segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um clube diferente*

Não é líquido que os abundantes ecos de uma censura imposta às claques do Sporting sejam completamente verdadeiros: pela minha parte confesso que preciso de mais do que um comunicado da Juventude Leonina para acreditar neles. Do mesmo modo, não é líquido que um desmentido oficial do Sporting Clube de Portugal impedisse a sedução de oferecer-lhes crédito: tenho muita dificuldade em acreditar e sinto demasiada facilidade em duvidar daquilo que hoje o meu Clube me afirma, diz e comunica. É infelizmente o que de mais importante retiro deste factual / falso /  exagerado / combinado / manipulado / verdadeiro relato ou episódio. Uma noção que infelizmente vem de a algum tempo a esta parte sendo firmada: o Sporting está um Clube diferente, pouco verdadeiro, pouco claro, confuso, perverso. Perverso no seu interior. 

Desorientado, igualmente confuso, muitas vezes despreocupado e enormemente apático. Apático no seu exterior. Ao ler o conteúdo para o qual o atalho no post do JVL nos direcciona foi a única coisa que consegui perceber. Não senti caso, gravidade, motivo de preocupação, medo ou surpresa. Apenas repulsa e uma sensação extrema de perversão, perversão essa que em mim, confesso, é - de longe - a pior coisa que posso numa dada situação sentir. Senti-la sobre o Sporting, ou no Sporting, faz-me experimentar engano e detectar revolta.

"Onde quer que haja degeneração e apatia existe também perversão sexual, fria depravação, aborto, envelhecimento precoce, má humorada juventude, declínio nas Artes, indiferença à ciência e injustiça sob todas as suas formas". Foi disto que me lembrei ao ler o conteúdo, uma pequena passagem de Tchekhov, apenas e nada mais, não me interessando saber sobre a veracidade do que é dito. Nem sentindo desejo de pegar num qualquer episódio que envolva a claque mais antiga do Sporting para ter uma discussão sobre Censura, discussão na qual seja necessário invocar um grupo sempre muito activo na constante e débil auto-imposta função de ora pactuar com o desgoverno ... ora interferir nas suas decisões.

Desde um episódio num aeroporto, passando por uma conferência de imprensa transformada em palco de ameaça dirigida a um concreto sócio, até aos relatos de uma Assembleia Geral marcada por episódios de violência e represálias envolvendo o grupo que agora reclama moral virgindade ... foram todos estes mais do que motivos para que tivéssemos já todos "julgado" os tiques, conduta e modo de acção do actual elenco directivo do Clube. Contudo, a apatia existiu, e existe, porque a vontade de julgar, e julgando mudando ... não parece ser real. Somente pretensa, ou dialéctica.

Já a perversão, essa é efectiva. O Sporting está hoje um Clube diferente. Para pior, bem entendido.

*Texto escrito para o "ANorte" pelo nosso leitor MM, a quem agradeço o favor e  a confiança. E  porque vem na sequência de coisas estranhas sucedidas sábado, chamo a atenção para o que se diz no Banco da Mexicana a propósito da forma como foram tratados os Sportinguistas nos momentos que antecederam o jogo e que já tinham sido também abordados pelo nosso amigo JG no Rugido Leonino.

17 comentários:

  1. Leão de Alvalade, tranquilamente e de forma curta eu é que agradeço e já agora deixo a pequena nota de que esses (novos, na sua publicação relativamente ao post do JVL de ontem) relatos embora não se misturando com as claques do Sporting estão obviamente - subscrevendo-te - relacionados com a natureza de tema. Mais graves, bem mais graves, e que tal como as "tarjas" alertam para a incrível capacidade que o Sporting nos dias de hoje exibe de trair-se a si próprio, traindo - o termo não pode ser outro - os seus.

    No Banco da Mexicana como está aí em atalho;
    Ou aqui, onde o Virgílio narra aquilo que no local presenciou;
    http://www.centurialeonina.com/2010/11/o-que-e-pior.html
    E aqui;
    http://sportingatmorrer.blogspot.com/2010/11/voz-do-adepto-leonino-so-vive-de.html

    Entre outros que seguramente existem.
    Tudo isto provoca repulsa e misturado com a liberdade que (ao mesmo tempo que era exercido extremo controlo sobre os seus) o Sporting, aparentemente, permitiu que fosse usada para que na sua própria casa pudesse ser enxovalhado por adeptos do Porto só acentua a (imperdoável) perversão para onde os mais altos dirigentes do Sporting querem atirar / atiraram o Clube.

    Pouco surpreendente, revoltante, e absolutamente imperdoável. Se as derrotas e o insucesso puderem ser encaixados, a traição seguramente não pode.

    ResponderEliminar
  2. Queria dar os meus parabéns ao a Norte de Alvalade pelo trabalho sério que vem fazendo em prol do Sporting.

