terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A melhor aquisição deste Inverno II

Na sequência do meu post "A melhor aquisição deste inverno", em que sugeria a interposição de uma providência cautelar que impedisse uma administração demissionária de continuar a estender a sua acção ruinosa, consultei vários amigos melhor preparados que eu para a devida abordagem jurídica ao assunto. O que hoje aqui partilho convosco é uma dessas respostas, cuja leitura me parece pertinente, uma vez que, além da questão jurídica propriamente dita, são abordadas matérias de grande actualidade e importância na vida do clube.

Carta do meu Amigo J:

Meu caro,

Agora que se vê a importância que teria existir um qualquer mecanismo de governance como o que sugere no seu post, escrevo-lhe para lhe dizer que, do meu ponto de vista, não há, ou pelo menos não há nada que permita um controlo efectivo a esse nível.

A verdade é que o SCP não é como o governo, e mesmo demissionária, a Administração tem sempre poderes de – no mínimo – gestão ordinária do Clube, que no limite poderá compreender, julgo, adquirir e alienar passes de jogadores e renovar os direitos desportivos da SAD sobre eles. A somar a isto, é importante vermos que uma norma que impeça uma Administração demissionária de agir no mercado pode levar também ela a que isso consubstancie maus actos de gestão, senão vejamos:

O perfeito seria no período em que a Administração esteja demissionária, estar-lhe vedado comprar, vender ou renovar. Mas será que uma Administração, mesmo demissionária, não deve renovar com um Carriço? Será que uma Administração demissionária deve deixar passar uma oportunidade de receber uns milhões pelo Maniche ou por outro elefante branco do plantel? Será que deve perder a oportunidade de trazer o Messi a custo zero? Bem sei que são hipóteses académicas, mas numa norma que impeça tout court a Administração de agir no mercado, o risco é este. E nem podemos mitigar isto com um critério qualquer de razoabilidade ou de bom senso, porque as decisões que se tomam quanto ao plantel são, em larga medida, subjectivas. Com efeito, há quem aplauda a saída do Liedson e a entrada do Cristiano e a renovação do Postiga. E com esta subjectividade, o conteúdo da norma ficaria vazio, porque todas as medidas estariam bem e mal para uns e outros. O mesmo se diga por exemplo com um critério puro de valor do tipo: “só se pode comprar até X e vender acima de Y”. Também há bons negócios fora destes valores, e talvez sejam negócios que uma Administração, mesmo demissionária, deve fazer.

Dito isto, o que eu acho é que a subjectividade devia ter um filtro qualquer, e uma Administração demissionária poder agir, mas não ESTA Administração demissionária.  

O SCP vender o Liedson sem acautelar uma solução (nem que seja quantitativa) para o ataque é um acto de brutal má gestão. É só destruir um activo e vender pela porta do cavalo um dos poucos símbolos do Clube. Como sabe, terrorista me confesso, mas sempre achei que, em tudo o que não tangia com o património imobiliário e financeiro do SCP, não haveria má-fé, incompetência. Mas isto começa a ser demais. O SCP deixou simplesmente de ter 4 avançados para passar a ter 3, e nesta redução do tamanho do plantel, vendeu o melhor dos 4 avançados que tinha. Que em 4 avançados, o único que valha dinheiro seja o que tem 33 anos é já de si sintomático da qualidade que se tem imprimido na formação do plantel nos últimos anos.

Mas é sintomático de algo mais. O SCP tem verdadeiramente a corda na garganta, e não é a propalada emissão de VMOCs que cá está para lhe aliviar o sufoco. Essa vai aliviar o serviço de dívida, ou seja, vai aliviar o nó na garganta dos gestores que aprovaram emprestar dinheiro ao SCP. Ninguém me tira da cabeça (e confesso já ter ouvido coisas nesse sentido) de que o SCP tem que reduzir pressão na folha salarial JÁ, vá quem for, sob pena de começar a haver gente com salários em atraso. Isto é grave e levanta muitas perguntas como por exemplo, o que se poderia fazer com 6.5 Milhões de Euros que se pagaram (e se continuarão a pagar por muitos e bons anos) por Sinama-Pongolle.

São estas e muitas outras perguntas que devem encontrar resposta no futuro, sob a forma de auditoria. Que “o SCP não tem as mesmas condições que os outros” é uma lenga-lenga que já ouvimos há 15 anos. A diferença é que quando Roquette avançou com ela, o SCP tinha MAIS condições que os outros, e agora tem bem menos.

