes e treinador.

    ResponderEliminar
  6. Estamos mesmo bem! Somos uma equipa de topo com um futuro promissor..

    Claro que o jeb nao tem culpa disto. Ele tem culpa é do sucesso das amadoras..

    Mas claro que o que interessa é assobiarmos o ex-capitao pq assim ja podemos sair satisfeitos do jogo. Mesmo que levemos uma abada, pelo menos assobiámos até não poder mais. E já agora podemos tb gritar pelo jeb e bater palmas à direcção.

    Estamos mesmo bem!

    ResponderEliminar
  7. Sérgio:
    Pois, mas isso pode ser considerado meritório?

    ResponderEliminar
  8. Os números não mentem.
    Será que Oliveira e Costa viu bem? É que segundo os seus comentários a "coisa" não parece tão mal.

    E que tal confrontar JEB, Costinha e Paulo Sérgio (por esta ordem hierárquica) com estes "resultados"?

    Onde é que entram aí as bolas no poste? E as lesões? O tal azar/"é futebol" que o "nosso" forcado gosta de mencionar?

    Fogo, em mais de 100 de História, logo agora é que eu tinha de ser sócio do Sporting...

    Temos que fazer alguma coisa!! Este blog e outros mais têm se destacado pelo confronto de ideias, exposição de factos indesmentiveis e por uma preocupação enorme, séria e credivel, pelo "caminho" que o Sporting leva. Agora a sério, o que podemos nós fazer?
    Quando foi anunciado este "treinador" decidi renovar a minha box. Não vou a Alvalade desde que houve essa clara mensagem que o futebol, como espectaculo e veículo de Vitória, não conta para estes dirigentes.
    Estou farto e tenho receio do futuro que está a ser cavado.

    Temos que fazer algo. O quê?

    ResponderEliminar
  9. "decidi NÃO renovar a minha box"

    Assim é que está bem.

    ResponderEliminar
  10. Leão de Alvalade,

    é natural que o momento da equipa se reflicta nas assistências, que éo dado em que é mais manifesto no distanciamento do clube de muitos (dos mais fiéis) sportinguistas.

    Mas há que distinguir o momento da equipa e os bilhetes vendidos antes desse momento acontecer, porque simplesmente ainda não tinha começado o campeonato. E é nesse momento que se pode verificar a falência do projecto de JEB e Costinha: os sportinguistas simplesmente diminuíram substancialmente a sua adesão.

    A revolução deixou o clube esventrado, dividido entre os que queriam folclore, os que queriam sangue para aplacar a dor e os que rejeitam uma filosofia que nada tem a ver com a cultura do clube.

    No fundo, a qualidade dos resultados desportivos acompanha a qualidade dos resultados comerciais. Dificilmente se poderia esperar que quem é incapaz de encontrar na cultura do clube, fosse capaz de encontrar um treinador correspondente a essa cultura.

    O problema, portanto, reside acima de PS, que faz apenas o que sabe e pode.

    Não podemos aceitar que quem decide enterrar €600mil num treinador incapaz continue a passar entre os pingos da chuva. Não podemos continuar a aceitar uma cultura de desresponsabilização total no clube.

    Responsabilidade não é assumir um erro, é assumir as consequências desse erro.

    Quem consegue baixar tão drasticamente as performances comerciais (venda de bilhetes), financeiras (venda de jogadores) e desportivas (épocas sucessivas de resultados deploráveis, muito abaixo do potencial do conjunto de individualidades existente) só tem um caminho a percorrer.

    Não podemos deixar que Costinha assuma o erro da contratação de PS. Não podemos deixar que o Costinha assuma mais um erro e que continue sem ser responsabilizado pela vergonha que tem sido a condução do futebol do Sporting desde que chegou. Não podemos deixar de responsabilizar quem caucionou este estado de coisas, chame-se JEB ou seja-se ilustre membro da oposição.

    As más ideias do Sporting tem cara e nome. Chegou a altura de name them e shame them.

    ResponderEliminar
  11. PLF,

    Eu tb acho que chegou a altura, aliás já vem tarde começar a apontar as responsabilidades pela misérias que estamos.

    Mas parece-me que ainda há muitos Sportinguistas satisfeitos e esperançados com o que temos. Basta ver os comentários nos últimos post deste blog.

    Por isso parece-me que para muitos ainda não chegou a hora de responsabilizar ninguém, para muitos as coisas estão no caminho certo, não há nada de mau, muito menos de péssimo no que temos e portanto vamos ter de aguentar a miséria tal como está.