    Acabei de ser surpreendido ao ver o único blogue que vou lendo sempre que o meu tempo me permite acabar de aparecer na televisão mais concretamente no Jornal de Desporto da SIC pelo excelente trabalho que realizaram no âmbito dos relvados naturais e sintéticos.

    Os meus parabéns! E como leitor deste blogue julgo que também me posso sentir orgulhoso, não acham?

    ResponderEliminar
  3. MM, LdA:

    Aguardava pelo post do ‘ANorte’, para me poder pronunciar sobre a eventual censura à JL. Não sei se o que a claque afirma no seu comunicado é verdadeiro (parcial ou totalmente) se é inventado (parcial ou totalmente) ou se não será, inclusivamente, puro cinismo, uma vez que corre por aí a teoria de que poderão estar de conluio com o CD. Já nada me espanta, e acredito em todas essas possibilidades… É difícil de descortinar, tendo como origem a JL e/ou o actual CD e suas recentes atitudes… O que sei é que a censura no SCP existe e tem sido exercida sobre sócios e adeptos mais ou menos anónimos e de uma forma mais ou menos organizada e reiterada. Enfim, há variadíssimos episódios a atestá-la. Não cabe agora listá-los a todos. São conhecidos. A coacção nas AG’s, por exemplo, essa, é já um facto indesmentível… consumado.

    Enfim, é mais uma tristeza, a somar a muitas outras que vão acontecendo dentro do SCP e que contrariam a essência do que foi (quero acreditar que ainda o será para a maioria da nação leonina) o SCP.

    Quanto às filas para entrar no estádio e a tremenda falta de consideração que existe nesta situação, vivi-a, experimentei-a na pele uma vez mais… Cheguei à fila para a porta 2 (não indico o sponsor, de que até sou cliente, por pudor), vindo de um convívio com o JVL e mais um amigo sportinguista, seriam 20:25H. Entrei eram 21:15H, mesmo à beira do inicio do jogo. Como o meu lugar se situava na bancada B, era ver a malta toda correr as escadas da maneira mais rápida que cada um podia, para não perder o arranque da partida. Desde idosos, senhoras e crianças… Tive sorte, as minhas (ainda) boas pernas responderam bem e permitiram ver o pontapé de saída mesmo qd assomava à entrada para o sector B31. Depois fui procurar a minha fila e o meu lugar, importunando que já estava sentado. Considero que mesmo assim tive sorte, porque muitos, mas mesmo muitos outros não puderam ver o inicio e perderam largos minutos de visionamento do jogo… Ora bem, se esta fosse uma situação ocasional, ainda se tolerava, mas não… Repete-se uma e outra vez. Não sei se o JVL, que julgo ter entrado na porta 3, teve a mesma sorte que eu… o que sei é que prevenidos, acabamos por prescindir de mais uns momentos de convívio e deslocámo-nos para o estádio com praticamente uma hora de antecedência. Julgamos (mal) que seria mais do que suficiente, permitindo assistir ainda a parte do aquecimento, entrada dos jogadores em campo, ver as coreografias das claques na sua entrada, enfim, ‘beber’ daquele ambiente inicial, que mexe muito com a emoção e disposição para encarar o jogo…

    (COnt.)

    ResponderEliminar
  4. As condições de espera, apertados, com malta a tentar entrar na fila, outros a impacientarem-se, as bocas mais ou menos vilipendiosas que acabam por sair das garagantas mais ansiosas, só fazem com que 90% das pessoas entre já no estádio irritada, muitos manifestando logo ali arrependimento pela deslocação ao estádio… É triste. Qd se advoga a falta de assistência em Alvalade, ver os adeptos e sócios leoninos assim tratados…

    Só mais um aparte, na minha fila existiam dois steward para verificar o bilhete: confirmar se o seu portador se encontra na fila correcta, após 45 minutos de espera(!) e, cinco minutos depois, aparece mais (UM) steward, esse sim para revistar os adeptos do sexo masculino e outra steward (quase sempre parada) para fazer o mesmo às nossas leoas… Que invariavelmente (pq em mt menor numero), acabam por se amontoar já dentro do estádio a aguardar pelos respectivos acompanhantes... Pergunto eu que não percebo patavina de organização de eventos desportivos: mas que raio de organização é esta que coloca dois gajos a confirmar bilhetes e apenas um a revistar as pessoas? Mais uma questão: porque é que nos jogos de maior afluência não se reforça o n.º de stewards? É que não foi uma nem duas vezes, que ouvi gente a queixar-se que o n.º desses agentes é invariavelmente o mesmo, independentemente da importância do jogo e da afluência expectável…

    Por fim, fica o meu agradecimento a esta participação do MM com o nosso blogue. Sem surpresa constato a sua qualidade habitual. Muito obrigado MM, pelo teu contributo.