Quanto a Braz da Silva, o facto do projecto dele ser encabeçado pelo presidente do conselho fiscal que nunca reparou que o SCP se estava afundar (ou se reparou, nunca avisou) só por si desaconselharia que se seguisse este canto de sereia. Acho irónico que a malta do Projecto, que durante anos nos ameaçou com o maniqueísmo “ou somos nós ou então um aventureiro tipo Jorge Gonçalves”, se queira agora perpetuar com um desconhecido empresário que traz promessas de dinheiros coloniais. Só falta ter bigode e aterrar na Portela com o Rijkaard – mas agora para treinador – para a história se repetir na íntegra. Quem também parece satisfeito com esta solução é Rogério Alves. Nada que me espante. Depois de ter mandado apagar a Centúria Leonina toda, essa tertúlia onde ele e os acólitos cantavam os louvores da Administração profissional do SCP, para ninguém poder ler o percurso que o levou a dar a cambalhota intelectual, vê agora em Braz da Silva a oportunidade ideal para alguém que não ele (i) ficar com a responsabilidade de reabilitar o Clube (ii) injectar dinheiro no Clube. Mais do que isso, ao criar um consenso (esse eufemismo para “juntar-se ao cortejo”), Alves garante que fica mais um mandato a orbitar perto que chegue do poder para quando achar que o SCP está mais digno de ser presidido por ele (leia-se mais capitalizado e pacificado) ele então começar a sua jogada já habitual de minar por dentro.

É um bocado paranóico, dir-me-á, mas um ano e meio depois de JEB ter chegado em glória e me terem chamado tudo, incluindo Velho do Restelo pelos meus vatícinios de que o SCP iria entrar numa espiral de dificuldades financeiras e desportivas sem precedentes, que a Academia e o Estádio tinham os dias contados enquanto activos do Clube, e acima de tudo de que quando os VMOCs estivessem completados, JEB já poderia sair com a sensação do dever cumprido, acho que já provei as minhas capacidades mediúnicas que chegue para me levarem a sério. J

Agora, uma nota: talvez o status quo tenha medido mal o que passou para o público. Se Braz da Silva avançar com a promessa de 50 milhões para gastar em jogadores, ou eles aparecem e rendem, ou então o senhor da Finirtec vai ver a vida correr-lhe muito mal, muito depressa. Até ver, as promessas dele podem ser verdade. É que o Carlos Freitas já se demitiu do poleiro dele na Grécia e começou a dar entrevistas sobre o quanto que deu a ganhar ao SCP com o Liedson. Deve-lhe ter cheirado a dinheiro fresco e já deve ter uns Tellos em carteira para vender...

No entanto, a proposta de Braz de Silva é assustadoramente vazia, e parece resumir-se a trazer um saco com dinheiro para o Clube, esquecendo que a muito breve trecho, as regras do jogo vão mudar, e o reforço das equipas vai estar condicionado a imposições e limitações concorrenciais e a numerus clausus de jogadores da formação. Será que é no preciso momento em que a formação se vai converter numa tremenda mais-valia que se vai mudar o paradigma de investimento do SCP? Sobre isto, nada se sabe, resta esperar para ver.
J

17 comentários:

  1. Não concordo, assim como milhares de sportinguistas, continuem a bater. Lisdson foi um bom negócio, temos tantas opções como o porto para a frente, só nós desvalorizamos o que temos. o treinador tem de potencializar o que tem e não se queixar, como faz o vilas boas.

    ResponderEliminar
  2. Liedson foi um bom negocio? temos tantas opções como o FCP? todos os avançados do SCP juntos, não valem um dedo do Falcão, não valem uma unha do Hulk, e vamos comparar o incomparavel.
    Foi mau negocio e no fim da época vamos ver isso.
    2,5M pelo nosso melhor avançado nunca é bom negocio.

    ResponderEliminar
  3. Visões e entendimentos como quaisquer outros.
    Isto é, importantes. A partir do momento que saídos de alguém que sofre com o Sporting.