    A mim parece-me que só mais para a frente, quando os resultados miseráveis começarem a não dar margem de manobra a estes incompetentes, é que mais vozes vão surgir. E parece-me que nessa altura, mais uma vez, surgirão muitas desculpas, muitos culpados (entre os quais os terroristas, os pessimistas além do relvado), mas poucas responsabilidades assumidas.
    Afinal temos um presidente profissional..

    ResponderEliminar
  12. Se há noção do que se passa no Sporting, do seu (negro) futuro, da urgência de mudança, da escassez de tempo, do que é estamos à espera?

    É tempo de, tal como diz PLF, mostrar (e abater) a cara e o nome desta incompetência que pode ser fatal para o clube.

    Aqui debate-se o clube nas suas múltiplas caracteristicas. Somos sócios ("dos mais fiéis") e temos um cérebro que nos distingue dos demais. Juntos havemos de valer algo.

    Esperar até ao final da época é ir ao encontro do que esses (verdadeiros) terroristas querem. Aí surgirão, novamente, os discursos ocos, as promessas de "pão e circo", a vinda de Grimis, Purovics e outros tais a troco dos nossos dedos (porque os aneis...).
    Volta-se a acreditar, vendem-se cerca de 15 mil lugares anuais, ganha-se um torneio contra equipas britânicas que não sabem o que é futebol e, à 1ª jornada, perdem-se os primeiros 3 pontos e resto é postes e lesões.

    Há que admitir a falência de um projecto (se alguma vez houve algum), a incapacidade de gerir e lidar com futebol/clube e sair.
    Nem que tenhamos a ser nós a relembrá-lo.

    ResponderEliminar
  13. PLF,

    As assistências é normal que descem como disseste, mas o mais preocupante é o nº de Gameboxs que parece que também diminuiram.

    Acho que o problema de JEB é que o projecto que ele tem, tem como único objectivo, safar o clube da falência financeira. Para mim, ele esqueceu-se do projecto desportivo, que é o grande mobilizador de massas.

    O facto de termos um treinador claramente sem estaleca para treinar clubes grandes, faz com que se veja mais essa parte. Quanto ao que diz o ROC sobre "não funcionar o despedimento de treinador", quero lá saber do passado. Claramente a melhor opção para o SCP é MUDAR DE TREINADOR, não para ainda ganharmos o título esta época (porque para mim está entregue), mas para tentarmos conseguir o 2º lugar, ir à champions e valorizar os nossos jogadores para então, na proxima época, atacarmos o título.

    ResponderEliminar
  14. "Acho que o problema de JEB é que o projecto que ele tem, tem como único objectivo, safar o clube da falência financeira."

    Mike, permita-me discordar.

    Como é que se safa o clube da falência desportiva com estes actos?
    - Evaldo (3 milhões de euros)
    - Forcado e bandarilheiros (600 mil euros)
    - Pongolle (6,5 milhões de euros)
    - Maniche (mais de 100 mil euros por mês - cerca de 28 meses...)
    - Valdes (3 milhões de euros)
    - Venda de Veloso por 7 milhões de euros
    - Venda de Moutinho por 10 milhões mais o encargo NAC

    E, praticamente, tudo sem retorno financeiro e desportivo.

    Isto não é salvar o clube.

    ResponderEliminar
  15. Só referir que na próxima semana a média de espectadores será qualquer coisa como:

    Porto: 245.601 média de 20.466
    Benfica: 241.768 média de 20.147
    Sporting: 157.852 média de 13.154

    A conclusão contudo é a mesma, os 10.000 que iam regressar caso o Paulo Bento fosse despedido ainda não regressaram.

    ResponderEliminar
  16. E....? Se arranjarem outro anormal qualquer para substituir o PS talvez ainda piore em relação a este mesmo...

    ResponderEliminar
  17. Cantinho do Morais,

    Quanto ao trabalho financeiro não posso apontar grande coisa ao JEB. O clube já estava numa má situação quando ele entrou e a unica coisa que fez foi terminar a renegociação com a banca. Quanto às contratações que falas, tirando o Pongolle, o resto são activos valiosos. E ainda tenho esperança que o Pongolle possa ser vendido pelo preço perto do da compra.

    ResponderEliminar
  18. LMGM,

    a conclusão de que os 10.000 que iriam voltar quando saísse o Paulo Bento ainda não voltaram, ainda que não séria, parece-me infeliz.