    Abraço... a 'ambos os dois'

    ResponderEliminar
  5. Pedro CarvalhO:

    Claro que pode. A qualidade do blogue depende MUITO daquilo que os nossos leitores contribuem, independentemente do eco que eventualmenter possa ter na comunicação social.

    Trabalhamos (mt mais o LdA, como é bom de notar) em prol do Sporting e dos Sportinguistas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. MM, boa "posta". Não tive qualquer problema na minha porta, tendo inclusivamente visto entrar um elemento com uma camisola com os dizeres "Tripeiro... Não obrigado!". Já antes entrei pela porta 3 e a confusão era maior provavelmente por ser a porta que dá acesso ao sector da Juve.

    Sinto-me sempre um pouco como um refém quando hoje vou à bola no estádio. Nunca irei entender a necessidade de centenas de stewards num jogo em que o adversário leva pouco mais de cem pessoas.

    Irrita-me profundamente estar sujeito a uma ditadura, onde sou revistado, encarneirado, bebo café numa estação de serviço sobre escolta policial... É tudo estranho e desproporcionado à grande maioria das ocorrências.

    Tenho dificuldade de conceber a Juve a aceitar censura, quer de discurso, quer de acção, não tenho dificuldade de conceber a ordem dessa mesma censura. Aguardo desenvolvimentos.

    Pedro, isto sem leitores e comentadores não tem piada nenhuma.

    ResponderEliminar
  7. É difícil mesmo Virgílio, claro que é.
    Daí ser já difícil qualificar os episódios, tantos se sucedem. Foi o ano passado na recepção ao Benfica em que permitiram que os seus adeptos estivessem em maior nº do que os do Sporting, o terem permitido que estivessem fisicamente próximos dos do Sporting havendo inclusive relatos de sportinguistas que tiveram de mudar de lugar no estádio porque se sentiam ameaçados (lembro-me das situaçãos narradas pelo João Pedro Silva na CL), ameaças a sócios do Sporting por parte do seu presidente, o mandar calar adeptos num aeroporto, o afirmar num núcleo que um sportinguista lá presente não era bem-vindo, são as idas de férias a meio da época com o Sporting a disputar clássicos, foi a rábula da aceitação de adiamento do derby na 2ª volta sem que tivesse existido este ano a (nada surpreendente) devolução da cortesia, são os almoços e os sorrisos com Luís Filipe Vieira, são as tentativas de negociatas verdadeiramente impensáveis envolvendo Izmailov, Makukula e uns quantos trocos em euros, a transferência de um capitão para o Porto, a permissão para que claques do Porto dispusessem tarjas com agradecimentos pelo Moutinho, Quaresma, Futre e outros enquanto - pelos vistos - preocuparam-se em "pedir" que as claques do Sporting retirassem as suas. Os tais relatos de hoje em que podemos ler tanta gente que diz ter havido excessiva preocupação em controlar a entrada dos adeptos do Sporting, agressões a adeptos do Sporting por parte da polícia, o importante pormenor que o Virgílio aponta duma grande maioria que entra já no estádio sem paciência e irritada enquanto os adeptos do Porto entraram e viram o seu jogo normalmente, e claro ... tudo aquilo sobre a ainda recente AG em que aparentemente existiram agressões dos garotos da Juventude Leonina - encomendadas - que visaram sócios que lá estavam presentes.
    Tudo isto já cansa e cheira demasiado mal.

    ResponderEliminar
  8. Com que então o mai melhor bom treinador do mundo e arredores levou cinco na pá!!! Engole ó Zé... Que rica banhoca de humildade... A ver se baixas a crista... Que já andavas mt cagão.

    ResponderEliminar
  9. MM:

    A lista já vai gorda, mas não me admirava nada se nos estivessemos a esquecer de algum episódio...

    Cheira demasiado mal sim... Cada vez mais.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Eduardo Barroso no tvi24

    "O presidente do FC Porto foi tratado em Alvalade como um lorde.

    Temos que mostrar o nosso desagrado. Temos todo o direito.

    O Liedson deitou a bola para fora quando o Moutinho estava aleijado. O Moutinho ignorou o Maniche caído no chão.

    Villas-Boas teve gestos de símio, até foi confrangedor. Tanto histerismo. Não sabe perder nem sequer empatar.

    Fui saneado de ir para a tribuna de honra porque me ia portar mal. Ia assobiar o nosso ex-capitão. Tenho mais anos de sócio do que a maioria dos que lá estavam.

    Porque é que a direcção não deixou a Juventude Leonina utilizar as faixas de desacordo das afirmações do meu presidente? Tinham todo o direito. Foi uma vergonha.

    Já não sei o que pensar do meu presidente. Primeiro o nosso ex-capitão era uma maçã podre, depois diz aquilo dele?