    Caro J,
    Subscrevo-lhe a noção de que não há apenas incompetência. Não o diz mas sugere-o, e sugere-o bem: não há apenas incompetência.
    Sobre o anterior, é evidente que uma direcção não pode deixar de governar ainda que o faça com recurso a um entendimento errado ou desviante. Pelas razões que aponta. Todas, e mais algumas: foi eleita e demitiu-se. Não foi demitida nem dissolvida, Governo se tratasse. Ninguém a provou formalmente incompetente ou absurda, embora o seja, e assim sendo a sua legitimidade permanece intacta. Gostemos ou não.
    "O SCP tem a corda na garganta", claro que a tem. É impossível viver-se do que não se tem e o Sporting exceptuando a sua Academia, um Estádio, 2 Museus e alguns milhões de adeptos, não tem mais nada. Tem obrigações e deveres, muitas e muitos. Tem isso.
    A candidatura de Braz da Silva é vazia de conteúdo?, veremos. Há muita gente dona de uma tremenda eloquência que resolve tudo sem farda ou meios, mas só aí. E há também muita gente cuja (vazia) acção segue o diapasão do vazio discurso, havendo sintonia em ambos. Numa situação perfeita "fará quem disser que assim fará" mas, teremos sempre que fazer escolhas quando chegar o dia. E sim, é possível escolher o menor de 2 males. Um pouco como socialistas ou sociais-democratas: no fundo no fundo o resultado pouco ou nada sofrerá alteração mas, escolham-se os socialistas ainda assim. São menos pantomineiros, peneirentos e desonestos.
    Ontem ao telefone uma pessoa muito inteligente dizia-me que o Braz da Silva podia ser uma boa solução. Pessoa bem relacionada (julgo que sim), de pulso firme (não faço ideia), "que já fala como presidente do Sporting" (não sei, por acaso não vi a entrevista lá ao jornal da TVI) e claro, que trará dinheiro. Ora, como é evidente nada disto interessa quando não existem boas ideias ou visões mas, pode ser um menor de 2 males.

    Sousa Cintra foi-o. Alguém identificou no Sousa Cintra, em algum momento, vestígios de bem-decidir? O que mais fez foi dar tiros nos pés e estragar quadros que podiam ser perfeitos. Mas, o Sousa Cintra tornou o Sporting mais pobre, isso não fez, e isto significa muito. Faz toda a diferença na vida de um clube e coloca o Sousa Cintra no lado dos bons presidentes que o Sporting teve.
    Então, o argumento era basicamente esse: quando o Sousa Cintra chegou ao Sporting até a conta da luz estava por pagar. O clube estava profundamente descapitalizado e precisava de dinheiro em caixa como do pão para a boca. E o Sousa Cintra agiu de acordo. "Talvez seja isso que o Sporting precisa agora", talvez.
    Talvez.
    É que temos de escolher. Tenham isso em mente. Sempre.

    ResponderEliminar
  4. Por fim,
    Caro J, não consigo compreender o - às vezes generalizado, parece - azedume que existe em relação à Centúria Leonina. Um conjunto de pessoas notoriamente muito inteligentes que sofrem bastante com o Sporting e que tecem entendimentos sobre o Sporting. J, foi o que você aí fez. É o que eu faço, e é o que todos fazemos. Qual é o problema? De entre tanta porcaria que tantos dizem sobre o Sporting vai-se logo marrar com aqueles que em 99% do tempo conseguem ir mais além no acertado juízo que fazem sobre qualquer coisa que diga respeito ao Sporting. Repete-se o uso do termo "acólitos" para estabelecer uma qualquer relação entre Rogério Alves e a CL. Que relação?, quando você por "acólitos" refere um conjunto de pessoas que ultrapassam o Rogério Alves em praticamente tudo o que seja teorizar sobre o Sporting. Quem é que alguma vez viu o Rogério Alves dizer qualquer coisa de relevante sobre o Sporting? Só se for em privado, porque em público nunca o fez. Essas 4, 5, 6 ou 7 pessoas que ao mesmo tempo o deixam para trás no entendimento que fazem do Sporting, expressam por ele admiração. E depois? Qual é o problema?
    Fosse o Sporting governado por essas elas e estaríamos todos bem melhor do que estamos, de certeza. São elas tão acessórias do Rogério Alves quanto eu sou delas, ou do Leão de Alvalade, ou do Virgílio ou do PLF.
    Isto é, não são.

    ResponderEliminar
  5. Sousa Cintra não* tornou, o Sporting mais pobre.

    ResponderEliminar
  6. P O

    na pratica temos 2 pontas de lança( postiga e saleiro) e o porto tambem tem 2( falcão e o walter, e um está lesionado e o outro nem ao banco vai).

    o hulk não é ponta de lança, desenrasca, mas não rende tanto como na linha onde tem espaço para as suas explosoes

    ResponderEliminar
  7. Já que estamos numa de comparar, comparem também os pontos de uns e de outros!!

    ResponderEliminar
  8. O verdadeiro problema com estes fundos que se andam por ai a multiplicar, e que nao vao servir para pagar a conta da mercearia!
    So servirao para comprar brioches...

    ResponderEliminar
  9. Por mim o 1º investimento que eu fazia com os €50M era contratar um treinador de jeito. Depois pegava no que sobrasse e pensava em jogadores.