    Eu, por exemplo, voltei. Aliás, nem esperei pelas promoções de natal para comprar a GB nesse ano e não deixei de estar no estádio. E com prazer, pois foi com o Carvalhal que vi o melhor futebol dos últimos anos. Eu e muitos outros, como se pode verificar aqui:

    http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/03/em-frente-sporting.html

    Foi o que aconteceu depois que voltou a afastar-me.

    ResponderEliminar
  19. PLF,

    Melhor futebol que o Carvalhal, apresentou o Peseiro não achas?

    ResponderEliminar
  20. Para se informar correctamente era preciso dividir os tais 117852 por cinco jogos em casa e não pelos 11 que o lampião de alvalade diz no seu post..Depois só com uma massa adepta coesa e unida é que os clubes são grandes, esteja lá quem tiver a dirigir se todos fossem unidos e não faltassem nos pavilhões e nos estádios não era necessário este post..

    ResponderEliminar
  21. Desculpem-me não queria dizer lampião de alvalade mas sim o leão de alvalade...Peço desculpa ao leão de alvalade..Mas são os efeitos dos ares do norte..

    ResponderEliminar
  22. PLF, a referência aos 10.000 vem da época das eleições, quando alguém perguntava onde a lista Ser Sporting ia buscar 20.000 novos sócios eu respondi - Fácil, 10.000 por sair Paulo Bento, 10.000 por sair a "geração".

    Estou certo que milhares vão regressar quando formos campeões, a maioria talvez só mesmo no último jogo para celebrar no Marquês. Não sei nesse dia quem será o treinador nem o presidente, sei que houve quem fosse embora se não despedissem o Robson...

    Eu cá espero por eles, mas sei que são adeptos do Sporting campeão e eu sou só do Sporting Clube de Portugal.

    P.S.- Estou a generalizar e não a falar de ninguém em particular, cada pessoa tem as suas razões e não tem que as justificar.

    ResponderEliminar
  23. Malandro!

    'Atão' isso lá são estatísticas que se apresentem?

    A culpa de dar a conhecer ao mundo tais estatísticas é, obviamente, do autor do post. Um terrorista da pior estirpe... A dar uma imagem negativa do clube... Isso faz-se? 'Raisparta' este lampião de Alvalade 'maizos' ares do 'nuorte', que tanto mal fazem ao meu queriducho Je... perdão, Sporting!

    O estádio não enche e a desunião permanece por culpa destes 'bines ladens' que se dizem sportinguistas... Uns malandros, pá! Era escorraçarem-nos a tds... atiçar-lhe os cães... acertar-lhes com bolas de pingue pongue na moinas brancas alvas loiras ou morenas (as de golf estão sem stock no mercado...)

    Saudações (berdadeiramente) leoninas... carago!

    ResponderEliminar
  24. O cantinho de morais é um destabilizador..se fosse inteligente e se andasse a par do Sporting saberia que o moutinho foi vendido por 11 milhões e mais uma percentagem de uma venda futura..Ainda mais a metade do pase do postiga,..E ainda mais o ter deixado um lugar para um jovem melhor que ele o andré santos e que gosta do clube como eu gosto..Antes de escreverem informem-se para não dizerem asneiras..Os bimbos têm seis jogos em casa como as galinhas..Cada um deles já jogou com o rival directo em sua casa..Nós só temos 5 jogos em casa e ainda não jogámos com nenhum deles..Por isso têm mais adeptos em casa..Quando houver eleições concorram e parem de dizer mal..Porque só com uma massa adepta unida e coesa conseguimos triunfar..para mim o Sporting está acima de tudo..

    ResponderEliminar
  25. Aos leitores:

    Efectivamente cometi um erro ao fazer as médias, o que, no entanto, não altera significativamente os dados, como se pode verificar agora que estão corrigidos em função do número de jogos disputados em casa por cada uma das equipas.

    Pelo facto peço desculpa aos que induzi em erro.

    ResponderEliminar
  26. LMGM,

    continuo sem perceber a referência nem a generalização. É que, como eu, muitos voltaram quando o PB saiu de cena e o Sporting voltou - com os mesmos jogadores - a jogar um futebol apresentável. E essa época nunca seria a tal do "Sporting campeão".

    Custa-me a aceitar...

    Custa-me a aceitar que o problema seja verdadeiramente os sportinguistas. Não são melhores nem piores que os benfiquistas ou os portistas e se os nossos adversários conseguem ter competência na sua gestão, então também haverá sportinguistas capazes de a introduzir. O Sporting não é um clube de bridge mas escusa de governar para o QI médio do juve leo.