    Um líder tem que saber ser coerente e ser líder de umas tropas, no bom sentido. Foi a gota de água. Para mim acabou!

    Estou muito, muito desiludido. Não sei se vou resistir a esta desilusão."

    ResponderEliminar
  11. Finalmente o Dr. Eduardo Barroso abriu os olhos. Falta mencionar a referência que fez à subserviência do presidente aos trupe dos corruptos nortenhos.

    ResponderEliminar
  12. Caro MM, obrigado pelo seu contributo,que é muito bem-vindo. O que escreve aqui vai no sentido daquilo que digo muitas vezes, desde há uns tempos para cá: o Sporting é um clube diferente - para pior.
    Não quero insistir demais nos temas que foram analisados aqui ao longo da última semana. Mas posso afiançar-lhe que o comunicado da JL é fiel ao que sucedeu em Alvalade.
    Caro Pedro Carvalho, o seu comentário é melhor do que qualquer elogio que possamos receber. O trabalho do LdA é merecedor do nosso orgulho. Muito obrigado.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  13. O Eduardo Barroso tem toda a razão, mas se ninguem se pode manifestar na tribuna vip, gostava de ver a reação do pintinho quando o seu clube marcou o golo do empate.

    ResponderEliminar
  14. MM:
    renovo os agradecimentos pela confiança depositada no "ANorte".

    É um facto que o Sporting de hoje é um clube diferente para pior, isto se comparado com o que já foi, mesmo no tempo da "grande seca".

    Se olharmos também para o que é hoje a JL também me vejo obrigado a concluir mais ou menos o mesmo. A JL que eu me habituei a admirar já não existe e em muitos procedimentos está muito mais parecida com os supermorcões ou com aqueles que nem nome merecem. A Grande JL que todos imitavam abastardou-se. Daí a falta de credibilidade de que falas e de que partilho.

    E é uma pena que assim suceda, uma vez que o papel que lhes cabe é fundamental, em particular neste "longo inverno" em que grande parte dos adeptos comuns se afastou.

    Sou contudo incapaz de me esquecer da importância que este grupo de adeptos pode representar para o clube, desde que perceba o valor e o âmbito do seu papel.

    ResponderEliminar
  15. MM,

    Bom post e obrigado pela participação, desta vez de maneira diferente da habitual. Não sou adepto de claques - apesar de concordar que são elas que fazem com que o resto do estádio se manifeste, seja em concordância ou discordância - e não posso deixar de pensar 2 coisas a ser verdade:

    - em 1º lugar, e como já disse, a vergonha que isto representa. Não é admissível que se exerça censura, seja sobre as claques seja sobre um grupo de adeptos seja ele qual for.

    - em 2º lugar, bem feita!! Não andam a soldo desta Direcção? Agora, inchem!

    Virgílio,

    Felizmente, salvo a espera nas escadas, nada a relatar. Entrei a tempo, não me senti demasadiamente apertado e correu tudo nos conformes.
    Isto desta vez porque outras houve em que entrei já com o jogo a decorrer e isto devido ao pouco número de stewards para efectuarem a revista.

    Edu,

    Foi preciso barrarem-lhe o acesso à tribuna, para se manifestar contra a Direcção.

    ResponderEliminar
  16. JVL:

    Ainda bem. Melhor assim. Fosse sempre dessa forma!...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. A censura das claques, dois pesos, duas medidas!

    A claque do porto não foi censurada, só houve uma que o foi, a juventude leonina. Os sócios e adeptos que foram retidos a entrada da NOSSA CASA também o foram. Não constitui isto, por si só, um motivo suficiente para despedir aquela personagem de banda desenhada que é o JEB!? Até quando é que vamos ter de gramar com estas barbaridades?

    Não consigo entender os sócios do Sporting. Esta a vista de todos a miséria em que o Sporting se esta a tornar, sendo inclusive já referenciado, por certos medias, como terceiro grande mais próximo do braga e guimarães do que do benfica e do porto.

    As miseráveis assistências a jogos grandes e jogos europeus são outro sintoma gravíssimo do estado lastimável do Sporting. E ninguém, ninguém se levanta e põe aquela gente a correr. Claro, existem movimentos facebook, blogs e fóruns, claques e associações de adeptos, comentadores e treinadores de bancada, mas chegando a hora da verdade, nas AG's por exemplo ou no acto eleitoral, nada, um zero absoluto! Contra todo o bom senso, aprovam tudo com resignação, como se nao houvesse nada para fazer. Cordeiros!

    Isto não é o fim, claro que não, o Sporting não têm fim, pelo menos um fim apocalíptico, mas é o princípio da tão famosa benelização e isto, por si só, deveria constituir um motivo de REVOLTA, no minimo.

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)