    ResponderEliminar
  10. Eu ca ia buscar um treinador tipo Arsene Wenger.
    E instalava por ca a mesma politica que ele tem seguido la pelo Arsenal.
    http://www.academia-de-talentos.com/artigo/2011/2/7/arsenal-nao-deixara-formacao-de-craques

    ResponderEliminar
  11. VALHO TANTO COMO RESOLVO - NADA! AFINAL SOU O BOSTINHA

    Não percebo quando Costinha referiu que ficou com menos poder. Se não resolvia nada como disse, quer dizer que ficou com menos poder… para não fazer nada…Assim ele e Couceiro dividiram não fazer nada por dois, com o dobro do custo para o Sporting. Creio estar correcto? Se juntarmos ao presidente que era preferível que não fizesse nada, em vez dos disparates que faz, temos 3 pessoas a não fazer nada por 50 mil euros mensais – só de ordenados – num total de 700 mil euros ano -14 meses -. Ora se Costinha admite que não resolve nada, não deveria ganhar nada, poupando o clube 70 mil euros, algo que daria muito jeito para trazer Trezeguet, que ao contrário dele poderia fazer muito.

    http://conselholeonino.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Li agora no FB que o Costinha saiu do Sporting mas não encontro nada que o confirme...será que saiu mesmo?

    ResponderEliminar
  13. Dina

    O moderador do Trio d'ataque tambem deu essa noticia com reservas

    ResponderEliminar
  14. Vamos então esperar pela confirmação...sinceramente já nem sei o que é bom ou mau para o Sporting.

    ResponderEliminar
  15. De opiniões em opiniões, retenho que de facto era necessário que alguém que fizesse parte da estructura desportiva do Sporting viesse falar, para que todos soltassem as garras.

    É o Sporting , é o Sporting ...

    ResponderEliminar
  16. "...A verdade é que o SCP não é como o governo, e mesmo demissionária, a Administração tem sempre poderes de – no mínimo – gestão ordinária do Clube..."

    De facto esta administração tem feito uma gestão que pode ser apelidada de muito ordinária!

    Alias, podemos até dizer sem lhe fazer nenhum favor que JEB terá sido o Presidente mais ordinário que o Sporting alguma vez teve! Só um Presidente muito ordinário arranjava um caldinho destes ao Clube e conseguia destruir tanto em apenas um ano e meio!

    ResponderEliminar

Este blogue compromete-se a respeitar as opiniões dos seus leitores.

Para todos os efeitos a responsabilidade dos comentários é de quem os produz.

A existência da caixa de comentários visa dar a oportunidade aos leitores de expressarem as suas opiniões sobre o artigo que lhe está relacionado, bem como a promoção do debate de ideias e não a agressão e confrontação.

Daremos preferência aos comentários que entendermos privilegiarem a opinião própria do que a opinião que os leitores têm sobre a opinião de terceiros aqui emitida. Esta será tolerada desde que respeite o interlocutor.

Insultos, afirmações provocatórias ou ofensivas serão rejeitados liminarmente.

Não serão tolerados comentários com links promocionais ou que não estejam directamente ligados ao post em discussão.