    Fez-se a vontade do presidente e do Costinha e o resultado é miserável. Para quando a responsabilização? Para daqui a 2 anos e meio?

    Para quando deixar de apontar o dedo àqueles que apenas demonstram a falência de um projecto assente em más ideias (algumas delas aqui expostas à evidência)?

    Para quando deixar de apontar o dedo àqueles que viraram as costas e olhar para as causas?

    Para quando?

    ResponderEliminar
  27. Sinceramente não acho importante falar sobre as medias de assistencias no estadio, porque tenho a sensação que nem nos anos que fomos campeões, acabamos como lider nas assistencias. Nos ultimos jogos desses campeonatos sim, devemos ter batido record de adeptos no estadio.

    Lembro-me de entrar no estadio para ver o Sporting pela primeira vez a disputar uns 1/8 da LC (um dia com muito significado para mim, mas isso sou eu que contento-me com pouco e tenho a "bitola" muito baixa) e sermos apenas 25 mil.

    Importante para mim, é ler que há sócios que se vanglorizam por ter deixado de ir ao estadio...que bom, é mesmo um motivo de orgulho!

    Eu penso de outra maneira, penso que o Sporting vivia bem sem mim, eu é que vivia mal sem o Sporting.
    E feito parvo acabei de dar 5 euros para ir ver o paços, em vez de comprar um maço de tacabo e um pacote de pastilhas!!!

    Para os outros, dia 27 estamos lá a gritar pelo nosso amor e mandar cara*+*+* ao moutinho, ao bimbo da costa e a todos os tripeiros nojentos.

    SL

    ResponderEliminar
  28. A diferença no nº de espectadores comparativamente aos 2 maiores adversários do Sporting é assustadora.
    Se pensarmos que o nº de assistências é um espelho da conjuntura actual (11 jornadas disputadas e a já 13 pontos do 1º) a questão é menos importante por não ser nada que não possa ser corrigido. Corrigindo-se a performance desportiva, corrigem-se esses nºs.

    Mas se atentarmos ao padrão de evolução nos últimos anos:

    2004-2005, 508 073 espectadores
    2005-2006, 545 686 espectadores
    2006-2007, 498 887 espectadores
    2007-2008, 440 712 espectadores
    2008-2009, 397 756 espectadores
    2009-2010, 369 083 espectadores

    Percebemos claramente que a questão vai muito para além da conjuntura. O Sporting em 2006 e 2007 luta pelo título e nesta 2ª disputa a Liga dos Campeões. Assim acontecendo, na 1º mete uma média de 32 000 espectadores no estádio (em 17 jogos) e na 2º uma média de 33 000 (15 jogos).

    Estes nºs fracos dizem-nos algo, sendo o Sporting para mais um clube de Lisboa onde certamente não seria muito difícil arranjar pelo menos 40 000 dos seus adeptos para levar ao estádio.
    O divórcio existe e é real, quando nem seriam até precisos nºs que o confirmassem, bastando saber e reconhecer a forma como temos vindo a olhar para o Sporting nos últimos anos - como o Cisto disse: notando que a perda de força espiritual do Sporting (Sportinguismo) é verdadeira.
    E ela mais assustadora se torna quando nos lembramos que em Portugal os adeptos por tradição torcem por 1 de 3 clubes, na sua esmagadora maioria, porque em Portugal é infelizmente assim ...
    Desses 3, 2 metem em média 40 000 no estádio.
    Um outro, 30 000, em épocas mais ou menos conseguidas. 20 000, noutras.

    Tudo isto é muito preocupante. Mas é só o normal resultado de um Clube que vive descaracterizado, afastado da sua própria cultura e entregue a gente que faz os possíveis e os impossíveis para desagradar e apresentar resultados medíocres.

    ResponderEliminar
  29. Mas que mais é preciso acontecer para entender que não é com estes senhores que vamos lá!!

    ResponderEliminar
  30. Tb para mim é um motivo de orgulho estar sempre presente e todos os anos compro a gameboxe..Só penso em apoiar apesar de algumas vezes vir de lá irritado..Mas como amo muito o meu clube ao fim de alguns dias estou pronto para apoiar outra vez e no sábado lá estarei contra os bimbos..Porque como já disse juntos vamos conseguir triunfar..

    ResponderEliminar
  31. Renato,

    Tal como tu, também vivo no Alentejo, mas no caso mais para o interior e tal como tu também sempre comprei gamebox... mas ao contrario de ti eu não penso só em apoiar....

    Qual é o resultado da tua postura? Do apoiar de uma forma acritica?

    Sê exigente...pensa e avalia.

    ResponderEliminar
  32. As estatisticas reflectem aquilo que quisermos!

    Dois exemplos:

    Qual é a percentagem por equipa de jogadores portugueses dos três grandes?

    Qual foi a média de espectadores no último ano em que o Sporting foi campeão em comparação com os anos seguintes em que não foi ou em comparação com os outros clubes?

    Afinal é são os adeptos que puxam pelo clube ou é o clube que puxa pelos adeptos? Quando ganhamos todos vamos, todos compramos a Gamebox!

    Vejan o exemplo de clubes como o Liverpool, Arsenal, B. Dortmund, At.Madrid, etc, que não ganham o campeonato à vários anos, em que os adeptos tb protestam quando é necessário, mas ao fim de semana lá estão enchendo sempre o estádio.

    O que nos impede de ser assim? Somos ou não a melhor massa associativa do mundo?

    ResponderEliminar
  33. As estatisticas reflectem aquilo que quisermos!

    Mas se não quisermos nem as estatísticas servem e 1+1 pode ser 11 ou 2. Ou 3.

    ResponderEliminar
  34. Afinal, a estatistica é aquele ramo da ciência matemática que reflecte sobre... perguntas.

    Vivendo e aprendendo...

    ResponderEliminar
  35. No início dizia que há estatísticas e estatísticas. Por exemplo, no encontro Portugal - Espanha, a posse de bola foi de 39% para Portugal e 61% para a Espanha. Isto tem o valor que tem, ainda por cima atendendo ao resultado. Outra coisa é a queda sistemática da afluência a Alvalade. Ou qualquer outra apresentada neste post. A estas, não há volta a dar.

    ResponderEliminar
  36. Enquanto a discussão se envolver em "quem é mais sportinguista", ou "se eu vou ao Estádio e tu não vais então eu sou melhor que tu, eu amo o clube e tu não", ou "eu não critico, proponho alternativas, avalio, penso pela minha cabeça porque amo o meu clube" em oposição ao que critica, expõe evidências e a SUA opinião que é logo apelidado de terrorista e mau sportinguista... não vamos lá.

    ninguém tem o direito de avaliar o grau de sportinguismo do outro. todos são SPORTING à sua maneira e com as suas convicções.
    a questão é em torno de uma gestão/direcção que se mostra incapaz de tornar o clube naquilo que sempre foi, um VENCEDOR.

    Os factos estão aí. há quem queira analisar os dados daqui a uns anos. outros que querem analisar já.

    ps: não me orgulho desta época não ir ao estádio e gostava imenso de acreditar que este Sporting ainda pode mudar, mas não consigo.

    ResponderEliminar
  37. destaque para este comentario do renato: "Porque só com uma massa adepta unida e coesa conseguimos triunfar..para mim o Sporting está acima de tudo."

    Falacia numero um: o destino do Sporting nao depende das decisoes de gestao dos dirigentes e tecnicos mas da coesao da massa adepta;
    Falacia numero dois: para se defender o Sporting acima de tudo, eh preciso ser-se acritico.

    ResponderEliminar
  38. Leão de Alvalade, Todos,
    Nem de propósito:
    “Mais duas épocas assim e o Sporting pode começar a aproximar-se mais do Sp. Braga e V. Guimarães que do Benfica e FC Porto”, avisa Varandas.

    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1467191http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1467191

    O problema aqui é ... isto a mim nem me diz muito. É fundamental perceber porque é que existe esta perda, e ela passará como é óbvio pela performance desportiva. Ninguém compra um par de sapatos ser muito barato ou por estar muito bem apresentado (hoje em dia os elogios a esta gestão parecem reduzir-se ao excelente marketing que vimos fazendo, ao que isto chegou ... como se o marketing do clube tivesse que estar na linha da frente quando avaliamos o trabalho desta gente), mas sim se é bom e se gostamos dele ...
    Sem bom futebol e sem resultados, não há público.
    É muito simples.

    Mas esta perda nem é o mais importante, para mim. Os adeptos em Portugal escolhem 1 de 3 clubes, e é impossível não fazer a relação entre os nºs que este post mostra e aquilo que toda a gente sente e sabe, "cheirando" as coisas:

    Há cada vez menos gente a escolher o Sporting.
    Isto é o mais preocupante de tudo. De longe.

    ResponderEliminar
  39. Link correcto:
    http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1467191

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)