Sporting Clube de Portugal

Sporting Clube de Portugal

Prémios

Sporting 160 - Podcast

Os mais lidos no último mês

Blog Roll

Leitores em linha


Seguidores

Número de visitas

Free HTML Counters

Ultimos comentários

Blog Archive

Temas

"a gaiola da luz" (1) 10A (1) 111 anos (1) 113 anos (1) 117 anos (1) 1ª volta Liga 23/24 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 10/11 (3) 1ª volta Liga Zon/Sagres 21/22 (1) 1ª volta Liga Zon/Sagres 22/23 (2) 1ª volta Liga Zon/Sagres 23/24 (4) 2010-2011 (1) 2016 (1) 2ª volta Liga 23/24 (5) 40anosdisto (4) 8 (66) AAS (7) ABC (3) Abrantes Mendes (3) Academia (18) Académica-SCP (1) ACarlos Xavier (1) Acuña (2) Adan (2) Adán (5) adeptos (100) Adrien (19) AdT (1) adversários (86) AFLisboa (2) AG (26) AG destitutiva (4) AG15/12 (2) AG2906 (2) Alan Ruiz (2) Alcochete 2018 (4) Alexander Ellis (1) alma leonina (61) ambição (10) andebol (48) andebol 22/23 (1) andebol 23/24 (2) André Geraldes (3) André Marques (2) André Martins (6) André Pinto (1) André Santos (5) anestesia (3) angulo (5) aniversário "A Norte" (3) Aniversário SCP (8) antevisão (41) Antunes (3) APAF (14) aplausos ao ruben porquê? (2) Aquilani (1) aquisições (86) aquisições 2013/14 (16) aquisições 2014/15 (18) aquisições 2015/16 (17) aquisições 2016/17 (10) aquisições 2017/18 (6) aquisições 2020/21 (1) aquisições 2023/24 (2) arbitragem (111) Associação de Basquetebol (8) ataque (1) Atitude (9) Atletico Madrid (1) Atlético Madrid (1) atletismo (9) auditoria (5) auditoria2019 (1) autismo (1) AVB és um palhaço (1) aventureiro (1) Bacelar Gouveia (2) Balakov (1) balanço (5) Baldé (4) balneário (3) banca (2) Barcos (3) Bas Dost (8) basquetebol (11) basquetebol 22/23 (2) Bastidores (83) Batota (22) Battaglia (2) Beira-Mar (2) Belenenses (4) Benfica (1) BES (1) bilhetes (2) binários (1) blogosfera (1) Boal (1) Boateng (1) Boeck (2) Bojinov (7) Bolsa (2) Borja (1) Borússia Dortmund (1) Boulahrouz (2) Bragança (4) Brasil (1) Braz da Silva (8) Brondby (4) Bruma (18) Brunismo (1) Bruno Carvalho (109) Bruno César (3) Bruno de Carvalho (14) Bruno Fernandes (8) Bruno Martins (21) Bryan Ruiz (5) Bubakar (1) BwinCup (1) cadeiras verdes (1) Cadete (1) Caicedo (5) calendário (2) Câmara Municipal de Lisboa (3) camisola (1) Campbell (2) Campeões (2) campeonato nacional (21) campeonatos (1) campeonatos europeus atletismo (3) Cândido de Oliveira (1) Caneira (2) Cape Town Cup (3) Capel (4) Cardinal (2) carlos barbosa (4) Carlos Barbosa da Cruz (2) Carlos Carvalhal (5) Carlos Freitas (7) Carlos Padrão (1) Carlos Severino (4) Carlos Vieira (1) Carriço (6) Carrillo (10) Carrilo (3) carvalhal (30) Caso Cardinal (1) Casos (8) castigo máximo (1) Catamo (1) CD FPF (2) CD Liga (4) Cedric (7) Centralização direitos (1) Cervi (3) CFDIndependente (1) Champions League 2014/15 (9) Champions League 2015/16 (5) Chapecoense (1) CHEGA (1) Chermiti (2) chumbo (1) Ciani (1) Ciclismo (3) CL 14/15 (2) Claques (11) clássico 19/20 (1) clássico 22/23 (2) clássicos (11) Coates (5) Coentrão (1) Coerência (1) colónia (1) comissões (2) competência (2) comunicação (70) Comunicação Social (22) comunicados (1) Consciência (1) Conselho Leonino (2) contratações (6) COP (1) Coreia do Norte (1) Corradi (1) corrupção no futebol português (6) Cosme Damião (1) Costa do Marfim (3) Costinha (45) Couceiro (13) covid19 (1) crápulas (1) credores (1) crise 2012/13 (21) Crise 2014/15 (2) crise 2018 (38) Cristiano Ronaldo (4) cronica (3) crónica (15) cultura (4) curva Sporting (1) Damas (3) Daniel Sampaio (3) Dar Futuro ao Sporting (1) debate (5) defesa dos interesses do SCP (7) Del Horno (1) delegações (1) depressão (1) Derby (47) Derby 2016/17 (1) Derby 2018/19 (2) Derby 2020/21 (1) Derby 2023/24 (2) derlei (1) Desespero (1) Despedida (2) despertar (3) dia do leão (1) Dias da Cunha (1) Dias Ferreira (6) Diogo Salomão (4) Diomande (1) director desportivo (18) director geral (5) direitos televisivos (4) Dirigentes (29) disciplina (7) dispensas (22) dispensas 2015/16 (1) dispensas 2016/17 (2) dispensas 2017/18 (1) djaló (10) Domingos (29) Doumbia (4) Doyen (4) Duarte Gomes (2) e-toupeira (1) Ecletismo (92) Eduardo Barroso (6) Eduardo Sá Ferreira (2) Edwards (2) Eintracht (2) eleições (20) eleições2011 (56) eleições2013 (26) eleições2017 (9) eleições2018 (6) Elias (5) eliminação (1) empresários (11) empréstimo obrigacionista (5) entrevistas (68) Épico (1) época 09/10 (51) época 10/11 (28) época 11/12 (8) época 12/13 (11) época 13/14 (4) época 14/15 (8) época 15/16 (5) época 16/17 (7) época 17/18 (1) época 18/19 (2) época 19/20 (1) época 20/21 (3) época 22/23 (18) época 23/24 (4) EquipaB (18) equipamentos (13) Eric Dier (8) Erick (1) Esgaio (1) esgrima (1) Esperança (4) estabilidade (1) Estádio José de Alvalade (4) Estado da Nação (1) estatutos (8) Estórias do futebol português (8) estratégia desportiva (104) Estrutura (1) etoupeira (1) Euro2012 (6) Euro2016 (1) Europeu2012 (1) eusébio (2) Evaldo (3) Ewerton (4) exigência (2) expectativas (1) expulsão de GL (1) factos (1) Fafe (1) Fair-play (1) farto de Paulo Bento (5) Fatawu (1) fcp (12) FCPorto (11) Fedal (3) Feddal (2) Feirense (1) Fernando Fernandes (1) FIFA (2) Figuras (1) filiais (1) final (1) final four (1) finalização (1) Finanças (30) fiorentina (1) Football Leaks (2) forças de segurança (1) Formação (94) FPF (16) Francis Obikwelu (1) Francisco Geraldes (2) Franco Israel (1) Frio (1) fundação aragão pinto (3) Fundação Sporting (1) fundos (14) futebol (10) futebol de praia (1) futebol feminino (6) futebol formação (3) futebol internacional (1) Futre (2) Futre és um palhaço (4) futsal (44) futsal 10/11 (1) futsal 21/22 (4) futuro (10) gabriel almeida (1) Gala Honoris Sporting (3) galeria de imortais (30) Gamebox (4) Gauld (5) Gelson (4) Gent (1) geração academia (2) Gestão despotiva (2) gestores de topo (10) Gilberto Borges (4) GL (2) glória (5) glorias (4) Godinho Lopes (27) Gomes Pereira (1) Gonçalo Inácio (3) Governo Sombra (1) Gralha (1) Gratidão (1) Grimi (4) Grupo (1) Guerra Civil (2) guimarães (1) Guy Roux (1) Gyokeres (10) Hacking (1) Heerenveen (3) Hildebrand (1) História (18) Hjulmand (2) Holdimo (1) homenagem (5) Hóquei em Patins (18) Hóquei em Patins 22/23 (1) Hugo Malcato (113) Hugo Viana (5) Humor (1) i (1) Identidade (11) Idolos (3) idzabela (4) II aniversário (1) Ilori (4) imagem (1) imprensa (12) Inácio (6) incompetência (7) Insua (2) internacionais (2) inverno (2) investidores (3) Iordanov (6) Irene Palma (1) Iuri Medeiros (1) Izmailov (26) Jaime Marta Soares (6) Jamor (3) Janeiro (1) Jardel (2) jaula (3) JEB (44) JEB demite-se (5) JEB és uma vergonha (5) JEB rua (1) JEBardadas (3) JEBardice (2) Jefferson (3) Jeffren (5) Jesualdo Ferreira (14) JJ (1) JL (3) Joana Ramos (1) João Benedito (2) João Mário (6) João Morais (5) João Pereira (6) João Pina (3) João Rocha (3) Joaquim Agostinho (2) joelneto (2) Jogo de Apresentação (1) Jordão (1) Jorge Jesus (47) Jorge Mendes (3) jornada 5 (1) José Alvalade (1) José Cardinal (2) José Couceiro (1) José Eduardo Bettencourt (33) José Travassos (1) Jovane (5) JPDB (1) Jubas (1) Judas (1) judo (7) Juniores (7) JVL (105) Keizer (12) kickboxing (1) Kwidzyn (1) Labyad (7) Lazio (1) LC (1) Leão de Alvalade (496) Leão Transmontano (62) Leonardo Jardim (11) Liderança (1) Liedson (28) Liga (3) Liga 14/15 (35) Liga 22/23 (13) Liga 23/24 (21) Liga Bwin (1) Liga Campeões 22/23 (4) Liga de Clubes (16) liga dos campeões (13) Liga dos Campeões 2016/17 (11) Liga dos Campeões 2017/18 (8) Liga dos Campeões 2022/23 (3) Liga dos Campeões Futsal 2018/19 (2) Liga Europa (34) Liga Europa 11/12 (33) Liga Europa 12/13 (9) Liga Europa 13/14 (1) Liga Europa 14/15 (1) Liga Europa 15/16 (11) Liga Europa 17/18 (1) Liga Europa 18/19 (5) Liga Europa 19/20 (3) Liga Europa 20/21 (1) Liga Europa 2023/2024 (4) Liga Europa 2024 (1) Liga Europa 22/23 (5) Liga Europa 23/24 (5) Liga Europa10/11 (16) Liga NOS 15/16 (30) Liga NOS 16/17 (22) Liga NOS 17/18 (20) Liga NOS 18/19 (15) Liga NOS 19/20 (14) Liga NOS 20/21 (8) Liga Sagres (30) Liga Zon/Sagres 10/11 (37) Liga Zon/Sagres 11/12 (38) Liga Zon/Sagres 12/13 (28) Liga Zon/Sagres 13/14 (24) Lille (1) LMGM (68) losango (1) Lourenço (1) low cost (1) Luis Aguiar (2) Luis Duque (9) Luis Magalhães (2) Luís Martins (1) Luiz Phellype (3) Madeira SAD (4) Malcolm Allison (1) Mandela (2) Mané (3) Maniche (4) Manifesto (3) Manolo Vidal (2) Manuel Fernandes (8) Marca (1) Marcelo Boeck (1) Marco Silva (27) Mariana Cabral (1) Maritimo (2) Marítimo (3) Markovic (1) Marta (1) Matheus Nunes (2) Matheus Oliveira (1) Matheus Pereira (3) Mathieu (2) Mati (1) matías fernandez (8) Matias Perez (1) Mauricio (3) Max (1) Meli (1) Memória (11) mentiras (1) mercado (48) mercado 22/23 (19) mercado 23/24 (2) Meszaros (1) Miguel Afonso (1) Miguel Cal (1) Miguel Lopes (1) Miguel Maia (1) miséria de dirigentes (2) mística (3) Modalidades (104) modelo (3) modlidades (4) Moniz Pereira (7) Montero (8) Moutinho (3) Mundial2010 (9) Mundial2014 (3) Mundo Sporting (1) Nacional (1) Naide Gomes (2) Naldo (3) naming (2) Nani (6) Natal (4) Naval (3) Navegadores (3) negócios lesa-SCP (2) NextGen Series (3) Noite Europeia (1) nonsense (23) Nordsjaelland (1) NOS (2) Notas de Imprensa (1) notáveis (1) nucleos (1) Núcleos (9) Nuno André Coelho (2) Nuno Dias (9) Nuno Mendes (3) Nuno Santos (7) Nuno Saraiva (4) Nuno Valente (1) o (1) O FIM (1) O Roquetismo (8) Oceano (1) Octávio (1) Olhanense (1) Olivedesportos (1) Onyewu (7) onze ideal (1) opinião (6) oportunistas (1) orçamento (5) orçamento clube 15/16 (1) orçamento clube 19/20 (1) organização (1) orgulho leonino (17) Oriol Rosell (3) paineleiros (15) Paiva dos Santos (2) paixão (3) Palhinha (2) papagaios (8) pára-quedista (1) parceria (2) pascoa 2010 (1) pasquins (7) Patrícia Morais (1) património (2) patrocínios (6) Paulinho (7) paulo bento (19) Paulo Faria (1) Paulo Oliveira (3) Paulo Sérgio (43) paulocristovão (1) Pavilhão (12) Pavilhão João Rocha (1) pedrada (1) Pedro Baltazar (8) Pedro Barbosa (5) Pedro Gonçalves (3) Pedro Madeira Rodrigues (4) Pedro Marques (2) Pedro Mendes (6) Pedro Proença (2) Pedro Silva (2) Pereirinha (6) Peseiro (6) Peyroteo (3) Piccini (1) Pini Zahavi (2) Pinto Souto (1) plantel (31) plantel 17/18 (3) plantel 23/24 (1) Plata (3) play-off (2) play-off Liga dos Campeões 17/18 (5) PMAG (4) Podence (1) Polga (5) policia (1) Pongolle (5) Pontos de vista (15) por amor à camisola (3) Porro (4) Portimonense (1) post conjunto (5) Postiga (7) Pote (2) PPC (7) Pranjic (2) pré-época (2) pré-época 10/11 (7) pré-época 11/12 (43) pré-época 12/13 (16) pré-época 13/14 (16) pré-época 14/15 (22) pré-época 15/16 (20) pré-época 16/17 (12) pré-época 17/18 (9) pré-época 18/19 (1) pré-época 19/20 (7) pré-época 20/21 (6) pré-época 22/23 (7) pré-época 23/24 (1) prémio (1) prémios stromp (1) presidência (2) presidente (5) Projecto BdC (1) projecto Roquette (2) promessas (3) prospecção (2) Providência Cautelar. Impugnação (1) PS (1) Quaresma (2) Quo vadis Sporting? (1) R&C semestral 2024 (1) Rabiu Ibrahim (2) Rafael Leão (1) Rafael Silva (1) râguebi (1) raiva (1) RD Slovan (1) reacção (1) redes sociais (1) Reestruturação financeira (19) reflexãoleonina (21) reforços (15) regras (4) regulamentos (1) Relatório e Contas (15) relva (10) relvado sintético (4) remunerações (2) Renato Neto (3) Renato Sanches (1) rescisões (3) respeito (7) resultados (1) revisão estatutária (7) revista da semana (27) Ribas (2) Ribeiro Telles (4) Ricardo Peres (1) Ricciardi (3) ridiculo (1) ridículo (2) Rinaudo (8) Rio Ave (2) Rita Figueira (1) rivais (8) Rochinha (1) Rodriguez (2) Rojo (4) Ronaldo (12) rtp (1) Ruben Amorim (19) Ruben Ribeiro (1) Rúbio (4) Rui Patricio (18) Rui Patrício (4) Sá Pinto (31) SAD (28) Salema (1) sarabia (2) Sarr (4) Schelotto (2) Schmeichel (2) scouting (1) SCP (64) Segurança (1) Selecção Nacional (42) seleccionador nacional (9) Semedo (1) SerSporting (1) sessões de esclarecimento (1) Shikabala (2) Silas (6) Silly Season2017/18 (2) Símbolos Leoninos (3) Sinama Pongolle (1) Sistema (5) site do SCP (3) SJPF (1) Slavchev (1) slb (24) Slimani (13) slolb (1) Soares Franco (1) sócios (19) Sócrates (1) Solar do Norte (15) Sondagens (1) sorteio (3) Sotiris (1) Sousa Cintra (4) Sp. Braga (2) Sp. Horta (1) Spalvis (2) Sporar (3) Sporting (2) Sporting Campeão (1) Sporting Clube de Paris (1) Sporting160 (3) Sportinguismo (2) sportinguistas notáveis (2) SportTv (1) St. Juste (1) Stijn Schaars (4) Stojkovic (3) Summit (1) Sunil Chhetri (1) Supertaça (4) Supertaça 19/20 (1) Supertaça futsal 2022 (1) sustentabilidade (1) sustentabilidade financeira (47) Tabata (1) Taça CERS (1) Taça Challenge (5) taça da liga (11) Taça da Liga 10/11 (7) Taça da Liga 11/12 (3) Taça da Liga 13/14 (3) Taça da Liga 14/15 (2) Taça da Liga 15/16 (4) Taça da Liga 16/17 (1) Taça da Liga 17/18 (3) Taça da Liga 18/19 (1) Taça da Liga 19/20 (1) Taça da Liga 20/21 (1) Taça da Liga 2022/23 (1) Taça da Liga 22/23 (1) Taça da Liga 23/24 (1) Taça das Taças (1) Taça de Honra (1) Taça de Liga 13/14 (3) Taça de Portugal (12) Taça de Portugal 10/11 (3) Taça de Portugal 10/11 Futsal (1) Taça de Portugal 11/12 (12) Taça de Portugal 13/14 (3) Taça de Portugal 14/15 (8) Taça de Portugal 15/16 (4) Taça de Portugal 16/17 (4) Taça de Portugal 17/18 (6) Taça de Portugal 18/19 (3) Taça de Portugal 2023/24 (1) Taça de Portugal 23/24 (3) Taça de Portugal feminina (1) táctica (1) Tales (2) Tanaka (1) Ténis de Mesa (3) Teo Gutierrez (5) Tertúlia Leonina (3) Tiago (3) Tiago Fernandes (1) Tiago Tomás (2) Tio Patinhas (4) Tonel (2) Torneio Guadiana 13/14 (1) Torneio New York Challenge (4) Torsiglieri (4) Tottenham (1) trabalho (1) transferências (5) transmissões (1) treinador (95) treino (5) treinos em Alvalade (1) Trincão (3) triplete (1) troféu 5 violinos (7) TV Sporting (6) Twente (2) Tziu (1) uefa futsal cup (5) Uvini (1) Valdés. (3) Valores (14) VAR (5) Varandas (26) Veloso (5) vendas (8) vendas 2013/14 (2) vendas 2014/15 (1) vendas 2016/17 (5) vendas 2017/18 (1) Ventspils (2) Vercauteren (5) Vergonha (8) video-arbitro (9) Vietto (2) Villas Boas (8) Vinagre (1) Viola (1) violência (1) Virgílio (100) Virgílio1 (1) visão estratégica (1) Vitor Golas (1) Vitor Pereira (6) Vitória (1) VMOC (9) voleibol (5) voleibol 22/23 (1) voleibol 23/24 (2) Vox Pop (2) voz dos leitores (1) VSC (3) Vukcevic (10) WAG´s (1) William Carvalho (13) Wilson Eduardo (2) Wolfswinkel (12) Wrestling (1) Xandão (4) Xistra (3) Zapater (2) Zeegelaar (2) Zezinho (1)